Sei sulla pagina 1di 3

Laborat orio de Fen omenos T ermicos Ondulat orios e Fluidos Experimento 3 Oscilador Massa-Mola

Introdu c ao
O sistema massa-mola e idealmente constitu do de uma corpo de massa m xo a uma mola de massa desprez vel e constante el astica k. Para pequenos deslocamentos, a mola exerce sobre o corpo uma for ca restauradora, F (x) = kx, onde x e o deslocamento em rela ca o a posi ca o de equil brio. d2 x ca o de movimento do Introduzindo esta for ca na segunda Lei de Newton F (x) = m dt2 , temos a equa sistema, d2 x + kx = 0 dt2 (1)

k a frequ encia angular de oscila ca o, cuja solu ca o dada da forma X (t) = Acos(wt + ), onde w = m enquanto que a amplitude A e a constante de fase s ao determinadas pelas condi co es iniciais. O per odo T e dado por

2 m = 2 (2) w k Com base na equa ca o (1) e na sua solu ca o, pode escrever a for ca resultante sobre o objeto como T = F (t) = F0 cos(wt + ) (3)

em que F0 = mw2 A e a aplitude da for ca. poss Como a mola estar a montada na vertical, mais uma for ca estar a presente, a for ca peso. E vel provar que a mesma equa ca o de movimento continua valendo, para oscila co es em torno do novo ponto de equil brio, j a que a for ca gravitacional pode ser considerada constante (ver Tipler Vol 1 , ed 5 , pg493). Quest ao 1) Obtenha a equa c ao para o movimento na vertical do oscilador massa-mola considerando a presen ca da for ca da gravidade.

Oscilador Amortecido
Um movimento em que a amplitude decai gradualmente um movimento harm onico amortecido. Para velocidades n ao muito grandes admite-se que a for ca de amortecimento seja do tipo -bv, linearmente proporcional a ` velocidade. A constante b chamada de constante de amortecimento e depende basicamente da forma do corpo. Se somarmos esta for ca a ` for ca restauradora do tipo -kx, resulta para o oscilador harm onico amortecido, a seguinte equa c ao de movimento:
2 x=0 x + 2x + w0

(4)

k 2 e w0 = m ( e a frequ encia angular natural do sistema, ou seja, a frequ encia deste onde = 2b m oscilador sem a presen ca do amortecimento). Essa equa ca o diferencial de segunda ordem tem solu ca o da forma x(t) = A0 et cos(wt + ), onde 2 w 2 = w0 2 . As constantes A0 e dependem das condi co es iniciais. A solu ca o te orica dada pela equa ca o (2) prev e para o oscilador harm onico amortecido um movimento peri odico com frequ encia angular w menor do que w0 e com uma amplitude que decresce ao longo do tempo dado pela equa ca o t x(t) = A0 e .

Parte experimental
Objetivos
Vericar experimentalmente o comportamento do oscilador massa-mola. Obter o valor da constante da mola. Comparar o movimento observado a um modelo matem atico do movimento harm onico simples e movimento harm onico simples amortecido.

Equipamento
Oscilador massa-mola; Computador; R egua; Software de interface; Sensor de posi ca o; Aba de papel ao

Procedimento
Parte 1 1. Monte o oscilador massa-mola de modo que a oscila ca o ocorra na vertical. 2. Suspenda quatro pesos diferentes na mola e me ca o deslocamento em rela ca o a posi ca o de equil brio (mola sem peso). 3. Fa ca a medida da posi ca o e velocidade em fun ca o do tempo para cada um dos pesos com o sensor de posi ca o. 4. Ajuste dos dados da posi ca o versus tempo obtenha a frequ encia angular e o per odo. 2

Parte 2 1. Monte o oscilador massa-mola com a aba de papel ao. 2. Suspenda uma massa a crit erio do grupo e fa ca a medida da posi ca o em fun ca o do tempo. 3. Ajuste dos dados da posi ca o versus tempo.

Analise
1. Determina ca o da constante el astica 1: Fa ca o gr aco do peso versus o deslocamento e determine a constante el astica da mola a partir da inclina ca o do gr aco a respectiva incerteza. 2. Determina ca o da constante el astica 2: Fa ca o gr aco da posi ca o em fun ca o do tempo e obtenha o valor da constante el astica da mola e incerteza com o ajuste senoidal. Compare com o valor obtido no item (a) e discuta os valores obtidos com os dois procedimentos. 3. Fa ca os gr acos da posi ca o e da velocidade em fun ca o do tempo(para a primeira massa). 4. Analisando os gr acos da posi ca o e velocidade em fun c ao para o intervalo correspondente a uma oscila ca o o que podemos armar ? ( indique suas semelhan cas e diferen cas). 5. Fa ca os gr acos para as energias cin etica, potencial e total com os dados do item anterior. 6. Fa ca o ajuste gr aco posi ca o x tempo (parte 2) e obtenha o valor da constante de amortecimento e incerteza. 7. Use o valor obtido para b para obter o tempo que transcorre at e a amplitude atingir a metade do valor inicial (meia-vida). Compare o valor com o respectivo valor experimental no gr aco.

Refer encias
(1)Sears e Zemansky , F sica II , edi ca o 12, (2)Tipler, F sica vol. 1, edi ca o 5.

Potrebbero piacerti anche