Sei sulla pagina 1di 2

ACCOUNTABILITY MARKETING Este mdulo procura lhes mostrar a importncia da mensurao.

Afinal de contas, hoje em dia, os resultados, as medidas, os valores, circundam nosso cotidiano. Sempre convivemos com a avaliao, seja no trabalho, na escola, em competies, enfim em uma srie de atividades sempre estamos sendo colocados prova. E sem o conhecimento especfico de como as mtricas podem ser aplicadas e o que elas podem fazer por ns e tambm pela empresa no temos como gerenciar.Esta disciplina tem como propsito ir alm das prticas de mensurao em marketing, nosso foco fazer-lhes refletir sobre as prticas de avaliao de desempenho empresarial, alm de lhes fornecer subsdio terico, pretendemos colaborar para seu crescimento pessoal e profissional em uma busca incessante pelo saber. Este guia esta dividido em seis partes aos quais sero chamados de passos, assim como nossas aulas de modo que permita uma caminhada em busca de um conhecimento cada vez mais superior. Na primeira parte, ser dada nfase aos conceitos bsicos do marketing, o composto mercadolgico (4Ps), vamos falar um pouco do processo de percepo e de como este processo interfere na tica da proposio de valor. Sobre o que valor, e como podemos proporcionar valor superior para o cliente.Na segunda parte abordaremos um pouco a questo da importncia do contexto econmico no marketing, bem como fora se desenvolvendo esse processo de medir as aes e estratgias de marketing. Abordaremos o incio do accountability marketing, a influncia que o marketing direto exerceu sobre os sistemas de avaliao em marketing e sobre o accountability. Na terceira aula e terceira parte de nossos estudos abordaremos o funcionamento de um processo de avaliao de desempenho, os passos que devem ser seguidos para elaborar um bom sistema de medidas de desempenho. Aprenderemos que no possvel desenvolver um gerenciamento sem que tenhamos conhecimento de nossas prticas dirias, e as prticas s podem ser conhecidas aps serem medidas. Estudaremos de modo geral a importncia do alinhamento das prticas de marketing com o sistema de avaliao empresarial. Estudaremos um exemplo de como podemos desenvolver um sistema de medidas de desempenho com foco no marketing de relacionamento.Na quarta aula abordaremos o processo do planejamento estratgico, orientado para o mercado, vamos identificar o momento de se manter com um produto no mercado e decidir por deixar de atuar. Estudaremos sobre matriz de atratividade no setor e matriz BCG (Boston Consulting Group), que so ferramentas para nos ajudar a medir dados e situaes de mercado, com vistas a planejar aes futuras.Em nossa quinta aula voc ser apresentado ao mundo das RELAES, estudaremos sobre os principais elementos constituintes de um processo de marketing de relacionamento, bem como a importncia das relaes. Em nossa ltima etapa falaremos das diferenas entre Custommer Relationship Marketing e Custommer Relationship Management, abordaremos a importncia dos tipos de relacionamentos e os 30 Rs, assim como discutiremos a questo do uso do termo FIDELIDADE em marketing.

DESENVOLVIMENTO E GESTO DE PRODUTOS Desenvolver e gerir novos produtos e servios a chave do crescimento estratgico em qualquer economia, uma vez que representa o contato da empresa com o potencial de mercado, sendo esta de responsabilidade do gestor de Marketing. Anualmente so produzidos mais de 16 mil novos produtos no mercado entre novas linhas de produtos e marcas novas. Menos de 10% so inovaes, isto , produtos novos para mercados novos (KOTLER, 2003).

Se o produto lanado nico, tem qualidade, caractersticas novas e oferece valor, este produto, segundo estimativas, tem 90% de chances de ter sucesso. Esse sucesso se d pelo nvel de envolvimento da empresa e comprometimento de seus responsveis no estudo profundo e detalhado das variveis que envolvem o processo de desenvolvimento de produtos. No entanto, no existe uma frmula padronizada que garanta tal sucesso, por isso a importncia de planejamento e testes com os futuros consumidores para obter feedback de quem realmente a razo pela qual as empresas dedicam seus produtos, em prol de obter sustentabilidade e reconhecimento. Todo esse cuidado gerado acompanhado por seus gestores. Nestas aulas voc ir aprender, sob um ponto de vista gerencial, as definies e prticas para o desenvolvimento de novos produtos atravs de ferramentas estratgicas.No importa se voc trabalha numa pequena empresa ou numa Fortune 500, em recursos humanos, marketing, produo ou administrao, pois todos que trabalham direta ou indiretamente na gesto de produtos de uma empresa devero construir o prximo produto ou servio que ir mover a sua empresa a um outro patamar. Os tpicos de estudo iro mostrar como desenvolver idias de marketing e avali-las; identificar um mercado para novos produtos; como testar e lanar o produto e de que forma gerenciar estes processos. A disciplina beneficia executivos que esto procurando desenvolver competncias que podero rapidamente melhorar o posicionamento das suas empresas no mercado. Esta disciplina tambm poder ser de extrema importncia para proprietrios de pequenas empresas ou gerentes que estejam procura de aprender quais ferramentas so usadas em grandes empresas a fim de trazer novas idias para o mercado e aumentar suas receitas.

Potrebbero piacerti anche