Sei sulla pagina 1di 5

PROJETO QUALIDADE DE VIDA VALORIZAO DO SERVIDOR PBLICO

Adriane Carvalho de Souza

I. REGISTRO DE ALTERAES I. Data 13.07.2007 20.09.2008 23.01.2009 II. Modificado por: Adriane Adriane/ Tamara Tmara/Roberto/ Aline/ Luisa Tom III. Descrio da Mudana Elaborao (Rio Quente) PQV Sefaz GEDP/ Gesto de Pessoas/ PQV

Programa Viver Melhor (criar uma logomarca para o programa)

Introduo O programa se prope a evidenciar os servidores como fator diferencial de excelncia na administrao pblica estadual e na sociedade, promovendo benefcios sade fsica, mental, emocional, lazer e social aos servidores para que busquem melhorar sua integrao e qualidade de vida. O programa dever ser implantado na administrao pblica direta, indireta, autarquias, fundaes e empresas pblicas. As aes estratgicas devero ser definidas pelo Departamento de Recursos Humanos com apoio da Fundao Tiradentes. A rea de recursos humanos de cada rgo pblico ser responsvel pela gesto do programa. O Grupo Pensar ser considerado Frum de Discusso de Idias, de melhores prticas, troca de experincias e aes a serem inseridas no programa de qualidade de vida da administrao pblica estadual.

O programa de valorizao do servidor de cada repartio pblica dever atender as necessidades e realidade de cada instituio sempre com o fundamento melhorar a qualidade de vida dos servidores. Diretrizes Ter uma administrao pblica estadual reconhecida pelos cidados pela valorizao dos servidores; Buscar a excelncia do atendimento por meio da qualidade de vida dos servidores.

Objetivos Buscar formas de propiciar e aumentar a qualidade de vida dos servidores efetivos e comissionados, estagirios e terceirizados conscientizando sobre a necessidade de mudana de hbitos indesejveis e prejudiciais sua vida, valorizando a Sade, a Famlia, o Trabalho, a Comunidade e Meio Ambiente. Promover a integrao e estimular um estilo de vida mais saudvel.

Formas de Atuao Promover recursos para aplicao na sade fsica, mental e emocional dos servidores; Promover recursos para contratao de profissionais especializados para realizao de palestras educativas e motivacionais; Promover campanhas de sensibilizao, educativas e voluntariado; Disponibilizar recursos para aquisio e/ou locao de vdeos educativos; Promover recursos para melhorias no ambiente de trabalho; Promover recursos com eventos de confraternizao entre os servidores; Utilizar os canais de comunicao: Internet, intranet, informativos, correio eletrnico e quadro de aviso, com informaes que visam melhorar a qualidade de vida dos servidores.

Metodologia O programa qualidade de vida ser executado em cada instituio de forma independente; A Escola de Governo promover uma programao especfica para complementar as aes e necessidades das instituies; A comunicao ser uma ferramenta fundamental para divulgao, informao, educao e conscientizao; Contratao de profissionais especializados para ministrar palestras; Aquisio ou Locao de Vdeos/Filmes para exibio; Aquisio e distribuio de cartazes educativos; Implementar projetos de melhorias do ambiente de trabalho.(reformas, mudanas, ampliao).

O PROJETO QUALIDADE DE VIDA TER 4 (QUATRO) VERTENTES 1. SADE 1.1 - Ginstica Laboral Implantar ginstica laboral nas reparties pblicas estaduais com atividades de alongamento, de segunda a sexta-feira, com durao de 15 min em cada setor, no total de 1 (uma) hora por dia, nos ambientes de trabalho dos servidores. Ao: Contratao de Professores de Educao Fsica Parcerias com Academias de Ensino Superior Estagirios de sade fsica e mental. 1.2 - Programa de Controle Mdico da Sade Ocupacional Exames Admissionais: Exames Laboratoriais e Clnicos

Frequncia: Processo de Admisso de servidores Exames Peridicos: Exames Laboratoriais e Clnicos para acompanhamento da sade do servidor. Frequncia: Anual Exames de Retorno Funo/Cargo ou em casos de Readaptao em nova Funo/Cargo Exames Laboratoriais e Clnicos Frequncia: Retorno ao trabalho quando o afastamento do servidor for igual ou superior a 6 meses Ao: Convnios com Clnicas/Hospitais e Mdico do Trabalho 1.3 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais Avaliao do ambiente de trabalho do servidor: condio segura, ausncia de riscos, organizao e limpeza. Anlise da ergonomia, iluminao, rudos, temperatura, mobilirio, equipamentos de segurana. Ao: Contratao de empresa especializada para avaliao e orientao tcnica de Segurana do Trabalho.

1.4 - Convnios com Farmcias Criar facilidades na compra de remdios para os servidores com descontos especiais e desconto em folha de pagamento. Ao: Convnios com rede de farmcias na Grande Vitria

1.5 - Campanha de Vacinao contra Gripe Promover campanhas de vacinao contra gripe para servidores prevenindo doenas virticas ou bacterianas no perodo de inverno. Participao voluntria aos servidores de at 60 anos, uma vez que acima de 60 anos, dispem da vacinao gratuitamente atravs da rede pblica Ao: Convnios com Clnicas. 1.6 - Assistncia Mdica Sade Fsica e Mental - Disponibilizar assistncia mdica preventiva e/ou curativa aos servidores e seus dependentes, atravs de convnios com hospitais, clnicas e laboratrios. Participao financeira dos servidores e da administrao pblica. Ao: Convnios com Hospitais/Clnicas e Laboratrios.

1.7 - Assistncia Odontolgica Sade Bucal - Disponibilizar assistncia odontolgica preventiva aos servidores e seus dependentes atravs de convnios com clnicas e consultrios odontolgicos. Participao financeira dos servidores e da administrao pblica. Ao: Convnios com Clnicas e Consultrios Odontolgicos. 1.8 - Campanhas de Sade PREVENTIVA - Fsica, Mental e Financeira Promover Palestras Educacionais e Informativas em cada rgo da administrao pblica sobre doenas infectocontagiosas, tabagismo, alcoolismo, dependncia qumica, stress, sedentarismo, oramento familiar. Atendimento Psicolgico e Assistencial.

Ao: Definir um cronograma anual de palestras/ contedos Palestrantes: Profissionais especializados da administrao pblica ou contratao de terceiros 1.9 - Manuteno da Brigada Contra Incndio Criao e manuteno de brigada contra incndio composta de servidores Ao: Capacitar servidores com noes de primeiros socorro Implantar normas de segurana: Infra-estrutura Predial, escada de incndio, extintores e sinalizao.

2. MOTIVAO 2.1 - Palestras Motivacionais Ao: A Fundao Tiradentes definir uma programao anual com palestras motivacionais para participao dos servidores pblicos. Freqncia: 2 em 2 meses ou trimestralmente Cada rgo pblico dever promover com recursos prprios pelo menos 2 (duas) palestras motivacionais para os servidores levando em considerao a cultura e necessidades da organizao. 2.2 - Atividades de integrao e valorizao do ser humano Definir um processo de integrao para os servidores recm-nomeados/admitidos na administrao pblica com informaes de interesse do funcionrio e da administrao: finalidade, estrutura organizacional, misso, valores, princpios, poltica de recursos humanos, direitos e deveres, cdigo de tica, programas institucionais, treinamento especfico. 2.3 - Qualificao Profissional: Treinamentos para capacitao tcnica e desenvolvimento de competncias e habilidades (Oficinas, jogos ou dinmicas de grupo) (programa especfico) Ao: Cada rgo deve possuir um programa especfico de capacitao e a Escola de Governo tambm dever ter um plano de capacitao anual que atender as demandas especficas ou gerais dos rgos/servidores 2.4 - Programa de Complementao Educacional Cursos de formao de nvel mdio, graduao e especializao (programa especfico) Ao: Cada rgo deve possuir um programa de educao continuada com participao financeira dos servidores e dos rgos; Ao: Parcerias com Academias de Ensino Superior, outros. O Departamento de Recursos Humanos e a Fundao Tiradentes devero promover gratuitamente um programa de desenvolvimento, em nvel de especializao, para gerentes, gestores e demais servidores pblicos nas eras de: planejamento, jurdico, TI, .... .

3. LAZER 3.1 - Atividades de Lazer e interao com a famlia Ao: Participao de familiares nos eventos da administrao pblica

3.2 - Promover eventos culturais Ao: Priorizar a cultura local beneficiando os servidores conceder descontos especiais aos servidores pblicos nas peas de teatrais e consertos musicais.

4. SOCIAL E MEIO AMBIENTE 4.1 - Atividades mensais de Confraternizao dos Aniversariantes 4.2 - Atividades com interao em datas comemorativas Exemplo: Semana do Funcionrio Pblico (promover aes de interao, valorizao do servidor). 4.3 - Criao e Manuteno de Coral dos Servidores em cada repartio pblica Ao: Contratao de maestros ou maestrina 4.4 - Programa Especfico de Preparao e Orientao s Aposentadorias Ao: Contratar profissionais especializados para orientao aos servidores quando do desligamento do servio pblico. 4.5 - Implementar um Projeto Responsabilidade Social comunidade Ao: Atividades de apoio comunidade com a participao voluntria dos servidores, (doaes ou trabalhos voluntrios); 4.5 - Despertar Conscincia ecolgica Aes: Aquisio e utilizao de Papel A4 reciclado; Venda de papel descartvel para reciclagem; Campanhas de Sensibilizao no uso adequado (racional) de gua, energia e papel. 5. Benefcios do Projeto 1. Melhorar a autoestima dos servidores; 2. Aumentar o comprometimento do servidor com a gesto pblica; 3. Promover a excelncia dos servios pblicos; 4. Melhorar a eficincia dos servidores; 5. Promover a sade fsica, mental e emocional dos servidores; 6. Reduzir os afastamentos por motivo de doenas; 7. Conquistar o respeito dos cidados e da sociedade; 8. Componentes do Grupo: Valorizao do Servidor. 6. Formao do Grupo Pensar

Potrebbero piacerti anche