Sei sulla pagina 1di 14

3

1.1 - OBJETIVOS
Identificar, atravs da manipulao das rochas e minerais, caractersticas de suas constituies, classificando-as entre suas composies qumicas, sua forma estrutural, de acordo com seu processo de formao.

1.2 - INTRODUO TERICA


Para melhor entendermos como os minrios se formam e porque so apenas encontrados em determinados tipos de terrenos, apresentaremos uma viso esquemtica do Planeta Terra, mostrando suas diferentes camadas. Os minerais utilizados pelo homem se situam na crosta continental.

Baseando-se em critrios genticos as rochas podem ser classificadas de acordo com sua composio qumica, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classific-las de acordo com os processos de sua formao. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas so classificadas como gneas, sedimentares e metamrficas. Veremos tambm, como identificar os tipos de solo, atravs dos nossos sentidos: tato, olfato , viso, paladar e audio. A primeira informao que obtemos ao chegar ao local de estudo, so a diferentes tonalidade do solo e das rochas. Fora isso, uma rpida anlise tctil pode nos dar a ideia de qual a formao do material, se uma rocha intrusiva ou extrusiva.

No caso dos solos intrusivos a granulao maior, devido ao tempo de resfriamento, permitindo uma mobilidade de ons maior, possibilitando a formao de cristais maiores em relao as extrusivas que esfriam rapidamente no dando tempo de ser cristais crescerem.

1.2.1 - ROCHAS GNEAS


So rochas resultantes da consolidao do magma de vulces. Existem dois tipos de consolidao a intrusiva e a extrusiva. Intrusivas ocorrem quando o magma consolida na subsuperfcie, formando-se assim as rochas plutnicas. Extrusivas ocorrem quando a consolidao acontece na superfcie. Podemos diferenciar as consolidaes atravs da textura. A rochas intrusivas tem um resfriamento de magma lento, proporcionando tempo para que os minerais cresam e se tornem facilmente visveis. Ao contrario, a extrusivas tem um resfriamento de magma mais rpido, no permitindo que os minerais cresam muito.

1.2.2 - ROCHAS SEDIMENTRES


Rochas sedimentares surgem atravs da decomposio de detritos de outras rochas (magmticas e metamrficas), ou ainda de precipitao qumica. Quando a rocha sedimentar constituda de partculas preexistentes considerada como clstica. Rochas clsticas so classificadas de acordo com o tamanho de suas partculas, sendo assim reconhecidas pela sequencia de camadas horizontais em espessuras variveis.

1.2.3 - ROCHAS METAMRFICAS


So o resultado de rochas preexistentes, que sob nova temperatura e presso sofreram transformao.

1.2.4 - MINERAIS
Mineral um corpo natural slido formado e resultado da interao de processos fsico-qumicos. Cada mineral classificado de acordo com sua base de composio qumica e na estrutura cristalina dos materiais que o compem.

1.2.5 - SOLOS
Cada tipo de solo tem um comportamento diferente, em relao a fatores, como a interao com a gua. Solos arenosos, so extremamente permeveis, facilitando a penetrao da gua, que no fica muito retida. No entanto, argilosos tem maior resistncia penetrao da gua, com isso, ela fica retida nos interstcios, dando aos solos argilosos grande plasticidade. Se diferenciam tambm por serem intrusivos e extrusivos, como as rochas, porm nesse caso, os intrusivos apresentam uma granulometria maior, devido ao rpido resfriamento, e as extrusivas

1.3 - MATERIAIS UTILIZADOS


Para que pudssemos realizar os procedimentos, recebemos amostras de variadas rochas, minerais e solos. A partir destas, observamos e descrevemos suas caractersticas e utilidades.

1.3.1 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL MINERAL E ROCHAS Amostra - Mineral 1


NOME DO MINERAL COLORAO BRILHO CLIVAGEM UTILIDADE Jaspe vermelho Vermelho No metlico Imperfeita Pode ser utilizado para efeitos teraputicos para o corpo e psique, tambm como peas decorativas aps lustrado, como vasos .

Amostra - Mineral 2
NOME DO MINERAL COLORAO BRILHO CLIVAGEM UTILIDADE Quartzo Rosa Rosa No metlico Ausente Pode ser utilizado na confeco de joias, decorao e objetos, alm de ser muito usado como pedra mstica e fonte de energia.

Amostra - Mineral 3
NOME DO MINERAL COLORAO BRILHO CLIVAGEM UTILIDADE Cianita Azulada No metlico Boa
Pode ser utilizado em produtos refratrios e cermicos, incluindo a porcelana, tambm usado na fabricao de utenslios de eletricidade. Possui efeitos teraputicos para o corpo e a psique.

Amostra - Mineral 4
NOME DO MINERAL COLORAO BRILHO CLIVAGEM Muscovita Lils No metlico Boa So principalmente empregadas na construo de aparelhos eltricos, por causa do seu baixo coeficiente de condutibilidade trmica, por resistir a altas temperaturas e choques trmicos, por seu baixo coeficiente de dilatao etc. usada normalmente em placas, mas seu p um bom isolante trmico, e com ele, aglomerado, fabrica-se a mica sinttica. Excelente isolante eltrico, sendo usado em condensadores, reostatos, telefones, lmpadas eltricas e fusveis. J se usou tambm em janelas, como substituto do vidro.

UTILIDADE

Amostra - Mineral 5
NOME DO MINERAL COLORAO BRILHO CLIVAGEM UTILIDADE Turmalina Negra Preta Metlico Boa bastante utilizada em joalherias, manmetros e determinados tipos de microfone. Tambm tem valores msticos.

Amostra - Rochas Sedimentares 1


NOME DA ROCHA GNESE Dolomita Sua origem ainda desconhecida, so propostos modelos hidrotermais,
com fluidos vindos de grandes profundidades, atravs de falhas geolgicas tambm muito profundas; modelos de origem a partir de interao microbial em ambientes hipersalinos; modelos de misturas de guas doce e salgada, entre inmeros outros.

UTILIDADE

Utilizado como fonte de magnsio, sobretudo para a fabricao de materiais refratrios. E tambm usado em decorao.

Amostra - Rochas Sedimentares 2


NOME DA ROCHA GNESE Arenito Marrom A rocha de origem sedimentar, resultante da juno dos gros de areia atravs de um cimento natural. O material da pedra ideal para fazer azulejos para cho, azulejos para parede, fachada, cobrir como camada de proteo, degraus, escadas, bancadas, pias, bancada de bares, bancos, pequenas placas, grandes placas.

UTILIDADE

Amostra - Rochas Sedimentares 3


NOME DA ROCHA GNESE UTILIDADE Seixo Todo fragmento de mineral ou rocha, menor do que bloco ou calhar, e maior do que um grnulo. Pode ser utilizado em jardins, muros e ornamentaes de paredes externas e internas.

Amostra - Rochas Sedimentares 4


NOME DA ROCHA Calcrio Os calcrios apresentam-se em forma de rochas sedimentares que possuem quantidades de minerais acima de 30% de carbonato de clcio, so formados, na maioria das vezes, pelo acmulo de organismos inferiores ou precipitao de carbonato de clcio na forma de bicarbonatos, principalmente em meio marinho. Tambm podem ser encontrados em rios, lagos e subsolo. Podem ser utilizados para correo do PH do solo para a agricultura, fabricao de vidro, produo de cimento Portland, produo de cal, fundente de metalrgicas, como pedra ornamental, adubao qumica.

GNESE

UTILIDADE

Amostra - Rochas Sedimentares 5


NOME DA ROCHA GNESE UTILIDADE Siltito Formado pelo acumulo de sedimentos com granulometria silte,variando o tamanho de 0,002 ate 0,06 mm, composto principalmente por quartzo, feldspatos, micas e argilas. Podem ser utilizados em material cermico, indstria de componentes eletrnicos e no processo de louas.

Amostra - Rochas gneas 1


NOME DA ROCHA Diabsio Rocha gnea hipoabissal (intrusiva em outras rochas preexistentes), relativamente pobre em slica e rica em plagioclsio clcico. O diabsio normalmente ocorre em corpos rochosos consolidados ao longo do percurso do magma que, vindo de grandes profundidades, busca alcanar a superfcie da Terra, percorrendo fraturas profundas, e alojando-se nas estruturas das rochas encaixantes uma rocha muito utilizada como pedra britada para finalidades como asfalto, concreto, enrocamentos, etc. Podem ser usadas tambm confeco de poliedros e blocos utilizados no calamento de vias e passeios.

GNESE

UTILIDADE

Amostra - Rochas gneas 2


NOME DA ROCHA GNESE UTILIDADE Sienito Sienito uma rocha plutnica de textura grossa, composta por feldspato, anfiblio, clinopiroxnios e pouca ou nenhuma biota. So utilizadas em pedra de construo, variedade larvikito usada para fins ornamentais (arquiteturas, monumentos, memoriais e tmulos).

Amostra - Rochas gneas 3


NOME DA ROCHA GNESE Granito A maioria desses corpos de rocha nitidamente intrusiva, apresentando contato abrupto com as rochas encaixantes, e rodeada por uma aurola metamrfica. Podem ser usados em revestimento de paredes, pisos, soleiras, e rodaps; elementos estruturais, objetos decorativos, tampos de mesas e balces; lpides, pedras de construo, pavimentao e de arremates marginais (guias de caladas)

UTILIDADE

Amostra - Rochas gneas 4


NOME DA ROCHA GNESE UTILIDADE Basalto O basalto uma rocha gnea eruptiva, cuja granulao fina, em pequenos cristais. Em sua composio, o basalto constitudo de plagioclsio, piroxnio e em alguns casos por olivina. Podem ser utilizadas em revestimentos de paredes, muros, caladas, lastro ferrovirio, agregados grados de concretos e muros de arrimo.

Amostra - Rochas gneas 5


NOME DA ROCHA GNESE Obsidiana um tipo de vidro vulcnico, formado quando o magma solidifica rapidamente, tonando-a assim, uma rocha extrusiva. Fora muito utilizada em tempos pr-histricos para a confeco de artefatos como pontas de flecha ou lana, raspador, machadinhas e como contas para colar e outros adornos. Os aztecas a usavam como faca em seus rituais de imolao.

UTILIDADE

Amostra - Rochas Metamrficas 1


NOME DA ROCHA GNESE Gnaisse Rocha metamrfica formada por metamorfismo regional de presso e temperatura bastante elevadas. conhecido popularmente como "rocha movimentada" devido ao aspecto listrado de seus minerais segregados em faixas claras e escuras. Revestimentos de paredes, detalhes de pisos, tampos de mesa e balces de cozinhas; peitoris de janelas, pavimentao urbana e de estradas, caladas.

UTILIDADE

Amostra - Rochas Metamrficas 2


NOME DA ROCHA GNESE Travertino uma rocha calcrio, composta por calcita, aragonita e lonita, com bandas compactas, paralelas entre si, onde podemos observar pequenas cavidades. formado pela precipitao de carbonato de clcio por ao da gua doce.
usada como pedra ornamental em arquitetura, em estado natural ou polida, aplicada em interiores, exteriores e em decorao

UTILIDADE

Amostra - Rochas Metamrficas 3


NOME DA ROCHA GNESE UTILIDADE Citrino geralmente produzido pelo aquecimento da ametista. o Citrino uma das variaes do quartzo. Pode ser utilizado na confeco de joias, decorao e objetos, alm de ser muito usado como pedra mstica e fonte de energia.

10

Amostra - Rochas Metamrficas 4


NOME DA ROCHA GNESE Mrmore Rocha metamrfica gerada pelo metamorfismo regional atuando sobre calcrios e dolomitos. Podem ser formadas tambm por metamorfismo de contato em torno de rochas plutnicas. bastante utilizado em revestimentos de paredes, pisos, soleiras, rodaps, pavimentos de baixos trfegos, objetos decorativos, tampos de mesa e lpides.

UTILIDADE

Amostra - Rochas Metamrficas 5


NOME DA ROCHA Ardsia Rocha metamrfica originada pelo metamorfismo regional, incipiente (de baixo grau), sobre rochas argilosas ou folhelhos mais ou menos silcosos e arenosos. Caracteriza-se por uma estrutura plano-paralela muito intensa e cerrada (foliao), feio tpica dos esforos orientados que atuam no metamorfismo regional, mas faltam no metamorfismo de contato. Revestimentos de muros, muretas, paredes e pisos exteriores e interiores, mobilirio (mesas, cadeiras, bancos, tampes de pias e lousas), decorao.

GNESE

UTILIDADE

1.3.2 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL SOLOS Argila Sensao ao tato Plasticidade Resistncia do solo seco (torro) Mobilidade de gua intersticial Disperso em gua
um material resistente, produz p fino, porm no se desfez facilmente. Possui facilidade de moldagem. Alta resistncia. Resistncia alta do solo para a retirada do material da superfcie em que foi aplicado. Disperso lenta.

11

Silte Sensao ao tato Plasticidade Resistncia do solo seco (torro) Mobilidade de gua intersticial Disperso em gua
um material de partculas finas, que possui baixa resistncia. Possui moldagem intermediria. Resistncia intermediria. Resistncia moderada do solo para a retirada do material da superfcie em que foi aplicado. Disperso moderada em gua.

Areia
um material com partculas rsticas. Sensao ao tato Possui moldagem quase nula. Plasticidade Resistncia do solo seco Baixa resistncia. (torro) Mobilidade de gua Resistncia baixa do solo para a retirada do material da superfcie em que foi aplicado. intersticial Rpida disperso em gua. Disperso em gua

12

1.4 - CONCLUSO
A partir de estudos feitos em laboratrio, com amostras de rochas, minerais e solos, pudemos encontrar as caractersticas de cada rocha, mineral e solo, como clivagem, brilho, sua gnese e utilidade. Tambm tivemos respostas de como se formaram, seus compostos.

13

1.5 - ANEXOS

14

15

16

1.6 - BIBLIOGRAFIA
JASPE VERMELHO. em htrp://www.wikipedia.org/wiki/Jaspe>. QUARTZO ROSA. em <http://www.wikipedia.org/wiki/Quartzo>. CIANITA em <http://www.wikipedia.org/wiki/Cianito>. MUSCOVITA em <http://www.wikipedia.org/wiki/Muscovita>. TURMALINA NEGRA. em <http://www.wikipedia.org/wiki/Turmalina>. DOLOMITA em <http://www.wikipedia.org/wiki/Dolomita>. SEIXO em <http://www.wikipedia.org/wiki/Seixo>. MANUAL DE ROCHAS ORNAMENTAIS PARA ARQUITETOS em <http://icposgrados.weebly.com/uploads/8/6/0/0/860075/c.pdf>. SILTITO em <http://www.rc.unesp.br/museudpm/rochas/sedimentares/siltito.html>. MELO, Mario Srgio de; Assuno, Heracto Kuzycz - DICIONRIO HISTRIO E GEOGRFICO DOS CAMPOS GERAIS em <http://www.uepg.br/dicion/verbetes/am/diabasio.htm>. OBSIDIANA em <http://www.wikipedia.org/wiki/Obsidiana>. TRAVERTINO em <http://www.wikipedia.org/wiki/Travertino>. CITRINO em <http://www.wikipedia.org/wiki/Citrino>.

Potrebbero piacerti anche