Sei sulla pagina 1di 13

ESTUDO DIRIGIDO BQII METABOLISMO DE GLICOGNESE E LIPDEO

GLICOGNIO 1. Como age a glicognio fosforilase?


RESPOSTA: A glicognio fosforilase catalisa a primeira etapa da degradao do glicognio. Catalisa uma fosforlise (clivagem pela entrada de um fosfato) do glicognio, uma reao na qual um Pi usado na clivagem de uma ligao alfa-1,4-glicosdica para render glicose-1-fosfato. Essa clivagem sempre ocorre na extremidade noredutora da molcula de glicognio.

2. Qual o papel da enzima desramificadora do glicognio? Como ela age?


RESPOSTA 1: Quebrar os ltimos 4 resduos de glicose, transferindo 3 resduos para a cadeia principal (funciona como transferase) e depois quebra o ltimo resduo de glicose (funciona como uma alfa-1,6-glicosidase) da ramificao, liberando-o para o meio. Ocorre ento a continuao da quebra de toda a cadeia principal por fosforlise. RESPOSTA 2: A fosforilase no remove resduos de glicose a partir das ligaes alfa-1,6 do glicognio. A atividade da fosforilase cessa a quatro resduos de glicose do ponto de ramificao. Para a remoo de glicose destes pontos necessria a ao de uma enzima desramificadora (tambm conhecida por glucan transferase), que contm duas atividades: glicotransferase e glicosidase. A atividade de transferase remove um bloco de 3 grupamentos glicosil de uma ramificao para outra. A glicose em uma ligao alfa-1,6 da ramificao removida pela ao da glicosidase. RESPOSTA 3: A enzima desramificadora uma enzima bifuncional, que catalisa duas reaes necessrias para desramificar o glicognio. A primeira ao uma atividade 4-alfaD-glicanotransferase na qual uma fita com 3 resduos glicosil removida do quarto resduo a partir da ramificao da molcula de glicognio. A fita permanece covalentemente ligada enzima at que ela seja transferida para o grupo 4-hidroxil de um resduo glicosil do terminal da mesma molcula de glicognio ou de uma molcula adjacente. O resultado a formao de uma cadeia maior de amilose com somente um resduo glicosil permanecendo em uma ligao alfa-1,4. Essa ligao clivada pela segunda ao da enzima desramificadora, que uma atividade amilo-alfa-1,6 glicosidase. A ao cooperativa entre a glicognio fosforilase e a enzima desramificadora resulta em completa fosforlise e hidrlise do glicognio. As doenas de ESTOQUE DE GLICOGNIO ocorrem quando uma dessas enzimas deficiente.

3. Quais so os passos necessrios para que a glicose do glicognio muscular chegue via glicoltica como substrato?
RESPOSTA: Degradao do glicognio: Glicognio fosforilase : Glicognion + Pi Glicognion-1 + glicose-1P Fosfoglicomutase: Glicose-1P Glicose-6P Enzima desramificadora: Atividade de transferase: Dextrina limite amilose 3 resduos maior + resduo glicosil 1,6 Atividade de glicosidase: Resduo glicosil 1,6 glicose + cadeia amilose sem ramificao

4. Qual o objetivo da glicogenlise muscular e da glicogenlise heptica?


RESPOSTA: Os estoques de glicognio heptico e muscular apresentam papis diferentes. No msculo, o glicognio serve como combustvel para a sntese de ATP para as necessidades do prprio msculo, enquanto o glicognio do fgado funciona como uma reserva de glicose para a manuteno dos nveis sanguneos da mesma.

5. Um indivduo que carece da glicose-6-fosfatase heptica apresenta que tipo de complicao metablica?
RESPOSTA: Sem a glicose-6-fosfatase no ocorreria a hidrlise da glicose-6-fosfato em glicose e Pi no fgado. Desse modo a glicose no seria liberada e no cairia na corrente sangunea e conseqentemente os tecidos extra-hepticos no teriam combustvel para suas funes, provocando tambm uma situao de hipoglicemia no indivduo.

6. Em que momento acontece a glicognese?


RESPOSTA: Aps as refeies, quando o nvel de glicose no sangue aumenta.

7. Qual o substrato fornecedor de glicose para sntese de glicognio?


RESPOSTA: O substrato doador de unidades glicdicas para a sntese de glicognio a UDP-glicose (acar nucleotdeo redutor ou ativado), sintetizada a partir de Glicose-1-P, geralmente proveniente da Glicose-6-P da gliclise (por ao da fosfoglicomutase).

8. Qual a importncia da UDP ligado glicose para sntese do glicognio?


RESPOSTA: A UDP ativa a glicose-1-fosfato atravs de uma ligao fosfodister no carbono 1. Essa ativao permite a ao da glicognio sintase.

9. Como formada a UDP-glicose?


RESPOSTA: A glicose 1-P reage com a uridinatrifosfato (UTP) para formar o nucleotdeo ativo, a uridina-difosfato-glicose (UDPGlicose, ou UDPGlc). Essa reao catalisada pela enzima UDP-Glc-pirofosforilase. UTP + Glicose-1P UDP Glicose + PPi

10.
RESPOSTA:

Como funciona a glicognio sintase?

A enzima glicognio sintase catalisa a formao de uma ligao glicosdica entre o carbono 1 da glicose ativada (UDPGlc) e o carbono 4 da glicose terminal do glicognio que est sendo formado, liberando uma uridina difosfato (UDP).

11.

Como so criadas as ramificaes na cadeia do glicognio?

RESPOSTA 1: A enzima ramificadora de glicognio precisa de um bloco de 11 molculas de glicose para catalisar a quebra de uma ligao alfa-1,4 e transfere para uma ligao alfa-1,6 de uma extremidade interna. RESPOSTA 2: A adio de um resduo de glicose em uma cadeia de glicognio preexistente, ou primer, ocorre na extremidade no redutora da molcula, de modo que as ramificaes da rvore de glicognio tornam-se alongadas pela formao de ligaes de glicose--1,4 sucessivas. Quando a cadeia for alongada em 11 resduos de glicose, uma outra enzima, a enzima de ramificao, isto , a (amido [1,41,6] transglicosidase) transfere parte da cadeia 1,4 (mnimo de 7 resduos de glicose) para uma cadeia adjacente, para formar uma ligao 1,6, estabelecendo assim um ponto de ramificao na molcula. As ramificaes crescem por novas adies de unidades de glicose 1,4 e formam-se novas ramificaes. Como aumenta o nmero de resduos terminais no redutores, tambm aumenta o nmero total de stios reativos da molcula, acelerando tanto a glicognese como a glicogenlise.

12. Qual o papel da glicogenina na sntese do glicognio partir do UDP-glicose livre?

RESPOSTA 1: Cria um suporte para a formao da extremidade no redutora junto tirosina a partir da qual sero acrescentadas mais 7 resduos glicosdicos at que a contagem chegue a oitava glicose, para que ento, da nona glicose em diante, a glicognio sintase possa adicionar as glicoses. RESPOSTA 2: A sntese de glicognio catalisada pela glicognio sintase usa UDP-glicose como substrato, mas requer um iniciador. Este um segmento de resduos de glicose catalizado pela glicogenina e ligado a ela. A ausncia desta protena impediria a sntese da molcula de glicognio, eliminando as reservas de glicose. Uma protena conhecida como glicogenina tem a funo de atuar como um primer na sntese da primeira molcula de glicognio. A glicogenina tem uma propriedade incomum: a de catalisar a sua prpria glicosilao, fixando o carbono-1 da UDP glicose a um resduo de tirosina na enzima. A glicose fixada pode servir como um primer requerido pela glicose sintase.

13.
RESPOSTA:

Como ocorre a ativao da glicognio fosforilase?

A glicognio fosforilase existe em uma forma a, ativa. E em uma forma b, inativa. Essas formas so interconvertidas pela ao das enzimas glicognio fosforilase quinase e fosfo protena fosfatase. A primeira enzima catalisa a adio de um fosfato na enzima glicognio fosforilase. Logo a glicognio fosforilase quinase ativa a glicognio fosforilase, deixando-a em um estgio cataltico mais ativo.

14. De qu maneira a glicognio fosforilase heptica pode funcionar como um sensor de glicose?
RESPOSTA: A glicognio fosforilase quando fosforilada pela PKA ( esta ativa por AMPc) degrada glicognio para gerar glicose quando os nveis desta, na corrente sangunea, esto baixos. Assim, usamos glicognio durante o jejum (como, por exemplo, no intervalo entre refeies) ou ainda quando necessitamos de energia. Um indicativo para a clula de que a demanda energtica est baixa pode ser visualizado por aumentos nos nveis de AMP (com a ao da glucagon) ou por decrscimo na concentrao de ATP. Em funo destas observaes, fcil compreender que a glicognio fosforilase esteja sujeita ativao alostrica por AMPcclico e inibio por glicose e ATP.

15.

Qual o papel da GSK3 na regulao da glicognio sintase?

RESPOSTA 1: A GSK3 quando ativada pela cascata de reaes promovidas por glucagon, fosforila a glicognio sintase que ento fica inativa. J a insulina provoca a inativao da GSK3, favorecendo a sntese de glicognio. RESPOSTA 2: A GSK3 responsvel por fosforilar a glicognio sintase. Essa fosforilao faz com que a glicognio sintase passe de sua forma a (ativa) para a forma b (inativa).

O glucagon promove um aumento dos nveis intracelulares de AMPc. O AMPc se liga a uma protena cinase dependente de AMPc (PKA), ativando-a. Uma vez ativa, a PKA fosforila a GSK3 e esta fosforila a glicognio sintase, inativando-a, parando a biossntese de glicognio.

16.

Comente sobre a regulao recproca do metabolismo do glicognio.

A glicognese e a glicogenlise so reciprocamente reguladas a fim de evitar que as duas vias estejam ativas ao mesmo tempo,criando um ciclo ftil de degradao e sntese. Assim, os processos que levam a ativao de uma das vias, leva tambm a inibio da outra. Por exemplo, quando h sinalizao por glucagon, a protena G ativa a adenilato ciclase que produz AMPc a partir de ATP. O AMPc vai ativar a protena quinase A que por sua vez vai promover a fosforilao da glicognio sintase tornando-a inativa e simultaneamente vai ativar a enzima fosforilase quinase responsvel por fosforilar a glicognio fosforilase tornando-a ativa. A insulina, por outro lado, inicia uma cascata de reao separada, ativando a enzima fosfoprotena fosfatase que retira o fosfato da glicognio sintase permitindo que esta enzima fique ativa e simultaneamente retira o fosfato das enzimas que ativam a quebra do glicognio, inativando esta via. Desta maneira, as duas vias podem ocorrer dentro do mesmo compartimento celular.

LIPDEO
17. Como ocorre a digesto, absoro e transporte e a mobilizao dos lipdeos provenientes da dieta?
RESPOSTA:

18. Como ocorre a ativao dos cidos graxos e o seu transporte para a matriz mitocondrial, onde sofrer a beta-oxidao?
RESPOSTA: No caso da espcie humana, o AG majoritrio estocado como reserva o palmitato. O palmitato um AG que possui 16 tomos de carbono e nenhuma dupla ligao. A entrada do palmitato para dentro das mitocndrias ocorre de maneira curiosa. Ainda fora da mitocndria, o palmitato sofre ativao recebendo uma molcula de coenzima A. Quem pendura esta molcula de coenzima A (CoA) no palmitato uma protena chamada acilCoA sintase. Entretanto, esta reao ocorre com o consumo simultneo de uma molcula de ATP. O palmitato com a coenzima A pendurada passa a se chamar palmitoil-CoA. Veja como a reao:

Observe que o ATP quebrado em AMP e PPi (pirofosfato), o que indica que duas ligaes de alta energia so consumidas para pendurar a CoA no palmitato. (O ATP tem trs ligaes de alta energia. Se uma for utilizada, forma-se ADP + Pi. Se duas forem utilizadas, forma-se AMP + PPi). Embora o palmitato j esteja ativado, ou seja, na forma de palmitoil-CoA, ele ainda necessita passar por outras reaes antes de entrar, de fato, na matriz mitocondrial. Existe uma outra enzima que fica prxima membrana interna da mitocndria que se chama carnitina-acil transferase I (CAT I). Essa enzima reconhece o palmitoilCoA e troca a CoA, que est pendurada no palmitoil, por carnitina. Forma-se, ento, palmitato-carnitina e a CoA liberada no citoplasma da clula, podendo ser usada outra vez pela acil-CoA sintase.

Agora, temos o palmitato ligado carnitina. Este complexo (palmitato-carnitina) reconhecido por um translocador, que est presente na membrana interna da mitocndria. Esse translocador, como o prprio nome diz, transloca o palmitato-carnitina para dentro da mitocndria, colocando, ao mesmo tempo, carnitina livre para fora da mitocndria. Dentro da mitocndria, o palmitatocarnitina que chega precisa ser reconvertido em palmitoil-CoA de novo e, para isso, precisa perder a carnitina e ganhar novamente uma coenzima A (CoA). Dentro da mitocndria existe uma enzima chamada carnitina acil transferase II (CAT II) que faz essa reao.

19. Quais so os passos envolvidos na beta-oxidao de cidos graxos saturados? Qual a importncia das 3 primeiras reaes que precedem a reao de tilise?
RESPOSTA: Poderamos resumir as quatro reaes da -oxidao da seguinte maneira:

1o oxidao mediada pelo FAD 2o hidratao 3o oxidao mediada pelo NAD+ 4o tilise As 3 primeiras reaes enfraquecem a ligao covalente entre o carbono alfa e o carbono beta do cido graxo, possibilitando que a degradao seja termodinamicamente possvel.

20. Quais so os passos envolvidos na oxidao de cidos graxos monoinsaturados e na oxidao de cidos graxos polinsaturados?
RESPOSTA: A oxidao de cidos graxos insaturados ocorre igual aos saturados, porm necessrio uma isomerase que transforma a cis-delta3 em trans-delta2, com 1 insaturao. Com cidos graxos poliinsaturados, depois eliminado 1 dupla ligao por uma redutase, porm fica delta3, sem uma outra isomerase transformando em delta2.

21. O que diferencia a oxidao de cidos graxos com nmero mpar de tomos de carbono da oxidao de cidos graxos com nmero mpar de tomos de carbono?
RESPOSTA: Todos os cidos graxos so oxidados nas clulas pela -oxidao. Entretanto, o que vai diferir neste caso o produto da ltima volta da -oxidao. Na ltima volta um composto com 5 tomos de carbono quebrado em acetil-CoA (2 carbonos) e propionil-CoA (3 tomos de carbono). O propionil-CoA, no entanto, no pode mais passar por uma nova rodada de -oxidao. O propionil-CoA convertido a succinil-CoA (4 carbonos).

22.
RESPOSTA:

Como ocorre a regulao da beta-oxidao de cidos graxos?

Controlar a quantidade de cidos graxos que entra na mitocndria, pela enzima carnitina acil-transferase 1.

23.
RESPOSTA:

Quando ocorre a formao de corpos cetnicos?

Ocorre quando o indivduo se encontra em um estado de hipoglicemia. Como h a necessidade de glicose para atender a demanda energtica de rgos nobres, ocorre a degradao de glicognio e oxaloacetato convertido em glicose. Com isso, os nveis de oxaloacetato caem e sem oxaloacetato, no ocorre a condensao deste com o acetil-CoA em Citrato no Ciclo de Krebs, havendo um acmulo de acetil-CoA no fgado. Isso faz com que os nveis de coenzima A livre (fundamental para ativar cidos graxos e para a beta-oxidao) caia tambm e que o Ciclo de Krebs pare, prejudicando a produo de ATP. A cetognese favorece a regenerao de CoA para a beta-oxidao que mantm a produo de ATP, ocorrendo como produto corpos cetnicos. O acmulo de corpos cetnicos no fgado faz com que estes sejam liberados no sangue.

24. Onde ocorre e qual a importncia fisiolgica da formao de corpos cetnicos? Qual seria uma das mais complicaes fisiolgicas?
RESPOSTA: Os corpos cetnicos (acetoacetato, -hidroxibutirato e acetona) so compostos solveis produzidos a partir do acetil CoA proveniente da -oxidao. Estes compostos so sintetizados pelo fgado e vo ser captados por diversos tecidos em situao de baixa energia. A importncia fisiolgica dos corpos cetnicos est no fato de que estes compostos podem ser degradados gerando acetil CoA que por sua vez pode entrar no Ciclo de Krebs gerando ATP. Um outro aspecto fundamental dos corpos cetnicos que eles tambm podem servir como combustvel metablico para tecidos que no so capazes de fazer -oxidao como o tecido nervoso. O aumento da sua concentrao faz com que o fgado despeje corpos cetnicos no sangue, acidificando-o e causando um estado de acidose que pode matar o indivduo.

25.
RESPOSTA:

Por que o fgado no pode consumir corpos cetnicos?

Porque ele no apresenta a enzima que metaboliza os corpos cetnicos, a cetoacil-CoA transferase, alm de carecer da molcula de oxaloacetato (que se condensa com acetil-CoA para formar citrato no Ciclo de Krebs, logo, pouco oxaloacetato, muito acmulo de corpos cetnicos).

26.
RESPOSTA:

O que diferencia a beta-oxidao da biossntese de cidos graxos?

27.
RESPOSTA:

Qual o papel da acetil-coA carboxilase?

Seu papel catalisar a sntese de malonil-CoA atravs da carboxilao do acetil-CoA em uma reao dependente de ATP. O malonil-CoA o substrato utilizado pelo complexo cido graxo sintase para iniciar cada

ciclo da sntese de lipdio. Esta molcula fundamental, pois sua condensao a um outro acil seguida de uma descarboxilao e este processo permite que a sntese de cidos graxos se torne exergnica e, portanto ocorra espontneamente.

28.

Quais so os passos envolvidos na biossntese de cidos graxos?

RESPOSTA 1: Biossntese do Glicognio: Hexoquinase (ou glicoquinase): glicose + ATP glicose-6P + ADP Fosfoglicomutase: glicose-6P glicose-1P UDP-glicose-pirofosforilase: glicose-1P + UTP UDP-glicose + PPi Glicognio sintase: glicognion + UDP-glicose glicognion+1 + UDP Enzima Ramificadora: Atividade glicosidase: Atividade transferase: RESPOSTA 2: A enzima que aproveita a glicose destes nucleotdeos, liberando o UDP, a glicognio sintase. Esta no entanto, necessita de um "primer", um resduo por onde comear, que deve ser formado por pelo menos quatro molculas de glicose. A protena glicogenina a responsvel pela formao desta pequena cadeia. A ela se liga o primeiro resduo de glicose, aps o que a protena agir como catalizadora. Formado o primer, a glicognio sintase se liga cadeia e glicogenina (que permance unida quele primeiro resduo de glicose), estendendo a cadeia. Conforme a cadeia cresce, a enzima e a glicogenina vo se separando, expondo trechos da cadeia onde podero ser inseridos pontos de ramificao. A glicognio sintase, no entanto, apenas estende a cadeia, sem ramific-la, pois sua ao se restringe formao de ligaes alfa 1-4. A enzima ramificadora, capaz de formar as ligaes alfa 1-6 necessrias, a glicosil-(4-6)-transferase. Esta, no entanto, utiliza resduos (de 6 a 7 carbonos) da prpria cadeia, previamente formados pela glicognio-sintase, apenas transferindo-os aos pontos de ramificao. Portanto, no h aproveitamento de UDP-glicose por parte desta enzima. Uma vez que o glicognio esteja grande o bastante, a enzima glicognio sintase deslocada (fica liver para atuar na formao de outras molculas), mas a glicogenina permanece. Assim, na degradao do glicognio, a ao se dar sobre a cadeia ligada esta protena. Caso o glicognio no seja degradado at a ltima molcula de glicose, o resduo ligado glicogenina j ser o primer para uma nova formao quando necessrio. (glicose)n = 11 (1 4) (glicose)n = 7 (1 4) + (glicose)n = 4 (1 4) (glicose)n = 4 (1 4) (glicose)n = 4 ligado (1 6) a cadeia (glicose)n (1 4)

29. Quais so as fontes geradoras de NADPH para a biossntese de cidos graxos?


RESPOSTA: Via das pentoses.

30.

Como ocorre a regulao da biossntese de cidos graxos?

RESPOSTA: A acetilCoA-carboxilase controlada por fosforilao que leva a sua inativao e pelo citrato que leva a sua ativao. A fosforilao desta enzima feita pela protena quinase que atividada por uma cascata de sinalizao iniciada pelo hormnio glucagon. Como o glucagon um hormnio secretado em condies de hipoglicemia, ou seja, de baixa disponibilidade de energia, ele vai promover a ativao das vias metablicas que fornecem energia (glicogenlise, gliconeognese, -oxidao) e conseqentemente vai inativar as vias de armazenamento (sntese de lipdeos, glicognese). Considerando que a acetil Ca carboxilase uma das enzimas responsveis pela sntese de cido graxo, sua fosforilao via glucagon s pode levar a sua inativao. O citrato um modulador alostrico que favorece a polimerizao dos monmeros desta enzima tornando-a ativa.

Potrebbero piacerti anche