Sei sulla pagina 1di 9

Desde a colonizao, a problemtica do fornecimento de gua j se fazia presente, atravs dos poos e bacias pblicas ou particulares onde a populao

se abastecia. Como escreve Baena (1839), em seu Ensaio Corogrfico sobre a Provncia do Par, acima do stio Tapan, prximo ao igarap Domings, existiu uma fonte de gua cristalina, onde todos bebiam, inclusive o capites generais. A gua de l proveniente era transportada diariamente para Belm, em barris acomodados em canoas, que faziam o trajeto entre a Fortaleza da Barra e Miramar. As crnicas datadas dessa poca retratam a existncia de dez poos pblicos, fora estes tambm haviam poos particulares que seus donos abriam acesso ao pblico. Os manuscritos da antiga cmara municipal, falam de uma rua da cidade denominada de travessa do poo do Bispo, onde hoje a Travessa Dr. Freitas, entre Conselheiro Furtado e Gentil Bittencourt. Teria existido l, um poo de serventia aos religiosos, antes de ser adaptado para o cemitrio municipal, hoje, Soledade. O servio de distribuio de gua passou a ser de responsabilidade do Tesouro Provincial em julho de 1865 e quatro anos mais tarde foi assinado um contrato de previa o fornecimento de gua canalizada para Belm, entre o presidente Conselheiro Jos Bento da Cunha Figueiredo e o Coronel Joo Augusto Corra, contudo, o documento foi rescindido antes mesmo que se iniciassem as obras. Neste perodo, dois mananciais, de Ananindeua e Marituba, j haviam sido analisados e foi constatada a eficincia dos mesmos para o abastecimento de Belm. A poluio desses mananciais era inevitvel, devido seus afluentes urbanos, e isso decidiu a mudana das fontes de abastecimento, para as novas estradas paralelas So Brs. Em 1881, houve a criao da Companhia das guas do Gro-Par, havendo tambm, a definio de reas que sofreriam desapropriao, visando a conservao dos mananciais do Utinga. Aps anlises de engenheiros contratados pelo ento presidente Dr. Gama Malcher, foi reconhecido que esta fonte tinha capacidade para suprir a demanda de gua de Belm, por isso foi definido como principal manancial da empresa. A companhia logo iniciou a construo de canos para a distribuio dgua, enquanto a construo no era concluda, a populao continuava a se abastecer atravs no s dos poos Paul dgua (localizados onde hoje a Avenida Governador Jos Malcher, esquina com a travessa Piedade), como tambm dos vrios outros espalhados pela cidade. No incio do sculo XX, o Utinga j apresentava certa ineficincia (leia-se insuficincia) para atender a demanda da populao, em decorrncia disso, em 1907, o ento governador Dr. Augusto Montenegro, d inicio a obras que objetivavam a

ampliao no abastecimento de gua, atravs do aumento da captao das guas do Utinga e o melhoramento da canalizao, enterrando a rede de canos. Em 1932, j sob o comando do Major Interventor Magalhes Barata, se iniciaram as obras do canal Yuna, que objetivava a ligao do Lago Bolonha s nascentes do igarap gua Preta. Em 11 de maio de 1936, foi concluda a construo da estao de tratamento no Utinga. Com captao das guas atravs de galerias subterrneas, a construo de uma represa na bacia e de muros ao longo da vala que levam as guas a trs nascentes: Utinga, Bossuiguara e Cat, evitando contato com o igap; instalao de uma bomba para captao das guas do Rio Guam e assim completar o abastecimento do sistema de lago que o rio no supria em poca de estiagem; em 1968 houve a ampliao da capacidade de bombeamento, a construo de outro sistema de bombas e a ampliao do dimetro da adutora que capta as guas do Rio Guam.

esquerda Sistema de aduo e captao de gua dos lagos e direita Canal de ligao entre os lagos gua Preta e Bolonha. Fonte: Pereira (2003).

A partir de 1980, comearam a implementar obras de grande porte que visam a ampliao do abastecimento, para assim conseguir atender a demanda at 2012. Porm, como sabemos hoje j se mostra insuficiente a distribuio de gua feita pela COSAMPA, tendo em vista o aumento populacional e a criao de uma regio metropolitana, a RMB (Regio Metropolitana de Belm) formada pelos municpios de Belm, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Brbara do Par, tendo 2.161.191 habitantes segundo dados do IBGE (2008). Alm da insuficincia, devido falhas da prpria companhia, com uma percentagem de perda de 60%, tambm h a problemtica da qualidade da gua que nos oferecida hoje em dia.

Figura 1: Regio metropolitana de Belm. Fonte: Pereira (2004)

Figura 2: Sistema de aduo e captao de gua dos lagos (Adaptado de Pereira, 2004)

Como j foi dito anteriormente, adutoras captam gua do Rio Guam, sendo conduzidas para o gua Preta e depois para o Bolonha. A gua presente nesses rios hoje, basicamente a gua do Rio Guam, ou seja, a gua que usamos quase que totalmente

proveniente do Rio Guam. O problema reside na grande influencia das mars no Rio Guam, o que leva a um quadro de grande salinidade da gua e pssimas condies bacteriolgicas em decorrncia do despejamento de esgoto in natura no Rio Guam, alm da carga poluidora carreada pelas guas pluviais; sedimentos carreados pelo escoamento superficial, graas retirada da cobertura vegetal; resduos oleosos, provenientes de estabelecimentos que lidam com leos e derivados; efluentes industriais; lixo; invaso das margens na parte superior; o lago influenciado, ainda, pelo rio Aur, sendo assim, os despejos industriais e domsticos da bacia do rio Aur, aliado aos efluentes do aterro sanitrio, por ele carreados, comprometem a qualidade da gua que nos ofertada.

esquerda despejo de esgoto domstico e industrial no Lago Bolonha e direita precariedade do sistema de saneamento bsico no Bairro Castanheira, localizado nas cabeceiras do Lago Bolonha. Fonte: Bordalo (2006).

Segundo Utinga (1992, apud Par, 1994), essas problemticas so abrandadas em grande parte pelo fato das guas captadas do Rio Guam passarem no mnimo 30 dias nos reservatrios antes de serem bombeadas pela Estao Elevatria de gua EEA do Bolonha. Aps isso, a gua passa por um rigoroso tratamento na Estao de Tratamento de gua ETA, quando retirada do lago, antes de ser levada populao. Entretanto, no prprio manancial (Bolonha), pode-se perceber indicadores da qualidade hdrica, tais como as macrfitas. Para Camargo, Pezzato e Henry-Silva (2003) as macrfitas aquticas flutuantes freqentemente ocorrem em ambientes eutrofizados, apresentando altos valores de biomassa e cobrindo extensas reas. Os lagos e as represas submetidos eutrofizao artificial possuem elevadas concentraes de nutrientes na gua, especialmente nitrognio e fsforo, que propiciam o crescimento e a proliferao dessas macrfitas aquticas. (Arajo Jr., 2010)

Ou seja, existncia das macrfitas ao longo do rio indica que h uma forte presena de matria orgnica, que se acumula no rio em decorrncia do despejamento de esgoto e resduos slidos e lquidos. Nos ltimos 3 (trs) anos a rea de abrangncia das macrfitas no lago Bolonha, aumentou de 20,03% em 2007 para 88,81% em 2010, evidenciando que mesmo medidas preventivas como a limpeza semestral do lago, no so suficientes para cessar o seu desenvolvimento, uma vez que os lagos em questo esto sendo constantemente abastecidos por efluentes domsticos ricos em nutrientes como Fsforo (P) e Nitrognio (N) oriundos das comunidades locais, bem como de efluentes industriais prximos a APA-Belm.

Brao Oeste do Lago Bolonha. A seta indica o ponto de recepo de gua advinda do lago gua Preta. Fonte: Bordalo (1998).

Brao Oeste do Lago Bolonha. A seta indica o ponto de recepo de gua advinda do lago gua Preta. Fonte: Arajo Jr. (2010)

Telas de proteo para impedir que as espcies de macrfitas flutuantes adentrem a Elevatria de gua Bruta do Bolonha. Perceba-se na foto da esquerda presena de macrfitas na tela de proteo interna Fonte: Arajo Jr. (2010).

A proliferao de macrfitas pode causar a acelerao na eutrofizao da gua, indicando elevada formao de biomassa, fazendo com que assim haja o aumento no dficit de oxignio, a formao de gases, tais como H2S, CH4, etc. Alm da diminuio

do pH da gua, acarretando assim uma drstica diminuio na populao de fitoplnctons, zooplnctons, bentos e peixes. Tais fatos acabam afetando, assim, a qualidade da gua que distribuda para a RMB devido ao aporte de nutrientes provenientes da captao (direta e indireta) ou devido a decomposio da matria orgnica oriunda das macrfitas presentes no referido lago.

Potrebbero piacerti anche