Sei sulla pagina 1di 3

Ayoob O respeito soberania dos Estados um dos princpios constitutivos da sociedade internacional de maior importncia, e ele que permite

ite um certo grau de ordem essa sociedade. No obstante, sobre tal premissa as instituies que governam a sociedade internacional so estabelecidas. Por outro lado, muito tem sido defendido acerca das intervenes humanitrias, que so levadas a cabo quando um populao tem seus direitos humanos feridos por seu prprio Estado. Esses direitos existem em todas as pessoas, independentemente de sua nacionalidade. No entanto, esses direitos so conceitos construdos por homens, logo, os homens que construram tais conceitos, so os mesmo que definem se, onde e quando uma ao humanitria necessria. Contra argumenta-se que se um estado comete tais arbitrariedades contra seu povo, ele rompe o contrato social e perde legitimidade, de modo que no mais soberano sobre esse povo. Desse modo, os outros pases ficam livres para intervirem nesses pases cujo governo perdeu legitimidade. A soberania decorrente de uma legitimidade interna, e de um reconhecimento no plano externo de tal poder como soberano. Dessa forma, o respeito soberania acaba por criar um escudo para Estados e instituies fracas contra pases mais fortes, o que muito importante para uma sociedade internacional com claras assimetrias de poder. A temtica do intervencionismo se popularizou muito a partir da dcada de 90, mas vem desde antes, com a descolonizao africana. Muitos defendem que a soberania no pode ser absoluta, e pode ser ultrapassada em alguns casos. As intervenes hoje so defendidas como definidas em termos de finalidades humanitrias, no como de interesse prprio como antes. Alm disso, espera-se que as intervenes sejam feitas de maneira coletiva, no egoisticamente. A viso contrria a essa era tpica da guerra fria, quando muitas vezes, a interveno dizia pretender aumentar a estabilidade do pas e consequentemente sua capacidade de exercer soberania. A partir da dcada de 90 tambm, que o termo soberania passa a ser ressignificado, compartilhando a ideia de autoridade com a ideia de responsabilidade; ou seja, o Estado deve garantir um mnimo de direitos humanos, para ser reconhecido tanto dentro quanto fora como soberano. Ver soberania tambm como responsabilidade acaba por evocar o ideal de Standard de Civilizao que predominava na Europa do sculo 19. Tal ideal o de

que existem pases que ainda no alcanaram o mesmo grau de desenvolvimento e civilizao que outros. Somente os pases com alto grau de civilizao tinham direito a reconhecer e ser reconhecido como soberanias. A soma de soberania com responsabilidade, e standard de civilizao, acaba por permitir que voltem a tona prticas coloniais, e uma diviso do mundo entre civilizados e no civilizados. Isso pe em risco a legitimidade de uma sociedade global que pela primeira vez se tornou caracteristicamente global. Os problemas: Quem determina que um Estado cumpriu ou no suas obrigaes, de modo que a interveno seja necessria? Quem garante que a interveno tem pretenso altrusta? At porque muitas dessas medidas so tomadas a nvel nacional, de modo que nada garante que interesses nacionais no sero os proeminentes. Isso acaba por atrais desconfiana interveno.

A histria mostra que no h interveno humanitria se no houver interesses nacionais de se beneficiar com ela. Os Estados no conseguem fazer todas as intervenes do mundo ao mesmo tempo, logo inevitvel escolher onde intervir, e tal escolha acaba sempre privilegiando a interveno que estiver mais alinhada com os interesses nacionais.

Muitas intervenes com forte carter humanitrio, e dentro dos frameworks esperados, acabaram por ser objetos de barganha entre as superpotncias para aumentar suas esferas de influncia e poder.

As intervenes clamam defender a vontade internacional, mas com tanta escolha e barganha, acabam por esconder interesses prprios de modo que essa vontade internacional toma forma de uma mscara para esses interesses egostas. O autor defende ser necessrio mecanismos transparentes e democrticos para se definir a vontade internacional, porm que eles no existem hoje em dia. Defende tambm que as intervenes para serem legtimas devem ter critrios restritivos e no discriminatrios.

O autor defende que deve-se primeiro fazer prees morais e sociais, bem como sanes econmicas aos regimes que violam os direitos humanos no processo de construo estatal. Ele reserva para os estados falidos a ao militar, que deve antes prover o acesso das populaes mais afetadas a bens e servios essenciais.

Potrebbero piacerti anche