Sei sulla pagina 1di 2

Introduo: Os amplificadores so geralmente divididos em classe que leva em considerao as caractersticas de operao do estgio de sada de amplificadores, que inclui

a eficincia tanto em potncia quanto em qualidade o amplificador classe A possui melhor qualidade de som sem distoro com um consumo de potncia muito grande, possui eficincia de +/- 20% (terico mximo de 25%) , isto , se ele fornecesse 10W de som, consumiria 50W de energia, essa diferena de 40W seria transformada em calor. Geralmente um amplificador com potncia de sada abaixo dos 100W, gasta muita energia e seu preo muito alto. Amplificadores classe A so polarizados de forma que as variaes nas polaridades do sinal de entrada ocorram dentro dos limites de corte e saturao. Polarizando um amplificador dessa maneira permite a corrente do coletor fluir durante o ciclo completo (360) do sinal de entrada, assim provendo uma sada que uma rplica do sinal de entrada, mas com 180 fora de fase Amplificadores operados na classe A so usados como amplificadores de udio e rdio freqncia em rdios, radares e sistemas de som. Amplificador classe B Esta classe caracteriza-se por no ter corrente de polarizao nos transistores de sada, o que faz aumentar o rendimento do circuito, idealmente, para 78,5%. Os transistores passam a conduzir apenas quando so excitados pelo sinal de entrada. necessrio 2 transistores um NPN e um PNP pois cada um fica responsvel por um semi-ciclo do sinal de sada. Durante a transio da operao de um transistor para outro h uma interrupo do sinal de sada, pois o nvel do sinal de entrada no suficientemente grande para por os transistores em conduo. Ocorre a chamada distoro de crossover. Objetivo: Os objetivos destas duas experincias foram: comprovar a determinao do ponto de trabalho de amplificadores classe A e B. No amplificador classe A as distores acontecem inicialmente devido configurao do potencimetro. Um amplificador classe B pode ser usado nos casos onde a distoro do sinal de sada no constitui nenhum problema. A distoro uma medida de quanto o sinal e sada difere do sinal de entrada. Procedimento Experimental: Montamos os circuitos amplificadores classe A e classe B que nos foi passado em sala de aula e explicado pelo nosso professor comparando a teoria com ha prtica, nosso professor mostrou o meio ciclo em que o sinal est abaixo da linha de interrupo do amplificador classe B ocorrendo crossover, j no amplificador classe A vimos a forma de onda senoidal, com o auxilio do ociloscpio.

Dificuldades Encontradas: Esta foi uma experincia simples, porem no conseguimos montar o amplificador classe B, sobretudo a fonte nossa estava com defeito e muito dos bastidores no funcionam corretamente tudo isso atrasa o nosso trabalho.

Concluso: Realizando esta experincia podemos comprovar que a pratica chega bem prximo a teoria, e que foi muito til para a nossa pratica foi muito interessante vermos o sinal de atrasado decorrente no crossover no amplificador classe B, sobretudo utilizando uma grande ferramenta (ociloscpio) que na maioria das vezes faz falta nas aulas de laboratrio por mais simples que seja a experincia.

Potrebbero piacerti anche