Sei sulla pagina 1di 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR LICENCIATURA EM MSICA Prof.

SIMONE SOUSA

TCNICA VOCAL III

2013 Sobral CE

TCNICA VOCAL A tcnica vocal consiste em um conjunto de normas, mtodos, princpios e meios que regem e fundamentam o processo terico-prtico relacionado formao da voz humana (cantada e falada) possibilitando assim seu estudo e conhecimento de forma sistemtica, peridica, gradativa e constante. Os estudos a respeito da voz humana remontam sculos. Da Grcia Antiga, de onde se tem notcia dos primeiros estudos de anatomia e sua relao com a voz, aos mais avanados estudos que a atual tecnologia nos possibilita, houve muita especulao por um grande perodo da histria. Somente no sculo XX o sculo das grandes descobertas tecnolgicas as especulaes deram lugar ao fato cientfico fundamentado. Os estudos da voz se relacionam s seguintes reas de Sade: Medicina (Otorrinolaringologia e Audiologia) e Fonoaudiologia, que fundamentam suas afirmaes luz da cincia. Sendo cincia, integra o conhecimento cientfico e como toda forma de conhecimento ( exceo do conhecimento religioso) est sujeito prova e suscetvel ao erro, sofre modificaes. Em geral o trabalho vocal obedece a uma sequencia gradativa: relaxamento, respirao, vocalizao e execuo vocal. bom que a Educao Musical (teoria e solfejo) integre o processo para que o cantor compreenda a estrutura dos exerccios propostos. RELAXAMENTO O relaxamento o incio do trabalho vocal, a preparao do corpo e mente. de vital importncia para o cantor por propiciar um estado de liberao das tenses corporais que podem prejudicar a fluncia da voz. Ao preparar o corpo para cantar atravs do relaxamento, busca-se um estado de liberao da musculatura, eliminando as tenses desnecessrias para a ao. Isso no quer dizer que o cantor esteja totalmente livre de pontos de tenso; ao contrrio, existem pontos como a laringe nos quais predominam tenses vitais ao vocal cantada. Nos exerccios de relaxamento, h uma tenso seguida de descontrao muscular. Para estes exerccios so sugeridos movimentos longos, lentos e suaves. Antes dos exerccios para relaxamento, importante que se adquira uma postura correta onde possamos conseguir um ponto timo entre a tenso e o relaxamento total, para que o corpo se sustente e movimente. fundamental a noo de localizao do peso do corpo para que cada parte deste pese sobre um ponto de apoio (ps sobre o cho ou quadris sobre uma cadeira). As recomendaes gerais quanto postura com a qual se devem iniciar os exerccios de relaxamento so: 1. 2. 3. 4. 5. Ps totalmente plantados no cho, paralelos e afastados na largura dos quadris; Joelhos relaxados (ligeiramente flexionados) e no estirados para trs; Ombros, pescoo e maxilar relaxados e braos estendidos ao longo do corpo; Coluna reta e cabea posicionada paralela ao solo; Lembrar de no franzir o cenho ou fechar as mos.

Algumas propostas para o relaxamento seriam: movimentos de circunflexo com a cabea; elevar e abaixar os ombros; espreguiar-se; fazer caretas; bocejar; passar a lngua ao redor da arcada dentria.

POSTURA E PREPARAO PARA O CANTO do texto "Postura de Estudo" da prof Ana Luiza O objetivo desse exerccio de auto-observao desenvolver o hbito de perceber o prprio corpo, no somente com o sentido da viso, mas com outras formas de orientao no espao, como a sensao da quantidade de peso do corpo colocada em cada em cada p, da posio do quadril, ombros, cabea, etc. tambm a possibilidade de desenvolver, na prtica diria, qualidades de postura e de auto-percepo aqui chamada propriocepo teis para um cantar e um viver melhores. Observar, nesse estudo, os seguintes itens: Ps paralelos Sem olhar, procurar colocar os ps paralelos pelas laterais externas, mantendo um afastamento confortvel entre eles. Procurar sentir em que pontos do p o peso do corpo se coloca, e tentar sentir se esse peso se distribui igualmente entre os dois ps. Apoio em trs pontos do p Procurar apoiar o peso do corpo, ao mesmo tempo, em trs pontos de cada p: I Metatarso (almofadinha do dedo); V Metatarso (almofadinha do dedinho); calcanhar (osso calcneo). Joelhos relaxados Mantendo os ps apoiados nesses trs pontos, observar como ficam os joelhos, se relaxados, se estirados para trs. Procurar mant-los com certa folga, sem hiperestend-los nem flexion-los alm de um limite confortvel de equilbrio. Ligeiramente dobrados, os joelhos devem tender a apontar para frente, paralelos. Quadril encaixado Tentar deixar o quadril encaixado com o relaxamento da musculatura gltea, a do bumbum. Como referncia utilizar: a) osso do cccix apontando para o cho; b) cristas ilacas (ossinhos da bacia) apontando para frente. Se essas duas referncias no estiverem apontando para a direo indicada, provavelmente o quadril no estar bem encaixado, havendo tenso na musculatura gltea. Cintura Buscar o alinhamento vertical entre dois pontos do tronco, a saber: a) baixo-ventre (localizado quatro dedos unidos logo abaixo do umbigo); b) diafragma (logo abaixo do final do osso esterno). Esses pontos de referncia devem ser alinhados como se estivessem seccionando transversalmente o corpo, para que o alinhamento no seja somente pensado pela parte da frente do tronco. Ombros, pescoo, nuca, queixo, maxilares, face Observar e evitar uma postura curvada dos ombros (como se olhassem um para o outro pela frente do tronco ou pelas costas). Manter uma postura relaxada, na qual os ombros crescem lateralmente, na impresso de ampliar o trax. Procurar manter relaxados o pescoo, a nuca, os maxilares (a lngua repousada no assoalho da boca) e a face (desfranzindo o cenho); posicionar a cabea paralela ao solo.

ALGUMAS PROPOSTAS PARA O RELAXAMENTO Lus Carlos Prata De p. Ps paralelos nas linhas dos ombros (distribuir o peso do corpo nas duas pernas), braos relaxados ao longo do corpo, queixo na horizontal, respirao natural, eixo de equilbrio corporal bem definido. O facilitador conduz o relaxamento podendo sugerir: Entregar-se ao momento respiratrio; Experimentar mover (dobrar) todas as articulaes possveis; Realizar movimentos de circunflexo com a cabea; Elevar e abaixar os ombros; Movimentar os braos e as pernas; Enrolar a coluna a partir do pescoo em direo ao solo e subir lentamente comeando a superposio das vrtebras lombares, torcicas, cervicais e cabea. Saltitar e chacoalhar; Para os msculos da face: Fazer caretas, rir, bocejar, soltar beijos. Para a laringe: Passar a lngua ao redor da arcada dentria com a boca fechada; Passar a ponta da lngua no orbicular dos lbios (redor da boca); Tocar com a ponta da lngua os ltimos dentes de cada arcada; Vibrar a lngua (RRRRRRRR); Vibrar os lbios (BBRRRRRRRRR). Para os msculos do trax: Mover os ombros descrevendo com eles um crculo mais amplo que puder. Tentar encostar os ombros frente e as escpulas atrs. Os braos devem estar relaxados ao longo do corpo. De p, braos relaxados, descrever com um dos braos dez crculos amplos para frente e para trs e depois com o outro brao. Outras propostas: Em p, fila indiana, postura ereta, dar pancadinhas leves, alternadas, com os lados das mos nas costas do companheiro da frente, por cerca de 30 segundos. Inverter a posio da fila e reiniciar. Sentado. a) deixar cair para frente o tronco, deixando a cabea e os braos carem dentro das pernas. Elevar a coluna. A cabea a ltima que sobe. b) Estender o brao horizontalmente, abrir e fechar insistentemente e com vigor as mos at que o brao caia por fora do prprio peso. c) Fechar os olhos com fora sem contrair o rosto e depois abrilos visualizando uma bela paisagem frente. Manter a coluna ereta. Existe uma boa literatura sobre o assunto e cabe ao profissional preparador vocal a capacidade de saber escolher e at mesmo criar seus exerccios de relaxamento.

RESPIRAO A importncia do trabalho de respirao na preparao para o canto evidenciada quando pensamos que a produo da voz se faz a partir da vibrao das pregas vocais causada pela passagem da coluna de ar produzida pela expirao. Um dos estgios mais importantes do trabalho de preparao vocal, a respirao a base da voz, sem a qual no possvel haver som. No entanto, preciso que se compreenda um ponto fundamental desta etapa: por ser um trabalho realizado sobre musculatura, os exerccios respiratrios devem acontecer todos os dias, para que o corpo possa reagir aos objetivos. Ao iniciar o trabalho de respirao para o canto, deve-se lembrar que na respirao fisiolgica a inspirao mais longa que a expirao, e na respirao psicolgica acontece precisamente o contrrio. A inspirao natural, vital, j coloca no corpo ar suficiente inclusiva para o canto, no sendo necessrio inspirar uma enorme quantidade de ar, mas sim controlar o ar a ser expirado em forma de som. O excesso de ar oprime o cantor e entre uma frase e outra no h tempo para inspiraes profundas. A finalidade dos exerccios respiratrios o domnio da musculatura envolvida no processo respiratrio. Este trabalho, portanto, deve ser realizado constante e sistematicamente, para que o corpo possa reagir aos exerccios. Sem a prtica constante no haver condicionamento muscular. Deve-se iniciar este trabalho pelo restabelecimento da respirao diafragmtica, mais benfica ao ser humano. Os respiratrios devem comear sempre por uma expirao rpida, para que se possa observar o processo respiratrio a partir da inspirao. Em geral, ao se iniciar a prtica respiratria seguem-se os seguintes passos: a) Verificar como se d a respirao em seu processo fisiolgico natural. Observar se h excesso de movimentao na poro superior do trax no ato da inspirao, ou excesso de tenso na musculatura ao respirar. Observar se a inspirao se d pelo nariz e se acontece sem rudos desnecessrios. Verificar ainda se o ar inspirado abre tridimensionalmente a regio abdominal (baixo ventre) e a caixa torcica. Com as mos no abdmen e depois nas costas do aluno, observar a dilatao abdominal (abdominais externos) e afastamento das costelas inferiores (intercostais externos) e o alargamento posterior das costas (dorsais) decorrente da contrao diafragmtica. Continuar observando o afastamento horizontal das costelas superiores. Jamais permitir o levantamento dos ombros. b) Deitado, colocar sobre o abdmen um livro de certo peso. Abandonar-se no processo respiratrio at que seu ritmo natural seja atingido. Observar a subida do livro na inspirao e sua descida na expirao. Em todo o tempo de prtica, observar o comportamento muscular em todas as regies do tronco e as sensaes obtidas. Nesta primeira parte do processo, o objetivo verificar a respirao natural e fisiolgica, na tentativa de reeducar os indivduos para a prtica natural de uma respirao consciente, descondicionando-os do equivocado processo de respirao alta ou clavicular. Em seguida, utilizamos exerccios que nos permitam entender melhor o processo de controle da respirao psicolgica. Ao iniciar os exerccios, lembre-se de manter uma boa postura, comear com uma expirao e observar continuamente o comportamento dos msculos respiratrios. a) Tomar conscincia da respirao diafragmtica. b) Iniciar o trabalho de controle da sada do ar, a partir de consoante fricativas surdas (s, x, f) e suas correspondentes sonoras das consoantes (z, j, v).

c) Conscientizar o cantor de que o canto depende da utilizao do corpo inteiro; possibilitar o envolvimento do corpo como um todo nos exerccios respiratrios. d) Iniciar o trabalho de apoio respiratrio (manuteno da situao de tenso da inspirao enquanto se expira, para que a coluna de ar tenha mais firmeza e ocorra num tempo maior), a partir de exerccios que envolvam toda a musculatura abdominal necessria para o controle do diafragma. e) Depois de tomar conscincia do apoio, trabalhar a expirao em pequenos golpes, exercitando o stacatto. ALGUNS EXERCCIOS DE RESPIRAO 1. Em p, postura correta, corpo relaxado, mos na cintura. Soprar, como quem apaga uma vela; pequena pausa; inspirar, leve e rapidamente, garganta bem aberta, sentindo que o movimento inspiratrio se d na parte baixa do tronco e no abdmen; pequena pausa; soprar, como quem apaga uma vela. 2. Repetir o anterior at a inspirao; soprar em "SSS", soltando o ar levemente. Ao repetir, o mesmo exerccio pode ser feito com as consoantes "ZZZ" (bem sonoro) ou "FFF" (maxilar superior encostado ao lbio inferior). 3. Procurar imitar um cachorrinho cansado, ou com calor, com pequenas contraes do diafragma. Tomar um mnimo de ar. Ritmar as contraes. 4. Deitar de costas (em superfcie dura, sem travesseiro); relaxar o corpo e, com as mos no ventre, sentir o movimento respiratrio natural; soprar com fora, como se fosse apagar uma vela colocada no teto, tomando conscincia do trabalho muscular; repetir o exerccio em p. 5. Inspirar o mximo de ar; reter, segurar o ar e contar trs tempos, compassada e mentalmente; soltar o ar relaxando a musculatura. 6. Inspirar; cantar a vogal A num tom agradvel, at acabar o ar. 7. Soprar com energia, dando impulsos com o diafragma para baixo. Explorar consoantes com energia: PTS - PPP - TTT - SSS.

RESPIRAO
Leilah Carvalho Costa All there is singing is in the breathing, and all there is in breathing is in the diapharagm. Francisco Lamperti (1811-1892) He who knows how to breathe and how to pronounce, knows well how to sing. Pacchiarotti (1744-1821)

Alm de a respirao ser a base tcnica de cantar, a base cientifica da terapia respiratria hoje, no Ocidente, um fato comprovado. Digo no Ocidente porque s relativamente h pouco tempo, ns ocidentais tomamos este fato a srio, enquanto os orientais h sculos praticam a terapia respiratria. Nos casos especficos da voz, fomos aos poucos perdendo o ritmo respiratrio normal desde pequenos quando cortamos a nossa respirao ao termos medo, quando prendemos a respirao, quando tentamos no chorar, no gritar, etc. enfim, quando somos castrados ao tentarmos expressar as nossas emoes. Diz Threse Bertherat, que o meio mais eficaz de no termos mais sensaes respirar superficialmente. Isto, infelizmente, o que acontece com a maioria das pessoas. Uma respirao que no nos oxigene suficientemente faz com que o trabalho de nossos rgos v perdendo a velocidade, reduzindo assim, nossas possibilidades de experincia sensorial e emotiva. Respirando-se superficialmente, consequentemente, o falar e o cantar vo ser afetados, pois a respirao o alicerce do ato fonatrio. Diz o Dr. Pedro Bloch, que chegamos ao fim do sculo XX onde o homem atingiu espaos significativos no campo da tecnologia, dos aparelhos eletrnicos, enfim de todo um arsenal que objetiva ajudar o homem a melhor viver e conviver, ele desaprendeu trs coisas fundamentais: RESPIRAR, FALAR E COMER!

Os efeitos da terapia respiratria Do ponto de vista fisiolgico, o homem no poderia sobreviver se deixasse de respirar por dez minutos. Um suprimento contnuo de oxignio necessrio para proporcionar a cada clula do nosso corpo os meios para converter nutrientes em novos recursos energticos. Este suprimento vital de oxignio s trazido para o interior do corpo mediante respirao regular e contnua.

Os exerccios respiratrios aceleram o fornecimento do oxignio e eliminam do sistema o dixido de carbono. Os exerccios respiratrios tambm fazem o diafragma movimentar-se a seus nveis mximos de extenso, fazem os msculos abdominais intensificarem os movimentos diafragmticos em ambas as direes e o trax expandir sua capacidade ao mximo. O resultado disso um aumento substancial na capacidade vital total. importante salientar que quando o movimento descendente do diafragma aumenta 1 cm, a capacidade do trax cresce 250 a 300cm, em mdia. O movimento regular do diafragma estimula o plexo solar e estabiliza as funes mentais. Isso, por sua vez, determina uma estabilizao do ciclo respiratrio, com consequente estabilizao e aperfeioamento da condio mental e fsica.

Influncia dos exerccios respiratrios sobre os rgos do aparelho digestivo Podemos estimular e massagear as vrias partes do aparelho digestivo, tanto direta como indiretamente, mediante exerccios respiratrios contnuos. Os exerccios encorajam o movimento vertical do diafragma e a contrao e o relaxamento dos msculos abdominais, da resultando um grande aumento da presso sobre os rgos do interior da cavidade abdominal. Estimulando-lhes a funo, consequentemente, enormes benefcios traro ao organismo.

Efeitos dos exerccios respiratrios sobre o sistema circulatrio A circulao, boa ou m, influi decisivamente no s sobre as condies de sade como tambm sobre a prpria vida. Os exerccios respiratrios regulares, ao estimular a circulao do sangue pelo corpo, evitam acmulo de colesterol no sangue e retardam o estabelecimento de enfermidades srias como, por exemplo, arteriosclerose e a trombose.

Influncia dos exerccios respiratrios sobre o sistema nervoso Todos os rgos e tecidos do corpo humano e suas vrias funes esto sob o controle do sistema nervoso central. Os exerccios respiratrios estimulam a circulao da energia por todo o corpo e controlam o equilbrio entre o sistema nervoso simptico e o parassimptico. Sendo o sistema parassimptico o sustentculo da voz, podemos avaliar os benefcios que os exerccios traro prpria voz.

VOCALIZAO A terceira parte do trabalho de tcnica vocal trata do trabalho de emisso propriamente dito. a vocalizao, parte do trabalho tcnico que combina slabas e estruturas meldicas com o objetivo de exercitar e condicionar a musculatura do aparelho vocal envolvida na emisso. Atravs de estruturas meldicas criadas com o objetivo de trabalhar a musculatura envolvida na emisso, trabalhamos ressonncia, articulao, projeo e afinao. Chamamos cada uma destas estruturas de vocalizze, e os utilizamos para trabalhar a zona de atuao ou incidncia da musculatura envolvida e o ponto de aplicao de cada proposta. Ao cantar, experimentamos sensaes internas diferentes daquelas percebidas pelos ouvintes. possvel que o cantor tenha a impresso de estar produzindo um som grande e projetado, enquanto o pblico escuta uma voz presa e sem projeo. A voz, neste caso, apenas interna. Quando projetada, o cantor pode perceb-la pequena e sem graa. Cabe ao professor auxili-lo a construir um parmetro de controle de sua voz. Outro importante aspecto da vocalizao, neste caso tratando do trabalho a ser realizado com um grupo coral, a unidade. Em grupo, no basta que cada cantor tenha uma voz bem colocada. preciso que os coralistas cantem com tal grau de integrao que o resultado sonoro seja uma unidade de conjunto. Cada naipe tem caractersticas prprias, e a sonoridade do coro o resultado do equilbrio entre essas caractersticas. A seguir apresentamos algumas propostas a serem utilizadas na vocalizao. Lembramos que apesar das sugestes abaixo as acima serem iniciais e teis para qualquer trabalho vocal, muito importante que os vocalizes a ser utilizados na aula de tcnica levem em considerao o nvel tcnico dos cantores, os problemas vocais que precisam ser resolvidos e o objetivo do trabalho. 1. Segundas menores cantadas em boca chiusa (boca fechada) para trabalhar ressonncia.

2. Segundas maiores (do-re-do) com as vogais u--u para criar maior abertura interna, favorecendo a passagem da coluna de som para que esta seja amplificada.

3. Teras menores (do-re-mib-re-mib-re-do) cantadas com as vogais i--i--i--i para trabalhar a sustentao e a projeo.

4. Intervalos de quarta e quinta justas (do-do-fa-fa-do-do-sol-sol-do) com as slabas i e i que trabalham afinao e o trabalho de apoio e impulso para stacattos.

5. Escala maior do I ao V grau (do-re-mi-fa-sol-fa-mi-re-do) com todas as vogais para criar homogeneidade e nivelar os focos de emisso.

O ser humano no nasce falando ou cantando nem o faz por necessidade vital. A emisso algo a ser aprendido e, dessa forma, algo que pode ser ensinado. A tcnica vocal possibilita ao cantor descobrir-se como instrumento, instrumentista e luthier. Portanto a pesquisa de exerccios deve tambm ser pessoal. O orientador vocal deve experimentar os exerccios e observar como cada cantor realiza e reage diante dos mesmos. necessrio ter ouvidos atentos e humildade para ter dvidas que possam ser investigadas e respondidas por ambos, professor e cantor.

AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL O aquecimento vocal uma preparao da voz com um objetivo imediato, seja apresentao, ensaio ou aula de canto. Se fizermos uma analogia entre cantor e atleta (dois profissionais que utilizam o corpo como instrumento de trabalho), podemos comparar a aula de tcnica ao treino e a apresentao ao jogo. O aquecimento vocal para o cantor seria, ento, o alongamento para o atleta, necessrio para qualquer tipo de atividade a ser desenvolvida posteriormente. O aquecimento essencial para todo cantor, de qualquer estilo musical, independentemente de sua demanda musical. preciso ter conscincia de que as pregas vocais so msculos, e como tal precisam ser aquecidas antes de uma atividade mais intensa (ensaios, apresentaes ou mesmo aula de tcnica) para evitar sobrecarga, uso inadequado ou um quadro de fadiga vocal. Os msculos so constitudos de fibras elsticas que precisam ser trabalhadas e condicionadas para uma ao. Este trabalho fortalece o tnus muscular indispensvel para a produo da voz. Se entendermos a produo vocal como sendo o resultado de uma ao muscular, fisiologicamente podemos explicar a necessidade do aquecimento enquanto ao capaz de pr em funcionamento o complexo conjunto de estruturas do aparelho fonador, e consequentemente de todo corpo do cantor, uma vez que o corpo atua conjuntamente neste processo. Antes da aula de canto, esta preparao deve ser feita a partir dos primeiros vocalizes, os que tratam da ressonncia bsica. Antes de apresentaes, a realizao das estruturas meldicas se d de forma mais objetiva, sempre acontecendo em grau crescente de nvel. Sugere-se comear o aquecimento com exerccios corporais de relaxamento, pois estes ajudam a desenvolver uma conscincia proprioceptiva do corpo no espao, assim como a conscincia dos msculos utilizados na fala e no canto. Ajudam tambm a fortalecer e condicionar os msculos corporais e vocais, alm de permitir que o indivduo se concentre na performance. Assim, o cantor deve soltar os joelhos e encaixar cabea, pescoo, ombros, cintura e quadris na linha da coluna espinhal. Exerccios respiratrios associados ao relaxamento corporal tambm so importantes. Para auxiliar o trabalho respiratrio o regente poderia iniciar este trabalho com os sons f, s ou x e continuar com as consoantes sonoras v, z e j. de forma geral, os exerccios devem sempre visar uma modificao plena e controlada, jamais tensa, dos msculos intercostais, abdominais e diafragma. O prximo passo para o aquecimento a vocalizao. O professor dever direcionar a sonorizao selecionando estruturas meldicas e silbicas que atinjam sua meta de trabalho vocal, sempre gradativo. Os vocalizes e escalas ascendentes devem ser realizados progressivamente, com a finalidade de alongar o msculo vocal, que o mais delicado e preciso de todos os msculos intrnsecos. O exerccio de vibrao sonorizada aumenta a irrigao sangunea nas pregas vocais levando ao aumento de temperatura e diminuio das resistncias elsticas e viscosas nas pregas vocais. Assim, este exerccio aliado a vocalizes ascendentes seria triplamente benfico, irrigando os tecidos, fortalecendo a musculatura e liberando as articulaes. Alm disso, alguns autores acreditam que os msculos larngeos sofrem os mesmos efeitos do aquecimento que outros msculos do corpo, tendo maior facilidade controle aps o aquecimento vocal. Com relao ao tempo de aquecimento, h propostas variadas, de 10 a 30 minutos. bom termos em mente que o aquecimento no deve ser longo para evitar desgaste e fadiga

dos msculos, que devero estar bem preparados para a atividade que o objetivo do trabalho. Assim, recomendamos um tempo mdio de 15 a 20 minutos, que no devem ser ultrapassados se a atividade vocal posterior for muito longa (um show de uma hora e meia, por exemplo). Apresentamos a seguir uma proposta para um aquecimento de 15 minutos: 1. Relaxamento: exerccio proposto por Bob Anderson no livro Alongue-se: em p, ps paralelos e separados na largura dos quadris; elevar os braos acima da cabea, alongar-se ao mximo e relaxar totalmente deixando o corpo cair como se estivesse preso ao teto por uma corda no abdome; voltar lentamente posio inicial superpondo as vrtebras uma a uma at que a cabea, ltima a subir, esteja levantada. 2. Respirao: conjugar respirao e sonorizao inspirar e soltar o ar executando as consoantes sonoras z, v e j nos registro grave, mdio e agudo. 3. Vocalizao (ressonncia): mastigar o M (hummmm) fazendo movimentos bem amplos para explorar as cavidades de ressonncia superiores. 4. Exerccio de vibrao de ponta de lngua (rrrrr) e de lbios (brrrrr) em escalas ascendentes. 5. Pequenos glissandos em boca chiusa sempre do mais grave ao mais agudo. 6. Ainda em boca chiusa, fazer pequenas vocalizaes livres: escalas do I ao V grau, arpejos de I-III-V. saltos de 4 justa, 5 justa e oitavas. 7. Vocalizar uma cano do repertrio sem as consoantes ou com slabas aleatrias. A proposta sugerida bsica e pode ser usada em qualquer situao que exija aquecimento vocal. Apesar disso, lembramos que prefervel que o aquecimento seja direcionado ao repertrio e tempo de atividade vocal ao qual se destina. DESAQUECIMENTO Alguns autores propem, para reduzir a fadiga aps a performance, o desaquecimento vocal. Ele seria necessrio para o retorno voz falada, j que uma mudana na frequncia habitual poderia sobrecarregar o sistema muscular vocal, por estar exercendo uma funo vocal no usual, levando ao desgaste e ao aumento da fadiga. A maioria dos autores aconselha exerccios de vocalize descendentes, para que a frequncia da voz volte da voz falada. No entanto, importante lembrar que a ideia de desaquecimento vocal no consenso entre autores e professores. Para alguns ele seria desnecessrio, j que se utiliza das mesmas estruturas meldicas no trabalho; para outros, o ideal para relaxar o aparelho vocal aps a atividade vocal seria o silncio absoluto. A recomendao neste sentido a de pautar-se sempre em sua prpria experimentao, e a de incentivar os alunos a fazerem o mesmo. Alguns exerccios indicados para o desaquecimento vocal seriam: vocalizes indo da voz de cabea para a de peito; vibrao de ponta de lngua (RRRRR) procurando sempre a regio grave e utilizando pouco volume; vocalizes em estruturas meldicas descendentes.

PROPOSTA PARA AQUECIMENTO Por Lus Carlos Prata Aquecer a voz antes de mais nada um ato imprescindvel perfeita produo vocal sobre vrios aspectos: Biolgico, Histolgico, Fisiolgico e Psicolgico, sendo portanto a preparao que antecede o ato vocal, propriamente dito. Aquecer a voz, iniciar um processo bioqumico produo de substncias diversas que desencadearo reaes intracelulares (intraneurais) e estas, por sua vez, passaro a agir em funo das estruturas formadoras dos tecidos, dos msculos e dos rgos que integram o aparelho vocal. Se entendermos o processo vocal ou a produo vocal como sendo o resultado de uma ao muscular, fisiologicamente poderemos explicar sua necessidade enquanto ao capaz de pr em funcionamento o complexo conjunto de estruturas do aparelho fonador e consequentemente de todo o corpo do cantante, uma vez que todo o corpo atua conjuntamente neste processo. O aquecimento uma preparao fsica e mental e deve ser aplicado impreterivelmente antes dos ensaios e apresentaes dos cantores. Deve ser precedido de um relaxamento ou relaxao tambm fsica e mental para liberar as tenses desnecessrias ao funcionamento harmnico de todo o corpo. Para um aquecimento rpido e objetivo, sugere-se a realizao de uma proposta de exerccios leves, mas de eficcia significativa, sempre atendendo s necessidades fisiolgicas bsicas da emisso: respirao, vibrao, ressonncia e projeo (articulao e prolao). O RELAXAMENTO Concentre-se em algo prazeroso, tranquilo, calmo. Dirija sua ateno para este plano de equilbrio entre seu tempo respiratrio e deixe-se levar por ele. No pense em fazer a respirao, mas liberte-se plenamente neste movimento cclico. Sinta o prazer de respirar tranquilamente. Foi comprovado que as ondas cerebrais entram em melhor sintonia, que a circulao e o corao trabalham em nveis normais de funcionamento, s com esta prtica. Em seguida, imagine-se sendo um contorcionista. Mexa todas as articulaes possveis. O ato de espreguiar-se uma tima ideia. Alongue-se. Provoque momentos de Tenso e Relaxao isso ir trabalhar a tonicidade do corpo. Agora que j est bem relaxado, trabalhe o exerccio de ANDERSON. Em p, ps separados paralelamente na linha dos ombros, braos acima da cabea, alongue-se ao mximo e relaxe totalmente deixando cair o corpo para baixo como se estivesse preso ao teto por uma corda no abdome. Nesta posio, com a coluna curvada, v desenvolvendo ou superpondo suas vrtebras uma a uma at voltar posio anterior. Pronto! Agora podemos comear o aquecimento vocal. 1. Faa caretas, bocejos, risos, trabalhe a lngua em movimentos diversos, OUSE! 2. Movimente a cabea em movimentos de circunflexo ou circonduo. 3. Faa pequenos glissandos com a lngua e com os lbios, sempre do mais grave ao mais agudo. 4. Faa em boca chiusa pequenas vocalizaes livres: Trechos de canes, pequenas escalas do I ao V grau, Arpejos de I, III, V, Saltos de IV, V e VIII graus. 5. Vocalize os fonemas pela ordem decrescente de impedncia resistncia UIA 6. Vocalize a letra de uma cano do repertrio sem as consoantes e 7. Vocalize a cano com slabas aleatrias. Voc estar pronto para sua apresentao. Boa Sorte!!!

VOCALISES: O DESAFIO DA ADEQUAO AO CANTO POPULAR por Diana Goulart e Malu Cooper Os vocalises talvez sejam a ferramenta didtica mais largamente utilizada nas aulas de canto. Todo aluno de canto est familiarizado com a prtica de vocalises. Estes exerccios so, em ltima anlise, frases musicais que podem ter maior ou menor complexidade (desde uma nica nota at uma pea musical completa) e so repetidas em diferentes tonalidades, exercitando diversos aspectos da tcnica vocal. Todos ns, professores de canto e/ou preparadores vocais, temos um repertrio de vocalises que utilizamos em nossas aulas. Alguns professores gostam de usar sempre os mesmos exerccios, para que os alunos se habituem a uma rotina de estudos; outros preferem variar o material didtico de acordo com as necessidades de cada aluno, ou de cada pea estudada. Mas observamos que quase sempre estes fragmentos de melodia so derivados do canto lrico, ou das aulas de canto lrico. O modelo que temos de vocalise vinculado sonoridade e proposta esttica do Bel Canto. Outra constatao que muitas vezes os vocalises (principalmente os mais simples, de aquecimento ou os utilizados com alunos iniciantes) so considerados exerccios puramente "tcnicos", ou seja, no tm uma vinculao clara com qualquer tipo de referncia musical. H ento uma enorme dificuldade em se atravessar a "ponte" da tcnica para a prtica, especialmente quando se trabalha com o canto popular; como se houvesse um lapso no aprendizado que coloca em dois mundos diferentes os vocalises e o repertrio. Como conseguir transpor os progressos vocais alcanados nos vocalises para a performance usando o repertrio escolhido? A semelhana entre os nossos questionamentos pedaggicos gerou um trabalho ao qual dedicamos vrios anos de pesquisa e experimentao prtica. Nossas pesquisas iniciais apontavam um caminho ainda desconhecido, mas que nos pareceu muito promissor: assim como os exerccios de canto lrico utilizavam toda a concepo musical do Bel Canto, poderamos inventar vocalises que utilizassem o paradigma esttico da msica popular. Seria uma tarefa de grandes propores. No bastaria criar vrios exerccios aleatoriamente, mas era preciso ter muito claros os objetivos de cada um e organiz-los segundo esta classificao. Quais aspectos da tcnica vocal eram mais relevantes para o cantor popular? Que necessidades especficas, que exigncias vocais ele enfrenta em suas apresentaes? Que tipo de situao meldica seria eficiente para abordar estes aspectos? O primeiro passo foi comear a contextualizar os vocalises tradicionais em uma harmonia popular. O acompanhamento de cada um comeou a ser mais pensado e burilado. claro que seria simples fazer um I - IV - V - I nos tons maiores. Quase tudo se encaixaria ali. Mas, aos poucos, fomos comeando a mexer nessa harmonia, colocando acordes de substituio, dissonncias e "enriquecendo" esses acordes. Evidentemente a harmonia nunca est sozinha: ela s existe ligada a um ritmo, uma "levada", um estilo. Imediatamente, comearam a surgir vocalises com mais "balano" e mais prximos do repertrio que seria trabalhado. A resposta dos alunos foi imediata. Alm do prazer que sentiam ao cantar, automaticamente comeavam a soltar mais o corpo, mostrando-se completamente vontade. Mesmo assim, ainda havia um empecilho: e a letra? Todos achavam muito mais simples exercitar com vogais sustentadas, mas diziam que na hora de colocar a letra a coisa mudava. Ento comeamos a partir para uma nova etapa. Comeamos o processo de criao de vocalises originais, associados a ritmos e harmonias coerentes com as novas melodias. Se antes aproveitvamos melodias dos vocalises tradicionais que usvamos adaptando-os para

uma roupagem mais popular, agora crivamos vocalises em determinados estilos. Para isso foi preciso um olhar mais detalhado sobre as caractersticas de cada estilo para que no crissemos monstrengos adaptados. Se a ideia era criar um samba, ele teria melodia, letra, acompanhamento e interpretao de samba. O processo era de anlise, vivncia musical, aplicao, crtica e aperfeioamento. A isto associamos os objetivos tcnicos: por exemplo, o frevo tem tipicamente uma melodia muito ativa, cheia de saltos rpidos, exigindo da voz uma emisso gil e precisa. o tipo de exerccio ideal para se trabalhar no cantor a agilidade, a flexibilidade e a articulao. Assim foi nascendo o "Por Todo Canto", nosso livro de vocalises totalmente voltado para o canto popular. Cada vocalise trazia uma sugesto estilstica, uma ideia do que aquele estilo pedia em termos de sonoridade e interpretao. Foi ficando mais fcil para os alunos entenderem o texto/contexto musical. Tanto em aulas de canto individuais ou em grupo quanto em ensaios de corais a maneira como os alunos se relacionam com os exerccios mudou. A disposio agora outra. Os exerccios propostos so na verdade trechos de msica popular, e pratic-los passou a ser uma atividade "legal" (ou mais legal, para aqueles que j gostavam de se exercitar). Afinal, agora eles estavam fazendo msica durante os exerccios, desde os primeiros estgios. claro que no abandonamos as outras etapas. Para cada objetivo lanamos mo de uma forma diferente de exercitar. Continuamos a usar exerccios tradicionais voclicos sempre que consideramos necessrio; mas agora eles esto numa outra perspectiva, pois no so mais a nica referncia de exerccio que os alunos tm. Criar e organizar criteriosamente esta coleo de exerccios de tcnica vocal foi a forma que encontramos de enfrentar um grande desafio: desenvolver estratgias pedaggicas eficazes para preparar o cantor popular. No temos a pretenso de ter criado um mtodo definitivo, pronto, acabado: ao contrrio, a proposta que cada professor se sinta motivado a criar novas formas de aplicar os exerccios apresentados, buscando novas alternativas meldicas que se encaixem nos acompanhamentos oferecidos, sempre de acordo com as necessidades especficas de cada aluno ou grupo. Acreditamos que este o papel do professor - buscar ampliar ou aperfeioar os seus recursos pedaggicos, sem perder de vista os seus objetivos e os objetivos dos alunos; e sobretudo ter em mente que a tcnica vocal uma ferramenta valiosa, mas que s encontra sentido se estiver a servio da arte, da expresso, da msica.

AS VOZES INFANTIS Leilah Carvalho Costa A educao das vozes infantis est subordinada aos mesmos princpios que regem a educao da voz do adulto. Naturalmente, h a considerar algumas diferenas bsicas por estar o rgo infantil ainda em formao, no devendo, portanto, sofrer qualquer presso. Se de grande vantagem para o adulto o exerccio vocal pelo benefcio que proporciona aos rgos fonadores, o tambm para a criana. Devemos deixar a criana vocalizar com seu timbre natural, sem tentar escurecer ou nasalar a voz. Os vocalizes devero ser feitos dentro da tessitura natural da voz infantil, sem tentar desenvolver-lhes a extenso. Deve o professor cuidar mais da articulao e da emisso, deixando natureza o cuidado de desenvolver a fora e a extenso a fim de evitar a fadiga dos rgos fonadores. A respirao e o relaxamento so tambm duas coisas bsicas que o professor deve cuidar, pois do grau de respirao que a criana tenha atingido, depender o volume e a intensidade da voz. Quando, sem um preparo prvio de vocalizao, as crianas se pem a cantar, o fazem gritando, com esforos prejudiciais sua laringe, que to dbil quanto de grande vulnerabilidade. Costumam abrir demasiadamente a boca e se estreitar a garganta, na suposio que assim cantam melhor. Isto se verifica, principalmente, nas notas agudas, superiores sua tessitura natural, que quase sempre de uma oitava apenas. Pela vocalizao, as crianas podero encontrar o caminho pelo qual sero atingidas as notas agudas, sem esforo. Os meninos e meninas tm quase a mesma voz no que se refere ao timbre, etc. e, como disse acima, com a extenso de uma oitava, com excees, naturalmente. As vozes infantis mais agudas se classificam como sopranos e as mais graves como contraltos. As de soprano percorrem a oitava de r3 a r4 e as de contralto, de d3 a d4. Alguns autores, entretanto, divergem desta classificao e costumam dividir em soprano, mezzo-soprano e contralto. Acham tambm que a tessitura estende-se do d3 ao lb4 suplementar superior para os sopranos; do d3 ao mi4 para os mezzo-sopranos e do sol2 ao re4 para os contraltos. A voz da criana pode e deve ser cultivada o mais cedo possvel, entre cinco e seis anos, praticando-se exerccios leves que sero regulados pela prudncia e saber do professor. (Como diz Paul Nitsche, "s quem canta e fala corretamente, poder ser guia de outros no que concerne ao desenvolvimento e educao da voz"). Proibir terminantemente a criana de forar a voz (tendncia muito comum que todos tm de querer mostrar grande volume de voz). Proibir-lhes que cantem durante o perodo de transformao fsica e s voltem a cantar quando a voz estiver completamente fixada. Pode-se aproveitar a transio para treinamento da pronncia e da articulao, duas outras coisas de grande importncia. Na poca da puberdade a laringe cresce bruscamente, e as cordas vocais aumentam de comprimento de 1 cm nos meninos e pouco mais de 5 mm nas meninas. Nos meninos mais fcil perceber esta mudana por que a voz desce uma oitava; nas meninas apenas uma tera. Esta mudana, segundo Caldas Barbosa, pode prolongar-se durante meses e at anos, em ambos os sexos. A voz s se torna nitidamente masculina por volta dos vinte anos. Nas moas, aps a primeira menstruao, a voz est fixada.

PARTE TCNICA PROPRIAMENTE DITA Relaxamento e respirao Duas coisas bsicas para o desenvolvimento vocal. Neste ponto vai entrar todo o conhecimento de psicologia infantil. Tudo vai depender da prudncia e discernimento do professor. Atravs de histrias, podemos motivar as crianas para que escutem os exerccios de relaxamento e respirao, bem como os vocalizes, necessrios ao desenvolvimento da voz. O prprio professor com sua imaginao poder criar histrias adaptando-as aos exerccios. As crianas podero tambm tomar parte ativa inventando elas prprias as histrias e o professor inserir os exerccios. A respirao deve ser feita naturalmente, evitando-se qualquer rigidez muscular.
A inspirao um processo que obedece a leis naturais, e portanto, podemos prescindir da terminologia erudita que fala de respirao profunda, diafragmtica, intercostal, etc. O importante que a inspirao seja tranqila e se realize sem esforo (Paul Nitsche).

Trabalhar sempre dentro da tessitura natural da criana, visando-se desde o primeiro dia o apoio da altura. A vogal U a mais indicada. A voz deve ser emitida naturalmente, quase sempre leve e piano, especialmente ao subir, e as notas devem ser emitidas bem ligadas. Evitar qualquer esforo e fadiga e os exerccios nunca devero ultrapassar as notas que formam a extenso mdia das vozes infantis. Os exerccios devem ser simples, fceis. Podese subir de semitom em semitom at atingir a ltima nota da oitava. Quanto mais se aproximar a voz da regio aguda, menos forte deve ser emitido o som. As notas graves podero tambm ser emitidas com a vogal U ou . Mas, medida que a voz for subindo deve ser emitida em U, exclusivamente. O hbito de vocalizao com esta vogal dar s crianas, aps alguns meses de estudo, meios suficientes para cantar sem forar a laringe e sem fatigar os rgos fonadores, proporcionando-lhes enfim uma impostao indispensvel para cantar sem esforo e com o mximo de rendimento. Quinze minutos de vocalizao so suficientes. Pequenas canes correspondentes extenso das vozes podero ser, ou melhor, devero ser usadas para tornar o estudo mais divertido.
Insistimos em que toda educao vocal tem que ser criativa e jamais deve converter-se num esquema ou mtodo rgido (Paul Nitsche).

Qual o nosso objetivo principal? Ensinar msica criana ou a msica ser um dos veculos da educao da criana? Com exceo das escolas especializadas, o objetivo das escolas enquadra-se no segundo caso. Assim, a msica s ter sentido quando realizada em grupo, visando a integrao social da criana. Da a importncia que devemos dar aos coros infantis. Nos coros elas esto realizando, alm da funo social, a preparao do ouvido, e estimulando o gosto pela msica. O perigo que correm os coros infantis, segundo Caldas Barbosa, que "a desigualdade na extenso vocal entre as crianas, obriga algumas ao esforo para acompanhar as outras; a voz tem assim a emisso forada, gritada, com funestas consequncias para a laringe. Por isso necessrio fazer uma seleo da extenso vocal de cada uma das crianas e organizar os coros com crianas que tenham mais ou menos a mesma extenso, ou a escolha das melodias dever corresponder extenso vocal de cada criana em particular". Os coros infantis devem ser formados de preferncia com poucas vozes para que o professor possa perceber com mais segurana se as crianas esto ou no forando a voz.

No devemos exigir muita perfeio de uma criana durante o processo de aprendizagem. Tal exigncia poder inibir a criana e at massacra sua tendncia natural e espontnea de improvisar com facilidade quando est alegre e faz as coisas com prazer. "A criana tem a sua esttica que lhe peculiar, tem personalidade no canto que improvisa como nos desenhos que executa. So faculdades inatas das crianas que o professor deve investigar para conhec-las, cultivando-as e no reprimindo-as. prefervel, muitas vezes, deixar a criana entregue aos seus instintos, a impor-lhe normas que a prejudiquem", dizia uma grande educadora e cantora. Todo xito, entretanto, de tudo que acima foi dito, depender do professor! A criana possui no mais elevado grau o poder de imitao e essa faculdade deve ser aproveitada pelo professor. A criana no s imita a voz e o ritmo com que lhe falam como se deixa influenciar pelo que a voz trai. Se uma pessoa usa a voz tensa, a criana fica nervosa - mesmo que as palavras, aparentemente, queiram exprimir tranquilidade, a criana capta com rara facilidade o clima emocional de quem lhe fala. Por isso extremamente importante que a me ou a professora lhe falem tranquilamente. por isso tambm que sumamente importante que os professores de Jardim e de Primeiro Grau, tenham boa voz e boa maneira de falar, personalidade ajustada, condies essenciais profisso que exercem; que realmente amem as crianas e a profisso que abraaram. grande a sua responsabilidade!

BIBLIOGRAFIA ANDERSON, B. Alongue-se. 6 Ed. Editora Summus. So Paulo, 1983. ANDRADA E SILVA, M. A.; COSTA, O. H. O exame da voz do cantor, um enfoque multidisciplinar. CARVALHO, Reginaldo. Regncia Musical. 1 ed. Fundao Cultural Monsenhor Chaves, Teresina, 1997. COELHO, H. S. N. W. Tcnica vocal para coros. Sinodal. So Leopoldo, 1994. DINVILLE, Claire. A tcnica da voz cantada. Enelivros Biblioteca Fonoaudiolgica. Rio de Janeiro, 1983. GOULART, Diana; COOPER, Malu. Vocalises: o desafio da adequao ao canto popular. Disponvel em : http://www.dianagoulart.pro.br/texto_vocalises.php. Acesso em: 29.Mar.2012. HERNNDEZ, Gisela. Canciones infantiles cubanas. 1 ed. Editorial Pueblo y Educacin, Cuba, 1981. KAHLE, C. Manual prtico de tcnica vocal. Sulina. Porto Alegre, 1966. LEITE, Marcos. Mtodo de canto popular brasileiro. 1 ed. Lumiar Editora, Rio de Janeiro, 2001. MARCHEZAN, L. Tpicos em fonoaudiologia. Volume II. Ed. Lovise. So Paulo, 1995. MATOS, Cludia Neiva; TRAVASSOS, Elizabeth; MEDEIROS, Fernanda Teixeira. Ao encontro da palavra cantada - poesia, msica e voz. Letras, Rio de Janeiro, 2001. MOTTA, Maninha. Superando o sonho tcnica vocal para cantores principiantes. Fortaleza, 1997. OLIVEIRA, Zelda C. S.; OLIVEIRA FILHO, Marclio. Cantando com as crianas guia prtico para formao de coros infantis. Redijo, Atibaia, 1987. PRATA, Lus C. Princpios bsicos da reeducao vocal. Apostila. A editar, 2002. ZANDER, Oscar. Regncia coral. Porto Alegre, 3 ed. Movimento/Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre, 1979.

Potrebbero piacerti anche