Sei sulla pagina 1di 19

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO 2

Marquises e Sacadas

Eng. Esp. Marco Aurlio Tavares Caetano marcocaetano@gmail.com

Definies :

Marquises : So lajes em balano, engastadas em vigas de borda, em lajes de piso ou cobertura, ou em pilares. Sua finalidade de abrigo de pessoas de sol e chuva, e composies estticas da fachada, etc. Devido a sua finalidade, as cargas a serem consideradas no clculo dos esforos so : Prprio da laje, revestimento e carga acidental ( que a sobrecarga de forro, onde no tem acesso de pessoas), sendo cargas distribudas sobre a laje, e, uma carga acidental concentrada na extrimidade livre de 1kN/m

Sacadas so lajes em balano, tambm engastadas em vigas de bordas ou lajes, entretanto, a diferena estre estes tipos de lajes est no carregamento a ser considerado. Nas sacadas, a carga acidental a ser considerada corresponde sobrecarga de piso (acesso de pessoas), diferentemente das marquises, onde no se considera o acesso de pessoas. Adicionamente, nas sacadas deve - seconsiderar o peso prprio do parapeito e a sobrecarga vertical sobre este, de 2kN/m prevista pela NBR - 6120.

Carregamento atuante :

Marquise
a) Peso prprio : q = c.hm, onde c = 25kN/m e hm (m) a espessura mdia da laje b) Revestimento ( Superior e inferior cermica e argamassa = 1kN/m) c) Impermeabilizao (0,5 kN/m) d) Carga acidental (sobrecarga de forro sem acesso pblico = 0,5 kN/m) e) Carga linear na extrimidade livre (1kN/m)

Sacada
a) Peso prprio : q = c.h, onde c = 25kN/m e h (m) a espessura da laje b) Revestimento ( Superior e inferior cermica e argamassa = 1kN/m) c) Impermeabilizao (0,5 kN/m) d) Carga acidental (sobrecarga de piso com acesso pblico = 1,5 kN/m) e) Carga linear na extrimidade livre (peso prprio do parapeito = a .b.H, a o peso especfico da alvenaria, e, sobrecarga no parapeito = 2kN/m)

Classificao das lajes em balano : Quando ao modelo estrutural Este tipo de classificao refere - se forma do detalhamento da armadura de flexo da laje em balano.
a) Lajes em balano armadas transversalmente So utilizadas quando o vo do balano no mximo 2(dois) metros. So lajes armadas apenas na direo transversal, sendo engastadas em um extremo e livres no outro.

Existem 3(trs) formas de lajes armadas transversalmente, em funo da espessura da laje (normalmente, para reduzir o peso prprio, a espessura da laje varivel) :

Detalhamento da estrutura

Clculo do peso prprio (calculado a partir da espessura mdia da laje em balano)

b) Lajes em balano armadas longitudinalmente Utilizadas quando a laje apresenta vo entre 2 e 4 metros. Isto provoca o aumento do peso prprio da marquise, devido necessidade de uma espessura maior para a laje. Uma soluo para minimizar o problema utilizar vigas, de forma que a laje passe a ser armada longitudinalmente (ou em cruz).

Para ser armada longitudinalmente, o espaamento entre vigas (Lc) deve ser menor que L b /2, onde L b o comprimento transversal (vo) da laje em balano;

comum, nestas lajes, a espessura ser constante.

c) Lajes em balano armadas em cruz (com vigas transversais)


Utilizadas quando a laje apresenta vo entre 2 e 4 metros, evitando espessuras elevadas;

d) Lajes em balano armadas em cruz (com vigas transversais e longitudinais)


Utilizadas em grandes lajes em balano (Vo superior a 4 metros);

as lajes particionadas se apiam nas vigas transversais e longitudinais; as vigas longitudinais se apiam nas transversais; as vigas transversais so engastadas no pilares.

Quando forma de ligao com a estrutura :

a) Lajes em balano engastadas nas lajes do piso


engastamento se realiza por meio da continuidade existente entre a laje em balano e a laje do piso;

so as mais utilizadas.

b) Lajes em balano engastadas em vigas a laje em balano transmite viga um momento toror distribudo, que corresponde ao momento fletor de engastamento da laje.

Viga V1 = fica submetida a flexo simples ( reao das lajes, peso prprio, paredes), onde se dimensiona para o momento fletor e esforo cortante. Alm disso, devido ao engastamento da marquise/sacada, deve - se considerar a toro gerada pelo momento fletor negativo da marquise, ou seja, a viga fica sujeita a um momento toror distribudo igual a Tdistrib = M por metro, sendo que a viga deve ser dimensionanada a toro para um momento toror igual a T = Tdistr .l/2, onde M = q b .L b /2.

c) Lajes em balano engastadas em pilares


a laje em balano se apia em consolos que, por sua vez, esto engastados nos pilares; nestes casos, as reaes da laje so transmitidas ao pilar atravs dos consolos : recais no cculo de prtico;

Clculo do consolo = prtico plano

Armao da laje = a laje armada em uma direo, e possui armadura negativa e positiva. O carregamento sobre a laje dado por peso prprio da laje, sobrecarga e revestimento.

o momento fletor proveniente da laje em balano equilibrado pelo peso da parede atuante sobre ela.

d) Lajes em balano engastadas em alvenaria No muito comum;

Dimensionamento
O clculo da armadura principal de flexo feito atravs da teoria da " flexo simples", normalmente a seo " trabalhando" no domnio 2. Para tanto, o aluno dever utilizar as tabelas em anexo. Verificao das flechas

1 f , onde f = 2,5 f 0 , 125 q.l 4 f 0 = 0,002.c . , c = tabelas D


D= E cs .h sendo = 0,2 ; Ecs = 4760 f ck ; h espessura laje 12.(1 )

Verificao do cisalhamento

wd =

Vd 2/3 wu = 0,0375. f ck .(1,6 d ).(1,2 + 50. ) bw .d

Detalhamento

Armadura principal de flexo A sp

a) Taxa mnima l,mn

b) Espaamento Sp

10cm S p 20cm (ou 2h)


c) Dimetro p

p
d) Comprimento de ancoragem lb

h 8

Para o caso das lajes armadas tranversalmente com apoio trasnmitido para a viga de borda, o comprimento de ancoragem no engaste calculado pelo esforo cortante. Usualmente, a armadura envolve o permetro da viga. Na extremidade livre utiliza - se l b .

. f yd 2/3 lb = sendo f bd = 0,3375.( f ck ) 4. f bd

Para o caso anterior com apoio transmitido para a laje de piso, o comprimento de ancoragem no bordo livre calculado por l b . Na extremidade da ligao entre as lajes, * o comprimento de ancoragem l b dado por :
* 80%.Lb lb 20%.maior vo

* Armadura de distribuio A s,d


a) rea

As ,d
b) Espaamento Sd

0,20 A s, p 0,9 cm / m 3 barras por metro Sd 33 cm

c) Dimetro d

d = p / 2

Espessura mnima de lajes


Nas lajes macias devem ser respeitados os seguintes limites mnimos para a espessura : a ) 5 cm para lajes de cobertura no em balano, b ) 7 cm para lajes de piso ou de cobertura em balano, c ) 10 cm para lajes que suportem veculos de peso total menor ou igual a 30 kN, d ) 12 cm para lajes que suportem veculos de peso total maior que 30 kN, l l e ) 15 cm para lajes com protenso apoiadas em vigas, para lajes de piso biapoiadas e para lajes de piso contnuas. 42 50 f ) 16 cm para lajes lisas e 14 cm para lajes - cogumelo.

Motivos de queda de marquises


Mal posicionamento das armaduras : O posicionamento destas armaduras principais precisa ser assegurado como previsto em projeto. Contudo, existe as possibilidade, no to pequena, de ocorrer o afundamento destas barras devido ao trfego de operrios no momento da montagem da armao e da concretagem, e ao adensamento do concreto com uso de vibradores. Corroso de armaduras : Um dos motivos que contribuem para o colapso abrupto de uma marquise o fato de que existe uma tedncia ao surgimento de micro - fissuras na parte superior do engaste. Pela falta de manunteno do sistema de permeabilizao, que permite o acesso de agentes agressivos como ons cloretos e poluentes atmosfricos tpicos como ons cloretos e poluentes atmosfricos como gs carbonico (CO 2 ) e etc. Que em contado com a gua da chuva forma a chuva cida de alto poder de deteriorao sobre estruturas de concreto. A ao desses agente nas regio de concreto - fissurado resulta no seu contato com as armaduras trazendo como consequncias a sua despassivao. Com o ciclo de molhagem e secagem comum o desenvolvimento do processo de corroso de armaduras de ao, de forma acelerada.

Sobrecarga : Que pode ser pelo acumulo de gua da chuva, sem a devida drenagem. Tambm com instalaes de equipamento como ar condicionado, letreiros e etc. E tambm pelo acumulo de camadas de impermeabilizao (que quando se aplica uma nova camada no se procura remover a antiga, assim aplicando sobre a camada antiga). Essas sobrecargas no especifcadas em projeto pode levar a ruina da marquise. Concluso : Deve - se ter um cuidado grande com o projeto e execuo e manunteno de marquises pois essas como so estruturas isostticas com um nico vinculo, ropem de maneira frgil e sem avisos prvios.

Potrebbero piacerti anche