Sei sulla pagina 1di 34

Notas Tcnicas do Plano Estratgico - Jacarepagu e Iraj As regies do Municpio do Rio tm origem e evoluo distintas.

O desenvolvimento de Jacarepagu, por exemplo, est ligado natureza empreendedora de proprietrios de terras e ao pioneirismo de seus antigos desbravadores. J a Regio de Iraj, originria da mais extensa das sesmarias doadas aos primeiros colonizadores, abriga oito bairros que so considerados o bero dos subrbios cariocas. Histria e dados da realidade atual das regies so temas das Notas Tcnicas n 6 e 7, elaboradas pela equipe tcnica do Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro 2001/2004, que o Rio Estudos publica nesta edio. O trabalho possibilitou traar um diagnstico das reas e forneceu subsdios s reunies do Plano Estratgico com a sociedade local.

NOTA TCNICA N 6: JACAREPAGU

O CAMINHO DOS DESBRAVADORES Apresentao

A Regio Jacarepagu cobre uma rea de 12.771 hectares(1), na qual residem 507.698 habitantes, segundo o Censo 2000. Sua densidade lquida de 50,5

Notas Tcnicas anteriores:n1 Zona Norte(Rio Estudos 65), n (Rio Estudos 94), n5 Regio Centro (Rio Estudos 95).

os

2,3 e 4 Campo Grande, Grande Mier e Barra da Tijuca

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

habitantes por hectare a nona maior entre as 12 regies do Plano Estratgico que compem o Municpio do Rio. formada por 11 bairros: Anil, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardnia Azul, Jacarepagu, Pechincha, Praa Seca, Tanque, Taquara e Vila Valqueire. A Regio limita-se com as encostas atlnticas do Macio da Pedra Branca a sul-sudeste, com o Macio da Tijuca, a sudoeste, e com as lagoas de Jacarepagu, Camorim e Tijuca, ao sul. Estas formaram-se aps o processo de assoreamento martimo que resultou na restinga onde se situa a Regio Barra da Tijuca. A Regio Jacarepagu apresenta alta densidade de drenagem, formada pelos rios Guerengu e Passarinhos (Macio da Pedra Branca), Grande (macios da Tijuca e Pedra Branca) e das Pedras e Anil (Macio da Tijuca). Deve-se atentar para o controle da ocupao das encostas e margens dos rios e lagoas, de primordial importncia para preservar a qualidade de vida na Baixada de Jacarepagu, evitando-se preventivamente o processo de assoreamento da rede de drenagem. necessrio tambm implementar polticas de reflorestamento e conservao ambiental no Macio da Pedra Branca e, principalmente, na encosta do Macio da Tijuca, onde o processo erosivo resultante da composio grantica apresenta-se bem mais acentuado. A atividade econmica local composta por cerca de 7.900 estabelecimentos, 88,4% dos quais so do segmento de comrcio e servios, empregando aproximadamente 163 mil pessoas, a terceira maior regio empregadora do Municpio. O volume de negcios gera R$ 439 milhes de ICMS (US$ 378,3 milhes) (2), segunda maior arrecadao da Cidade. A Regio est classificada como de mdio-alto desenvolvimento humano, tanto pelo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,800), como pelo ndice de Condies de Vida (ICV=0,795), ocupando a stima posio no critrio do IDH e a sexta no do ICV, quando consideradas todas as regies. Os dados demogrficos indicam que a Regio cresceu taxa de 16%, na dcada de 1990, o equivalente a cerca de 80 mil novos habitantes. O maior crescimento populacional ocorreu na segunda metade da dcada: 12% ou aproximadamente 61 mil pessoas (3). Esse marcante aumento populacional na segunda metade da dcada resultante das altas taxas de crescimento em alguns bairros, como Gardnia Azul (49%), Jacarepagu (38%) e Anil (18%), provavelmente devido ao fluxo migratrio para a Regio estimado por estudos feitos pelo Plano Estratgico em 39 mil imigrantes, correspondentes taxa de migrao de aproximadamente 8%. Os bairros que mais receberam habitantes foram Gardnia Azul (27%), Jacarepagu (17%) e Tanque (11%)(3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

A mortalidade infantil da Regio relativamente baixa (18 bitos por mil nascidos vivos), a quarta menor da Cidade. Apesar dos altos ndices de mortalidade infantil em Jacarepagu e Cidade de Deus (29 por mil), os bairros Pechincha (9 por mil), Vila Valqueire e Freguesia (12 por mil) indicam um bom atendimento crianas de at um ano de idade (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

A longevidade (66 anos) est pouco acima da mdia da Cidade (65,2 anos), alcanando nveis mais altos na Pechincha (cerca de 70 anos) e em Vila Valqueire (69 anos), valores prximos mdia da Zona Sul (3).

A renda mdia (cinco salrios mnimos) est abaixo da mdia da Cidade (seis salrios mnimos). Mas supera esses valores nos bairros da Freguesia e do Anil (em torno de oito salrios mnimos) e em Vila Valqueire e Pechincha (cerca de sete salrios mnimos) (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

No quesito educao e conhecimento, a taxa de alfabetizao (em torno de 93% da populao) praticamente igual a mdia da Cidade (92,6%), superando estes ndices nos bairros Pechincha (98%) e Vila Valqueire (97%) e apresentando valores menores em Jacarepagu (84%) e Cidade de Deus (87%) (3).

A populao com escolaridade superior (cerca de 16%) menor que a mdia do Municpio (18,2%). Sob este aspecto, destacam-se os bons ndices dos bairros da Pechincha (29%) e Freguesia (27%), que apresentam valores bastante superiores aos da mdia da Cidade (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

JAC AREP AG U
rea livre por habitante praas/parques/largos/jardins e outros, por bairro (M 2 / Hab.)

A nil
4 50 ,0
rea Livre por Habitante

40 1,5

Cidade de Deus
Curic ic a
Fregues ia
Gardnia A z ul
Jac arepagu
P ec hinc ha
P ra a S ec a

4 00 ,0 3 50 ,0 3 00 ,0 2 50 ,0 2 00 ,0 1 50 ,0 1 00 ,0 50 ,0 0 ,0 1 ,0 0,6 0,4 6 ,3 0,1 17 ,0 16 ,0 22 ,7 0 ,1 1 0,6

Tanque
Taquara
V ila V alqueire

PREF EITUR A D A C ID ADE DO R IO DE JANEIR O


PLANO ES TRA T GIC O D A CID ADE DO RIO DE JANEIR O
Fonte: IBG E - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

JACAREPAGU
Distribuio dos imveis, segundo sua utilizao, na regio (%)

6%

14%

80%

Im veis Residenciais Im veis No Res idenciais Im veis Territoriais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

Histrico O topnimo Jacarepagu derivado de trs palavras do tupi-guarani: yakare (jacar), upa (lagoa) e gu (baixa) ou lagoa baixa dos jacars. No incio da colonizao da Regio, as lagoas que existiam entre o Vale do Marang e o mar eram repletas de jacars. At o incio do sculo XX, a Regio hoje conhecida por Jacarepagu era chamada de Vale do Marang, palavra indgena que significa campo ou lugar de batalha. provvel que o nome se deva s lutas entre portugueses e ndios, ocorridas no incio da colonizao, onde hoje existe a Praa Seca. Mas uma outra hiptese, preferida pelos historiadores, refere-se frustrada invaso francesa comandada pelo corsrio Jean Franois Duclerc, no incio do sculo XVIII. Em 16 de agosto de 1710, uma esquadra francesa chegava vista do Rio, numa expedio enviada por Luis XIV contra o Brasil. Repelidos pelos canhes da fortaleza de Santa Cruz, a esquadra dos franceses desistiu de forar a entrada na baa. Rechaados tambm na Ilha Grande, conseguiram desembarcar na praia de Guaratiba em 11 de setembro. Liderados por Duclerc, dali os franceses iniciaram sua marcha para o Centro, na tentativa de invadir a Cidade, atravessando a Regio por um caminho transformado na Rua Cndido Bencio, onde possivelmente encontraram resistncia, e atravs de uma trilha que tudo indica ser hoje a Estrada Graja-Jacarepagu. Um dos indcios que podem justificar essa hiptese foi a descoberta de canhes franceses, durante a construo da estrada, j em meados do sculo XX. Se durante o percurso encontraram resistncia esta foi superada, pois em 19 de
7

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

setembro atacaram a cidade, sendo rechaados pelos homens que guarneciam o morro do Castelo. Atacados por tropas arregimentadas pelo governador Francisco de Castro Morais, os franceses renderam-se, caindo prisioneiro Duclerc. A idia de criar no Rio de Janeiro uma colnia francesa era antiga, antecedendo em muito a tentativa de Franois Duclerc e a prpria fundao da Cidade. Nicolas Durand de Villegaignon, apoiado por Henrique II, rei da Frana (1547-1559), j havia desembarcado aqui quase um sculo e meio antes, em novembro de 1555, quando os franceses foram senhores do Rio de Janeiro durante quatro anos e trs meses. Mem de S combateu-os com uma esquadra enviada da metrpole, por ordem real, desalojando os invasores e arrasando suas fortificaes. Quando Estcio de S chegou, em fevereiro de 1564, incumbido de estabelecer as bases de uma colonizao sistemtica, encontrou a Cidade novamente dominada, sendo impossvel estabelecer-se. Buscando reforos em So Vicente, desembarcou em maro de 1565, subjugando os franceses e ndios hostis. Mas as dificuldades em consolidar a destruio das foras inimigas e cumprir sua misso foraram-no a um pedido de ajuda. Mem de S veio em seu auxlio, frente de tropas organizadas na Bahia, derrotando novamente os franceses. Nessa batalha, travada em 20 de janeiro de 1567, data escolhida por ser o Dia de So Sebastio, seu sobrinho Estcio de S foi ferido durante o combate por uma flechada no rosto, morrendo pouco mais tarde. Aps expulsar os invasores, Mem de S nomeou outro sobrinho, Salvador Correia de S, capito e governador (1567-1572) da Cidade, recebendo o mesmo, como benefcio da guerra, as terras que hoje constituem o Municpio. Salvador Correia de S doou sesmarias no Rio de Janeiro para Jernimo Fernandes e Julio Rangel de Macedo, portugueses que se haviam destacado na luta contra os franceses. Nenhum dos dois, entretanto, desenvolveu qualquer atividade econmica nos vastos territrios recebidos. A ocupao territorial de Jacarepagu s comeou no final do sculo XVI, quando o governador Salvador Correia de S doou essas mesmas sesmarias a seus filhos (1594), que as reivindicaram em petio ao paigovernador, no final de seu ltimo perodo de governo (1578-1598), alegando que aps trinta anos as terras ainda no haviam sido cultivadas. A sesmaria de Gonalo Correia de S compreendia terras que abrangiam uma parte da Barra da Tijuca e dos atuais bairros da Freguesia, Taquara e Camorim, indo at Campinho. As terras de Martim cobriam um vasto territrio a partir de Camorim, englobando Vargem Pequena e Vargem Grande e estendendo-se at o Recreio dos Bandeirantes e a extensa faixa litornea. Gonalo Correia de S ocupou logo sua sesmaria, fundando engenhos de acar e arrendando parte das suas propriedades a terceiros, aproveitando suas terras, que eram economicamente viveis. Enquanto seus domnios se transformavam rapidamente em povoaes, seu irmo Martim, cujas terras eram alagadas e pantanosas, formadas predominantemente por grandes areais, inviabilizando as restritas atividades econmicas da poca, dedicava-se sua carreira poltica. Martim Correia de S foi por trs vezes governador da capitania do Rio de Janeiro (1602-1608, 1618-1620 e 1623-1630), o que explica em parte por que a Regio Jacarepagu, ao desenvolver desde o incio suas atividades econmicas, efetivou sua ocupao de forma mais consistente, enquanto a Regio Barra da Tijuca permanecia desocupada por quase quatro sculos. Em 1616, nas imediaes do Engenho d' gua, surgiu o primeiro ncleo de ocupao de Jacarepagu, no lugar tambm conhecido como Porta d' gua, que

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

hoje chama-se Largo da Freguesia. Com o correr do tempo o local e suas imediaes ficaram conhecidos como Jacarepagu, em virtude da proximidade com a Lagoa dos Jacars. Com a ocupao se acentuando, uma parte das terras foi desmembrada em foros, para incentivar seu desenvolvimento. Em uma das novas propriedades que floresceram, o dono, Padre Manuel de Arajo, ergueu no alto de um penhasco, chamado Pedra do Galo, a Capela de Nossa Senhora da Pena. Com a crescente ocupao da sua propriedade e constatando que suas atividades e desenvolvimento econmico locais estavam praticamente assegurados, o padre props a emancipao do lugar, efetivada em 6 de maro de 1661. Foi criada, assim, a Freguesia de Nossa Senhora do Loreto de Jacarepagu, a quarta da Cidade, separada da antiga Freguesia de Iraj. Em 1664, o padre construiu nela a Igreja-Matriz, com o mesmo nome da Capela. Em 1625, a filha de Gonalo Correia de S, d. Vitria de S e Benevides, neta do governador Salvador Correia de S, recebeu como herana as terras que seu pai havia recebido do av. Em 1628, ela casou-se com o governador-geral do Paraguai, o fidalgo espanhol d. Luis Cespede Xeria, que recebeu parte da sesmaria como dote. Em 1667, d. Vitria doou aos beneditinos, por testamento, a maior parte da rea que hoje pertence Barra da Tijuca.J o general Salvador Correia de S e Benevides, filho de Martim e primo de dona Vitria, comprou as terras que pertenciam aos foreiros e ao marido de d. Vitria, tornando-se assim o proprietrio quase absoluto do territrio que hoje compe Jacarepagu, inclusive o futuramente denominado Vale do Marang. Logo aps a compra, ele passou a morar na casagrande do Engenho d' gua e, a partir da, a regio do Vale do Marangu comeou a progredir. Como general, Salvador Correia de S e Benevides (1601-1688) lutou contra os holandeses em Angola, defendendo os interesses portugueses. Foi governador do Rio de Janeiro por trs perodos (1637-1642, 1648-1649 e 1659-1660), contribuindo com inmeras melhorias e levando grande desenvolvimento Regio, ao vender parte de suas terras em Jacarepagu e incentivar seus proprietrios a fundar novos engenhos. O general faleceu em Lisboa em 1688, deixando suas terras para o filho, Martim Correia de S e Benevides (neto de Martim Correia de S), que se tornou o primeiro Visconde de Asseca e Alcaide-Mr do Rio de Janeiro. Dessa linhagem nobre dos Assecas, o quarto Visconde nascido em 1698 e falecido em 1777 foi o responsvel pelos primeiros vestgios de povoamento mais efetivos em torno da Praa Seca (corruptela de Praa Asseca, ou Pra'Asseca), dando origem a uma configurao mais urbana para a Regio. A viagem para Jacarepagu, no incio sculo XVII, praticamente s era possvel pelo mar, atravs da Barra da Tijuca e suas lagoas. Os que se dirigiam de l para o centro da Cidade dependiam das condies do tempo e de embarcaes de grande porte para enfrentar mar aberto at a distante Freguesia de So Sebastio do Rio de Janeiro. Em funo da necessidade de um escoamento regular para a produo das fazendas e engenhos instalados na Regio, foram sendo abertos caminhos entre as fazendas e em torno do Vale do Marang, dando origem aos atuais logradouros. Para chegar Cidade e levar os produtos oriundos do cultivo da cana-deacar e da produo de carne bovina, os moradores de Jacarepagu tinham que atravessar a Estrada da Fazenda dos Jesutas, posteriormente Estrada Real da Fazenda de Santa Cruz, que ia at So Cristvo e se interligava com outros caminhos e vias fluviais que chegavam at o centro da Cidade.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

Fazendeiros levando suas mercadorias atravessavam o Vale do Marang, atual regio da Praa Seca, dirigindo-se ao pequeno porto fluvial de Iraj, que deu origem Freguesia de Iraj, de onde seguiam em pequenas embarcaes (faluas) pelo pequeno percurso do rio Iraj (trs km) at a Baa de Guanabara, chegando ao cais da atual Praa XV e a outros atracadouros da Cidade. Outra famlia importante para o desenvolvimento da Regio foi a de Francisco Teles Barreto de Meneses (1625-1679), filho de Diogo Lobo Teles de Meneses. Ele adquiriu a Fazenda do Engenho da Taquara em 1658. Durante as dcadas seguintes, os negcios da famlia expandiram-se com a compra de novas fazendas e engenhos e, ao final do sculo, os Teles de Meneses eram os maiores proprietrios de Jacarepagu. A Regio ganhou tal importncia no perodo colonial que passou a ser conhecida como Plancie dos onze engenhos. Em meados do sculo XVIII, foi aberto um caminho para ligar a antiga Estrada Real de Santa Cruz Estrada de Jacarepagu. O objetivo era encurtar o percurso entre o Engenho de Fora, dos descendentes dos S, e as terras dos Magalhes, que margeavam a Estrada Real de Santa Cruz. Foi esse caminho que deu origem atual Estrada Intendente Magalhes. Com o falecimento do quarto Visconde de Asseca, a partir de 1777 a rea passou famlia dos Teles de Meneses, ancestrais do Baro de Taquara. rea de confluncia de antigos caminhos, a Praa Seca foi um marco histrico urbano da Cidade, pois foi a que Jacarepagu cresceu, longe do centro de decises do governo colonial. E apesar de distante do ncleo central, considerando-se que a Cidade contava com apenas 51.011 habitantes em 1779, excludos os moradores das chcaras, a Regio apresentava alguns nmeros significativos para o final do sculo XVIII: cerca de 250 residncias, trs lojas de tecidos, 70 vendas de produtos variados e cinco aougues, abrigando uma populao de aproximadamente 2.000 pessoas. Cabe lembrar que na poca imperial as relaes econmicas e as caractersticas do poder apresentavam um quadro bem diferente do perodo colonial, quando o poder era sustentado pela monocultura da cana-de-acar, pelo comrcio e exportao de produtos primrios e pelo poder religioso posteriormente, pelas exportaes das riquezas minerais de Minas Gerais, alm do j incipiente comrcio interno. A chegada de D. Joo VI e sua Corte transforma o Rio na capital do reinado portugus. O meio urbano se consolida definitivamente atravs de sucessivas aes como a abertura dos portos s naes amigas, a vinda da Misso Francesa e a preocupao com o ensino, entre outras. Comea a importao de produtos variados da Europa e o caf surge como principal atividade econmica interna, produto de exportao que gerava as divisas necessrias ao crescente comrcio com o exterior. Acompanhando a tendncia, a partir de 1831 Jacarepagu transforma seus antigos engenhos em fazendas de lavoura de caf. Na metade do sculo XIX, a regio j totalizava mais de 7000 habitantes e quase 5000 escravos, o maior contingente da Cidade. Os ncleos de ocupao territoriais que se desenvolveram no Vale do Marang, principalmente na confluncia dos caminhos e em volta das fazendas, comeavam a assumir feies urbanas, com grandes residncias, ruas bem definidas e intenso comrcio interno. Um novo proprietrio de terras, Francisco Pinto da Fonseca Teles, futuro Baro de Taquara, com apenas 23 anos assume o controle dos principais engenhos: Taquara, d' gua e de Fora. Seu pai fora guarda-roupa da Corte e gozava de

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

10

intimidade e amizade com D. Pedro II. A Fazenda do Taquara hospedou o Imperador e a esposa em muitas ocasies. Em 21 de outubro de 1882, Fonseca Teles recebeu o ttulo de Baro de Taquara, por sua atuao na Guerra do Paraguai, pelos servios prestados Coroa e por sua dedicao ao povo e Regio de Jacarepagu. Na poca, os meios de transporte para a Regio ainda eram os mesmos usados por seus ancestrais dos tempos coloniais: carruagens simples, carroas, diligncias e montarias a cavalo. Em 1890, o Baro de Taquara fez o primeiro fracionamento de terrenos em lotes menores e com arruamento definido. A partir da, a antiga Estrada de Jacarepagu passou a ser conhecida como Cndido Bencio, homenagem ao mdico influente na Regio e poltico mais votado nas eleies legislativas municipais de 1892. Bencio era grande amigo do Baro e residia naquele logradouro. O loteamento trouxe muitas melhorias urbanas para a Regio, levou ao traado de vrias ruas e transformao do antigo Largo dos Asseca numa grande praa. Entre 1906 e 1909, outro empreendimento do Baro de Taquara ampliou o processo de urbanizao, em rea bem maior e com projeto de arruamento do engo. Bernardino Bastos. Mas at 1920 as ruas locais ainda no tinham pavimentao, mesmo com a linha de bondes funcionando desde o final do sculo XIX. Em 1927 a Fazenda do Valqueire, desmembrada das terras do antigo Engenho de Fora herdadas por Geremrio Dantas de seu bisav, o foreiro e plantador de caf Ludovico Teles Barbosa foi loteada, dando origem ao atual bairro de Vila Valqueire. Alm de advogado, jornalista e autor de livros sobre poltica e cultura do caf, Geremrio Dantas foi um poltico e empresrio de renome na Regio, at a sua morte, em 1935. A rua e o terreno do tradicional Externato Geremrio Dantas, doado s Irms de Nossa Senhora do Salgado aps a sua morte, atestam sua importncia para o crescimento da Regio. Curioso tambm que quase todos os grandes homens e mulheres que tiveram importncia histrica para Jacarepagu tm a mesma origem familiar. A transformao de uma ocupao tipicamente rural em urbana tambm se realizou atravs do papel exercido por outro personagem, Gasto Taveira, que possua muitos terrenos na Regio. Em 1901, por sua interveno, a Praa Seca foi aterrada e urbanizada, tornando-se mais um foco de atrao para o adensamento populacional. A partir de 1910, Taveira inicia a construo de casas e vilas inteiras destinadas locao, acelerando o processo de ocupao. A atual rua Cndido Bencio, que atravessava o Vale do Marang passando pelo meio do histrico Largo dos Asseca, constituiu-se sempre no principal eixo de ligao entre os primeiros ncleos, sendo tambm o mais importante acesso ao Centro. A partir do incio do sculo XX, essa via foi a principal responsvel pela progressiva transformao, de rural para urbana, da Regio. Compreendida entre serras e lagoas e palco de episdios histricos, a Regio Jacarepagu tem, portanto, uma histria singular entre as 12 regies da Cidade. Reunindo um dos maiores acervos arquitetnicos do perodo colonial do Rio de Janeiro concentrados em apenas um bairro, alguns de seus templos religiosos so monumentos histricos que remontam ao sculo XVII. Datam dessa poca igrejas, engenhos e fazendas como as dos Fonseca Teles, alm do Aqueduto do Engenho Novo. E tendo se desenvolvido desde a poca colonial em um local bastante distante do Centro, a Regio no teve como vetor de seu crescimento qualquer sistema de transportes que facilitasse seu acesso a outras direes, como a maioria dos bairros do Rio de Janeiro. Seu desenvolvimento portanto est ligado no apenas natureza empreendedora de grandes homens que

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

11

foram proprietrios de terras e moradores, mas tambm ao pioneirismo e iniciativa de seus antigos desbravadores.
FONTES BIBLIOGRFICAS: Abreu, Mauricio de Almeida, Evoluo Urbana do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, SMU/IPLANRIO, 3a Edio, 1997. Brasil, Gerson, Histria das Ruas do Rio, 5a edio remodelada e definitiva, Lacerda & Editores, 2000. Coaracy, Vivaldo, Memrias da Cidade do Rio de Janeiro, Editora USP, 1988. Delta Larousse, Grande Enciclopdia. Macedo, Joaquim Manuel de, Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Pesquisa realizada na Internet sobre a histria dos bairros, entre outros ttulos: Costa, Waldemar, Imagens de Jacarepagu. Arajo, Carlos, Jacarepagu de Antigamente.

Debilidades Na etapa de pr-diagnstico, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico da Cidade, quando foram respondidos 224 questionrios. Nessa etapa, o objetivo da pesquisa foi identificar as debilidades da rea para a definio de seus temas crticos. As informaes do questionrio sobre aspectos da realidade atual ajudaram a compreender outras situaes deficitrias. Os dados oficiais indicam que a Regio tem nmero alto de pessoas por domiclio e baixas condies de trabalho. Segundo a Pesquisa de Percepo, 41% das pessoas consideram o item sade o principal problema da Regio, seguido da violncia (19%).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

12

JACAREPAGU
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto aos principais problemas

45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

Sade/Hospitais
Violncia/Criminalidade
Saneamento
Sistema de Transportes
Educao
Trnsito
Oferta de emprego local
Meio Ambiente
Custo de Vida
Populao de Rua
Outros

Perguntados se pensavam em sair da Regio, os entrevistados que responderam afirmativamente apontaram como causas a violncia (23%), o sistema de transportes (15%) e a falta de opes de lazer (14%).

JACAREPAGU
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto a inteno de mudana do local de moradia em funo dos pontos negativos
25% 20% 15% 10% 5% 0%

$imvel

lazer

transporte

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo realizada pelo Plano Estratgico

segurana

comrcio

trabalho

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

13

Os moradores classificaram como ruins alguns servios urbanos: manuteno de reas pblicas de lazer (36%), infra-estrutura de gua e esgotos (35%) e a sinalizao de logradouros (42%). Segundo os entrevistados, so pssimos determinados aspectos relacionados realidade atual: educao, sade, meio ambiente e cultura. No item educao, foi considerada pssima a oferta de creches (32%), de ensino pr-escolar (30%), de escolas de 1 grau (43%) e de 2 grau (31%). No tocante sade, pssima a quantidade de postos (44%), hospitais (41%), de unidades de emergncia (50%) e de ambulatrios (41%). Na questo ambiental, a drenagem de guas pluviais considerada pssima (47%). Na rea cultural, pssima a oferta de teatros (74%), de eventos musicais (64%), de bibliotecas (68%), de exposies de artes plsticas (67%) e de atividades literrias (67%). A partir dos dados oficiais e da Pesquisa de Percepo, incluindo o item que indaga sobre o que levaria o morador a querer sair da Regio, foram identificados seis temas crticos: trabalho/renda, moradia, sade, saneamento/meio ambiente, violncia e transportes. As debilidades apontadas foram: pouca oferta de trabalho, baixas condies habitacionais, alto nmero de pessoas por domiclio, carncia no atendimento de sade, sistema de esgoto deficitrio, enchentes, carncia de arborizao das ruas, degradao do Parque da Pedra Branca, falta de policiamento e sistema de transportes deficitrio. 1. Itens extrados de dados oficiais Nmero alto de pessoas por domicilio Baixa oferta de trabalho Alta mortalidade infantil Baixa longevidade Alta concentrao domiciliar Renda mdia baixa Baixa oferta de emprego 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies regionais na etapa de pr-diagnstico Sistema de esgoto deficitrio Enchentes Ruas sem arborizao Degradao do Parque da Pedra Branca Falta de policiamento Falta de creches Necessidade de mais escolas pblicas e privadas Difcil acesso s escolas Dificuldade de acesso dos portadores de deficincia s escolas Interferncia das faces marginais nas escolas Falta de atendimento ao idoso Falta de unidades de sade Falta de campanhas sobre doenas infecto-contagiosas Ausncia de policiais nas ruas Carncia de trabalho local Violncia domstica contra crianas Falta de professores de educao fsica

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

14

Monoplio de empresa de nibus Carncia de linhas para comunidades distantes Falta de ciclovias Substituio dos nibus por micro-nibus, dificultando a gratuidade Falta de opes de lazer Privatizao dos campos de futebol pblicos

Potencialidades Na etapa de diagnstico, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada pelo Plano Estratgico. O objetivo da pesquisa, nessa etapa, foi identificar as potencialidades da rea, a partir de seus aspectos positivos, vocaes e manifestaes culturais prprias. Segundo os dados oficiais, a Regio Jacarepagu tem disponibilidade de imveis territoriais por rea e bom desenvolvimento infantil. Na Pesquisa de Percepo, a populao considerou bons determinados aspectos que se relacionam com a realidade atual: nos aspectos econmicos, boa a oferta de rede bancria (51%), de comrcio (47%) e de servios (35%). Tambm foi considerada boa a quantidade de unidades pr-escolares (37%) e de escolas do 1 grau (48%), assim como de farmcias (53%), a limpeza urbana (47%), o sistema de transportes (39%), a coleta de lixo domiciliar (62%), a sinalizao de trnsito (41%), a iluminao pblica (35%), a arborizao de logradouros (40%), a qualidade da gua (43%) e do ar (46%). Nenhum dos temas apresentados foi considerado timo. A partir dos dados da Pesquisa, concluiu-se que a Regio tem vocao mista: industrial, residencial e comercial, esportiva, cultural e artstica (voltada para artesanato). Para os moradores, o ecoturismo tambm uma vocao natural de Jacarepagu. Quanto s manifestaes culturais, a populao apontou como as mais importantes as escolas de samba e os blocos de rua no Carnaval; o pagode, o chorinho e o jongo; as festas juninas, religiosas e cvicas; as procisses, a Cavalgada de So Jorge, a Semana de Jacarepagu, as feiras do Riocentro Providncia, Bienal do Livro, Informtica, etc. -, os grandes eventos musicais e esportivos e o artesanato da Praa Seca.
Fontes: IBGE: Censos 1991/2000, Pesquisa IPEA/PNUD (2001), Instituto Pereira Passos (IPP): Anurio Estatstico da Cidade (1998), Atlas Escolar (2000); Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro: Pesquisa de Percepo (2001-2002).

1. Itens extrados de dados oficiais Boa quantidade de imveis territoriais por hectare Boas condies para o desenvolvimento infantil 2. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies na etapa de diagnstico Boa rede bancria Boa oferta de servios / comrcio Bom atendimento ao pr-escolar / 1 grau Boa oferta de farmcias

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

15

Bom sistema de transportes Boa coleta de lixo domiciliar e limpeza urbana Boa sinalizao de trnsito Boa iluminao pblica Boa arborizao de logradouros Boa qualidade da gua Boa qualidade do ar Autdromo de Jacarepagu Riocentro Projac Grandes laboratrios farmacuticos Aeroporto de Jacarepagu Chcaras com plantio de plantas ornamentais Grande nmero de alvars para comrcio Macio da Pedra Branca, da Tijuca e Bosque da Freguesia Grande potencial histrico Colnia Juliano Moreira Casa do Baro de Taquara Fazenda do Engenho D'gua Igreja de N. Sa. da Cabea / Igreja S. Gonalo do Amarante / Igreja N. S. da Pena e Loreto / Capela Sobral Pinto Distrito industrial rgos de servios pblicos Stio Capim Melado, ex-residncia do presidente Joo Goulart Cavernas arqueolgicas localizadas no final da rua Baro Reproduo da imagem da N. Sa. de Ftima na gruta da Capela Sobral Pinto Reservatrio da Cedae/mananciais d'gua/Represa dos Ciganos, na GrajaJPA/Represa do Camorim / Represa no Morro da Reunio no Tanque/Represa Incio Dias/Represa do Rio Grande no final da Estrada do Pau da Fome Escola Francis Hime Restaurante Cabana da Serra Grupos assistenciais religiosos (Frei Luiz / Grupo das Cegas) Conselho Supremo da Maonaria Stios com produes artesanais de hortigranjeiros e criao de pequenos animais (Rica) Potencial de comrcio e servios (Largo do Tanque) 3. Manifestaes culturais Carnaval Samba Folia de Reis Festas Juninas / Retiro dos Artistas Semana de Jacarepagu Festa da Uva (Clube Portugus) Festa da Igreja da Pena Festa da Nossa Senhora de Ftima da Taquara Festa Portuguesa do Grupo de Aldeias de Portugal Feira da Providncia Rock in Rio

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

16

Bienal do Livro Eventos no Riocentro Festival de dana de Vila Valqueire (Clube Valqueire) Caminho das Artes Procisses religiosas na Freguesia / Praa Seca / Taquara / Pechincha Cavalgada de So Jorge Feira de artesanato da Praa Seca

4. Vocaes Residencial Industrial (Taquara / Curicica / Jacarepagu / Anil) Esportiva (muitos campos de futebol / automobilismo) Artstica (artesanato) Comercial (Praa Seca / Taquara / Freguesia / Largo do Tanque) Assistencial (Taquara) Lazer Grandes eventos culturais e esportivos Ecoturismo 5. reas e edificaes emblemticas Fazenda Catambi (Freguesia) Igreja de Nossa Senhora da Pena (Morro de Nossa Senhora da Pena, Freguesia) Casa da Fazenda do Engenho d gua (Avenida Tenente-coronel Muniz Arago 3479, Gardnia Azul) Educandrio Nossa Senhora da Vitria (Avenida Cndido Bencio 2610, Jacarepagu) Fortaleza de Jacarepagu runas (Estrada Menezes Cortes 4800, Jacarepagu) Aqueduto da Colnia dos Psicopatas (Colnia Juliano Moreira, Jacarepagu) Colnia Juliano Moreira (Estrada Rodrigues Caldas 3400, Jacarepagu) Igreja de Nossa Senhora. dos Remdios (Estrada Rodrigues Caldas 3400, Jacarepagu) Coreto (Praa Seca) Casa da Fazenda de Taquara e Capela de N. Sa. dos Remdios e da Exaltao de Santa Cruz (Estrada Rodrigues Caldas 780, Taquara)
(1) (2)

reas Territoriais: valores obtidos pelo aperfeioamento do clculo feito no IPP Valor mdio do dlar (1998) utilizado para a converso : US$ 1.1606 (3) Fontes : Anurio Estatstico do Rio de Janeiro 1993/1995, IPP; Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro 2000; Armazm de Dados, IPP/2003. Obs: A variao da populao entre 1991, 1996 e 2000 foi medida pela Taxa de Variao Relativa referenciada sempre ltima data: VR = { (Pt Pt-1) /Pt } x 100

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

17

NOTA TCNICA N 7: IRAJ

O Bero dos Subrbios Cariocas Apresentao

A Regio Iraj cobre uma rea de 2.548 hectares (1), na qual residem 326.772 habitantes, segundo o Censo 2000. Sua densidade lquida de 130,8 habitantes por hectare a quarta maior entre as 12 regies do Plano Estratgico que compem o Municpio do Rio. formada por oito bairros: Colgio, Iraj, Penha, Penha Circular, Vicente de Carvalho, Vila Cosmos, Vila da Penha e Vista Alegre. Sua topografia composta por reas planas e suavemente onduladas. A maior parte do territrio est includa na bacia do Rio Iraj, que nasce na Serra da Misericrdia, de baixa altitude (<200m). O restante localiza-se nos arredores da foz do Rio Pavuna, com cerca de 13,5 km de extenso, que nasce no Stio do Retiro e desgua no rio Meriti, cujos sedimentos fazem parte da formao da rea. O primeiro trecho apresenta melhor drenagem que o segundo, onde inmeros aterros e a influncia das correntes da Baa de Guanabara, prximo Avenida Brasil, possibilitam a ocorrncia de enchentes. A atividade econmica local composta por cerca de 4.000 estabelecimentos, 86,3% dos quais so do segmento de comrcio e servios, empregando aproximadamente 42 mil pessoas. O volume de negcios gera cerca de R$ 200,6 milhes de ICMS (US$ 172,9 milhes) (2), stima arrecadao da Cidade. A Regio est classificada como de mdio-alto desenvolvimento humano, tanto pelo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH=0,809) como pelo ndice de

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

18

Condies de Vida (ICV=0,807), ocupando a quinta posio em ambos os critrios, quando consideradas as 12 regies. Os dados indicam que a Regio Iraj apresenta uma interessante evoluo demogrfica. Embora tenha apresentado ligeiro decrscimo de populao na dcada de 1990 (a taxa relativa foi de apenas 1% negativo), houve dois perodos distintos: na primeira metade da dcada, entre 1991/1996, a taxa foi de 2% negativos, e entre 1996/2000, 1% positivo, o que significa dizer que a Regio inverteu a tendncia de perda de populao na segunda metade da dcada. Em valores absolutos, sua populao de 330.350 habitantes em 1991 passou a 326.772 habitantes em 2000, representando uma perda de 3.578 residentes (3). Dos oito bairros da Regio, apenas a Penha Circular (com taxa de 8%) e a Penha (com taxa de apenas 0,24%) cresceram no perodo 1991/2000. O bairro que mais decresceu de populao foi Vicente de Carvalho, com a taxa de 11% (3).

IRAJ
Evoluo da populao da regio 1991/1996/2000 (Hab.)

400 350 300 330.350 323.370 326.772

Habitantes em milhares

250 200 150 100 50 0

1991

1996

2000

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

Conforme estudos do Plano Estratgico, a Regio apresentou dados indicativos da existncia de fluxos migratrios internos e externos, no perodo 1996/2000, com evases da populao em seis de seus oito bairros. Essa evaso ocorreu de forma muito acentuada em Vila Cosmos (47%) e com taxas bastante altas no Colgio (16%) e em Vista Alegre (15%) (3). Em compensao, os bairros de Vila da Penha (20%) e Penha Circular (8%) receberam fluxo migratrio relevante. Essas taxas positivas indicam que os dois bairros receberam em conjunto 8.835 novos moradores, no perodo 1996/2000, muito mais do que a perda populacional da Regio, da ordem de 3.578 habitantes, na dcada de 1990. Como apenas esses dois bairros receberam novos moradores, com os demais apresentando evaso de populao, estas taxas podem indicar que
19

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

os moradores esto saindo dos outros bairros da Regio para estes dois em particular (3). Em contraposio, a Regio tambm se caracterizou entre 1996 e 2000 por ter altas taxas de crescimento natural, apresentando uma taxa bruta de natalidade de 70 nascidos vivos para cada mil habitantes, chegando a valores elevados e fora dos padres da Cidade em certos bairros, como Vila da Penha (15%) e Vista Alegre (19%), o que pode indicar uma natalidade concentrada nas idades mais jovens da populao feminina. Estes dados conferem Regio Iraj condies singulares, pois a tendncia de perda de populao est aliada a um forte crescimento natural (3). Quanto longevidade, a populao da Regio tem expectativa de vida mdia da ordem de 66 anos, igual a mdia da Cidade, alcanando valores ainda mais elevados nos bairros de Vila da Penha (70 anos) e Vista Alegre (72 anos). Estes valores, prximos aos da Zona Sul, so indicativos de boa qualidade de vida em ambos os bairros (3).

A taxa de mortalidade infantil (18 bitos por cada mil nascidos vivos) menor do que a mdia da Cidade (19,9 por mil) mas alta se comparada com a da Zona Sul (10 por mil). A mortalidade infantil considerada alta em dois bairros, Colgio (32 bitos por mil nascidos vivos) e Penha (24 por mil) (3).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

20

A renda mdia da Regio baixa (em torno de quatro salrios mnimos), inferior a mdia da Cidade (seis salrios mnimos) (3).

No quesito educao e conhecimento, a taxa de alfabetizao da Regio (93%) praticamente a mesma mdia da Cidade (92,6%), sendo bastante alta na
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAR . 2003 21

Vila da Penha e em Vista Alegre (cerca de 98%) e baixa no bairro do Colgio (89%) (3) .

A populao com escolaridade superior (12%) est bem abaixo da mdia do Municpio (18,2%). No entanto, Vila da Penha (com a mdia de 23%) alcana taxa considerada bastante satisfatria comparada com os demais bairros da Cidade (3).
IRAJ
Distribuio dos imveis, segundo sua utilizao, na regio (%)

10%

4%
Imveis Residenciais
Imveis No Residenciais
Imveis Territoriais

86%

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

22

IRAJ
rea livre por habitante praas/parques/largos/jardins e outros, por bairro (M 2/ Hab.)

4 ,0 3 ,5
rea Livre por H abitante

3 ,7

Colgio
Iraj
P enha
P enha Circ ular
V ic ente de Carvalho
1 ,1 0 ,5 0 ,1
0,4

3 ,0 2 ,5 2 ,0 1 ,5 1 ,0 0 ,5 0 ,0

V ila Cos m os
V ila da P enha
0 ,3 0 ,0

V is ta A legre
0 ,0

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO


PLANO ESTRATGICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Fonte: IBGE - Censo 2000, IPP - Anurio Estatstico de 1998

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

23

Histrico A Regio Iraj, com seus atuais oito bairros, teve origem na mais extensa das sesmarias doadas pela Coroa Portuguesa aos primeiros colonizadores. Em 1568, as terras, mais tarde transformadas em fazendas, foram doadas a Antonio de Frana, que ali fundou o Engenho de Nossa Senhora da Ajuda, marco histrico inicial de todos os bairros da Regio e tambm dos subrbios cariocas. Entre seus primeiros proprietrios est o padre Antonio Martins Loureiro, que recebeu uma grande poro das terras em 2 de abril de 1613. Mas foi o jesuta Gaspar da Costa, primeiro donatrio da Regio, que ergueu a ento Capela Barroca de Iraj, no perodo compreendido entre abril e dezembro de 1613. Em 1625, a sesmaria de Iraj ou, como era chamada na poca, o Campo de Iraj, cobrindo uma vasta rea que ia desde os bairros que hoje pertencem Regio Centro at os da Regio Campo Grande, foi reconhecido como pertencente Cmara Municipal. Em dezembro de 1644, o filho de Gaspar da Costa iniciou as transformaes necessrias Capela Barroca de Iraj, criando a Parquia de Nossa Senhora da Apresentao de Iraj, confirmada por alvar de D. Joo IV em 10 de fevereiro de 1647, tornando-se seu primeiro vigrio. Iraj, que em tupi-guarani significa o mel brota ou se produz, foi a primeira grande regio produtora da Cidade. Possua um clima agradvel, stios de beleza incomum e, como se situava numa plancie, era propcia ao plantio de cana-deacar e criao de gado. O desmatamento foi o ponto de partida da atividade produtiva para atender construo das edificaes coloniais e o posterior cultivo da cana-de-acar. Com o passar do tempo, a Regio revelou-se uma grande fonte abastecedora da Cidade de frutas, hortalias, aguardente e produtos bsicos para construo, estes oriundos de suas olarias e caieiras. Menos de cem anos depois da fundao da Cidade, foi instituda como Freguesia, tornando-se a segunda da Cidade e a maior de todas em extenso de terra, dando mostras da importncia que j tinha para a administrao do governo colonial. Embora o Rio de Janeiro ainda no passasse de um pequeno ncleo urbano, o territrio da Freguesia de Iraj estendia-se de So Cristvo Santa Cruz. Os terrenos de Jacarepagu, Campo Grande e Engenho Velho pertenceram ao territrio da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentao de Iraj, at 1792. O prdio da Igreja de Nossa Senhora da Apresentao tinha originalmente sete altares. Entretanto, sofreu modificaes no sculo XVIII, ganhando suas feies atuais. Era a Matriz de toda a zona rural carioca. Essa igreja e a do Santurio Mariano de Nossa Senhora da Penha de Frana (do sculo XIX) conhecida como Igreja da Penha, so as construes com maior peso histrico. Foi a partir delas que a Regio se desenvolveu e se consolidou com caractersticas puramente urbanas. Existem tambm amplas referncias a respeito das velhas fortificaes que defenderam a Fazenda Iraj em pontos estrategicamente situados de modo a evitar possveis incurses de ndios, escravos de outras terras ou aventureiros e estrangeiros que ali surgissem em busca de conquista fceis. Na Penha, um desses fortes se mantinha alerta diante das possveis surpresas vindas do mar. Em Campinho e Jacarepagu, fortificaes guardavam as estradas que vinham de Guaratiba, onde mais tarde o francs Duclerc conseguiu desembarcar, invadindo a Cidade de surpresa no incio do sculo XVIII. Fracassando em sua incurso ele foi sucedido por Duguay-Trouin, que invadiu a Cidade trazendo inmeros navios e considervel poder de fogo.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

24

Ambos defrontaram-se com um heri nacional, Bento de Amaral, brasileiro que repeliu vitoriosamente a invaso do primeiro Jean Franois Duclerc, corsrio francs que, frente de uma expedio, atacou o Rio de Janeiro em 1710, conseguindo penetrar na Cidade. Encontrou, porm, corajosa e determinada resistncia da parte dos estudantes e paisanos armados, capitaneados pelo professor Bento de Amaral, terminando por refugiar-se no trapiche da Cidade [armazm onde eram guardadas mercadorias desembarcadas ou para embarque, junto ao cais], onde foi encurralado e obrigado a render-se. Todavia, Bento de Amaral no obteve o mesmo xito no ano seguinte, sucumbindo no combate contra as poderosas foras de Duguay-Trouin, que em 1711 invadiu o Rio de Janeiro com 17 navios e 5.764 marinheiros e soldados. Em 1970, quando das escavaes para a construo da Usina de Reciclagem, em rea localizada na XIVa Regio Administrativa de Iraj foram descobertos dois canhes utilizados no sculo XVIII para guarnecer a retaguarda da Cidade aps as invases francesas. No sculo XVIII, a rea j possua grande nmero de fazendas, e entre 1775 e 1779, o Campo de Iraj abrigava 13 engenhos de acar. A Regio era grande produtora de aguardente, frutas e hortalias, alm de tijolos e telhas produzidos pelas olarias. Abastecia a Cidade atravs do Portinho de Iraj, na foz do ento navegvel rio do mesmo nome, pelo canal do rio Meriti e por inmeros canais secundrios que levavam Baa de Guanabara. Iraj nunca produziu caf, apenas cana-de-acar e produtos hortigranjeiros como banana, laranja, manga, amora, couve, alface, agrio, chicria, cebolinha, entre outros. Tambm possua, ao longo da atual avenida Monsenhor Flix, inmeras rvores de pau-brasil. Essa foi, portanto, a sua primeira vocao: produtora de gneros alimentcios e materiais de construo para o abastecimento da Cidade e simultaneamente, o centro do transporte e escoamento da produo da Regio. A partir de 1661, pouco depois de se institucionalizar como Freguesia, Iraj comeou a ser desmembrada, dando origem a inmeras freguesias rurais que, mais tarde, antes mesmo da diviso em distritos de 1867, se transformaram em bairros: Jacarepagu, desmembrado em 06 de maro de 1661; Campo Grande, desmembrado em 1673; Inhama, em 27 de janeiro de 1743, e Engenho Velho, em 1795. Muito mais tarde, j no sculo XX, Realengo e Anchieta, em 1926, e Penha, Pavuna e Piedade, em 1932. Mais recentemente, Vista Alegre, bairro atualmente integrado Regio. Desse modo, a Regio Iraj pode ser considerada o bero dos subrbios cariocas. Com a proclamao da Independncia do Brasil em 1822, os rumores de uma esquadra partindo de Lisboa com destino ao Brasil fizeram recear ataques contra o Rio de Janeiro. Confiante quanto s defesas da barra, o governo tinha viva a memria do desembarque de Duclerc no ano de 1710 em Guaratiba, ponto de vital importncia logstica por sua proximidade com a fazenda de Santa Cruz. Aconselhado a proceder a fortificao dos pontos de comunicao entre a Corte e o litoral sul, o Imperador realizou inmeras obras de defesa nas praias. Estendendo-se as mesmas de Copacabana Ilha de So Sebastio, sendo a principal o Forte de Nossa Senhora da Glria do Campinho, armado com nove canhes e em excelente posio no chamado Desfiladeiro de Iraj, pois dominava, com o auxlio de baterias nas montanhas fronteiras, a estrada da Pavuna e a juno de Santa Cruz e de Jacarepagu, caminho direto de Guaratiba. O forte e suas baterias auxiliares s foram desativados em 1831.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

25

No sculo XIX, a rea comeou a se modificar. Os ncleos sub-urbanos, que desde o sculo XVI se formavam no entorno das igrejas e nas proximidades das fazendas, comearam a se adensar, devido principalmente ao comrcio de mercadorias, que utilizava as vias fluvial e martima e, posteriormente, as estradas de ferro. O processo de urbanizao ampliou-se, firmando-se nos subrbios cariocas com a promulgao da Lei de Terras de 1850, que permitia a aquisio de pequenos lotes por parte dos posseiros, possibilitando o fracionamento das grandes fazendas coloniais. Em 1867 foi concretizada uma diviso, muito contestada na poca, visando criar melhores condies de administrao dos povoados que surgiam. Conforme dados da poca, a populao total da Freguesia de Iraj somava 4.500 indivduos: 1200 nacionais de sexo masculino de todas as idades; 1000 do sexo feminino de todas as idades; 1700 escravos e 600 estrangeiros. Vinte e trs anos depois, em 1890, a Freguesia j contava com aproximadamente 14.000 habitantes. Historicamente, a Regio Iraj foi marcada por trs pocas distintas. A primeira tipicamente rural vai do sculo XVI at princpios do sculo XIX, quando o primeiro celeiro abastecedor de produtos agrcolas da Cidade, tendo como vetor de crescimento o transporte por via fluvial e martima. A segunda marcada pela formao de ncleos sub-urbanos vai do incio at meados do sculo XIX, em funo das igrejas e dos locais de comrcio surgidos por fora da intensificao do transporte das mercadorias. A terceira quando assume feies urbanas vai da segunda metade do sculo XIX em diante, tendo como vetor o transporte ferrovirio, principalmente as estradas auxiliares Rio DOuro e Northern, posteriormente incorporadas malha ferroviria da Central do Brasil. Com a implantao das linhas das estradas de ferro Northern, em 1886, e Rio DOuro, na poca da Proclamao da Repblica, braos estendidos do eixo principal da atual Central do Brasil, os ncleos sub-urbanos ganham populao e formam-se pontos de comrcio nas proximidades das igrejas mais importantes. A Estrada de Ferro Rio DDouro foi criada para transportar trabalhadores e materiais para a primeira grande obra de abastecimento de gua encanada do Brasil: oriunda dos mananciais da Serra de Tingu, em Nova Iguau, destinava-se a abastecer a crescente demanda nos chafarizes e caixas d' gua da Cidade. O grande nmero de trabalhadores empregados na obra foi determinante para a ocupao da rea. Gradativamente, passaram a construir barracos em terrenos localizados nas proximidades das paradas dos trens, dando origem a pequenas aglomeraes. Os loteamentos criados pela fragmentao das chcaras e fazendas fizeram surgir, ao longo da Linha Auxiliar e da Rio DOuro, localidades conhecidas atualmente como Vicente de Carvalho, Triagem e Colgio, entre outras. J a Estrada de Ferro Leopoldina favoreceu a ocupao de alguns dos bairros mais tradicionais da Regio, como Iraj e Penha. Entre 1870 e 1890, a Cidade comea a receber crescente contingente de populao constituda por escravos livres e imigrantes, devido principalmente crise na produo cafeeira. O processo de loteamento se intensifica, sobretudo nas terras do entorno das linhas frreas. So loteamentos promovidos por particulares, sem a intermediao do Estado, incentivados pela presena das concessionrias de servios pblicos, como transporte coletivo e iluminao, dois dos grandes vetores da expanso urbana da Cidade. Com a reforma urbana promovida pelo prefeito Pereira Passos resultando na demolio de inmeros cortios no Centro, no comeo do sculo XX, um grande contingente de pessoas se desloca para os subrbios, gerando um processo de

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

26

urbanizao que se instala de forma decisiva na Regio. A interveno de Passos acentua uma estratificao social sem precedentes na histria da Cidade, separando definitivamente as reas mais privilegiadas Centro, Zona Sul e Tijuca dos subrbios. Parte da populao expulsa passa a ocupar os morros prximos rea central e aos bairros mais nobres, desmatando encostas e construindo sobre terrenos precrios barracos de madeira cobertos por telhas de zinco, originando as favelas. Outra parte segue para os subrbios. O desenvolvimento da Cidade explicita-se em foras divergentes, expondo agudos contrastes sociais: de um lado, h um acentuado crescimento organizado dos bairros mais ricos; do outro, uma ocupao desordenada dos morros e dos bairros proletrios. Entre 1906 e 1920, a Regio apresenta o maior incremento demogrfico da Cidade: 263%. No sculo XX, a atual Regio Iraj marcada por grande nmero de novos loteamentos, principalmente na dcada de 20. A ecloso da Primeira Guerra Mundial acentua o processo de industrializao dos subrbios cariocas, garantindo a urbanizao dos ncleos ocupados ao longo das ferrovias. Na dcada seguinte, ocorre a ocupao efetiva no eixo da Avenida Monsenhor Flix at o Largo da Freguesia de Iraj. Entre 1940/50, a expanso mantm-se lenta porm contnua, acompanhando uma progressiva melhoria nas vias de acesso. Durante o Estado Novo, com a abertura da Avenida Brasil, a ocupao segue o trajeto da extensa via. A partir da dcada de 60, o crescimento urbano intensifica-se, em funo da onda de industrializao, acentuando-se tambm um processo de favelizao, principalmente no eixo da Avenida Brasil. A poltica habitacional do governador Carlos Lacerda, nessa dcada, passa a concentrar grande nmero de conjuntos habitacionais na rea. A regio abriga hoje o maior nmero de moradias desse tipo na Cidade. Na dcada de 70, o desenvolvimento contnuo e, a partir de 1980, a Regio apresenta crescimento vertiginoso sob todos os aspectos. Bairros como Vila da Penha e Colgio despertam o interesse de inmeras empresas imobilirias, que promovem atualmente um crescente nmero de novos empreendimentos, lanando ali novas unidades residenciais: o primeiro bairro recebeu 129 unidades, no ano passado, e o segundo, 192 at maro deste ano, conforme dados divulgados pelo Sindicato das Indstrias de Construo Civil SindusconRio/Detec. Considerada o bero dos subrbios cariocas, a Regio Iraj cresce, conhece o prprio potencial e identifica, cada vez mais, sua vocao.
Fontes Bibliogrficas: Abreu, Mauricio de Almeida, Evoluo Urbana do Rio de Janeiro Brasil, Gerson, Histria das Ruas do Rio de Janeiro Coroacy, Vivaldo, Memrias da Cidade do Rio de Janeiro Delta Larousse, Grande Enciclopdia. Macedo, Joaquim Manuel de, Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro Pesquisa realizada na Internet sobre a histria dos bairros

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

27

Debilidades Na etapa de pr-diagnstico do Plano Estratgico 2001-2004, foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao, realizada em 2002 pela equipe do Plano, quando foram respondidos 82 questionrios. Nessa etapa, o objetivo foi identificar as debilidades da rea para se definirem seus temas crticos. As informaes do questionrio sobre aspectos da realidade atual da Regio ajudaram a compreender outras situaes deficitrias. Os dados oficiais indicam que existe carncia de reas verdes e pouca oferta de habitaes na Regio. A oferta de trabalho local fraca, existe m distribuio de renda e os moradores tm pouco acesso aos recursos monetrios. Conforme a Pesquisa de Percepo, que apontou as trs principais debilidades da Regio, 40% dos moradores consideram o item sade o maior problema, seguido da violncia (35%) e da oferta de trabalho local (13%).
IRAJ
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto aos principais problemas

45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PLANO EST RAT GICO DA C IDAD E DO R IO D E JAN EIRO
Fonte: Pesq uisa de Percepo realizad a pelo Plano Estratgico

Sade/Hospitais

Violncia/Criminalidade

Oferta de emprego local

Educao

Sistema de Transportes

Meio Ambiente

Custo de Vida

Saneamento

Populao de Rua

Trnsito

Perguntados se pensam em sair da Regio, os entrevistados que responderam afirmativamente apontaram como causas a violncia (40%) e a falta de opes de lazer (15%).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

28

IRAJ
Resultado da pesquisa realizada, na regio, quanto a inteno de mudana do local de moradia em funo dos pontos negativos
45% 40% 35% 30% 25% 20%
12% 10% 8% 16% 14%

6% 15% 4% 10%

5% 2% $im ve l $ im vel segurana trabalho tr ansporte


t ran sporte seg urana

com rcio

trabalh o

lazer

0% 0%

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANE IRO


PLANO ESTRATGIC O D A CIDADE D O RIO DE JANEIRO
Fonte: Pesquisa de Percepo r ealizada pelo Plano Es tratgico

Os moradores classificaram como ruins e pssimos determinados aspectos relacionados realidade atual da rea: sade, educao, meio ambiente, cultura e esporte e lazer. No item sade, foi considerada ruim a oferta de postos (40%) e hospitais (43%) e pssimo o nmero de emergncias (49%) e ambulatrios (42%). No aspecto educacional, foi considerada ruim a quantidade de creches (43%) e de escolas do 2 grau (45%) e pssima a de 3 grau (55%) e de escolas tcnicas (54%). Para os moradores entrevistados, no tocante a questes ambientais so ruins os seguintes aspectos: a drenagem de guas pluviais (42%), o combate a ratos e mosquitos (38%) e a poluio sonora (40%). No quesito cultural, a oferta de eventos musicais foi considerada ruim (40%) e a de todos os outros itens foi indicada como pssima: teatros (74%), bibliotecas (39%), exposies de artes plsticas (70%) e atividades literrias (57%). No tocante a esporte e lazer, foi classificado como ruim o nmero de eventos esportivos (42%), de quadras e campos (40%) e de clubes (38%). A partir dos dados oficiais e da Pesquisa de Percepo, incluindo o item que indaga sobre o que levaria o morador a querer sair do local, foram identificados sete temas crticos: trabalho/renda, meio ambiente, moradia, sade, transportes, violncia e lazer. Foram apontadas trs debilidades relacionadas ao primeiro tema: pouca oferta de trabalho local, m distribuio de renda e baixo acesso a recursos monetrios. Outros itens deficitrios so: carncia de reas verdes, no aspecto ambiental, e baixa oferta de habitaes e alto custo dos imveis, no tema moradia. Postos de sade e unidades de emergncia so insuficientes, h pouco transporte coletivo direto para outras regies, no existe policiamento em locais estratgicos e faltam opes de lazer.

com rcio

lazer

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

29

1. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies na etapa de prdiagnstico Alto custo dos imveis Pouca oferta de postos de sade e unidades de emergncia Inexistncia de policiamento em locais estratgicos Falta de atividades de lazer Poluio sonora M distribuio de renda Lojas fechadas (Penha) Mercado So Sebastio: abandono, invaso de marginais e crianas ociosas, roubo de mercadorias Abandono da rea da Cohab Curtume Carioca: abandono e favelizao Carncia de rea para instalao de mercado informal Prdios ociosos (entre Penha e Iraj) Falta de escolas profissionalizantes Falta de transportes alternativos (Penha e Olaria) Linha frrea (Supervia): acmulo de lixo, gua estagnada Avenida Brasil: falta de limpeza nos vales Transportes: passagens caras, congestionamentos, excesso de caminhes oriundos da Rodovia Rio-Petrpolis Praas abandonadas Poluio do ar: fumaa txica emanando da lavanderia municipal, ao lado do Hospital Getlio Vargas (Avenida Lobo Jnior) Pedreira da Serra da Misericrdia: ameaa de favelizao, extrao ilegal Fazendinha: construes ilegais, pragas destruindo mangueiras Parque Ari Barroso: degradao, lago /foco de mosquitos transmissores da dengue Caladas: mal conservadas, invadidas por comrcio ambulante e atividades privadas, inadequadas para locomoo de deficientes fsicos Groto da Penha: casas caindo Morro Faz Quem Quer (Colgio): saneamento bsico deficiente (no atendido pelo Favela-Bairro) Creche Sonho de Ramon Pascoal: falta de gua Rua Oliveira Belo: caladas ocupadas, dificultando a circulao de pedestres Ineficincia na fiscalizao de obras, de posturas municipais e fazendria Dificuldade para tirar certido de nascimento tardia Em frente ao Habib`s (Iraj): rea nobre, ocupada por ferro-velho Praa Pastor Miranda Pinto (Iraj): rea em torno abandonada, estendendo-se ao longo do Rio Iraj Rua do Caj: falta de atividades esportivas na rua Associao Atltica De Millus: desativao Projeto de construo de posto de sade: reivindicao da comunidade que foi substituda por casas populares (R. Maragogi 119, Groto/Penha) Programas de sade: parados por falta de medicao e de profissionais Hospital Getlio Vargas (Penha): sobrecarregado Comunidades Groto, Cruzeiro, Complexo da Penha: difcil acesso ao Centro Municipal de Sade Jos Paranhos Fontinelli Atendimento a deficientes precrio Pouca oferta de clnicas de internao

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

30

Rua Tejup com Estrada Padre Rose (Vila da Penha): roubos e assaltos Violncia nas escolas Avenida Brs de Pina (Vista Alegre) e Rua Santa. Basilissa (IAPI da Penha): pega de automveis Aumento do consumo de drogas

2. Itens extrados de dados oficiais Carncia de reas verdes e de praas Baixa oferta de habitaes Baixa oferta de trabalho M distribuio de renda Baixo acesso aos recursos monetrios Potencialidades Na etapa de diagnstico foram analisados dados extrados de fontes oficiais, das reunies regionais e da Pesquisa de Percepo da Populao. Nessa etapa, o objetivo foi identificar as potencialidades da rea a partir de seus aspectos positivos, suas vocaes e manifestaes culturais prprias. Segundo os dados oficiais, a Regio Iraj apresenta os seguintes aspectos positivos: reas livres disponveis para edificao, baixos ndices de mortalidade infantil, alta longevidade da populao e boas condies de moradia. Na Pesquisa de Percepo, a populao local considerou bons determinados itens que se relacionam com a realidade atual da Regio. No tocante aos aspectos econmicos, boa a oferta de rede bancria (51%), de comrcio (45%) e de servios (44%). No quesito educao, boa a quantidade de escolas de 1 grau (59%) e de pr-escolar (46%) e no tocante sade, a oferta de farmcias (43%). Com relao a servios urbanos e meio ambiente, os moradores consideram bons os servios de manuteno de reas pblicas (44%), a limpeza urbana (56%), a infra-estrutura de gua e esgoto (49%), o sistema de transportes (54%), a sinalizao de logradouros (46%), a coleta de lixo domiciliar (47%), a sinalizao de trnsito (50%), a iluminao pblica (49%), a arborizao de logradouros (51%) e a qualidade da gua (73%), do ar (48%) e visual (39%). Nenhum dos temas apresentados foi classificado como timo. A partir dos dados da Pesquisa, concluiu-se que a Regio tem vocao residencial, para comrcio de bairro, para atividades esportivas e de lazer cultural: teatro, msica e artes plsticas. Quanto s manifestaes culturais, a populao apontou como as mais importantes o Carnaval e a Festa da Penha; as festas juninas, caipiras e religiosas; o chorinho; as atividades esportivas nas quadras e campos; festas cvicas, encontro de corais e bandas e as lonas culturais. Fontes: IBGE: Censos 1991/2000, Pesquisa IPEA/PNUD (2001), Instituto Pereira Passos (IPP): Anurio Estatstico da Cidade (1998), Atlas Escolar (2000); Plano Estratgico da Cidade do Rio de Janeiro: Pesquisa de Percepo (2001-2002).

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

31

1. Itens extrados da Pesquisa de Percepo e das reunies na etapa de diagnstico Boa rede bancria Boa oferta de servios / comrcio Bom atendimento ao pr-escolar / 1 grau Boa oferta de farmcias Boa manuteno das reas pblicas Boa estrutura de gua e esgoto Boa qualidade da gua Boa qualidade do ar Boa arborizao de logradouros Baixa poluio visual Boa coleta de lixo domiciliar / limpeza urbana Bom sistema de transportes Boa sinalizao do trnsito Boa iluminao pblica Existncia do tradicional Centro Cvico Leopoldinense 2. Itens extrados de dados oficiais reas livres disponveis para edificao Baixos ndices de mortalidade infantil Alta longevidade Boas condies de moradia 3. Manifestaes culturais Carnaval Festas Juninas / caipiras Festa da Penha Lona Cultural Capoeira Msicas (chorinho) Festas e danas folclricas Atividades esportivas nas quadras Festas religiosas Encontro de corais e bandas Festas cvicas (7 de Setembro) 4. Vocaes Atividades esportivas (futebol de vrzea / vlei nas praas / skate) Comrcio de bairro Lazer cultural (teatro / msica / artes plsticas) Residencial 5. reas e edificaes emblemticas da Regio Igreja de Nossa Senhora da Apresentao (Praa Nossa Senhora da Apresentao 272, Iraj) Santurio Mariano de Nossa Senhora da Penha de Frana (Largo da Penha 19, Penha) Parque Ari Barroso (Estrada Braz de Pina, Penha) Escola Municipal Grcia (Avenida Braz de Pina 1614, Vila da Penha)

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

32


(1) (2)

Curtume Carioca (Rua Quito 227, Penha) Prdio da Fbrica De Millus (Rua Apia, Penha) Fazendinha (Avenida Brasil 9.227, Penha) Cobal do Iraj (Rua Horcio Wells com Estrada do Portinho, Iraj)

reas Territoriais: valores obtidos pelo aperfeioamento do clculo feito no IPP Valor mdio do dlar (1998) utilizado para a converso: US$ 1.1606 (3) Fontes: Anurio Estatstico do Rio de Janeiro 1993/1995, IPP; Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro 2000; Armazm de Dados, IPP/2003. Obs: A variao da populao entre 1991, 1996 e 2000 foi medida pela Taxa de Variao Relativa referenciada sempre ltima data: VR = {(Pt Pt-1) /Pt} x 100

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAR . 2003

33

Potrebbero piacerti anche