Sei sulla pagina 1di 15

PORTUGUS

SERMO DE SANTO ANTNIO AOS PEIXES


Pregado em S. Lus do Maranho, trs dias antes de se embarcar ocultamente para o Reino.

RESUMO E ANLISE DA OBRA GRAMTICA TEXTO ARGUMENTATIVO

RESUMO E ANLISE DA OBRA DISCURSO POLTICO um texto no qual se defende uma tese com base em argumentos devidamente exemplificados. ESTRUTURA: Introduo Tese. Desenvolvimento Argumentos positivos; Argumentos negativos ou contra-argumentos, falcias (no caso dos argumentos invlidos); Concluso Sntese dos argumentos. Sermo de Santo Antnio aos Peixes, Padre Antnio Vieira Esta obra foi proferida na cidade de So Lus do Maranho, no ano de 1654, no decorrer de uma disputa com os colonos portugueses no Brasil. O sermo constitui um documento da surpreendente imaginao, habilidade oratria e poder de satirizao do Padre Antnio Vieira, que toma vrios peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como smbolos dos vcios daqueles colonos. Com uma construo literria e argumentativa fantstica, o sermo tem como objetivo louvar algumas virtudes do homem, mas principalmente censurar com severidade os vcios dos colonos. Este sermo (alegrico) foi pregado trs dias antes de Padre Antnio Vieira embarcar ocultamente (a furto) para Portugal, para obter uma legislao justa para os ndios.
2

O sermo foi pregado no dia 13 de Junho, Dia de Santo Antnio. Todo o sermo uma alegoria, pois os peixes so a personificao dos homens.
NOTAS: Alegoria Metforas, comparaes utilizadas para concretizar um pensamento ou uma realidade abstrata.

BARROCO: O Sermo de Santo Antnio aos Peixes insere-se no Barroco (sc. XVII), que se caracteriza pela utilizao de contrastes, pelo pessimismo, pela presena de impresses sensoriais, pela preocupao com a durao da vida, pela linguagem erudita e trabalhada e pela tentativa da conciliao entre a religio e o racional. O Barroco associado a exageros quer na linguagem, quer na transmisso de ideias e pensamentos e quer tambm na arte. ESTRUTURA DO SERMO:

EXRDIO

Introduo, contm a tese inicial e o ponto de vista ao qual o

autor pretende fazer aderir o leitor. No exrdio, o orador expe o plano que vai defender baseado num CONCEITO PREDICVEL extrado, normalmente, da Sagrada Escritura. No sermo, o exrdio encontra-se presente no captulo primeiro.
NOTAS: Conceito predicvel Os conceitos predicveis consistem em figuras ou alegorias pelas quais se pode realizar uma pretensa demonstrao de f, ou verdades morais, ou at juzos profticos.

INVOCAO

Desenvolvimento ou Corpo, apresentam-se os argumentos

para apoiar ou refutar a tese inicial. Na invocao, o orador invoca o auxlio divino para a exposio das ideias.

EXPOSIO E CONFIRMAO

Desenvolvimento ou Corpo,

apresentam-se os argumentos para apoiar ou refutar a tese inicial. O orador expe o tema atravs de alegorias, sentenas e exemplos.
- Ao menos tm os peixes duas qualidades de ouvintes: ouvem e no falam (). (CRTICAS POSITIVAS EM GERAL) - Comeando, pois, pelos vossos louvores. DESENVOLVIMENTO

(CRTICAS POSITIVAS)

- Assim como ouvistes os vossos louvores, ouvi tambm agora as vossas repreenses.

(CRTICAS NEGATIVAS)

NO SERMO, A INVOCAO E A EXPOSIO/CONFIRMAO ENCONTRAM-SE NO PRIMEIRO, SEGUNDO, TERCEIRO, QUARTO E QUINTO CAPTULO.

PERORAO - CONCLUSO, o autor do texto sintetiza os argumentos


fundamentais reafirmando a importncia da tese. O orador recapitula o seu discurso e usa um desfecho vibrante para impressionar o auditrio e para o exortar a pr em prtica os seus ensinamentos.
NO SERMO, A PERORAO ENCONTRA-SE NO SEXTO CAPTULO.

CAPTULO PRIMEIRO: Anlise e resumo Apresentao do tema, a partir do versculo de So Mateus, Vs sois o sol da terra, referente aos pregadores, cuja funo salgar, ou seja, pregar a boa doutrina, e verificando que a terra se no deixa salgar, porque se encontra dominada pela corrupo, Vieira vai pregar aos peixes, maneira de Santo Antnio, que a eles pregou, por no ter sido atendido pelos homens.

EXRDIO: Linhas 1-59 CONCEITO PREDICVEL: Vos estis sal terrae (Vs sois o sal da terra) INVOCAO: Pedido de auxlio divino (Maria, Ave Maria) - Linhas 60-61 O captulo comea com um conceito predicvel (Vs sois o sal da terra, proferido por Cristo Senhor nosso aos seus pregadores), seguindo-se a descrio da corrupo que se faz viver na Terra. nos explicada a funo do sal (impedir a corrupo) e feita uma referncia clara aos padres e pregadores (aqueles que tm o ofcio do sal). nos ento colocada a questo qual a causa da corrupo?. Segue-se pois um trocadilho de questes, tais como: Ser a terra que no se deixa salgar (os ouvintes no querem ouvir), ou ser que os pregadores no pregam a verdadeira doutrina? Ou porque os ouvintes a ouvem, mas no praticam o que lhes ensinado, ou porque o pregador prega a si e no a Cristo. Ou ainda, que os ouvintes ouvem, mas no servem a Cristo, antes sim aos seus apetites. A reflexo Ainda mal um sarcasmo tpico do estado de espirto do orador.

ento explicado que, se o sal no salga a terra, porque o pregador no prega a verdadeira doutrina e por isso deve ser lanado fora como um intil e ser pisado por todos. E terra que no se deixa salgar, deve-se seguir o exemplo de Santo Antnio quando pregou contra os hereges em Itlia: mudar de auditrio. E isto que faz o padre Antnio, semelhana de Santo Antnio, mudando de auditrio, escolhendo como ouvintes os peixes ao invs dos homens, que se recusam a ouvi-lo. O pregador invoca no final Nossa Senhora porque era habitual faz-lo nesta poca, ainda mais porque Maria quer dizer Senhora do Mar. PROPRIEDADES Sal Pregadores Conservar Louvar o bem Evitar a Impedir o corrupo mal Vieira sabe que o mal no est s do lado dos pregadores, os ouvintes tambm tm as suas culpas.
A terra est corrompida

Porque o sal no salga (pregadores)

Porque a terra no se deixa salgar (ouvintes)


Motivo s

Motivo s

Os pregadores no pregam a verdadeira doutrina; Os pregadores dizem uma coisa e fazem outra; Os pregadores pregam-se a si mesmos e no a Cristo.

Os ouvintes no querem receber a verdadeira doutrina; Os ouvintes querem imitar o que os pregadores fazem e no o que eles dizem; Os ouvintes querem servir os 6 seus apetites em vez de servir a Cristo.

O que se h-de fazer quando no cumprem as suas funes

Aos pregadores Resposta de Cristo: desprezar os maus pregadores

Aos ouvintes Resposta de Santo Antnio: muda-se o auditrio

CAPTULO SEGUNDO: Anlise e resumo Qualidades dos peixes em geral; Qualidades de Ouvintes: Ouvem e no falam; Defeitos de Ouvintes: No se deixam converter;

QUALIDADES E VIRTUDES EM GERAL:


a) "ouvem e no falam" b) "vs fostes os primeiros que Deus criou" c) "e nas provises (...) os primeiros nomeados foram os peixes" d) "entre todos os animais do mundo, os peixes so os mais e os maiores" e) "aquela obedincia, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor"

f) "aquela ordem, quietao e ateno com que ouvistes a palavra de Deus da boca do seu servo Antnio. (...) Os homens perseguindo a Antnio (...) e no mesmo tempo os peixes (...) acudindo a sua voz, atentos e suspensos s suas palavras, escutando com silncio (...) o que no entendiam."
g) "s eles entre todos os animais se no domam nem domesticam"
7

O captulo comea com duas boas qualidades dos peixes em geral: so bons ouvintes porque ouvem e no falam. S h uma coisa que pode desmotivar um pregador, que por no se poder converter os peixes. Mas essa dor, segundo o orador, to habitual e ordinria que j nem di (aqui esta dor refere-se claramente ao fato de no ser possvel converter os homens que pecam e que no tm Deus no seu corao. Por essa razo essa dor to ordinria, j conhecida e j foi sentida noutras ocasies). Por isso, o padre decide no falar em Cu ou Inferno, pois assim o sermo ser menos triste, visto que as aes dos homens levam-no sempre a relembrar-se destes dois fins. ento explicado aos peixes a funo do sal. Ou as duas: conservar o so e preserv-lo para que no se corrompa. Estas duas propriedades faziam parte do Santo Antnio tambm. ento dito aos peixes que o sermo ser dividido em dois pontos, sendo que no primeiro sero louvados as virtudes dos mesmos, em geral e em particular e no segundo sero repreendidos os vcios dos mesmos, em geral e em particular. So ento descritas as qualidades dos peixes em geral, que se encontram resumidas e representadas no quadro que se segue: So obedientes (obedincia), ouvem e no falam. "aquela obedincia, com que chamados acudistes todos pela honra de vosso Criador e Senhor" "ouvem e no falam" Foram os primeiros animais a serem criados. "vs fostes os primeiros que Deus criou So os mais numerosos e os mais volumosos. "entre todos os animais do mundo, os peixes so os mais e os maiores" No so domesticveis, presos, virgens. "s eles entre todos os animais no se domam nem domesticam"
8

CAPTULO TERCEIRO: Anlise e resumo


Qualidades dos peixes em particular; Histria do Santo Peixe de Tobias; Outros peixes louvados pelas suas caractersticas; O captulo inicia-se com o padre Antnio a explicar que vai agora falar sobre as qualidades particulares dos peixes. Para isso conta a histria do santo Peixe de Tobias, a partir de um episdio bblico. Este peixe dito como verdadeiramente grande nas virtudes interiores (entranhas), s quais consiste a verdadeira grandeza. Ia Tobias caminhando com o anjo Rafael quando lhe investe um peixe que o queria tragar. Tobias abre ento as entranhas desse peixe, aconselhado pelo anjo que lhe diz que elas lhe serviro muito, pois o fel cura a cegueira e o corao espanta os demnios. Ento o fel usado para curar o pai de Tobias, que era at ento cego. O corao foi queimado na sua casa, para espantar o demnio Asmodeu, que nunca mais tornou a voltar. O peixe de Tobias novamente descrito como tendo um bom corao e sendo o seu fel de muito proveito. certo que este peixe foi vestido de burel e atado a uma corda, que mais se pareceu com um retrato martimo de Santo Antnio (comparao clara s virtudes deste peixe e s virtudes deste homem). S havia uma diferena entre Santo Antnio e este peixe: o peixe abria a boca contra quem se lavava e Santo Antnio abria a sua contra os que no se queriam lavar.

Peixe Peixe de Tobias

Virtudes O fel sara a cegueira O corao afasta os demnios

Efeitos Sarou a cegueira do pai de Tobias Lanou fora os demnios da sua casa.

Comparao Santo Antnio

Rmora

Pequena no corpo Grande na fora e no poder Produz energia

Pega-se ao leme de uma nau Impede que ela avance

Santo Antnio

Torpedo

Faz tremer o Santo brao do Antnio pescador Impede que o pesquem Defende-se dos peixes Defende-se das aves Pregador

Quatro-Olhos

Dois olhos olham para cima Dois olhos olham para baixo

Razes Abria a boca contra os hereges Alumiava e curava a cegueira Lanava os demnios A lngua de Santo Antnio domou as paixes humanas A lngua de Santo Antnio domou as paixes humanas O peixe ensinou o pregador a olhar para cima (cu) e para baixo (inferno)

QUATRO-OLHOS

TORPEDO RMORA

10

CAPTULO QUARTO: Anlise e resumo


Defeitos dos peixes em geral; Comparao entre os peixes e os homens; Crticas e repreenses a estes defeitos; O captulo tem como principal objetivo repreender fortemente o pior defeito dos peixes, que o de se comerem uns aos outros, e vivos ainda por cima. Apesar da circunstncia, se os pequenos comessem os grandes, apenas um chegaria para muitos, mas so os grandes que comem os pequenos, sendo precisos vrios destes para os alimentar. Sendo os peixes criados no mesmo elemento, cidados da mesma ptria e irmos, se se comem uns aos outros esto a cometer um pecado atroz. O padre mostra os peixes o quo abominvel isso , pedindo-lhes que olhem para a cidade, onde se pode ver que os homens procuram saber como se ho de comer uns aos outros. Ao morto, come o herdeiro, como o testamenteiro, come o legatrio, o mdico, o sangrador, a vuva, o coveiro, o que tange os sinos, o que lhe canta e o que o enterra. Enfim, ainda o pobre defunto o no comeu a terra (cho) e por toda a terra (pessoas) j foi comido. Ainda se os homens se comessem depois de mortos, pareceria menos horroroso, mas comem-se vivos! Ainda neste captulo, o padre pede aos peixes que lhe digam se no haver outro meio de se sustentarem. Comerem-se uns aos outros no estatuto da natureza, mas sim verocidade e sevcia (violncia, pecado fsico).

11

No Captulo IV so feitas as repreenses gerais aos peixes. A primeira e grave condenao o facto de se comerem uns aos outros e, sobretudo, os maiores comerem os mais pequenos. (ANTROPOFAGIA SOCIAL HOMEM COME-SE AOS SEUS SEMELHANTES) Surge, mais uma vez, uma autoridade bblica: Santo Agostinho. Atravs dele, Vieira constri um paralelismo invertido:
Santo Agostinho Santo Antnio

Pregava aos Homens

Pregava aos peixes

Exemplificava nos peixes Olhai, peixes, l do mar para a terra.

Exemplificava nos Homens

Matos e serto Cuidais que s os Taquias se comem uns aos outros

Cidade muito maior aoute o de c, muito mais se comem os brancos.

Vedes:
Todo aquele bulir todo aquele andar todo aquele concorrer aquele correr e cruzar aquele subir e descer aquele centrar e sair

12

Pois tudo aquilo andarem buscando os Homens como ho de comer, e como se ho de comer

So referidos dois exemplos: um de uma pessoa que morreu, outro de um ru no julgamento. No primeiro caso, existe uma forte crtica explorao dos negcios que envolvem os mortos e, no segundo, ao sistema judicial. Em ambas as situaes evidente o paralelismo anafrico a nvel lexical e que nos d a imagem de um grande banquete em torno de uma pobre vtima. Em forma de sntese: os Homens so como peixes que se comem uns aos outros, devoram e engolem um povo. Neste momento claro e direto o ataque feito aos colonos que exploram os ndios, de uma forma completamente desumana.

CAPTULO QUINTO: Anlise e resumo


Defeitos dos peixes em particular; Defeitos do voador e do polvo; Defeitos dos roncador e do pegador; O padre Antnio queixa-se ento dos peixes voadores, que querem ser aves (ambio e presuno), mas que Deus assim os fez peixes. Estes peixes queriam tanto ser aves que Deus os sujeitou tanto aos perigos das aves como dos peixes. A isto o padre recorre a um provrbio, para lembrar aos peixes para se contentarem com a sua natureza e com o seu elemento (gua e no o ar): Quem quer mais do que lhe convm, perde o que quer e o que tem. Quem pode nadar e quer voar, tempo vir em que no voe nem nade. O padre ainda aconselha aos peixes a nadarem para o fundo, em alguma cova, e que fiquem por l pois assim estaro protegidos e mais seguros. O nosso padre Antnio fala ento do polvo, com o seu capelo na cabea (comparado a um monge), com os seus raios estendidos
13

(comparado a uma estrela), com a ausncia do osso e da espinha (comparado a brandura e a mansido, iluso); Este considerado pelos Doutores da Igreja Latina e Grega o maior traidor do mar. Consiste a sua traio em se vestir e pintar das mesmas cores a que est pegado, para caar a sua presa. comparado ao camaleo, mas este usa a camuflagem para gala e o polvo para a malcia, e tambm comparado a Proteu, mas este ltimo usava a profecia e o disfarce para fugir queles que lhe queriam mal; Finalmente, comparado a Judas, mas tomado como mais traidor que o que traiu Cristo, pois esse executou a sua sentena claras e fazia dos braos sinal, mas o polvo executa a sentena s escuras e faz dos braos faz as cordas. Por isso, Judas menos traidor que o polvo. Finalmente, o padre afirma ter acabado os louvores e as repreenses ao seu auditrio, relembrando os ofcios do sal e aconselhando os peixes a no se apegarem aos perigos da riqueza e da matria.
PEIXES SIMBOLIZAM Roncadores Arrogncia e orgulho Pegadores Parasitismo e adulao Voadores Ambio e presuno Polvos Traio CARACTERSTICAS DE SANTO ANTNIO Era detentor do saber e do poder e no se vangloriava por isso Pegou-se somente a Cristo Tinha asas (sabedoria) e no as usou para exibio do ser valor Esteve sempre afastado da traio, sempre houve verdade e sinceridade

VOADOR

RONCADOR
14

Descrio do polvo capelo raios ausncia de (realidade)

Comparao monge estrela branduras/mansido (iluso)

ossos

Concluso: o maior traidor do mar limos = verde areia = branca Porqu? Muda de cor lodo = pardo pedra = cor de pedra Consequncia: engana inocentes e distrados

CAPTULO SEXTO: Anlise e resumo


D-se a perorao; Retoma dos argumentos utilizados, apelo aos ouvintes para que respeitem, venerem e louvem a Deus. Louvor a Deus. Neste ltimo captulo, o padre Antnio despede-se dos peixes, dizendo que eles no podem ser sacrificados a Deus pois no chegam vivos aos altares e que o seu fim satisfazer o homem. Pede-lhe que dem graas por no poder ofender a Deus e pede que o respeitem e lhe louvem. Que louvem a Deus por muitas coisas que ele lhos livrou. Como este auditrio no capaz de graa e glria, o seu sermo no termina em glria e em graa.

Sabendo que as ltimas palavras so as que ficam mais presentes no esprito dos ouvintes, o orador pretende com elas mover o auditrio. Os dois principais aspetos que ele pretende salientar so: Os peixes esto acima dos outros animais. Os peixes esto acima do pregador e este sente um pouco de inveja pois apresenta um retrato dele prprio como pecador.

15

Potrebbero piacerti anche