Sei sulla pagina 1di 11

LITERATURA INFANTO-JUVENIL: DEPOIMENTOS DE UMA ESCRITORA Vivina de A s s i s VIANA* Um d i a , fiquei reparando um de meu f i l h o s extasiado diante de seu aparelho preferido.

No r e s i s t i : "Filho, parece que voc nasceu vendo televiso* Algum tempo depois, estava eu diante da mquina, e l e passou e no r e s i s t i u : "Me* parece que voc nasceu escrevendo... No nasci nem lendo. Nem soletrando. Entretanto, deve t e r havido um momento em que comecei a despertar para o ato de escrever. Isso ode t e r acontecido quando, criana ainda, numa azenda no i n t e r i o r de Minas, v i a meus pais e irmos lendo e gostando de l e r . Neus pais no fizeram cursos regulares de nenhum grau. E l e s aprenderam a l e r e a fazer contas com professores particulares que davam aulas em fazendas, nas dcadas de 20, 30... Minhas lembranas mais remotas registram cenas de uma famlia que l i a jornais, r e v i s t a s , l i v r o s . Os jornais e r e v i s t a s chegavam do Rio de Janeiro sempre pelo correio: Jornal do Brasil,
w

Correio

da Manh, O Cruzeiro,

A Cigarra,

e t c . Os

l i v r o s eram comprados em So Joo del-Rei, sempre antes do i n i c i o das frias. Assim, elas chegavam com o sabor da novidade e do desconhecido... A novidade e o desconhecido acabavam sempre em histrias e aventuras em que os heris eram, principalmente, Tarzan, e um ndio americano da tribo dos apaches, chamado Winnetou.
Eicrilora de livros de Literatura mfiwto-jnvena

Como fomos crianas e adolescentes nos anos 40 e 50, lamos sobretudo autores e s t r a n g e i r o s , j que a produo j u v e n i l b r a s i l e i r a era praticamente i n e x i s t e n t e e a i n f a n t i l s contava com um nome que, felizmente, iria resistir a tempos e modismos: Monteiro Lobato. Entre os estangeiros, lamos principalmente Edgard Rice Burroughs, c r i a d o r da srie de Tarzan, e K a r l May, c r i a d o r de Winnetou. Como Tarzan, Winnetou era uma personagem que passeava por vrios l i v r o s d seu autor. Ora estava em sua t r i b o , cuidando dos problemas de seu povo, ora no Mxico, ora em cidades americanas, o olhar crtico e i n t e l i g e n t e r e g i s t r a n d o as experincias dos brancos. Minhas lembranas dos tempos de criana me dizem que em minha casa obedecia-se a uma h i e r a r q u i a quando chegava a hora da l e i t u r a daquelas maravilhas j u v e n i s . . . Claro que os mais velhos l i a m em p r i m e i r o l u g a r . Sendo a quarta de cinco irmos, eu esperava minha vez ansiosamente. s vezes, sofridamente... No entanto, esse f a t o me f e z v i v e n c i a r uma experincia das mais interessantes. Como vivamos na fazenda e s convivamos conosco mesmos (as estradas eram precrias, os carros rarssimos, as distncias quase intransponveis), era mais que n a t u r a l que, nas refeies e horas vagas, conversssemos sobre nossos heris literrios... Assim, quando, finalmente, chegava minha vez de l e r detrminado volume, eu j sabia (e com detalhes) o que me esperava. Longe de me desestimular, isso me levava a querer c o n f e r i r a l e i t u r a de meus trs irmos mais velhos. Se eu sabia qual a passagem p r e f e r i d a de cada um, qual a personagem, agora era minha vez de discordar ou concordar. Era principalmente, o momento de descobrir meus prprios caminhos e preferncias... Nunca vou me esquecer de quando "Winnetou", composto de trs grossos volumes, veio parar em

minhas mos. Eu j conhecia sua histria, l u t a s , decepes. Sabia, p r i n c i p a l m e n t e , que no t e r c e i r o volume, bem no f i m , e l e m o r r e r i a . Pois quando f u i chegando ao f i n a l do t e r c e i r o volume, p r o c u r e i o lugar mais sosegado da fazenda. O quarto da minha av que, magra, dinmica, a t i v a , nunca estava l durante o d i a . Eram mais ou menos trs horas da tarde quando l a r g u e i o l i v r o , afundei o r o s t o no t r a v e s s e i r o e c h o r e i como j sabia que i a chorar, no apenas h muitos d i a s , mas principalmente h trs irmos... A lembrana dessa experincia me ensina que a l e i t u r a imprescindvel e intransfervel. A f i n a l , eu conhecia aquelas histrias de ouvido, como acontece com os msicos, mas eu queria saber a msica, procurar o tom, a harmonia, o r i t m o . . . Penso que, nesses momentos, eu estava comeando a escrever. Aparentemente eu estava lendo, mais nada. S aparentemente. Nessa poca, eu estudava em So Joo d e l - R e i , num i n t e r n a t o de f r e i r a s . Um d i a , numa aula de stima srie, a professora de Portugus l e u um soneto que f a l a v a sobre uma criana pobre sonhando com um presente de N a t a l . Nosso t r a b a l h o , para aula seguinte, s e r i a contar aquela histria em forma de prosa. Lembro-me de que f i q u e i um tempo enorme escrevendo. Rasgava papis e papis... A f r e i r a que estava nos vigiando nessa tarde chegou a implicar: "Seu p a i trabalhando e voc esperdiando"... No d i a seguinte, a professora levou os t r a b a l h o s . Quando os trouxe de v o l t a , f o i entregando um, o u t r o , o u t r o . Nunca chegava a minha vez. F u i a ltima. Antes de l e r minha redao em voz a l t a , e l a disse que aquele t r a b a l h o t i n h a sido f e i t o com cuidado. Ficado b o n i t o . Dado c e r t o . Naquele d i a descobri que e x i s t e um prazer enorme em ser l i d o . To grande quanto o prazer de escrever. Aumenta a responsabilidade, mas v a l e a pena. Acho que naquele d i a eu nasci um pouquinho para essa histria de escrever. E n t r e t a n t o , s muito mais t a r d e comecei a pensar em publicao.

Antes, t e r m i n e i o p r i m e i r o grau em So Joo d e l - R e i , f i z o segundo em J u i z de Fora, Faculdade de Letras Neo-latinas em Belo Horizonte. Formada em L e t r a s , t r a b a l h e i em alguns colgios de Belo Horizonte, entre eles o Colgio de Aplicao da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se realizavam experincias interessantes na rea do ensino. Esse Colgio f o i fechado no f i n a l dos anos sessenta (ou incio dos s e t e n t a ) , na poca da represso das idias e, conseguentemente, dos sonhos. Vim para So Paulo em 1968, c o n t i n u e i trabalhando no magistrio e, ao mesmo tempo, comecei a escrever,, ainda que no pensasse em publicao. Era como se eu f i z e s s e redaes para mim. Depois de e s c r i t a s , guardava-as na gaveta e ponto f i n a l . Quando e s c r e v i o p r i m e i r o t e x t o , (hoje estou c e r t a d i s s o ) , no sabia que estava fazendo um possvel f u t u r o l i v r o . Ele f o i e s c r i t o numa tarde de muita saudade, era So Paulo. Uma tarde em que f u i assaltada pelas lembranas de um b r i n c a d e i r a dos meus tempos de criana na fazenda onde se l i a K a r l May... A b r i n c a d e i r a c o n s i s t i a em procurar, dentro de um crrego, cacos de loua abandonados. Fazamos isso o d i a i n t e i r o , eu e meu irmo cinco anos mais velho. Morvamos numa fazenda a n t i g a , que j t i n h a t i d o dois proprietrios. O crrego e s t r e i t o e raso que passava no fundo do q u i n t a l nos d i z i a que aqueles proprietrios possuam louas muito b o n i t a s , em a l t o r e l e v o , c o l o r i d a s , como hoje so i l u s t r a d o s os l i v r o s para crianas. Procurvamos as cores e os relevos como se fossem pginas de l i v r o s , e t a l v e z fossem, quem sabe.? O l i v r o que nasceu dessa vivncia, O Rei dos Cacos, conta, ento, a histria de duas crianas que colecionam cacos de loua bonitos. Alis, uma das crianas, a mais velha e do sexo masculino, coleciona, escolhe o que quer. A o u t r a , mais jovem e mulher, f i c a com o r e s t o . . .

Um d i a , eles encontram um caco mais b o n i t o que qualquer outro. O r e i , naturalmente. Disputado, v a i parar na coleo do menino. Coleo que s pode ser v i s t a em ocasies e s p e c i a i s , com rituais especficos. Coleo cuidadosamente guardada numa caixa de madeira que esconde milhares de outras caixas carregadas de segredos e mincias... O maior sonho da menina encontrar a o u t r a metade do r e i dos cacos. O do irmo tambm, e e l a sabe d i s s o . . . Houve uma vez, em So Paulo, que v i v i uma experincia muito r i c a a p a r t i r da l e i t u r a que algumas crianas e sua professora fizeram desse livro. Convidada para uma v i s i t a escola, imaginei que conversaramos sobre cacos, r i v a l i d a d e e n t r e irmos, v i d a em fazenda, coisas assim. No entanto, quando cheguei, a professora me avisou que as crianas, mais que conversar, queriam mostrar. No fundo da sala de aula havia alguns azulejos (ou melhor, pedaos deles) c o l o r i d o s , outros decorados, e s. Logo que e n t r e i , uma das crianas l e u a seguinte f r a s e "Que graa que tem um caco de v i d r o branco?".Em seguida perguntou se a f r a s e era minha e se eu concordava com e l a . Sim, era minha. Claro, concordava. Essa f r a s e , bem no meio de O Rei dos Cacos, explicava porque as duas crianas jogavam f o r a os cacos brancos achados dentro do crrego. Depois que "assumi" a f r a s e , as crianas r e t i r a r a m uma c o r t i n a que encobria um p a i n e l com alguns azulejos absolutamente brancos, onde se lia:"Que graa que tem um caco de v i d r o branco?" Em seguida, armadas de pincis e aquarelas, transformaram o branco em cores inimaginveis... E ficamos a l i , numa bela manh, conversando sobre as p o s s i b i l i d a d e s do branco... A p a r t i r desse d i a , comecei a pensar que era muito t r i s t e ser autora de uma f r a s e que t o l h i a a capacidade de criao e desconhecia o poder de transformao de uma coisa em o u t r a . . .

No durou muito, abordando esse f a t o num seminrio sobre l i t e r a t u r a i n f a n t i l , ouvi de uma a s s i s t e n t e , exatamente o contrrio:"Sua f r a s e polmica, gera discusses, f a z pensar"... Concordei, voltando postura a n t e r i o r . Hoje, acho muito bom t e r e s c r i t o alguma c o i s a , nem que seja uma f r a s e s, capaz de provocar conversas, t r a b a l h o s , seja o que f o r . "O Rei dos Cacos", e s c r i t o por v o l t a de 1970, f i c o u engavetado at 1978, quando f o i publicado pela E d i t o r a Vertente (So Paulo). Um ano antes, em 1977, p u b l i q u e i meu p r i m e i r o l i v r o . O Dia de Ver Meu Pai, e s c r i t o no ano anterior. Esse l i v r o , que conta a histria de uma criana cujos pais se separaram, f o i lanado fazendo parte da Coleo do P i n t o (Ed. Comunicao, B. H o r i z o n t e ) . Essa coleo abordou temas considerados malditos na poca, como a poluio ambiental, a criana abandonada, os relacionamentos humanos, e t c . O Dia de Ver Meu Pai, considerado pela e s c r i t o r a e educadora Franny Abramovich como um dos dez l i v r o s juvenis mais importantes da ltima dcada, f o i o p r i m e i r o a abordar, no B r a s i l , as relaes de uma famlia em processo de separao. Considerado um tabu na poca do lanamento do l i v r o , esse tema t a n t o a t r a i u quanto afastou os l e i t o r e s , dependendo, naturalmente, da tica de cada um. O t e r c e i r o l i v r o , O Jogo do Pensamento, (Ed. Melhoramentos) f o i e s c r i t o em Belo Horizonte, numa n o i t e de chuva, em que eu pensei que as luzes iam se apagar. Nessa n o i t e , eu me lembrei da minha rua de So Paulo, onde, ameaando chuva, as luzes sumiam. Naquela n o i t e , quando a chuva ameaou c a i r , eu me preparei para o escuro, que no v e i o . C r i e i , ento, a histria da f i l h a e da me que, em So Paulo, passam uma n o i t e no escuro. Nessa histria, alm das discusses sobre as limitaes do escuro, acho que os l e i t o r e s atentos podero perceber uma distncia quase

intransponvel entre o mundo da me e o da f i l h a , a realidade de uma e de o u t r a . Sem que saibam o que fazer no escuro e do escuro, ambas descobrem o bvio: podem pensar. Elas inventam, ento, um jogo, em que o p a i , que ainda no chegou em casa, a personagem p r i n c i p a l . E enquanto a f i l h a tem certeza de que o p a i , onde e s t i v e r , pensa nela, em chocolate, pipocas e cachimbos, a me sabe que o marido no tem como no pensar em salrio, desemprego, dvidas, poluio, e t c . Na verdade, esse l i v r o , e s c r i t o quase todo em forma de dilogo, no passa de um duplo monlogo, cada uma das duas falando sozinha. Em 1964, eu era professora em Belo Horizonte, recm sada da Faculdade, trabalhava no Colgio de Aplicao e c o n v i v i a , como todos nessa poca, com a violncia provocada pela mudana do regime de governo. Tempos difceis, de p r o t e s t o , desespero. Tambm tempos frteis, de resistncia, insistncia. Desde que comecei a escrever, no incio dos anos setenta, pensava que, um d i a , chegaria a vez de 64. No entanto, s muito mais tarde ( v i n t e anos) c r i e i , em Suando Frio, a histria de um aluno apaixonado pela professora, enquanto e l e s o f r e com a paixo impossvel, os m i l i t a r e s tomam o poder, Nara Leo e a bossa-nova amenizam a vida dos b r a s i l e i r o s , alunos e professores v i s i t a m colegas na cadeia, outros se transformam em d e l a t o r e s , livros p r o i b i d o s so escondidos, discos so quebrados e muitas e muitas coisas mais... Outro tema que sempre me incomodou e fascinou f o i o da mudana de casa. Talvez por r e f l e t i r outras mudanas menos palpveis e mais profundas, a mudana de casa torna-se um tema riqussimo, possvel de ser abordado sob os mais diversos ngulos. O Mundo pra ser voado (Ed. Scipione) narra a mudana de uma famlia de Belo Horizonte para So Paulo. Mais que mveis e eletrodomsticos, a famlia transporta livros, discos, emoes,

t e r n u r a s . D i v i d i d a e n t r e p r e c i s a r i r e querer f i c a r , busca o dilogo, onde os encontros costumam ser mais freqentes que os desencontros... Depois, e s c r e v i Sabe de uma coisa? (Ed. A t u a l ) , em forma de dirio. E s c r i t o em 1988, a p r o v e i t o os f a t o s desse ano para i r narrando as emoes de uma adolescente p a u l i s t a n a que v a v o t a r pela p r i m e i r a vez, que v a i ao show do s t i n g , que tem a p r i m e i r a relao sexual, que sente cimes, r a i v a s , t e r n u r a s , tudo misturado... Ao lado do dirio da adolescente, e x i s t e um o u t r o , da me, que naturalmente r e g i s t r a , no mesmo d i a outros f a t o s , ou t a l v e z os mesmos, sob o u t r o ponto de v i s t a . Em processo semelhante ao de O Jogo do Pensamento, me e f i l h a , agora separadas e unidas pelos dirios, mostram, uma vez mais, que cada pessoa deve buscar seu espao prprio, nunca s repetindo ou assentindo. Algum tempo depois de terminado o dirio, recebi uma proposta da Editora atual para escrever, em p a r c e r i a com Ronald Claver, e s c r i t o r e professor de Belo Horizonte, um l i v r o em forma de c a r t a s . Assim s u r g i u Ana e Pedro, em que nos fizemos de adolescentes e trocamos c a r t a s durante o ano de 1989, ano das p r i m e i r a s eleies para presidente desde a instaurao do regime m i l i t a r de 1964. Ana e Pedro, jovens e i d e a l i s t a s , preparam-se para v o t a r , mas s conseguem faz-lo no p r i m e i r o t u r n o , porque o l i v r o termina antes da realizao do segundo... Portanto, so dois b r a s i l e i r o s f e l i z e s , at hoje desconhecendo os rumos dados ao pas a p a r t i r de 1990... Escrever um l i v r o em que cada autor responsvel por 50% dele uma experincia que merece ser comentada. Na verdade, t r a t a - s e de um l i v r o em que se , ao mesmo tempo, autor e l e i t o r . Aps cada c a r t a colocada no c o r r e i o , no se sabe o que vir, quando, de que j e i t o . . . Em nossas idas s escolas, t a n t o Ronald quanto eu temos constatado que os adolescentes, em

g e r a l , gostariam de um o u t r o f i n a l para o l i v r o . Como Ana e Pedro no se conhecem, e mesmo assim se apixonam, os l e i t o r e s r e i n v i d i c a m um f i n a l f e l i z , um encontro d e c i s i v o , qualquer soluo bem concreta, que o l i v r o no apresenta. Nessas ocasies, aproveitamos para d i z e r que a l e i t u r a de uma obra literria no deve e x i g i r regras rgidas ou normas irredutveis. Muito mais r i c o l i t e r a r i a m e n t e , um f i n a l capaz de gerar polmicas deve sempre ser p r e f e r i d o a um o u t r o , d e f i n i d o e d e f i n i t i v o e, t a l v e z por isso mesmo, passivo. Eu ainda g o s t a r i a de lembrar outros quatro l i v r o s , todos eles com personagens crianas:
Meu dente caiu (Ed. L, B. Horizonte),

histria de um menino, Xuim, que perde o p r i m e i r o dente e espera, d i a aps d i a , que outro nasa no lugar. Nunca consegui conversar com as crianas sobre esse l i v r o , porque, quando as encontro, so elas que querem me contar o que aconteceu com seus dentes, onde, quando, e t c . . . Eu sou isso? (Ed. L, B. H o r i z o n t e ) , histria do momento em que uma criana se descobre como corpo humano. Acontecida em minha casa, com um de meus f i l h o s , essa experincia f a z parte das minhas melhores lembranas.
O Barulho do Tempo (Ed. FTD, S. Paulo),

histria de uma criana que quer (e no consegue) ver o tempo passar. E s c r i t o h muitos anos, na mesma poca de O Rei dos Cacos e O Dia de Ver Meu Pai, s vim a public-lo mais t a r d e , ainda que gostasse do t e x t o de forma e s p e c i a l . Talvez, por se t r a t a r de um l i v r o sobre o tempo, eu tenha querido ser f i e l ao tema... Ser que ele vem? (Ed. Moderna, So Paulo), histria de uma criana que t e n t a pegar um b e i j a f l o r . Tambm um de meus primeiros t r a b a l h o s , Ser que ele vem? me ensina, com seu ttulo, que sou uma pessoa cheia de interrogaes. Os l e i t o r e s inconformados de Ana e Pedro que me desculpem, mas no tenho, nunca t i v e solues nem respostas.

Penso que devemos exaustivamente perguntar, procurar, buscar. Depois de Ser gue e l e vem? vieram tambm, com ttulos i n t e r r o g a t i v o s , Eu sou
isso? Sabe de uma coisa? e Arco-iris tem mapa?

lanado em 1991, pela E d i t o r a Scipione. Antes de terminar, eu g o s t a r i a de d i z e r que o ato de escrever difcil, muitas vezes doloroso, e s e i que nada estou afirmando de novo. Entretanto, como me s i n t o comprometida com o l e i t o r , seja qual f o r sua idade, g o s t a r i a de d i z e r que, ao t e r m i n a r um t r a b a l h o , s e i que a q u i l o o melhor de mim. Tenho uma preocupao constante com o v a l o r esttico do t e x t o , procurando sempre o j e i t o mais b o n i t o , mais potico. Com minhas interrogaes e i n c e r t e z a s , tenho i n s i s t i d o , l i v r o aps l i v r o , em r e t r a t a r o mundo que me chega, cada d i a , nas pginas dos j o r n a i s , nas ondas dos rdios, na televiso, na confuso das ruas, no choro e no r i s o das crianas. Confesso tambm que tenho e s c r i t o sobre o que v e j o , o que v i v o , o que conheo. Tambm sobre o que imagino. s vezes imagino que me lem e muito bom... LIVROS PUBLICADOS PELA CONFERENCISTA O dia de ver meu pai. Formato E d i t o r i a l , Belo Horizonte. (Traduzido para o japons em 1980). O jogo do pensamento. Editora Melhoramentos, So Paulo. O barulho do Tempo. Editora FTD, So Paulo. O mundo pra ser voado. Editora Scipione, So Paulo. Este l i v r o ganhou o Prmio J a b u t i de Melhor L i v r o J u v e n i l de 1989. Arco-iris tem mapa?. Editora Scipione, So Paulo. Ser que ele vem? Editora Moderna, So Paulo.

SaJbe de uma coisa? (dirio de uma adolescente). E d i t o r a A t u a l , So Paulo. Ana e Pedro ( c a r t a s ) . E d i t o r a A t u a l , So Paulo. (Em p a r c e r i a com Ronald C l a v e r ) . Segredo bem guardado. Formato E d i t o r i a l , Belo Horizonte. Suando Frio. e d i t o r a L, Belo Horizonte. Eu sou isso?. E d i t o r a L, Belo Horizonte. Meu dente caiu!. E d i t o r a L, Belo Horizonte.

Quem conta

um

conto.

Editora

atual,

So

Paulo. (Antologia, com mais cinco autores. Esta coleo composta de s e i s volumes com cinco autores f i x o s ) . Setencontos, Setecantos. Volume 3, E d i t o r a FTD. (Antologia com outros a u t o r e s ) . O Conto "A Coisa Melhor do Mundo", f o i t r a d u z i d o e publicado em antologias de autores b r a s i l e i r o s no Japo, na Holanda e na Polnia.

Potrebbero piacerti anche