Sei sulla pagina 1di 40

PENTAGRAMA

A revista Pentagrama prope-se a atrair a ateno dos leitores para a nova era que j se iniciou para o desenvolvimento da humanidade.
5

NDICE:
2 3 INTRODUO A EPOPIA DO GILGAMESH
REI

O Pentagrama sempre foi em todos os tempos, o smbolo do homem renascido, do novo homem. Tambm o smbolo do universo e de seu eterno devir, por meio do qual acontece a manifestao do plano divino.

GILGAMESH, O VELHO SEMPRE JOVEM

10 CHRISTIAN ROSENKREUZ: O
PROTTIPO DA AUTO-REALIZAO

13 A TORRE DE BABEL OU A TORRE DO OLIMPO? 15 DE BABEL NOVA JERUSALM 19 A


MURALHA DE

Entretanto, um smbolo somente tem valor quando se torna realidade. O homem que realiza o Pentagrama em seu microcosmo, em seu prprio pequeno mundo, permanece no caminho da transfigurao.

URUK
E A

23 BABEL, BABILNIA 26 A TORRE 27 UMA

ARTE DA CONSTRUO DE

BABEL

S LINGUAGEM E AS

MESMAS PALAVRAS...

A revista Pentagrama convida o leitor para operar esta revoluo espiritual em si mesmo.

31 CONHECIMENTO DOS ASTROS, DE SEUS


MOVIMENTOS E INFLUNCIAS

35 A

EUFORIA PELO

PROGRESSO E PELA TCNICA

38 O MAR DA PLENITUDE 39 BABEL


E O SCULO

XX

1996 ANO 18 NMERO 4


Stischting Rozekruis Pers. Reproduo proibida sem autorizao prvia.

INTRODUO

Se formos procurar a cidade de Babilnia em um mapa atual, no conseguiremos encontr-la. Esta cidade foi destruda em 689 a.C., mas seu nome continua a sobreviver por causa de sua opulncia legendria, de seus jardins suspensos, de sua associao com a Torre de Babel e a confuso das lnguas, e sobretudo por causa da epopia do rei Gilgamesh, de Uruk.

Realmente, milhares de placas de argila gravados com caracteres cuneiformes foram descobertos neste local, onde sempre esto realizando novas escavaes. A biblioteca do rei Assurbanpal trouxe ao conhecimento geral principalmente uma verso quase completa da epopia de Gilgamesh, uma narrativa herica que era transmitida oralmente h muitos e muitos sculos antes de ter sido gravada em placas de argila crua. Pelo lugar e pela antigidade destas descobertas, a narrativa apresenta grandes variaes, mas o fio condutor mostra muito claramente que uma mensagem especfica apresentada sob a forma de uma lenda, que diz respeito origem e ao destino do homem sobre a terra. O Antigo Testamento conta a histria da construo da Torre de Babel e da confuso das lnguas que aconteceu em seguida (Gnese, captulo 11). Em Babilnia, haviam dado o nome torre do templo de A Torre de Babel. O Novo Testamento termina com a descrio da queda de Babilnia e com a Nova Jerusalm, que desce dos cus em seguida. Babel e Babilnia so, portanto, smbolos da humanidade decada, e a epopia de Gilgamesh faz aluso chance de recuperao que oferecida ao ho2

mem. Quando um novo campo de vida (chamado simbolicamente de Nova Jerusalm) desce dos cus, encerra-se o circuito de milhares de anos. Neste momento, o importante saber se a humanidade soube ultrapassar ou no seu materialismo e seu egocentrismo; se ela soube encontrar a senda que conduz da antiga vida nova vida; se ela descobriu a Torre do Olimpo dentro de si mesma e se est subindo por ela. A construo da Torre de Babel (cf. De Babel Nova Jerusalm, p. 15) est associada a um mtodo de construo errado, com materiais da natureza decada, objetivos ambiciosos, egocntricos, dialticos, e ao caos que da decorre. assim que, muita gente est construindo hoje, achando que a est a salvao da humanidade. Mas os tempos vo mudando e um grande nmero de pessoas vai-se lembrando dos poderes recebidos de seu Criador e esfora-se por coloc-los em prtica de maneira correta. As leis da natureza perecvel sempre acabam esmagando tudo o que baseado no egocentrismo; e a humanidade, assim como cada ser humano, dever finalmente voltar-se para o divino, para da beber das foras que iro purificar o microcosmo danificado, e iro recuper-lo. Construir a partir de critrios humanos ou conforme o Plano de Deus: este o tema deste nmero da Revista Pentagrama. Em nossa poca, estas duas diretrizes esto traadas muito claramente. De um lado, uma corrente segue em frente, ligando-se cada vez mais matria; de outro, vai crescendo a aspirao por um processo de desenvolvimento que tem como objetivo uma vida superior, para a qual toda a humanidade estaria sendo chamada.
A Redao

EPOPIA DO REI

GILGAMESH

A epopia de Gilgamesh foi sendo transmitida de pai para filho, de gerao a gerao, e depois foi confirmada em escrita cuneiforme em doze placas de barro em 2000 a.C. Houve pelo menos duas modificaes poticas: uma originria da Sumria, outra da Babilnia, sendo que as duas remontam ao terceiro milnio antes do incio da Era Crist. O primeiro canto trata da profecia segundo a qual Gilgamesh haveria de tornar-se rei de Uruk, e o ltimo contm um relato a respeito do dilvio, que corresponde ao que narrado na Bblia.

Placa 1. Gilgamesh grava seus feitos e


gestos em uma placa de pedra. Ele manda cercar de muralhas a cidade de Uruk e constri o templo de Eanna, consagrado a Ishtar, deusa do amor e da beleza. Gilgamesh um semideus: ele dois teros divino e um tero humano. Quando o povo reclama dele, Aruru, a deusa-me, suscita Enkidu, o outro eu de Gilgamesh. Placa 2. Enkidu um ser selvagem, hirsuto, que vive com os animais. no meio deles que ele pode ser encontrado. Quando Gilgamesh ouve falar dele, ele envia uma das cortess sagradas do templo para seduzi-lo, unir-se a ele e finalmente lev-lo at Uruk, onde ele aprender os princpios da civilizao. Depois de um encontro tempestivo, Gilgamesh e Enkidu tornam-se amigos. Gilgamesh prope a Enkidu que ambos se empenhem para combater juntos o gigante Humbaba, guardio do cedro sagrado. Depois, ele implora a proteo

Gilgamesh. Palcio de Sargon II, em Khorsabad. (Descoberto em 1844, medindo quatro metros de altura. Museu do Louvre, Paris).

de Shamash, o deus do sol. Placa 3. Os ancios de Uruk do sua bno a Gilgamesh e o aconselham para que se deixe proteger por Enkidu. Ninsun, a me de Gilgamesh, implora a Shamash, pois foi ele quem depositou esta misso perigosa no corao inquieto de seu filho. Ela tambm pede a Enkidu que proteja Gilgamesh. Placa 4. Indo ao encontro de Humbaba, Gilgamesh tem trs sonhos. Enkidu 3

Placa de argila de Nnive que contm a narrativa a respeito da histria do dilvio. (n 3375, no British Museum, em Londres).

os explica e v neles bons pressgios para o combate que est por vir. Placa 5. Gilgamesh e Enkidu partem para guerrear contra Humbaba. Eles abatem o cedro e matam o gigante. Placa 6. Depois da vitria, Gilgamesh recusa-se a unir-se com a deusa Ishtar. Os deuses enviam o touro celeste, mas os dois heris conseguem mat-lo. Placa 7. Depois da festa da vitria, Enkidu sonha que os deuses decidiram mat-lo e que ele ter de descer aos infernos. ento que ele desperta, cai doente e morre doze dias mais tarde. Placa 8. Gilgamesh est inconsolvel e lamenta a morte de seu irmo e amigo. Placa 9. Tomado pelo medo da morte, ele decide partir em busca de seu ancestral, Uta-Napishtim. Ele anda pela montanha escura onde o sol desaparece durante um dia inteiro, e na manh seguinte ele chega ao jardim das pedras preciosas. Placa 10. Na praia, Gilgamesh encontra Siduri. Ele lhe pergunta onde fica o caminho que conduz at Uta-Napi4

shtim e ela o manda de volta a Ur-Shanabi, o nico que pode atravessar as guas da morte. do outro lado destas guas que mora Uta-Napishtim. Ele recebe Gilgamesh e lhe pergunta como j tinham perguntado Siduri e o barqueiro por que ele parece estar tomado de tanta melancolia e quais so as razes de sua vinda. Placa 11. Uta-Napishtim fala a Gilgamesh a respeito do arco que ele construiu a partir de conselho dos deuses, e tambm a respeito do dilvio que se abateu sobre os homens e sobre a maneira como ele tornou-se semelhante aos deuses. Gilgamesh deve continuar sem dormir seis dias e seis noites, a fim de encontrar a vida que ele est buscando. Mas Gilgamesh logo cai no sono. A mulher de Uta-Napishtim cozinha um po por dia. No stimo, Gilgamesh despertado por Uta-Napishtim. O barqueiro recebe a misso de reconduzir Gilgamesh vestido como um rei at sua casa. Como presente de despedida, Gilgamesh recebe o nome de uma planta que poder torn-lo jovem de novo; ele a encontra, mas quando vai colh-la, aparece uma serpente que a devora e depois muda de pele. Gilgamesh chega finalmente de volta a Uruk, e a epopia finaliza com a repetio do canto sobre a edificao das muralhas da cidade. Placa 12. Este fragmento geralmente considerado como um texto adicional. Os deuses fazem com que o esprito de Enkidu fale a Gilgamesh para que ele descreva sua viagem atravs dos mundos inferiores.

GILGAMESH, O VELHO

SEMPRE JOVEM

O mito de Gilgamesh, de onde foi tirada a epopia, parece ter sido conhecido em quase todo o OrienteMdio e ter exercido uma influncia muito grande sobre os povos da poca. Isto pode ser explicado pelo fato desta narrativa descrever o ciclo evolutivo no qual todo o ser humano est integrado. transcrio das tradies recobre alguns milhares de anos. Os lugares de origem encontram-se espalhados pela Mesopotmia e pela sia Menor, e muitos admitem que ainda sero encontrados muitos fragmentos e variantes anteriores ou posteriores. O rei Assurbanpal (668-626 a.C.) mandou transcrever a epopia em doze placas nas quais foi encontrada a verso completa, quando sua biblioteca foi descoberta. Desde o momento em que, em 1872, a Sociedade de Arqueologia Bblica disps da primeira traduo, a epopia de Gilgamesh comeou a exercer sua influncia. A. Schott, um dos tradutores, escreveu: Compreender a epopia de Gilgamesh significa compreender o mundo. Todos aqueles que se interessam por estes textos sentem que deles emana uma grande fora misteriosa. Esta fora no faz do leitor um conhecedor, mas impulsiona-o a aprofundar-se, sem dvida porque esta narrativa enraza-se em um passado longnquo; mas tambm porque ela continua sempre atual, pelo fato de evocar uma reminiscncia longnqua. Novas escavaes e investigaes trazem luz do dia fatos surpreendentes e impulsionam os pesquisadores a intensificar suas atividades. Considerada a partir de um ponto de

vista estritamente cientfico, no fcil sondar totalmente a epopia de Gilgamesh. H lacunas grandes demais nos textos que esto disponveis atualmente e h muitas imprecises nas diversas interpretaes dos tradutores. assim que, para aqueles que consideram as peripcias da narrativa de uma perspectiva histrica, certas imagens continuam obscuras e os narradores desta genial epopia no conseguem lanar uma ponte sobre o abismo do passado. Nossos comentrios partem do ponto de vista de que o homem um ser duplo, um estrangeiro sobre a terra; que ele parte integrante de um microcosmo e possui um princpio fundamental divino que lhe d uma insatisfao permanente, impulsionando-o a buscar a imortalidade, assim como Gilgamesh. Para a mentalidade atual, esta tese no mito cientfico, mas ela baseada no reconhecimento interior de valores imortais. Este reconhecimento permite tentar penetrar no sentido mais profundo e oculto que est por detrs desta epopia; em outras palavras, no precisamos reconstituir o personagem de Gilgamesh, mas sim vivenci-lo.

URUK, SMBOLO

DO MICROCOSMO

Com os reis sacerdotes, surge o heri Gilgamesh, para lembrar humanidade sem rumo qual sua misso: a volta vida original, imortal. por esta razo que no se pode traar nitidamente a vida de Gilgamesh enquanto personagem. Ele se manifesta (e este fato confirmado pelas pesquisas) sob traos aparentemente bastante contraditrios. Entretanto, seu perfil surge vagamente atravs de todas as suas representa5

es. Nas verses mais antigas, que datam de perodos diferentes, Gilgamesh revela-se quase sempre mais concreto do que nas narrativas remanejadas que surgem depois. Sabe-se pela Bblia que os homens que viviam h milhares de anos pensavam e ensinavam por imagens e parbolas. Assim o rei Gilgamesh tornou-se o prottipo do homem que tenta cumprir a misso confiada a todos os homens. Levando muito a srio a manuteno das leis terrestres, ele transgride as leis divinas, pois ele ainda no tem experincia suficiente. Ele dois teros divino e um tero humano, lembra ele, revelando que vive em duas naturezas e que, portanto, sempre se confronta com dois sistemas de leis. A misso de guia da humanidade era sintonizar o terrestre ao divino e criar uma harmonia. Esta , de fato, a base de todas as atividades humanas. Gilgamesh sabe que estas leis eternas exigem no somente a magnanimidade, a coragem e a veracidade, mas tambm sabe que estas virtudes devem tambm andar paralelamente com a perseverana, e muitas vezes at mesmo com a dureza em relao aos ignorantes. somente deste modo que os buscadores como Gilgamesh e os

que nada sabem podem ser guiados e instrudos. Para o leitor, os habitantes de Uruk parecem cruis e duros, se comparados aos homens que residem fora de seus muros. Segundo algumas verses, no interior desta comunidade reinava amor e humanidade. Entretanto, as leis eram severas e, se algum ia contra elas, o rei Gilgamesh distribua duras penalidades. A gravidade da m ao poderia at mesmo acarretar na expulso da pessoa da comunidade. Aqui h um paralelo com o pecado original, que acarretou a expulso do homem da regio divina. No seria possvel entrar em Cristianpolis, a cidade de Deus, sem estar preparado para tanto.

QUEM

GILGAMESH?

Argila: Enkidu vence o touro celeste (Museu Real de Arte e de Histria, em Bruxelas, na Blgica).

O nome Gilgamesh parece realmente ser derivado da palavra bilgames, que significa o velho (ainda) um jovem. Isto poderia indicar que o divino dentro dele muito velho, mas ao mesmo tempo, eternamente jovem. Gilgamesh descrito como dois teros divino e um tero humano. O aspecto dois teros divino de Gilgamesh pode ser assimilado ao eu superior ainda inviolado, alma no decada, ainda ligada ao Esprito e que deve participar da vida terrestre at que o aspecto um tero humano esteja submetido ao princpio divino dentro dele, os dois teros de seu ser. Mas, diz a epopia, seu aspecto um tero humano o liga tambm ao destino dos homens, ao sofrimento e fraqueza, ao medo da morte, aos erros e cobia. Estes traos de carter completamente humanos o impulsionam a medir a magia que lhe confiada; e seus sditos sofrem com isto. por isso que eles pedem o auxlio dos deuses. Ento Aruru, a deusa-me cria com argila o personagem Enkidu, irmo gmeo ou imagem refletora de Gilgamesh, desti-

nada a complet-lo.

QUEM

ENKIDU, O

SER NATURAL?

O mito original fala somente da fidelidade a toda prova de Enkidu e no de sua origem. Ele aparece simplesmente como o gmeo de Gilgamesh e parte integrante de seu ser. tambm o que aparece nos cilindros que vieram depois. Nas variantes mais tardias da epopia, Enkidu chamado especialmente vida por Gilgamesh. Parece, ento, que ele personifica a parte terrestre de Gilgamesh que, durante sua expedio contra Humbaba, o aconselha graas ao saber que ele mesmo foi conquistando por experincia. Ele o que sustenta, o instrumento que cada pessoa deve ter um dia para fazer com que o homem imortal cresa dentro de si. Segundo as escavaes mais recentes, os poetas da epopia utilizaram fontes sumrias. Gilgamesh quer partir em expedio contra Humbaba e adquirir a glria. dito mais adiante que ele quer extirpar o mal, pois hediondo e obscuro Humbaba. somente abatendo o cedro terrvel que lana fascas que possvel chegar at onde Humbaba se encontra. neste lugar que o mal grassa e que preciso aniquilar o guardio do portal no corao da rvore. Se esclarecermos esta passagem utilizando a simbologia da senda libertadora, ento o cedro terrvel que lana fascas pode ser considerado como o fogo serpentino, onde a conscincia do antigo eu ainda dominante. Na verso sumria h uma cena digna de nota: Gilgamesh entra na casa de Humbaba: Ele vai-se aproximando como se quisesse dar-lhe um beijo e bate em sua face direita; ele no o fere gravemente, mas somente o arranha, entretanto Humbaba tocado seriamente. Seus dentes batem e suas mos tremem. Nas placas de argila do palcio de As-

surbanpal, pode-se ler que Gilgamesh lhe d um golpe mortal e o decapita. Uma verso mais tardia narra: Ele pegou seu machado com uma mo, sacou da espada de sua cintura e golpeou Humbaba no pescoo. Enkidu, seu amigo, golpeou-o tambm ao mesmo tempo e, no terceiro golpe, ele foi abatido (Theo Bauer, 1957, Chicago Oriental Institute, A2207). As duas verses descrevem o aniquilamento do aspecto terrestre. Enkidu exige que Humbaba seja morto porque sabe interiormente que somente o aniquilamento total deste adversrio a soluo.

Selo cilndrico de Ur (Museu do Iraque, em Bagd).

MORTE DE

ENKIDU

Depois da morte de Humbaba, o auxlio de Enkidu j no necessrio e ele morre. Em seu leito de morte, ele indica novamente a porta atravs da qual ele no pode passar enquanto for mortal, pois no foi ele quem abateu a rvore da vida terrestre e nem foi ele quem venceu Humbaba. Enkidu lamenta-se pelo fato de no ter tombado em combate: Eu no sou como aquele que morre em combate e entretanto jamais temi o campo de batalha! Ningum pode dizer que ele covarde: seus atos esto descritos detalhada7

mente na epopia. Enkidu talvez estivesse fazendo aluso a um outro combate que ele evitou. Ele louva aquele que perde seu ser terrestre em um combate como este porque somente assim que ele pode atravessar a porta como conhecedor. por isto que Enkidu exorta Gilgamesh: No temas este combate seno um dia ser muito tarde... O babilnico reconhecia Enkidu dentro dele mesmo. Ele observava o quanto ele e muitos outros encontravam-se involuntariamente em erro flagrante, como se seus atos irrefletidos tivessem provocado a maldade dos deuses. Ele achava temerrio medir-se com a mesma medida de Gilgamesh. Este ltimo pertence a uma outra esfera de vida. Apesar de lhe faltar a maturidade plena, ele j um mediador entre a sabedoria divina e aqueles que j entraram na fase da busca. Depois da morte de Enkidu, Gilgamesh fica novamente inquieto. Ele parte em busca de Uta-Napishtim, pois ele tem medo de morrer depois de ter sido confrontado com a morte, por ocasio da partida de Enkidu. Ele quer render-se, postando-se junto de seu ancestral que conquistou a vida eterna dos deuses, para lhe perguntar como conquist-la para seu aspecto um tero humano.

EM

BUSCA DE

UTA-NAPISHTIM

No decorrer de sua odissia, ele, o heri, teme os animais selvagens, seus pesadelos e seus medos. Apesar de tudo, ele continua sua senda, enquanto que todos os que cruzam com ele tentam desvi-lo de sua meta enumerando todas as dificuldades que o aguardam no caminho, mas tambm para fazer observaes desencorajadoras, do tipo: Nunca conseguirs! Shamash, o senhor do mundo, lhe atira

em rosto: Gilgamesh, aonde vais? A vida que buscas, nunca a encontrars! Nas placas de argila que ainda faltam certamente esto inscritas muitas outras provas, que o buscador no conhece muito bem. A mais perigosa aquela que intervm sob a forma de Siduri, aquela que verte um lquido para beber. Na verdade, trata-se da deusa da terra, Ishtar. Gilgamesh j encontrou-se com ela antes. Siduri lhe faz uma descrio bastante viva de todos os prazeres terrestres e convida para que ele venha com ela aproveitar de todas elas, pois: A vida dos homens assim. Mas Gilgamesh resiste tentao. O encontro com os escorpies-gigantes e suas tentativas para obstruir sua passagem mostra que Gilgamesh pode efetuar este caminho exclusivamente graas a sua perseverana e a sua origem. Depois de ter pedido passagem inmeras vezes aos escorpies-gigantes, cujo assombro terrvel, cuja viso provoca a morte, cujo brilho glacial encobre montanhas, um homem-escorpio o deixa passar, mas lhe diz: Durante doze horas a escurido cobrir as montanhas. Espessas sero as trevas privadas de toda a luz. Ento, Gilgamesh entra na montanha da terra escura e, depois de caminhar cento e vinte milhas, chega sebe e ao jardim dos deuses. A ele encontra Ur-Shanabi, o barqueiro que deve conduzi-lo para alm do oceano da morte. o auxlio e o companheiro enviado pelos deuses. A partir de seu conselho, Gilgamesh fabrica cento e vinte varas para

impulsionar o barco at este lado do oceano chamado de as guas da morte. Nenhuma gota destas guas envenenadas deve tocar sua mo, pois de outra forma ele estaria perdido.

QUEM

UTA-NAPISHTIM?

No incio da epopia dito: Ele contemplou o mistrio e em seguida manifestou o que estava oculto. Ele trouxe a notcia antes do dilvio. O dilvio surge em quase todos os mitos, em todos os povos e indica o fim de um perodo. Tudo engolido por ele e assim abre-se um novo processo de desenvolvimento. Uta-Napishtim um ser imortal que atravessou inmeros dilvios, e tambm o dilvio babilnico. Ele conta a Gilgamesh como se faz para participar da imortalidade: Desejo, Gilgamesh, revelar-te um segredo, o segredo que prprio dos deuses, que desejo revelar-te: se queres encontrar a vida que buscas, entrega-te ao repouso durante seis dias e sete noites! Estas palavras dirigem-se poro divina de Gilgamesh pois, quando o aspecto terrestre adormece (ou seja, quando ele se encontra totalmente em segundo plano), o iniciado pode cumprir o ritual. A esposa de Uta-Napishtim faz pes e os coloca perto da cabea de Gilgamesh. O primeiro po murcho, o segundo mais crescido, o terceiro ainda est mido, e quarto branco, o quinto tem uma casca queimada e o sexto est bem cozido. No stimo ... Uta-Napishtim toca Gilgamesh, que desperta em sobressalto. Os pes referem-se s fases de desenvolvimento de Gilgamesh que, como ainda um tero humano tem de ultra9

Gilgamesh abate a rvore de fogo (III Pentagrama).

CHRISTIAN ROSENKREUZ: O PROTTIPO DA AUTO-REALIZAO

Christian Rosenkreuz, em sua viagem, chega a um dado momento no ponto em que a alma-esprito se manifesta, quando a transfigurao se realiza, quando a nova conscincia onipresente faz com que C.R.C. entre no campo de vida da alma-vivente, ou seja, nos campos de conscincia que se elevam muito alm da conscincia tridimensional, onde esta conscincia no pode seguir C.R.C.. Este fato nos impede, por enquanto, de esclarecer muita coisa sobre o que se segue. Falaramos de estados que no so acessveis conscincia comum e para os quais no saberamos encontrar nenhum tipo de comparao em nosso mundo tridimensional. Cairamos em consideraes puramente intelectuais e tcnicas, que no vos diriam nada, que no serviriam para nada quanto a vosso processo de desenvolvimento interior, que rebaixariam o carter sublime das coisas sobre as quais estamos tratando e as violariam ainda mais. por isso que vos dizemos: Assim como os ltimos vus foram pouco a pouco sendo retirados diante de C.R.C., assim eles se erguero diante daqueles que seguirem o mesmo caminho que ele seguiu, a nica e verdadeira Senda de Iniciao de Jesus Cristo, com a mesma fidelidade, a mesma perseverana e a mesma abnegao. Para estes, todos os mistrios sero esclarecidos e eles tero acesso a todos os maravilhosos esplendores da inesgotvel Cmara do Tesouro, que Deus guarda como herana no corao de cada homem. Se no perderdes de vista este rico exemplo, o impulso puro e vivificante e a imagem de um bom fim que Christian Rosenkreuz nos oferece, ento comeareis e continuareis efetivamente vossa viagem rumo ao salo nupcial, com alegria e perseverana, enquanto que a certeza de uma sabedoria interior vos far pronunciar, ao longo deste poderoso e bendito caminho de experincia: Estou na senda! A viagem j comeou e ... j conheo seu fim, que certo: a volta Casa de meu Deus!

A histria de Gilgamesh aqui considerada do ponto de vista dos vrios processos de desenvolvimento que acontecem no microcosmo. Mas, em um plano mais vasto, a narrativa explica claramente inmeros processos do cosmo e do macrocosmo. pass-las para tornar-se um servidor de seu destino divino. Como homem, ele busca a imortalidade e como homem ele adormece. O que se eleva acima do sexto grau (aqui simbolizado pelo sexto po) o mundo superior, fechado ao estado humano. Esta fronteira no pode ser ultrapassada. por esta razo que o stimo po no pode e no deve ser assado e Uta-Napishtim deve despert-lo. Durante a iniciao, o divino desperta em Gilgamesh. por isso que Uta-Napishtim revela um segredo: Desejo, Gilgamesh, revelar-te um segredo: sim, a planta da vida esta a planta que desejo revelar-te! A raiz desta planta parece uma planta espinhosa e, como a roseira, seu espinho pica tua mo. Se te apossares desta planta, reconquistars tua juventude!

pele imediatamente? Por que Gilgamesh deixou que a sacola que continha a planta da vida casse, descuidadamente? Por que ele no comeu imediatamente esta planta? Por que ele queria lev-la at Uruk? A esto algumas indagaes que podem ser respondidas do ponto de vista esotrico. A serpente refere-se ao fogo serpentino. Esta coluna da conscincia deve ser nutrida pela planta da vida e a antiga pele deve cair, o que significa que preciso que nos desvencilhemos do mortal para atingir o imortal. O candidato deve pr fim s ltimas experincias terrestres, a sua animao terrestre, para dar lugar nova animao, orientada pela vida imortal. Ento Gilgamesh e Ur-Shanabi voltam a Uruk para que Gilgamesh possa transmitir sua sabedoria, seu conhecimento e oferecer seu auxlio a todos os habitantes de Uruk. A cidade de Uruk o microcosmo que agora j est recuperado e tornou-se apto a desenvolver sua misso no plano divino.

SERPENTE E A PLANTA DA VIDA

Gilgamesh ainda tem de passar por uma outra prova. Ele deve mergulhar profundamente na gua para apossar-se da planta da vida. Mas isto somente possvel se ele passar por todas as provas precedentes. Mesmo que seja por um curto instante, ele deve continuar no reino da Vida original para a encontrar a Vida e poder apanh-la. Quem esta serpente que encontra a planta da vida enquanto Gilgamesh est dormindo, e a devora, mudando de 11

...e eu descobri que nesta mesma noite haveria uma conjuno de planetas como no se observava h tempos. (Jan van Rijckenborgh, As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz, tomo II).

A TORRE

DE

BABEL

OU A

TORRE

DO

OLIMPO?

Costumamos falar sobre a Torre de Babel e a confuso de lnguas provocada por sua construo, mas no devemos esquecer-nos da Torre do Olimpo, onde foi restabelecida a unidade da linguagem.

As

A Torre do Olimpo se eleva sobre o antigo campo de vida (III. Pentagrama)

Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz descrevem como o candidato no caminho da nova vida chega Torre do Olimpo depois de um longo priplo. Esta torre o smbolo da senda interior que cada um ter o dever e a possibilidade de seguir um dia para que o princpio divino de seu ser volte para o Reino de Deus. Diz-se que a Babilnia estava totalmente voltada para os prazeres da vida terrestre. A Bblia d a entender que os homens quiseram construir uma torre que chegasse at o cu, o que faria com que se tornassem clebres. Portanto, a Torre de Babel o smbolo da nsia de poder sobre a matria, e a confuso de lnguas que se seguiu foi-se tornando pouco a pouco perceptvel a cada pessoa, atravs dos meios de comunicao. O homem moderno, formado por uma educao materialista, vangloria-se de basear-se exclusivamente em fatos. E, quando um acontecimento provoca emoo, os polticos esforam-se para mostrar como a oposio no pode controlar a situao! Claro, eles so racionalistas! O argumento de que eles se utilizam o de que a humanidade elevou-se ao nvel da razo divina! Aparentemente, foi este orgulho louco que se apoderou dos habitantes de Babel, quando eles decidiram construir sua torre de tijolos. Quando tomamos conhecimento a respeito do motivo de sua construo,

no nos assusta o fato de que esta torre jamais tenha sido terminada. fcil de compreender por que ela causou uma confuso de lnguas. Realmente, no terreno da matria, nenhum especialista est de acordo com outro. Dois arquitetos da mesma escola no tm as mesmas idias. Dois artistas podem representar a mesma idia de modo totalmente oposto e sair criticando um ao outro. Dois espiritualistas, a partir das mesmas bases, podem combater-se e perseguir-se utilizando golpes teolgicos. Dois mdicos que tenham a mesma formao podem prescrever a seus doentes tratamentos absolutamente contrrios. Assim, o mundo de hoje est cheio de contradies pelo fato de ter obtido tantos conhecimentos. Esta falta de unidade s vezes definida como uma caracterstica nica do homem. Se o resultado deste desenvolvimento egocntrico contribusse para a evoluo positiva da humanidade, esta caracterstica nica do homem seria aceitvel e ningum protestaria. Mas os protestos vo aumentando cada vez mais e mais fortes. Agora que as tcnicas modernas da comunicao podem tornar sbios todos os que assim o desejarem, um nmero cada vez maior de pessoas comea a pensar e descobre que o empenho materialista e sem rdeas dos habitantes de Babel no nem melhor nem pior do que o comportamento bem pensado daqueles que pensam. Os dois mostram a pobreza e a nudez do homem, esta criatura que se esqueceu de seu criador e que agora fica girando em crculos dentro de suas prprias trevas, para tentar sair delas. A questo que ele busca a sada fora de si mesmo, construindo torres de Babel, em uma evoluo sem fim que, 13

ao invs de conduzir at as portas da vida imortal, o faz recair muitas e muitas vezes. Os antigos gnsticos e os rosa-cruzes da Idade Mdia escolheram um outro caminho. A histria de Christian Rosenkreuz mostra, por exemplo (apesar de estar escrita em uma espcie de linguagem secreta, por causa da falta de liberdade da poca) que este caminho que leva elevao est presente dentro do prprio homem. Christian Rosenkreuz sobe os andares da Torre do Olimpo e triunfa sobre todos os obstculos e limitaes de sua personalidade terrestre. Ele se eleva por meio de um processo de renovao que pe fim grande confuso que existe dentro de si mesmo e nos outros, e lhe ensina novamente a falar a linguagem que d acesso a todos os coraes. A histria da Torre de Babel mostra o homem como um indivduo que, como

um ser nico, quer dominar-se a si mesmo e ao mundo. Da segue-se a queda de Babel. A Torre do Olimpo representa a histria do homem que, para servir a Deus e a seu prximo, abandona tudo o que ele acredita possuir e, por este processo, regenerado at em cada clula de seu ser. Ele sobe a Torre do Olimpo para libertar-se e libertar os demais. Vereis claramente que somente dentro desta Torre que possvel encontrar os valores eternos. Quem constata o jogo ftil da construo da Torre de Babel e j est farto da confuso das lnguas, parte em busca da verdadeira vida e da linguagem nica que d testemunho dela, e um dia chegar ilha em que se alteia a Torre do Olimpo. Ento, ele ser recebido com jbilo, como algum que voltou Casa de seu Pai.

14

DE BABEL

NOVA JERUSALM

Mesmo se considerarmos que a Bblia constituda por numerosas narrativas simblicas, no conseguiremos fazer uma aproximao adequada entre a antiga cidade de Babilnia, no Iraque, a Torre de Babel, a antiga Jerusalm, em Israel, e a Nova Jerusalm. Nem tampouco conseguiremos fazer saltar a nossos olhos que o Apocalipse ope a queda da Babilnia descida do cu da Nova Jerusalm.

da vida original e rejeitam tudo o que poderia lembr-la. Deste ponto de vista, a Babilnia simboliza a fora que mantm o homem prisioneiro da matria. No Apocalipse, 18:2, dito: Ela caiu, Babilnia, a grande! Ela tornou-se morada de demnios, um covil de toda espcie de espritos impuros...

A NOVA JERUSALM

Aqui, trata-se sobretudo da oposio


da antiga vida terrestre materialista e a nova vida, celeste e espiritual. O caminho da primeira simbolizado pela Torre de Babel e a cidade de Babilnia; o caminho da segunda claramente representado pela Nova Jerusalm, assim como a Torre do Olimpo representada nas Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz. Estas duas Torres so os smbolos de um estado de conscincia e do estado de vida que dele decorre. Elas indicam uma certa evoluo e um certo estado de ser do homem.

BABILNIA

JERUSALM

H trs ou quatro mil anos antes de Cristo, a Babilnia era uma cidade florescente e o centro da cultura sumria. A Bblia freqentemente a cita como exemplo e sua queda evocada no Apocalipse. Os habitantes desta cidade ligada a uma diretriz exclusivamente terrestre, levam uma boa vida. Eles perderam de vista a finalidade

Por outro lado, a Nova Jerusalm a cidade santa que desceu do cu, do lado de Deus, preparada como uma esposa que ornamentou-se para seu esposo (Apocalipse, 21:2). Estas cidades do a imagem da finalidade da vida humana. Babel e Babilnia simbolizam a nsia pelo poder terrestre, mas tambm o aprisionamento na matria, enquanto que a nova Jerusalm o smbolo do novo campo de vida, onde a alma pode reconquistar sua liberdade e elevar-se at seu Criador. Babilnia qualificada como prostituda, pois desviou-se de seu primeiro amor, seu esposo celeste, e deu-se ao prncipe deste mundo, enfeitiada por sua beleza e entregue ao jogo caprichoso dos desejos e prazeres. Estas cobias perptuas so a conseqncia do pecado original e a separao dos sexos obriga cada um a buscar a metade que lhe falta. Impulsionados por sua natureza terrestre, os seres humanos buscam esta metade que lhes falta fora deles, e tudo o que o mundo produz torna-se objeto de seu desejo. Assim, eles buscam satisfazer-se pelo amor e pelo dio, pela posse dos bens terrestres, pelo luxo e pela abundncia, sem esquecer sua busca pelo poder e a manipulao de seu prximo. Eles se abra15

am no amor e no dio, caem na armadilha do destino, da qual eles j no se podem desembaraar por causa de seu karma (a conseqncia de seus atos), que liga uns aos outros. Todos os desejos de valores elevados so abafados e, quando ele se julga suficientemente forte, logo vira objeto de zombaria. Quanto a isto, a antiga Jerusalm simboliza quase sempre a estrutura oposta, em que tudo est submetido a regras muito estritas.

APRISIONAMENTO ENTRE A

BABILNIA

E A ANTIGA

JERUSALM

A Babilnia e a antiga Jerusalm simbolizam os dois plos entre os quais vai e vem a vida terrestre. Estas duas cidades esto presentes ao mesmo tempo e se influenciam mutuamente. s vezes Babilnia que d o tom e tudo possvel; s vezes a antiga Jerusalm, com seus princpios rigorosos. A vida de desejos no-amestrados, assim como as idias formalistas, so aspectos do mundo da clera, diz Jacob Boehme, ao descrever a natureza mortal. Cada um, de acordo com certos aspectos de sua personalidade, pode pertencer Babilnia (estar ligado a outras pessoas em quem o aspecto babilnico dominante), ou a Jerusalm (e observa as leis). Assim, certo que existe um determinado processo de desenvolvimento que pode levar a Babilnia ou a Jerusalm, no decorrer do qual os desejos vo sendo pouco a pouco amestrados. Esta realizao passa como se fosse sucesso aos olhos do mundo, mas tambm liga terra, apesar da aparncia de um progresso natural. Entre Babilnia e a anti16

ga Jerusalm, a humanidade no pode sair do estado que lhe prprio. Todos os homens so prisioneiros de seus desejos e de seus pensamentos, dois princpios que pertencem ao prncipe deste mundo. A Bblia evoca em seguida a Nova Jerusalm como a cidade em que Deus enxugar dos olhos (dos homens) toda a lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Apocalipse, 21:4). Desta cidade vem o chamado incessante para a volta, mas o homem abafa este chamado dentro dele, at o dia em que, depois de vrias encarnaes de seu microcosmo, e depois de passar por inmeras experincias em perodos inimaginavelmente longos (tanto dentro quanto entre Babilnia e Jerusalm) descobre que o mundo ilusrio e sem sada. Neste momento, surge uma nova compreenso, e ele toma a deciso de se empenhar, tomando um outro caminho, para nunca mais se deixar guiar ou deter-se pelas condies que a existncia terrestre lhe impe.

CAMINHO DA LIBERTAO

INTERIOR INDIVIDUAL

Quando chegou a este ponto em seu processo de desenvolvimento, este homem encontra-se no comeo do caminho que leva a sua Belm pessoal, a sua Patmos pessoal. Belm simboliza o nascimento da nova vida, o momento em que se manifestam os primeiros sinais do despertar da alma imortal. Quando esta centelha de luz espiritual comea a brilhar no corao, todo o sistema polarizado pela nova fora vital,

a fora crstica universal. A entrada neste processo de renovao faz nascer um interesse pela vida totalmente diferente. A personalidade vai abandonando progressivamente seu gosto pelas coisas terrestres, pelas regras e pelo poder. Ela vai dando cada vez mais espao para o desenvolvimento da nova alma e a coloca no ponto de atingir a Nova Jerusalm, seu novo campo de vida. Ela rompe seus laos com os antigos e novos modelos culturais, sua maneira de falar, pensar e sentir habituais; ela ultrapassa e deixa para trs os limites simbolizados pela confuso das lnguas que se deu logo depois da construo da Torre de Babel. Nesta senda, o peregrino encontra muitos seres que conquistaram sua liberdade interior ou que a esto conquistando, e todos se sustentam no caminho de Belm a Patmos. Patmos representa um estado em que j no necessrio explorar os outros para compensar o que lhe faz falta. Todos os obstculos terrestres so abolidos. A metade perdida o companheiro espiritual reencontrada. Este o estado em que surge a Nova Jerusalm, que nos toca: o novo cu-terra abre suas portas e mostra alma imortal o caminho que se descortina diante dela. Esta nova vida est sempre a nosso alcance, assim como as diversas fases da libertao da alma, chamadas de Babel, Babilnia, a antiga e a nova Jerusalm, Belm e Patmos. A Nova Jerusalm o novo campo de vida para toda a humanidade, mas cada um deve, em primeiro lugar, encontrar pessoalmente o caminho de Belm a Patmos antes de poder entrar neste campo de vida. Todos os grupos que atingem esta meta liberam ao mesmo

tempo o caminho para aqueles que o seguem. Assim, todos os homens esto na senda para libertar-se das tentaes de Babel e de Babilnia, e para sair da cegueira da antiga Jerusalm, para finalmente poderem entrar na cidade santa que no tem necessidade do sol nem da lua para ilumin-la, pois a glria de Deus a ilumina ...(Apocalipse, 2123).

17

19

MURALHA DE

URUK

A cidade de Uruk situava-se no Sul da Babilnia, na margem esquerda do rio Eufrates, em uma regio que hoje faz parte do Iraque. Ela era considerada um dos centros da civilizao sumria entre 3500 e 2900 a.C. Na epopia de Gilgamesh, dito que a cidade-templo de Uruk era totalmente separada do mundo exterior obscuro e perigoso por uma muralha; e que a passava um caminho que o rei Gilgamesh deveria percorrer.

epopia comea relatando as circunstncias nas quais um novo dia de manifestao comea para a humanidade, depois da destruio de todos os seus bens pelo dilvio. Os homens devem, ento, recuperar o tempo de antes do dilvio e restabelecer a vida que fora aniquilada. Assim, ainda traado mais uma vez, diante dos olhos dos homens, o plano divino de salvao para o mundo e para a humanidade, e so claramente definidas as novas possibilidades de realizao deste plano. A fim de libertar os microcosmos da natureza da morte, a luz divina original oferece-se novamente humanidade errante, no incio de um novo perodo de civilizao. DOIS

CAMPOS DE VIDA

IRRECONCILIVEIS

A alma recupera a liberdade que lhe foi prometida ... (III. Pentagrama)

A epopia de Gilgamesh , sem dvida, infinitamente mais antiga do que as cidades da antiga Babilnia. No impossvel, portanto, que elementos conhecidos (como a famosa cidade de

Uruk) tenham sido escolhidos como smbolos a fim de tornar mais prxima a histria de Gilgamesh. Uruk pode ser considerada como smbolo do homem divino original, mas gravemente danificada. A narrativa conta a respeito do estado de riqueza de Uruk e do sinal sob o qual ela havia sido estabelecida: o templo de Ishtar, a deusa do amor e da bondade. Gilgamesh, o rei desta cidade, dois teros divino e um tero humano. Na doutrina esotrica, sabemos que, em sua origem, o homem era vivificado por trs ncleos divinos de vida. Em sua queda, um destes ncleos desapareceu e foi substitudo por um novo ncleo temporrio formado de matria, tendo em vista a recuperao do microcosmo. Na narrativa, este elemento de substituio simbolizado por Enkidu, personagem que habita Uruk em total unidade com Gilgamesh. Uma cidade como a de Uruk representa um microcosmo danificado, apesar de ser formado pela luz divina e, portanto, ser imortal. O poder libertador de uma estrutura como esta tambm , portanto, imperecvel, apesar do fato de ela renovar-se e adaptar-se s circunstncias nas quais o caminho da libertao interior deve ser percorrido. Neste sentido, a epopia de Gilgamesh e de Uruk sempre atual, mesmo se em nossa poca a humanidade precise dar um passo a mais. O mundo que vemos a nossa volta uma parte separada da criao. Em esoterismo, esta parte qualificada de dialtica, pois um mundo onde reinam as foras contrrias. Quando a humanidade deixou o Paraso e entrou na regio onde reina o espao e o tempo manifestaram-se foras contrrias do bem e do mal e a morte surgiu, a fim de 19

preservar o homem da cristalizao. Nesta regio, tambm chamada de ordem de socorro, o homem mortal vive separado de seu Criador. Em outras palavras, ele j no conhece sua origem. por esta razo que errado acreditar que o Criador criou uma muralha em torno de Uruk para expulsar o homem, ou mesmo que seria para proibi-lo de entrar no campo de vida da fora pura divina. Quem desejar seguir o caminho da nova vida, observar de tempos em tempos que os obstculos esto dentro de si mesmo: ele expulso pela muralha que ele prprio construiu. Esta muralha existe apenas onde a separao entre o mortal e o imortal no foi anulada. Na realidade, ela mostra simbolicamente a iluso da imortalidade terrestre. Portanto, a muralha de Uruk protege tanto a cidade quanto aquele que dela se aproxima. A luz protetora da Gnosis irradia da cidade-templo e toca o buscador para gui-lo at ela e fazer com que a entre, desde que ele abandone tudo o que pertence a seu ser mortal.

sete portas a todos os que esto preparados da forma exigida. Quem busca esta nova vida deve entrar na cidade, desde que deixe falar em si a mensagem eterna de antes do dilvio e se esforce para descobrir e colocar em prtica as leis sagradas. Como personalidade produto da natureza terrestre ningum pode entrar em uma cidade como Uruk, pois a muralha de seu prprio ser ergue-se diante dele como um obstculo intransponvel.

O TEMPLO

DO

JULGAMENTO

PROTEO

CONTRA

A NATUREZA TERRESTRE

Johann Valentin Andre descreve uma cidade de luz semelhante em Christianopolis e d as medidas simblicas que devem ser seguidas durante sua construo. No Apocalipse, captulo 21, Joo d a mesma imagem da Nova Jerusalm, o novo campo de vida no qual a alma que busca a imortalidade admitida depois de ter deixado para trs todos os seus aspectos terrestres. Assim, entre o mundo que desviou-se do plano divino (aqui chamado de Babel ou Babilnia) e o prprio plano divino ergue-se uma ponte representada pela Nova Jerusalm ou Christianopolis. Esta cidade nova afasta tudo o que mpio ou falsamente santo e abre suas 20

Todos os que buscam atravs dos sculos testemunham que o homem mortal deve fazer interiormente sua auto-entrega ao homem imortal. As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz do um bom exemplo disto. No terceiro dia de sua viagem, Christian Rosenkreuz passa pelo Templo do Julgamento, antes de dirigir-se ao salo nupcial. a parte da cidade-templo em que o candidato julgado apto para atravessar a fronteira entre a vida e a morte. Quem chegou at a colocado prova e deve mostrar suas verdadeiras intenes. A, pesa-se tudo o que possa assemelhar-se cultura da personalidade, a exerccios e experincias ocultistas e parece que estes bens so imprprios para estabelecer uma ligao duradoura com a Gnosis. O que se oculta por detrs da aparncia na vida cotidiana desmascarado no Templo do Julgamento. Sete foras, simbolizadas pelos sete pesos da balana, protegem o trabalho divino de salvao contra quem quer que seja que tenha escolhido o caminho por egosmo e no impulsionado pelo anelo do ncleo imortal dentro de seu corao.

PODER DO MAL

A muralha que cerca Uruk no serve somente de proteo contra os desejos impuros da personalidade. Cada um constri muralhas a sua volta a fim de se proteger contra as ameaas do mundo mortal que o rodeia. Desde o momento em que a humanidade comeou a afastar-se da natureza divina, ela colocou-se sob o domnio do fogo no-divino que a mantm distanciada do campo de vida divino. O prncipe deste mundo deve obrigatoriamente voltar-se contra o plano divino e colocar tudo em prtica para impedir a salvao das almas humanas. Ele coloca-se como adversrio do criador e como no est nele o poder criador, ele completamente dependente da sobrevida do campo de vida mortal. Na Epopia de Gilgamesh este mal representado por Humbaba: Seu rugido parece o troar do dilvio. Durante um certo perodo, seu poder vai crescendo e todas as possibilidades de libertao so aniquiladas, at que o limite seja atingido e que somente um novo perodo de manifestao possa trazer novas possibilidades. Sua boca escarra fogo e seu sopro mortal! Sua fora mantm a humanidade ligada roda do nascimento e da morte. Inmeras narrativas descrevem a possibilidade de atacar um campo de vida gnstico, mas no de venc-lo. Em Parsifal, o mal simbolizado por Klingsor, que tenta entrar na regio do castelo do Graal, mas logo enviado de volta para o Vale do Alm, de onde ele veio. Em A Flauta Mgica, a Rainha da Noite e suas amas tentam entrar no Templo, mas como esta ltima tentativa para opor-se vitria da luz fracassa, e como elas no conseguem retomar Pamina, elas tm que desaparecer.

Na introduo da Epopia de Gilgamesh a narrativa conta que o heri, no fim de sua viagem, fala do poder e da beleza de Uruk a seu companheiro, o barqueiro Ur-Shanabi: Sobe, Ur-Shanabi, e passeia sobre a muralha de Uruk, examina seus alicerces, olha que tijolos! V se no so de argila cozida, e se os alicerces no foram dispostos pelos sete sbios! No momento em que, na natureza mortal, constri-se um novo campo de vida imortal, a fim de auxiliar aqueles que buscam a verdade divina fazendo nascer sua alma imortal, um grupo humano arbitrrio no est apto a construir, certamente, um templo como este, e a res-

Runas da cidade de Uruk

CIDADE CONSTRUDA POR SETE SBIOS

21

ponder doutrina em toda a sua pureza. Para isto, preciso que, desde o incio, seja estabelecida uma ligao com os que os precederam no caminho. Afinal, juntos que eles podem evocar a nova fora libertadora e oferec-la a todos aqueles que querem trabalhar com ela. Gilgamesh, o rei de Uruk, o precursor do caminho. Ele chamado a esta tarefa e encontra a senda que leva at o sbio Uta-Napishtim com o qual ele estabelece a ligao com os predecessores. Por esta razo, ele no percorre sozinho o caminho de volta, mas ele acompanhado por Ur-Shanabi, o barqueiro.

os seres humanos querem impedir, a todo o preo, uma s coisa: o desaparecimento da vida centrada no eu! Para isto, cada um coloca em prtica todas as foras e todos os meios disponveis e constri muralhas de angstia, sem saber que so justamente eles que tornam impossvel a execuo do plano divino. Desde o momento em que o amor divino abre uma brecha em seu corao assim to cheio de barricadas, o processo da verdadeira franco-maonaria pode comear e as muralhas tornam-se runas, abrindo o caminho que conduz cidade-templo e dando a possibilidade de explor-la.

ABERTURA DO CAMINHO

PELA FRANCO-MAONARIA

Cada peregrino a caminho de Uruk era experimentado quanto a sua motivao antes de poder ultrapassar a muralha assim como o buscador srio, em nossos dias, pois aquele que quer entrar na cidade da luz tambm deve estar preparado para tornar-se uma pedra de construo e um guardio da luz. Ele somente poder proteger a cidade se sua motivao for pura e se ele no estiver seguindo nenhum objetivo pessoal. com esta disposio que ele torna possvel entrar e contribuir para sua libertao e de seu prximo. Isto exige uma reviravolta total do ser, uma mudana de comportamento que inclui todos os aspectos da personalidade. Compreenso e desejo so insuficientes, se no forem acompanhados por uma vida pura baseada em um direcionamento totalmente novo. De acordo com sua natureza, a maior parte dos homens constituda por construtores ativos. Eles constrem muralhas em todos os aspectos da matria grosseira ou sutil: muralhas terrestres, fronteiras, muralhas mentais coletivas que os separam, em cls inimigas e muralhas individuais para se protegerem das influncias destruidoras, pois todos 22

Para esta reconstituio, o pintor Ferguson baseou-se em descobertas arqueolgicas de seu tempo (sculo XIX, British Museum, Londres).

BABEL, BABILNIA

E A ARTE DA CONSTRUO

A histria de Babel a histria de um projeto ambicioso: a construo de uma torre que vai at o cu. O resultado foi um caos indescritvel. A torre jamais foi terminada, pois os construtores acabaram presos em uma armadilha da confuso de lnguas, confuso que espalhou-se rapidamente por toda a populao e por fim por toda a humanidade.

Na

antigidade, entretanto, muitas construes tiveram um outro efeito completamente diferente sobre o meio ambiente, e este efeito ainda perdura. As pirmides do Egito, por exemplo, tm uma irradiao que ainda no foi explicada completamente e no deixam de atrair pesquisadores e sbios. Qual seria a diferena entre as pirmides e a Torre de Babel? A construo dos monumentos mundanos o fruto do pensamento humano, mas os monumentos sagrados no melhor dos casos esto ligados aos

mais elevados Mistrios. Na criao, a vontade do Pai transmitida pelo Filho e realizada por uma construo concreta graas ao Esprito Santo. assim que foi estabelecido o campo de vida original da humanidade pelos construtores inspirados por Deus, como uma expresso perfeita da unidade do Esprito Santo e suas criaturas. A humanidade que havia participado desta unidade pertencia, portanto, ao mesmo tempo ao batalho de construtores que falavam todos a mesma linguagem, a linguagem do Esprito Santo. Nesta linguagem, todos os pensamentos criam vida, cada palavra faz surgir criaturas sintonizadas com o plano divino, cada som emitido combina os tomos da substncia primordial para criar novos mundos. Em nossa natureza perdida ainda possvel perceber muito desta sabedoria e desta fora incompreensveis do plano de criao divino. So os construtores divinos que edificaram a ordem de socorro em que vivemos e que lhe deram esta beleza indescritvel que inspira ao homem o anelo por Deus.

do, nem aos outros. E por qu?

CONSTRUIR

PELO

ESPRITO

Muralha da cidade de Babilnia antes da restaurao.

Reconstituio de uma casa na Babilnia.

Em contrapartida, em segundo plano grassam, tanto hoje como no passado, uma confuso, uma crueldade e um instinto de destruio incompreensveis. Esta ordem de socorro constitui, por um lado, uma ponte entre as trevas e a luz, uma escola de aprendizagem misericordiosa para a humanidade; por outro lado, um inferno de sofrimento criado e mantido pelo homem. Afinal, a humanidade dialtica perdeu sua qualidade divina quando rebelou-se contra seu Criador e recusou sua misso. Entretanto, ela era dotada de um poder criador capaz de ensinar-lhe as lies da vida. Submetidos a este poder, os homens so forados a construir, mas eles j no falam a linguagem dos construtores originais que cumpriam uma misso divina. Eles se deixam guiar por idias confusas e constrem mundos ilusrios onde sua fala continua aprisionada, impotente na incessante batalha entre teses e antteses. Eles so, e ns somos juntos com eles, os filhos de Babel e Babilnia, os construtores cados de suas imensas torres terrestres e que no compreendem mais nem a si mesmos, nem ao mun24

Uma construo pura no sentindo do plano divino apenas se realiza quando o Esprito pode manifestar-se pela alma na matria. O Esprito liga-se matria e a transforma a fim de lhe dar a possibilidade de atingir uma outra finalidade. Hermes Trismegisto diz que a razo transforma o que desprovido de razo. Certas pirmides egpcias so realizaes materiais desta arte da construo. Seu alicerce est solidamente ancorado na terra e seu cume atinge os mundos imateriais, espirituais, de onde descem as foras divinas libertadoras at a base. Na Europa, na Idade Mdia, certas catedrais gticas foram a expresso desta arte espiritual de construo.

EVOLUO SERIA UMA IDIA ILUSRIA?

Os homens quiseram dar-se um nome, segundo a expresso da Bblia, e utilizar a matria a fim de elevar-se at seu Deus e tornarem-se eles prprios deuses; mas eles omitiram o fato de que aqueles que podem voltar fonte original na realidade esto sem rumo. Aqueles que j no possuem o Esprito no podem tornar-se Esprito. Babel, Babilnia foram construdas por homens terrestres, constitudas de matria terrestre. Ora, como diz Lao-Ts, o homem quando muito a lmpada que guarda em si a luz mas no a prpria luz. por esta razo que ele deve esvaziar-se de tudo o que acumulou em si para que o fogo, a luz, possa manifestar-se dentro dele. Enquanto ele negligenciar este princpio, ele somente poder construir vento. Sim, ele obrigado a continuar dentro dos limites da cultura que define a expres-

so : Tudo passageiro! Os construtores de Babel, de Babilnia e os resultados de suas aspiraes deram corpo grande iluso de que a matria tem a capacidade de evoluir at tornar-se Esprito. Prisioneiros desta iluso, eles no abandonam jamais o que decidiram; ento eles devem seguir o caminho das experincias amargas, o caminho do extravio e da destruio, at o dia em que o fogo que os habita seja liberado da iluso. Babilnia e Babel esto por toda a parte. Toda a cultura constri sua prpria Babilnia e suas torres de Babel se erguem to logo tome forma a grande iluso de que o homem mortal tem a possibilidade de alcanar a eternidade divina mediante suas capacidades e mtodos perecveis: torres de pedra, de

A CONSTRUO DA MORADA SANCTI SPIRITUS

Os autnticos rosa-cruzes aspiram ao restabelecimento da verdadeira arte da construo. No meio da Babilnia moderna, eles se esforam com muitos outros buscadores srios de Deus em manter bem aberta a porta de acesso morada espiritual da humanidade. Eles tambm exploram as novas sendas para prestar seu auxlio l onde possvel e oferecer a todos os que o desejam seus tesouros espirituais. Gratuitamente!

prata e de ouro; torres religiosas e filosficas; torres de poder, de humanitarismo e de iluso. Elas se tornaro runa pedra por pedra, seus construtores sero lanados por terra, e sua queda ser to dolorosa e profunda quanto sua grande altura.

25

A TORRE

DE

BABEL

(GNESE, CAPTULO 11)

1. Em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma s maneira de falar. 2. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma plancie na terra de Sinear; e habitaram ali. 3. E disseram uns aos outros: Vinde, faamos tijolos, e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. 4. Disseram: Vinde, edifiquemos para ns uma cidade e uma torre cujo topo chegue at os cus, e tornemos clebre o nosso nome, para que no sejamos espalhados por toda a terra. 5. Ento desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 6. e disse: Eis que o povo um, e todos tm uma mesma linguagem. Isto o comeo; agora no haver restrio para tudo que intentam fazer. 7. Vinde, desamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um no entenda a linguagem de outro. 8. Destarte o Senhor os dispersou dali pela superfcie da terra; e cessaram de edificar a cidade. 9. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali os dispersou o Senhor por toda a superfcie dela. Quanto opinio de alguns cabalistas segundo a qual existia na antigidade uma s cincia e uma s linguagem, ela tambm a nossa e completamente verdica. Mas evidente que preciso acrescentar que, depois da submerso da Atlntida, esta cincia e esta linguagem sempre foram esotricas. O mito da Torre de Babel est relacionado a este segredo que era obrigatoriamente bem guardado. Os homens decados pelo pecado original j no foram considera26

dos dignos o bastante para receber tal conhecimento, e este foi reservado a um pequeno nmero, ao invs de ser geral. Como as geraes seguintes foram pouco a pouco privadas da linguagem dos Mistrios, todos os povos sem exceo foram limitadas linguagem de sua sabedoria particular; eles esqueceram-se da linguagem da sabedoria original e acharam que o Senhor, um dos mais importantes senhores ou hierofantes dos Mistrios de Javeh Elohim, havia confundido a linguagem de toda a terra a fim de que os homens que haviam pecado j no pudessem ser compreendidos uns pelos outros. Entretanto, sempre houve iniciados em todos os pases.
(A Doutrina Secreta, Helena Petrovna Blavatsky)

UMA

S LINGUAGEM E AS MESMAS PALAVRAS...

No princpio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princpio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e nada do que foi feito foi feito sem ele (Joo, 1: 1-3).

A criao comea com o Verbo divino


todo-poderoso. Pelo Verbo, a palavra falada, Deus transforma suas idia em manifestao. Esta fora original fundamental mgica faz nascer as criaes divinas. O ato original criador da vida que est na base de toda e qualquer manifestao a emisso do Verbo: Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu (Salmos, 33:9).

lhando cada vez mais profundamente; depois da confuso das linguagens de Babel, a maioria dos humanos no conseguiu guardar mais do que uma lembrana deformada da linguagem original. De acordo com as condies de vida de uma parcela da humanidade, os meios de expresso foram-se desenvolvendo com o auxlio de rudos, sons e vibraes emitidos pela laringe.

COMUNICAO

SEM COMPREENSO

A CONFUSO

DAS LINGUAGENS

Quando o homem ainda estava ligado causa primeira, e portanto era uno com seu Criador, ele tambm participava desta fora. dito na Bblia: Toda a terra tinha uma s linguagem e um s idioma (Gnese, 11:1). Mas, pelo egocentrismo e pela presuno, os homens quiseram tornar clebre o nosso nome e eles disseram entre si: Vinde, edifiquemos para ns uma cidade e uma torre cujo topo chegue at os cus... A Bblia conta ento como a humanidade, que estava cega, foi separada do campo de vida divino e perdeu sua linguagem nica, a Palavra viva de Deus. No houve mais unidade de conscincia porque a humanidade foi sintonizando progressivamente com as leis do mundo dialtico, no qual ela foi mergu-

No mundo de hoje muitos povos e raas tm sua prpria linguagem. De acordo com um estudo cientfico, existem cerca de 4.000 linguagens: uma profusa confuso que realmente no favorece a compreenso entre os povos. Alm disso, o crescente individualismo torna a compreenso mtua mais difcil ainda. Portanto, no de se espantar que a comunicao seja a palavra-chave do mundo moderno. Um dilvio de palavras derrama-se diariamente sobre a humanidade pelo rdio, pela televiso e pela imprensa. Telefonamos e passamos fax, trocamos informaes atravs das redes bancrias de dados, e cada um pode participar de grupos de estudos e debates. Mas parece que todos estes esforos de comunicao s fazem com que nos isolemos mais ainda uns dos outros. Apesar de muitos de ns conseguir falar diferentes linguagens, h cada vez menos compreenso e nunca falamos no mesmo nvel. A comunicao moderna no consegue lanar uma ponte entre os coraes, esta ponte que o alicerce da verdadeira compreenso. A alma consciente, que recebe a compreenso 27

da Gnosis, a fora divina, est perdida. Se a conscincia da alma congelada j no sente nada da linguagem original divina que une, e portanto d segurana, e se ela somente pode utilizar a linguagem dialtica, fria e limitada, ns apenas falamos por falar. Ento, estamo-nos atordoando uns aos outros com chaves, e debaixo de uma avalanche de sons ensurdecedores nos esforamos para urrar, expressando nosso doloroso sentimento de solido e para no escutar as reprimendas de nosso corao. Esta linguagem j no durvel e jamais poder expressar a verdade. Hoje reina a confuso, assim como as discusses sem fim, cada vez mais tentativas de ultrapassar a separao bsica, e, para completar, resta apenas um desejo de reaproximao total. Presumimos a existncia da Unidade e isto sempre estimulou a busca da linguagem original. assim que quase todos os homens buscam a possibilidade de sair da priso na qual vivem separados uns dos outros, para conseguir realmente comunicar-se entre si.

LINGUAGEM UM PODER CRIADOR

A linguagem no serve somente para comunicar, mas tambm para expressar a vontade. Afinal, por mais que o poder da palavra tenha perdido suas razes, a palavra falada e escrita continua carregada de fora. A Doutrina Universal diz que, em um passado remoto, uma parte da fora criadora dirigida para baixo foi orientada para o alto para desenvolver o crebro e a laringe. Os rgos genitais e a laringe tm a mesma fonte. Neste sentido, a palavra uma expresso do poder de reproduo, e portanto ela altamente criadora. Geralmente a magia considerada uma arte secreta que utiliza as foras supra-sensoriais. A magia baseia-se principalmente na palavra. O chakra da garganta emite uma certa vibrao em que os estados de alma desempenham 28

um papel importante, assim como o pensamento e sua expresso por meio da voz. O efeito da palavra mgica finalmente determinado pela motivao do mgico e pelas foras de seu campo de respirao e do campo de respirao do receptor. Portanto, no apenas o tom que determina o efeito desejado. A vontade do homem mgica. Ela atrai as foras do ambiente e as manipula antes de envi-las novamente. um contnuo processo de criao, no qual o homem constri sem descanso com seus pensamentos, seus sentimentos e suas palavras, geralmente apenas para dar provas de si mesmo. Se ele vive em interao com as leis da natureza mortal, sua construo tambm mortal. Porm, se ele vive e age de acordo com as exigncias do plano divino, ele pode fazer surgir a alma imortal. Mesmo mantendo-se afastado de toda e qualquer magia exercida conscientemente, ele sempre estar agindo magicamente. Jan van Rijckenborgh, autor da Gnosis Chinesa (Rozekruis Pers, Haarlem, 1992, p. 243), escreve: Quando inspirais, a matria astral penetra em vossa cabea atravs de vosso campo de respirao e vos impulsiona a uma determinada atividade mental. Quando expirais, vossa voz ressoa e, pela palavra, concretizais a imagem, a fora, a vibrao trazidas pela substncia da respirao, e deste modo transmutais os valores astrais em realidade vivente, ativa e mgica. Falar , portanto, uma atividade criadora e isto acontece graas expirao. O mental, e portanto o astral, tornam-se perceptveis graas expiraco, quando a laringe expulsa o prana em todos os nveis sutis de seus diversos estados vibratrios que correspondem s representaes mentais que ele veicula. Assim o prana transforma-se em sons. Vogais e consoantes compem imagens sonoras em caracteres mgicos.

Todas estas imagens sonoras tm como regio de origem o astral. Esta regio, por meio da magia da fala evocada, vivificada, liberada, dinamizada. Esta atividade, esta magia, naturalmente tem efeitos, conseqncias diretas, conseqncias muitas vezes salvadoras e libertadoras, mas muitas vezes aprisionadoras e muito perigosas, tanto para aquele que fala como para aquele que ouve. Assim, fica claramente demonstrado que importante deixar de falar descontroladamente, pois uma palavra pincelada com crtica, inveja, cime, dio ou egosmo sempre um veneno mortal, tanto para quem a pronuncia como para aquele que a escuta. Mas, ao mesmo tempo, as possibilidades oferecidas pela fala manifestam-se quando ela animada pelo princpio central imortal do ser humano. Assim, a palavra pronunciada capaz de transmitir alguma coisa da fora imortal de um homem a outro.

NOME QUE NO PODE

SER PRONUNCIADO

O Verbo vivente no pode ser pronunciado por algum que ainda est profundamente enraizado no mundo das foras contrrias. O nome do Criador no pode ser pronunciado e escapa ao poder de expresso do homem dialtico. Lao-Ts diz, no captulo I do Tao Te King: Se Tao pudesse ser definido, ele no seria Tao eterno. O nome que pode ser expressado no o nome eterno. O Verbo vivente a vibrao divina que, atravessando o cosmo inteiro, d vida a tudo. Esta Palavra chamada na Doutrina Universal de o nome misterioso de Deus, composto por seis ou sete letras. a designao da santa fora stupla, das sete foras gnsticas por meio das quais pode ser realizada a santificao do homem que volta para Deus. O nome de Deus a prpria Gnosis, o prprio Deus. Com estes sete raios, tudo pode ser realizado (Jan van Rijckenborgh em A Gnosis em sua atual manifestao, Lectorium Rosicrucianum, 1984, 1 edio). Quem aprende novamente a compreender o nome de Deus e comea a pronunci-lo com a inteno original, faz com que dentro de si termine a confuso das linguagens. E h de ser que 29

A Nova Era mostra a moderna Torre de Babel sob seu verdadeiro aspecto (III Pentagrama).

todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo (Joel, 2: 32). Esta invocao no tem nada a ver com a atividade da laringe, mas uma redescoberta de nosso nome, que est inscrito no Livro da Vida.

guas de fogo e para receber sua sabedoria e seu amor. Quem abandona tudo o que o liga terra est pronto para a nova vida.

CHAVE DA IMORTALIDADE

Quem consegue restabelecer a unidade com a centelha divina dentro de seu ser e quer, portanto, aprender a agir de acordo com a vontade divina; quem pode fazer crescer esta nova conscincia, haver de transformar-se e transfigurar-se, clula por clula. E este processo de regenerao liberar um novo som, vibrante e em perfeita harmonia com os sete sons csmicos. Assim haver de crescer o poder, permitindo que a alma pronuncie novamente o Verbo divino. Os Atos dos Apstolos, captulo 2, versculos de 1 a 4, fazem uma descrio deste estado sublime de ser: No Dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do cu um rudo como que de um vento impetuoso e encheu toda a casa em que estavam sentados. E lhes apareceram umas lnguas como que de fogo, que se distribuam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Santo Esprito, e comearam a falar em outras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que falassem. As lnguas simbolizam a fora de fogo da Gnosis. Quem est preenchido com este fogo fala uma linguagem inspirada pelo Esprito. Quem quiser receber novamente esta linguagem perfeita deve preparar todo o seu ser para poder suportar estas ln30

CONHECIMENTO

DOS ASTROS, DE SEUS

MOVIMENTOS E INFLUNCIAS

A cincia que trata da atividade dos astros muito antiga. A diviso do cu em doze foras que governam o universo j era conhecida dos sumrios, dos assrios e dos caldeus. Esta cincia servia, entre outras coisas, para magos e sacerdotes aconselharem seus reis. Os doze signos do zodaco talhados na pedra e todo o tipo de representaes e ornamentos testemunham a necessidade de observar o cu e de a ler a vontade dos deuses e o destino dos povos.

nhao astrolgica florescia entre o povo, exatamente como hoje.

IMPORTNCIA DA HORA E DO

LUGAR DE NASCIMENTO

No

tempo da Babilnia, os planetas eram considerados as moradas dos deuses. O deus supremo, Marduk, morava em Jpiter; a deusa Ishtar, em Vnus; Nergal vinha de Marte e Ninurta est ligado a Saturno. Os deuses que, de acordo com suas aes sobre os homens, eram amados ou temidos por eles, exerciam sua influncia a partir dos corpos celestes onde moravam. Por meio da astrologia, os sacerdotes esforavam-se para impedir estas influncias, ou faz-las crescer. Eles estudavam os movimentos dos corpos celestes e suas mtuas relaes, interpretavam suas aes e da tiravam suas profecias. A arte da profecia constituiu, desde o incio, um aspecto essencial da astrologia. Inmeras figuras do zodaco ocidental provm das mitologias mesopotmica, grega e egpcia. A cincia astrolgica dos babilnicos espalhou-se sobre quase todo o Oriente Mdio, a ndia, o Egito e a Grcia. Reservada inicialmente aos sacerdotes e magos, ela logo ficou acessvel aos profanos. Na antiga Roma, a adivi-

Admite-se que na Grcia que foi estabelecido o primeiro horscopo de nascimento. Um horscopo a imagem do cu na hora do nascimento. Graas a ele, o astrlogo esfora-se por determinar e explicar o destino ou o carter de um ser humano como se ele fosse uma projeo de foras ativas do universo. A personalidade , ento, encarada como a imagem reflexa do firmamento: a representao exata da situao dos astros no momento em que a vida comea. Um sistema como este, que se apoiava somente nos astros mortais ou seja, os astros que pertencem esfera dialtica somente interessa matria mortal. Somente as influncias do cosmo dialtico so, portanto, registradas: e sobre esta base que o futuro previsto. Como estas consideraes sobre o homem no levam em conta nenhuma das foras ou irradiaes que emanam da vida imortal, este tipo de previso sempre especulativo e muito parcial.

SERIA

UM MODO DE CHEGAR

AO AUTOCONHECIMENTO?

Claro que possvel obter, desta maneira, alguns esclarecimentos que dizem respeito estrutura da personalidade. Mas, se compararmos este mtodo a um iceberg, ele daria apenas o conhecimento da parte que est na superfcie. O verdadeiro autoconhecimento no se 31

Marco da fronteira de Babilnica, 1120 a.C., com uma figura do zodaco. (British Museum, Londres)

ensina, mas vai sendo adquirido pouco a pouco, graas a um processo no qual a vida o mestre e a conscincia, o aluno. As experincias que da resultam levam at os recantos mais obscuros do ser e levam mais longe ainda que o conhecimento obtido pelo tema astrolgico de um s momento. Todos os homens tm regularmente a ocasio de receber golpes do destino confrontaes, doenas e problemas interiores assim como lies que a vida vai-lhe dando. Assim, cada um recebe oportunidades de adquirir compreenso: oportunidades que so dadas a todos os homens. A personalidade comea reagindo e reforando a couraa por detrs da qual ela busca proteger-se. Seguir e experimentar este processo eqivale a vivenciar

uma ruptura to profunda que a couraa acaba por romper-se, e a conscincia j no pode dissimular-se, constrangida a realizar a escolha definitiva. Se esta escolha for direcionada para um restabelecimento da ligao rompida com o Criador, o desejo d acesso vida ilimitada, imortal, eterna. Neste sentido, a astrologia pode fazer com que a pessoa d um pequeno passo rumo ao bem superior. Mas o buscador ignorante geralmente considera o to limitado conhecimento da astrologia como a nica e grande verdade! por isso que se segue a advertncia, bem oportuna: o conhecimento astrolgico colocado em prtica com ignorncia pode reforar a tendncia materialista da qual a pessoa gostaria de livrar-se. A astrologia tem exercido, desde a antigidade, uma grande atrao sobre aqueles que buscam sua origem. Entretanto, esta atrao tambm pode bloquear a porta da libertao interior. No que diz respeito verdadeira vida imortal, esta antiga cincia incapaz de ajudar verdadeiramente os homens de nosso tempo a seguir em frente, pois ela utiliza exatamente as foras que eles devem abandonar para tornar-se verdadeiramente livres interiormente.

ONDE

EST A PORTA DO

NOVO MUNDO?

A existncia perecvel um reflexo deformado da vida imutvel. Nos escritos antigos, a astrologia tambm chamada de o conhecimento da luz e da origem da vida, referindo-se a uma cincia que tratava das irradiaes e das influncias que no se limitam natureza mortal. Esta sabedoria divina oculta em todos os seres humanos torna a todos capazes de resolver a confuso das lnguas que aconteceu em Babel. Por esta razo, no necessrio decifrar os signos astrolgicos e suas combinaes, pois a Palavra divina a mesma para todos. 32

Jan van Rijckenborgh descreve em Dei Gloria Intacta como o sol espiritual central serve-se das atividades planetrias para salvar a humanidade decada no sistema solar exterior. O Criador fala a sua criatura na lngua dos astros, que no so astros perecveis que podemos contemplar, mas focos de irradiao do universo inviolado que despertam e provocam a atividade do princpio fundamental do homem: a rosa-do-corao. Esta sabedoria original faz com que o buscador possa entrever a atividade espiritual de cada planeta do sistema solar original.

FORA TRPLICE DOS

PLANETAS

DOS

MISTRIOS

Em nossa poca, o impulso divino diretamente transmitido pela atividade espiritual dos Planetas dos Mistrios: Urano, Netuno e Pluto. No incio da Era de Aqurio, estes planetas provocam mudanas essenciais nos seres humanos; se eles no estivessem preparados para a nova era, seus sistemas estariam arriscados a serem atacados e gravemente danificados. A ao destes planetas deve torn-los capazes de compreender o chamado da alma divina original. Urano age sobre o corao, lanando-o na inquietude e liberando-o das antigas normas e tradies que foram perdendo a fora. A atividade espiritual de Netuno toca o poder mental e o dispe a compreender o toque divino no corao. Um corao renovado e purificado pode liberar a alma prisioneira e prepar-la para receber a sabedoria divina. Ela v como pode ser salva e como esta salvao ir influenciar a libertao de muitas outras almas humanas escravizadas. O campo de irradiao de Pluto d a fora necessria para percorrer o caminho da libertao interior atravs de todos os obstculos. Pluto a fora da realizao. Suas energias espirituais tor-

nam cada pessoa capaz de adotar um comportamento totalmente novo, capaz de fazer nascer interiormente a fora crstica e fazer crescer a nova alma imortal. Graas a Pluto, a fora do Esprito Santo pode desenvolver-se em um ser de tal modo que ele consiga renovar o corpo, a alma e o Esprito, pois um estado de ser totalmente novo que d acesso natureza original. Entretanto, esta trplice irradiao espiritual no compreendida nem utilizada para atingir a meta qual ela destinada, e age em sentido inverso. A Era de Aqurio pe fim a um antigo processo de desenvolvimento, e para a maioria a cultura da personalidade atinge seu ponto final. Com a ajuda da fora crstica, o homem pode agora acabar com a priso que ele mesmo construiu ou ento prender-se mais fortemente ainda matria. NEUTRALIZAO
DO HORSCOPO DO PODER

Astrolbio assrio do sculo VII a.C. (British Museum Londres).

A base da renovao fundamental para o qual todos os seres humanos so chamados a rosa-do-corao, o sol 33

divino que est no centro do microcosmo. Este sol o eixo oculto da roda da verdadeira vida na correnteza do tempo; o Dcimo-Terceiro Eo que transcende os doze ees da natureza, o princpio de eternidade que est no corao de todos os seres humanos. Este Dcimo-Terceiro Eo no somente escapa a toda e qualquer influncia e a todo e qualquer clculo astrolgico como tambm tem o poder de aniquilar as foras dialticas fundamentais, os deuses do stimo domnio csmico. Os horscopos que tratam da existncia que est em constante transformao j no funcionam e o morador do microcosmo libertado desta priso. A teia de aranha das foras que vm do passado pode assim ser rasgada e o homem empenha-se no processo de renovao e consegue contemplar o Reino de Deus. Um momento como este no poderia ser atingido por prticas astrolgicas.

Aquele que abre sua cabea e seu corao e aspira fora csmica libertadora de Cristo, esta nova fora to antiga, ter o poder de vencer a lei de seu karma astrolgico.

Problema de matemtica em uma placa de argila (Museu de Bagd, no Iraque).

EUFORIA PELO PROGRESSO E PELA TCNICA

A histria da construo da Torre de Babel, que d um exemplo caracterstico de uma ao tomada pela humanidade fora do plano divino, o que provocou sua queda, to atual hoje em dia como j foi antigamente.

desempenha um papel importante, pois ele capaz de estabelecer contatos com o mundo inteiro em poucos segundos e tambm fornece uma quantidade incalculvel de informaes.

PROGRESSO AINDA
PALAVRA MGICA

UMA

Quem que nunca pensou na Torre de


Babel, mesmo involuntariamente, ao ver os arranha-cus de Nova Iorque ou as torres vertiginosas das grandes cidades modernas? Assim como nos sculos passados, o homem sempre deseja elevar-se, cada vez mais alto. As paredes de vidro dos prdios altssimos dos bancos reluzem no cu das grandes cidades. Estas construes fazem pensar, s vezes, naquela torres que os patrcios da Idade Mdia fizeram construir em San Gimignano, na Toscana, para mostrar seu poder e sua soberania. Mas no so somente estas construes que evocam a Torre de Babel. Os engenheiros enviaram sondas a Marte e a Vnus e tiraram fotos ampliadas do planeta Jpiter e de Saturno. H outras razes alm das cientficas para estas exploraes. A descoberta das duas Amricas, por exemplo, foi, entre outras, o resultado de novas rotas para as ndias; assim como a vontade de fazer do cristianismo um poder poltico! A cincia aeroespacial moderna mostra que a humanidade prepara-se no somente para descobrir os segredos do cu, mas tambm para submeter-se este domnio. O tema Torre de Babel sempre ser muito atual. A vida na sociedade moderna industrializada mostra que a humanidade procura sempre progredir cada vez mais. Neste sentido, o computador A palavra progresso, que geralmente tem uma conotao positiva, expressa o desejo de igualar-se a Deus ou de pelo menos fundar um reino paradisaco na terra. Na primavera, quem sai para passear sente prazer em constatar a renovao da natureza e o campons fica feliz em ver a nova vitalidade que lhe promete uma rica colheita. Os pais ficam orgulhosos em ver seus filhos crescerem e desenvolverem-se bem, e os polticos sentem-se livres de muitas preocupaes quando a economia est florescente. Mas, onde o crescimento material a base de todas as atividades e considerado como um princpio nobre, o orgulho entra em cena. O atual desenvolvimento econmico mostra claramente que um crescimento estimulado e mantido artificialmente custa bem caro. O progresso econmico depende estritamente das fontes de energia natural. Mas tambm neste caso h limites, quando a tcnica no sempre suficiente e quando a explorao exige pesados investimentos. Com a energia nuclear, a relao entre custo e benefcio parece ser satisfatria, mas a eliminao do lixo atmico e dos produtos secundrios ainda um problema no resolvido. Quando o homem intervm na natureza em seu prprio proveito, ele perturba o equilbrio frgil que deve existir entre crescimento, florescimento e morte. 35

PERTURBAO

DO

EQUILBRIO NATURAL

Por equilbrio natural, entende-se que tudo o que evolui e desaparece, tudo o que cresce, floresce e morre sobre a terra, mantm-se em equilbrio. Se o homem intervm deliberadamente na economia da natureza sem se dar conta de suas leis, ele provoca catstrofes para si mesmo e para os da sua espcie. Os lixos das grandes e pequenas empresas principalmente aquelas que exploram a energia nuclear mudam este equilbrio. E a natureza somente consegue restabelec-lo com um esforo cada vez maior e perdendo cada vez mais sua fora vital. Alm disso, h o aumento da poluio (tanto por matrias radioativas como por produtos qumicos no-degradveis), que nociva para todos os seres vivos. Desde que a humanidade saiu da ordem divina e quis igualar-se a Deus sem viver nem agir para Ele e por Ele, desde que ela comeou a agir deliberadamente com segurana e egocentrismo, ela tornou-se vtima de sua prpria sede de destruio. Esta evoluo diz respeito, em primeiro lugar, aos filhos de Deus. Eles caram e como resultado deu-se uma situao tal que a humanidade terrestre viu-se perdida. Mas, o Criador no abandona sua criatura, como diz a epopia de Gilgamesh, epopia que esboa uma fase do plano de salvao para transmiti-la humanidade desta poca. Nesta epopia tambm descrito como o homem terrestre pode executar uma tarefa importante no processo do devir divino, com a condio de conhecer esta tarefa e cumpri-la. As atividades consideravelmente egocntricas e a nsia pelo poder do homem puramente centrado em si mesmo acarretam o esgotamento e a destruio das foras vitais. Vestgios de civilizaes profundamente desenvolvidas que no respeitavam nem as leis divinas nem as leis humanas so um testemunho disto, e so o pressgio do 36

futuro esgotamento da energia vital da terra. por esta razo que bom adquirir uma boa compreenso das leis que o Criador nos legou para conservar a natureza mortal a fim de que ela possa cumprir sua tarefa. Nesta natureza mortal encontram-se correntes de uma outra natureza, que se opem presente evoluo. Elas denunciam a tendncia atual de querer ir sempre mais longe e esforam-se para estimular a vida terrestre e conserv-la. Do ponto de vista esotrico, isto muito importante, pois a terra a escola de aprendizagem da humanidade; ela deve ser mantida pelo maior tempo possvel, pois por ela que os microcosmos danificados podem receber a possibilidade de encontrar o caminho de volta para a ordem divina durante este dia de manifestao. O impulso gnstico que toca a humanidade tem, nesta poca, um objetivo muito mais vasto. No se trata tanto de restabelecer as antigas possibilidades quanto de utilizar as novas possibilidades de um modo justo e consciente. A Gnosis constri uma arca para todos os que no querem prolongar a qualquer preo a vida terrestre, mas descobrir novas possibilidades e coloc-las em prtica. Ela procura fazer com que os humanos compreendam que eles esto fazendo um grande mal para suas almas imortais entregando-se desenfreadamente vida temporria na matria.

GNOSIS: FONTE

DE ENERGIA

Do ponto de vista esotrico, o mundo mortal uma ordem de emergncia cuja tarefa mostrar ao ser humano que sua verdadeira ptria encontra-se em outro lugar; que ele tem a misso de voltar para a ordem divina despertando em si o filho original de Deus, pois ele que ter acesso ao campo de vida divino. A Escola Espiritual da Rosacruz urea baseia-se neste plano de salvao: deste modo, ela coloca-se no centro da

vida e do ensinamento da Gnosis, a fora divina que revela tudo. A Gnosis pode manifestar-se se o ego no ocupar mais o lugar central e deixar crescer a alma imortal, em um processo de renovao total. Quando um ser humano desperta a reminiscncia do reino de onde seu microcosmo caiu e quando nasce dentro dele o desejo sincero de encontrar a nova vida, ento ele com certeza e conscientemente questiona seu plano de existncia terrestre. Ele sente cada vez mais nitidamente que j no possvel encontrar a fora divina no mundo mortal, e ento sua necessidade de expressar-se neste mundo desaparece. Para ligar-se novamente com a fonte celeste que corre eternamente, no h nenhuma necessidade de fazer uma torre terrestre, pois uma torre interior se levanta dentro de cada um de ns. Ns a descobrimos quando abandonamos toda e qualquer preocupao a respeito de manter nosso eu e quando nos desinteressamos completamente da vida perecvel. Por outro lado, manifesta-se uma energia inesgotvel e a taa na qual esta fora se derrama o corpo da nova alma formada de materiais incorruptveis. No escrito dos rosa-cruzes do sculo XVII, intitulado As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz, a Torre do Olimpo aparece co-

mo o oposto da Torre de Babel. Se a Torre de Babel o smbolo do desejo vido de atingir o poder divino, a Torre do Olimpo a torre da preparao perfeita a servio do Criador. A primeira Torre representa a difcil ascenso, pelas diversas fases do desenvolvimento da conscincia terrestre, at ousar querer fazer o salto na eternidade por meio de um caminho profundamente egocntrico. O caminho percorrido por Christian Rosenkreuz o da submisso de seus prprios desejos ao plano divino, a fim de concretizar a realizao do novo homem. Ao ego que luta contra a morte, apesar de saber de antemo que vai perder, ele ope o novo homem-alma, que sabe de antemo que sair vitorioso porque nasceu de Deus. Esta evoluo que representa um verdadeiro progresso.

A moderna rede de comunicao reina sobre o mundo (foto Pentagrama).

37

O MAR

DA

PLENITUDE

A torre parecia haver sido construida pela justaposio de sete torres redondas, das quais a do centro era um pouco maior do que as outras. Interiormente elas se interpenetravam, e havia sete pisos superpostos.

Algumas horas mais tarde, aps percorrermos bom trecho do caminho em agradvel conversao, divisamos a Torre do Olimpo. Por este motivo, a virgem ordenou que se desse sinal de nossa chegada com alguns tiros, e assim aconteceu. Logo depois, vimos que uma grande bandeira branca foi iada, e um pequeno navio dourado foi enviado a nosso encontro. Quando ele aproximou-se de ns, nele vimos, sentados, um ancio, o guardio da torre, com alguns servos vestidos de branco. Fomos recebidos amigavelmente por ele, que nos conduziu torre. Esta torre situava-se em uma ilha perfeitamente quadrada, cercada por uma muralha to slida e espessa que contei 260 passos para atravess-la. No lado interior, encontrava-se maravilhoso prado com muitos jardins, em que cresciam frutos estranhos e desconhecidos para mim; depois dos jardins, havia um muro que cercava a torre, a qual parecia haver sido construda pela justaposio de sete torres redondas, das quais a do centro era um pouco maior do que as outras. Interiormente elas se interpenetravam, e havia sete pisos superpostos. ... Sobre esta base, no Mar da Plenitude de Vida, alcanada a ilha onde brilha a Torre do Olimpo. Isso significa: agora se realiza o grande encontro com a fora nuclear da nova manifestao de vida, e isso no como toque abstrato, porm no sentido de um encontro consciente... Esta mesma atividade poderosa, essa grande e nica tarefa de vida tambm a origem do smbolo da jovem Gnosis: crculo, tringulo e quadrado, o smbolo que colocado na luz dos sete candelabros. Em suma, o mar, a ilha e o Ancio Santo com seus auxiliares.
Jan van Rijckenborgh, As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz, tomo II, p. 177 e 180-181.

38

BABEL

E O SCULO

XX

A construo da Torre de Babel ocasionou muitos comentrios, todos com as caractersticas de cada cultura e de cada poca. Ao longo dos sculos, o instinto de conservao da humanidade expressou-se pela edificao de imensos monumentos.

A partir do momento em que o homem


ligou-se matria, ele procurou domla e ignorou seu Criador. Mas, ao mesmo tempo, muitos impulsos espirituais eram enviados, incessantemente, para tentar deter a queda da humanidade. Os monumentos disseminados atravs do mundo so o testemunho destas tentativas. Estas construes muitos templos, alguns que eram cidades inteiras tinham como objetivo trazer o homem at o ponto de partida de sua existncia: o tempo de antes da queda, que o arrastou para a imerso na matria. Desde o incio, foi oferecida toda a assistncia e orientao para a humanidade e, para tornar este auxlio mais eficaz, foram construdos santurios e estabeleceu-se onde os guias espirituais da poca haveriam de transmitir sua mensagem aos fiis. Estes locais santos eram quase sempre o smbolo da construo espiritual que o grupo em questo deveria edificar em comum. Aqueles que, por alguma razo, quisessem seguir seu prprio caminho de desenvolvimento, afastavam-se cada vez mais do auxlio que lhes era oferecido. Eles reagiam, talvez, reminiscncia da vida antes da queda, mas buscavam a soluo na matria. Tambm construam seus templos de tijolos, de acordo com a expresso bblica, para expressar sua busca pelo poder terres-

tre. E muitos santurios antigos foram recuperados por homens que desejavam exercer seu poder sobre a humanidade. Em conseqncia disso, eles fizeram com que estes locais, que em sua origem eram santos, passassem a ser simplesmente lugares onde praticavam magia negra, comrcio e as mais diversas atividades. Assim, podemos considerar a construo da Torre de Babel uma imitao do caminho que sobe, uma rplica da Torre do Olimpo onde seguimos a senda que permite escapar da evoluo na matria.

A TORRE

DE

BABEL

DO HOMEM MODERNO

No sculo vinte tambm oferecida humanidade uma nova possibilidade de chegar libertao interior, e ao mesmo tempo h uma caricatura desta senda. O conceito de templo como casa de Deus degenerou-se, e foi nivelado pelo nvel mais baixo. Hoje, esta palavra est quase sempre associada a dinheiro, poder, cincia, arte e cultura, e at mesmo alta gastronomia! A cincia nuclear, a eletrnica, as telecomunicaes e os meios de comunicao modernos tm seus prprios templos. Todos os que querem manifestar-se neste setor constrem seu templo, os templos da atual Babel! Com os computadores e os bancos de dados, tenta-se adquirir a oniscincia divina e realizar a grande fraternidade humana. Inmeras bibliotecas, editoras e centros de informao j esto ligados uns aos outros pela memria mundial da Internet. Com o computador, qualquer pessoa pode ir atrs de informaes e conseguir obt-las em qualquer parte do mundo, a partir do banco de 39

dados, os principais atores deste jogo e eles mesmos dizem isto procuram unir-se a todos os homens graas a esta rede, de tal forma que todos possam trocar toda e qualquer informao. Isto j est acarretando problemas enormes. O que habitual em um pas pode parecer um crime em outro. O que um diz, o outro pode achar melhor guardar para si mesmo. O que admissvel e o que no ? Quem joga bem este jogo e quem no joga? A rede mundial que se est desenvolvendo atualmente depende de campos de informao eletromagnticos. Por meio desta rede de transmisso rpida, no difcil para os tcnicos modernos fazer chegar s casas de cada um algumas foras que operam, por assim dizer, logo acima da matria mais grosseira: assim, uma imitao da conscincia onipresente realmente uma brincadeira de criana. Esta Torre de Babel eletromagntica no est erguida em um centro da antiga civilizao do Oriente Mdio, mas em todos os pases modernos industrializados. O conhecimento do que simples e nico se perde na multiplicidade. A informao depende da cultura e a cultura a expresso do pensamento, do sentimento e da comunicao. Quando inmeros pases so obrigados por necessidade a colaborar poltica e economicamente, parece que as idias prprias fazem nascer uma confuso de linguagem cada vez maior; diramos que, por causa dos modernos meios de comunicao, est cada vez mais difcil compreender por que os homens desconfiam das intenes uns dos outros e no querem abandonar seus bens. O simples conhecimento fundamental da pura vida original parece estar completamente perdido, principalmente porque todos os conhecimentos terrestres tornaram-se disponveis em massa. Uma viso exterior da criao assim transmitida em cada casa, e da decorrem as impresses exageradas e visionrias de sabedoria e de verdadeira fraternidade. 40

Ah, se por este meio a ignorncia pudesse desaparecer e os homens pudessem reunir-se em uma grande fraternidade!... Goethe no disse: Todos os homens so irmos? A moderna torre da comunicao total devora o tempo e volta a sede de conhecimento dos homens para o lado exterior da existncia. Quem ver inconveniente no fato de um estudante fechar-se em uma imensa biblioteca estrangeira para encontrar documentos relacionados com seus estudos cientficos? E quem haver de se opor ao fato de um mdico, diante de um diagnstico difcil, pedir informaes a uma rede mdica americana ou a um banco de dados japons a respeito de tipos de doena descritos em revistas especializadas? preciso viver a vida de seu tempo! Sim, claro! Na correria da vida moderna, o conhecimento uma necessidade. Entretanto, na prtica, parece que os conhecimentos adquiridos conseguem resolver apenas parte dos problemas. Para conseguir isto, seria preciso explorar uma outra Internet, baseada no conhecimento interior. A busca desta sabedoria universal no precisa de nenhum computador; mas ela exige o desejo interior de escapar aos limites dos conhecimentos terrestres.

Potrebbero piacerti anche