Sei sulla pagina 1di 8

1

ESTUDO-VIDA DE EZEQUIEL MENSAGEM VINTE E SEIS O RIO QUE FLUI DA CASA Leitura bblica: Ez. 47:1-12; Sl. 36:8; 46:4; Jl 3:18b; Zc. 14:8a O livro de Ezequiel fala de dois rios. O primeiro rio, no captulo um, junto ao rio Quebar, que estava no lugar onde o povo de Deus foi mantido em cativeiro. O segundo rio, no captulo 47, o rio da vida na terra santa. O primeiro rio para julgamento, o segundo rio para o suprimento de vida. Estar perto do rio Quebar estar em um lugar de disciplina, mas estar perto do rio de gua viva estar em um lugar para receber a vida. Nesta mensagem, vamos considerar o rio que flui a partir da casa.

DEUS SENDO COMIDA E GUA PARA O HOMEM Gnesis 2 fala da rvore da vida (v. 9) e de um rio que saa do den para regar o jardim (v. 10). Tanto a rvore quanto o rio significa que Deus deseja infundir a Si mesmo no homem como vida. A rvore da vida indica que Deus quer que O comamos , e o rio indica que Deus quer que bebamos Dele. A rvore e o rio em Gnesis 2 so o princpio de duas linhas uma a respeito de Deus como comida e a outra a respeito de Deus como gua da vida elas correm por toda a Bblia at serem consumadas com a rvore da vida e com o rio da gua da vida em Apocalipse 22. Em relao a Deus como o alimento do homem, a Bblia fala da carne do cordeiro, o po sem fermento, o man, as vrias ofertas, e toda a produo, tanto animal quanto vegetal, da boa terra de Cana. Em Joo 6, o Senhor Jesus falou claramente sobre isso: "Eu sou o po da vida" (v. 48); "Eu sou o po vivo que desceu do cu" (v. 51); "Pois a Minha carne verdadeira comida , e o Meu sangue verdadeira bebida "(v. 55);"Tambm quem de Mim se alimenta por Mim viver"(v. 57). Em relao a Deus como gua para o homem beber, a Bblia fala das fontes (xodo 15:27), a gua da rocha (17:6;. Nm 20:11, 1 Corntios 10:4.), a gua do poo (Nm 21:16-17), e gua do solo (Jz 15:19). Salmo 36:8 b diz: "E na torrente das tuas delcias lhes ds de beber." Salmo 46:4 diz: "H um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santurio das moradas do Altssimo." Joel 3:18 diz:" Sair uma fonte da casa do SENHOR". Zacarias 14:8 diz: "Naquele dia, tambm suceder que correro de Jerusalm guas vivas." O Evangelho de Joo fala da gua viva em 4:14 e 7:37-38. Essas pores da Palavra revelam que Deus como gua viva tem jorrado da eternidade para satisfazer nossa sede. A poro da Palavra que descreve o fluir da gua viva de Deus em mais detalhe Ezequiel 47. significativo que o fluir do rio da vida no est no captulo um. Nesse captulo, em vez do rio da vida, havia um fogo consumidor. No captulo 37, houve um vento que tornou-se esprito para ns, mas no havia gua fluindo. O fluir da gua no comeou at o captulo 47. A gua no pode vir antes do captulo 47, porque a casa no tinha sido edificada.

OS FATORES QUE PRODUZIRAM O RIO Vrios fatores cruciais trouxeram o fluir do rio. O primeiro foi a edificao e concluso da casa. Depois disso, as pessoas comearam a ter seu viver de acordo com a casa, de acordo com seus padres, leis e estatutos. Sua vida diria e toda a sua conduta passou a ser de acordo com as

formas, modelo, padro, estatutos e leis da casa (43:10-11). Em seguida, os que servem, os sacerdotes, estavam servindo ao Senhor de maneira adequada. Finalmente, havia todas as ofertas:[...]. Havia ofertas anuais, ofertas mensais, ofertas dirias, e todas as festas solenes. Precisamos perceber que a experincia de todos estes assuntos trazem o fluir do rio. Quando o Senhor viu todas essas coisas, Ele deve ter ficado muito feliz. Ele tinha uma casa-o lugar de Seu trono, um lugar para as solas dos seus ps, um lugar onde Ele poderia habitar para seu descanso e satisfao. Ele viu a casa com as suas formas e estatutos, e viu os sacerdotes e as ofertas. Por isso, Ele enviou o fluir do rio, e o rio comeou a fluir da casa. Agora podemos entender porque no h nenhuma meno do fluir do rio antes do captulo 47. O fluxo do rio depende do edifcio. Quando e onde quer que um grupo de crentes edificado em unidade como descrito por Ezequiel, haver o fluir do rio do edifcio. Se h edificao em sua localidade, o fluir sair do edifcio. Suponha que acerca da igreja na sua localidade o Senhor pode dizer: "Este o lugar do meu trono, este o lugar onde eu posso colocar as solas dos meus ps, e este o lugar onde eu posso habitar, descansar e ficar satisfeito ." Se o Senhor capaz de dizer isso sobre sua localidade, o rio certamente fluir do edifcio. Hoje, muitos cristos zelosos prestam ateno pregao e obra do evangelho no campo missionrio, mas sua situao bastante pobre. Eles saem para trabalhar para o Senhor, mas no h fluir os seguindo, porque negligenciam a fonte: a edificao da igreja. No pode haver fluir fora da genuna edificao. Se h uma edificao forte nas igrejas locais, haver um rio que flui do edifcio para outros lugares. Haver o fluir, a inundao, e o impacto. Quanto precisamos do edifcio! Precisamos da igreja ser edificada como o templo, a casa de Deus. De tal edifcio, o fluir de Deus sair. A propagao depende do edifcio. A pregao do evangelho depende do edifcio. Esta a razo que em Joo 17:23 o Senhor Jesus disse que quando formos aperfeioados em um, o mundo conhecer que o Pai enviou o Filho.Isto significa que, quando formos edificados como um, o mundo ser convencido. A situao do cristianismo dividido limita bastante o impacto do evangelho. GUA SAINDO DO LIMIAR Ezequiel 47:1 a diz, "Depois disto, o homem me fez voltar entrada do templo, e eis que saam guas de debaixo do limiar do templo, para o oriente." Para que a gua flua, deve haver um limiar , uma abertura, atravs da qual possa fluir. Isso indica que, se ns, atravs de Cristo, tivermos mais contato com Deus e aproximarmos Dele, haver uma abertura que vai permitir que a gua viva de Deus flua da igreja.

O RIO QUE FLUI EM DIREO AO ORIENTE O rio que sai da casa flui em direo ao oriente (v. 1b). O oriente a direo da glria do Senhor (Nm 2:3; Ez 43:2). O fluir em direo ao oriente indica que o rio de Deus fluir sempre na direo da glria de Deus. O rio se preocupa com a glria de Deus. Tudo na vida da igreja deve ser para a glria de Deus. Por exemplo, em nossa pregao do evangelho, devemos buscar a glria de Deus. Se a nossa pregao do evangelho para glria de Deus, haver um jorrar de gua viva. No entanto, se ns no nos importamos com a glria de Deus,

o fluir ser limitado. Todos na igreja devem buscar e cuidar da glria de Deus. Ento a gua viva fluir da igreja.

A GUA QUE FLUI DO LADO DIREITO DA CASA Ezequiel 47:1 c tambm nos diz que a gua flui do lado direito da casa. Segundo a Bblia, do lado direito significa a posio mais elevada. O fluir da gua do lado direito indica que o fluir do Senhor deve ter a preeminncia. Precisamos dar ao Senhor, bem como ao fluir do Senhor a posio mais elevada. Ento esse mesmo fluir ser prevalecente e se tornar o fator controlador em nosso viver e obra.

FLUINDO PELO LADO DO ALTAR O fluxo pelo lado do altar (v 1d). Isto indica que o fluir sempre pela cruz. Se no temos o tratamento da cruz, o fluir ser frustrado. Se tivermos o fluir, devemos ter o tratamento da cruz. Precisamos estar dispostos a passar pela cruz para que o fluir possa vir tona.

O HOMEM COM A CANA DE MEDIR O ponto principal aqui o homem com a cana de medir em sua mo (v. 3). Este homem, que o prprio Senhor Jesus, tem a aparncia de bronze (40:3). Como temos salientado, na tipologia bronze ou cobre, significa julgamento e testes. O Senhor Jesus foi testado e julgado como um homem, e porque Ele foi testado e julgado, Ele est agora testando e julgando. Porque Ele foi testado, ele qualificado para testar, e porque Ele foi julgado, ele qualificado para julgar. Ele o nico com a cana de medir na Sua mo, totalmente qualificado para medir-nos. Temos dito anteriormente que medir significa testar, julgar, e possuir. Quando uma irm est prestes a comprar um pouco de pano, ela examina primeiro o pano e, em seguida, mede. A medida que ela medir possuir.Isso indica que medir examinar, testar julgar, e, finalmente, tomar posse.

MEDINDO O FLUIR DO RIO O homem veio com uma cana de medir na sua mo para medir o fluir do rio (47:3-5).

Medindo Mil Cvados Quando este homem mediu pela primeira vez o rio, havia apenas um fio saindo da casa. Em seguida, mediu mil cvados, e o fluir tornou-se mais profundo, at os tornozelos (v. 3). Outra vez mediu mil cvados, e o fluir tornou-se mais profundo, at os joelhos (v. 4). Depois disso, o homem mediu ainda mais mil cvados, e o fluir tornou-se ainda mais profundo, at os lombos (v. 4).

Quando pela quarta vez mediu mil cvados, o fluir se tornou um rio que no podia ser atravessado, e o rio tornou-se guas que se deviam passar a nado. Na Bblia o nmero mil significa uma unidade completa. Por exemplo, no Salmo 84:10 o salmista diz que um dia nos trios do Senhor melhor do que mil fora. Uma vez que mil significa uma unidade completa, medir mil significa medir uma unidade completa. Se queremos desfrutar o fluir da casa, precisamos ser medidos completamente. Se quisermos desfrutar de um fluir mais profundo, precisamos ser medido, ou seja, testado, examinado, julgado, e possudo pelo Senhor. Nossos motivos, nossas intenes, nossos objetivos, nossas metas, nossos desejos - todos devem ser julgados. Tudo que possumos e tudo o que estamos envolvidos devem ser julgados. Isso vai aprofundar o fluir dentro de ns. Como somos julgados pelo Senhor, precisamos fazer uma confisso completa. Precisamos permitir que o Senhor seja o nosso Juiz e deixar que Ele nos leve Sua luz e nos exponha. Ento ns devemos dizer a Ele: "Senhor, tudo o que Voc julgou agora Seu. Eu te peo, Senhor, possua-me, tome posse plena de mim ! " O julgar e testar do Senhor sobre ns no so uma vez por todas. Em Ezequiel 47, o homem mediu no uma nem duas ou at trs vezes; mediu quatro vezes. Na Bblia quatro o nmero da criatura. As quatro medidas aqui indicam que como uma criatura precisamos ser julgados e testados plenamente pelo Senhor e, ento, seremos completamente tomados por Ele. Ser tomado pelo Senhor completamente no fcil de experimentar. Podemos pensar que temos sido totalmente tomados pelo Senhor, mas aps um perodo de tempo, vamos perceber que ainda temos alguma reserva. Ento, seremos testados e julgados novamente, e aps isso teremos mais uma consagrao ao Senhor, dizendo: "Senhor, tome e possua isto!" Podemos pensar que o Senhor possuiu tudo, mas o Senhor sabe que Ele nos tem ganhado apenas at um certo ponto. Portanto, algum tempo depois podemos novamente perceber que temos reservado e preservado muito para ns mesmos. Mais uma vez fazemos nossa confisso ao Senhor, e experimentaremos o Seu teste e julgamento. Mesmo depois de alguns anos, ainda podemos no ter sido totalmente possudos pelo Senhor, e assim novamente precisamos ser medidos, testados, julgados, e possudo por ele.

A Profundidade do Fluir Depende do Quanto Temos sido Medidos e Possudos pelo Senhor Voc pode estar se perguntando como podemos determinar o quanto temos sido medidos e possudos pelo Senhor. Ns determinamos isso pela profundidade do rio. Se o rio s at os tornozelos, isso prova que no fomos medidos totalmente pelo Senhor. A profundidade do rio depende do quanto temos sido medidos pelo Senhor. No h necessidade de nos defender e de justificarmos. Em vez disso, devemos simplesmente considerar a profundidade de nosso fluir. Quo profundo o seu fluir? at os tornozelos? Os joelhos? Os lombos? Tem o fluir se tornado um rio que no pode ser atravessado? Tem o fluir tornado guas para nadar? Precisamos considerar nossa situao pessoal desta forma. O mesmo princpio aplica-se s igrejas locais. No h necessidade de argumentar a respeito da igreja em sua localidade. Voc pode dizer que a igreja em que voc est a melhor. Sua igreja pode ser a melhor de acordo com seu conceito, mas pode no ser a melhor de acordo com o fluir. Voc

pode vindicar ter o fluir, mas quo profundo este fluir? Considere a profundidade do fluir na igreja onde voc est. O fluir pode ser s at os tornozelos ou joelhos ou nos lombos. Talvez o fluir um rio que no pode ser atravessado e, assim, pode ser guas para nadar. A profundidade do fluir em cada igreja local depende do grau da medida e posse do Senhor. A este propsito, podemos enganar os outros, mas no podemos enganar o Senhor. Ele sabe a profundidade do fluir onde estamos. Ns todos precisamos ser medidos e tomados pelo Senhor. Para Sua medida, o Senhor precisa de nossa cooperao. difcil para o Senhor medir-nos, julgar-nos, possuir-nos, e tomar-nos sem uma cooperao adequada de nossa parte. Que possamos olhar para o Senhor e para Sua misericrdia que atravs de Sua medida em todas as igrejas locais haja um rio que ningum possa atravessar.

GRAA VERSUS ESFORO PRPRIO fcil andar em terra seca; mas, o fluir do rio torna difcil o andar. Quando a gua est nos tornozelos, podemos ainda andar, mas no muito conveniente. Quando a gua est nos joelhos, mais difcil andar. Quando a gua est nos lombos, muito difcil andar. Isso indica que, antes de desfrutarmos a graa do Senhor, como o fluir, somos capazes de fazer o que gostamos. Quando experimentamos o fluir do Senhor apenas de forma superficial, podemos ainda andar por nosso prprio esforo. Mas quando o fluir se torna mais profundo, chegando at aos joelhos, andar se torna muito mais difcil. Temos a graa, mas a quantidade de graa que temos no suficiente, por isso continuamos a exercitar o nosso prprio esforo. Como o fluir aumenta, ele incomoda, restringe, e nos frustra. Quando o fluxo de graa sobe mais alto, para os lombos, este o momento mais difcil de ser um cristo. Nossa situao torna-se impraticvel. Por exemplo, por um lado, podemos ter graa suficiente que torna difcil para ns, perder nosso temperamento; por outro lado, podemos no ter graa suficiente para vencer o nosso temperamento. Temos a graa, mas ainda precisamos exercitar nosso esforo prprio. Esse um dilema. O rio da graa est conosco, mas no profundo o suficiente. Mas uma vez que o fluir da graa torna-se to profundo que no podemos atravessar, vamos louvar ao Senhor e comear a nadar no rio. Como nadamos, no tentamos mais firmar em nossos ps. Em vez disso, vamos abandonar o nosso esforo prprio e comear a nadar no rio. Quanto menos graa recebemos do Senhor, mais precisamos usar nossa prpria fora. Mas quando recebemos uma abundncia de graa, j no precisamos usar nossa prpria fora. Em vez disso, cessaremos nosso esforo prprio e permitiremos o fluir do rio nos levar. medida que somos levados desta maneira, podemos facilmente seguir o Senhor e deixar que Ele nos leve onde quer que Ele deseje. Preocupa-me que muitos de ns ainda no desistiu de seu esforo prprio, mas ainda esto tentando se firmar por conta prpria. Eles continuam a lutar em seus esforos para firmar em seus ps. Isso significa que eles esto exercitando seu prprio esforo para ser um vencedor. Aqueles que esto nessa situao precisam perceber que eles precisam de mais graa. Eles precisam de um fluir mais profundo para que eles desistam de tentar ficar em p e, em vez disso, nadem no rio. A melhor maneira para ns nadarmos no rio colocar nossa confiana no fluir do rio, esquecer os nossos prprios esforos, e deixar o fluir nos levar. Quando recebemos a abundncia da graa, esta a nossa experincia.

Embora a graa seja suficiente, ainda temos de ir juntos com o fluir da graa do Senhor. Quando estamos sendo levados pelo rio, no devemos tentar ter nossa prpria direo. Devemos abandonar nossa direo e nos mover na direo do fluir. No entanto, o fluir pode estar em uma direo, mas a nossa inteno a de mover na direo oposta. Por esta razo, o Senhor muitas vezes tem problemas conosco.

TUDO VIVE POR CAUSA DESSE RIO Onde o rio flui tudo viver e ser cheio de vida (Ez 47:9). Este rio o rio da vida, e s a vida pode fazer as coisas viverem. Meros ensinamentos e dons no so importantes aqui, porque no podem infundir vida. Ezequiel no diz que tudo conhecer ou que tudo exercitar os dons, ele diz que tudo viver onde o rio passa. Nesse fluir as rvores vivem e do frutos doces e deliciosos a cada ms (v. 12). Alm disso, a gua traz uma abundncia de peixes (v. 9). O gado est implcito pelos nomes de duas cidades - En-Gedi e En-Eglaim (v. 10). En-Gedi significa "a fonte do cordeiro", e En-Eglaim significa "fonte de dois bezerros." Estas fontes so para o gado jovem, os cordeiros e os bezerros. De tudo isto, vemos que o fluir do rio produz rvores, peixes e gado. Na vida da igreja adequada h muitas rvores que produzem frutos, e, portanto, no h falta de fruto. Se a igreja em sua localidade est viva, haver rvores dando frutos. rvores produzindo frutos so uma indicao de que h um fluir em sua igreja. As rvores crescem pela gua viva. Se houver um fluir em sua igreja local, certamente tero rvores produzindo uma abundncia de frutos. Com o fluir do rio, existe tambm pescador (v. 10). Pesca significa o aumento nos nmeros. Se o nmero de pessoas na sua igreja local no aumenta ano aps ano, isto significa que no h pesca, e no ter pesca significa que no h fluir. Se queremos ter pesca, devemos ter o fluir. Precisamos de um lugar para jogar e espalhar a nossa rede. Precisamos pescar, a fim de ter um aumento em nmeros. Na vida da igreja precisamos tambm de algumas fontes de cordeiros e fontes de bezerros para a alimentao. Assim, precisamos de comida, precisamos do aumento em nmeros, e precisamos da alimentao. Isto ir trazer a restaurao, a edificao. Oh, precisamos das rvores, da pesca, e das fontes! Todas estas questes dependem de uma coisa - o fluir do rio. Mais uma vez vemos o quanto precisamos do fluir do rio de Deus.

O RIO QUE FLUI PARA O MAR ORIENTAL Ezequiel 47:8 diz que o rio corre em direo ao Mar Oriental. De acordo com o mapa, o Mar Oriental o Mar Salgado ou Mar Morto. Porque a gua do rio flui da casa, a gua salgada do Mar Morto ser saudvel. Isto significa que a morte ser tragada pela vida. Quando h um fluir rico e profundo de vida em uma igreja local, muita morte ser absorvida pela vida. No entanto, se no h fluir em uma igreja particular, esta igreja vai se tornar um "mar morto" cheia de sal. Mas se h o fluir do rio, a mortandade tragada pela vida, e ento o "mar morto" ser vivificado.

O RIO SENDO INCAPAZ DE CURAR OS PNTANOS Embora o Mar Morto e os lugares secos possam ser vivificados e a mortandade possa ser tragada pela vida, os pntanos no podem ser saudveis (v. 11). Um pntano um lugar que no nem seco, nem com gua corrente. Consistindo em parte de lama e em parte de gua, um pntano no nem molhado nem seco. Um pntano significa uma situao que est cheia de comprometimento. Isto significa que sempre que h uma situao comprometedora, h um pntano. Ns nunca devemos nos envolver com qualquer situao que seja um "pntano". O Senhor Jesus repreendeu a igreja de Laodicia por ser morna e no ser nem quente nem fria. Ele disse aos que esto em Laodicia que eles devem ser quente ou frio, mas no morno. Ele tambm disse que se eles permanecessem morno, Ele os vomitaria da Sua boca (Ap 3:15-16). Ser morno estar em uma situao comprometedora, estar em um pntano. Nossa posio a respeito da igreja deve ser absoluta. Se voc permanece em uma denominao, voc deve permanecer absolutamente. Se voc permanece com um grupo independente, voc deve permanecer com esse grupo absolutamente. Se voc permanece na base da igreja, voc deve permanecer absolutamente. Voc deve ser frio ou quente, mas voc no deve ser morno. Ser morno estar em um pntano. Se voc deixa as denominaes e os grupos independentes, mas no absoluto pela base adequada da igreja, voc est em um pntano. possvel estar na vida da igreja sem ser absoluto. Tal pessoa um pntano. Nem mesmo o Senhor pode curar um pntano. Um pntano um lugar neutro, um lugar a meio caminho, um lugar de comprometimento. Certos santos no esto nem na Babilnia, nem em Jerusalm, mas em um lugar no meio do caminho entre Babilnia e Jerusalm. Isso significa que eles esto em um pntano e at mesmo que eles so um pntano. Precisamos estar absolutamente no fluir ou permanecer em terra seca. Se permanecermos em um pntano ou situao lamacenta, o Senhor no pode fazer nada conosco. muito fcil entrar em um pntano, mas muito difcil sair de um. A igreja deve estar em um lugar absoluto. Assim, para a vida da igreja precisamos ser absolutos. A igreja tambm deve ser um lugar segundo a sua espcie. Gnesis 1:11-12, diz que a relva, as rvores e as ervas foram produzidas cada qual segundo sua espcie. Uma macieira no pode produzir um pssego. Produzir um pssego, ou seja, algo que no de sua espcie, ser um pntano. Um homem deve ser um homem e uma mulher deve ser uma mulher, ningum pode ser um homem-mulher. Se voc estiver em uma denominao, seja segundo sua espcie. Se voc est em um grupo independente, seja segundo sua espcie. Da mesma forma, se um grupo de santos em uma determinada localidade a igreja naquela localidade, eles devem ser a igreja segundo sua espcie. Se voc estiver na restaurao do Senhor, esteja na restaurao absolutamente, no parcialmente. Volte completamente de Babilnia para Jerusalm. Se voc parar no meio do caminho, voc se tornar um pntano, e voc no ter qualquer fluir, nem mesmo um fio de fluir. Em vez disso, voc ter gua suficiente apenas para torn-lo "lamacento." Voc ser um pntano, e um pntano no pode ser saudvel. Ao longo de todos os meus anos na restaurao do Senhor, eu nunca vi um pntano que foi curado. Em Apocalipse 22:11 o Senhor Jesus diz: "Continue o injusto a praticar injustia; continue o imundo a ser imundo; continue o justo a praticar justia; e continue o santo a ser santo." Aqui

vemos que o Senhor Jesus deseja e requer que sejamos absolutos. Precisamos aprender a ser absolutos. Por sermos absolutos estaremos no fluir, e o fluir no ser um fio, mas um rio para nadar. Ento tudo viver onde o rio passar.

Potrebbero piacerti anche