Sei sulla pagina 1di 20

Manual de Redao

vicenthy@yahoo.com.br www.toenemai.com.br

Prof. Dr. Vicente Jr.

1 - A ESSNCIA DO EXAME

O smbolo esfrico e estelar do ENEM nos sugere o ser humano no mundo. E o mundo, em seu movimento constante, s vezes, impede de vermos como temos problemas. Estamos no centro de tudo e no estamos sozinhos. Estar no mundo ser cidado, ser participativo, interagir usando a Linguagem, seus cdigos e suas tecnologias, uma vez que no estamos sozinhos no mundo. Se usamos adequadamente a linguagem somos sensveis para perceber que aquilo que atinge o outro tambm nos atinge: um buraco na camada de oznio,a poluio ambiental, a invencibilidade da AIDS,a epidemia de crack, a pedofilia, o bullying etc. Se o mundo est cheio de problemas, algum precisa resolv-los. Quem? Os idosos, os aposentados? No! Os jovens, os estudantes... porque eles herdaro a Terra!

A pessoa que deseja ingressar no Ensino Superior deve ser capaz de olhar ao seu redor, de forma crtica, detectar os problemas de ordem coletiva (porque j cuida dos individuais) e, ao menos, tentar resolv-los com a competncia e a habilidade desenvolvidas no meio escolar. Se no Ensino Mdio j for uma pessoa assim... vai brilhar como uma estrela no Ensino Superior e na sua vida profissional. (Vicente Jr.)

2 - A prova de Redao

A prova de Redao do ENEM a que melhor exemplifica essa postura proativa do jovem consciente. Basta observar que, no comando da prova, desde os textos motivadores, um problema da realidade apontado, algo normalmente de interesse coletivo (O trabalho escravo, o mau uso da Internet, o crescimento dos movimentos migratrios etc. ) que exige do candidato habilidades como: 1 Observao, identificao, comparao; 2 Senso crtico, anlise, discusso, inferncia; 3 Soluo ou, no mnimo, uma sugesto de interveno naquela realidade.

Dessa forma, expressando-se por escrito, ou seja, com a PROVA DE REDAO, tida como a mais importante, o candidato tem a oportunidade de mostrar banca examinadora que possui as qualidades pro curadas pelos grandes centros de educao, uma pessoa consciente e proativa que pode mesmo, com inteligncias mltiplas e senso humanitrio, vir a fazer a diferena em seu estado, em seu pas e no mundo. Mas no pode ser um texto qualquer, tem de ser um texto bom, no qual se observe nessa habilidade grfica, minimamente, o domnio de cinco importantes competncias.

AS COMPETNCIAS
COMPETNCIAS AVALIADAS NA PROVA DE REDAO DO ENEM Competncia 1 Demonstrar domnio da norma padro da lngua escrita. Competncia 2* Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Competncia 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competncia 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios construo da argumentao. Competncia 5 Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Valor: 0 a 200

Valor: 0 a 200

Valor: 0 a 200

Valor: 0 a 200

Valor: 0 a 200

(*) OBS: Caso o candidato tenha nota zero na Competncia 2, ele ter a prova anulada Fonte: MEC/Inep

ATENO!!! Todo aluno bom, todo aluno consciente da sistemtica do exame ou mesmo de como funciona ou de como se estrutura a redao do ENEM, j comea a prova com 600 pontos! Esse aluno domina a Competncia 2, os meandros do gnero dissertativo-argumentativo; sai-se bem na Competncia 3, ou seja, tem poder de argumentao; e sabe que precisa propor uma soluo clara e exequvel para o problema, concernente Competncia 5. Ento, basta tomar muito cuidado com as competncias 1 e 4. O domnio da linguagem padro que deve nortear a feitura do texto e a amarrao lgica e coerente das partes que o compem. Esses 400 pontos, que so na verdade de Gramtica, so importantssimos. Portanto, tomem cuidado! desse cuidado, desse burilamento, dessa primeira correo ou autocorreo do texto que nasce a NOTA 1.000!

MODELO PARA NOTA 1.000


TEMA: MOVIMENTO IMIGRATRIO PARA O BRASIL NO SCULO XXI
No Brasil do sculo XXI, dada a sua nova condio no cenrio internacional, tornou-se bastante comum cruzarmos com estrangeiros, sozinhos ou em grupo, em grandes centros como So Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, por exemplo. Mas, esse fluxo imigratrio deve ser controlado, pois estrangeiros, em excesso, exigem polticas pblicas especficas em qualquer lugar do planeta. Percebe-se, pois, que a entrada de estrangeiros em nosso pas tem-se dado de forma um tanto desregrada, seja por catstrofes naturais (terremoto no Chile), seja por problemas de ordem poltica (guerra civil no Haiti) ou mesmo por falhas na nossa fronteira, o que tem favorecido o trfico de drogas e at uma incidncia maior de trabalho escravo, como evidenciou recentemente o programa Profisso Reprter, ao denunciar a situao desumana vivida por bolivianos em fbricas clandestinas localizadas no estado de So Paulo. V-se ainda, em muitos casos, um flagrante desrespeito Declarao Universal dos Direitos Humanos. Engana-se, porm, quem acha que a presena de muitos estrangeiros em um pas sinnimo de desordem social. Um exemplo de ao bem planejada tem ocorrido na cidade de Redeno, no Cear, com a implantao da Universidade Lusfona Afrobrasilusa (UNILAB) que congrega estudantes de vrias etnias, principalmente africanos que, depois de fazerem os estudos superiores, voltam aos seus pases de origem para prestarem servios essenciais de sade e educao. A convivncia com esses estrangeiros, ento, tem sido muito importante, em termos socioculturais, para os brasileiros que fazem parte desse projeto.

Abordagem direta do tema com lanamento da tese.

Argumento histrico e argumento de autoridade. A tese reforada com a afirmao de que em alguns casos h desrespeito aos direitos humanos.

Argumento exemplificativo. A tese reforada com a comprovao de que possvel a imigrao responsvel.

Devem ser investigadas, ento, as razes dessa afluncia de gringos para diferentes regies do Brasil, pois h casos em que essa busca por terras tropicais criminosa e, por isso, inaceitvel, como se percebe em regies praianas do Rio, da Bahia ou mesmo do Cear, considerando que, muitos dos pacotes tursticos oferecidos a estrangeiros para essas localidades subentendem levianamente a oferta de sexo fcil, o que faz do Brasil no apenas um dos mais belos destinos tursticos do mundo, mas um polo convidativo prostituio infantil, por exemplo. Torna-se, portanto, extremamente necessrio, a pases como o Brasil, potencialmente atrativos, estudar os motivos desse enorme fluxo imigratrio, fiscalizando a explorao dessas pessoas e punindo severamente aquelas que efetivamente cometem crimes em nossa ptria. Em seguida a isso, o Estado deve criar leis e polticas pblicas adequadas, de ordem social, cultural, educacional e trabalhista, por meio de convnios internacionais, fomentados por entidades parceiras, que permitam a esses estrangeiros viver com dignidade, por um tempo determinado ou para sempre, na nova terra que escolheram como lar.

Argumento de senso comum. A tese reforada com a especulao de que a imigrao pode ser criminosa. Portanto, algo deve ser feito.

Interveno feita com base nos argumentos apresentados. Dizse o que deve ser feito (estudar, fiscalizar e punir) e como deve ser feito (leis e polticas pblicas adequadas para imigrantes e convnios internacionais).

EXEMPLIFICANDO

TEMA:

Crack: como tirar esta pedra do meio do caminho?

De todas as drogas conhecidas, no Brasil, o crack tem sido a mais devastadora. Feita a partir da mistura de pasta de cocana com bicarbonato de sdio, a pedra de crack tem-se tornado um dos maiores problemas do nosso pas, pois atesta a fragilidade das relaes familiares e confirma a ineficincia das polticas pblicas em relao ao uso de drogas. Por conseguinte, no de estranhar a presena de tantas pessoas, jovens e velhas, caminhando semi-vivas pelas ruas das grandes metrpoles ou pelas ruelas dos pequenos centros urbanos. O prprio ministro da Sade j admitiu, em rede nacional, que o crack tornou-se uma epidemia, um mal que exige aes imediatas e efetivas dos governantes e da prpria populao. Oriundos de famlias fragmentadas ou sendo eles os culpados pela fragmentao do prprio lar, os viciados so muitos e surgem das favelas e dos flats com um nico objetivo: alguns segundos de xtase. Estatsticas do Denarc (Departamento Estadual de Investigao sobre Narcticos) indicam que, em Janeiro de 2010, dos 100 usurios de drogas que procuraram ajuda no Denarc, 10% usavam crack e, em fevereiro desse mesmo ano, de cada 200 usurios, j eram 20%, com mdia de idade de 20 anos. Esses nmeros, porm, que ajudam a significar melhor os fatos, no surgem apenas por divergncias familiares, como muitos acreditam, ou por opo dos usurios, mas da ineficincia das aes dos governantes na preveno e no combate ao uso de drogas. A criao de mais CAPs (Centros de Ateno Psicossociais), por exemplo, no se converte logicamente em soluo, mas em uma forma um tanto passiva de conviver com o problema. preciso, ento, uma nova atitude do Estado em relao ao uso do crack, enfocando no apenas o viciado, mas a famlia do mesmo e o lugar onde vivem. O governo precisa criar projetos inclusive cursos e palestras que evitem o caminho que leva s pedras; aes que valorizem as relaes familiares, promovendo entre seus membros o dilogo; aes que, por fim, aliviem as nossas retinas j to fatigadas de ver os farrapos humanos nos quais os usurios tm-se transformado.

INSTRUES PARA A PROVA


1 Ler atentamente a proposta identificando o grande tema (sua problemtica) e suas implicaes ou relaes. Por exemplo: Viver em rede no sculo XXI (2010) tem relaes com Sociologia e Tecnologia, mas o grande tema Internet. 2 Fazer leitura atentiva (ler grifando ou close reading) dos textos motivadores relacionando os temas e subtemas dos textos com o grande tema que consta na proposta.

Ex. Viver em rede no sculo XXI

Texto motivador 1 A Internet hoje um direito. (DIREITO) Texto motivador 2 O que se faz de errado na Internet fica registrado. (MEMRIA) Texto motivador 3 - A tecnologia faz com que sejamos vigiados o tempo todo. (FIM DA PRIVACIDADE) Obs. Os textos 1 e 2 esto intimamente conectados. Os dois versam sobre Internet. O que no acontece normalmente com o texto 3. Exatamente por isso, quem der nfase a determinado texto (por exemplo, o texto 3, que sobre vigilncia) tende a no discorrer adequadamente sobre o que foi proposto. preciso conect-los tematicamente e desenvolver raciocnio que os englobe e promova uma lgica interna que d a progresso temtica. Quando isso feito, a sntese dos temas leva a uma interpretao correta do prprio tema quanto soluo daquela problemtica. Vejamos.
A Internet, hoje, um direito de todo cidado. Mas, deve ser utilizada corretamente, com responsabilidade, pois como perdemos a nossa privacidade, parece no haver mais limites entre o que pblico e o que privado. Felizmente, a Internet tem memria, o que feito, de bom ou de ruim, fica registrado e pode ser investigado. Logo, as pessoas que no sabem utilizar corretamente a Internet devem passar por um processo de conscientizao.

3 Acionar o Repertrio cultural (conhecimento de mundo) e tentar fazer um esquema do texto. Quadro 1 Abordagem direta (definio) ou indireta (argumento histrico) do tema + tese Argumento 1 Argumento 2 Soluo ou interveno naquela realidade.

Quadro 2: O brasileiro est cada vez mais obeso. Como mudar essa realidade?

(tema -problema e tese)

(argumento 1) Fatos, dados, opinies, exemplos etc.

(Argumento 2) Fatos, dados, opinies, exemplos etc. (Soluo articulada com a discusso)

4 No primeiro pargrafo, pode-se fazer uma abordagem direta do problema ( conceituando o tema, por exemplo, numa redao sobre Anencefalia ou Obesidade) ou uma abordagem indireta (citando um evento histrico conhecido sobre o tema, por exemplo, o caso Wellington de Menezes, numa redao sobre bullying). Vale lembrar que citar o Massacre de Realengo transforma o primeiro pargrafo em um argumento histrico. 5 Depois de listar vrios argumentos que possam reforar a tese defendida, preciso selecionar os melhores (dois ou trs) que ajudem a compor o Desenvolvimento. Na argumentao devem ser priorizados os argumentos histricos, estatsticos, exemplificativos, comparativos e de autoridade. Os argumentos apropriados sobre o tema permitem a progresso textual (PT) e aumentam o grau de informatividade (GI). Ao longo desses pargrafos, natural que se estabeleam relaes com outras reas do conhecimento humano (RCOACH). Essa relao no deve ser forada, pois nasce do domnio que o candidato tem do tema, da riqueza de seu repertrio cultural. Por exemplo, se a proposta sobre obesidade, e o candidato est preparado, ele naturalmente vai relacionar Biologia, Psicologia e Direito com o tema discutido. 6 Nos dois (ou mais) pargrafos de argumentao, discute-se o problema, mostra-se por qual motivo a situao est daquela maneira. Essas consideraes reforam ou negam a tese defendida desde o incio. preciso lembrar que as ideias que aparecem como reforo ou razo da problemtica (numa relao de causa e consequncia) voltam, ao final, em forma de soluo. Por exemplo, se o candidato aponta os baixos salrios dos professores como fator de desestmulo profisso, em uma redao sobre a Desvalorizao do magistrio, deve solucionar esse desestmulo, numa relao lgica, com a exigncia de melhores salrios por parte do Governo.

7 Depois de escrever a Introduo (abordando o problema e lanando uma tese sobre ele); de escrever o Desenvolvimento (com argumentao coerente sobre a problemtica), o candidato deve parar e refletir por uns cinco minutos, antes de escrever a Soluo. preciso articular o que se vai propor, como interveno na realidade, com a tese defendida e com os argumentos utilizados. Por exemplo, se foi dito, no incio do texto, que alguns programas de televiso incentivam a violncia ( em uma redao sobre a Influncia negativa da TV, e foram mostrados fatos e nmeros que comprovam a influncia da programao televisiva sobre o comportamento das pessoas, ento, natural que a soluo para esse problema seja, no mnimo, uma conscientizao sobre tal influncia e, posteriormente, uma ao da sociedade (controle dos pais) e do poder pblico (criar leis ou punir)

que consiga inibir ou acabar totalmente com esse processo. Resumindo, preciso mesmo refletir antes de escrever.

8 A primeira regra sobre a soluo que ela deve ser respeitosa. Atingir pessoas nos seus direitos individuais ou coletivos com menoscabo, desprezo, discriminao, preconceito etc, atualmente, faz com que a nota do texto seja ZERO. A soluo do problema deve ser antes mais exequvel que efetiva, ou seja, nem precisa mesmo resolver efetivamente (por exemplo, a Corrupo e a Seca no nordeste brasileiro), mas que seja possvel na sua execuo. Por exemplo, a ideia de criar um personal-mosquito para ajudar no combate Dengue parece muito boa, bem original, mas no exequvel, pois o Governo jamais disponibilizar um agente de sade para cada brasileiro. V-se que apesar de tabajaramente genial ou interessante, a soluo no pode ser aplicada. A Soluo tambm tem relao com duas frases: O que fazer? e Como fazer?. Vejamos. Se na Soluo o candidato diz que preciso um uso mais consciente da Internet, ele j disse o que deve ser feito, um processo de conscientizao sobre o uso correto dessa ferramenta. E se disser que deve haver uma campanha com panfletos e palestras sobre o uso responsvel da Internet, ento ele disse como fazer para conscientizar. Eis uma soluo simples, porm, eficaz por ser exequvel e respeitosa quanto aos direitos humanos. 9 Terminado o texto, o candidato tem nas mos apenas o rascunho da redao, pois ela ainda no est pronta. E quando ficar? Depois que for feita uma auto-correo, ou seja, depois que o prprio candidato fizer uma pequena correo ou avaliao do texto quanto ao binmio Forma e Contedo. FORMA Competncias 1, 2 e 4. Primeiramente, o candidato deve observar se o seu texto mesmo dissertativo-argumentativo, observar se no houve mistura de gneros ( traos narrativos, dilogo, conversa com o leitor etc.) Em seguida, devem ser checados os erros graves de Gramtica, os erros bsicos (Pontuais ou eventuais) que por ventura tenham sido cometidos. (Crase, Concordncia, Colocao pronominal, Pontuao e Ortografia). Por ltimo, as coeses do texto devem ser avaliadas, a amarrao entre as palavras e frases, a passagem de um pargrafo a outro, a utilizao correta de conjunes, preposies e pronomes que estabelecem o sentido progressivo do texto. Isso deve ser feito com muita ateno, por linha, tentando encontrar os erros que os corretores tambm vo procurar. Quando encontrados devem ser corrigidos, substitudos ou omitidos, pois s existe uma regra para quem escreve: No h dvidas em redao. Todo texto uma certeza. CONTEDO Competncias 3 e 5. Devem ser checados, agora, os argumentos, a relao lgica entre eles e deles com o tema discutido. Deve ser pertinente e, portanto, aceitvel a relao entre as ideias (argumentos) que vm de fora do texto (conhecimento de mundo e senso comum) e o tema proposto. Cada vez que um argumento falha, o contedo fica prejudicado. Por fim, o ltimo pargrafo deve ser avaliado em relao a todo o resto do texto. preciso considerar, ainda, se ali temos uma ou mais solues para a problemtica discutida. preciso ver se as solues so exequveis e respeitosas, principalmente se respondem s perguntas O qu? e Como?. Feito isso, temos uma soluo articulada e boa, que no precisa ser indita, mas que no seja algo amplamente divulgado sobre aquele assunto. Por

exemplo, numa discusso sobre o crack, pedir que o Governo crie centros de ateno para os usurios e as famlias. Isso j existe, so os CAPS. possvel, tambm, fazer uma crtica ao que j existe (e no funciona) e reforar para que aquilo melhore, pois isso tambm pode levar soluo do problema.

Obs. Redaes como as da UNIFOR, da UECE (apenas o gnero dissertativo-argumentativo de artigo, editorial, ensaio etc.), da UVA e do ITA normalmente no exigem a soluo de uma problemtica, porque nem sempre h um problema a resolver, mas isso no impede que os mesmos procedimentos usados para o ENEM sirvam para esses vestibulares. 10 Agora, CONSCIENTE dos procedimentos para uma boa redao no vestibular, aceite que o CONHECIMENTO e a PRTICA trazem a CALMA, a FRIEZA, a SEGURANA. Voc diferente de muitos candidatos; voc voc, e por isso que voc melhor. Voc est mais preparado! Est mais seguro. Mantenha a calma e acredite: Quem nasceu para ser mdico, advogado, dentista ou professor... um dia, ser. No por nada no... apenas porque O QUE TEM DE SER TEM MUITA FORA! (Vicente Jr.) Boa sorte a todos!

PARTE 2

EXERCCIOS

Um pouco de adivinhao... A prova de Redao do ENEM constituda, normalmente, na essncia da problemtica, ou seja, a banca examinadora, que ora representa o pensamento do Estado (por isso a UNB responsvel pelo exame) detecta um problema, algo que est errado ou que seja preocupante em uma perspectiva nacional ou mesmo mundial, e acredita que um bom candidato ao Ensino Superior tambm seja capaz de obsevar os problemas do pas e sugerir uma forma de resolv-los. Logo, observao, senso crtico e participao social, postura proativa, so elementos fundamentais ao estudante de nvel mdio que deseja ingressar na Universidade.

Ateno! No quadro de temas provveis que vem a segue, h espaos deixados em branco, escreva neles o que falta. Se for a Introduo, seja objetivo, e no se esquea de lanar a tese. Se for o Desenvolvimento, priorize os argumentos histricos, estatsticos e comparativos. Se for a Soluo, no se esquea de fazer uma soluo articulada com a discusso.

Exerccio com temas provveis - 2013


Tema: Acordo ortogrfico: teoria e prtica. Introduo Argumento 1 Notcia: Acordo adiado para 2016 (06/01). Argumento 2 Soluo
Torna-se estritamente necessrio que o Governo no apenas exija a utilizao do acordo ortogrfico, mas que enfatize sua divulgao nos jornais, no rdio, na televiso e na Internet. As escolas devem conscientizar os alunos sobre o uso, promover palestras sobre a reforma atingindo familiares e amigos dos alunos tornando-os agentes desse processo de unificao.

Tema: Desperdcio de alimentos. Notcia:1,3 bilho de toneladas de alimentos so desperdiadas no mundo anualmente. (11/01). Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: A importncia poltica dos lderes religiosos. Introduo Argumento 1

Notcia: Renncia do Papa Bento XVI (12/02). Argumento 2 Soluo

Tema: Violncia nos estdios. Vamos vestir essa camisa. Notcia: Torcedor corintiano mata jovem boliviano com sinalizador (20/02) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Violncia no futebol. Torcedor corintiano mata jovem boliviano com sinalizador (20/02) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Amrica Latina, mais aberta ao dilogo ou mais enfraquecida. Notcia: Morte de Hugo Chaves. (05/03). Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Jovens talentosos, comportamentos duvidosos. Notcia: Msico Choro morre de overdose (06/03). Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Vaticano: indicaes de uma renovao. Introduo Argumento 1

Notcia: Comea o papado de Francisco I. (19/03) Argumento 2 Soluo

Tema: As pequenas guerras do sculo XXI e seus verdadeiros motivos. Notcia: Coreia do Norte declara guerra Coreia do Sul e gera crise de segurana internacional. (30/03) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: LED/ 2012: de patroa a empregada. Notcia: Entra em vigor a Lei do Empregado Domstico (03/04) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Os desafios enfrentados pela mulher provam que ela sempre foi de ferro. Notcia: Morte de Margareth Thatcher (08/04) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
Desde as primeiras escritoras do sculo XIX s corajosas militantes do movimento sufragista, j no sculo XX, as mulheres tm galgado postos cada vez mais altos em sua trajetria de empoderamento. Por isso, hoje, h mulheres como Dilma Russef, Angela Merkel e Cristina Kirschner comandando seus respectivos pases.

Tema: Terrorismo. Existe uma soluo para isso? Introduo Argumento 1

Notcia: Atentado terrorista em Boston. (15/04) Argumento 2 Soluo

Tema: O Brasil dita regras na Economia l fora, mas ainda convive com a misria aqui dentro. Notcia: O brasileiro Roberto Azevedo eleito diretor geral da OMC. (08/05) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Os milhes do Futebol. Como aproveitar melhor estes recursos? Notcia: Venda do atacante Neymar para o futebol espanhol. (27/05) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: ndios brasileiros, uma etnia esquecida. Notcia: Polcia Federal mata um ndio terena em desocupao de terra na rea de Belo Monte. (30 /05 ) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: A violncia contra a mulher. Notcia: Mulheres so estupradas em vans no Rio de Janeiro, em So Paulo e em Belo Horizonte (maro, abril e maio de 2013) Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Pedofilia, a destruio da infncia. Introduo Argumento 1


"No ano que completei noventa anos, quis presentear-me com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem". E assim, sem rodeios, que Gabriel Garca Mrquez nos apresenta a histria deste velho jornalista que escolhe a luxria para provar a si mesmo, e ao mundo, que est vivo.

Argumento 2

Soluo

Tema: Avanos tecnolgicos. Um Brasil cada vez mais cientfico. Introduo Argumento 1 Argumento 2

Soluo

Tema: Educao premiada. Olimpadas escolares atraem ou excluem os alunos? Introduo Argumento 1 Argumento 2

Soluo

Tema: Poluio ambiental, a importncia da reciclagem. Introduo Argumento 1

Argumento 2
Segundo reportagem recente da Agncia Brasil, o alumnio segue como a matria-prima mais reciclada no Brasil. A pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentvel (IDS) 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), divulgada ontem, constatou que 91,5% das latinhas de alumnios so recolhidas para reciclagem.

Soluo

Tema: O petrleo nosso. E o que vem dele tambm. petrleo. 03/04 Introduo Argumento 1
As empresas petrolferas pagam 10% do valor de cada barril extrado pelo direito de explorar o produto. Hoje em dia, esses 10% dos royalties do petrleo so divididos da seguinte forma: 22,5% para os estados produtores; 30% para os municpios produtores e 47,5% para a Unio.

Notcia: Educao e Sade esperam os royalties do Argumento 2 Soluo

Tema: A importncia de Oscar Niemayer para o espao urbano brasileiro. Introduo Argumento 1 Argumento 2
Em um pequeno passeio por So Paulo, observando obras como o Copan e o Ibirapuera percebe-se, imediatamente, a importncia de Oscar Niemeyer par a arquitetura e para a engenharia brasileira. Sem ele, a nossa geografia urbana seria menos bela e menos genial.

Soluo

Tema: FHC, a frmula da liberalidade. Um presidente a favor da maconha. Introduo Argumento 1 Argumento 2

Soluo

Tema: Professor: ser ou no ser? Eis a questo! Introduo Argumento 1

Argumento 2

Soluo
necessrio, ento, implementar medidas que resgatem o valor do magistrio, comeando por aumento salarial, plano de ascenso funcional e campanhas de valorizao desse profissional junto sociedade.

Tema: Copa do mundo no Brasil, copa verde. Introduo Argumento 1


A idealizao de uma Copa verde faz com que as obras sejam sustentveis e no gerem impactos negativos ao meio ambiente. Mas, considerando que sustentabilidade no algo gratuito, de que forma isso ser feito? Quanto custar ao povo brasileiro?

Argumento 2

Soluo

Tema: Mensalo: evoluo e permanncia do jeitinho brasileiro. Introduo Argumento 1


O julgamento dos crimes de corrupo, no Brasil, sempre foi observado com desconfiana e descrena pelo povo brasileiro, pois a impunidade tem sido a grande regra, principalmente porque, em apenas 12% dos casos h uma punio efetiva para os culpados.

Argumento 2

Soluo

Tema: Copa e Olimpada no Brasil, o esporte como fator de socializao. Introduo Argumento 1 Argumento 2
Se observarmos os pssimos resultados obtidos pelos atletas brasileiros nos jogos de Londres, com raras excees, apesar dos 9,7 milhes de reais gastos com o evento, encontraremos duas verdades: preciso incentivar mais o esporte e fazer isso o mais rpido possvel, pois em 2016 a decepo pode ser bem maior j que os jogos sero realizados aqui.

Soluo

Tema: Anencefalia: o dilema entre o que tico e o que certo. Introduo Argumento 1
O plenrio do Supremo Tribunal Federal decidiu, recentemente, por 8 votos a 2, que no pratica o crime de aborto tipificado no Cdigo Penal a mulher que decide pela antecipao do parto em casos de gravidez de feto anencfalo.

Argumento 2

Soluo

Tema: Obesidade, esse estranho mal contemporneo. Introduo Argumento 1


Observando certas fotografias do final do sculo XIX, tiradas nos centros de grandes cidades como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, verificamos algo bastante curioso: a inexistncia ou a baixssima incidncia de pessoas obesas. Os padres estticos eram seguramente outros, mas parece que a vida ativa e saudvel j era uma tnica da poca.

Argumento 2

Soluo

Tema: MMA e UFC: gladiadores do futuro ou do passado? Esporte ou barbrie? Introduo Argumento 1 Argumento 2
H um fundo de verdade na expresso gladiadores do futuro, usada por Galvo Bueno em suas transmisses, pois torna patente o retrocesso que permeia a humanidade e este grupo em especial, os lutadores de MMA.

Soluo

Tema: Acidentes ambientais. O homem causa, o homem resolve. Notcia: Deslizamentos em Xerem e Petrpolis. 19/03 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: Redes sociais, a tecnologia para a mobilizao social e poltica. Notcia: Polticos investem nos jovens e nas redes sociais em suas plataformas. 20/04 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
Desde o incio do sculo XXI, mais propriamente nesta ltima dcada, redes sociais como Orkut, Twitter, Flickr, Facebook e Youtube deixaram de ser apenas sites de relacionamentos e passaram a ser grandes ferramentas para a formao de opinio e para a mobilizao de grupos em torno dos graves problemas mundiais, como foi observado durante a Primavera rabe .

Tema: Dengue: uma guerra a ser vencida. Introduo Argumento 1

Notcia: Butantan autorizado a testar vacina contra dengue. 20/08. Argumento 2 Soluo

O termo dengue derivado, provavelmente, da frase indiana "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espritos e, inicialmente, usado para descrever a enfermidade que acometeu os ingleses durante a epidemia que afetou as ndias Ocidentais Espanholas em 1927.

Tema: Casamento entre pessoas do mesmo sexo. Um direito ou uma afronta? Notcia: CNJ aprova casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. 16/05 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
Segundo levantamento da prpria PM do Rio de Janeiro, a partir dos boletins de ocorrncia, dos 92 municpios do estado, 42% tiveram casos de violncia contra homossexuais. O presidente da Associao Brasileira de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, elogia a quantificao dos registros, pois permite ao menos que se possa reivindicar polticas publicadas voltadas populao LGBT.

Tema: Mobilidade urbana. Problemas e solues. Notcia: Engarrafamento recorde em So Paulo e Rio de Janeiro. 06/06 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema:Crack, como tirar essa pedra do meio do caminho. Notcia: Aumenta 200% a busca pela internao compulsria. 23/06 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
Em cinco anos, o nmero de usurios de crack quase dobrou no Brasil: de 380 mil para 600 mil. O problema agora mobiliza o governo federal, que planeja triplicar o nmero de vagas para internao compulsria de usurios ainda neste ano.

Tema: Crescimento e sustentabilidade. Como conciliar os interesses em conflito? Introduo Argumento 1 Argumento 2
A criao do Clube de Roma, em 1968, representou o inicio da luta do ser humano por um desenvolvimento sustentvel. Este grupo reuniu pessoas em cargos de relativa importncia em seus respectivos pases e visa promover um crescimento econmico estvel e sustentvel da humanidade.

Soluo

Tema: Jornada mundial da juventude. Novos jovens para novos desafios. Notcia: Papa exorta os jovens em Copacabana. 25/07 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
Quando os Caras-pintadas, em agosto e setembro de 1992, vestiram-se de preto e pintaram os rostos de verde e amarelo, exigindo o impeachment do ento presidente Fernando Collor de Mello, delineava-se naquele momento o perfil do jovem brasileiro do sculo XXI: consciente e participativo na defesa de seus direitos e de seu pas.

Tema: Ser jovem ser revolucionrio missa: Sejam revolucionrios! 28/07 Introduo Argumento 1

sem ser vndalo. Notcia: Papa Francisco diz aos jovens em


Argumento 2 Soluo

Tema: Bullying: a violncia do cotidiano escolar. Introduo Argumento 1


O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valento, brigo. Subentende-se nesses ltimos adjetivos uma postura de ameaa, tirania, opresso, intimidao, humilhao e maltrato.

Argumento 2

Soluo

Tema: tica, a teoria e a prtica. Notcia: Embargos infringentes fazem julgamento do mensalo acabar em pizza. 01/10 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo
O surgimento da tica na Grcia antiga no teve incio abrupto e absoluto. Os preceitos de conduta, ingnuos e fragmentrios que em todos os lugares so as mais antigas manifestaes da nascente reflexo moral remontam os sculos VII e VI a.C. com as ideias de Plato e Aristteles.

Tema: Livros x Tablets: tecnologia como desafio da Educao Introduo Argumento 1


Um pas se faz com homens e livros. Quando divulgou para o mundo a sua mais clebre frase, Monteiro Lobato no imaginava que os suportes para leitura mudariam tanto.

Argumento 2

Soluo

Tema: Maioridade penal, hora de responsabilizar algum. Notcia: Jovem mdica esfaqueada por menores em Fortaleza. 06/10 Introduo Argumento 1 Argumento 2 Soluo

Tema: A violncia no Brasil: dilemas do campo e da cidade. Notcia: Condenado fazendeiro que mandou matar irm Dorothy. 20/09 Introduo Introduo Introduo Introduo

O vestibular uma coisa bblica, pois so muitos os convidados para a ceia do Reitor, e poucos os escolhidos. (Vicente Jr.)

ADIVINHANDO O ENEM/2013

PROPOSTA
Texto 1

Sejam revolucionrios! ( Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude)

Texto 2

Os jovens de hoje, principalmente a fatia que compe a elite, tm um rei na barriga. Desfrutam de uma autonomia que, na verdade, no foi conquistada. Os jovens do passado, hoje adultos, conquistaram a duras penas a pouca liberdade que puderam, e o primeiro passo foi sempre arranjar um emprego. Os adolescentes de hoje dominam os pais, conduzem a famlia e s exigem, sem dar nada em troca. Os pais so os principais culpados, por no darem limites aos filhos desde cedo. (Aldemir Cristino - Psiclogo)

Texto 3

WWW.observatoriodeseguranca.org Juventude Perdida? A violncia, que companheira permanente do brasileiro, parece disposta a fazer escndalo periodicamente para que ningum se esquea de que ela existe e que forte e muito disseminada. Por ocasio das passeatas, policiais e jovens se enfrentaram nas ruas da cidade. Houve excessos de ambas as partes. Mas as grandes conquistas incorrem em perdas, mesmo a da Liberdade. Enfim, a honra do Estado brasileiro no ser lavada apenas pelas prises dos vndalos, talvez devamos a eles os ltimos avanos e mudanas na histria recente do Brasil. (Dalmo Rosanno).

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo (C2) em norma padro da lngua portuguesa (C1) sobre o tema SER JOVEM SER REVOLUCIONRIO SEM SER VNDALO, apresentando proposta de conscientizao social (C5) que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa (C4), argumentos e fatos (C3) para defesa de seu ponto de vista.

Boa sorte a todos!

Potrebbero piacerti anche