Sei sulla pagina 1di 4

MBA Executivo em Administrao de Empresas TRABALHO DE REPOSIO DO SEMINRIO PRESENCIAL Prof.

Claudio Shimoyama Prazo de entrega 15 dias aps o recebimento Aluno: Turma:

QUESTO

1)

Qual a importncia da informao para um gestor empresarial? A informao assume atualmente uma importncia crescente, sendo um diferencial de sucesso, pois o turbilho de acontecimentos externos obriga as organizaes a enfrentar novas situaes, onde a informao torna-se fundamental para a descoberta e introduo de novas tecnologias, bem como para explorar as oportunidades de investimento. Ela o farol orientador das oportunidades existentes e sinalizadora das ameaas a que a empresa esta sujeita, pois ela reduz as incertezas durante o processo de tomada de deciso e, consequentemente, aumente a sua qualidade. A informao auxilia no processo decisrio, pois quando devidamente estruturada, de crucial importncia para a empresa alcanar seus objetivos. Ou seja, os benefcios oferecidos pelas decises acertadas, baseadas em informaes valiosas, representam o sucesso da empresa. A informao tornou-se to importante que DRUCKER (1993) defende o primado da informao como a base e a razo para um novo tipo de gesto, em que a curto prazo se perspectiva a troca do binmio capital/trabalho pelo binmio informao/conhecimento como fatores determinantes no sucesso empresarial. Na atual Era da Informao, as empresas buscam solues que as diferenciem, que aumentem a sua competitividade e possibilitem assumir um posicionamento estratgico, onde decises rpidas e corretas so fundamentais para alcanar bons resultados. A gesto moderna exige que a tomada de deciso seja feita com o mximo de informao e conhecimento, que so a chave da produtividade e da competitividade. E nesse novo ambiente, cunhado pela competitividade, que a informao, necessidade crescente nas organizaes, aps ser analisada, passa a ter valor estratgico.

QUESTO

2)

Por que os executivos falham na tomada de deciso? (artigo 1 - apostila) Nenhum fator tem tanto impacto no desempenho de uma empresa quanto capacidade de seus executivos de decidir em meio a incertezas. A escolha se traduz numa ao de locao de recursos, que reversvel apenas custa de desperdcio de recursos. A tomada de deciso um processo de alta relevncia para o executivo, pois ele deve garantir que as estratgias da organizao estejam sendo seguidas e que os objetivos sejam atingidos. As decises podem envolver o processo produtivo, posicionamento no mercado, avaliao da viabilidade organizacional e, at mesmo, a necessidade de adequao a requisitos legais. Nenhum executivo est longe da ameaa de tomar decises erradas. O problema est em que, muitas vezes, as escolhas feitas pelos executivos so tomadas pela fuga do problema, ou so baseadas em sua intuio, julgamento pessoal, experincia, sabedoria e/ou valores. Segundo pesquisa realizada pelo professor Paul Nutt, do Fisher College of Business, da Universidade de Ohio, metade das decises tomadas nas empresas fracassam. Sendo que as melhores tticas de tomada de deciso so as menos usadas e o processo formal de tomada de decises raramente seguido. Em sumo, muito executivos superestimam sua capacidade intuitiva, seu feeling no momento da deciso, em detrimento da anlise racional da situao ou do problema. Um gestor que s utiliza a intuio para tomadas de deciso s aprende com o feedback dos resultados finais, que um professor caro e inclemente. Para tomar uma boa deciso o gestor deve calcular e administrar os riscos que acompanham a deciso, riscos estes que devem estar o mais prximo possvel da realidade. Decidir com objetividade o ideal de todo executivo, principalmente quando a deciso deva conciliar mltiplos critrios, exigncias e preferncias de vrias partes interessadas. E em um mercado de economia instvel como o Brasil, qualquer tipo de deciso deve ser muito bem pensada antes de ser tomada, pois pode comprometer toda a imagem de uma marca, e arruinar todo um imprio construdo.

QUESTO

3)

Quais os argumentos voc colocaria para justificar a importncia da pesquisa de mercado na organizao? (artigo 2 apostila) Nos ltimos anos, poucas reas se desenvolveram tanto e to rpido quanto a da informao. Na era dos computadores, dos satlites e da comunicao em tempo real atravs da Internet, o conhecimento do mercado se transformou numa das mais importantes ferramentas empresariais. E entre os instrumentos de coleta de dados, destacam-se os vrios modelos e tcnicas de pesquisa mercado, que contribui nas tomadas de decises, sejam de que rea forem, mais seguras, fornecendo a informao objetiva, precisa e que atenda s suas necessidades. Conseguir informao, o mximo de informao confivel sobre o mercado e os clientes, esta a chave da pesquisa de mercado. A coleta de dados assumiu um papel indispensvel na administrao de qualquer negcio e em todas as suas etapas, desde o planejamento inicial at a conquista de novos clientes e a consolidao da empresa. Numa empresa, tudo pode ser pesquisado, desde a opinio das pessoas sobre a qualidade do cafezinho servido at a localizao e o perfil exato de um grupo de consumidores que, num futuro determinado, sero os novos clientes da empresa, com base em um conjunto de dados bastante confivel. Com uma margem de atuao to extensa, o primeiro passo definir claramente as informaes a serem procuradas e que sero mais teis empresa. Na era da qualidade total, o conhecimento profundo do mercado e da clientela to importante quanto um produto competitivo e um gerenciamento eficiente. E no mais possvel esperar que essas informaes cheguem espontaneamente ao balco da loja. No lugar do antigo sistema informal e espontneo, o empreendedor conta hoje com ferramentas eficazes que permitem avaliar de modo sistemtico as expectativas e os desejos dos clientes, de modo a satisfaz-los da melhor forma possvel. A pesquisa, portanto, preenche a necessidade dos executivos de conhecimento de diversas questes relacionadas ao mercado e os auxilia na predio sobre at que ponto o mercado responder s suas decises.

QUESTO

4)

Por que a pequena empresa deve conhecer o mercado? (artigo 3 apostila) Conhecer o mercado de suma importncia para qualquer negcio, pois abrange as informaes necessrias para a identificao dos provveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas so algumas indagaes que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor. No basta apenas ter uma boa ideia, preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negcio encontre possibilidades de crescimento. Mesmo que a ideia do negcio esteja pautada em uma tima oportunidade, preciso saber quem so os concorrentes, quais mercadorias ou servios oferecem, quais so as vendas efetuadas pelo concorrente, quais os pontos fortes e fracos da concorrncia, fidelidade da clientela em relao concorrncia. O mercado em que atuam as pequenas empresas extremamente competitivo. Por isso, a empresa precisa fazer frente concorrncia, mantendo e ampliando sua lista de clientes, ainda mais nos dias atuais, em que o mercado cresce em qualidade e produtividade, em funo da globalizao. O consumidor moderno, mais consciente, torna-se cada dia mais exigente e com maior poder de escolha. Assim, estas empresas precisam ter segurana neste mercado e buscar a conquista de outros para seus produtos atuais e em desenvolvimento, que lhes garantam novos mercados. Para que uma pequena empresa se torne competitiva no mercado globalizado, ela deve se aperfeioar continuamente, procurando adaptar seus processos e sua estrutura organizacional nova realidade de constantes mudanas, que podem representar ameaas ou oportunidades para a empresa. Dai, a importncia de conhecer o mercado.

BOA SORTE!

Potrebbero piacerti anche