Sei sulla pagina 1di 20

INTRODUO AO ANTIGO TESTAMENTO PANORAMA

INTRODUO
Antigo Testamento o nome dado, desde os primrdios do Cristianismo, s escrituras sagradas do povo de Israel, formadas por um conjunto de livros muito diferentes uns dos outros em carter e gnero literrio e pertencente a diversas pocas e autores. O Antigo Testamento ocupa, sem dvida, um lugar preeminente no quadro geral da importante literatura surgida no Antigo Oriente Mdio. No decorrer da sua longa histria, egpcios, sumrios, assrios, babilnicos, fencios, hititas, persas e outros povos da regio produziram um importante tesouro de obras literrias porm nenhuma delas se compara ao Antigo Testamento quanto riqueza dos temas e beleza de expresso e, muito menos, quanto ao valor religioso. (arqueolgico)
Dr. Eney Lima - FATBI

OS GNEROS LITERRIOS DO ANTIGO TESTAMENTO

Em termos gerais, todos os escritos do Antigo Testamento podem ser includos em um ou outro dos dois grandes gneros literrios que so a prosa e a poesia em tudo, uma segunda aproximao permite apreciar a grande diversidade de classes e estilos que, muitas vezes misturados entre si, configuram ambos os gneros.
Dr. Eney Lima - FATBI

QUANTO PROSA, O GNERO NO QUAL ESTO ESCRITOS TEXTOS COMO OS SEGUINTES:

a) relatos histricos, presentes sobretudo nos livros de carter narrativo e que, a partir de Abrao (Gn 11.27-25.11), referem-se ou diretamente ao povo de Israel e aos seus personagens mais significativos ou indiretamente aos povos e naes cuja histria est relacionada muito de perto com Israel; b) o relato de Gn 1-3 sobre as origens do mundo e da humanidade, o qual, do ponto de vista literrio, merece referncia parte;
Dr. Eney Lima - FATBI

c) passagens especiais (p. ex., a histria dos patriarcas), narraes picas (p. ex., o xodo do Egito e a conquista de Cana), quadros familiares (p. ex., o livro de Rute), profecias (em parte), vises, crnicas oficiais, dilogos, discursos, instrues, exortaes e genealogias; d) textos legais e normas de conduta e regulamentao da prtica religiosa coletiva e pessoal.
Dr. Eney Lima - FATBI

Quanto poesia, o Antigo Testamento oferece vrios modelos literrios, que podem ser resumidos em:
a) clticos (p. ex., Salmos e Lamentaes); b) profticos (uma parte muito importante dos textos dos profetas de Israel); c) sapienciais, os quais recolhem reflexes e ensinamentos relativos vida diria (Provrbios e Eclesiastes) ou que giram em torno de algum problema de carter teolgico (J).
Dr. Eney Lima - FATBI

AUTORES E TRADIO
De acordo com a sua origem, os livros do Antigo Testamento podem ser classificados em dois grandes grupos. O primeiro formado pelos escritos que deixam transparecer a atividade criadora do autor e parecem ser marcados pelo selo da sua personalidade. Tal o caso de boa parte dos textos profticos, cuja mensagem inicial foi, s vezes, ampliada, chegando, posteriormente, ao seu pleno desenvolvimento em mbitos onde a inspirao do profeta original se deixava sentir com intensidade.
Dr. Eney Lima - FATBI

No segundo grupo so includos os livros nos quais, no tendo permanecido marcas prprias do autor, foram as tradies que se encarregaram de transmitir a mensagem preservada pelo povo, proclamando-a e aplicando-a s circunstncias prprias de cada tempo novo. A esse grupo pertence uma boa parte da narrativa histrica e da literatura cltica e sapiencial.

Dr. Eney Lima - FATBI

A passagem da tradio oral para a escrita chega ao Antigo Testamento num tempo em que o papiro e o pergaminho j estavam em uso como materiais de escrita. Deles se faziam longas tiras que, convenientemente unidas, formavam os chamados "rolos", uma espcie de cilindros de peso e volume s vezes considerveis. Assim, chegaram at ns os textos do Antigo Testamento (cf. Jr 36), ainda que no nos seus manuscritos hebraicos originais, porque com o tempo todos desapareceram, mas graas grande quantidade de cpias feitas ao longo de muitos sculos.
Dr. Eney Lima - FATBI

TRANSMISSO DO TEXTO

Dentre elas, as mais antigas que temos pertencem ao sc. I a.C. Foram descobertas em lugares como Qumran, a oeste do mar Morto, algumas em muito bom estado de conservao e outras, muito deterioradas e reduzidas a fragmentos. Das cpias que contm o texto integral da Bblia Hebraica, a mais antiga o Cdice de Alepo, que data do sc. X d.C. e o reflexo da tradio tiberiense.
Dr. Eney Lima - FATBI

A TRADIO YAHVISTA
(a sua sigla J, do alemo Jahwiste) que denomina Deus Yahv ou Jav. Escreveu-se na poca de esplendor do reinado de David e Salomo no sculo X a.C., e apresenta Yahv-Deus como Senhor e Soberano. Esta tradio est cheia de imagens que explicam a histria de amor de Deus pelo homem que, ainda que destroada por este, restaurada na promessa aos patriarcas de Israel, qual estes respondem com a f.
O seu estilo vivo, pitoresco, nele se utilizam antropomorfismos (imagens humanas de Deus), como em Gn 2, 7, Deus oleiro, Gn 3, 21, Deus em passeio pelo jardim, ou Gn 32, 23-33, em que Deus aparece como um misterioso lutador nocturno. No xodo e no deserto, Yahv realiza prodgios que so obra exclusiva sua.

Dr. Eney Lima - FATBI

A TRADIO ELOHISTA
(representada por um E): chama a Deus Elohim e compsse no sculo IX a.C. no Reino do Norte, onde no havia Templo, e o povo tinha recado na idolatria e na injustia. Devido a esta situao, recorre voz de Elias e Eliseu denunciando as desordens religiosas e sociais, ao mesmo tempo que recorda o amor entranhvel de Deus. Por influncia dos profetas, Abrao e Moiss apresentam certos traos profticos. No recorre aos relatos das origens.
Nos relatos dos Patriarcas, Deus intervm mediante mensageiros, sonhos ou sinais, para preservar a transcendncia de Deus e a liberdade de eleio do homem. O processo pelo qual Deus elege Abrao duro (Gn 15,1-6; 22,1-13). No xodo, h um protagonismo activo de Moiss (Ex 14,26-27a). Revela-se o nome de Yahv (Ex 3,13-159. A Aliana realiza-se na chave do reino de sacerdotes e nao santa (Ex 19,5-6). Aparece o declogo (Ex 20).
Dr. Eney Lima - FATBI

A TRADIO DEUTERONOMISTA
(a sua sigla D), nasce no reino do Norte como resposta necessidade de reajustar a lei situao do povo naquele momento (sc. VIII a.C.) Seria transportada ao Reino de Jud por uns levitas que se refugiaram em Jerusalm, quando caiu o Reino do Norte e terminou de compilar o regresso do desterro (sc. VI a.C.).
Inclui referncias aos Patriarcas (Dt 26,5; 6,23) e ao xodo (Dt 26,6-8; 6,21-22). Moiss aparece como profeta por antonomsia: Dt 18, 15. Na Aliana d-se a totalidade das disposies salvficas (Dt 30,15-16) e um acto de eleio por amor de Yahv: Dt 30,15-16.

Dr. Eney Lima - FATBI

A TRADIO SACERDOTAL
(chamada P do alemo Priester Kodex), nasceu no desterro da Babilnia (Sc. VI a.C.). No meio de uma grande desolao, os sacerdotes relem as tradies do seu povo para manter a f e a esperana dos seus irmos, fazendo especial ateno nos sinais da f (circunciso, sbado, templo). Narra-se a criao no primeiro captulo do Gnesis. Coloca interesse na origem do culto, narra fragmentos da histria de No e inclui genealogias. O xodo, fixa-se nas instituies cultuais (Ex 12; 13,1-2...). A Aliana apresenta-se como a revelao da glria de Yahv (Ex 24,15 ss), encontro e comunicao da sua vontade, que se expressa na Lei. Trata de preservar a santidade de Deus e a santidade do povo pela separao (Lv 20,26).

Dr. Eney Lima - FATBI

OS LIVROS HISTRICOS
A HISTRIA DEUTERONOMISTA Formam-na os seis primeiros livros histricos: Josu, Juzes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. Durante o exlio na Babilnia, no sculo VI a.C., quando a monarquia desapareceu e o povo viveu uma situao crtica, um grupo de homens piedosos escreveram-nos. Estes livros narram a entrada e o estabelecimento em Cana dos hebreus procedentes do Egipto, o estabelecimento da monarquia, a diviso em dois reinos, as suas respectivas histrias e o seu desaparecimento, Israel em 722 e Jud em 586.
Para a sua redao utilizaram-se diversas fontes antigas que se respeitam e que vo unindo mediante diversos procedimentos literrios. Chama-se histria deuteronomista, porque bebe do esprito do livro do Deuteronmio: a Lei entendida como Palavra de Deus, que guia julga a histria (Js 23; cfr. Dt 5,32-33). Isto faz com que se descubra uma continuidade e solidariedade entre as distintas pocas. A Palavra eficaz no duplo sentido salvao-vida / castigo-morte: perante o juzo, prope-se a converso que consistir na fidelidade Aliana (Jz 2,11 ss; 1 Rs 8,33-35).

Dr. Eney Lima - FATBI

A HISTRIA CRONISTA
No sculo IV a.C., em plena dominao persa, numa situao de tranquilidade poltica e governo dos sacerdotes, escrevem-se os livros 1 e 2 Crnicas, Esdras e Neemias. Estes livros do Antigo Testamento fazem referncia aos reinados de David e Salomo, histria do Reino de Jud e ao regresso do desterro e restaurao. Alm do mais, inclui genealogias que remontam a Ado. Para a sua redaco vo-se utilizar materiais deuteronomistas, que so tratados com enorme liberdade. Nestes escritos, procura fazer-se coincidir a funo real e sacerdotal (1 Cr 28, 4 ss e 29), mediante a iniciativa divina manifestada na eleio de David, Jerusalm e o Templo. A fidelidade a Yahv expressa-se como reconhecimento e fidelidade ao santurio de Jerusalm e ao cumprimento das prescries cultuais transmitidas desde a antiguidade: 2 Cr 13,4-12. Para a histria cronista cada gerao alcana o juzo ou a salvao em relao s suas obras, faltando a viso global da histria que aparecia nos escritos da histria deuteronomista. Para isso basta comparar 2 Cr 11,1 ss com 1 Rs 14,21 ss.

Dr. Eney Lima - FATBI

OS LIVROS NARRATIVOS
Denominam-se assim quatro livros do Antigo Testamento que so de difcil classificao: Rute, Tobias, Judite e Ester.
O livro de Rute aparece composto depois do desterro e nele sobressai a lealdade familiar e a prtica da lei do levirato, isto , que em caso de morrer um homem casado e sem filhos, o seu parente mais prximo deve dar-lhe descendncia com a sua viva. Neste caso o filho nascido ser Obed, neto de David. Nos finais do sculo II a.C. aparece o livro de Ester, escrito em duas edies diferentes, hebraica e grega. A obra trata de justificar a festa dos Purim, que celebrava uma provvel libertao maravilhosa de uma comunidade judia da dispora ocidental.
Dr. Eney Lima - FATBI

OS LIVROS SAPIENCIAIS E POTICOS


Quanto aos l ivros sapienciais e poticos vamos descrevlos com brevidade e de seguida. O livro dos Provrbios - Sircide (ou Ben-Sir) contm a sabedoria tradicional: - O livro dos Provrbios recolhe reflexes do tempo de Salomo, com carcter potico e que falam da presena de Deus na vida quotidiana; (EXISTENCIALISTA)- SOREN PAUL SARTRE. - O Eclesistes, por sua vez, composto por volta de II a.C., contm um importante nmero de provrbios, reflexes e meditaes e quatro hinos Sabedoria.
O Cntico dos Cnticos um maravilhoso canto ao amor humano, escrito depois do desterro, por volta dos sculos III ou IV a.C. A tradio judia e crist transcreveu o simbolismo nupcial relao de Aliana entre Deus e o seu povo. O livro de Job a obra de um israelita que viveu na Palestina, que viajou pelo Egipto e que conhecia bem a obra dos profetas. O seu tempo de composio remonta ao sculo V a.C. Junto com o livro do Eclesiastes ou Qohlet, sculo III A.C., abordam com crueza o problema do mal e o vazio da vida humana.
Dr. Eney Lima - FATBI

O livro dos Salmos, livro de poesia e de f, canto das obras e dos dias do homem, mas tambm do mistrio de Deus; texto de orao e de f de Israel e da Igreja. Na sua composio intervm hinos, salmos de splica, salmos de confiana e agradecimento, litrgicos, sapienciais e reais.

Os Salmos atriburam-se ao rei David, de quem certamente procedem muitos deles; alguns salmos tm a sua origem na famlia dos filhos de Cor; de outros no se conhece o seu autor. O nmero total de salmos de 150.
Dr. Eney Lima - FATBI

NO FALTEM A PRXIMA AULA.

ATT: ENEY LIMA

12/08/2013
Dr. Eney Lima - FATBI

Potrebbero piacerti anche