Sei sulla pagina 1di 8

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Projeto Integrado Multidisciplinar V e VI

Manual de orientaes - PIM


Cursos superiores de Tecnologia em: Recursos Humanos

1. Introduo
Os Projetos Integrados Multidisciplinares PIM tm como sua principal caracterstica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propsito consiste em propiciar condies para que o alunado possa desenvolver, de maneira prtica, seus conhecimentos tericos, baseados na integrao multidisciplinar e na organizao escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepes e concluses atravs da metodologia cientfica para produo acadmica.

2. Objetivos gerais
O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM faz parte do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distncia, da UNIP Interativa Universidade Paulista. Os alunos devero realizar o levantamento das caractersticas e prticas existentes numa organizao. Atualmente, desempenhar bem a funo de gestor pode garantir no somente a eficcia na produtividade de uma organizao, como tambm a transferncia dos conhecimentos acadmicos adquiridos. O PIM busca inserir o aluno nas prticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos tericos adquiridos em sala de aula, com carter prtico complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratgias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente ser vivel se houver uma conscientizao do real papel do gestor, atravs da viso bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

3. Objetivos especficos
So objetivos especficos do PIM: Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das caractersticas e prticas organizacionais de uma empresa em seus fundamentos administrativos, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratria; Proporcionar condies para que o aluno desenvolva, de maneira prtica, os conhecimentos tericos adquiridos, colaborando no processo de ensinoaprendizagem; Proporcionar a experincia das dificuldades e das vantagens existentes na implementao, execuo e avaliao dos modelos administrativos e observar a integrao multidisciplinar, fortalecendo a viso sistmica.

4. Operacionalizao do trabalho

As atividades do PIM so desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelo aluno. Nessas empresas, sero realizadas pesquisas de avaliao de itens especficos apontados para cada disciplina.

5. A empresa
O aluno dever criar uma empresa fictcia ou visitar uma empresa real para realizao do trabalho. Devero ser privilegiadas empresas que estejam abertas a atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informaes necessrias para o trabalho proposto, no havendo restrio quanto ao ramo de negcios. fundamental observar que tal escolha determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poder resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficar sob a orientao de um monitor orientador de projeto.

6. Estrutura do projeto
O aluno dever desenvolver um plano de negcios para empresa em estudo, identificando seu posicionamento, competitividade e diferenas; apontando oportunidades de ampliao e/ou melhoria. Ainda dentro desse escopo, dever pesquisar e avaliar os impactos da tica e limites legislativos da organizao e diagnosticar as possibilidades de ganhos, tanto no microambiente como no macroambiente, observando se os resultados esto em nveis desejveis, podendo, ainda, contribuir com sugestes que evidenciem resultados mais favorveis. A base do PIM a disciplina: Plano de Negcios. O PIM deve apresentar como base estrutural o desenvolvimento do plano de negcios e ainda dever incluir em seus itens as demais disciplinas cursadas Depois de realizada a pesquisa, o aluno dever organizar os dados, anotar as informaes relevantes e escrever o projeto com suas palavras. Isso significa que de fundamental importncia uma correta apresentao dos dados, fontes de pesquisa e resultados, de sua justificativa e concluso pertinentes. O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar demonstrar a sua capacidade de anlise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, necessrio seguir certos padres para facilitar a compreenso do leitor. Observe a lista especfica para o plano de negcios: OBS.: No existe uma estrutura rgida para se desenvolver um plano de negcios. A estrutura deve se adaptar s particularidades do negcio. Vamos sugerir sees que devem ser apresentadas com objetividade, sem perder a essncia dos aspectos mais relevantes, e vamos discutir suas funes: 1. Capa. 2. Sumrio: deve conter o titulo de cada seo do plano de negcios e a respectiva paginao.

3. Sumrio executivo: a principal seo do plano de negcios. Ele tem a funo de fazer o leitor ler, a seu critrio, a proposta. um resumo que deve ser dirigido ao pblico-alvo e conter informaes concisas e relevantes do plano. Deve ser a ltima pea a ser escrita. 4. Descrio da empresa: nessa seo deve-se descrever a empresa, seu histrico, e evoluo nos ltimos anos. Coloque itens como: 5. razo social; impostos; estrutura organizacional; estrutura legal; localizao; parcerias; certificao; servios terceirizados etc. Produtos e servios: essa seo est destinada a descrever o produto ou servio em questo, como:

quais recursos so necessrios para produo? como feita a produo? peculiaridades do ciclo de vida; fatores tecnolgicos envolvidos; nvel de satisfao do cliente; se a empresa produz/detm marcas ou patentes; pretenses de futuros investimentos no processo produtivo. interessante fazer uma boa anlise da carteira de produtos e/ou servios. H ferramentas que podem permitir uma anlise mais detalhada, como a anlise SWOT (strength, weaknesses, opportunities and trends), que verifica as foras e fraquezas no ambiente interno e oportunidades e riscos no ambiente externo da empresa. 6. Anlise da estratgia: nessa parte do documento apresenta-se a oportunidade de expressar a essncia do plano de negcios, nela, devem estar contidas a misso viso e valores da empresa, situao atual e potencialidades. Nesse momento sero definidos os rumos que a empresa dever tomar. 7. Plano de marketing: deve descrever a operao que ser desenvolvida para o mix de marketing (preo, produto, praa e promoo). O propsito deve ser demonstrar como manter o interesse dos clientes e como aumentar a demanda. Deve abordar mtodo de comercializao diferenciado. 8. Plano de recursos humanos: aqui deve se apresentar a estratgia de preparao e desenvolvimento da equipe de recursos humanos, pois esse fator revela o potencial de crescimento da empresa, que se d por meio da anlise de tenso tecnolgica e considerado um fator de vantagem competitiva. Devem ser destacadas aes e metas que

sejam congruentes com o plano de negcios proposto. Devem, tambm, ser apresentados o nvel educacional e as experincias da equipe envolvida, indicando o esforo da empresa na formao de seu capital intelectual. Aqui a disciplina de Modelos de Liderana dever ser contemplada de forma a descrever os tipos de liderana encontrados, os fatores que compem a liderana na empresa, como se d a administrao de conflitos e se a liderana direcionada a tarefas ou pessoas, descrevendo situaes que comprovem tal observao. Em seguida, dever analisar os modelos de liderana desejveis ao sucesso do plano de negcios. 9. Anlise de mercado: nessa analise o empresrio deve demonstrar que conhece muito bem a segmentao de mercado em referncia, abordando o crescimento do setor, caractersticas do consumidor, sazonalidade, concorrncia, participao de mercado. Ainda deve considerar fatores do ambiente externo, como economia, poltica, normas, cultura etc. 10.Plano financeiro: deve elucidar os nmeros de todas as aes planejadas como base para a comprovao de projees futuras. Deve responder questes como: Quanto capital preciso para viabilizar o projeto? Qual o propsito da solicitao? Por quanto tempo ser necessrio o investimento? Qual o retorno previsto? ou seja, deve conter o demonstrativo de fluxo de caixa, balano patrimonial, anlise do ponto de equilbrio, necessidades de investimento, demonstrativos de resultados, indicadores financeiros, faturamento previsto, margem prevista, payback e taxa interna de retorno (TIR). 11.tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial trata-se de uma disciplina que deve ser obrigatoriamente abordada. Sugere-se que ela possa estar posicionada neste item ou ser um subcaptulo dos itens 4 e/ou 8. Os itens a serem abordados so: Definir e identificar tica, direito e moral na execuo das atividades da organizao; alm de verificar a forma como acontecem e como so aplicados na empresa. Explicar o que vem a ser responsabilidade social e definir quais so as posturas ticas e de cidadania aplicadas pela empresa. Qual a constituio da empresa e como se d. Abordar o direito sindical e coletivo do ramo de atuao da empresa. 12.Concluso: fazer consideraes finais relevantes e quaisquer observaes necessrias para o encerramento da proposta. 13.Anexos: deve conter documentaes complementares relevantes para comprovao e validao de dados apresentados no plano de negcios, como: plantas de localizao; roteiros e resultados de pesquisa de marketing; folders; catlogos;

estatutos; contrato social; planilhas financeiras detalhadas; currculo da equipe de gesto e scios dados complementares sobre o mercado etc. 14.Referncias Bibliogrficas

Importante: Aps todo esse detalhamento, voc deve estar se questionando sobre o tamanho do plano de negcios. No h um tamanho correto, apenas sugere-se que ele seja conciso, por isso o parmetro de 15 pginas de contedo. Abordagem das disciplinas do bimestre: Criar um enlace entre os assuntos, dando foco multidisciplinaridade. As disciplinas podem ser separadas por captulos ou subcaptulos, conforme a preferncia. Ressalta-se que, para a construo de um projeto acadmico, preciso desenvolver textos consistentes, com fundamentao terica e, para isso, imprescindvel a pesquisa em bibliografia sobre o assunto.

7. O PIM V abrange as disciplinas:


Avaliao de Desempenho Matemtica Financeira Administrao de Cargos e Salrios 7.1 avaliao de desempenho Conceituar avaliao de desempenho e seus fatores determinantes; Descrever os mtodos utilizados pela empresa estudada e discorrer sobre sua importncia; Analisar os procedimentos utilizados pela organizao para implementao da avaliao de desempenho; Benefcios percebidos relacionados avaliao de desempenho para a empresa e para os colaboradores. 7.2 matemtica financeira Utilizar os clculos e conhecimentos adquiridos na disciplina (ex.: porcentagem, juros simples e composto, amortizao etc.), para contribuir com o planejamento e o controle financeiro / administrativo da organizao, os quais so um fator essencial na tomada de deciso e anlise de risco, atividade tpica da funo de um gestor. Atravs da interpretao dos clculos da matemtica financeira, o gestor pode acompanhar: a contabilidade da organizao; a administrao de recursos humanos; a administrao e controle de materiais; pesquisas de marketing;

etc. 7.3 administrao de cargos e salrios Descrever os conceitos de anlise e descrio de cargos. Investigao dos objetivos da organizao com a administrao de cargos. Fatores de especificao utilizados pela empresa estudada. Mtodos de coleta de dados utilizados pela empresa. Mtodos de avaliao de cargos utilizados pela empresa. Vantagens e desvantagens do processo na organizao.

8. O PIM VI abrange as disciplinas:


Plano de Negcios. Modelos de Liderana. tica e Legislao: Trabalhista e Empresarial. 8.1 plano de negcios Basicamente, atravs do plano de negcios, devem-se identificar oportunidades, desenvolv-las e torn-las tangveis e rentveis. O plano de negcio expe o perfil empreendedor e intraempreendedor atravs do gerenciamento de fatores crticos de sucesso e fracasso dos empreendimentos. 8.2 modelos de liderana Analisar a relao entre lder e liderado na organizao estudada e, de acordo com as caractersticas percebidas, verificar qual teoria de liderana estudada se encaixa no perfil observado na organizao, definir a(s) teoria(s) e justificar aes ou caractersticas observadas que levem a tal concluso. A organizao, de acordo com o perfil de liderana, resistente a mudanas? H mudana organizacional? Como se d a administrao de conflitos? Quais as tcnicas de negociao praticadas na organizao? Qual seu grau de assertividade? 8.3 tica e legislao: trabalhista e empresarial Introduo ao estudo da tica, da moral e dos costumes, sua integrao com o Direito e campos de aplicao: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Trabalhista, Direito Autoral, Cdigo de tica e Cdigo de Defesa do Consumidor.

9. Prazos e validao do recebimento do projeto


O PIM um projeto que consta do Programa Pedaggico dos Cursos Superiores de Tecnologia e corresponde computao de 50 horas (para

cada PIM), totalizando 100 horas no semestre, equivalendo ao controle de freqncia e nota do aluno, desde que apresente conceito igual ou maior que 6,0 (seis). Caso o aluno obtenha o conceito final menor que 6,0 (seis) ou no envie o projeto dentro do semestre, ficar em situao de reprovado na disciplina PIM, e s poder recuperar sua nota atravs do Programa de Recuperao de Disciplinas - PRD.

Potrebbero piacerti anche