Sei sulla pagina 1di 49

1

Lngua Portuguesa: Texto e contexto

Publicidade e Propaganda 2013


Profa Dra Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

ESTRUTURA DA COMUNICAO
Enleio
Que vou dizer a voc? No estudei ainda o cdigo Do amor. Inventar, no posso. Falar, no sei. Balbuciar, no ouso. Ficar de olhos baixos Espiando, no cho, a formiga. Voc sentada na cadeira de palhinha. Se ao menos voc ficasse a nessa posio Perfeitamente imvel como est, Uns quinze anos (s isso) Ento eu diria: Eu te amo. Por enquanto sou apenas o menino Diante da mulher que no percebe nada. Ser que voc no entende, ser que voc burra?
Carlos Drummond de Andrade

Todo ato de comunicao constitui um processo que tem por objetivo a transmisso de uma mensagem e, como todo processo, apresenta alguns elementos fundamentais. So seis os elementos envolvidos no processo de comunicao, conforme o esquema abaixo: REFERENTE

CANAL DE COMUNICAO EMISSOR


... ........................... ...........................

RECEPTOR

MENSAGEM

CDIGO 1Emissor: quem transmite a mensagem. Pode ser um individuo, um grupo, uma firma, um rgo de difuso.

3
234Receptor: aquele que recebe a mensagem. Pode ser um indivduo, um grupo, um animal ou at mesmo uma mquina (computador, gravador...). Note-se que o fato de receber a mensagem no implica necessariamente decodific-la e compreend-la. Mensagem: tudo aquilo que o emissor transmite ao receptor; o objeto da comunicao. Canal: ou contato o meio fsico, o suporte ou veculo atravs do qual a mensagem levada do emissor ao receptor. De maneira geral, as mensagens circulam atravs de dois principais meios: a) meios sonoros: ondas sonoras, ouvido, voz; b) meios visuais: excitao luminosa, percepo da retina. Cdigo: um conjunto de signos e suas regras de comunicao. Cada tipo de comunicao tem seu cdigo prprio: as comunicaes verbais e no-verbais, evidentemente, usam cdigos diferentes, especficos a cada situao comunicativa. Referente: o assunto, o contexto ou objeto da comunicao.

56-

A comunicao s se realiza quando todos os seus elementos funcionam adequadamente. Se o receptor no capta ou no compreende a mensagem no h comunicao. Qualquer problema com o canal impedir que a mensagem chegue ao receptor; neste caso, no h comunicao e sim rudo (obstculo da comunicao). O papel do cdigo de grande importncia e deve ser compartilhado por emissor e receptor, caso contrrio a comunicao parcial ou nula. O texto a seguir ilustra nossa aula.

Meu Caro Amigo


Meu caro amigo me perdoe, por favor Se eu no lhe fao uma visita Mas como agora apareceu um portador Mando notcias nessa fita Aqui na terra 'to jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui t preta Muita mutreta pra levar a situao Que a gente vai levando de teimoso e de pirraa E a gente vai tomando que, tambm, sem a cachaa Ningum segura esse rojo Meu caro amigo eu no pretendo provocar Nem atiar suas saudades Mas acontece que no posso me furtar A lhe contar as novidades Aqui na terra 'to jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui t preta pirueta pra cavar o ganha-po Que a gente vai cavando s de birra, s de sarro E a gente vai fumando que, tambm, sem cigarro Ningum segura esse rojo Meu caro amigo eu quis at telefonar Mas a tarifa no tem graa Eu ando aflito pra fazer voc ficar A par de tudo que se passa Aqui na terra 'to jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui t preta

4
Muita careta pra engolir a transao E a gente t engolindo cada sapo no caminho E a gente vai se amando que, tambm, sem um carinho Ningum segura esse rojo Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever Mas o correio andou arisco Se permitem, vou tentar lhe remeter Notcias frescas nesse disco Aqui na terra 'to jogando futebol Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll Uns dias chove, noutros dias bate sol Mas o que eu quero lhe dizer que a coisa aqui t preta A Marieta manda um beijo para os seus Um beijo na famlia, na Ceclia e nas crianas O Francis aproveita pra tambm mandar lembranas A todo o pessoal Adeus (Chico Buarque e Francis Hime)

1)1) A leitura atenta do texto e a observao de seus inmeros detalhes permite-nos caracterizar o emissor da mensagem. Caracterize-o a partir do que o texto nos fornece. 2) O modo como o emissor se dirige ao receptor demonstra que tipo de relao eles mantm. Baseando-se na linguagem, justifique sua resposta. 3) H um verso no texto capaz de resumir toda a mensagem transmitida. Aponte-o. 4) O referente da mensagem transmitida um objeto ou uma situao? Justifique. 5) Ao longo do texto, o emissor faz referncia a vrios canais de comunicao. Quais so eles? 6) Imagine que voc o receptor e seu professor o receptor. Numa situao de formalidade, como seria transmitida a seguinte mensagem?
pirueta pra cavar o ganha-po que a gente vai cavando s de birra, s de sarro.

7) A mensagem contida nos versos abaixo ser transmitida em rede nacional de rdio e televiso num discurso proferido pelo Presidente da Repblica. Como voc a redigiria?
Muita careta pra engolir a transao E a gente t engolindo cada sapo no caminho.

8) Aponte a mensagem do texto em que o emissor sugere que pode ter problemas para enviar sua mensagem. Que tipo de problemas voc acha que ele teria de enfrentar?

FUNES DA LINGUAGEM
H correspondncia entre os elementos da comunicao e as funes da linguagem:

(funo referencial )

REFERENTE

( funo emotiva)

EMISSOR

.......................................................................................................... .................... CANAL DE COMUNICAO

( funo ftica)
___________ MENSAGEM _____________

( funo conativa)

RECEPTOR

( funo potica)
CDIGO

( funo metalingstica)

Funo Emotiva ou Expressiva a que pe nfase no emissor. Linguagem subjetiva; predominam as sensaes, emoes, opinies, reflexes pessoais, a carga emocional. O tom quase sempre confessional ( emprego da 1 pessoa)
Toda a minha primeira infncia tem gosto de caju e de pitanga. Caju de praia e pitanga brava. Hoje, tenho 54 anos bem sofridos e bem suados ( confesso minha idade com um cordial descaro, ao contrrio de Tristo de Athayde, no odeio a velhice.)... (Rodrigues)

Funo Ftica instaura ou facilita a comunicao, procura assegurar a eficincia do processo comunicativo. Sua caracterstica principal a de preparar a comunicao. A mensagem truncada, reticente, apresenta excesso de repeties, desejo de compreenso.
_ Al! _ s tu? _ Bom dia, flor do dia! H quanto tempo... Eu bem que te dizia. Tudo passa no mundo... Tudo... A gente Custa a gostar e esquece de repente... ( Manuel Bandeira)

Funo Conativa ou Apelativa dirigida, especificamente, ao receptor. A linguagem apresenta carter persuasivo, sedutor, procura aproximar-se do receptor ( leitor, ouvinte, espectador), convencer, mudar seu comportamento. a linguagem dos textos publicitrios, dos sermes, discursos, exortaes, oraes, teatro didtico e poltico.
Muito bem, minha gente, vamos todos pra casa, vamos circular que a passeata est suspensa. Esto me ouvindo? Acabou a passeata! Ei, pessoal! No tem mais passeata! (...) No tem!... ( Chico Buarque)

6 Funo Potica valoriza a comunicao pela forma da mensagem. A linguagem criativa, afetiva, recorre a figuras, ornatos, apresenta ritmo, sonoridade. A funo potica, no entanto, no se apresenta somente na poesia, h que se considerar, na Literatura, suas vrias manifestaes.
Inscrio para uma lareira danamos, salamandras mgicas. Que importa restarem cinzas se a chama foi bela e alta? Em meio aos toros que desabam, cantemos a cano das chamas! Cantemos a cano da vida na prpria luz consumida... ( Mrio Quintana)
A vida um incndio: nela

Funo Metalingstica centrada no cdigo. A linguagem fala sobre a prpria linguagem, como nos textos explicativos, nas definies. Mas se um poeta fala nos seus versos sobre a arte de fazer versos, est usando a metalinguagem.
No faas versos sobre acontecimentos. No h criao nem morte perante a poesia. Diante dela a vida um sol esttico, No aquece nem ilumina. As afinidades, os aniversrios, os incidentes pessoais no contam. No faas poesia com o corpo, Esse excelente, completo e confortvel corpo, to infenso efuso lrica. ( Drummond)

Funo Referencial destina-se a transmitir a informao objetiva, sem comentrios nem juzos de valor. Seu objetivo a notcia_ isso. , por excelncia, a linguagem do jornalismo, dos noticirios. A linguagem deve ser denotativa, precisa, objetiva. A funo referencial usada nos manuais tcnicos, fichas informativas, instrues sobre instalao e funcionamento de aparelhos. Na Literatura empregada nas epopias, nas narrativas mticas.
EFGIE SIMBOLIZA A REPBLICA

A efgie estampada nas notas de real uma figura de mulher que representa a Repblica. Ela tem origem na Revoluo Francesa. Segundo a assessoria do Museu de Valores do Banco Central, trata-se de uma figura simblica representando um rosto de mulher do povo, de uma camponesa. O adorno que apresenta na cabea chama-se barrete frgio (cobertura para a cabea usada pelos frgios e na poca da primeira Repblica na Frana) Chama-se frgio quem nasceu na Frgia, uma regio localizada na sia antiga. A regio, segundo o Banco Central, era conhecida como o local onde as pessoas no se deixavam escravizar. A cidade tornou-se ento smbolo de liberdade. (Folha de S. Paulo, 2-7-94)

EXERCCIOS
1) Identifique a funo da linguagem predominante em cada texto que segue. Justifique sua

resposta.

a) Para comprar ou vender seu imvel, confie na tradio de quem h cinco anos sabe como Schipper Imveis. b) Tudo que sei est em X. a morte? A morte X. (Clarice Lispector) c) _ Tudo em cima? _ S... _ Valeu! _ Falou... d) Os fardos de farinha Empilhados na noite Contra o muro do armazm Dormem pesados Calmos Alimentcios. (Fernando Torres) e) A tirotricina um antibitico composto de gramidicina e tirocidina; tem grande poder bacteriosttico e bactericida contra germes gr-positivos. A tirocidina tem eficincia contra germes gr-negativos. f) Catar feijo se limita com escrever: Joga-se os gros na gua do alguidar E as palavras na folha de papel; E depois, joga-se fora o que boiar. ( Joo Cabral de Melo Neto) g) Se tu me amas, ama-me baixinho No o grites de cima dos telhados Deixa em paz os passarinhos Deixa em paz a mim. (Mrio Quintana) h) A palavra usada no sentido literal denomina-se denotao, que corresponde funo referencial da linguagem, uma vez que pressupe relao totalmente objetiva entre a palavra e o objeto designado. Um exemplo de texto predominantemente denotativo o jornalstico que procura ser a melhor verso para se obter a verdade. i) Deixei Paris para trs com saudade de um ano de amor e pela frente tenho o Brasil, que uma paixo permanente em minha vida de constante exilado. (Vincius de Moraes) j) _ No. Espera um bocadinho. Me responde depressa. ( M. Rebelo) k) Quem sabe o que quer, quer sade. No fume!

VARIANTES LINGUSTICAS
Todas as lnguas variam: no h sociedade ou comunidade na qual todos falem da mesma forma; A variedade lingstica o reflexo da variedade social: em toda sociedade existe diferena de status ou papel, essas diferenas refletem-se na linguagem; Percebemos diferena na fala das pessoas de classe diferente, de idade diferente, de sexo diferente; As lnguas fornecem tambm meios de constituio de identidade. estranho um velho falar como criana, uma autoridade falar como um marginal.

As variedades lingsticas so marcadas por fatores internos da lngua ou por fatores sociais ou por ambos ao mesmo tempo. Vejamos alguns exemplos: Dimenso territorial: o portugus do Brasil x portugus de Portugal
Apesar do frio, o puto no pensou duas vezes e saiu de casa. Ao p do talho do Carlos, resolveu meter a camisola. Tinha a chave, ento decidiu entrar no pesado de seu pai que estava logo ali, avariado. Sabia da existncia de um saco no pesado, que s vezes tinha uns trocos. Conseguiu o dinheiro e continuou sua caminhada. A fome apertou, comprou um prego e o comia com gosto. Depois sentiu sede. Em uma venda, viu brilhando uma clementina. Dinheiro j no havia, no pensou duas vezes: arrebatadamente a pegou e comeu.
puto: criana pequena talho: aougue camisola: malha, moleton pesado: caminho saco: qualquer tipo de sacola prego: sanduche popular em Portugal clementina: espcie de mexerica pequena

Dimenso regional: d-se devido influencia que cada regio recebeu em sua formao; as variaes podem ser fonticas pronncia, entonao, timbre lexicais: diferentes palavras para dizer uma mesma coisa, palavras iguais com sentido diferente...
Tiro ao lvaro Adoniran Barbosa De tanto levar frechada do teu olhar Meu peito ate parece sabe o que Talbua de tiro ao lvaro No tem mais onde furar (no tem mais) Teu olhar mata mais do que bala de carabina Que veneno estricnina , que peixeira de baiano Teu olhar mata mais que atropelamento De automover , mata mais que bala de revorver

9 Dimenso social: representam variaes de acordo com as classes de acordo com as classes sociais a que pertencem os usurios da lngua; exercem o papel de identificao grupal/ o grupo ganha identidade pela linguagem. comum considerar como variedade dialetal de natureza social tambm os jarges profissionais. Chopis Centis
Mamonas Assassinas

Eu di um bejo nela E chamei pra passea A gente fomos no shopping, pra mode a gente lanchar Comi uns bicho estranho, com tal de gergelim At que tava gostoso, mas eu prefiro aipim Quanta gente, quanta alegria A minha felicidade um credirio nas Casas Bahia Esse tal chopis centis muito legalzinho Pra levar a namorada e dar uns rolezinhos Quando eu estou no trabalho no vejo a hora de descer dos andaime Pra pega um cinema, ver Schwarznegere e tambm o Van Damme.

Dimenso de idade: os jovens criam grias em busca de independncia, de afirmao e identificao social ou grupal. Os estudiosos consideram improcedente a preocupao com a gria, porque o essencial e permanente da lngua j se fixou. A gria tambm passageira.
Grias curiosas dos internautas: lammar (falso internauta); lag (demora no recebimento da mensagem); //e: abraos dos metaleiros: capilas (dinheiro); breja (cerveja); po molhado (polcia).

Antigamente
Antigamente, as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo no sendo rapages, faziam-lhe p-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E, se levavam tbua, o remdio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e no caam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que no impedia que, nesses entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam algum que lhes passava a manta e azulava dando s de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e tambm tomavam cautela de no apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatgrafo, e mais tarde ao cinematgrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisas de onze varas, e at em calas pardas; no admira que dessem com os burros ngua.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Seleta em prosa e verso. Rio de janeiro: J. Olympio, 1971.

BRINCANDO COM A LNGUA


Que tal transformar o antigamente no hoje? Que grias seriam hoje utilizadas no lugar das de antigamente? Reescreva o texto, buscando manter o mesmo efeito e produzindo o mesmo sentido.

10

ANLISE DE TEXTO
As questes abaixo tm como base o texto a seguir, escrito e interpretado pelo ator e dramaturgo Plnio Marcos, transcrito a partir de um vdeo exibido na Casa de Deteno em So Paulo. Aqui bandido, Plnio Marcos! Ateno malandrage! Eu num vou pedir nada, v te d um al! Te liga a: Aids uma praga que ri at os mais fortes, e ri devagarinho. Deixa o corpo sem defesa contra a doena. Quem peg essa praga t ralado de verde e amarelo, de primeiro ao quinto e sem vaselina. Num tem dot que d jeito, nem reza brava, nem choro, nem vela, nem ai, Jesus. Pegou Aids, foi pro brejo! Agora sente o aroma da perptua: a Aids passa pelo esperma e pelo sangue, entendeu? Pelo esperma e pelo sangue! (pausa) Eu num t dano esse al pra te assombr, ento se toca. No porque tu ta na tranca que virou anjo. Muito pelo contrrio, cana dura deixa o cara ruim. Mas preciso que cada um se cuide, ningum pode val pra ningum esse negcio de Aids. Ento j viu: transa, s de acordo com o parceiro, e de camisinha. (pausa) Agora, tu a que metido a esculach os outros, metido a ganh o companheiro na fora bruta, na congesta! Pra com isso, tu vai acab empesteado! Aids num toma conhecimento da macheza, pega pra l e pega pra c, pega em homem, pega em bicha, pega em mulh, pega em roadeira! Pra essa peste num tem bom! Quem bobeia fica premiado. E fica um tempo sem sab. Da, o mais malandro, no dia da visita, recebe um mamo com acar da famlia e e manda pra casa o Aids. E num que isto que tu qu, n vago mestre. Ento te cuida! Sexo s com camisinha! (pausa) Quem descobre que peg a doena se sente no prejuzo e quer ir forra, passano pros outros. (pausa). Sexo s com camisinha! Num tem escolha, trans, s com camisinha. Quanto a tu, mais chegado ao pico, eu t sabeno que ningum corta o vcio s por ordem da chefia. Mas escuta bem, vago mestre, a seriunga canal pro Aids. No desespero, tu no se toca, num v, num qu sab que, s vezes a seringa vem at com um pingo de sangue, e tu mete ela direto em ti. s vezes ela parece que vem limpona, e vem com a praga! E tu, na afobao, mete ela direto na veia. A tu dana. Tu, que se diz mais tu, mas que diz que num pode agent a tranca sem pico, se cuida. Quem gosta de tu tu mesmo. (pausa) E a farinha que tu cheira, e a erva que tu barrufa enfraquece o corpo e deixa tu chu da cabea e dos peito. E a tu fica moleza pro Aids! Mas o pico o canal direto pra essa praga que est a. Ento, malandro, se cobre! Quem gosta de tu tu mesmo. A sade como a liberdade. A gente s d valor quando j era! 1) A linguagem utilizada por Plnio Marc os pode ser classificada como errada. Por qu? 2) O texto de Plnio Marcos foi construdo atravs de uma variante que se desvia da variante formal. Aponte desvios com relao linguagem padro. 3) Segundo Tatiana Slama-Cazacu, na linguagem, no suficiente exprimir-se: uma vez que nos exprimimos para algum, e para comunicar, urge tornar inteligvel a expresso. Observando para quem o autor se exprime, comente se o texto inteligvel e por qu. 4) O autor faz constante uso da funo apelativa da linguagem (malandrage, vago mestre, malandro). Explique qual a finalidade. 5) A eficcia comunicativa do texto no s opera pelo uso adequado de um registro de fala. A identificao com o pblico-alvo da mensagem concretiza-se tambm pela identificao do emissor com o destinatrio no nvel de sua condio social. Que expresso do texto revela isso?

11

TEXTO LITERRIO E NO-LITERRIO


Texto 1
Naturalmente voc j ouviu falar que a clula obtm energia para a vida oxidando certos produtos, isto , fragmentando as molculas de glicose e outras substncias e arrancando a energia nelas contida. Mas a vem a pergunta: como essa energia entrou nas molculas? Bem, na natureza, todo mundo sabe que na Natureza nada se cria e nada se perde... A energia que se encontra acumulada na molcula de glicose (ou mesmo de um lipdio ou de uma protena) ali foi armazenada quando da formao daquela molcula. importante lembrar que umas molculas se transformam em outras, atravs de reaes qumicas. E assim surge uma imensa variedade de substncias. As primeiras molculas orgnicas que se formam em grande quantidade na Natureza so as de glicose que surgem durante a fotossntese nas plantas clorofiladas, pela combinao de H 2O com CO2. Durante essa formao, a energia acumulada. Em termos simples, poderamos representar o fenmeno da fotossntese pela seguinte reao:

6 CO2+12 H2O _luz C6 H12 O6 + 6 H2O + 6 O 2 clorofila

Texto 2
Caetano Veloso

Luz do Sol Que a folha traga e traduz Em verde novo, em folha, em graa, Em vida, em fora e luz Cu azul, Que vem at onde os ps tocam a terra E a terra expira e exala seus azuis. Reza, reza o rio Crrego pro rio O rio pro mar. Reza a correnteza, Roa a beira Doura a areia. Marcha o homem sobre o cho, Leva no corao uma ferida acesa. Dono do sim e do no Diante da viso da infinita beleza Finda por ferir com a mo essa delicadeza, A coisa mais querida: A glria da vida.

12

PLANEJAMENTO DO ATO DE ESCREVER: O PARGRAFO


1. A delimitao do assunto
O primeiro passo para se escrever um pargrafo , dentre as vrias possibilidades de abordar um assunto, optar por uma dessas possibilidades. 1)Em cada um dos itens abaixo so apresentados cinco temas sobre o mesmo assunto. Numere-os, ordenando-os do mais amplo ao mais delimitado. a) ( ( ( ( ( b) ( ( ( ( ( c) ( ( ( ( ( ) A televiso. ) Influncia da televiso sobre o comportamento social. ) Influncia da televiso sobre as crianas. ) Efeito da televiso. ) A violncia na televiso e seus efeitos no comportamento das crianas. ) A msica popular brasileira. ) Tendncias atuais da msica popular brasileira. ) Evoluo da msica popular brasileira. ) A msica como veculo de comunicao. ) A msica popular brasileira como expresso da cultura. ) Leitura ) Causas do interesse pela histria em quadrinhos ) Importncia da leitura. ) O livro de que mais gostei ) Livro ou revista?

1) Suponha que voc deva escrever um pargrafo sobre cada um dos trs assuntos abaixo. Delimite-os, apresentando, para cada um, temas que se ordenem do mais amplo ao mais restrito: txicos; b) justia; c) cinema

2. Fixao do objetivo
Delimitado o assunto, torna-se fcil fixar o objetivo que deve orientar o que ser escrito. A fixao do objetivo facilita a seleo de idias e sua ordenao. Determinar para qu se vais escrever determinado assunto, com que finalidade para atingir quais objetivos, uma etapa indispensvel no planejamento do ato de escrever. A delimitao do assunto, por si s, no garante uma direo para quem vai escrever. Quem escreve sobre determinado assunto ainda que bem delimitado, pode desenvolve-lo seguindo diferentes linhas de pensamento. Fixar o objetivo para orientar o que se vai escrever sobre um assunto delimitado selecionar a linha de pensamento que estar presente em todo o texto. O texto a seguir tem como assunto o carnaval. Vejamos inicialmente a delimitao deste assunto e o objetivo fixado pelo autor:

13

Na cidade inteira, a ordem s uma: cantar, pular extravasar a alegria contida o ano todo. Nos bailes, que se realizam em todos os cantos, seja nos clubes mais simples, ou nos mais sofisticados (onde o traje de gala ou de fantasia), o pblico normalmente to volumoso que quase no sobra espao para uma brincadeira mais descontrada. Mas quem disse que o carioca se importa com isso? Pois, o que importa no propriamente o espao, mas a motivao para saltar, para pular, para danar, para cantar. Para mostrar ao mundo que o Rio uma festa, todo alegria. Delimitao do assunto: carnaval como demonstrao de alegria. Objetivo fixado: caracterizar o carnaval carioca como extravaso da alegria. Leia outro pargrafo que aborda esse mesmo tema: carnaval. Pernas cabeludas e movimentos msculos em roupas de mulher. Fantasias as mais extravagantes. Sem preconceitos. Principalmente sem preconceitos, o povo sai s ruas e se liberta. As tenses reprimidas em um ano de trabalho srio se soltam numa alegria contagiante. Tudo natural e instintivo. O sentido ldico, a stira, a brincadeira; tudo est presente em todos os atos que, mais do que forma de expresso, constituem maneira de demonstrar alegria em qualquer ocasio. A delimitao do assunto no segundo texto a mesma feita no primeiro texto: carnaval como demonstrao de alegria. Mas os objetivos, ser que tambm coincidem? Escolha entre as opes abaixo aquela que expressa o objetivo do autor do segundo texto. ( ( ( ( ) Caracterizar as diferentes maneiras de demonstrar alegria no carnaval. ) Descrever o carnaval como forma de expresso popular. ) Mostrar a demonstrao de alegria no carnaval como liberao de tenses. ) Caracterizar o carnaval como fuga do trabalho srio.

EXERCCIOS 1) Abaixo, so apresentados objetivos que poderiam orientar a redao de pargrafos. A cada objetivo, seguem-se quatro perodos que poderiam aparecer num pargrafo escrito sob a orientao do objetivo. Um dos perodos, porm, no coerente com o objetivo. Indique-o. a) objetivo: apresentar argumentos contra a pena de morte. ( ( ( ( ) Ningum tem o direito de tirar a vida de um homem. ) No se deve castigar um crime com outro crime. ) S o temor da morte poder afastar certos homens do crime. ) A ameaa de castigo nunca evitou que erros fossem cometidos.

b) objetivo: apontar a vantagem das histrias em quadrinhos. ( ( ) Os quadrinhos oferecem s crianas e aos semi-analfabetos a possibilidade de leitura. ) Os quadrinhos podem constituir um eficaz meio de aprendizagem.

14 ( ) As histrias em quadrinhos, partindo de situaes concretas, reveladas pelo desenho, ajudam a estruturar o pensamento. ( ) As histrias em quadrinhos tm como tema aventuras fantsticas que distanciam as pessoas da realidade. c) objetivo: mostrar a influncia da televiso sobre as pessoas. ( ) Hoje, em toda parte, a famlia prostra-se diante da televiso e o dilogo, a convivncia desaparecem, pois os telespectadores exigem silncio. ( ) Embora esteja em grupo diante do vdeo, cada pessoa fica s, assistindo isolada e individualmente televiso. ( ) A comunicao escrita o livro, o jornal, a revista est superada pelos meios eletrnicos de comunicao, a televiso frente. ( ) A televiso d ao mundo uma viso distorcida, composta apenas dos fragmentos da realidade escolhidos pela emissora na transmisso ao pblico. 2) No quadro abaixo so apresentados: quatro assuntos; uma delimitao para cada assunto; um objetivo para a redao de pargrafo sobre cada assunto, tal como foi delimitado. ASSUNTO
a) Esportes

DELIMITAO DO ASSUNTO
A prtica de esportes

OBJETIVO
Apontar as vantagens da prtica de esportes. Comparar o rdio com a TV

b) Meio de comunicao de massa c) Juventude

O rdio e a TV

Caractersticas da juventude atual

Apresentar argumentos a favor da juventude atual. Mostrar a responsabilidade da imprensa no mundo de hoje.

d) Imprensa

Papel da imprensa no mundo de hoje.

Escreva, para cada assunto, com a delimitao para ele proposta, pelo menos trs perodos que poderiam aparecer num pargrafo orientado pelo objetivo apresentado. 3) Complete o quadro abaixo, sugerindo para cada assunto proposto uma delimitao e um objetivo que poderia orientar a redao de um pargrafo. ________________________________________________________________________________ ASSUNTO DELIMITAO DO ASSUNTO OBJETIVO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- --------a) Violncia b) Analfabetismo

15
c) Vida moderna

2) Escolha um dos assuntos acima e redija um pargrafo.

3. Formulao da frase-ncleo: introduo


Depois que o assunto foi delimitado, depois que o objetivo que dever orientar o pargrafo foi especificado, pode-se comear a escrever. importante redigir, em primeiro lugar, uma ou mais frases que traduzam o objetivo escolhido. Essa ou essas frases iniciais do pargrafo so o que se pode chamar de frase-ncleo ou tpico frasal. Como j foi observado, o objetivo de quem escreve impe ou oferece uma direo ao assunto. A frase-ncleo mantm o pargrafo nos limites do objetivo fixado. Freqentemente, ela abre o texto, introduz o assunto do texto: uma orao, ou conjunto de oraes, que apresenta um quadro geral daquilo que ser desenvolvido. A frase-ncleo , pois, para quem escreve, um instrumento de controle da fidelidade ao objetivo ou um meio para garantir a coerncia do texto com o objetivo escolhido. Para aquele que vai ler a redao, a frase-ncleo indica como foi delimitado o assunto e que objetivo dirige seu desenvolvimento. A frase-ncleo ainda importante para captar o interesse daquele que l a redao: quando bem construda, ela atrai o leitor, prende-lhe a ateno, desperta nele a vontade de ler todo o texto. Suponhamos que se v escrever um pargrafo sobre o assunto j delimitado: a importncia das histrias em quadrinhos no mundo atual. Muito pouco atraente seria uma frase-ncleo: As histrias em quadrinhos so muito consumidas no mundo atual. Mais interessante seria: a) Apresentar a frase-ncleo sob a forma de interrogao. Sero os quadrinhos um novo pio literrio? ou Quantos milhes de leitores dirios tm as histrias em quadrinhos na atualidade? b) Apresentar a frase-ncleo sob a forma de uma afirmao surpreendente: Quase dois milhes de exemplares das historias em quadrinhos de Maurcio de Souza so consumidos, mensalmente, pela populao brasileira ou Os alunos j no tm interesse em livros, s querem ler histria em quadrinhos, afirmam, desolados, os professores. So apenas alguns exemplos, mas veja algumas formas mais comuns de estruturar a frase-ncleo bem como o desenvolvimento do pargrafo.

- Frase-ncleo
a) Declarao inicial: o mais comum deles. Inicia-se o pargrafo, fazendo-se uma declarao, como por exemplo:

16

O hbito de correr, benfico para o corao, os pulmes e a manuteno da forma fsica, tambm origina srios problemas, principalmente ortopdicos. b) Aluso histrica: trata-se de iniciar o pargrafo, fazendo aluso a um fato ocorrido, real ou fictcio. Em algum dia perdido na noite dos tempos, h cerca de seis mil anos, o homem lanou seu primeiro barco na gua, e, flutuando, movimentou-se pela primeira vez fora de terra firme. c) Interrogao: a idia ncleo ou central do pargrafo colocada por meio de uma pergunta. De que maneira uma nao pode conciliar seu desenvolvimento com uma pesada dvida externa?

- Desenvolvimento do pargrafo
A partir de um mesmo tpico, exemplificaremos os diferentes desenvolvimentos. A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao . a) Desenvolvimento por detalhes A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao. O trfego intenso, o rudo do trfego, as preocupaes geradas pela pressa, o almoo corrido, o horrio de entrar no trabalho, tudo isso abala as pessoas, produzindo o estresse que ataca o corao. b) Desenvolvimento por definio A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao. Vida agitada aquela em que o individuo no tem tempo para cuidar de si prprio, merc dos compromissos assumidos e do tempo exguo para cumpri-los. Entre as doenas do corao a mais comum a que ataca as artrias coronrias, assim chamadas porque envolvem o corao, como uma coroa, para irrig-lo em toda a sua topologia. c) Desenvolvimento por exemplo especfico A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao. Imaginemos um chefe de famlia que deixa sua casa s 6h30 da manh. Logo de inicio tem de enfrentar a fila da conduo. Chega o nibus, superlotado. Sobe ele, aos trancos, e logo enfrenta a roleta. _ Troco?_ no tem... finalmente o ponto de descida. O relgio do ponto. Em cima da hora. Nesse momento, o relgio do corao do nosso amigo j passou do ponto. Est acelerado. Suas coronrias sofrem sob o impacto do estresse e entram em dbito de fluxo sangneo. c) Desenvolvimento por fundamentao da proposio

17 A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao. Somente na ltima dcada, segundo informaes da Secretaria de Sade do Estado de So Paulo, o paulistano se infartou vinte vezes mais do que no decnio anterior. O estresse causado pela vida intensa acelera os batimentos cardacos, por intermdio da injeo exagerada de adrenalina e apressa o surgimento de problemas do corao. d) Desenvolvimento por comparao A vida agitada das grandes cidades aumenta os ndices de doena do corao. Imagine o leitor, por exemplo, um automvel dirigido suavemente, com trocas de marcha em tempo exato, sem freadas bruscas ou curvas violentas. A vida til desse veiculo tende a prolongar-se bastante. Imagine agora o contrrio: um automvel cujo proprietrio se compraz em arrancadas de cantar pneus, curvas no limite da aderncia, marchas esticadas e freadas violentas. A vida til deste ltimo tende a decair miseravelmente. O mesmo podemos fazer com nosso corao. Podemos conduzi-lo com doura, em ritmo de alegria e de festa, ou podemos trat-lo agressivamente, exigindo-o fora de seu ritmo e de seu tempo de recuperao.

EXERCCIOS
1) Leia com ateno os pargrafos seguintes e indique em relao a cada um: - Qual o assunto; - Qual a delimitao do assunto; - Que objetivo orienta a redao; - Qual a frase-ncleo a) A TV, apesar de nos trazer uma imagem concreta, no fornece uma reproduo fiel da realidade. Uma reportagem de TV, com transmisso direta, o resultado de vrios pontos de vista: 1) do realizador, que controla e seleciona as imagens num monitor; 2) do produtor, que poder efetuar cortes arbitrrios; 3) do cameraman, que seleciona os ngulos de filmagem; finalmente, de todos aqueles capazes de intervir no processo da transmisso. Por outro lado, alternando sempre os closes (apenas o rosto de um personagem no vdeo, por exemplo) com cenas reduzidas (a vista geral de uma multido), a televiso no d ao espectador a liberdade de escolher o essencial ou o acidental, ou seja, aquilo que ele deseja ver em grandes ou pequenos planos. Dessa forma, o veculo impe ao receptor a sua maneira especialssima de ver o real. (Muniz Sodr, A comunicao do grotesco) b) A comicidade o riso provocado sem a participao criativa e intencional do homem. O cmico acontece, imprescindvel. Inegavelmente ele est sempre ligado ao homem e ao seu comportamento. Um macaco cmico, engraado, na medida em que seus gestos, suas caretas, seu comportamento fazem lembrar o homem. Qualquer animal ter uma reao engraada na medida em que esta reao faa lembrar uma reao humana. A cara do bulldog engraada quando lembra a cara de um velho ingls. No h nada cmico fora do humano . (Ziraldo. Revista da
Cultura. Vozes, abril de 1970)

18 2) Escreva trs tpicos de pargrafo (declarao inicial, aluso histrica e interrogao) a respeito do seguinte tema: O trabalho da mulher fora de casa. 3) Escolha um dos tpicos acima e escolha um dos tipos de desenvolvimento: por detalhes, exemplo especfico ou comparao. 4) Desenvolva o seguinte tpico de pargrafo por detalhes, exemplo especifico e comparao. Viajar de avio, segundo os entendidos, desfrutar do meio de transporte mais seguro e confortvel que existe. 5) Indique, em cada item, qual das frases-ncleo seria mais adequada e atraente. a) assunto: a comunicao no mundo atual delimitao: a revoluo das comunicaes objetivo: mostrar a importncia dos recursos tecnolgicos modernos para a criao de um novo conceito de comunicao. Frases-Ncleo: ( ) O grande desenvolvimento tecnolgico dos ltimos tempos trouxe, como conseqncia, uma profunda mudana no conceito de comunicao. ) Postados diante de seus aparelhos de TV, os brasileiros participaram da chegada do homem Lua, fato fantstico em si por representar a conquista do satlite, mas igualmente extraordinrio pelo que significou de revolucionrio nas comunicaes. b) assunto: o riso objetivo: mostrar que o riso provocado pela tristeza Frases-Ncleo: ( ) Todo mundo ri das desgraas dos outros. Como diz a velha marchinha de carnaval pimenta nos olhos dos outros refresco. ( ) O riso , quase sempre, provocado pelo ridculo, pela situao incomodoa, pelo grotesco, pela tristeza.

19 PERSUASO/SEDUAO A ALMA DA PUBLICIDADE Diga no s drogas


Luis Fernando Verssimo

Tudo comeou quando eu tinha uns 14 anos e um amigo chegou com aquele papo de "experimenta, depois, quando voc quiser, s parar..." e eu fui na dele. Primeiro ele me ofereceu coisa leve, disse que era de "raiz", "da terra", que no fazia mal, e me deu um inofensivo disco do "Chitozinho e Xoror" e, em seguida, um do "Leandro e Leonardo". Achei legal, coisa bem brasileira; mas a parada foi ficando mais pesada, o consumo cada vez mais freqente, comecei a chamar todo mundo de "Amigo" e acabei comprando pela primeira vez. Lembro que cheguei na loja e pedi: _ Me d um CD do Zez de Camargo e Luciano.Era o princpio de tudo! Logo resolvi experimentar algo diferente e ele me ofereceu um CD de Ax. Ele dizia que era para relaxar; sabe, coisa leve... "Banda Eva", "Cheiro de Amor", "Netinho", etc. Com o tempo, meu amigo foi oferecendo coisas piores: " o Tchan", "Companhia do Pagode", "Asa de guia" e muito mais. Aps o uso contnuo, eu j no queria mais saber de coisas leves, eu queria algo mais pesado, mais desafiador, que me fizesse mexer a bunda como eu nunca havia mexido antes, ento, meu "amigo" me deu o que eu queria, um Cd do "Harmonia do Samba". Minha bunda passou a ser o centro da minha vida, minha razo de existir. Eu pensava por ela, respirava por ela,vivia por ela! Mas, depois de muito tempo de consumo, a droga perde efeito,e voc comea a querer cada vez mais, mais, mais . . . Comecei a freqentar o submundo e correr atrs das paradas. Foi a partir da que comeou a minha decadncia. Fui ao show de encontro dos grupos "Karametade" e "S pra Contrariar", e at comprei a Caras que tinha o "Rodriguinho" na capa.Quando dei por mim, j estava com o cabelo pintado de loiro, minha mo tinha crescido muito em funo do pandeiro, meus polegares j no se mexiam por eu passar o tempo todo fazendo sinais de positivo. No deu outra:entrei para um grupo de Pagode. Enquanto vrios outros viciados cantavam uma "msica"que no dizia nada, eu e mais 12 infelizes danvamos alguns passinhos ensaiados, sorriamos, fazamos sinais combinados. Lembrome de um dia quando entrei nas lojas Americanas e pedi a coletnea "As Melhores do Molejo". Foi terrvel!! Eu j no pensava mais!! Meu senso crtico havia sido dissolvido pelas rimas "miserveis" e letras pouco arrojadas. Meu crebro estava travado, no pensava em mais nada. Mas a fase negra ainda estava por vir.Cheguei ao fundo do poo, no limiar da condio humana, quando comecei a escutar "Popozudas", "Bondes", "Tigres", "Motinhas" e "Tapinhas". Comecei a ter delrios, a dizer coisas sem sentido. Quando saa noite para as festas, pedia tapas na cara e fazia gestos obscenos. Fui cercado por outros drogados, usurios das drogas mais estranhas; uns nobres queriam me mostrar o "caminho das pedras", outros extremistas preferiam o "caminho dos templos". Minha fraqueza era tanta que estive prximo de sucumbir aos radicais e ser dominado pela droga mais poderosa do mercado: a droga limpa.Hoje estou internado em uma clnica. Meus verdadeiros amigos fizeram nica coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento est sendo muito duro:doses cavalares de Rock, MPB, Progressivo e Blues. Mas o meu mdico falou que possvel que tenham que recorrer ao Jazz e at mesmo a Mozart e Bach. Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a no se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes s pensam no dinheiro. Eles no se preocupam com a sua sade, por isso tapam sua viso para as coisas boas e te oferecem drogas. Se voc no reagir, vai acabar drogado: alienado, inculto, manobrvel, consumvel, descartvel e distante; vai perder as referncias e definhar mentalmente. Em vez de encher a cabea com porcaria, pratique esportes e, na dvida, se

20 no puder distinguir o que droga ou no, faa o seguinte: no ligue a TV no domingo tarde; no escute nada que venha de Goinia ou do Interior de So Paulo; no entre em carros com adesivos "Fui ... ". Se te oferecerem um CD, procure saber se o suspeito foi ao programa da Hebe ou se apareceu no Sabado do Gugu; mulheres gritando histericamente outro indcio; no compre nenhum CD que tenha mais de 6 pessoas na capa; no v a shows em que os suspeitos faam gestos ensaiados; no compre nenhum CD em que a capa tenha nuvens ao fundo;no compre qualquer CD que tenha vendido mais de 1 milho de cpias no Brasil; e no escute nada que o autor no consiga uma concordncia verbal mnima. Mas, principalmente, duvide de tudo e de todos. A vida bela! Eu sei que voc consegue! Diga no s drogas! 1) Este texto trabalha processos persuasivos. Identifique nele os seguintes processos: a) O processo de persuaso um processo de cumplicidade, fazendo o leitor se identificar com a personagem. Como isto se d? b) O discurso persuasivo se dota de signos marcados pela justaposio, isto , temos aqui um texto justaposto a outro o que estabelece a intertextualidade. Qual seria este texto de base? c) Valorizao do pormenor ou dos detalhes. Onde voc verifica essa caracterstica da persuaso neste texto? d) O locutor busca envolver o interlocutor para que este aceite seu ponto de vista . No entanto para que essa adeso exista, necessrio que o locutor construa seu raciocnio atravs de dados que podemos entender como evidncias . Que dados verificamos no texto? e) O uso da metfora outro mecanismo utilizado pelo locutor. Como ela ocorre? f) Elaborar um anncio com o tema: Diga no aos mosquitos e pernilongos na sala de aula.

21

Publicidade Natura Ekos, campanha veiculada em 2009 na Amrica Latina1

Minhas mos doceiras... Jamais ociosas. Fecundas. Imensas e ocupadas. A Natura constri sua estratgia de persuaso, explorando elementos sugestivos e sedutores. Construa uma argumentao que comprove esta afirmao.

Disponvel em: latina_25.html >.

<http://danilloferrari.blogspot.com/2009/05/campanha-ekos-america-

22

ASSOCIAO DE IDEIAS E PALAVRAS NA PROPAGANDA A mensagem baseada em relaes paradigmticas de associao por analogia, ou seja, a tcnica de palavra-puxa-palavra, amplamente difundida tanto no texto potico quanto na propaganda. A rede semntica no texto publicitrio 1.Comemore o dia do trabalho trabalhando menos Chegou o sabo em p que vale por um feriado prolongado. Agora, lavar roupa no Brasil no sinnimo de servio pesado. Ariel o sabo em p que remove sozinho at aquelas manchas mais difceis sem esfregar e sem a ajuda que os outros sabes em p precisam. Ariel tem dentro dele o poder de todos os produtos que voc usa, como pr-lavagem, sabo em pedra e alvejante seguro. Enquanto Ariel trabalha na sua mquina, voc tem todo o tempo livre para dedicar a sua famlia, a sua casa e a voc mesma. Pense nisso e mude para o melhor. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semntica: .................................................................................................................................. 2. A melhor relao cambio x benefcio A economia brasileira passou por juma tempestade. Agora que o tempo est melhorando, o cu est mais claro e est tudo voltando ao normal, sabe o que a Volkswagen fez? Continuou mantendo o dlar a R$1,36. esta cotao que estamos usando para voc ter o novo Golf, o carro mais completo e com mais itens de srie da sua categoria. O motor voc escolhe: 100 ou 150 cavalos. Os freios a disco nas 4 rodas com ABS e EBD, duplo airbag full size e direo hidrulica so de srie. E com esse mesmo dlar, a R$1,36, que voc continua comprando o Passat, o melhor Volkswagen de todos os tempos, e a Variant, a verso station vagon. Como voc sabe, eles so os melhores e mais completos carros de suas categorias. E, com o dlar a R$1,36, eles ficam imbatveis no preo. Pode ter certeza de que a melhor relao custo x beneficio que voc pode encontrar no mercado. Novo Golf, Passat e Variant. Se eles so timos em tempo ruim, imagine com tempo bom. Paradigma: ............................................................................................................................................ Rede semntica: .................................................................................................................................... 3. Quando o Pato abrir o bico,d o Refil para ele. Pato de papo vazio adora um refil. E o seu bolso leva uma bicadinha menor. Outra novidade: o Pato Purific Desinfetante ganhou um novo e delicioso perfume. Pato purific. Entra de bico e mata os germes mais difceis do vaso, inclusive o vibrio do clera. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semntica: ................................................................................................................................... 4.Doutor: temos um tipo de operao que vai fazer muito bem ao senhor.

23 Se voc medico ou dentista, saiba que ns temos uma receita para voc montar, ampliar e informatizar seu consultrio. o Dr. Leasing BCN. Uma linha de crdito, com timas taxas, para compra de equipamentos e at automveis. Faa uma simulao do seu leasing pela Internet. Paradigma: ........................................................................................................................................... Rede semntica: ................................................................................................................................... ACENTUAO EXERCCIOS 1) Em " A secretria est a disposio dos candidatos munidos de lpis e papis para auxili-los a preencher o formulrio de inscrio" I- "papis" e " lpis" recebem acento por idntica razo. II-" formulrio" recebe acento porque uma oxtona terminada em ditongo. III- "est" acentuada graficamente porque todas as oxtonas devem ser acentuadas. a) esto corretas as afirmaes II e III b) esto corretas as afirmaes I e II c) apenas a I est correta d) todas as afirmativas esto corretas. e) todas as afirmativas esto incorretas. 2) Assinale a alternativa em que todas as palavras esto acentuadas pela mesma regra. a) heri, gua, papis, fogaru b) prejuzo, rene, ensasta, carnaba c) slido, plen, smen, tnis d) prprio, ttulo, terrvel, jri 3) Copie apenas os vocbulos que devem receber acento grfico. A seguir, d a regra de acentuao. Revolver, urubu, item, parabens, nuvem, albuns, biquinis, dificil, sotos, perdo, sagui, tenis, amavel, patio, paletos, palitos, bone, ecoo, torax, ims, irms, enjoo, fenix, egoista, ciume, heroico, ideia, ideal, juiza, onibus, aldeia, moi, vaidoso, tenue, sauva, escandalo, joquei, construir, construi-lo, saiu, saida, marmore, aneis, virus. 4) Acentue i / u se necessrio, justificando a presena ou a ausncia do sinal grfico. campainha, bau, ruim, raiz, atrair, Itu, Itau, fasca

5) Coloque o acento grfico se necessrio Poucos detem o poder.

24 As pessoas leem os jornais, releem, algumas noticias e no se sentem seguras com relao ao quadro poltico atual. Elas vem. Voc no vem? Ele ve tudo. Voces veem tambem?

6) Marque a alternativa em que nenhuma palavra tem acento grfico a) orgo, revolver, fossil, prejuizo. b) Item, polens, dores, meses c) Garoa, vovos, colibri, balaustre d) Juri, cafezinho, vezes, album e) Cadaver, tatu, hifen, interim 7) Complete com por que, por qu, porqu, porque a) b) c) d) e) f) No reclames ................................. pior. No sei o ............................... disso tudo. No sei ................................. voc fez isso. Voc no saiu ....................................? No entendi o .................................. de tanta reclamao. A estrada ............................... andei no tinha fim. seguem a mesma regra de acentuao:

8) Assinale a opo cujas palavras a) atrs - haver - tambm aps b) insnia - nvel - plen pelcula c) ps - l - j trofu d) centmetros - escrpulos - fsseis e) rgo - txi - fcil - tir-lo

9) As palavras aps e rgos so acentuadas por serem, respectivamente: a) Paroxtona terminada em s e proparoxtona. b) Oxtona terminada em o e paroxtona terminada em ditongo. c) Proparoxtona e paroxtona terminada em s. d) Monosslabo tnico e oxtona terminada em o seguido de s. e) Proparoxtona e proparoxtona. 10 (OURO PRETO) Todas as assertivas esto corretas quanto razo do acento grfico na palavra que precede cada uma, exceto em: a) ningum: oxtono terminado em "em" b) l: oxtono tnico terminado em "a" c) msculo: vocbulo proparoxtono d) ris: ditongo aberto e tnico e) sabi: oxtono terminado em "a". 11 - Assinale os itens em que ocorre erro ortogrfico: a) ele mantm / eles mantm b) ele d / eles dem

25 c) ele contm / eles contm d) ele v / eles vem e) ele contm / eles contem 12 - (UFPR) Assinale as alternativa em que todos os vocbulos so acentuados por serem oxtonos. a) palet, av, paj, jil. b) parabns, vm, hfen, sa, osis. c) vov, capil, Paran, lpis, rgua. d) amm, amvel, fil, porm, alm. e) f-lo, a, im, ip, abric. 13 - (CESGRANRIO) Apresente a nica srie em que pelo menos um vocbulo apresente erro no que diz respeito acentuao grfica. a) pegada / sinonmia b) xodo / aperfeioe c) lbuns / atra-lo d) ritmo / itens e) redim-la / grtis 14 - (CESGRANRIO) Assinale a opo cujos vocbulos esto relacionados segundo a mesma norma de acentuao grfica. a) delrio, persistncia, mistrio. b) paraso, mido, flexvel. c) irresistvel, mgico, afrodisaca. d) s, cip, demnio. e) acar, artrias, p-lo. 15) Veja esta srie: gs, amm, p-lo, av, Pel, caj. Todas as palavras da srie so acentuadas porque a) so paroxtonas tnicas. b) so monosslabos tnicos. c) so oxtonas terminadas em A, E, O, EM, seguidas ou no de S. d) so proparoxtonas Teste seu Conhecimento sobre a Nova Ortografia 1. Com o novo acordo, quantas letras passa a ter o alfabeto da lngua portuguesa? a) 23 b) 26 c) 28 d) 20 e) 21 2. A regra atual para acentuao no portugus do Brasil manda acentuar todos os ditongos abertos u, i, i (como assemblia, cu ou di). Pelo novo acordo, palavras desse tipo passam a ser escritas: a) Assemblia, di, cu b) Assemblia, doi, ceu

26 c) Assemblia, di, ceu d) Assembleia, di, cu e) Assembleia, doi, cu 3. Pela nova regra, apenas uma dessas palavras pode ser assinalada com acento circunflexo. Qual delas? a) Vo b) Crem c) Enjo d) Pde e) Lem 4. Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente: a) bssola, imprio, platia, caj, Panam b) bussola, imperio, plateia, caju, Panama c) bssola, imperio, plateia, caju, Panam d) bssola, imprio, plateia, caju, Panam e) bussola, imperio, plateia, caj, Panam 5. De acordo com as novas regras para o hfen, passaro a ser corretas as grafias: a) Coautor, antissocial e micro-ondas b) Co-autor, anti-social e micro-ondas c) Coautor, antissocial e microondas d) Co-autor, antissocial e micro-ondas e) Coautor, anti-social e microondas 6. Qual das frases abaixo est redigida de acordo com a nova ortografia? a) preciso ter autoestima e autocontrole para coordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado, ainda muito polmico e com ajustes a fazer. b) preciso ter auto-estima e autocontrole para coordenar o projeto de infra-estrutura recmaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer. c) preciso ter auto-estima e autocontrole para co-ordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado, ainda muito polmico e com ajustes a fazer. d) preciso ter auto-estima e auto-controle para coordenar o projeto de infra-estrutura recmaprovado, ainda muito polemico e com ajustes a fazer. e) preciso ter auto-estima e auto-controle para co-ordenar o projeto de infraestrutura recmaprovado, ainda muito polmico e com ajstes a fazer. 7. Em quais das alternativas abaixo h apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da lngua portuguesa? a) Pra-choque, ultrassonografia, relem, Unio Europia, inconseqente, arquirrival, sade b) Para-choque, ultrassonografia, releem, Unio Europeia, inconsequente, arquirrival, saude c) Para-choque, ultrassonografia, releem, Unio Europeia, inconsequente, arquirrival, sade d) Parachoque, ultra-sonografia, releem, Unio Europia, inconsequente, arqui-rival, sade e) Pra-choque, ultra-sonografia, relem, Unio Europia, inconseqente, arqui-rival, sade

27

ORTOGRAFIA
ATIVIDADES TERICO- PRTICAS
1) Substitua o adjetivo pelo substantivo abstrato correspondente. (observe a grafia do s/z) a) b) c) d) e) f) O carro rpido. _ O carro tem ......................................................................................................... Aquele senhor sensato. _ Aquele senhor tem ................................................................................ A paisagem bela. _ A paisagem tem .............................................................................................. O balo era leve. _ O balo tinha ...................................................................................................... A foto era ntida. _ A foto tinha .......................................................................................................... L a gua lmpida. _ L a gua tem ...............................................................................................

Os substantivos ..........................., formados a partir de .........................., so sempre escritos com a letra ....................... 2) a) b) c) Complete com os derivados de: laranja: ............................ ................................. gorja (garganta): .................................. ............................. cereja: ..................................... ...............................

As palavras cuja ltima slaba possui ............... do origem a palavras com a letra .................... 3) a) b) c) Complete as demais formas verbais: ultrajar: ultra...ei, ultra...emos, ultra...e viajar: via...em, via...ei, via...e enferrujar: enferru...em, enferru...ei

Todas as formas verbais dos verbos terminados em......... so escritas com .............. 4) Complete as formas verbais dos verbos querer e pr: a) querer: qui.....er, qui.....esse, qui....eram b) pr: pu.........eram, pu........, pu......essem Todas as formas verbais dos verbos .............................. e .......................... so escritas com a letra ................ 5) Quem nasce na Frana ............................................ Quem nasce no Japo ............................................. Quem nasce e vive no campo .................................. Os adjetivos que indicam origem, procedncia so sempre escritos com a letra .......... 6) Observando o emprego do S ou Z, indique o feminino de: a) ingls:.............................. b) poeta: .............................

28 c) d) e) f) duque: ............................ marqus: ........................ baro: ............................ profeta: ..........................

Quando uma palavra possui uma forma para o masculino e outra correspondente para o feminino, o feminino sempre escrito com a letra ............. 7) Sufixos -IZAR e -ISAR. Forme verbos a partir das palavras abaixo: anlise: .................................. canal: ..................................... suave: .................................... improviso: ............................. pesquisa:................................ individual: .............................. popular: ................................. paralisia: ................................ piso: ...................................... Se a palavra primitiva apresentar a letra S no fim do radical, ento o verbo ser escrito com a letra ............ Caso a palavra primitiva no apresente S no fim do radical, ento o verbo ser escrito com .................. 8) a) b) c) Complete com X ou CH: cai....a trou...a amei....a d) frou... o e) rou....inol f) deslei...ado

Em geral, depois de ditongo usa-se a letra ............. 9) a) b) c) Complete com X ou CH. en .... ame en .....uto en .....ofre d) en....aqueca e) en....ergar f) en....ugar

Depois da slaba ............, usa-se a letra ..............Excees: enchente, enchimento, preencher que tm origem na palavra cheio. 10) Complete: aplau......o lou.....a nu.....ea cau.....a ou......ar repou.....a coi....a pou...a

Depois de .................................. usamos a letra ............... 11) Complete: .....ibia .....erimum ....enipapo

29 pa.... Mo....i

Nas palavras de origem tupi usamos a letra ................. 12) Complete: ara...... Ju.....ara Igua......u Mo.....or cai....ara Turia.....u

As palavras de origem tupi, grafamos com a letra............. 13) arcabou......o coi....e sujei.....o calabou......o refei.....o cau....o bei....o fei....o foi....e

Depois de ditongo, grafamos com as letras ................ e ................... 14) Transforme os verbos em substantivos: submeter: .............................................. converter: ............................................. Grafamos com .......................... substantivos derivados de verbos terminados em ter. demitir: .................................................... discutir: ................................................... Grafamos com ......................... substantivos derivados de verbos terminados em tir compreender: ............................................ conceder: .................................................. Grafamos com ........................ substantivos derivados de verbos terminados em der regredir: .................................................... agredir: ..................................................... Grafamos com .......................... substantivos derivados de verbos terminados em dir comprimir: .................................................. reprimir: ..................................................... Grafamos com .................. substantivos derivados de verbos terminados em mir Escrevem-se com SS os substantivos derivados de verbos terminados em TER, TIR, DER, DIR, MIR, quando, na formao do substantivo, tais terminaes caem. Depois de N ou R, emprega-se apenas um S. 15) Transforme em substantivos os verbos abaixo:

30 autorizar: ........................................ comover.......................................... compor .......................................... conter............................................. contradizer...................................... descrever......................................... devolver.......................................... exaltar............................................. predizer .......................................... resolver............................................

Escrevem-se com ............... os substantivos derivados de verbos que no esto includos na regra anterior. 16) Transforme, por meio da derivao, os substantivos em adjetivos afeto............................................... nsia................................................. nervo.............................................. valor................................................ vulto.............................................. tumulto............................................. Os sufixos .................... e .......................... aparecem em adjetivos derivados de substantivos.

EXERCCIOS
1) Siga o modelo: Ns preparamos o plano. Foi feita a preparao do plano. a) b) c) d) e) f) g) 2) a) b) c) d) e) Ns contivemos o gasto. O policial deteve o rapaz. O presidente concedeu novas verbas. Voc reviu a prova. O redator suprimiu os pargrafos. Ele suspendeu as atividades. A polcia reprimiu a greve. Complete as frases com a palavra entre parnteses: Ns no abriremos uma ........................... (exceo - excesso) Os ................ do carro sero retirados. ( acessrios - assessrios) Foram demitidos todos os ....................... (acessores - assessores) Ele tem ....................... por msica clssica. ( obsesso - abcesso - obseo) As pessoas ................................. perdem a capacidade de raciocinar. ( obcecadas - obsecadas )

3) Forme verbos a partir de anlise, sntese, paralisia, civil, liso. Forme substantivos femininos a partir de limpo, defender, baro, surdo, fregus. 4) a) b) c) d) Como baronesa, escreve-se: ( ) prince...a ( ) nature...a ( ) firme....a ( ) alte....a

5) Mesmo que ..... no conseguiramos ...... na equipe de trabalho o nosso ..... colega.

31 a) b) c) d) e) 6) a) b) c) d) e) quisssemos - encaichar - pretencioso quisssemos - encaixar - pretensioso quisssemos - encachar - pretensioso quizssemos - encaxar - pretencioso quizssemos - encaixar - pretensioso Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente. previlgio - aterrizar - malcriado obsesso - excesso - desinteria beneficente - berinjela - sarjeta cachumba - rixa - misto explendor - assessor - explndido

7) Complete com porque, por que, por qu ou porqu. a) Quero saber ........................... ela no veio. b) Ela no veio ........................... no quis. c) Ela no veio ............................. no quis? d) Essa a rua ............................. passamos. e) Ela no veio ............................? f) No me interessa o ................................ de sua ausncia. G) As dificuldades .................... passamos autorizam-nos uma frias. 8) O x foi empregado incorretamente em : a) enxada, feixe, ameixa b) enxame, enxugar, lixa c) xale, bruxa, mexerica d) xampu, xcara, graxa e) xaranga, xuxu, xarque Ambas as palavras esto grafadas incorretamente em: a) capitalizar, catalizar b) agonisar, batisar c) improvisar, anarquisar d) modernizar, concretizar e) oficializar, repizar

32

CONCORDNCIA NOMINAL ESTUDO DIRIGIDO


CONCORDNCIA DO ADJETIVO COM MAIS DE UM SUBSTANTIVO 1. Ele s usa terno e carro _________________________ ( novo) 1.1 Comprei abacate e melo _________________________ ( maduro) 1.2 Trouxe da feira melo e ma ______________________ ( estragado) Regra: __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2. Comprei _________________ abacate e melo. ( maduro) 2.1 Ele tem _________________ plano e idias. ( bom) 2.2 Ele tem ____________________ idias e planos. ( bom) Regra: __________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ II. CONCORDNCIA DAS PALAVRAS ANEXO, OBRIGADO e S 3. As fotocpias seguiro _____________ carta. ( anexo) 3.1 Segue _________________ a foto que voc me pediu. 3.2 O recibo est_________________ ao envelope. 3.3 Amanh ele enviar ____________________ as procuraes. ANEXO / INCLUSO: _______________________________________________________________ 4. O professor lhe disse: muito _________________ .( obrigado) 4.1 A professora lhe disse: muito ________________ ( obrigado) 4.2 A aluna, at que enfim, me disse: muito _________________ (obrigado) OBRIGADO: _____________________________________________________________________ 5. No deixe seus filhos _____________ de maneira nenhuma. ( s) 5.1 As crianas no podem ficar ______________ ( s) 5.2 No deixe seus filhos ________ porque eles no lhe obedecem. ( s) 5.3 ______ as crianas que no podem ficar ________? ( s/s) S: _____________________________________________________________________________
III. CONCORDNCIA COM AS PALAVRAS MEIO, BASTANTE e MESMO.

6. Tomamos duas ____________ garrafas de vinho. ( meio) 6.1 J quase meio-dia e _____________. ( meio) 6.2 Nunca fui pessoa de ________________ palavras. (meio)

33 6.3 Minha amiga _______________ ingnua. ( meio) 6.4 As crianas estavam __________ sonolentas.( meio) MEIO: ___________________________________________________________________________ 7. Ele ficou aqui _________________ tempo. ( bastante) 7.1 Os torcedores ficaram ______________ felizes com o resultado. (bastante) 7.2 Ele comprou ________________ livros. ( bastante) 7.3 Voc ainda ver ______________ novidades. (bastante) 7.4 Conheci _______________ pessoas no congresso. (bastante) BASTANTE: _____________________________________________________________________ 8. As alunas ___________ montaram a pea de teatro. ( mesmo) 8.1 Eles _______________ fizeram toda a arrumao da casa. (mesmo) 8.2 Elas _______________ no sabiam disso. ( mesmo) 8.3 As alunas montaram ______________ a pea de teatro. (mesmo) 8.4 Eles fizeram toda a arrumao da casa ____________! ( mesmo) MESMO: ________________________________________________________________________
IV. CONCORDNCIA COM AS EXPRESSES BOM, PROIBIDO, NECESSRIO.

9. 9.1 9.2 9.3 9.4 9.5

______________ entrada sem camisa. ( proibido) _____________ a entrada no recinto. ( proibido) _______________ pacincia para suport-lo. ( necessrio) ________________ muita pacincia para atur-lo. ( necessrio) gua mineral _______________ para a sade. (bom) Esta gua mineral ___________ para a sade. (bom)

BOM, PROIBIDO, NECESSRIO: _______________________________________________ ________________________________________________________________________________


ATENO! A PALAVRA MENOS INVARIVEL, LOGO NO TEM FEMININO. POR ISSO, MENAS NO EXISTE! A PALAVRA ALERTA TAMBM INVARIVEL. PORTANTO, FIQUEMOS TODOS ALERTA!

EXERCCIOS 1) Substitua a palavra em destaque pela indicao entre parnteses e refaa a concordncia. Se houver duas possibilidades, indique-as. Ele considerou criativa a nossa nova proposta. ( planos) Ele considerou criativos os nossos novos planos. a) Esse fato torna desnecessria nossa palavra definitiva. ( argumentos)

34 ________________________________________________________________________________ b) A empresa produz peas e ferramentas sofisticadas. ( acessrios) ________________________________________________________________________________ c) A empresa produz peas e ferramentas sofisticadas.( acessrios) ________________________________________________________________________________ d) A empresa produz sofisticadas peas e ferramentas. ( acessrios) ________________________________________________________________________________ 2) Reescreva as frases, substituindo o destaque pela indicao entre parnteses. Refaa, se necessrio, a concordncia nominal. a) Recebemos muitas informaes sobre o produto. ( bastante) ________________________________________________________________________________ b) A situao ficou um pouco complicada. ( meio) ________________________________________________________________________________ c) Ela andou metade da quadra e parou. ( meio) ________________________________________________________________________________ d) Ela prpria resolveu o problema. ( mesmo) ________________________________________________________________________________ e) Ela resolveu seu problema de fato. ( mesmo) ________________________________________________________________________________ 3) Assinale as alternativas que completem corretamente as lacunas nas frases a seguir. Ns .....providenciamos os papis, que enviamos ......... s procuraes, como instrumentos ............. para os fins desejados. a) mesmas, anexas, bastante b) mesmos, anexo, bastante c) mesmas, anexo, bastantes d) mesmos, anexos, bastantes e) mesmo, anexos, bastante Ainda .... furiosa, mas com.....violncia, proferia injrias ....... para escandalizar os mais arrojados. a) meia, menas, bastantes b) meio, menos, bastante c) meio, menos, bastantes d) meia, menos, bastante e) meio, menas, bastantes

35 ..... discusso entre homens e mulheres....ao mesmo ideal, pois j se disse ...... vezes que da discusso, ainda que ...... acalorada, nasce o entendimento. a) bom, voltados, bastantes, meio b) bom, voltadas, bastante, meia c) boa, voltadas, bastantes, meio d) boa, voltados, bastante, meia e) bom, voltadas, bastantes, meia 4) Assinale a sequncia que completa corretamente estes perodos: Ela ..... disse que no iria. Vo ...... os livros. A moa estava ...... aborrecida. ...... muita ateno para atravessar a rua.

a) mesmo, anexos, meia, necessrio b) mesma, anexos, meio, necessria c) mesmo, anexo, meio, necessrio d) mesma, anexos, meio, necessrio e) mesma, anexos, meia, necessrio 5) Complete as frases com as palavras dos parnteses, fazendo a devida concordncia: a) O honesto calabrs da quitanda no quis vender os limes __________ (amarelado) b) No teatro eles ficaram com _____________ (pssimo) lugar e companhia. c) Procuravam demonstrar carinho e afeio ______________ ( materno ) d) Conhecemos o pasto, o curral e a casa de mquinas ______________(cuidado ) pelo empregado-modelo. e) ______________( passado ) os meses, esqueceu-se da mulher que o abandonou. f) Recebemos ____________ ( anexo ) os recibos da administradora do prdio. g) Os braos eram ____________ ( bastante ) pequenos para receber tantas flores. h) As mos estavam ______________ ( meio ) fechadas. i) ______________ ( anexo ) a esta carta, seguem os comprovantes do Imposto de Renda. j) _______________( anexo ) a esta carta, seguem as fotografias das crianas. k) Era ela ______________ ( mesmo ) que cozinhava todos os dias.

36 l) Ao meio-dia e ______________ ( meio ) ns estvamos __________ (quite) com o carn. m) Os bons polticos sentiram-se vitoriosos quando viram _______________ (aprovado) a lei e o regulamento para punio dos sonegadores de impostos. n) ____________________ ( necessrio ) a luta pela democracia. o) Era __________________ ( proibido ) a entrada para menores. p) Essa pimenta no _________________( bom ) para a sade. q) Verdura __________________ ( bom ) para a sade. r) Eram ______________________ ( bastante ) as frutas estragadas. s) Por causa dos caadores, os guardas-florestais ficavam ____________(alerta) u) Eles estavam _________________ (s ) na sala. 6) O caso de concordncia nominal inaceitvel aparece em: a) Nunca houve divergncias entre mim e ti. b) Ela tinha o corpo e o rosto arranhados. c) Recebeu o cravo e a rosa perfumado. d) Tinha vs esperanas e temores. e) necessrio certeza. 7) Assinale as frases em que a concordncia nominal estiver incorreta. A seguir, faa as correes necessrias. a) Ela mesmo confirmou a realizao do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedio da obra. c) Muito obrigada, querido _ falou-me emocionada. d) Comprei um canrio e uma grana cantadores. e) Anexo, remeto-lhes nossas ltimas fotografias. f) S estudei o elementar, o que me deixa meio apreensiva. g) necessria compreenso com o prximo. h) Inclusas seguem as notas fiscais. i) proibido a entrada de pessoas estranhas no recinto. j) Ele exps argumentos bastantes convincentes. k) utilizado para esse trabalho a serra. l) A apostila e o texto antigos sofreram bastante modificaes. m) A velha senhora estava meia tonta de tanto ficar em p naquela fila, ao sol.

37

CONCORDNCIA VERBAL I - ESTUDO DIRIGIDO


A) Preencha cada uma das lacunas e, a seguir, voc obter a regra de concordncia relativa a cada

situao:

1- O pessoal ....................... da aula de ontem. (gostar)

1.1- Um bando de cafajestes ............................. as casas da rua. (depredar) Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................
2- A maioria das pessoas no .................................... isso. (saber) 2.1- Grande nmero de mulheres ................................... ( ficar nervoso)

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


3- Os Estados Unidos ..................... uma grande potncia. (ser) 3.1 - Os Lusadas ..................... de Cames. 3.2 - O Amazonas ............. maior rio brasileiro.

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


4- Nenhum de ns........................... disso. (saber) 4.1- Qualquer de vs .................................. isso facilmente. (aprender) 4.2- Algum deles ............................... at l? (viver)

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


5- Sou eu que ......................... de tudo. (duvidar) 5.1- Sou eu quem ....................... de tudo. (duvidar)

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


6- Vossa Excelncia ..................... absolutamente errado. (estar) 6.1- Vossas Senhorias .............................. cavalos para passeio? (alugar) 6.2- Vossa Senhoria ............................ cavalos para passeio? (alugar)

Regra: .....................................................................................................................................................
7- .......................................... cavalos. (alugar-se) 7.1- ........................................ apartamentos nesse prdio.(vender-se) 7.2- ........................................ de administradores com experincia. (precisar-se) 7.3- ......................................... com sade nas regies montanhosas. (viver-se)

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


8- Sempre fui um dos que ..................................... de amores pela pessoa amada. (morrer) 8.1- Sou um dos que mais ..................................... nisso. (acreditar) 8.2- O presidente um dos que ..................... pelo sucesso do plano. ( torcer)

38 Regra: ...................................................................................................................................................
9- Sou um brasileiro que ........................... neste pas.( acreditar ) 9.1- Sempre fui um estudante que .............................. esse nome. ( honrar )

Regra: .................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................


10- Mais de um estudante .................................. esse nome. ( honrar ) 10.1- Mais de uma pessoa ................................. no cinema. ( entrar ) 10.2- Mais de duas pessoas ............................... no cinema. ( entrar ) 10.3- Perto de mil crianas ......................................................... ( estar desaparecido )

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


11- .............................. dez anos que trabalho em Sorocaba. ( fazer ) 1.1- Amanh ..................... trinta sculos que esta mquina foi inventada. ( fazer) 1.2- .............................. trs horas que vi o meu amor. ( fazer ) 1.3- .............................. fazendo dez anos que estou estudando. ( est ) 1.4- .............................. fazer mil anos que aquela estrela est ali. ( poder )

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


12- ............................... protestos da populao. ( haver ) 12.1- ............................ muitas pessoas no barco que afundou. ( haver ) 12.2- J ...................... havendo eleies. ( estar) 12.3- ............................ haver eleies em pases verdadeiramente democrticos. ( costumar )

Regra: .................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


13- J ............................ onze horas no relgio da igreja. ( dar ) 13.1- Ser que j ..................... duas horas? ( soar ) 13.2- J ................ onze horas o relgio da matriz. ( bater )

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


14- ......................... dois minutos para a meia-noite. ( faltar ) 14.1- ........................ duas crianas para uma casa virar do avesso. ( bastar ) 14.2- ........................ muitos doces e salgados na festa. ( sobrar ) 14.3- ........................, agora, apenas os exerccios. nimo! ( faltar)

Regra: ..................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................. EXERCCIOS 1) Identifique as frases que apresentam concordncia verbal inadequada e corrija-as. a- Vende-se casas. b- Precisa-se de vendedores com experincia.

39 c- Devia haver mais mdicos atendendo a populao. d- Deviam haver mais voluntrios para trabalhar na alfabetizao de adultos. e- Ali, sorri pintadas de rosa as paredes da escola. f- Cercaram o ministro uma dezena de jornalistas. g- No s a rea rural, mas tambm a rea urbana necessita de mudanas. h- Necessitam-se de homens e mulheres corajosos. i- s tu que organiza o jogo? j- Fui eu quem paguei a conta. k- Fomos ns quem pagou a conta. l- Fui eu que pagou a conta. m- Nem dei por mim que naquele dia faziam cinco anos a nossa separao. n- No Nordeste fazem invernos amenos. o- No havia, em outros jardins, flores to belas. p- Alguns dias de frias j me bastam. q- Deu ,neste momento, onze horas . r- Sobrou-me, apenas, alguns trocados para o caf. s- Duas guerras mundiais j houve neste sculo. Havero outras? t- Cada um dos acionistas receberam muito dinheiro. u- Ser que j soou dez horas? v- Mais de um aluno faltaram aula inaugural. w- Reforma-se colches velhos, porm, necessitam-se de aprendizes. x- Uma junta de mdicos atenderam o presidente. y- No fomos ns quem pichou o muro.

CONCORDNCIA VERBAL II - ESTUDO DIRIGIDO


1- Ela e o namorado ............................ do cavalo. ( cair ) 1.1- O namorado e ela ........................... do cavalo.( cair ) 1.2- O pai e as filhas .............................. ( chegar )

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


2. .................................... do cavalo ela e o namorado. ( cair ) 2.1- .................................. o pai e as filhas. ( chegou) 2.2- ..................... ..............as filhas e o pai. 2.3- .................................. o cu e a terra, mas minhas palavras no ..................... ( passar )

Regra:...................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................
3. ......................... do cavalo ela e eu.( cair ) 3.1- ....................... do cavalo eu e ela.

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


4- Festas, piadas, ccegas, nada me ............................... rir. ( fazer )

40
4.1- Socos, murros, tapas, tudo ........................... na festa. ( aconteceu )

Regra: ..................................................................................................................................................... .................................................................................................................................................................


5- No s meus amigos, mas tambm eu ............................................. (apanhar ) 5.1- No s eu, como tambm meus amigos ........................................ ( apanhar ) 5.2- Tanto eu como meus amigos.......................................................... ( apanhar )

Regra: ..................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................. 6. Aquilo ................... estrelas, mas ................... plantas. ( parecer, ser ) 6.1 Tudo ................... boatos, nada ................... fatos verdicos. ( ser, parecer ) 6.2 A cama do mendigo ........................... algumas folhas de papel. ( ser ) 6.3 Cidade ...................... casas em volta de ruas. ( ser ) 6.4 Lus .......................... as nicas esperanas da famlia. ( ser ) 6.5 Agora, todo aquele homenzarro .................... s cinzas. ( ser ) Regra: ..................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................. 7. Hoje ......................... dois de maio. ( ser ) 7.1- Hoje ....................... dia dois de maio. ( ser ) Regra: ..................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................. 8. O professor aqui ................ eu. ( ser ) 8.1 O aluno aqui ................... tu. 8.2 Quem fez isso ...................... ns. 8.3 Quem assinou o documento .................... vocs. Regra: ..................................................................................................................................................... ................................................................................................................................................................. 9. Dois dias ...................... pouco tempo para aprender tudo isso. ( ser ) 9.1 Vinte quilos ............... muito para uma criana carregar. ( ser ) 9.2 Dez meses ................ bastante, no vou agentar de saudades.( ser ) Regra: ..................................................................................................................................................... EXERCCIOS 1) Tendo em vista as regras de concordncia, assinale a opo em que a forma verbal entre parnteses no completa corretamente a lacuna da frase: a) ......... na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais sade do homem. (Existem) b) ......... provocar srias leses hepticas os defensivos agrcolas base de DDT. (Podem) c) .......... aos pases subdesenvolvidos uma legislao mais rigorosa sobre os agrotxicos. (Faltam) d) .......... por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados. (Persistem) e) .......... elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado. (Possuem) 2) Complete com o verbo SER observando a concordncia:

41

a) Isso ___________ dores-de-cotovelo. c) Rita ______________ suas preocupaes. d) A vitria do time ____________ seus sonhos. e) Essas dores __________ o meu sofrimento. f) Durante dias, a fruta ______________ seus alimentos. g) A compra _____________ uns retalhos coloridos. h) Minha vaidade __________ os meus filhos. i) Minhas alegrias __________ essa criana. j) O candidato presidncia do sindicato ________ tu. k) Voc ____________ os meus sonhos. l) Naquela loja, tudo ________________ quinquilharias. m) No amor, nem tudo _____________ alegrias. n) Aquilo ________________ cobras venenosas disfaradas de gente. o) O que machuca bastante ________________ as agresses verbais. p) ___________ oito e quinze da noite. q) ______________ 23 de abril quando partimos do navio. r) Hoje ___________ 10 de outubro. Bonito, a vamos ns! s) Cinco malas para a viagem _________________ pouco... t) Trezentos reais pela passagem ______________ muito. u) Seis litros de lcool __________ menos do que precisamos. v) O restante ______________ roupas de inverno que no cabiam na mala. 4) Mude o que for necessrio: a) O futuro do Brasil seus recursos naturais. b) Isso realmente so ossos do ofcio. c) Manuel os mimos da famlia. d) Cinco metros suficiente para fazer uma camisa. e) Nossa, j so meia-noite? 5) Segundo o que .................... os porteiros, .............. precisamente duas horas quando ................. os sinos. a) diz - eram - soou b) dizem - eram - soaram c) dizem - era - soaram d) diz - era - soou e) diz - era - soaram 6) Assinale a frase em que h erro de concordncia: a) Os Sertes possuem um sopro pico. b) Promove-se festas beneficentes no meu colgio. c) Fala-se de festas em que se assiste a filmes culturais. d) H alguns anos, os Estados Unidos invadiram a Lbia. e) Fui eu quem resolveu a adoo de tal medida. 7) Eu, tu e o artista .................... de modo diferente; mas o artista e tu ................. de modo igual. Portanto, entre ............... e ................... h uma grande diferena.

42 a) cantam - cantais - mim - tu b) cantemos - cantam - eu - ti c) cantamos - cantas - mim - ti d) cantamos - cantais - mim - ti e) cantais - cantam - eu - voc 8) No ................ meios de saber que j .............. vinte anos que no se .............. mais galochas. a) haviam - faz - usam b) havia - faz - usam c) havia - fazem - usa d) haviam - fazem - usam e) haviam - fazem usa Indique a alternativa correta: a) Tratavam-se de questes fundamentais. b) Comprou-se terrenos no subrbio. c) Precisam-se de datilgrafas. d) Reformam-se ternos. e) Obedeceram-se aos severos regulamentos.

CRASE
o nome da fuso da preposio A + o artigo A ARTIGO A

Aparece antes de substantivos femininos. varivel, isto , tem plural e concorda com o substantivo a que se refere. Assume a forma de O (s) quando o substantivo a que se refere substitudo por um substantivo
masculino. Ele visitou a regio. Ele visitou o local. PREPOSIO A

Aparece, em geral, aps verbo, substantivo, adjetivo ou advrbio, quando estes a exigem. invarivel ( sem plural ) e no se altera com a mudana da palavra que vem depois dela.
Ele vai a festas. Ele vai a bailes. PREPOSIO + ARTIGO = CRASE

a) O termo regente ( palavra da esquerda ) pede preposio;

43

b) O termo regido ( palavra da direita ) deve ser uma palavra feminina que aceite o artigo A
Ns fomos A + A fazenda.

CASOS EM QUE SEMPRE OCORRE CRASE 1) NAS LOCUES ADVERBIAIS QUE INDICAM:

TEMPO : O rapaz veio tarde e voltou noite.

s nove e meia ele chegou e s dez iniciou partiu. LUGAR: Ele foi cidade e depois voltou fazenda. MODO : O mecnico consertou o carro s pressas. 2) NAS LOCUES PREPOSITIVAS ( + PALAVRA FEMININA + DE ) : direita de, esquerda de, modo de, procura de... Todos estavam espera de socorro. Ele saiu procura de ajuda. Preciso fazer dobradinha moda do Porto. Observao A locuo MODA DE ( semelhana de, maneira de ) pode ficar subentendida na frase, mesmo assim exige crase. Vestia-se Luiz XV. ( moda de) Escreveu uma redao Rui Barbosa.

3) NAS LOCUES CONJUNTIVAS ( + PALAVRA FEMININA + QUE) : medida que,


proporo que... medida que escurece, a cidade se acalma.

CASOS EM QUE NO OCORRE A CRASE 1) ANTES DE PALAVRA MASCULINA. Gosto de passear a cavalo. De casa para o colgio um bom pedao a p. 2) ANTES DE VERBO Todos comearam a correr. Fiquei horas a chorar. 3) ANTES DE PRONOMES PESSOAIS, INCLUSIVE OS DE TRATAMENTO. Todos se dirigiam a ela. Nada disse a Vossa Senhoria.

44 Observao Os pronomes de tratamento DONA, SENHORA, SENHORITA admitem a crase. Nada disse senhora. 4) ANTES DOS PRONOMES ESTA (S), QUEM E CUJO (S). Ningum obedece a esta lei. 5) QUANDO O A ( SEM S) APARECE ANTES DE UMA PALAVRA NO PLURAL Ele dirigiu-se a pessoas estranhas. 6) EM EXPRESSES COM PALAVRAS REPETIDAS: cara a cara, face a face, gota a gota... E ficamos os dois, face a face, como pessoas estranhas. 7) ANTES DE NOMES DE CIDADES SEM ESPECIFICATIVO Pretendo ir a Paris. Observao Com especificativo, ocorre crase. Pretendo ir fascinante Paris. EXERCCIOS 1. Explique a diferena de sentido entre: Ela, a noite, chegou. Ela, noite, chegou

2. Justifique no caderno a presena ou ausncia de crase nas frases abaixo: a) No final da tarde comeou a chover. b) Todo o pas estava a espera de notcias. c) O avio dirigia-se a Braslia. d) O documento referia-se a pessoas muito conhecidas. e) Ele no obedece a regulamentao. f) Todo homem tem direito a liberdade de pensamento. g) Todo homem tem direito a repouso e laser.

45 h) Devemos aspirar as coisas boas da vida, principalmente aquelas que faro da nossa uma vida boa. i) H crianas bem-tratadas e crianas abandonadas, as quais sempre nos referimos em nossas conversas humanitrias. j) Disse que chegaria a tarde, mas s veio a meia-noite. k) Fez um quadro a Portinari. l) O Brasil manifestou a Argentina plena solidariedade. m) Transmita recomendaes a todos. n) Manuel foi condenado a priso por trs anos. o) Uns a p, outros a cavalo, todos chegaram a reunio a tempo. 3. Complete com A,AS,,S ou H: a) Ele sempre mostrava indiferena ___ qualquer conversa. b) Tens pretenso ____ ocupar este cargo? c) Esta medalha foi conferida ____ aluna mais aplicada e ____ de imaginao mais fecunda. d) Parece ___ mim que essa mudana foi prejudicial ___ ela. e) ___ dois dias, Pedro esteve aqui. f) Trouxeste as mercadorias destinadas ____ esta praa? g) Sirvo a escola ____ 30 anos. h) Muitas vezes ___ sintaxe dos escritores modernos obedece mais ___ riqueza da imaginao do que ____ lgica gramatical. i) Garantiu-me ____ duas horas que terminaria o trabalho daqui ___ cinco dias. j) Foi preciso arranc-la ___ fora. 4. Preencha as lacunas com o pronome que ou quem, precedido da preposio adequada que o verbo exigir: a) Este o compromisso ___________ jamais me esqueo. b) ________________ mais voc se lembra? Do Joo ou da Maria? c) Qual mesmo o posto ________________ aspiras na Secretaria da Educao? d) Aquele um preceito ___________ devemos sempre obedecer. e) Essa a concluso ______________ o presidente chegou. f) O representante ______________ informamos o plano de vendas era um falsrio. g) _____________ pagaremos esta dvida? h) O palcio ______________ voc gostava acaba de ser demolido. 5. Reescreva as frases que seguem, corrigindo-as: a) Que cidade vocs chegaram, quando foram na Bahia, naquela excurso?

b) Lembra-me, agora, que ela no pagava os empregados, preferindo mais questionar interminavelmente com eles do que cumprir com a prpria obrigao.

46

6. Relacione a ausncia de acento grave nas expresses destacadas s alternativas abaixo: a) No ocorre crase antes de substantivo masculino. b) No ocorre crase antes de artigo indefinido. c) No ocorre crase antes de verbo. d) No ocorre crase antes de pronome de tratamento. e) No ocorre crase antes de pronomes. ( ) A marcha vai ser puxada. Mais de seis quilmetros a p. ( ) Consta que todos eles acabaram meio idiotas, notando -se que dois deram cabo da vida, um suicidando-se a tiro e o outro a veneno. ( ) Toda paz da natureza sem gente vem sentar-se a meu lado. ( ) Se vir o ministro, os meus respeitos a S. Ex. ( ) Temos de proceder a uma averiguao, temos de ouvir os adultos presentes. ( ) Passageiros em redor comearam a sorrir. ( ) (...) a ningum lcito ignorar a lei. 7. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das seguintes frases: .......... noite, assistimos ....... pea teatral e ......... seguir fomos ......... estao rodoviria , onde ficamos ......... espera dos nossos amigos que iam chegar de viagem. a) - - a - - a b) A - - a - - a c) - - - a - d) - - a - - e) A - a - - a - 8. Considere o emprego de a, , h nas frases abaixo: I. Ele viveu aqui h muitos anos. II. Os jogadores obedeceram orientao do tcnico. III. Tnhamos tudo nossa disposio. IV. Daqui a dez dias ele voltar terra natal. Esto corretas: a) somente I,II e III. b) somente II, III e IV. c) somente I e III. d) somente II e IV. e) todas as frases. 9. Usar o acento grave se necessrio: a) O pagamento a prazo foi confirmado pela gerncia de vendas. b) O documento requerido foi encaminhado a esta seo.

47 c) Luciano referiu-se a Macei como cidade bastante progressista. d) A duras penas, sem saber como, volta para casa. e) Eles caminharam par a par, como dois jovens servos. f) A sombra caminha para a noite. g) Primo Argemiro no gosta. No se habitua aquilo. h) A paisagem era triste, e as cigarras tristssimas, a tarde...
4) Preencha as lacunas com aquele, quele, aquela, quela, aquilo ou quilo.

Eu adoro este tipo de moblia, mas meu marido prefere .................... Ele sempre se refere ........................ quando quer me repreender. .......................... que ele disse nos entristeceu. A vontade de voltar ............................ cidadezinha fez com que tivesse .................... trabalho todo. e) ............................. mulher conseguiu tudo ............................ que sempre desejou. Ir .......................... praa aos domingos fazia-lhe bem.
a) b) c) d)

PONTUAO EMPREGO DA VRGULA


1) PARA SEPARAR TERMOS DA MESMA FUNO SINTTICA a) As casas as ruas e os bares estavam desertos. b) Ele morou em Santos em Braslia em Porto Alegre. c) Na corrupo esto embutidos a burocracia a doena a fome o crime e a misria. d) O diretor abriu a porta a gaveta a correspondncia. e) Ele quer carinho ajuda compreenso. 2) PARA ISOLAR O APOSTO a) Braslia Capital da Repblica foi fundada em 1960. b) As duas mulheres Susy e Eunice eram primas. c) O cigarro um veneno para a sade deveria ser banido totalmente do nosso meio. d) Todos os brasileiros deveriam conhecer Salvador uma das capitais mais agradveis do Brasil. e) A Ecologia cincia que investiga as relaes dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem adquiriu grande destaque no mundo atual. 3) PARA ISOLAR O VOCATIVO a) Voc Eduardo ficar sentado. b) Abandono-me a vs constelaes. ( Carlos Drummond de Andrade) c) Senhor Presidente pedimos que se comporte de forma condizente com a importncia de seu cargo. d) A vida amada minha um constante retomar.

48 e) No sei o que te dizer meu amor. 4) PARA SEPARAR PALAVRAS E EXPRESSES EXPLICATIVAS OU RETIFICATIVAS a) Ele disse tudo ou melhor tudo o que sabia. b) Eles viajaram ontem alis anteontem. c) Quer dizer que voc ento no foi mais a Paris? d) Gastamos mil reais isto tudo o que tnhamos. e) Queremos justia ou seja que os criminosos sejam punidos. 5) PARA SEPARAR O ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO a) Logo pela manh as crianas saram para o passeio. b) Hoje por volta das 15 horas na sala da diretoria por determinao do presidente haver uma breve reunio. c) Depois de algumas semanas de trabalho rduo voltamos a casa. d) Ela afirmou naquele instante o que no podia afirmar. e) Naqueles momentos difceis quem me ajudou foram apenas uns velhos amigos. 6) PARA INDICAR A ELIPSE DO VERBO a) Eles partiro hoje; ns amanh. b) Nas ruas poucas pessoas. c) Carmem ficou alegre; eu muito triste. d) O Sol d luz e calor; a Lua nada. e) A terra redonda; meu pai quadrado.
7) PARA SEPARAR O NOME DA LOCALIDADE, NAS DATAS

a) So Paulo 15 de outubro de 1999. b) Fortaleza 1 de janeiro de 2000. 8) DEPOIS DE QUALQUER TERMO DA ORAO QUE APAREA FORA DE SEU LUGAR NORMAL a) As laranjas voc chegou a comprar? b) Sereno e tranqilo caminhou o condenado forca. c) Os passarinhos voc recolheu antes da chuva? d) Gato em casa ele no quer mais. e) Ela no gostam de voc. E de mim elas gostam?
9) PARA SEPARAR ORAES COORDENADAS ASSINDTICAS

a) O tempo no pra no porto no apita na c urva no espera ningum. b) Minha namorada no veio no telefonou no deu a mnima ateno para mim. c) No sopra o vento no gemem as vagas no murmuram os rios. d) Vim vi senti o cheiro e no gostei. e) Abriu a porta lentamente sentiu o silncio foi at seu quarto dormiu em paz.

49
10) PARA SEPARAR TODAS AS COORDENADAS SINDTICAS QUE NO SEJAM INICIADAS POR E

a) Eu queria falar mas no conseguia. b) Cumprimos nossa obrigao logo nada temos a perder. c) No chore que ser pior. d) Ou voc estuda ou voc trabalha. e) Ele pensa uma coisa no entanto diz outra.
11) ANTES DA CONJUNO E, QUANDO OS SUJEITOS FOREM DIFERENTES

a) O homem vendeu o carro e a mulher protestou. b) O Palmeiras jogou e o Corinthians descansou. c) Ele partir amanh e ns ficaremos aqui. d) O carro do presidente chega e as pessoas aplaudem. e) Ningum mais vaiou e todo voltou normalidade. 12) PARA SEPARAR ORAO SUBORDINADA ADVERBIAL DA ORAO PRINCIPAL a) Se voc estivesse aqui tudo seria mais fcil. b) Embora estivesse doente no foi trabalhar. c) Quando o diretor chegar avise-nos imediatamente. d) Quanto mais se vive mais se aprende. e) Assim que terminou a festa os convidados retiraram-se. 13) PARA SEPARAR ORAES SUBORDINADAS ADJETIVAS EXPLICATIVAS DA PRINCIPAL. a) O homem que um ser inteligente constri sua prpria vida. b) A cidade que ficava perto do rio foi inundada. c) Est sendo exportada do Brasil para a Venezuela a peroba que madeira muito resistente. d) Os mares que nos fornecem alimentos esto sendo poludos. e) Suzana de quem temos boas referncias chegou. 1) Use a vrgula onde for necessrio. a) Depois falamos de negcios famlia poltica a vida de todo dia. Voltamos ao nosso tempo regressamos a hoje tornamos a voltar. E de sbito corremos para a gua e mergulhamos com o vago sentimento de que essa gua sempre salgada impetuosa e pura no limpa somente a areia do nosso corpo tira tambm um pouco da poeira que na alma vai deixando a passagem das coisas e do longo tempo. (Rubem Braga) b) H mitos timbiras que narram como os ndios aprenderam a fazer determinados rituais com os animais terrestres aquticos e areos; assim nos tempos mticos a situao seria o inverso da atual: os ritos existiam no mbito da natureza mas no na sociedade.

Potrebbero piacerti anche