Sei sulla pagina 1di 52

Curso de fotografia aplicada a arquitetura e urbanismo

AULA 2

composio

composio fotogrfica definida pela escolha e arranjo dos elementos, do


A

primeiro plano e dos motivos secundrios. tambm a qualidade esttica que inclui textura, equilbrio de cores e formas entre outras variveis que combinadas formam uma imagem

comunicativa.

A composio tanto na fotografia, como em qualquer mdia visual, tem suas bases em dois princpios:

CORPO:

elemento ou conjunto de elementos de mesmo teor, a ser desenhado, filmado ou fotografado; ESPAO: rea onde esses elementos sero distribudos e organizados

REGRA DOS TEROS

Consiste na diviso (imaginria) da imagem observada em trs partes, tanto horizontais como verticais. Os quatro pontos de interseco so os pontos de maior impacto visual.

ENQUADRAMENTOS EM ENQUADRAMENTOS
Serve para emoldurar o tema da fotografia e sugere um contexto mais amplo em relao ao motivo. Alm disso, tambm uma maneira de ajudar a criar uma sensao de profundidade na imagem.

COMPOSIO SIMTRICA
A composio simtrica significa solidez, estabilidade e fora, tambm eficaz na organizao de imagens com detalhes elaborados. Uma das estratgias oferecida por uma apresentao simtrica a simplicidade dos elementos de um tema.

COMPOSIO HORIZONTAL
A composio horizontal numa imagem, um enquadramento largo e estreito que se adequa a certos motivos e conduz o olhar atravs das linhas. Normalmente utilizada para transmitir estabilidade e/ou descanso.

COMPOSIO VERTICAL
Ao contrrio de uma composio na horizontal, a composio na vertical uma composio alta e estreita que reala um panorama vertical.

COMPOSIO DIAGONAL
As linhas na diagonal conduzem o olhar de uma parte da imagem para outra e transmitem uma maior energia, dinamismo e movimento, e criam um caminho que conduz o nosso olhar de um canto ao outro da imagem.

SOMBRAS
As sombras podem esconder detalhes importantes ou valorizar a forma dos objetos. Existem alturas em que as prprias sombras se podem tornar num motivo, com efeito, estas so uma parte importante de muitas fotografias.

REFLEXOS
A maneira como as superfcies absorvem e refletem a luz o que nos permite v-las. A luz refletida tambm uma parte integrante de qualquer cena em exteriores, iluminando reas que de outra forma estariam na sombra.

PERSPECTIVA
A perspectiva auxilia a indicao da profundidade e da forma, uma vez que cria a iluso de espao tridimensional. Ela se determina a partir de um ponto de convergncia que centraliza a linha, ou as linhas principais da fotografia. introduzida: a perspectiva.

Nenhuma regra absoluta e existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto.

Fernanda Tomiello fernandatomiello@gmail.com


Marta Rickes Agrello miudarickes@hotmail.com Ivan Ribeiro Kuhlhoff ivankuhlhoff@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche