Sei sulla pagina 1di 20

Pertinncia Profissional e Cdigo Deontolgico do Tcnico Superior de Educao Social

BRUNO FERREIRA
bferreira@esetn.pt

SLVIA AZEVEDO
sazevedo@upt.pt

2011

Tcnico Superior de Educao Social. Director Tcnico da Universidade Snior de Condeixa,

Docente na Escola Superior de Educao de Torres Novas. Coordenador da Delegao Regional do Centro da APTSES.
2

Tcnica Superior de Educao Social. Docente na Universidade Portucalense Infante D.

Henrique. Presidente da Direco da APTSES.

A Educao Social numa Sociedade em Rede:

Direito de Cidadania Educao Social Profisso de carcter pedaggico

Deste modo define-se Educao Social como: Direito de Cidadania consagrado no reconhecimento de uma profisso emergente em Portugal, que se distingue pelo seu carcter pedaggico, criando contextos educativos, aces mediadoras e formativas, que do resposta competncia profissional do Tcnico Superior de Educao Social, possibilitando: A incluso do sujeito de educao perante diversidades e heterogeneidades sociais, promovendo o desenvolvimento da sua sociabilidade e a interaco social. A promoo sociocultural, perspectivada como uma abertura a outras possibilidades de aquisio de bens culturais, que se estendam a outras perspectivas pedaggicas, profissionais, de ocupao de tempos livres e participao social.
Adapt. ASEDES, 2007:11-13

Educao Social enquanto Direito: A conscincia de responsabilidade pblica perante os paradigmas sociais emergentes, a incidncia de novas modalidades de excluso, a necessidade de construir um novo mundo alicerado na cooperao, integrao, e promoo dos Direitos Humanos, so imperativos que nos levam a enfatizar, na actualidade, a praxis profissional do Tcnico Superior de Educao Social. Em funo dos Direitos Humanos, do Estado de Direito e da Democracia, torna-se imprescindvel garantir a igualdade de oportunidades, independentemente da condio, credo, cor de pele ou grupo social, pois vive-se num mundo dividido por poderosos e vulnerveis, onde a coeso parece deixar de ser, um valor matricial da Humanidade (Azevedo, 2011).

Perante um paradigma de Educao e Formao ao Longo da Vida, oriundo da sociedade econmica, da globalizao, da demografia, da evoluo das tecnologias e sociedade de massas, das polticas de sade pblica, faz com que o ser humano assista hoje a um prolongamento cada vez maior dos seus anos de vida, deste modo, torna-se necessrio fazer uma (re) adaptao do capital humano, ao nvel da formao e qualificao profissional. A Educao no pode continuar a ser conceptualizada, apenas, a partir da sua forma escolar e no contexto das instituies educativas. Educar, hoje, uma actividade que se exerce nos vrios espaos e tempos da vida dos indivduos. Assim, o desafio passa por promover aprendizagens que vo desde a infncia at velhice, realando todas as etapas da vida (Ferreira, 2008). A Educao Social assume um papel fulcral neste processo, pois, ao longo vida apropriamo-nos de uma multiplicidade de experincias de aprendizagem, na escola, famlia e sociedade em geral. Vemo-nos obrigados a reforar o contributo da aprendizagem para a coeso social, a cidadania activa, o dilogo intercultural, a igualdade entre homens e mulheres e a realizao pessoal, de forma a contribuir para aumentar a participao de pessoas de todas as idades, incluindo as pessoas com necessidades especiais e os grupos em situao de vulnerabilidade, e ainda, incentivar a melhor utilizao possvel dos resultados e dos produtos e processos inovadores, bem como assegurar o intercmbio de boas prticas (PALV 2007-2013). Perante este cenrio crescente de vulnerabilidade social, torna-se crucial promover estratgias de participao comunitria assentes numa cultura de exerccio dos direitos de cidadania. Neste contexto, o Tcnico Superior de Educao Social pode vir a desempenhar um papel especfico, uma vez que a sua aco socioeducativa se enquadra num novo paradigma educativo: a Pedagogia Social. Esta constitui o seu referente epistemolgico, metodolgico, tico e deontolgico. A Pedagogia Social a cincia educativa da Educao Social (Sez e Molina, 2006). Deste modo, o Tcnico Superior de Educao Social, enquanto profissional de educao, procura exercer as suas funes e competncias tendo como matriz disciplinar especfica a Pedagogia Social. a partir desta relao entre Pedagogia Social versus Educao Social que se consolida o exerccio profissional do Tcnico Superior de Educao Social.

O exerccio profissional do Tcnico Superior de Educao Social assume-se numa vertente socioeducativa, ao servio do cumprimento dos valores fundamentais de um Estado de Direito: igualdade perante todos os cidados, justia social e pleno desenvolvimento da conscincia democrtica (ASEDES, 2007:13). Os princpios reguladores da prtica profissional da Educao Social em Portugal esto comprovados na Constituio da Repblica Portuguesa e, este documento dever ser respeitado e efectivado, em qualquer aco de interveno sociopedaggica, vejamos: Artigo 13. - (Princpio da Igualdade) 1. Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. 2. Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica, condio social ou orientao sexual. Artigo 16. - (mbito e sentido dos direitos fundamentais) 2. Os preceitos constitucionais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados em harmonia com a Declarao Universal dos Direitos do Homem. Artigo 26. - (Outros direitos pessoais) 1. A todos so reconhecidos os direitos identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade, capacidade civil, cidadania, ao bom nome e reputao, imagem, palavra, reserva da intimidade na vida privada e proteco legal contra quaisquer formas de discriminao. Artigo 43. - (Liberdade de aprender e ensinar) 1. garantida a liberdade de aprender e ensinar. 2. O Estado no pode programar a educao e a cultura segundo quaisquer directrizes filosficas, estticas, polticas, ideolgicas ou religiosas. Artigo 63. - (Segurana Social e Solidariedade) 1. Todos tm o direito segurana social. 2. Incube ao estado organizar, coordenar e subsidiar um sistema de segurana social unificado e descentralizado, com a participao das associaes sindicais, de outras organizaes representativas dos trabalhadores e das associaes representativas dos demais beneficirios.

3. O sistema de segurana social protege os cidados na doena, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situaes de falta ou diminuio de meios de subsistncia ou de capacidade para o trabalho. Artigo 64. - (Sade) 1. Todos tm o direito proteco da sade e o dever de a defender e promover. 2. O direito proteco da sade realizado: a) Atravs de um Servio Nacional de Sade universal e geral e, tendo em conta as condies econmicas e sociais dos cidados, tendencialmente gratuito; b) Pela criao de condies econmicas, sociais, culturais e ambientais, que garantam, designadamente, a proteco da infncia, da juventude e da velhice, e pela melhoria sistemtica das condies de vida e de trabalho, bem como pela promoo da cultura fsica e desportiva, escolar e popular, e ainda pelo desenvolvimento da educao sanitria do povo e de prticas de vida saudvel. 3. Para assegurar o respeito proteco da sade, incumbe prioritariamente ao Estado: a) Garantir o acesso de todos os cidados, independentemente da sua condio econmica, aos cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitao; b) Garantir uma racional e eficiente cobertura de todo o pas em recursos humanos e unidades de sade; c) Orientar a sua aco para a socializao dos custos dos cuidados mdicos e medicamentosos; d) Disciplinar e fiscalizar as formas empresariais e privadas da medicina, articulando-as com o Servio Nacional de Sade, de forma a assegurar, nas instituies de sade pblicas e privadas, adequados padres de eficincia e qualidade; e) Disciplinar e controlar a produo, a distribuio, a comercializao e uso dos produtos qumicos, biolgicos e farmacuticos e outros meios de tratamento e diagnstico; f) Estabelecer polticas de preveno e tratamento da toxicodependncia. 4. O servio nacional de sade tem gesto descentralizada e participada. Artigo 67. - (Famlia) 1. A famlia, como elemento fundamental da sociedade, tem direito proteco da sociedade e do Estado e efectivao de todas as condies que permitam a realizao pessoal dos seus membros. 2. Incumbe, designadamente, ao Estado para proteco da famlia: a) Promover a independncia social e econmica dos agregados familiares; b) Promover a criao e garantir o acesso a uma rede nacional de creches e outros equipamentos sociais de apoio famlia, bem como uma poltica de terceira idade; c) Cooperar com os pais na educao dos filhos; d) Garantir, no respeito da liberdade individual, o direito ao

planeamento familiar, promovendo a informao e o acesso aos mtodos e aos meios que o assegurem, e organizar as estruturas jurdicas e tcnicas que permitam o exerccio de uma maternidade e paternidade conscientes; e) Regular a procriao assistida, em termos que salvaguardem a dignidade da pessoa humana; f) Regular os impostos e os benefcios sociais, de harmonia com os encargos familiares; g) Definir, ouvidas as associaes representativas das famlias, e executar uma poltica de famlia com carcter global e integrado; h) Promover, atravs da concertao das vrias polticas sectoriais, a conciliao da actividade profissional com a vida familiar. Artigo 68. - (Paternidade e maternidade) 1. Os pais e as mes tm direito proteco da sociedade e do Estado na realizao da sua insubstituvel aco em relao aos filhos, nomeadamente quanto sua educao, com garantia de realizao profissional e de participao na vida cvica do pas. 2. A maternidade e a paternidade constituem valores sociais eminentes. 3. As mulheres tm direito a especial proteco durante a gravidez e aps o parto, tendo as mulheres trabalhadoras ainda direito a dispensa do trabalho por perodo adequado, sem perda da retribuio ou de quaisquer regalias. 4. A lei regula a atribuio s mes e aos pais de direitos de dispensa de trabalho por perodo adequado, de acordo com os interesses da criana e as necessidades do agregado familiar. Artigo 69. - (Infncia) 1. As crianas tm direito proteco da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de descriminao e de opresso e contra o exerccio abusivo da autoridade na famlia e nas demais instituies. 2. O Estado assegura especial proteco s crianas rfs, abandonadas ou por qualquer forma, privadas de um ambiente familiar normal. 3. proibido, nos termos da lei, o trabalho de menores em idade escolar. Artigo 70. - (Juventude) 1. Os jovens gozam de proteco especial para efectivao dos seus direitos econmicos, sociais e culturais, nomeadamente: a) No ensino, na formao profissional e na cultura; b) No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurana social; c) No acesso habitao; d) Na educao fsica e no desporto; e) No aproveitamento dos tempos livres.

2. A poltica da juventude dever ter como objectivos prioritrios o desenvolvimento da personalidade dos jovens, a criao de condies para a sua efectiva integrao na vida activa, o gosto pela criao livre e o sentido de servio comunidade. 3. O Estado, em colaborao com as famlias, as escolas, as empresas, as organizaes de moradores, as associaes e fundaes de fins culturais e as colectividades de cultura e recreio, fomenta e apoia as organizaes juvenis na prossecuo daqueles objectivos, bem como o intercmbio internacional da juventude. Artigo 71. - (Cidados portadores de deficincia) 1. Os cidados portadores de deficincia fsica ou mental gozam plenamente dos direitos e esto sujeitos aos deveres consignados na Constituio, como ressalva do exerccio ou do cumprimento daqueles para os quais se encontrem incapacitados. 2. O Estado obriga-se a realizar uma poltica nacional de preveno e de tratamento, reabilitao e integrao dos cidados portadores de deficincia e de apoio s suas famlias, a desenvolver uma pedagogia que sensibilize a sociedade quanto aos deveres de respeito e solidariedade para como eles e a assumir o encargo da efectiva realizao dos seus direitos, sem prejuzo dos direitos e deveres dos pais ou tutores. 3. O Estado apoia as organizaes de cidados portadores de deficincia. Artigo 72. - (Terceira Idade) 1. As pessoas idosas tm direito segurana econmica e a condies de habitao e convvio familiar e comunitrio que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalizao social. 2. A poltica da terceira idade engloba medidas de carcter econmico, social e cultural tendentes a proporcionar s pessoas idosas oportunidades de realizao pessoal, atravs de uma participao activa na vida da comunidade. Do mesmo modo que a Constituio da Repblica Portuguesa, tambm a Declarao Universal dos Direitos do Homem (datada de 10 de Dezembro de 1948, publicada na I Srie, n. 57, do Dirio da Repblica de 9 de Maro de 1978, mediante aviso do Ministrio dos Negcios Estrangeiros), dever ser um instrumento regulador da aco sociopedaggica dos Tcnicos Superiores de Educao Social,

nomeadamente: Artigo 26. - 1. Toda a pessoa tem direito educao. A educao deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar obrigatrio. O ensino tcnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos

estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em funo do seu mrito. 2. A educao deve visar plena expanso da personalidade humana e ao reforo dos direitos do homem e das liberdades fundamentais de deve favorecer a compreenso, a tolerncia e a amizade entre todas as naes e a todos os grupos racionais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Naes Unidas para a manuteno da paz. Artigo 29. - 1. O indivduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual no possvel o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade. 2. No exerccio destes direitos e no gozo destas liberdades, ningum est sujeito seno s limitaes estabelecidas pela lei com vista exclusivamente a promover o reconhecimento e o respeito dos direitos e liberdades dos outros e a fim de satisfazer as justas exigncias da moral, da ordem pblica e do bem-estar numa sociedade democrtica. 3. Em caso algum estes direitos e liberdades podero ser exercidos contrariamente aos fins e aos princpios das Naes Unidas.

Cdigo Deontolgico do Tcnico Superior de Educao Social

Pertinncia:
Desde 1996 em que a Universidade Portucalense Infante D. Henrique abre a Licenciatura em Educao Social, modelo de formao este, que foi alargado a outros estabelecimentos de ensino superior, que a tica profissional tem sido objecto de debate e de preocupao para os Tcnicos Superiores de Educao Social. Em 2008, com a gnese da APTSES, enquanto associao profissional com personalidade jurdica, que herdou o trabalho iniciado anteriormente pelo Grupo de Trabalho dos Educadores Sociais Portugueses do Sindicato dos Trabalhadores da Sade, Solidariedade e Segurana Social existe a preocupao pela elaborao de um documento profissional e pelo novo Cdigo Deontolgico do Tcnico Superior de

Educao Social, acompanhando as novas exigncias profissionais que tm sido impostas a este colectivo profissional. Este documento elaborado por um colectivo profissional e coordenado por Bruno Ferreira e Slvia Azevedo, com superviso cientfica de Fernando Canastra, docentes do ensino superior e responsveis pela formao e profissionalizao de Tcnicos Superiores de Educao Social, surge agora para aprovao no 1. Congresso Internacional de Educao Social.

Prembulo:
O presente Cdigo Deontolgico procura estabelecer alguns princpios e algumas regras, no quadro de uma tica profissional, que devem regular o exerccio profissional dos Tcnicos Superiores de Educao Social. A necessidade de reconhecimento jurdico, social e profissional desta nova Profisso Educativa, em vias de profissionalizao, coloca-nos perante a exigncia de produzirmos consensos partilhados em torno do que entendemos por Educao Social, no contexto do exerccio profissional dos Tcnicos Superiores de Educao Social. Considerando que a prtica socioeducativa no , apenas, protagonizada pelos Educadores Sociais, uma vez que so vrios os actores profissionais que tambm exercem a sua actividade neste contexto, importa definir, especificamente, em que consiste o exerccio das suas funes e competncias profissionais. Assim, assumimos que a actividade profissional especfica dos Tcnicos Superiores de Educao Social se inscreve a partir do seguinte referente: (a) transmisso, formao, desenvolvimento e promoo da cultura; (b) gesto de redes sociais, contextos, processos e recursos socioeducativos; (c) mediao social, cultural e educativa; (d) conhecimento, anlise e investigao dos contextos sociais e educativos; (e) desenho, implementao e avaliao de programas e projectos em qualquer contexto educativo; (f) gesto, direco, coordenao e organizao de instituies e recursos educativos (ASEDES, cit. Sez, 2009: 14).

CAPTULO I - Viso geral:


Entendemos que este Cdigo Deontolgico seja entendido como funo promover uma postura reflexiva em torno de um conjunto de princpios e regras que devem auto-regular as prticas profissionais do Tcnico Superior de Educao Social,

constituindo-se tambm como um referente para os Docentes que integram os estabelecimentos de ensino superior que formam estes profissionais, a sociedade civil, de modo a contribuir para o respeito e cooperao no exerccio da sua profisso e melhorar a praxis profissional exercida com indivduos e comunidade. Este Cdigo baseia-se juridicamente na Constituio da Repblica Portuguesa (1976), na Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), na Conveno Europeia para a Salvaguarda dos Direitos Humanos (1950), na Carta Social Europeia (1965), na Conveno sobre os Direitos da Criana (Nova Iorque, 1989), anunciada na Carta dos Direitos Fundamentais da Unio Europeia (2000) e no Tratado de Lisboa (2007). Este direito est expresso no reconhecimento de uma profisso de carcter pedaggico, exercida em contextos socioeducativos, em programas de mediao, em projectos educativos comunitrios, que so da competncia profissional do Tcnico Superior de Educao Social, e que possibilita: - A incorporao da importncia da educao para a diversidade e heterogeneidade das redes sociais, entendida como o desenvolvimento da socializao, sociabilidade, autonomia e interaco social. - A promoo sociocultural, entendida como causa de novas oportunidades para a aquisio de bens culturais, de forma a ampliar as perspectivas de educao, emprego, lazer e participao social. Assim, a Educao Social, parte de um eptome de conhecimentos e competncias para os Tcnicos Superiores de Educao Social, produzindo efeitos pedaggicos no desenvolvimento, mudana e promoo de indivduos, grupos e comunidades. A Educao Social aparece alicerada no saber matricial da Pedagogia Social, que se interligam na promoo de uma sucesso de servios socioeducativos e recursos para todos, desde indivduos, comunidades e sociedade geral. As necessidades que sentimos, enquanto Tcnicos Superiores de Educao Social, em consolidarmos a nossa profisso exigem a criao de um Cdigo Deontolgico. Este constitui-se num referente para organizar e sistematizar alguns princpios ticos comuns, regras que norteiam a profisso e a sua praxis, que promove o exerccio da responsabilidade que os Tcnicos Superiores de Educao Social devem ter perante a sociedade, colectivos em situaes de risco, excluso, vulnerabilidade social, que coloca a possibilidade de modificar essa situao, atravs de um saber tcnico e uma prtica profissional, que se inscreve numa relao educativa.

Neste contexto, a aco educativa envolve a construo de uma relao de confiana e de responsabilizao, acordada entre as partes envolvidas, exigindo que o Tcnico Superior de Educao Social garanta o exerccio de uma postura tica e deontolgica informadas. A construo deste documento, representa, por um lado, a promoo da responsabilidade profissional nas aces socioeducativas realizadas pelo Tcnico Superior de Educao Social, a sua relao com outros profissionais, que responde a certas necessidades socioeducativas que se fazem sentir na sociedade actual. As caractersticas que devem representar todas as prticas sociais e educativas construdas pelos profissionais no ambiente em que se movem so, entre outras: especializao, formao e profissionalizao para adquirir esse

conhecimento, que se traduz em competncias e capacidades, tendo este cdigo como elemento de auto-justificao, aco responsvel no uso de tais competncias, desenvolvimento de normas internas, para as articular com os outros profissionais e, finalmente, a actividade poltica para justificar a sua presena no mercado de trabalho, respondendo a diferentes necessidades socioeducativas, promovendo propostas de melhoria ao nvel do bem-estar subjectivo e social. Os Tcnicos Superiores de Educao Social so formados a partir de uma multiplicidade de experincias (biogrficas e sociais) e de referenciais cientficos e pedaggicos, desde a Pedagogia Social, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Filosofia, entre outros. Esses referenciais possibilitam a produo de conhecimento terico, metodolgico e tcnico, de forma a expandir as contribuies dessas disciplinas que orientam a aco socioeducativa, este profissional cria um corpo de conhecimentos que so especficos para esta profisso, resultante da conceptualizao formativa e experincia profissional. No seu quotidiano profissional, o Tcnico Superior de Educao Social, intervm do ponto de vista pedaggico, numa diversidade de contextos

socioeducativos: Educao e Desenvolvimento Comunitrio (instituies educativas, autarquias, associaes, ONG, centros culturais, centros de actividades desportivas, lazer e turismo, centros de formao, etc.); Servio Educativo (bibliotecas, museus, fundaes, autarquias, centros de

interpretao, centros de difuso cientfica, cultural e ambiental, etc.);

Servios sociais (centro de recursos no contexto da deficincia, estabelecimentos prisionais, centros de sade, hospitais, lares de acolhimento de crianas, jovens e idosos, etc.)3.

CAPTULO II - Princpios Fundamentais:


Artigo 1. Este Cdigo aplica-se aos Tcnicos Superiores de Educao Social no exerccio da actividade profissional, nomeadamente aos associados efectivos da Associao dos Profissionais Tcnicos Superiores de Educao Social.

Artigo 2. O Tcnico Superior de Educao Social deve defender a dignidade e o respeito da pessoa humana, salvaguardando o bem-estar de qualquer pessoa que procure os seus servios e com quem entre em relao profissional, no praticando qualquer acto ou palavra passvel de lesar os actores com quem vier a exercer a sua actividade profissional.

Artigo 3. dever do Tcnico Superior de Educao Social, em qualquer rea da sua actividade profissional, informar-se dos progressos referentes sua profisso, com a finalidade de conseguir uma actualizao constante dos seus conhecimentos cientficos e tcnicos.

Artigo 4. O Tcnico Superior de Educao Social no deve servir-se da sua condio profissional nem consentir que a sua aco profissional possa servir para fins que contrariem os valores da dignidade e do respeito da condio humana.

http://www.ipleiria.pt/portal/ipleiria?p_id=6051.

CAPTULO III - Responsabilidade:

Artigo 5. O Tcnico Superior de Educao Social deve reconhecer os limites da sua competncia e da sua aco profissional, no devendo oferecer servios ou utilizar mtodos para os quais no tenha qualificao.

Artigo 6. O Tcnico Superior de Educao Social deve encaminhar os sujeitos de educao a fim de obterem cuidados adequados de outros profissionais quando a resposta ajustada est fora do mbito da sua competncia profissional.

Artigo 7. O Tcnico Superior de Educao Social devido sua responsabilidade social que incide no acompanhamento dos sujeitos de educao, deve ser objectivo e prudente, quer na sua aco, quer na passagem de informaes a outros colegas no que concerne a relatrios psicopedoggicos e sociais (que se revistam da necessidade de garantir a confidencialidade). Artigo 8. O Tcnico Superior de Educao Social deve estar atento s consequncias directas ou indirectas da sua actividade profissional, e assegurar-se da correcta interpretao e utilizao que dela possa ser feita por terceiros.

Artigo 9. O Tcnico Superior de Educao Social no deve usar e abusar da boa f das pessoas que acompanha para benefcio prprio ou de terceiros.

CAPTULO IV Exerccio da Profisso:

Artigo 10. O exerccio da profisso de Tcnico Superior de Educao Social s pode ser realizado por pessoas com as devidas habilitaes acadmicas e profissionais.

Artigo 11. Se um Tcnico Superior de Educao Social, ou pessoa que se identifique como tal, violar os princpios deontolgicos da profisso, o Tcnico Superior de Educao Social, tem o dever de reportar a ocorrncia s entidades responsveis, nomeadamente Associao dos Profissionais Tcnicos Superiores de Educao Social.

Artigo 12. O Tcnico Superior de Educao Social deve manter boas relaes com os outros profissionais com quem trabalha, devendo limitar o seu trabalho ao mbito da sua actividade profissional, de modo a evitar que os outros profissionais desempenhem funes que so de competncia exclusivamente do Tcnico Superior de Educao Social.

CAPTULO V Relaes Institucionais:

Artigo 13. O Tcnico Superior de Educao Social deve respeitar a obrigatoriedade de sigilo profissional.

Artigo 14. Quando for solicitada a sua participao como testemunha judicial, o Tcnico Superior de Educao Social, s dever prestar as informaes permitidas pela sua formao e pela sua experincia profissional.

CAPTULO VI Relao com os Sujeitos de Educao:

Artigo 15. Sujeitos de Educao so os actores sociais ou sujeitos aprendentes com quem o interage o Tcnico Superior de Educao Social, no contexto da sua actividade profissional.

Artigo 16. O Tcnico Superior de Educao Social no deve expressar palavras ou aces passveis de produzir dano aos seus sujeitos de educao, sejam eles fsicos ou morais.

Artigo 17. O Tcnico Superior de Educao Social tem de respeitar os valores ideolgicos, religiosos, filosficos, morais e outros dos actores com quem vier a exercer a sua actividade profissional.

Artigo 18. O Tcnico Superior de Educao Social deve inscrever a sua relao numa postura profissional, caracterizada por um sentido de responsabilidade. Assim deve reconhecer e respeitar os valores ticos e culturais de cada actor com quem vier a realizar a sua actividade profissional.

Artigo 19. O Tcnico Superior de Educao Social deve encaminhar os seus sujeitos de educao para outros colegas, quando as necessidades especficas no se enquadrem dentro da sua competncia profissional.

Artigo 20. O Tcnico Superior de Educao Social deve informar os sujeitos de educao dos apoios, servios ou acompanhamento socioeducativo a prestar-lhe, definindo bem os seus objectivos, a fim de que os mesmos possam tornar-se autores da sua autoformao, esclarecendo-os, ainda, sobre os eventuais prejuzos da no cooperao ou do seu envolvimento pr-activo.

Artigo 21. O Tcnico Superior de Educao Social no deve estabelecer relaes profissionais com elementos da sua prpria famlia, amigos ou estruturas em que o Tcnico participe na qualidade de cidado ou militante.

CAPTULO VII Relao Interdisciplinar:

Artigo 22. O Tcnico Superior de Educao Social deve, quando solicitado, prestar toda a colaborao profissional aos seus colegas, salvo em caso de justificado impedimento.

Artigo 23. O Tcnico Superior de Educao Social no pode ser conivente com erros graves praticados por outros colegas.

CAPTULO VIII Relao com entidades patronais:

Artigo 24. O Tcnico Superior de Educao Social deve assegurar a autonomia do seu exerccio profissional, privilegiando uma postura de trabalho em rede e numa ptica de partilha de responsabilidades.

Artigo 25. O Tcnico Superior de Educao Social no deve aceitar o emprego deixado por um colega que tenha sido exonerado sem justa causa ou que haja pedido a demisso para preservar a dignidade e os interesses da profisso e os princpios e normas do presente Cdigo.

CAPTULO IX Sigilo Profissional:


Artigo 26. Constitui obrigao inevitvel do Tcnico Superior de Educao Social a salvaguarda do sigilo acerca de elementos que tenha recolhido no exerccio da sua actividade profissional ou no mbito da sua prtica investigativa, desde que esteja em causa a garantia de sigilo profissional, salvaguardando o disposto no Artigo 37..

Artigo 27. O sigilo profissional deve ser salvaguardado, quer nas palavras assim como na conservao e divulgao de documentos. O Tcnico Superior de Educao Social deve proceder de tal modo que os documentos provenientes do seu trabalho (concluses, comunicaes, relatrios, gravaes, exposies, etc.) sejam sempre

apresentados e classificados de forma a garantir que o sigilo seja respeitado, evitando intromisso abusiva na vida privada e ntima dos sujeitos de educao.

Artigo 28. O Tcnico Superior de Educao Social s pode utilizar como exemplo os casos pessoais em contexto de ensino, publicao ou apresentao a colegas, sem nunca identificar as pessoas visadas, no caso de no ser possvel, s aps autorizao por escrito dos sujeitos de educao.

CAPTULO X Tcnicas Utilizadas:

Artigo 29. proibido ceder, dar, emprestar ou vender material de apoio formao de Tcnicos Superiores de Educao Social a pessoas no qualificadas como tal, ou de qualquer modo divulgar tal material entre pessoas estranhas profisso; exceptuamse os alunos de Educao Social desde que sob orientao de um Tcnico j formado.

CAPTULO XI Honorrios:

Artigo 30. Os honorrios do Tcnico Superior de Educao Social devem ser fixados de modo a que representem uma justa retribuio dos servios prestados.

Artigo 31. Os honorrios, quando se justificar, devem ser comunicados aos sujeitos de educao antes de iniciada qualquer interveno socioeducativa.

CAPTULO XII Publicidade Profissional

Artigo 32. O Tcnico Superior de Educao Social ao divulgar publicamente a sua disponibilidade para a prestao de servios, deve faz-lo com exactido e dignidade cientfica e profissional. Artigo 33. O Educador Social no pode exercer a sua actividade profissional, enquanto Tcnico Superior de Educao Social, se no for portador de qualificao profissional de nvel superior (Grau de Licenciado).

CAPTULO XIII Declaraes Pblicas:

Artigo 34. O Tcnico Superior de Educao Social, quando se manifeste sobre questes relativas sua profisso ou sobre servios prestados por colegas a sujeitos de educao ou ao pblico em geral, tem obrigao de narrar os factos de maneira criteriosa e exacta, devendo evitar qualquer deformao da realidade, assim como em caso de publicao de trabalhos de investigao entre outros.

CAPTULO XIV Comunicaes cientficas e publicaes:

Artigo 35. O Tcnico Superior de Educao Social no deve subordinar as suas investigaes a ideologias que possam enviesar o curso da pesquisa ou a fiabilidade dos seus resultados.

Artigo 36. Na publicao de qualquer trabalho, o Tcnico Superior de Educao Social deve indicar todas as fontes consultadas.

Artigo 37. Na publicao de trabalhos cientficos, o Tcnico Superior de Educao Social deve salvaguardar os elementos ticos e deontolgicos que est obrigado.

CAPTULO XV Disposies Finais:

Artigo 38. O Tcnico Superior de Educao Social deve, sempre que se justificar, dar a conhecer, os princpios e as regras estipuladas neste Cdigo Deontolgico, s pessoas com quem trabalha, assim como aos superiores hierrquicos e outros trabalhadores da instituio/organizao onde o mesmo se insere.

Artigo 39. A infraco a este Cdigo passar por apreciao de uma comisso constituda para o efeito por trs Tcnicos Superiores de Educao Social pertencentes APTSES e pelo Gabinete Jurdico dessa associao profissional.

Artigo 40. Este Cdigo deve ser revisto de cinco anos em cinco anos. Levado a aprovao no 1. Congresso Internacional de Educao Social, Viseu, 7 de Maio de 2011

Potrebbero piacerti anche