Sei sulla pagina 1di 6

Michel Foucault e a Modernidade: a Emergncia do Estado Liberal e a Instaurao da Biopoltica

Fernando Danner1, Nythamar Fernandes de Oliveira2

Programa de Ps-Graduao em Filosofia, Faculdade de Cincias Humanas, PUCRS.

Resumo

A constituio do Estado moderno, que o Estado liberal, com a gnese e o desenvolvimento das novas relaes de produo capitalistas, leva instaurao da antomopoltica disciplinar e da biopoltica normativa enquanto procedimentos institucionais de modelagem do indivduo e de gesto da coletividade; em suma, de formatao do indivduo e de administrao da populao. Nesse sentido, as sociedades modernas sero caracterizadas, por Foucault, como sociedades essencialmente disciplinares e normativas, na medida em que o desenvolvimento do indivduo e da sociabilidade se d a partir dos condicionamentos do panptico, entendido enquanto o modelo basilar a partir do qual se d a gnese deste indivduo e desta populao moderna. A questo principal, segundo Foucault, est em que a instaurao da biopoltica moderna no pode ser dissociada da emergncia do Estado liberal, que foi e o grande idealizador das novas relaes de produo capitalistas que tiveram sua gnese e seu desenvolvimento a partir da modernidade. H, portanto, uma ligao intrnseca entre o Estado liberal moderno, a gnese e o desenvolvimento das relaes de produo capitalistas e a instaurao da biopoltica.

Introduo O objetivo deste trabalho demonstrar que o Estado moderno um estado altamente disciplinador e normativo, na medida em que tanto o desenvolvimento de cada indivduo como da sociedade so condicionados pelo dispositivo panptico, que o modelo basilar dessa sociedade. Em Foucault, dizer que a sociedade moderna altamente disciplinadora e normativa significa que o indivduo capturado em uma rede de poder que o torna til e dcil aos interesses do sistema de produo capitalista. Foucault diagnostica que a antomopoltica, agindo no corpo dos indivduos, no homem-corpo, e a biopoltica, agindo no homem
1 2

Doutorando em Filosofia pela PUCRS (Bolsista). Doutor em Filosofia (Orientador do Trabalho) e Professor do PPG de Filosofia da PUCRS.

enquanto ser vivo, no homem-espcie, forma, em ltima instncia, dois mecanismos de poder que serviram de suporte para o desenvolvimento e a manuteno da hegemonia capitalista.

Metodologia A metodologia utilizada para a realizao do trabalho (ainda em andamento) consiste na leitura e no fichamento das obras de Michel Foucault e de uma bibliografia secundria (comentadores) em relao ao tema investigado.

Resultados e Discusses 1. Em Foucault, o Estado moderno entendido como um estado absolutamente disciplinar e normalizador; 2. O panptico, idealizado por Jeremy Bentham no sculo XIX, um mecanismo de poder que garante o funcionamento permanente e eficiente dessa tecnologia de controle; 3. A antomo-poltica e a biopoltica foram dois mecanismos de poder inventados pela sociedade moderna para garantir o desenvolvimento e a manuteno das relaes capitalistas ento em pleno desenvolvimento.

Concluso Portanto, a antomo-poltica (disciplinas) e a biopoltica foram dois mecanismos de poder colocados em funcionamento para garantir o controle da populao e sua adequao ao processo de produo capitalista ento em pleno desenvolvimento. Centrada no corpo dos indivduos, as disciplinas realizam uma verdadeira poltica das coeres, ou seja, um trabalho sobre o corpo, uma manipulao calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos, cujo principal objetivo o adestramento completo desse mesmo indivduo, a ampliao de suas aptides, a extorso completa de suas foras, o crescimento de sua docilidade e utilidade, etc. Os indivduos so, assim, capturados em uma maquinaria do poder que os esquadrinha, o desarticula e o recompe. As disciplinas so, portanto, uma anatomia poltica do detalhe (FOUCAULT, 1987, p. 120); nada, em ns, escapa de sua ao; elas agem naquilo de mais ntimo e particular que temos, isto , sobre nossos corpos, buscando torn-los mais dceis e submissos possvel.
A disciplina fabrica assim corpos submissos e exercitados, corpos dceis. A disciplina aumenta as foras do corpo (em termos econmicos de utilidade) e diminui essas mesmas foras (em termos polticos de

obedincia). Em uma palavra: ela dissocia o poder do corpo; faz dele por um lado uma aptido, uma capacidade que ela procura aumentar; e inverte por um lado a energia, a potncia que poderia resultar disso, e faz dela uma relao de sujeio estrita (FOUCAULT, 1987, p. 119).

O panptico, de Jeremy Bentham, caracteriza-se como a figura arquitetural dessa nova tecnologia disciplinar. O panptico, observa Foucault, uma mquina de vigilncia que possibilita que alguns indivduos consigam vigiar eficiente e permanentemente o comportamento de muitos. Ele funciona como uma espcie de laboratrio de poder, isto , uma maquinaria ptica graas qual possvel fazer experincias e obter o controle e a manipulao do comportamento dos indivduos. O panptico , em ltima instncia, o princpio de uma nova anatomia poltica que tm como finalidade no a instaurao ou a manuteno de relaes de soberania, mas as relaes de disciplina. por isso que no se pode confundir a disciplina com uma instituio ou com um aparelho; ela um tipo de poder, uma modalidade para o seu exerccio, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de tcnicas, de procedimentos, de nveis de aplicao, de alvos; ela , para Foucault, uma fsica ou uma anatomia do poder, uma tecnologia. Ao contrrio da antomo-poltica, a biopoltica, instaurada a partir da segunda metade do sculo XVIII, centrou-se no corpo-espcie, no corpo transpassado pela mecnica do ser vivo e como suporte dos processos biolgicos, a saber: o controle dos nascimentos e da mortalidade, a sade da populao, a durao da vida, a longevidade, etc. Com efeito, foi em torno desses processos (a proporo dos nascimentos e dos bitos, a taxa de reproduo, a fecundidade de uma populao, etc.), juntamente com uma grande quantidade de problemas econmicos e polticos que se constituram, na segunda metade do sculo XVIII, os primeiros objetos de saber e os primeiros alvos de controle da biopoltica. Foi neste momento que se colocou em prtica uma poltica da natalidade, uma espcie de interveno nesses fenmenos que dizem respeito natalidade. Mas, nesta biopoltica, no se trata apenas do fenmeno da natalidade; trata-se, tambm, do problema da morbidade. Morbidade no simplesmente no sentido de epidemias, mas de algo diferente, que apareceu no fim do sculo XVIII: aquilo que se poderia denominar de endemias, ou seja, a forma, a natureza, a extenso, a durao, a intensidade das doenas reinantes numa populao. Tratase, em ltima instncia, de doenas mais difceis de serem curadas, que devem ser encaradas como fatores permanentes de subtrao das foras e, portanto, de diminuio do tempo

disponvel de trabalho, baixa de energias, aumento dos custos econmicos, tanto por causa da produo no realizada tanto dos tratamentos que podem custar. Com efeito, o sculo XVIII prestou uma grande ateno em relao a esses fenmenos e, foi a partir deles, que se introduziu uma medicina no seio da populao. Medicina esta que vai ter como funo maior o controle da higiene pblica, com o apoio de organismos de coordenao dos tratamentos mdicos, de centralizao de informaes, de normalizao de saber, e que adquire, tambm, um aspecto de campanha de aprendizado da higiene e de medicalizao da populao. Foucault detecta que esse biopoder foi um elemento indispensvel ao desenvolvimento das relaes de produo capitalista, que s foi possvel graas insero controlada dos corpos no aparelho de produo e o ajustamento dos fenmenos de populao aos processos econmicos. Mas no s isso. O capitalismo exigiu ainda o crescimento, a utilizabilidade e a docilidade dos corpos; foram necessrios, tambm, mtodos de poder capazes de aumentar as foras, as aptides, em geral, mtodos capazes de controlar a vida, sem com isso torn-las mais difceis de sujeio. Bem, a antomo-poltica e a biopoltica, inventados no decorrer dos sculos XVII e XVIII, respectivamente, como tcnicas de poder presentes em toda a organizao social (famlia, exrcito, escola, medicina individual ou a administrao das coletividades, etc.) agiram no nvel dos processos econmicos, em todo o seu desenrolar, em todas as foras que esto em ao em tais processos e os sustentam. Mas operaram, tambm, um processo de distanciamento e de hierarquizao das camadas sociais, garantindo, assim, relaes de dominao e efeitos de hegemonia de uns sobre os outros. Com efeito, foi graas ao exerccio do biopoder, com suas formas e procedimentos mltiplos, que foi possvel o ajustamento dos homens acumulao do capital e a articulao do crescimento dos grupos humanos expanso das foras produtivas e a repartio diferencial dos lucros.

Bibliografia Obras de Foucault FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Traduo de Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes, 1987. _________________. Histria da Sexualidade (v. 1): a Vontade de Saber. Traduo de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1990. _________________. Tecnologas del Yo y Otros Textos Afines. Barcelona: Paids Ibrica, 1991.

_________________. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

_________________. Dits et critis (4 vols.). Paris: Gallimard, 1994. _________________. A verdade e as Formas Jurdicas. Rio de Janeiro: PUC, NAU, 1996. _________________. Em defesa da sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 1999. _________________. Nietzsche, Freud, Marx: Theatrum Philosoficum. Porto: Anagrama, s.d. _________________. Nacimiento de la Biopoltica. Curso em el Collge de France (19781979). Buenos Aires: Fondo de Cultura Econmica, 2007.

Bibliografia Complementar AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceo. So Paulo: Boi Tempo, 2004. _________________. Homo Sacer: o Poder Soberano e a Vida Nua. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004. BENTHAM, Jeremy et al. O panptico. Belo Horizonte: Autntica, 2000. DELEUZE, Gilles. Conversaes. So Paulo: Trinta e Quatro, 1992. _______________. Foucault. So Paulo: Brasiliense, 1988/1991. DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Flix. O que a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992. DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetria Filosfica: Para Alm do Estruturalismo e da Hermenutica. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. FONSECA, Mrcio Alves da. Michel Foucault e o Direito. So Paulo: Max Limonad, 2002. GUTTING, Gary (ed.). The Cambridge Companion to Foucault. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. MACHADO, Roberto. Cincia e Saber. A Trajetria da Arqueologia de Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1982. __________________. A Genealogia de Foucault e as Formas Fundamentais de Poder/Saber: O Inqurito e o Exame. In: Michel Foucault: da Arqueologia do Saber Esttica da Existncia. Rio de Janeiro: NAU Editora, Londrina: CEFIL, 1998. MAHON, Michel. Foucaults Nietzschean Genealogy: Truth, Power, and Subject. Albany: State of New York Press, 1992. OLIVEIRA, Nythamar Hilrio Fernandes de. A hermenutica radical de Michel Foucault. In Filosofia Hermenutica. Orgs. Rbson R. dos Reis, Ronai P. da Rocha. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2000.

_____________________________________. Tractatus Ethico-Politicus. Porto Alegre: Edipucrs, 1999. _____________________________________. On genealogy of modernity: Foucaults social philosophy. New York: Nova Science Publishers, Inc, 2003. RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. & VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Imagens de Foucault e Deleuze: Ressonncias Nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Potrebbero piacerti anche