Sei sulla pagina 1di 4

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

FASES DO DIREITO EMPRESARIAL:

1) Fase subjetiva do Direito Empresarial: o comerciante era aquele que exercia atividade comercial. Estava matriculado em uma corporao de ofcio. subjetiva porque no interessava o que o sujeito fazia, mas se estava ou no matriculado. Era um direitos comercial de classe (exigia a matrcula para ser empresrio). Perdurou pela idade mdia at a Revoluo Francesa. Nessa poca, comea a surgir os primeiros Tribunais do Comrcio.

2) Fase objetiva do Direito Empresarial: por influncia das ideias iluministas o critrio para definir o empresrio muda. Em 1809, com o Cdigo Napolenico, no interessava mais a matrcula, mas sim o que o empresrio fazia (Teoria dos atos do comrcio). Era comerciante quem com habitualidade e intuito de lucro praticava atos do comrcio. Existia um documento (Regulamento 737/1860) que listava quais atividades caracterizavam comrcio. Essa segunda fase perdurou no Brasil at 2002, antes da vigncia do novo Cdigo Civil. Crtica: determinadas atividades que hoje so relevantes para o mercado no estavam na lista. Ex. prestao de servios.

3) Fase da Empresa: (Teoria da Empresa = atividade) inicia-se no Brasil com o novo Cdigo Civil de 2002. No existia um rol definindo as atividades.

ELEMENTOS CARACTERIZADORES DO EMPRESRIO:

Art.

966.

Considera-se

empresrio

quem

exerce

profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa.

a) PROFISSIONALISMO: atividade exercida reiteradamente em nome prprio. A prtica de atos isolados no caracteriza empresrio. O scio e acionista no so empresrios, pois no exercem atividade em nome prprio. Por isso a sociedade quem prtica os atos em nome prprio. b) ECONMICO: toda atividade empresarial deve visar o lucro. Se no visa lucro no empresa. Ex. associao, pois no visa lucro. Assim, no pode pedir recuperao. c) ATIVIDADE: o quem tem de fazer para ser empresrio? Atividade toda aquela que visar a produo ou circulao de bens e servios (deixou de considerar a listagem de atividades pr-determinadas em documento). Empresa a atividade de produo ou circulao de bens e servios. Empresa o que o empresrio faz! d) ORGANIZAO: a atividade para ser desenvolvida deve reunir certos fatores de produo: mo-de-obra, capital, tecnologia e insumos. Presentes os quatros elementos diz-se ser organizada a atividade. O ambulante pode falir? Hoje, em regra, ele no pode falir, pois lhe falta o elemento organizao.

O registro na Junta necessrio para caracterizar sujeito como empresrio? Na primeira fase era necessrio. Hoje, na terceira fase, no se exige o registro, pois o registro tem natureza meramente declaratria. Por isso existem sociedades que mesmo sem registro podem falir. O registro no elemento essencial para caracterizar o sujeito como empresrio. Para falir basta ser empresrio (a). Ex. Sociedade em comum. Malgrado a Sociedade em Comum sujeitar s regras da falncia, pelo fato de ser empresria, os benefcios que a lei concede ao empresrio (a) registrado, no lhe so estendidos (ex. recuperao judicial ou extrajudicial; proteo ao nome empresarial; os scios tero responsabilidade solidria e ilimitada).

NO SO ATIVIDADES EMPRESARIAIS a) Art. 966, pargrafo nico, do CC. Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce

profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou

artstica,

ainda

com

concurso

de

auxiliares

ou

colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. O EXERCCIO DA ADVOCACIA NUNCA EMPRESARIAL. O REGISTRO NA OAB. b) Empresrio rural Art. 971 e 984 do CC atividade rural no empresarial, salvo se o exercente da atividade providenciar o registro de sua atividade. O REGISTRO TEM NATUREZA CONSTITUTIVA.

Art. 971. O empresrio, cuja atividade rural constitua sua principal profisso, pode, observadas as formalidades de que tratam o art. 968 e seus pargrafos, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficar equiparado, para todos os efeitos, ao empresrio sujeito a registro. Art. 984. A sociedade que tenha por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio rural e seja constituda, ou transformada, de acordo com um dos tipos de sociedade empresria, pode, com as formalidades do art. 968, requerer inscrio no Registro Pblico de Empresas Mercantis da sua sede, caso em que, depois de inscrita, ficar equiparada, para todos os efeitos, sociedade empresria. Pargrafo nico. Embora j constituda a sociedade segundo um daqueles tipos, o pedido de inscrio se subordinar, no que for aplicvel, s normas que regem a transformao. c) Sociedade simples abriga todas as atividades que no so empresrias. Busca o lucro, mas no tem elemento empresa. As normas da sociedade simples so supletivas quando no houver as regras para a sociedade ltda d) Sociedade Cooperativa. Art. 1093 do CC no tem natureza empresarial, mas seu registro feito na Junta (por tradio, assim como o leiloeira, tradutor juramentado). e) Toda atividade que no visar o lucro. Ex. associaes, fundaes, organizaes religiosas, ONGs, etc.

ESPCIES DE EMPRESRIO a) Empresrio individual (art. 966 do CC) b) Empresrio coletivo (sociedade empresarial) art. 981 do CC c) Empresa individual de responsabilidade ltda - EIRELI(art. 980-A do CC)

a) Empresrio empresarial (tambm chamada de firma individual PESSOA FSICA QUE EXERCE ATIVIDADE EMPRESARIAL): tem apenas um patrimnio, que ir responder por todas as dvidas que contrair, seja de natureza empresarial ou no. O empresrio individual poder falir; o juiz mandar arrecadar todo o patrimnio do empresrio, salvo se constituir bem de famlia.

Potrebbero piacerti anche