Sei sulla pagina 1di 8

Modernismo em Portugal

"O Povo completo ser aquele que tiver reunido no seu mximo todas as qualidades e todos os defeitos. Coragem portugueses, s vos faltam as qualidades." Textos de interveno - volume VI, Pgina 43, de Jos de Almada Negreiros

Contexto Histrico
. Deu-se na passagem do sculo XIX para o sculo XX; . A produo literria e plstica em Portugal era ainda muito marcada pelo classicismo racionalista e naturalista; . A classe burguesa dominava os meios artsticos e culturais; . Evidenciando uma forte resistncia inovao; . A operao das "Avenidas Novas" e a revoluo de 5 de Outubro de certa forma ajudaram a mudana da sociedade; . primeiro sinal de ruptura dado pela exposio de Arte Livre em 1911 que foi organizada por Manuel Bentes reunindo vrios artistas que foram seus companheiros em Paris. . Foi uma reaco contra o sistema artstico vigente e mais tarde teve uma continuidade nos Sales Humoristas. . Em1914 desencadeou-se a Primeira Guerra Mundial (1918); . Forando vrios artistas a regressar a Portugal; . Tal como foi referido muitos artistas tiveram que regressar a Portugal, destacando-se: - Amadeo de Souza-Cardoso; - Santa-Rita Pintor; - Jos Pacheko, etc. . Todos eles conviveram com as vanguardas modernistas. . Mais tarde juntar-se-iam Almada de Negreiros e artistas literrios como Mrio de S-Carneiro e Fernando Pessoa. . Foi formado o grupo modernista que iriam criar a Orpheu. . O grupo era constitudo por pintores, poetas, escritores, msicos que se manifestavam atravs de cartazes, exposies, publicaes, etc. . Este perodo foi marcado pela excentricidade de Santa-Rita, pela criatividade de Almada e pelo pioneirismo de Amadeo. . A partir da Orpheu mostraram o recm-chegado Futurismo.

Os Artistas
Amadeo de Souza-Cardoso "Amadeo de Souza-Cardoso a primeira descoberta de Portugal no sculo XX" - excerto do panfleto de Almada de Negreiros para a Exposio de Amadeo. Lisboa, 12 de Dezembro 1916

Biografia Amadeu de Sousa Cardoso nasceu em Manhufe - Amarante a 14 de Novembro de 1887 e acaba por falecer em Espinho, no dia 25 de Outubro de 1918. Partiu para Paris com Francis Smith, estudou arquitectura mas no acabou o curso; Ganhou mais interessado em desenvolver uma actividade de desenhador e caricaturista. Comea a assistir regularmente s aulas do pintor espanhol Anglada Camarasa, na Academia Vitti. Obra A sua obra marcada pela constante pesquisa e reformulao de conceitos e prticas pictricas, atravessou quase todos os movimentos estticos relacionados com a ruptura da arte convencional. Amadeo experimenta e ensaia todas as artes vanguardistas. Por meados do ano de 1908, Amadeo atinge uma maturidade no domnio e manipulao de influncias de trao e de temticas. Tornando-se tambm visvel a ligao ao espao pictrico czanniano.

"Os Ciganos" 1909 - 1910 Simplificao de massas e volumes e no uso da plasticidade das matrias.

A partir de 1911, o pintor recupera o vocabulrio decorativo dos seus desenhos, concentrando-se na definio de um estilo pessoal. A pintura "Os Galgos" poder ser considerada um ponto de chegada ao seu estilo pessoal.

"Os Galgos" 1911

"Saut du Lapin" 1911

Retrato de Francisco Cardoso 1912

Barcos 1913

"Cozinha de Manhufe" 1913 Os seus trabalhos finais comeam a ter um preenchimento obsessivo do espao da tela, onde se acumulam diversos materiais, tcnicas, estilos e espessuras. Colagens de objectos, sobreposies de planos, palavras, letras ou algarismos.

"Entrada" 1917

"Pintura Brut " 1917

Caractersticas da sua obra A sua obra caracterizada por: . paisagens exticas com estilizaes espantosas; . aspectos decorativos, elementos geomtricos caligrficos; . geometrizaro das formas. . utilizao de linhas azuis, verdes, laranjas e amarelas que conduzem a uma leitura extremamente dinmica; fascnio pela cor.

Santa-Rita Pintor "Futurista declarado h s um, que sou eu!"

Biografia Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita, mais tarde passaria a chamar-se apenas, Santa-Rita Pintor. Nasceu em Lisboa de 1889 e faleceu a 29 de Abril de 1918. Comeou a estudar em 1910 na Academia de Belas Artes de Paris, posio que perdeu devido s suas ideias monrquicas. Regressa a Lisboa em 1914, participa na revista Orpheu onde publica algumas das suas pinturas. Santa-Rita Pintor foi um pintor e escritor portugus, considerado o introdutor do Futurismo em Portugal. E a seu pedido todas as suas pinturas foram destrudas resistindo apenas duas das suas pinturas. So elas, Orfeu no Inferno (1907) e a Cabea.

"Cabea Cubo- Futurista" 1912(?)

Almada Negreiros "Comprei um livro de filosofia. Filosofia a sciencia que trata da vida; era justamente do que eu necessitava pr sciencia na minha vida. Li o livro de filosofia, no ganhei nada, Me! no ganhei nada" Excerto do livro "A Inveno do Dia Claro" de 1921

Biografia Jos Sobral de Almada Negreiros nasceu em Trindade, S. Tom a 7 de Abril de 1893. Mais conhecido por Almada Negreiros, ele foi um artista "com mil e uma funes"pintor, escritor, poeta, ensasta, dramaturgo e romancista.

"Retrato de Fernando Pessoa" 1954

"Maternidade" 1935

"Estudo Cnico" (?)

"Auto-Retrato com Grupo" (?)

Eduardo Viana Estou sempre a descobrir coisas novas. (excerto de uma carta a Sonia Delaunay, 1916).

Biografia Eduardo Afonso Viana nasceu em Lisboa a 28 de Novembro de 1881 e faleceu em Lisboa 21 de Fevereiro de 1967, foi um pintor portugus ligado ao modernismo em Portugal.

"Interior" 1914

"K4 Quadro Azul" - 1916

"La Petite" 1916

"A Revolta das bonecas" 1916

"As trs abboras" 1919

Outros Artistas:
Pintores: . Sonia Delaunay . Maria Helena Vieira da Silva . Francis Smith Msica: . Jos Vianna da Motta Literatura: . Fernando Pessoa . Mrio S-Carneiro

Em suma:
As principais caractersticas so: . Cores vibrantes . Geometrizao das formas; . Utilizao da geometria como elemento estruturante; . Utilizao de vrias tcnicas (pasta de leo, areia, colagens, letras) planos fragmentados; . Transmitem uma sensao de movimento;

Potrebbero piacerti anche