Sei sulla pagina 1di 2

COMO O LCOOL AFETA O SEU CORPO

Mais do que prejudicar os reflexos e atingir o fgado, o excesso de bebida alcolica causa prejuzos em todo o corpo humano

Cabelo
O consumo frequente pode desidratar o couro cabeludo, torn-lo quebradio e, em alguns casos, levar queda dos fios.

Crebro
Um dos primeiros efeitos do lcool uma leve sensao de relaxamento e bem-estar. Mas, dependendo da concentrao encontrada no sangue, essa sensao pode se transformar em irritao e agressividade. Em poucos minutos, o lcool tambm provoca perda dos reflexos, prejuzo de julgamento e alterao da memria, entre outros .

Olhos
A neurite tica causada pelo consumo abusivo de lcool esgota as reservas de zinco e de vitamina B1 do organismo e, em alguns casos, pode levar o indivduo cegueira.

Boca
A mdio e longo prazo, a bebida pode aumentar o risco de leses na boca e de inflamao nas gengivas. Cerca de 80% dos cnceres de boca, faringe e laringe esto relacionados ao lcool. Segundo pesquisadores australianos, at mesmo enxaguatrios bucais com lcool podem aumentar a taxa de cncer oral.

Corao
O corao no est imune aos efeitos do lcool. O consumo exagerado pode causar desde hipertenso arterial at arritmia cardaca. Em alguns casos, o indivduo pode sentir palpitao, falta de ar e dor no trax. Em outros, mais severos, o lcool pode lesionar suas fibras musculares e provocar uma doena chamada miocardiopatia alcolica.

Estmago
O efeito do lcool no organismo est diretamente relacionado quantidade de comida existente no estmago. Se o indivduo bebe de estmago vazio, a absoro muito maior. E o estrago tambm. O lcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formao de lcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimao e dor de cabea.

Esfago
Depois que entra pela boca, o lcool dirige-se para o esfago. L, pode danificar as clulas e causar uma inflamao conhecida como esofagite. Tambm pode provocar dor, azia e queimao. A mdio e longo prazo, at hemorragia. Cerca de 75% dos casos de cncer no esfago so atribudos ao consumo de bebida alcolica.

Intestino
Cerca de 80% do lcool absorvido pelo intestino delgado os 20% restantes, pelo estmago. No intestino delgado, o consumo excessivo pode causar lcera e cncer. Depois de absorvido

pelo intestino, o lcool entra na corrente sangunea. Em questo de segundos, o sangue irriga essa substncia para todo o organismo.

Fgado
De todos os rgos, ele o mais atingido por ser o nico que metaboliza lcool no organismo. Em mdia, o fgado leva uma hora para metabolizar uma lata de cerveja. Se o indivduo toma dez latas, vai ficar com essa substncia no sangue por, pelo menos, dez horas. A mdio e longo prazo, pode desencadear doenas graves, como hepatite e cirrose .

Pncreas
O pncreas o rgo do corpo responsvel pela produo de insulina e de enzimas digestivas. Em excesso, o consumo de bebida alcolica pode causar sua inflamao e levar o indivduo a sofrer de pancreatite. A inflamao do pncreas pode resultar, tambm, na destruio das clulas que produzem insulina e provocar o surgimento de diabetes.

Sangue
Depois de absorvido pelo sangue, o lcool eliminado do organismo de trs formas: o rim elimina 5% dele pela urina; os pulmes, outros 5% pelo ar; e o fgado, por fim, metaboliza os 90% restantes. Sua circulao na corrente sangunea tambm altera a produo dos glbulos vermelhos e torna o indivduo mais vulnervel anemia.

Pele
A desidratao provocada pelo consumo abusivo aumenta o risco de psorase, uma doena de pele, benigna e crnica.

Msculos
O lcool prejudica a absoro de vitaminas do complexo B . Isso pode acarretar uma atrofia muscular nos membros inferiores chamada polineurite alcolica. Em tempo: as mulheres sentem mais os efeitos do lcool. A reao de uma lata de cerveja no corpo delas equivale a de duas.

Aparelho reprodutivo
No homem, o uso crnico de lcool pode causar impotncia e afetar o desempenho sexual. Nas mulheres, o consumo durante a gravidez pode levar sndrome fetal alcolica uma alterao gentica que provoca deformao fsica e retardo mental. H risco de inibir a produo de hormnios e provocar infertilidade.

Potrebbero piacerti anche