Sei sulla pagina 1di 7

O EMPREGADOR Empregador toda pessoa fsica, jurdica ou ente despersonificado que contrata a uma pessoa fsica a prestao de seus

s servios, efetuados com pessoalidade, onerosidade, no eventualidade e sob sua subordinao.

Observao: O empregador no a empresa. O empregador ser a pessoa fsica, jurdica ou ente despersonificado titular da empresa ou estabelecimento. EMPRESA uma atividade econmica organizada com a finalidade de fazer circular ou produzir bens e servios. ESTABELECIMENTO (art. 1142 do Cdigo Civil) considera-se estabelecimento todo o complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria.

ASPECTOS CARACTERSTICOS DA FIGURA DO EMPREGADOR

DESPERSONIFICAO A caracterizao da despersonalizao da figura do empregador consiste na circunstncia de autorizar a ordem justrabalhista a plena modificao do sujeito passivo da relao de emprego (o empregador), sem prejuzo da preservao completa do contrato empregatcio com o novo titular. Empregado pessoalidade

Empregador - impessoalidade ASSUNO DOS RISCOS (ALTERIDADE) consiste na circunstncia de impor a ordem justrabalhista exclusiva responsabilidade do empregador, em contraponto aos interesses obreiros oriundos do contrato pactuado, os nus decorrentes de sua atividade empresarial ou at mesmo do contrato empregatcio celebrado. Por tal caracterstica, em suma, o empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do prprio contrato de trabalho e sua execuo. ALTERIDADE sugere a expresso que o contrato de trabalho transfere a uma nica das partes todos os riscos a ele inerentes e sobre ele incidentes: os riscos do empreendimento empresarial e os derivados do prprio trabalho prestado.

GRUPO ECONMICO

Figura resultante da vinculao justrabalhista que se forma entre dois ou mais entes favorecidos direta ou indiretamente pelo mesmo contrato de trabalho, em decorrncia de existir entre esses entes laos de direo ou coordenao em face de atividades industriais, comerciais, financeiras, agroindustriais ou de qualquer outra natureza econmica.

Art. 2, 2 da CLT

Art. 3, 2, da Lei 5.889/73

RESPONSABILIDADE SOLIDRIA

TST Enunciado n 129 - Prestao de Servios Empresas do Mesmo Grupo Econmico - Contrato de Trabalho A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio. SUCESSO TRABALHISTA

I - CONCEITO: Arts. 10 e 448 da CLT Instituto justrabalhista em virtude do qual se opera, no contexto da transferncia de titularidade da empresa ou estabelecimento, uma completa transmisso de crditos e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos. (Maurcio Godinho Delgado)

II - ALTERAES JURDICAS: 1 - No h alterao na estrutura jurdica da empresa. 2- H alterao na estrutura jurdica do titular da empresa (pessoa fsica ou jurdica que detm o controle da empresa e seus estabelecimentos).

3 No h alterao no contrato de trabalho.

III - SITUAES DA SUCESSO TRABALHISTA

1 Modificao na estrutura formal da pessoa jurdica (modificaes na modalidade societria ou de processos de fuso, incorporao, ciso, etc.); 2 Substituio do antigo titular passivo da relao empregatcia (empregador) por outra pessoa fsica ou jurdica. 3 alienao ou transferncia de parte significativa do estabelecimento ou da empresa de modo a afetar significativamente os contratos de trabalho. OBS.: No necessrio que haja continuidade na prestao de servio.

IV - REQUISITOS DA SUCESSO TRABALHISTA IV.I - MODELO TRADICIONAL a) Que uma unidade econmico-jurdica seja transferida para outro titular; b) Que no haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro; IV.II MODELO EXTENSIVO a) Que uma unidade econmico-jurdica seja transferida para outro titular; IV.III - PRIMEIRO REQUISITO

Transfere-se o controle da sociedade ou o conjunto da sociedade. Transfere-se um ou alguns de seus estabelecimentos especficos A transferncia deve ser de frao empresarial significativa que, em seu conjunto, traduza a noo de unidade econmico-jurdica (universalidades). No se pode falar em sucesso trabalhista quando ocorre transferncia de coisas singulares. IV.III.I Ttulo Jurdico da Transferncia indiferente para o direito do trabalho o ttulo jurdico do trespasse efetuado. a) Alterao ocorrida na concessionria de servio pblico- OJ SBDI do TST I 225 Ocorrer sucesso se a nova concessionria assumir o acervo da anterior ou mantendo parte das relaes jurdicas contratadas pela concessionria precedente. b) Arrendamento haver sucesso. c) Aquisies de acervos patrimoniais em hasta pblica arts. 60 e 141 da Lei 11.101/05. No h sucesso das dvidas trabalhistas de empresa em recuperao judicial ou falida. No haver sucesso de acervos patrimoniais em hasta pblica, mas Maurcio Godinho Delgado entende que haver se no houver previso nos editais. IV SEGUNDO REQUISITO - Que no haja soluo de continuidade na prestao de servios pelo obreiro;

Continuidade da prestao laborativa pelo obreiro ao novo titular. Se o empregado continuar trabalhando para o novo titular haver sucesso. Se o empregado no continuar trabalhando para o novo titular, s haver sucesso se a transferncia intraempresarial afetar de modo significativo as garantias anteriores do contrato de trabalho.

V FUNDAMENTAO

V.I Fundamentao doutrinria: Princpio da Intangibilidade Empregatcio; Princpio da Empregador; Objetiva da Do Contrato do

Despersonalizao

Figura

Princpio da Continuidade do Contrato de Trabalho.

V.II Fundamentao Legal Arts. 10 e 448 da CLT.

Observao: A sucesso de Empregadores no se aplica aos empregados domsticos.

CONSRCIO DE EMPREGADORES

Unio de produtores rurais pessoas fsicas,que outorgar a um deles poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores para a prestao de servios, exclusivamente, aos seus integrantes, mediante documento registrado em cartrio de ttulos e documentos (art. 25 da Lei 8212/91).

SOLIDARIEDADE DUAL responsabilidade solidria passiva e responsabilidade e solidariedade ativa.

EMPREGADOR NICO

Potrebbero piacerti anche