Sei sulla pagina 1di 3

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

Ol, Estamos chegando ao fim do nosso curso de discursiva para o concurso do MPU. Nesta aula, apresento o tema da Redao 3, em formato de perguntas, que tambm bastante utilizado pelo CESPE. Dessa forma, voc ter tido a oportunidade de treinar os trs modelos de cobrana mais comuns. Procure fazer o planejamento do texto antes de comear a escrever, dividindo os pargrafos de acordo com os tpicos

obrigatrios. Procure marcar o tempo de elaborao. Bom trabalho!

Profa. Luciana Ferreira

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

REDAO 3 (Formato do comando: Perguntas)

A Constituio de 1988 reservou especial ateno ao Ministrio Pblico, conferindolhe autonomia administrativa, financeira e oramentria, posicionando-o fora dos quadrantes hierrquicos dos trs Poderes, reflexo de um sistema mais moderno e eficiente de freios e contrapesos. Essa realidade exige um Ministrio Pblico atuante e vigilante, na defesa da democracia e dos direitos fundamentais. Porm, mesmo o rgo incumbido de controlar os Poderes constitudos necessita prestar contas para o titular do poder democrtico, que no Brasil indiscutivelmente o cidado. Da a concepo de um rgo de controle externo do Ministrio Pblico, capaz de enfrentar o desafio de unir, coordenar e controlar os esforos de seus diversos ramos, da Unio e dos Estados, para garantir a efetividade da atuao ministerial. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico, portanto, parceiro dos diversos ramos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, incumbido de imprimir uma viso nacional instituio e coordenar esforos no cumprimento das funes ministeriais, voltadas para a consecuo dos objetivos fundamentais da Repblica.
Soberania Popular. Roberto Monteiro Gurgel Santos. Presidente do CNMP. (Com adaptaes)

Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre o Conselho Nacional do Ministrio Pblico (CNMP) que responda s seguintes perguntas:

O que o CNMP? Como foi criado? (Valor: 8 pontos) Como composto o CNMP? Quem o preside? (Valor: 12 pontos) Quais so as principais atribuies constitucionais do CNMP? (Valor: 18 pontos)

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

PONTO DOS CONCURSOS DISCURSIVA ANALISTA DO MPU/APOIO JURDICO PROFESSORA: LUCIANA FERREIRA

ORIENTAES PARA ENVIO DA REDAO 3

1.

Voc dever enviar sua Redao 2 para a plataforma de redaes do Ponto dos Concursos at o dia 6 de maio, no local reservado para a Aula 4. O texto deve ser digitado e salvo em arquivo .doc. Identifique o texto com seu nome e, se possvel, o tempo que gastou para redigir, considerando rascunho e texto definitivo. A correo ser enviada para a plataforma do Ponto. Se quiser ter avaliados os critrios de legibilidade, basta colar o texto manuscrito escaneado ao final do arquivo digitado. (H uma folha de texto definitivo na plataforma do Ponto) A correo estar voltada para os aspectos textuais (estruturao, coerncia e coeso); gramaticais (microestrutura); e para o atendimento ou no das orientaes do comando. Para assinalar as correes e fazer comentrios no seu texto, ser utilizada a ferramenta de Controle de Alteraes do Word, cujas instrues de uso sero fornecidas na entrega da correo. Ser atribuda nota redao, segundo a frmula utilizada pelo CESPE. Ao redigir sua dissertao, procure simular o contexto de prova: - Faa o texto manuscrito, mesmo que no o envie para mim. - Marque o tempo e evite parar para fazer outras atividades (atender telefone, lanchar etc.). S depois disso que deve digitar o texto. Assim, fica mais prximo do que enfrentar na prova.

2. 3. 4. 5.

6.

7.

8. 9.

Profa. Luciana Ferreira

www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche