Sei sulla pagina 1di 3

O Desejo do Mestre

(OSAKUSENDABA) Dogen Zenji Traduo de Jos Fonseca

A fala e o silncio, trepadeiras e rvores, cavalos e jumentos, gua e nuvens - a relao a mesma. Da, a histria no Mahaparinirvana Sutra: "O Honrado dos Mundos disse, Quando um rei ordena que lhe tragam sendaba, esta palavra tem quatro significados: 1) sal; 2) um clice; 3) gua; 4) um cavalo. Assim, quatro coisas esto contidas numa palavra. Um bom atendente sabe disso. Se o rei quer se lavar e diz sendaba, o atendente traz gua. Se ele quer comer e diz sendaba, o atendente traz sal. Se depois de comer ele quer beber e diz sendaba, vem o clice. Se ele quer sair e diz sendaba, seu cavalo preparado. Assim, o bom atendente compreende os quatro significados internos das palavras do rei." Este osakusendaba o que o rei necessita e shinbusendaba o atendimento ao pedido do rei. A prtica de tal costume vem de longa data e semelhante transmisso do manto budista, o kesa. Como Sakiamuni tocou neste assunto, todos os seus descendentes deveriam estud-lo. Se refletirmos sobre isso, veremos que todos os discpulos de Sakiamuni praticam sendaba. Os que no so discpulos de Sakiamuni devem continuar sua peregrinao e chegar ao primeiro degrau da prtica. Sendaba foi usado inicialmente entre budas e patriarcas e ento adotado pelas famlias reais. O antigo Buda Wanshi Shogaku do Monte Tendo em Keigenfu, da dinastia chinesa Sung, disse a uma assemblia, "Certa vez o monge Secho perguntou a Joshu, O que osakusendaba? Joshu dobrou as mos sobre o peito e inclinou-se. Secho disse, Foi pedido sal e trazido um cavalo." Wanshi disse, "Secho foi um grande sacerdote de cem anos atrs e Joshu foi um antigo buda de cento e vinte anos. Se a resposta de Joshu foi correta, ento Secho est errado e vice-versa. Qual a melhor resposta?" Wanshi deu a seguinte interpretao: "Se um engano cometido ele ser enorme. Apenas usar palavras como bater na grama para assustar uma cobra. No usar palavras como derreter moedas para que os demnios saiam. Nenhum deles escolheu um campo para explorar. Eles so como Gutei levantando um dedo." Meu falecido mestre, um Buda antigo, disse sobre esta histria, "Wanshi um Buda antigo." Mas o Buda antigo Wanshi s era visto como um Buda antigo pelo meu falecido mestre. No tempo de Wanshi havia outro mestre Zen chamado Daie Shuko de Kinzan. Ele era da linhagem de Nangaku. A maioria das pessoas da dinastia Sung na China pensava que Wanshi e Daie eram muito parecidos. s vezes, algumas delas consideravam Daie superior a Wanshi. Tal engano ocorria porque monges e leigos da dinastia Sung estudavam superficialmente, no abriam os olhos para o Caminho, e no sabiam discernir os estados de esprito dos outros.

A expresso de Wanshi mostra verdadeira determinao. Precisamos estudar o princpio do antigo Buda Joshu dobrando as mos sobre o peito e inclinando-se. Naquela ocasio, a ao de Joshu era osakusendaba ou shinbusendaba? Tambm precisamos estudar a essncia do "foi pedido sal e trazido um cavalo" de Secho. Esta afirmao tanto osakusendaba quanto shinbusendaba. A resposta ao sendaba de Sakiamuni foi o sorriso de Mahakasyapa. Em resposta ao sendaba do Primeiro Patriarca os quatro discpulos trouxeram um cavalo, sal, gua e um clice. Quando um cavalo, sal, gua e um clice tornam-se sakusendaba (necessrios), eles so tambm hosendaba (trazidos). Precisamos estudar este ponto. Um dia, Toincho veio ver Nansen. Nansen apontou para um jarro de gua e disse, "H um jarro com gua. Sem mover o jarro, traga a gua aqui para este velho monge." Toincho trouxe o jarro e despejou a gua na cabea de Nansen. Nansen nada disse. Podemos ver que Nansen pediu "gua" [a gua do oceano que tinha secado completamente] e Toincho trouxe um "clice" [ele despejou at a ltima gota do jarro]. Mesmo assim, ainda precisamos estudar "h gua no jarro" e "um jarro na gua". Nem a gua nem o jarro moveu. Certa vez, um monge perguntou ao Grande Mestre Kyogen Shuto, "O que osakusendaba?" Kyogen disse, "V l do outro lado!" O monge saiu. Kyogen disse, "Esse monge est me fazendo de bobo." Faamos a seguinte pergunta, O "V l do outro lado!" de Kyogen sakusendaba ou hosendaba? Respondam, por favor. E "O monge saiu", sakusendaba ou hosendaba ou simplesmente uma afirmao, independente da questo inicial e da resposta? Quer seja isso ou aquilo, no devemos dizer "ele est me fazendo de bobo." Embora esta resposta se baseie no poder da vida inteira de Kyogen, como um general que perdeu a guerra mas mesmo vencido mantm o orgulho. comum, budas e patriarcas dizerem preto quando querem significar amarelo, e tentar revelar viso iluminada. Eles explicam saku (pedido) e ho (atendimento) sendaba de maneiras muito sutis e refinadas. Quem pode dizer que segurar um basto ou um espanta-moscas no um tipo de sendaba? Porm, os tolos no podem compreender sendaba. Um dia, o Honrado dos mundos sentou-se na plataforma dos sermes sem dizer palavra. Finalmente, Manjusri bateu o gongo para anunciar o fim do sermo e disse, " assim que se esclarece a Lei do Rei do Darma". Ento, Sakiamuni deixou a plataforma. Mestre Zen Myogaku Juken de Monte Secho disse a este respeito, "Apenas os maiores sbios daquele grupo perceberam corretamente a Lei do Rei do Darma. No entanto, se algum ali sabia sobre sendaba por que foi necessrio que Manjusri batesse o gongo?" O que Secho quis dizer foi que se uma batida de gongo completamente suficiente, ento, sendo ele batido ou no, o desapego ainda completo. Sendo assim, ento uma batida de gongo sendaba, e Manjusri o homem que compreende sendaba e todos os sbios do grupo so seus convidados. Eles compreendem que "esta a Lei do Rei do Darma." As doze horas do dia usam e

so usadas livremente por sakusendaba. O pedido de um punho traz um punho, o pedido de um espanta-moscas traz um espanta-moscas. No entanto, ancies dos dias de hoje por toda a dinastia Sung da China no podem nem sonhar com sendaba. uma pena; o Caminho de Patriarcas desapareceu. No evite estudos difceis; vocs devem transmitir a energia vital dos budas e patriarcas. Por exemplo, se dissermos "O que Buda?" existe a resposta "Nossa mente Buda". Qual a essncia disso? sendaba, no ? "Nossa mente Buda" deve ser estudado mais detalhadamente. Porm, quantas pessoas conhecem realmente o verdadeiro significado de sendaba?

Dito a uma assemblia de monges em 22 de outubro de 1245 em Daibutsuji, Echizen. (Captulo 74 do Shobogenzo , Olho e Tesouro da Verdadeira Lei, edio traduzida por Kosen Nishiyama, Tokyo, 1988)

Potrebbero piacerti anche