Sei sulla pagina 1di 14

FAC ULD AD E D E PR E SID E NTE VE NCE SLAU

Mantenedora: IESP - Instituto Educacional do Estado de So Paulo


Credenciamento: Portaria n. 4.523 de 23/12/2005. Unificao: Portaria n. 840 de 14/11/2008.

DAVID KATSUYUKI UMEHARA

CAMPO MAGNTICO TERRESTRE

PRESIDENTE VENCESLAU 2013

FAC ULD AD E D E PR E SID E NTE VE NCE SLAU


Mantenedora: IESP - Instituto Educacional do Estado de So Paulo
Credenciamento: Portaria n. 4.523 de 23/12/2005. Unificao: Portaria n. 840 de 14/11/2008.

DAVID KATSUYUKI UMEHARA

ANLISE DE MTODOS NUMRICOS E RESOLUO DE APLICAES

Projeto de Monografia apresentado Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Presidente Venceslau FAFIPREVE, mantida pela Unio das Instituies Educacionais do Estado de So Paulo UNIESP, para a obteno do ttulo de licenciado em Matemtica.

ORIENTADOR: PROF. ROBERTO CAVALI

PRESIDENTE VENCESLAU 2013

RESUMO O presente trabalho visa a partir de um nico problema, efetuar diferentes mtodos e analisar os resultados obtidos, verificando as vantagens e limitaes em carter comparativo de cada mtodo. No sero abordadas as demonstraes de cada mtodo, mas sim sua lgica de raciocnio afim de elucidar sua utilizao e tcnica, atravs de um fluxograma. Aproximar o estudo do Clculo Numrico com a realidade, mostrando possveis prticas no dia a dia. Para tanto, um estudo prvio de alguns contedos se tornam necessrios como lgebra Linear, Derivadas e Integrais.

LISTA DE FIGURAS / TABELAS / GRAFICOS / SMBOLOS / ETC

SUMRIO

Contedo
1 INTRODUO ............................................................................................................. 5 2 METODOLOGIA.......................................................................................................... 7 3 CRONOGRAMA .......................................................................................................... 8 REFERNCIA BIBLIOGRFICA .................................................................................. 8

1 INTRODUO

O estudo de Clculo Numrico corresponde a um conjunto de ferramentas ou mtodos usados para obteno de soluo de problemas matemticos de forma aproximada, onde esses mtodos se aplicam a problemas que no apresentam uma soluo exata, sendo ento resolvidos numericamente. Um problema matemtico pode ser resolvido de forma analtica, mas se torna impraticvel com o aumento do tamanho do problema. Dado um problema deve-se decidir sobre a escolha do mtodo mais adequado para sua resoluo, bem como as vantagens e limitaes desse mtodo. Assim sendo, a partir de um nico problema demonstrar alguns mtodos para resoluo da mesma funo, analisando a eficincia de cada mtodo, permitindo uma escolha do mais indicado. importante salientar que uma soluo numrica para um problema fsico atravs do Clculo Numrico, nem sempre fornecer valores desejados dentro dos limites razoveis, mesmo na aplicao do mtodo adequado bem como sua execuo. Essa diferena entre os valores desejados e os obtidos chamada de erro e inerente ao processo. Assim sendo, um esquema numrico eficiente quando

apresentar solues dentro de uma preciso desejada. Para analisar a qualidade do resultado obtido importante saber o processo desenvolvido pelo mtodo e como ele aplicado. Em muitos problemas na rea de Cincias e Exatas se desejam determinar a equao do tipo f(x) = 0. As equaes algbricas de 1 e 2 graus, e polinmios de 3 e 4 graus sobre certas condies, podem ser efetuados atravs de mtodos analticos, porm para polinmios de grau superior a quatro e grande maioria de equaes transcendentais o problema s pode ser resolvido por mtodos de aproximao das solues. Em outros casos onde temos um conjunto finito e discreto de pontos de um intervalo [a,b], dado pela funo f(x), a interpolao consiste em aproximar essa funo por uma outra g(x). Funes, cuja forma analtica so muito complexas, fazem com que procuremos uma outra funo mais simples e de fcil manuseio. O uso dessas ferramentas e mtodos aparentemente no transpassam o estudo, o caderno a folha ou o computador, porm exemplificar diversas aplicaes que envolvem Clculo Numrico.

O objetivo deste trabalho apresentar alguns mtodos numricos em zeros de funes e interpolaes para resoluo de problemas matemticos, mostrando suas vantagens, limitaes e situaes a serem aplicadas, atravs de comparaes entre os mtodos estudados. Demonstrar um algoritmo para mtodos numricos estudados afim de elucidar sua lgica de processo. Apresentar maneiras prticas de se desenvolver e utilizar mtodos numricos .
Com a popularizao de computadores de baixo custo e de alta capacidade de processamento, praticamente todas as atividades de Engenharia tem feito uso cada vez mais intensivo dos mtodos e tcnicas computacionais na resoluo de problemas reais, para os quais as solues manuais so impraticveis e/ou imprecisas. Desta forma, o uso do computador como ferramenta de trabalho de clculo numrico requer o entendimento dos seus princpios de operao e de como eles interferem nos resultados obtidos. Geralmente, aceito como verdade que computadores no erram e que so os usurios que cometem enganos que levam ao mal funcionamento do computador. Na realidade, o computador, como dispositivo de clculo numrico, comete erros devido s suas caractersticas intrnsecas e o papel do usurio quantificar esses erros e encontrar formas de, se no eliminlos,pelo menos minimiz-los.

2 METODOLOGIA

Atravs de pesquisas bibliogrficas procura-se conhecer os diferentes mtodos utilizados em Clculo Numrico para resolues de problemas com valores aproximados, onde sua preciso depende dos critrios desejados.

Atravs de exemplificaes mostrar a funcionalidade de cada mtodo utilizado, bem como suas limitaes e vantagens.

3 CRONOGRAMA

Atividades

Maro 2008

Abril 2008 X

Maio 2008 X

Junho 2008

Julho 2008

Agosto 2008

Setembro 2008

Outubro 2008

Novembro 2008

Construo do Pr-Projeto Leituras resenhas Elaborao de Painel. Redao captulos iniciais Reviso Material Entrega do dos e

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

BARROSO, Lenidas. C., BARROSO, MAGALI. A., CAMPOS, Frederico. F., CARVALHO, Mrcio. L. B. & MAIA, Miriam. L. - CLCULO NUMRICO (COM APLICAES), 2.ED. SO PAULO, EDITORA ARBRA, 1987 BURIAN, Reinaldo, LIMA, Antonio C.,JUNIOR, Annibal H. Clculo Numrico (Fundamentos De Informtica), Rio de Janeiro, LTC, 2012 FRANCO, Neide B. Clculo Numrico, So Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006 HOUAIS, Antnio e VILLAR, Mauro de S. Minidicionrio Houais da lngua portuguesa, Rio de Janeiro, Objetiva, 2008 RUGGIERO, Mrcia A. G. & LOPES, Vera L. R. CLCULO NUMRICO: ASPECTOS TERICOS E COMPUTACIONAIS. 2 ed. SO PAULO, Person Makron Books, 1996

APNDICE (apenas se for necessrio)

ANEXO (apenas se for necessrio)

O campo magntico da Terra como o campo magntico de um gigantesco m em forma de barra, que atravessa desde o Plo Sul at o Plo Norte do planeta. Mas importante lembrar que o Plo Norte Magntico da Terra tem uma inclinao de 11,5 em relao ao Plo Norte Geogrfico. Ou seja, os plos magnticos no coincidem com os plos geogrficos. Lembremos tambm que o Plo Norte Geogrfico tambm inclinado em relao linha perpendicular ao plano da rbita da Terra. sabido que o Sol a estrela do nosso sistema solar. Sabemos tambm que ele emite milhes de partculas por segundo para todas as direes do espao. Percebemos essas radiaes eletromagnticas, tambm chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz. A quantidade de radiao que chega at a Terra menor por conta da proteo exercida pelo campo magntico terrestre. O campo magntico da Terra interage com as radiaes eletromagnticas fazendo com que elas sejam freadas e tambm atua desviando-as de sua trajetria inicial. Por esse motivo que podemos dizer que a Terra se comporta como um m gigante. O primeiro a afirmar que a Terra se comportava como um m gigante foi o cientista Willian Gilbert. Uma simples experincia pode comprovar esse comportamento da Terra. Tal experincia consistiu na colocao de um m suspenso livremente pelo seu centro de gravidade na superfcie da Terra. Nesta experincia, repetida diversas vezes, verificou que o m sempre se orientava na direo norte-sul, com isso concluram que realmente a Terra se comportava como um m. Mas onde esto localizados os polos magnticos norte e sul da Terra?

Como podemos observar na imagem acima, os polos magnticos esto localizados nos extremos do eixo magntico e prximos aos polos geogrficos, isto , o polo sul magntico est prximo do norte geogrfico e o polo norte magntico est prximo do sul geogrfico. importante lembrar que o eixo magntico no coincide com o eixo de rotao da Terra, sendo estes separados por aproximadamente 13. Ainda no temos uma explicao correta para a origem do campo magntico terrestre, mas a hiptese mais aceita diz que o campo magntico terrestre se origina das intensas correntes eltricas que circulam seu interior e no da existncia de grande quantidade de ferro magnetizado tambm em seu interior.

Potrebbero piacerti anche