Sei sulla pagina 1di 6

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 51 a 120 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item:

o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
A respeito do processamento, controle de qualidade, aquisio e distribuio dos medicamentos hemoderivados para uso humano, julgue os itens a seguir.
51 62

52

53

54

55

56

57 58

Na finalizao de cada lote acabado de determinado produto hemoderivado devidamente registrado, dever ser apresentada Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA): o certificado da liberao da sorologia do plasma, da anlise de controle da qualidade e a declarao de origem do plasma utilizado. O plasma fresco obtido de uma unidade de sangue total, separado em sistema fechado, cujo processo de congelamento se completou no prazo mximo de 8 horas aps a coleta, devendo ser estocado a temperatura no superior a 20 C negativos. O plasma recuperado no pode ser utilizado na produo de hemoderivados, pois no atende aos requisitos de plasma fresco, plasma fresco congelado ou plasma remanescente de integridade dos fatores de coagulao. A ANVISA admite a utilizao de estabilizantes em albumina hemoderivada endovenosa que impedem a desnaturao protica, mantendo a caracterstica nativa da hemoprotena. O processo de desidratao a frio, alm do baixo custo de manuteno e de operao, muito utilizado para conservao de material biolgico por aumentar a estabilidade desses produtos por perodos mais longos e facilitando sua reconstituio. No Brasil, o lote de hemoderivado acabado somente poder ser liberado para uso interno aps anlise de 10 frascos desse lote realizada exclusivamente pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Sade. A liofilizao um processo de secagem no qual o solvente evaporado diretamente da fase lquida para a fase de vapor. Para controlar a qualidade no processo de liofilizao importante monitorar o nmero e geometria das partculas contaminantes que podem influenciar no processo de nucleao do hemoderivado.

Na fabricao de medicamentos biolgicos, crtico o cumprimento das normas de BPF, pois esses medicamentos podem apresentar uma variao intrnseca durante o processo de fabricao no armazenamento, relacionados degradao e natureza inconstantes dos subprodutos. A utilizao da tecnologia de barreira absoluta (sistemas fechados) e de sistemas automatizados nas reas de produo aumenta o custo do produto e apresentam poucas vantagens manuteno da esterilidade dos medicamentos fabricados. O sistema de qualidade engloba a estrutura organizacional, os procedimentos, os processos e os recursos, alm de aes sistemticas e precisas para assegurar que um determinado produto satisfaa as exigncias de qualidade.

63

64

O Brasil coleta, anualmente, cerca de 3.500.000 bolsas de sangue, em 250 diferentes locais. Praticamente a totalidade dessas bolsas fracionada, dando origem a, no mnimo, uma bolsa de concentrado de hemcias e uma bolsa de plasma. O volume mdio de plasma por bolsa, no Brasil, de 200 mL. Sendo assim, so obtidos no pas, anualmente, cerca de 400.000 L de plasma excedente, j descontadas as bolsas de plasma transfundidas e as perdas por diversos motivos.
HEMOBRAS. Caderno de especificaes tcnicas (com adaptaes).

A respeito do fracionamento industrial do plasma e suas especificaes tcnicas, julgue os itens de 65 a 73.
65

O Brasil possui um grande potencial para o fracionamento de hemoderivados em relao aos Estados Unidos da Amrica e Alemanha, j que a matria-prima, o plasma, oriunda de doaes voluntrias, o que reduz o custo de produo em cerca de 40%. Apesar da alta demanda por concentrados de imunoglobulina G intravenosa, o fator VIII e a albumina ainda so os principais hemoderivados de interesse das indstrias de fracionamento de pases desenvolvidos. Um dos fluxos industriais de fracionamento do plasma consiste em: quarentena do plasma acondicionado em temperaturas inferiores a 20 C negativos para checagem da documentao e para testes de controle de qualidade, seguida de mistura de vrias bolsas de plasma (pool), crioprecipitao e fracionamento massivo utilizando etanol, desidratao a frio para retirada do lcool, fracionamento dos componentes intermedirios utilizando tcnicas cromatogrficas, tratamento de reduo viral das fraes de protenas, ultrafiltrao (poros com menos de 0,2 :m), dispensao assptica e novo controle de qualidade. O processo de Zenalb consiste em acrescentar ao mtodo do fracionamento da albumina por etanol frio, a passagem da frao V por uma coluna de gelfiltrao (diafiltrao) e por uma coluna de troca inica, permitindo a diminuio da concentrao dos resduos encontrados na soluo concentrada de albumina.

66

As Boas Prticas de Fabricao (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indstrias de medicamentos a fim de garantir a qualidade sanitria e a conformidade dos produtos farmacuticos. A respeito das BPF, julgue os itens de 59 a 64.
59

67

A validao perspectiva realizada durante o desenvolvimento do produto, visando a comprovao de que um novo sistema, processo, equipamento ou instrumento, ainda no operacionalizado, satisfaz as especificaes funcionais e as expectativas de desempenho. 60 Enquanto no houver mudana no processo de fabricao de um determinado medicamento, o processo de revalidao desnecessrio, pois esse processo no leva em considerao o desgaste dos equipamentos e possveis erros humanos. 61 A indstria de hemoderivados depende de BPF na manipulao e manuteno da qualidade do plasma, principalmente na conservao da atividade de protenas lbeis como o fator VIII de coagulao.

68

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 18: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 1

69

O fator VIII pode ser purificado e concentrado, com maior eficincia, a partir do crioprecipitado ou diretamente do plasma fresco, aps inativao dos traos de vitamina K com glicina e cromatografia de troca inica para remoo de fibrinognio, fator de von Willebrand e solventes e detergentes. O selante de fibrina ou cola de fibrina compreende uma mistura de trombina e fibrinognio concentrado, sendo esse ltimo obtido do crioprecipitado ou da frao I do mtodo de precipitao pelo etanol frio. O fracionamento da albumina pelo mtodo de Conh facilitado pela alta solubilidade e baixo ponto isoeltrico dessa protena em relao aos demais componentes proticos do plasma, permitindo ser fracionada a temperatura de 5 C negativos, pH 4,8 e na concentrao de 40% de etanol. A obteno de um concentrado de imunoglobulina G purificada rapidamente obtida a partir da precipitao com cido actico a 5%, seguida de dilise com tampo salino a 0,85%. A purificao do fator IX depende do fracionamento do complexo protrombnico submetido a coluna de separao por fase reversa em cromatografia lquida de alta presso.

70

71

72

O sangue humano fonte de um grande nmero de componentes usados para o tratamento e a preveno de vrias molstias. Apesar da adoo de medidas de segurana, tais como seleo de doadores e testes de triagem no sangue e no plasma, a transmisso de vrus ainda constitui um risco aos pacientes receptores de hemocomponentes. Nos ltimos 20 anos, a transmisso dos principais vrus historicamente associados a esses produtos hepatite B, hepatite C e vrus da imunodeficincia humana sofreu grande reduo ou eliminao em muitas regies do mundo. Esse fato foi conseqncia de mtodos mais sensveis usados na pesquisa do sangue e do plasma e do estabelecimento de prticas de fabricao que levam a uma significativa inativao e remoo dos vrus.
Guidelines on viral inactivation and removal procedures intended to assure de viral safety of human blood plasma products. OMS, 2001(com adaptaes).

73

Com relao contaminao e ao controle de qualidade de medicamentos aplicados produo de hemoderivados julgue os itens a seguir.
82

Acerca dos procedimentos de envase e ps-envase utilizados na indstria de hemoderivados, bem como seu local de fabricao, julgue os seguintes itens.
74

O rtulo da embalagem primria de fatores de coagulao fracionados do plasma humano deve conter: o nmero de unidades internacionais, a quantidade da protena, o nome e o volume do lquido utilizado para reconstituio e informao que o produto est totalmente livre de agentes infecciosos. A denominao do hemoderivado poder seguir a denominao comum brasileira ou internacional e na sua ausncia, a denominao do Chemical Abstract Substance. A utilizao da tecnologia de barreira absoluta (sistemas fechados) e de sistemas automatizados, para minimizar a interveno humana nas reas de produo, pode trazer vantagens manuteno da esterilidade dos produtos fabricados. As reas de preparaes de produtos estreis devem ser mantidas dentro de padres de limpeza apropriados e, devem conter sistemas de ventilao que utilizem sistemas de filtros de purificao de ar de alta eficincia. Em relao ao local de envase de medicamentos parenterais no exigido que a manipulao seja classificada, apenas realizada em rea limpa de grau A ou B, circundadas somente por sala limpa do grau D. H somente duas formas de obteno de produtos estreis: o envase do medicamento seguido de sua esterilizao ou a filtrao do produto seguida do envase em recipientes estreis. rea limpa um local onde h um controle ambiental relativo contaminao por partculas viveis e no viveis, projetada, construda e utilizada de forma a reduzir a introduo, gerao e reteno de contaminantes em seu interior. No rtulo de novos hemocomponentes produzidos no Brasil, envolvidos no processo de coagulao, dever constar que o produto destina-se a pacientes hemoflicos e apresentar uma sucinta comparao da eficcia em relao aos produtos importados.

Os estudos de validao viral tm como objetivo demonstrar o grau de eliminao de infectividade viral durante a fabricao. A nica fonte de contaminao viral de hemoderivados o doador do plasma, pois todos os demais procedimentos so realizados em rigoroso controle de qualidade descartando a contaminao dos reagentes empregados. No processo inicial de controle assptico, os procedimentos de purificao, como a precipitao e crioprecipitao, no contribuem para a remoo viral. A pasteurizao um mtodo em desuso nas indstrias de medicamentos, pois compromete a atividade das protenas e promove apenas a desinfeco bacteriana, no inativando os vrus. Tratamentos com solventes e detergentes so amplamente utilizados para assegurar a segurana viral em produtos do plasma, nesses casos, os vrus envelopados so mais suscetveis ao tratamento com Triton X-100, desoxicolato de sdio ou Tween-80 combinado com tri-n-butil fosfato (TnBP) do que os vrus no envelopados. A cromatografia de afinidade com anticorpos monoclonais anti-fator VIII pode ser utilizada para obter esse hemoderivado altamente puro, dispensando o uso de inativao viral por solventes. A amplificao de cidos nuclicos pode identificar o vrus no pool de plasma, advindo de vrios doadores, reduzindo a janela imunolgica dos vrus da imunodeficincia humana, da hepatite B e da hepatite C. Nos processos de purificao, que utilizam cromatografia capaz de remover vrus, o fluxo e as dimenses da coluna so parmetros importantes do processo de descontaminao viral.

83

75

84

76

85

77

86

78

87

79

80

88

81

89

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 18: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 1

Acerca do controle da qualidade de insumos e da gua utilizados na indstria de hemoderivados, julgue os itens subseqentes.
90

101 A albumina humana uma protena essencial na

A gua utilizada para injeo purificada pela destilao ou por um processo de purificao, que seja equivalente ou superior destilao, na remoo de certas substncias qumicas e de microrganismos. Os sistemas de purificao da gua que incluem a desionizao, destilao, troca inica, osmose reversa e filtrao no so suscetveis a formao de biofilmes. Para o preparo de um pool de plasma humano no necessrio que os doadores pertenam ao mesmo grupo do sistema ABO.

manuteno da volemia sangnea, participando do equilbrio coleidosmtico e no transporte de bilirrubina, cidos graxos e esterides.
102 O plasma sanguneo isento de precipitado pode ser

91

armazenado por cinco anos a temperatura de 20 C negativos. Quando utilizado para fracionamento, deve ser mantido a temperatura de !15 C por no mximo 72 h.
103 O fator IX da coagulao importante na manuteno do

92

cogulo, pois estabiliza a fibrina na fase de hemostasia secundria.


104 O fator VIII liofilizado, contendo de 250 a 1.000 unidades

Em relao s doenas passveis de transmisso e aos agentes contaminantes do sangue, plasma e demais hemocomponentes, julgue os itens que se seguem.
93

internacionais, solvel em gua e possui altas concentraes de fibrinognio, podendo ser utilizado nos casos da doena de von Willebrand.
105 A imunoglobulina G o principal anticorpo extrado do

A contaminao bacteriana do sangue pode ocorrer pela falta de assepsia rigorosa da pele do doador, permitindo a penetrao de organismos Gram-positivos provenientes daquele stio. O vrus da hepatite B (HBV), juntamente com o vrus da hepatite A(HAV) e hepatite C (HCV) so os principais responsveis pelos casos de hepatites ps-transfusionais (HPT), sendo o HAV o mais freqente. A diminuio da prevalncia e a triagem sorolgica prvia em busca de antgenos do Trypanosoma cruzi no sangue dos doadores vm diminuindo os casos de doena de Chagas transfusional nos ltimos quinze anos. A malria transfusional acomete principalmente indivduos imunocomprometidos, mas trs um srio risco de transmisso por doadores imunocompotentes subclnicos provenientes de pases endmicos. Entre os herpes-vrus, somente o citomegalovrus (CMV) e o vrus de Epstein-Barr (EBV) possuem importncia transfucional, pois o EBV permanece latente em linfcitos B e o CMV pode permanecer vivel em linfcitos a 4 C por at 48 h. A infuso de um hemoderivado contaminado por bactrias gram-negativas pode provocar elevao da temperatura, hemoglobinria, choque e coagulao intravascular causadas pela ao de endotoxinas, gerando um quadro grave e muitas vezes fatal.

plasma de doadores previamente imunizados, sendo o concentrado utilizado como anti-soro. Um laboratrio de microbiologia est localizado no mesmo prdio em que se situam outros laboratrios e escritrios e possui, em suas dependncias, bancadas onde so realizados experimentos. A equipe do laboratrio bem treinada e supervisionada por cientista experiente na rea. Os experimentos se limitam a culturas de clulas de medula ssea humana em condies estreis e a equipe faz uso de jalecos, luvas e culos de proteo durante a realizao dos experimentos. Considerando a situao hipottica exposta, julgue os itens que se seguem.
106 O laboratrio em questo adequado ao trabalho em nvel

94

95

96

97

de biossegurana.
107 Mesmo que o material no seja infectante, as agulhas

utilizadas nos procedimentos devem ser descartadas diretamente em sacos plsticos de cor branca aps serem reintroduzidas em sua capa plstica.
108 Nas condies experimentais descritas, correto submeter

98

equipamentos de metal, como pinas e tesouras, ao tratamento em autoclave.


109 Caso seja necessria a desinfeco de algum material

Os hemoderivados so produtos farmacuticos obtidos a partir do plasma humano, submetidos a processos de industrializao e normatizao que lhes conferem qualidade, estabilidade, atividade e especificidade. A respeito das caractersticas estruturais e funcionais dos hemoderivados, julgue os itens de 99 a 105.
99

nesse laboratrio, ser indispensvel submeter esse material ao calor seco a 180 C por 2 h.
110 Em funo dos equipamentos de proteo coletiva

descritos no texto, correto afirmar que esse laboratrio est apto a realizar experimentos com infeco de clulas em cultura por HIV.
111 Caso o laboratorista deseje esterilizar quimicamente um

O crioprecipitado obtido a partir do descongelamento, em temperaturas prximas a 4 C, do plasma estocado congelado, obtendo-se um material insolvel rico em albumina e em fatores do complexo protrombnico. como a quantidade desse fator de coagulao presente em 1 mL de plasma fresco.

material, correto que ele faa uso de lcool iodado para esse fim.
112 O uso de desinfetantes permite que se eliminem esporos

100 Uma unidade de fator VIII, aps o fracionamento, definida

de forma no-seletiva; porm, quanto aos microrganismos, no se consegue eliminar os que sejam resistentes vancomicina.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 18: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 1

Em um hospital, onde so realizadas cirurgias de grande porte e cerca de 120 transfuses por ms, existe um servio de hemoterapia da agncia transfusional local. Esse servio recebe doadores de sangue que so selecionados segundo os critrios estabelecidos pela RDC n. 153/2004. O sangue coletado nesse servio utilizado para transfuses e para o preparo de hemocomponentes. O servio est equipado para o preparo de todos os hemocomponentes, porm no para o preparo de hemoderivados. Em relao situao hipottica acima descrita, julgue os itens subseqentes.
113 Indivduos que tenham doado sangue h 4 semanas devem ser

Considerando

os

procedimentos

em

indstrias

farmacuticas e de hemocomponentes, julgue os itens a seguir.


117 correto realizar ensaios de identificao em amostras

de matria-prima.
118 Devem ser retiradas amostras do produto final, as

quais devem ser armazenadas por perodo superior ao prazo de validade, a fim de que se possam realizar anlises, caso necessrio.
119 O controle de qualidade deve avaliar no somente a

regularmente aceitos para doao imediata no servio mencionado. 114 Candidatos a doao que apresentem acidente vascular cerebral recente, diabetes do tipo II com leso vascular ou leucemia so qualificados como definitivamente inaptos doao de sangue.
115 Pessoas que tenham utilizado cido acetilsaliclico como

qualidade, mas tambm a estabilidade dos produtos terminados.


120 A produo de preparaes estreis deve ser feita em

medicamento na vspera da doao podem ser doadores, porm tal coleta no pode ser utilizada para o preparo de concentrado de plaquetas.
116 Entre os critrios de seleo de doadores inclui-se a determinao

do hematcrito, a qual feita por meio da dosagem de hemoglobina srica.

reas limpas que contenham sistema de ventilao que utilizem filtros.

UnB/CESPE HEMOBRAS

Emprego 18: Especialista em Produo de Hemoderivados e Biotecnologia Fracionamento Industrial do Plasma 1

Potrebbero piacerti anche