Sei sulla pagina 1di 11

Instituto de Ensino Superior e Pesquisa - INESP Curso de Psicologia

Manual de Normalizao para Trabalhos de Concluso de Curso - Normas da American Psychological Association (APA) -

Organizadores: Professor Andr Amorim Martins Professora Gesianni Amaral Gonalves Reviso Ndia Fonseca e Silva-CRB6/627

Divinpolis Fevereiro de 2013

comunidade acadmica,

A partir de 2012, conforme deciso do Colegiado do Curso de Psicologia do Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (INESP), os trabalhos acadmicos devero ser normalizados a partir da American Psychological Association (APA), uma vez que j vinha-se utilizando este modelo nos Trabalhos de Concluso de Curso (TCC) desde 2009. Com sua implantao, foram surgindo dvidas, uma vez que o Manual da APA d opes aos autores, como por exemplo a quantidade de palavras no resumo e a quantidade de palavras chave. A nossa proposta sanar as dvidas com este material e proporcionar maior conforto para a utilizao das normalizaes cientficas em nosso curso, principalmente nos Trabalhos de Concluso de Curso.

Atenciosamente,

Comisso Organizadora.

1. ORIENTAES GERAIS

Diversas revistas utilizam o manual da APA como referncia para suas publicaes. Uma revista de referncia para nossos trabalhos no curso de Psicologia do INESP a revista Psicologia: Cincia e Profisso. Nas suas orientaes aos autores, podemos retirar muitos parmetros de publicao: O texto dever ser digitado em Times New Roman, fonte tamanho 12; Espaamento duplo; Margens do texto de 2 cm; Pgina formato A4; Os artigos cientficos devero ter de 20 a 25 laudas e conter introduo, mtodo, resultados, discusso e consideraes finais; O resumo deve ser constitudo de uma sequncia de frases concisas e objetivas, em forma de texto, apresentando os objetivos, mtodos empregados, resultados e concluses. Deve ser redigido em pargrafo nico, conter no mximo 200 palavras; Dever ser utilizado, no mximo, 4 palavras chave. (Para definir as palavras-chave, confira se constam do Descritores em Cincias da Sade da BVS - Clique aqui para fazer a consulta; O nmero da pgina dever ser em algarismo arbico localizado no canto superior direito; O pargrafo inicia-se na margem da pgina; Sempre que possvel, justifique o texto (Crtl + J).

Dica: Comece seu trabalho pela configurao do seu editor de texto!

2. CITAES

2.1 Citaes livres devem ser acompanhadas de sobrenome do autor seguido do ano de publicao do trabalho entre parenteses. Ex: (Martins, 2009). Havendo duas ou mais obras citadas do mesmo autor e mesmo ano, indicar, aps a data, a letra a para a primeira apario no texto e a letra b para a segunda citao e assim sucessivamente. Ex: (Martins, 2009a) (Martins 2009b). 2.2. Em citaes com dois autores - cite os dois nomes toda vez que a referncia ocorrer no texto. 2.3. Em citaes com trs, quatro ou cinco autores na primeira vez em que aparecem no texto, cita-se o sobrenome de todos os autores, separados por vrgula, e nas citaes subsequentes menciona-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expresso et al.( seguido de ponto aps o al.). Na lista final das referncias todos os autores devem ser citados. Exemplo: 1citao: Bock, Furtado e Teixeira (2009) Citaes subsequentes: Bock et al. (2009) Nas referncias: Bock, A.M.B., Furtado, O., Teixeira, M.L.T. (2009). Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. (14.ed.). So Paulo: Saraiva.

2. 3 Seis ou mais autores no texto, desde a primeira citao, somente o sobrenome do primeiro autor mencionado seguido da expresso et al. (sem itlico e com ponto aps o al).

2.4 Nas citaes antigas - obras antigas e reeditadas devem ser feitas da seguinte maneira: Exemplo:

No texto: Franco, F. M. (1790/1946) Nas referncias: Franco, F.M. (1946). Tratado de educao fsica dos meninos. Rio de Janeiro: Agir. (Trabalho original publicado em 1790)

2. 5 Citaes textuais - Citaes curtas, transcritas na ntegra, com menos de 40 palavras so inseridas no texto entre aspas, acompanhadas do sobrenome do autor, ano da publicao e pgina entre parnteses. Exemplo: Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2001) identidade a denominao dada s representaes e sentimentos que o indivduo desenvolve a respeito de si prprio, a partir do conjunto de suas vivncias. (Bock, Furtado & Teixeira, 2001, p.145)

- Citaes longas com 40 ou mais palavras deve constituir um pargrafo independente, iniciando com a linha avanada em 1,25cm, espao simples, fonte tamanho 10 e sem aspas. Acompanha o sobrenome do autor, ano da publicao e pginas, entre parnteses. Exemplo: Busco na discusso de Bock, Furtado e Teixeira (2001) a seguinte definio de Identidade:
Identidade a denominao dada s representaes e sentimentos que o indivduo desenvolve a respeito de si prprio, a partir do conjunto de suas vivncias. A identidade a sntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetria pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representao a respeito de si. (Bock, Furtado & Teixeira, 2001, p.145)

- Citao de fonte secundria (quando inevitvel) No corpo do texto, citar autores e datas dos dois textos (exemplo: Borges, citada por Fonseca, 2012). Nas Referncias, citar apenas a fonte secundria.

3 REFERNCIAS As referncias devem ser digitadas em espaamento simples e alinhado a esquerda; A lista de referncias deve ser apresentada no final do trabalho e por ordem alfabtica do sobrenome do primeiro autor; Os ttulos de livros, peridicos, relatrios, teses e trabalhos apresentados em congressos devem ser colocados em itlico; Na lista de referncias todos os autores devem ser includos, independente do nmero; Para separar os sobrenomes dos autores utilizar vrgula, sendo que entre o ltimo sobrenome e o penltimo usa-se e. O ano da publicao colocado logo aps o(s) autor(es) seguido de ponto final; Ttulos de livros, artigos e trabalhos acadmicos utilizar a inicial maiscula apenas na primeira palavra, com exceo de nomes prprios, nomes comerciais; A edio deve ser mencionada a partir da segunda, apresentada entre parnteses. Edies em portugus usa-se nmero cardinal (2. ed.), em ingls (2nd ed.). Informe a localidade (cidade e estado) onde a editora est localizada. Ex: Porto Alegre, RS: Artmed.

1. Artigo em peridico cientfico:


Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicao). Ttulo do artigo. Nome do Peridico, volume(nmero), pginas.

Martins, A. A., Franco, T. B., Merhy, E. E., Feuerwerker, L. C. M. (2009). A produo do cuidado no programa de ateno domiciliar de uma cooperativa mdica. PHYSIS: Revista de Sade Coletiva 19(2), 457-74

Em referncia de at seis autores, todos os nomes so citados. No caso de referncias com mais de seis autores, indica-se o sobrenome do primeiro autor, seguido da expresso latina et al.. Exemplo: Carvalho Neto, M. B., Maestri, T. C., Tobias, G. K. S., Ribeiro, T. C., Coutinho, E. C. N. N., Miccione, M. M. et al. (2005). O jato de ar quente como estmulo punidor em rattus norvegicus. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 335-339. 2. Livros (Obra completa) Sobrenome, Nome do autor abreviado. (ano de publicao). Ttulo: subttulo. Local de publicao: Editora. Informaes adicionais importantes (edio, volume, traduo, etc) devem ser indicadas entre parnteses logo aps o ttulo. A APA recomenda usar ponto entre ttulo e parnteses. Exemplo: Bock, A. M. B., Furtado, O., Teixeira, M. L. T. (2001). Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. (13 ed. reform. e ampl., 3 tir.). So Paulo: Saraiva. Exemplo: Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. (45. ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra. 3. Obras antigas com reedio em data muito posterior Franco, F. M. (1946). Tratado de educao fsica dos meninos. Rio de Janeiro: Agir. (Trabalho original publicado em 1790). 4. Captulo de livro Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicao). Ttulo do captulo. In Nome abreviado. Sobrenome (Ed. ou Coord. Ou Org.). Ttulo: subttulo. (vol., ed., pp.). Local de publicao: Editora. Para a indicao de uma pgina usar 'p' e para indicao acima de duas pginaspp.

Exemplo: Barret, M. (2010). Questes Prticas e ticas do Projeto de Pesquisa. In Breakwell, G. M., Hammond, S., Fife-Schaw, C., Smith, J.A. Mtodos de pesquisa em psicologia. (Traduo: Elizalde, F. R., reviso tcnica: Hasse, V.G., 3. ed., pp. 42 63). Porto Alegre: Artmed. 5. Autoria institucional BRASIL. Ministrio da Sade. (2006). Monitoramento e avaliao na poltica nacional de humanizao na rede de ateno e gesto do SUS: manual com eixos avaliativos e indicadores de referncia (46 p.). (Srie B. Textos bsicos de sade). Braslia: Editora MS. 6. Relatrio Tcnico Birney, A. J., & Hall, M. M. (1981). Early identification of children with written language disabilities (Relatrio n. 81-1502). Washington, DC: National Educational Association 7. Trabalho apresentado em evento Yamamoto, M. E. (2001). O uso do laboratrio no ensino de psicologia em universidades federais. In Resumos de Comunicaes Cientficas, XXXI Reunio Anual de Psicologia (p. 19). Ribeiro Preto, SP: Sociedade Brasileira de Psicologia. 8. Trabalho apresentado em evento, mas no publicado Santos, C. A. (2012). Atuao do servio pblico na produo da paz. Trabalho apresentado no 14o Seminrio de Pesquisa e Extenso da Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte. 9. Dissertaes e teses
Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicao). Ttulo do Trabalho. Tipo do documento, Instituio, cidade, estado, pas.

Exemplos: Silva, A. A. (2011). Para meninos maluquinhos um sossega leo: uma discusso da Psicologia acerca da lgica que sustenta a crescente e indiscriminada administrao de Ritalina em crianas com sintoma escolar. Monografia. Curso de Psicologia, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, Divinpolis. Mestrado

Cortez, M. T. (2003). Reanlise de modelos discursivos teraputicos (Dissertao. Mestrado em

Estudos Lingusticos). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Doutorado

Sevalho, G. (1999). A epidemiologia e o tempo uma discusso sobre a percepo do tempo pela cincia epidemiolgica (Tese. Doutorado em Sade Pblica). Fundao Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. 10. Documentos em meio eletrnico
Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicao). Ttulo: subttulo. Cidade, outros dados. Recuperado em dia ms, ano, de http://www.endereo eletrnico

Documentos eletrnicos devem indicar o ano de publicao ou, caso a fonte seja atualizada regularmente, a data de atualizao mais recente. Indicar aps o titulo, informaes suficientes para a localizao do material. Usar os termos recuperado e de para a lngua portuguesa e Retrieved e from para a lngua estrangeira. O endereo eletrnico deve ser completo, permitindo o acesso imediato ao documento. Gonalves, E.M. (2008). Divulgao cientfica da pesquisa brasileira: um diagnstico da revista Scientific American Brasil. Contempornea, 6(01), 1.30. Recuperado em 22 de setembro de 2008 de http://revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/contemporanea/article/view/5067/4683 Artigo de peridico eletrnico

Sobrenome, Nome abreviado. (ano de publicao). Ttulo do artigo. Nome do Peridico, volume(nmero), pginas. Recuperado em dia ms, ano, de endereo eletrnico completo

Exemplos: Saviani, Demerval, Patto, Maria Helena Souza, Guedes, Maria do Carmo, Serio, Teresa Maria Pires de Azevedo, Pessoti, Isaas, Maldos, Paulo Roberto Martins, Bock, Ana Mercs Bahia, & Malvezzi, Sigmar. (1984). Poltica educacional e formao profissional do psiclogo. Psicologia: Cincia e Profisso, 4(2), 24-33. Recuperado em 19 de outubro de 2012, de http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-98931984000200006&lng=pt&tlng=pt Marques, Mrio Henriques, & Dixe, Maria dos Anjos Rodrigues. (2011). Crianas e jovens autistas: impacto na dinmica familiar e pessoal de seus pais.Revista de Psiquiatria Clnica, 38(2), 66-70. Recuperado em 19 de outubro de 2012, de http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0101-60832011000200005&lng=pt&tlng=pt

11. Obra no prelo (trabalhos aceitos para publicao, mas ainda no publicado): Colocar no local da data a expresso (no prelo) para artigos em portugus e ( in press) para artigos
em ingls. No indicar a data at que o trabalho tenha realmente sido publicado.

Exemplo: Amorim, A. M., & Peres, T. C. (no prelo). Metadados xml na produo de revistas do portal PEPSIC e relacionamento com base de dados CIsis da metodologia SciELO. Psicologia para Amrica Latina [Verso eletrnica]. Acesso: PePSIC (Peridicos Eletrnicos em Psicologia): http://www.bvs-psi.org.br/; http://www.psicolatina.org/ 12. Filmes: Produtor, A.A. (Produtor), & Diretor, B.B. (Diretor). (Ano). Ttulo do filme. Pas de origem: estdio. Exemplo: Soderbergh, S. (Produtor), & Ramsay, L. (Diretora). (2012). Precisamos falar sobre o Kevin. Reino Unido: Oscilloscope Pictures.

Exemplo de Capa
A produo do cuidado no programa de ateno domiciliar em uma cooperativa mdica

Exemplo de Contracapa
A produo do cuidado no programa de ateno domiciliar em uma cooperativa mdica The health care delivery in a Medical Cooperative's Home Care Program Andr Amorim Martins1 Tlio Batista Franco2 Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a produo do cuidado no Programa de Ateno Domiciliar de uma Cooperativa Mdica. O Programa pesquisado surgiu e cresceu devido a ideia de ordenar a ateno aos beneficirios, especialmente os que utilizam de forma exorbitante os prontoatendimento e os que faziam alto consumo de internaes hospitalares. Fica implcita a ideia de reduo dos custos operados pela cooperativa. o maior Programa de Ateno Domiciliar, na sade suplementar, com 3.300 beneficirios em 2006. Trata-se de estudo qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliogrfica, pesquisa documental principalmente no site da operadora e da Agencia Nacional de Sade Suplementar, entrevistas semiestruturadas com informantes chave, observao no local de atuao e coleta de dados em fonte secundria. A anlise dos dados revela a satisfao dos beneficirios com os resultados obtidos por meio do Programa de Ateno Domiciliar, a diminuio de custos para a cooperativa mdica e transferncia de gastos para a famlia. O modo de produo do cuidado sugere haver um processo de reestruturao produtiva em curso, considerando as importantes alteraes nos processos de trabalho. Palavras-Chave: Cuidado domiciliar. reestruturao produtiva. micropoltica. produo de sade.

Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a produo do cuidado no Programa de Ateno Domiciliar de uma Cooperativa Mdica. O Programa pesquisado surgiu e cresceu devido a ideia de ordenar a ateno aos beneficirios, especialmente os que utilizam de forma exorbitante os pronto-atendimento e os que faziam alto consumo de internaes hospitalares. Fica implcita a ideia de reduo dos custos operados pela cooperativa. o maior Programa de Ateno Domiciliar, na sade suplementar, com 3.300 beneficirios em 2006. Trata-se de estudo qualitativo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliogrfica, pesquisa documental principalmente no site da operadora e da Agencia Nacional de Sade Suplementar, entrevistas semiestruturadas com informantes chave, observao no local de atuao e coleta de dados em fonte secundria. A anlise dos dados revela a satisfao dos beneficirios com os resultados obtidos por meio do Programa de Ateno Domiciliar, a diminuio de custos para a cooperativa mdica e transferncia de gastos para a famlia. O modo de produo do cuidado sugere haver um processo de reestruturao produtiva em curso, considerando as importantes alteraes nos processos de trabalho. Palavras-Chave: Cuidado domiciliar. produo de sade. reestruturao produtiva. micropoltica.

Abstract: This paper aim to describe and analyze the healthcare delivery in a Medical Cooperative's Home Care Program. It is the largest Home Care Program in Brazilian supplementary (private) health systems, with 3,300 beneficiaries in 2006. The HCP has been developed due to the need of organizing the services utilization especially by those clients who were frequently submitted to in-hospital care. So, it is implicit the ideia of corporative costs reduction. The analysis was made through a qualitative study, which used for data collection the following tools: the bibliography research, documental research, mainly on the cooperative's site and the National Agency of Brazilians Supplementary Health, semi-estructural interviews with keyinformants, observationn on the spot and data collection from secondary sources. Data analysis reveals the satisfaction of beneficiaries with results obtained in HCP, cost reduction for Medical Cooperative and transfer of expenses to family. The healthcare delivery analysis suggests there is an economic restructuring in course, considering important changes in work processes. Keywords: Home care, health production, economic restructuring of healthcare production, micro-politics.

________________
1 Psiclogo e mestrando em Clnica Mdica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Endereo Eletrnico: psicologia.inesp@funedi.edu.br 2 Professor Doutor da Universidade Federal Fluminense.

Potrebbero piacerti anche