Sei sulla pagina 1di 39

PENTAGRAMA

A revista Pentagrama prope-se a atrair a ateno de seus leitores para a nova era que j se iniciou para o desenvolvimento da humanidade.
8

NDICE:
2 AS
SETE BALANAS DA

JUSTIA

DOS

A HERESIA DUALISTA BOGOMILOS

O Pentagrama tem sido, atravs dos tempos, o smbolo do homem renascido, do novo homem. Ele tambm o smbolo do universo e de seu eterno devir, por meio do qual o plano de Deus se manifesta.

13 PERSONALIDADE, PERSONA, MSCARA 16 APROVEITAR A VIDA OU DESLIGAR-SE DO MUNDO 18 POR 21 A


ACASO SOU O GUARDIO DE MEU IRMO? LEI DO DESTINO PODER DA PALAVRA MAL, OFERECE

Entretanto, um smbolo somente tem valor quando se torna realidade. O homem que realiza o Pentagrama em seu microcosmo, em seu prprio pequeno mundo, consegue permanecer no caminho da transfigurao.

27 O

30 AO

O AMOR

32 AGITAO
INTERIOR

OU EQUILBRIO

34 ASSUMIR 36 QUE

OU NO ASSUMIR

SUAS RESPONSABILIDADES

A revista Pentagrama convida o leitor a operar esta revoluo espiritual em seu prprio interior.

A ALMA ABRA SUAS

ASAS!

1996 ANO 18 NMERO 3

Stischting Rozekruis Pers. Reproduo proibida sem autorizao prvia.

AS

SETE BALANAS DA JUSTIA

O ser que sonda a natureza na qual ele vive e compreende sua essncia encontra-se rapidamente face a face com duas foras dinmicas que salvaguardam o equilbrio deste campo de existncia. A sabedoria chinesa do passado utiliza, a este respeito, os termos ying e yang; a Bblia fala da rvore do conhecimento do bem e do mal e, na doutrina de Buda, estas foras so representadas sob a forma da roda do nascimento e da morte. odos ns vivenciamos foras opostas umas s outras, como por exemplo: amor e dio, luz e trevas, alegria e dor, simpatia e antipatia. Esta bipolaridade manifesta sua atividade de modo cclico, como dia e noite, inverno e vero, juventude e velhice, vida e morte. Ela a manifesta tambm na separao dos sexos: homem e mulher so metades um do outro e se esforam para atingir a unidade por uma unio recproca. Por esta razo, esquecemo-nos facilmente do fato de que o desejo de unio no provm tanto da diferena fsica como da ausncia da metade do ser humano: a alma imortal que pode fazer dele um ser verdadeiramente divino. assim que todas as vidas movem-se entre dois plos: positivo e negativo. Os homens, os animais, os vegetais e todas as coisas esto subordinados a esta lei. Depois de um tempo mais ou menos longo, em que o princpio central de uma certa expresso de vida manifesta-se na forma, esta forma esvaziada por seu contrrio; depois disto, surge uma nova manifestao, por sua vez com uma nova forma. Esta bipolaridade 2

acarreta um circuito sem fim: um movimento aparente e incessante, em que a vida colocada constantemente prova. Para o ser humano, isto significa a contnua formao da conscincia, at o momento em que aparece uma conscincia que compreende que esta natureza bipolar no pode ser a natureza divina original. De fato, a natureza divina no conhece nem mudana, nem sofrimento, doena, trevas, dio ou amor, como nossos sentidos percebem estes fenmenos. A natureza divina original imutvel em relao natureza bipolar. Ela no conhece limites de tempo nem de espao. Bem, Verdade e Justia so suas propriedades fundamentais, e no os plos opostos do mal, da mentira e da injustia. So foras que agem de modo imanente e transcendente. Elas envolvem e penetram tudo e todos: toda a criao.

QUE EST EMBAIXO VOLTA

A FICAR EM CIMA

Por melhores que possam parecer certos homens ou suas obras, por mais que a Me-natureza esteja brilhantemente ornamentada, a roda do tempo continua a girar e o que est embaixo volta a ficar em cima; e o que est em cima desce novamente at o abismo. A falncia segue a prosperidade, o dio sucede o amor, a dor e a tristeza so companheiras da alegria. Hermes Trismegisto, o sbio do antigo Egito, diz: ... porque o mal no demasiadamente grande vale aqui como o bem, a menor parte do mal (Tabula Smaragdina, Livro 10, versculo 5). Bem e mal dependem do contexto. O tempo passa, as normas mudam. As antigas geraes

conhecem e vivenciam o que as seguintes pensam, sentem e agem diferentemente. sobretudo o carter do povo, a religio e a educao que desempenham um papel no estabelecimento do que aceitvel ou no. Normas e critrios so, portanto, relativos. O smbolo do ying e do yang representa esta dupla polaridade por um ponto branco sobre fundo escuro e um ponto escuro sobre fundo branco. O que puro ou o bem, sempre traz em si seu plo oposto; e o mal sempre supe um princpio de bem dialtico. Tudo se transforma em seu contrrio sempre que a caminhada da humanidade pelo universo d oportunidade para isto.

LEI QUE PROTEGE O HOMEM

CONTRA SI MESMO

Se comparssemos o peso do bem terrestre em relao ao peso do bem divino, confirmaramos as palavras de Daniel: (5:27): Pesado foste na balana e achado demasiado leve. Um provrbio turco diz: Uma hora de justia verdadeira vale mais do que setenta horas de prece. Existe uma gravura em madeira da Idade Mdia que representa uma mulher carregando uma balana na mo direita. Em um dos pratos encontra-se o globo terrestre, o outro vazio, mas este prato vazio claramente mais pesado, pois o prato que tem o globo terrestre est mais no alto. Pesado e 3

A pesagem da alma (Urna pintada. British Museum, Londres).

achado demasiado leve! Quem adquiriu alguma compreenso destas leis e estabeleceu a relatividade dos valores, como o bem diante do mal e a justia diante da injustia, poder tambm compreender por que todos os domnios da vida em nosso planeta oferecem o espetculo de tantas misrias e sofrimentos... apesar de dois mil anos de cristianismo!

PESAGEM DA ALMA

Se o buscador quiser ver a verdade de frente, a verdade que a multido se viu impedida de conhecer durante sculos, ele chegar diante da segunda balana. a balana do destino. A lei de Karma-Nmesis (ver tambm A lei do destino na pgina 21) a lei que equilibra a causa e o efeito, a ao e a reao e protege tambm o universo contra si mesmo. No Apocalipse (6: 2 a 8), surgem quatro cavaleiros: um segura a balana do autoconhecimento, a balana do julgamento. Ento vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balana na mo. a representao da justia divina, que no visa os eleitos, mas julga todas as pessoas, sem exceo. Em sua obra O Fara alado, Joan Grant descreve como a balana de Tahouti est colocada na grande sala onde se faz a justia, sob o olhar direto do Fara: Um homem que se arrependia de sua velhacaria pediu que o liberassem da maldio de suas aes. Responderam-lhe: Em razo de tua desonestidade, a maldio est sobre ti e nenhum sacerdote pode reequilibrar a balana. Somente tu podes reparar, pelo bem, o mal que cometeste. E, quando o Fara, depois de sua entronizao, prestava juramento diante do povo, dizia: Ptah, pela vida de quem eu caminho sobre a terra; Horus, que desenvolveu minha vontade para minha misso de governar; Anubis, que me mostrou a senda que leva aos deuses sobre 4

vossa proteo que presto um juramento sagrado: Eu manterei em equilbrio a balana de Tahouti. As massas sempre foram impedidas, intencionalmente ou por ignorncia, de conhecer a lei de causa e efeito. Cada um deveria tentar compreender tanto o bem quanto o mal. Mas a maioria aprendia a temer a deusa do destino. Entretanto, um dia todos deveriam encontrar-se sob o jugo desta lei, diante desta indagao: Onde encontrar a paz? Como manter-se em equilbrio com o destino? nesse momento que a conscincia deve enfrentar a terceira balana, a balana do silncio. Quando algum amadureceu graas experincia, compreendendo a relatividade das verdades e das leis terrestres e vivenciou os limites do amor terrestre, ento chega a hora de encontrar um novo rumo. Impulsionada pelos golpes do destino provocados por ela mesma esta pessoa chega s portas da iniciao e a contempla estas palavras inscritas: Homem, conhece-te a ti mesmo! O silncio da paz interior, nesta fase da terceira balana, significa que o candidato muda de rumo e desliga-se do falso brilho dos valores aparentes e das coisas vazias. Ele deve dirigir-se para o terceiro plo, oculto em seu ser mais profundo. Este plo o eixo imutvel, o centro de tudo, um ponto perfeitamente imvel, que no entanto, faz girar em torno de si toda a vida.

BUSCAI, E

ACHAREIS

No momento em que algum se desliga da matria sem que para isto precise negligenciar nenhum aspecto de seus deveres neste estado e quando esta pessoa aceita todas as conseqncias de sua busca dos verdadeiros valores espirituais, sua aspirao, sua busca, o conduziro por fim s portas de um campo de vida espiritual que contm estes valores superiores.

uma lei: Buscai, e achareis (Mateus: 7:8). Um campo de vida deste tipo foi edificado pela Escola da Rosacruz urea e mantido por seus alunos. Este campo pode ser alcanado por todos aqueles que, conscientes da meta a ser atingida, desejam preparar-se para percorrer o caminho de transfigurao. No campo de fora da Escola Espiritual, quem ocupa um papel central o terceiro plo, o centro gneo interior, a rosa divina ou ltus, a semente do Cristo interno. neste sentido que a Escola Espiritual atual puramente cristocntrica. Escolas espirituais como esta sempre esto surgindo nos momentos cruciais da histria da humanidade. Mas, para quem elas so criadas? Elas sempre foram, e ainda o so, os instrumentos da Fraternidade, que trabalha aberta ou secretamente para ajudar a humanidade a atingir sua meta espiritual. Para tanto, esta Fraternidade encarrega seus enviados de auxiliar a todos os que se preparam para o processo de transfigurao e de acompanh-los na senda. No momento em que uma atividade deste tipo passa a desenvolver-se, surge ao mesmo tempo a grande corrente de movimentos msticos e ocultistas, que neste sculo foram surgindo, em sua maioria vindos do Oriente. Em sua forma pura original, estas correntes tiveram uma tarefa definida nos sculos passados. Mas o tempo est passando e a humanidade se encontra atualmente em condies csmicas totalmente diferentes, o que faz com que a volta de uma corrente espiritual do passado no possa mais trazer nenhum progresso. por esta razo que a Rosacruz urea manifesta-se publicamente com os aspectos atuais da pura doutrina crstica e estabelece o desenvolvimento do homem moderno dentro de uma corrente de sabedoria gnstica, que toca a todos os buscadores de corao, liberando pouco a pouco dentro deles o conhecimento original.

A VERDADE

DIVINA EST INSCRITA

NO CORAO DE TODOS

De que doutrina estamos falando? Da doutrina do cristianismo esotrico, que mostra que exclusivamente dentro de ns mesmos que devemos buscar o superior, o divino, e que a o encontraremos. O ponto de contato a semente divina, que pode tornar-se ativa no corao de todos os seres dotados de conscincia. Esta semente deve germinar e crescer de acordo com um plano de desenvolvimento interno tanto no microcosmo como no cosmo e no macrocosmo. A Fraternidade da Rosa-Cruz tem a misso de realizar este processo em nossa poca. Quem est nesta senda deve manter-se em equilbrio com a luz que o toca. Deve deixar-se orientar continuamente por esta luz. a quarta balana. Os sentimentos ditos bons e religiosos em nada ajudam neste processo. As idias humanitrias no so suficientes. Elas podem atenuar as conseqncias de causas desconhecidas, mas no tm o poder de eliminar estas causas. Na melhor das hipteses, elas intervm temporariamente no decorrer das coisas, sem obter nenhum resultado libertador. O humanitarismo o plo oposto lgico do imenso sofrimento da humanidade sobre a terra. Mas o humanitarismo no tem conhecimento da verdadeira causa do sofrimento: ele utiliza meios deste mundo contra as conseqncias da existncia deste mundo e, desta forma, mantm o mal. A senda oculta no est procura de nenhuma libertao. Os exerccios e experincias nas regies sutis somente aumentam ainda mais o aprisionamento, especialmente no alm. Estas regies sutis pertencem ao corpo da terra e no representam de modo algum o Nirvana dos budistas, nem o Reino dos Cus dos cristos. Esta regio no passa de um espao onde o mundo, tal como o vemos, se reflete. Os rosa-cruzes a chamam de esfera refletora. 5

O ocultista no se deixa levar por seus sentimentos. Por meio de exerccios, de meditao, de manifestao ou estmulo de certas foras, ele dirige toda a sua vontade para revelar o que ainda est oculto s pessoas inexperientes. Mas, por detrs destes vus que so assim levantados, ainda no se encontra a porta da liberdade eterna. E assim que o homem, cego, vai entrando nas regies ditas superiores da esfera refletora.

OS

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS E

OS PODERES CONFERIDOS

O homem religioso, o telogo, orienta sua vida a partir dos conhecimentos e do poder de autoridades que, por sua vez, se deixam dirigir por influncias exteriores, e no pela revelao interior. O humanitarismo, o ocultismo e a teologia continuam dependentes das regies em que operam. Esto submetidos s leis da natureza tridimensional e no podem ultrapassar seus limites. Por esta razo, mesmo que sejam capazes de trazer temporariamente um pouco de luz e de compreenso, no conseguem livrar-se da roda do nascimento e da morte. Atualmente, o ser humano como indivduo e como clula da humanidade inteira est sendo conduzido para chegar cada vez mais perto da quinta balana. Cinco o nmero da nova alma liberta. por esta razo que a estrela de cinco pontas brilhou em cima da gruta em que Jesus nasceu. A alma divina desenvolve-se no que h de mais profundo e de mais oculto no ser humano. um momento que est descrito na herana espiritual de cada povo. Com esta semente deste Esprito divino deve comear o processo de libertao interior. Se uma pessoa completa a senda rosa-cruz, a alma que se tornou adulta re-ligada ao Esprito. Os rosa-cruzes chamam a isto de: As npcias alqumicas da alma e do Esprito. 6

Antes que a personalidade que se entrega conscientemente a este processo possa entrar na regio astral superior da Gnosis o Templo de Iniciao ela deve ser pesada na balana de ouro com sete pesos: esta prova descrita no livro As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz. No Templo de Iniciao, a qualidade da alma deve ser suficiente para satisfazer s condies da Comunidade Absoluta das Almas Imortais, o que no tem nada a ver com o cumprimento da justia terrestre: trata-se de uma prova onde somente o Esprito divino decide. A pesagem com os sete pesos deve, portanto, acontecer antes que se possa dar o passo seguinte na senda da transformao completa do ser. Ento, muitos entram rpida e indignamente no Templo de Iniciao, sem estar preparados, ou sob falsos pretextos. Ento, diz Christian Rosenkreuz, eles devem deixar a ordem da justia rebaixados e cobertos de vergonha.

BALANA DO LTIMO JULGAMENTO

Assim, cada candidato ser pesado. E, se ele conseguir passar pela quinta balana, ele segue em frente, para a sexta balana, a mais importante: a cruz. Apesar de este smbolo estar gravado na conscincia de centenas de milhes de pessoas no mundo inteiro, ele apenas lembra, para a maioria, um acontecimento histrico que aconteceu na Palestina h vinte sculos. Na melhor das hipteses, a cruz faz vibrar a corda da sensibilidade e adorada como um smbolo. Como a balana do julgamento pode ento, ser colocada em equilbrio? Pela f? Por uma vida humanitria cheia de amor? Por meio de exerccios de yoga e meditaes que reforam a vontade? Por meio de preces devotas? Angelus Silesius, mstico da Europa central, bastante conhecido, responde assim a estas indagaes, no sculo

XVII: Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belm, mas no em tua alma, estarias perdido. A edificao da cruz interior a condio fundamental do cristianismo interior: uma condio que no foi ensinada s multides, que continuou desconhecida e no cumprida. Por isso dizem as palavras no Novo Testamento: Muitos so os chamados, poucos os escolhidos (Mateus 22:14). Mas aquele que recebe o sangue de Cristo e crucifica com esta fora sublime a parte terrestre de seu ser, este haver de transformar o julgamento em bno, e o novo homem haver de ressuscitar nele. por esta razo que est escrito, na Primeira Epstola de Joo 1:7 : Se, porm, andarmos na luz, como ele est

na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. O ser que assim est re-ligado stima balana, vivenciar como o Amor divino difunde sobre a humanidade sua Verdade e sua Sabedoria para fazer voltar a sua Ptria todos aqueles que passaram pelas sete provas.

O planeta Vnus com balana. (1475, Rijksmuseum, Amsterdam.)

A HERESIA

DUALISTA DOS

BOGOMILOS

No sculo XII, vivia na Bulgria um papa chamado Bogomilo, palavra que significa amigo de Deus. Constatando que a Igreja e seus dignitrios haviam-se distanciado demais do verdadeiro cristianismo, ele contestou as idias religiosas que admitiam a escravido, a servido e a explorao de uns pelos outros. Bogomilo pregava o cristianismo puro. Sua nova doutrina foi conhecida em toda a regio dos Blcs e muito alm dela.

Nesta parte da Europa, no sculo XI,


uma corrente importante j era receptiva s influncias gnsticas. Isto sempre acontece em tempos e lugares que formam um solo propcio para nutrir um crescimento espiritual interior, pois o ser humano portador de uma semente de vida latente imortal e, quando as experincias o amadureceram o bastante, ele torna-se capaz de receber o auxlio divino. Este germe ou ncleo de vida desperta e uma rica vida de alma vai-se desenvolvendo. Assim, existe de um lado um impulso universal que toca o homem at que ele esteja pronto para escutar e aprender; e de outro, as circunstncias que o preparam para que ele se entregue e confie em seu guia interior. As condies de vida, geralmente assustadoras do sculo XI, agiam como um catalisador para o crescimento e o desabrochar deste importante movimento conhecido como os bogomilos. A rica e poderosa elite blgara compreendia o clero e a nobreza. Os czares nadavam em opulncia e o clero levava uma vida alegre e descuidada graas aos pobres. As conseqncias deste ti-

po de explorao no tardaram a manifestar-se e, regularmente, foram explodindo revoltas no decorrer das quais inmeros padres eram mortos e suas igrejas, devastadas. Mas os camponeses indagavam-se tambm cada vez mais qual seria a origem do mal e como eles poderiam libertar-se dele. Assim, nos sculos XI e XII, os tempos j tinham amadurecido o bastante para o que se chamou a heresia dualista dos bogomilos. Esta heresia apresentava, de um lado, aspectos conjunturais e locais; e de outro, ela era alimentada por um rico passado gnstico. As doutrinas maniquestas, principalmente, exerceram uma grande influncia. O que a igreja ortodoxa taxava de heresia correspondia, na realidade, ao renascimento do cristianismo primitivo sob a forma de um movimento gnstico. Os maniquestas diziam que o mundo, com suas metades material e imaterial, era uma criao de Lcifer, o anjo decado. Os bogomilos o chamavam de Satanael, onde o sufixo el indica sua origem divina. Em razo de sua queda, estas duas ltimas letras foram suprimidas, restando-lhe o nome de Satan (Sat). Os paulinos da Trcia exerceram sobre eles uma influncia importante. Eles haviam sido exilados pelo imperador bizantino e opunham-se ao cosmopolitismo da igreja ortodoxa. Entretanto, os bogomilos escolheram a resistncia passiva. Eles formaram comunidades agrcolas que tinham suas prprias leis, levavam uma existncia retirada e sustentavam suas prprias necessidades na medida do possvel. Eram comunidades de inspirao autenticamente gnstica. As igrejas sempre reprovaram o fato de os gnsticos pregarem um dualismo absoluto e de identificarem o Deus cria-

dor do universo com Mamon. Mani tambm foi atacado, neste sentido, e por fim foi exterminado pela casta sacerdotal da Prsia. Este tipo de acusaes baseiam-se, na maior parte do tempo, na recusa ou na incapacidade de compreender a doutrina gnstica. A viso dualista dos maniqueus e dos bogomilos certamente no identificava a criao de Lcifer com a de Deus. Segundo todas as doutrinas gnsticas, h, na origem, um s Deus, que se encontra totalmente fora do espao-tempo. o nico Bem, que preenche o Todo. Este nico Bem comporta o princpio da liberdade absoluta, ou seja, a possibilidade, na suprema realidade divina, de desviar-se do plano divino original. Na Bblia, este desvio chamado de a queda. Logo depois da queda, o homem cortou sua ligao com a fonte original; seus poderes espirituais ficaram restritos e ele tornou-se uma entidade de matria grosseira, um homem-animal, submetido morte. O mal, ou o pecado no sentido gnstico, significa viver em desarmonia com o plano divino previsto para o mundo e para a humanidade. A doutrina gnstica no fala somente do monismo original e da realidade ilusria em que a humanidade se fechou, mas tambm da possibilidade de sair desta situao: da volta dos seres humanos aos domnios espirituais que permaneceram absolutamente puros. assim que se faz aluso aos domnios csmicos ditos superiores, onde reina o princpio do todo em um.

o mal: suporta-o! Esta foi uma das regras de vida dos bogomilos, como ela havia sido de seus antecessores e foi a de seus sucessores gnsticos. preciso liberar o mal, pois ele incapaz de salvar-se a si mesmo. O verdadeiro mal no tanto o contraste violento entre ricos e pobres, apesar desta injustia ser, sem nenhuma dvida, a conseqncia do mal fundamental: a queda. por esta razo que os bogomilos ensinavam como atacar o mal em sua raiz: adotando um comportamento pacfico, principalmente baseado na compaixo

Cruz de luz da necrpole de Radimlja, no vale do rio Stolac, nos Blcs.

NO

COMBATAS O MAL: SUPORTA-O!

Desta sabedoria provm uma sentena que tambm sbia: No combatas

por todas as criaturas. Assim, eles se colocavam fora de todas as lutas, que so uma caracterstica do mundo da clera em que todos ns vivemos. Entretanto, esta conduta provocou a agressividade do poder estabelecido, que realmente sempre seguiu demasiadamente o princpio: dividir para reinar.

DESVIAR

A ASPIRAO VERDADE

Os bogomilos exerceram sobretudo sua influncia nos Blcs. No sculo XI e XII, a Bulgria, a Trcia e a Macednia foram seus centros de ao mais importantes. Como a Bulgria era ento uma provncia do reino bizantino, eles puderam facilmente divulgar sua doutrina. Os primeiros dados que possumos sobre sua atividade provm de Constantinopla, por volta do sculo XI. Nesta poca, este movimento ganhou a Srvia, a Crocia e a Bsnia; em seguida a Itlia, o Sul da Frana, a Alemanha, a Inglaterra e a Rssia. No incio do sculo XIII, o bogomilo Baslio foi condenado e queimado sob a ordem do imperador bizantino Alexis. No sculo XIV, foram realizados dois snodos em Constantinopla, para tentar fazer oposio aos bogomilos. Do sculo XII at o fim do sculo XV, a Bsnia e a Herzegvina eram a principal coluna dos bogomilos. Houve mesmo uma igreja bsnia, cujos fiis eram chamados de pravi krstjani: os verdadeiros cristos. Um documento datado de 1199 adverte o papa Inocncio de que uma importante heresia se espalhava pela Bsnia e que um de seus prncipes j se havia convertido a ela. Falava-se mesmo de 10.000 participantes. O papa ordenou, portanto, ao rei da Hungria e da Crocia expulsar os hereges da Bsnia e de apossar-se de seus bens. Finalmente, uma invaso turca ps fim de uma vez por todas igreja bogomila da Bsnia. A maioria dos camponeses escolheram voluntariamente o Islam. No sculo XVII, entretanto, os 10

viajantes contavam que os muulmanos da Bsnia no somente liam o Alcoro, mas tambm o Novo Testamento. Os bogomilos tiveram uma grande influncia sobre os ctaros. Muito cedo, eles mantiveram relaes, e, quando os bogomilos foram perseguidos cada vez mais violentamente, alguns dignitrios fugiram para o oeste, onde eles inspiraram o catarismo em larga escala. Um de seus representantes mais importantes foi Nicetas, que percorreu o Languedoc e reuniu um conclio prximo a Toulouse, em 1167. Ele chegou a reunir representantes de vrios grupos gnsticos do Norte e do Sul da Frana, e tambm na Lombardia e, por isso, deu energia extenso do catarismo no sculo XIII. Um dos raros escritos bogomilos que continuaram intactos o Livro dos Segredos (Tainate Kniga, Liber secretus)*. um texto sob a forma de dilogo entre Cristo e Joo, que trata, entre outros assuntos, do incio da criao: na origem, s existia o Deus bom. Sem forma, nem corpo. Este Deus, criou os sete cus sem limites, sem fim e nem comeo. Deste Deus de Luz proveio Satanael que, por sua vontade pessoal obstinada, criou seu prprio mundo. Assim Sat, que originalmente era um irmo de Cristo, tornou-se o anjo da morte. Por causa de sua arrogncia, diz Cristo neste texto, meu Pai o recriou inteiramente e retirou-lhe sua luz.

MORTE CONSUMOU-SE NO FOGO

O papel do homem no decorrer deste drama original apresentado como se segue: Os espritos das trevas quiseram atirar-se no Reino da Luz. Eles chegaram at as fronteiras, mas no puderam nada empreender contra ele e ento tiveram que ser punidos. Mas o Reino da Luz constitudo apenas pelo Bem; portanto, somente o Bem poderia punir os demnios das trevas. Para puni-los, os espritos do Reino da Luz tomaram uma parte de seu prprio reino

e o misturaram com as trevas. Assim, uma semente penetrou no Reino das Trevas e a desencadeou-se um turbilho no qual a morte foi capturada e onde ela recebeu o germe de seu prprio aniquilamento. Lentamente ela comeou a consumir-se. Ao mesmo tempo, surgiu a raa humana, sendo que o homem original proveio do Reino da Luz e j estava ansioso para misturar-se s trevas para um dia triunfar sobre elas. Agora que, no sculo XX, o mal novamente est sendo levado ao extremo, muitos, instrudos pela experincia e atormentados por seu corao, so apanhados por um novo desenvolvimento. A mensagem dos bogomilos muito antiga, mas, no entanto, continua bastante atual. O archote da doutrina gnstica retomado pelos ctaros, hoje transmitido aos rosa-cruzes. Estes j no podem retirar-se em pequenas comunidades, mas devem demonstrar sua doutrina por palavras e atos, no meio de um mundo febril e superpopuloso. A Gnosis novamente se expande. O socorro divino manifesta-se atualmente para o mundo e para a humanidade, especificado por um nmero crescente de cabeas, coraes e mos humanas.

* O texto blgaro deste livro ainda no foi descoberto. Duas tradues em latim so conhecidas. Uma, faz parte dos arquivos da Inquisio, em Carcassone (Frana); a outra, consta do Pergamenten Kodex de Viena (sculo XIV, nmero 1137).

11

PERSONALIDADE, PERSONA, MSCARA

A partir da queda, os homens tiveram tendncia a dissimular sua verdadeira natureza e a mscara sempre desempenhou para eles um papel importante. Segundo a Gnese (3: 8-10), o primeiro casal humano escondeu-se depois de ter comido do fruto da rvore proibida do Conhecimento do Bem e do Mal.

atingem um limite em que as mscaras esto mais fortemente atadas. Ento a luz abre um caminho no sistema humano e desmascara o eu. Os raios que curam e que santificam perturbam e aniquilam o processo de densificao e de cristalizao. Eles arrancam as mscaras, mas antes de tudo, preciso que a pessoa mascarada reconhea e sinta que ela usa uma mscara!

Ado

Mscara de dana simblica da tribo senufo (Fernand Collomb, 1902, leo, Galerie Noire dIvoire, Paris).

e Eva sentiam-se nus porque colocaram-se fora do campo de vida divino. Em conseqncia disto, as foras divinas retiraram-se para dar lugar s foras de vida terrestres, que edificaram o corpo terrestre, que tornou-se, desta maneira, o invlucro do ncleo imortal escondido para sempre no mais profundo do ser humano. As festas e os bailes de mscaras nos relembram este fato. O carnaval faz parte disto. Esta festa celebrada, nos pases catlicos, no ms de fevereiro, durante trs dias que precedem os quarenta dias da Quaresma. O ms de janeiro leva este nome porque havia o deus Janus, o deus latino de duas faces que olhavam ao mesmo tempo o passado e o futuro. Ele tambm considerado como o protetor das portas e representa a transformao. Neste sentido, podemos encarar o carnaval como a festa em que tudo o que proibido colocado para fora, preparando o que h de novo. Os protestantes suprimiram esta festa no sculo XVI, pois j fazia muito tempo que ela j no correspondia a sua finalidade e havia degenerado em deboche. A luz pode nascer na noite mais escura como o toque do Esprito Santo. o momento em que o obscurecimento e a densificao do sistema corporal

MSCARA MORTURIA

Inmeras mscaras foram feitas no decorrer dos sculos e apresentadas aos homens para que eles se reconhecessem nelas. As mscaras morturias eram tambm confeccionadas tendo em vista rituais da famlia do morto. Seu rosto era moldado em cera ou em metal, para conservar suas caractersticas e traos particulares. Aqueles que contemplassem a mscara, percebiam nela algo de seu ser. Ao mesmo tempo, a mscara morturia lembrava aos vivos que um dia eles tambm haveriam de passar da vida para a morte, o que poderia estimular o desejo de conhecer o significado da vida. Estaria sua vida direcionada para as coisas terrestres, ou a libertao dos laos da matria ressoava em seu sangue? O morto seria considerado como um ancestral unicamente do ponto de vista biolgico, ou evocaria ele a idia de uma origem mais profunda, a idia de Deus?

MSCARA ANIMAL

Por tudo o que foi possvel verificar, somente havia, nos tempos remotos, 13

A perfdia. O homem interior e o eu mostram-se cada um por sua vez (Collection BoudotLamotte).

mscaras de animais selvagens. A humanidade deste tempo era confrontada com sua origem e com suas caractersticas animais. Pouco a pouco ela foi aprendendo a frear seus instintos animais, a rejeit-los em seu subconsciente, onde eles levavam uma vida latente e de onde eles ressurgiam superfcie em certas circunstncias. Quanto a isto, muito pouco mudou atualmente. Ainda hoje os humanos vestem-se de forma estranha, usando mscaras para esconder sua verdadeira natureza e suas verdadeiras intenes; e eles so sempre assaltados pelas foras do passado, tanto individuais quanto coletivas. Ento, estas foras animais se desencadeiam e o homem moderno ruge como

uma fera antes de lanar-se sobre seu adversrio para decapit-lo. As mscaras de lobo, de urso e de corvo evocam uma antiga senda inicitica de trs degraus. O candidato aos mistrios devia encarar o efeito desmascarador da irradiao divina em sua vida e com sua conscincia animal terrestre. A luz divina no lhe mostrava somente seu estado: ela tambm permitia que ele se desligasse dele.

A PALAVRA PERSONA (PESSOA) MSCARA

SIGNIFICA

Se as mscaras dissimulam, elas tambm revelam a natureza interior. A palavra pessoa vem do verbo latim personare que significa soar atravs. Esta palavra vem das representaes dramticas dos antigos mistrios, em que os atores faziam soar suas palavras atravs de suas mscaras, revelando a natureza profunda da pessoa humana e suas caractersticas particulares. Estas peas de teatro eram baseadas na sabedoria muito antiga que o homem original faz ressoar atravs da personalidade. A mscara, ou persona (pessoa), , portanto o invlucro do ncleo divino. A partir de sua origem e da durao de sua vida, esta mscara no passa de uma iluso, pois temporria e no provm da fonte divina original. A Bblia afirma, na Primeira Epstola aos Romanos 2:11 : Porque para com Deus no h acepo de pessoas. A angstia fundamental que representa a experincia interior do nada da forma terrestre, est oculta em cada um. por isso que ns colocamos a todo o instante uma nova mscara, e representamos, assim, a pea de nossa vida. O nmero de mscaras com as quais o eu tenta esconder seu vazio infindvel. Jamais se cansa de procurar boas idias para dar mscara daquele momento uma vida aparente e imaginar que um deus. Este um trao marcante de Lcifer: querer ser superior

a Deus, enquanto ainda nem ultrapassou o estgio de animal! No momento em que o ser humano deixa operar em si a luz divina, ento ele comea a ver que ele no nada mais do que uma mscara vazia. Tambm este o momento em que se esboa a libertao. Sempre podemos tirar nossa mscara! A transfigurao do homem animal em homem espiritual possvel. A palavra mscara de origem rabe e significa gracejo, piada. O homem biolgico uma caricatura do homem divino.

inanimado da Medusa surge, conforme diz a lenda, Pgaso, o cavalo alado de inspirao divina. Aquele que percorre o caminho da endura (o caminho do enfraquecimento do eu) atrai para si as foras divinas. Surge uma nova personalidade, um novo homem, que o homem original atravs de quem o Esprito divino pode falar. Ele j no carrega a mscara da natureza inferior, porm j no encontrado nu (Corntios II, 5:3), pois ele est revestido de eternidade.

MEDUSA, A

MSCARA DO HORROR

A cabea cortada da Medusa geralmente representada como se fosse uma mscara. Medusa significa soberana. Aquele que contempla a medusa, nos diz a lenda de Perseu, coloca-se frente a frente com sua prpria angstia fundamental. Esta angstia impenetrvel recobre o autoconhecimento com um vu espesso e exclui a compreenso de seu prprio ser, assim como do mundo a sua volta. A pessoa que animada exclusivamente por foras astrais no capaz de vivenciar seu prprio vazio interior. Mas Perseu busca a sabedoria divina e isto lhe possvel, pois o princpio da vida terrestre est morto dentro dele. Esta base de trabalho lhe permite suportar a viso da Medusa no momento em que a angstia fundamental se impe a ele. Quando nossa mscara retirada de ns, experimentamos a fora saudvel da nova alma e todos os valores mudam de significado. O divino, que no existe para o homem terrestre, torna-se ento o Nirvana, o lugar da infinita plenitude. O que era utopia e vazio torna-se, ento, o Todo. Como Perseu somente v a Medusa no reflexo de seu escudo, permitido que ele lhe corte a cabea voltando-lhe as costas para no ser transformado em pedra. Ento, do corpo

Segundo a mitologia grega, aquele que olhasse para a Medusa, a Grgona mortal, era transformado em pedra. Perseu, filho de Zeus e de Danae, recebeu a misso de ir buscar a cabea da Medusa. Para isto, Hermes e Atena lhe deram sandlias aladas e um manto que o tornava invisvel. Assim equipado, ele se ps a caminho, forou as Graeae a lhe revelar o lugar onde se encontravam as Grgnas. Ele conseguiu entrar l e percebeu em seu escudo o reflexo da cabea da Medusa adormecida. Aquele que olhar para esta cabea coberta de serpentes, diz a lenda, ser petrificado. Por isso, Perseu, voltando-lhe as costas, decapitou a Medusa em pleno sono e, de seu corpo inanimado, surgiu o cavalo alado, Pgaso.

15

APROVEITAR

A VIDA OU DESLIGAR-SE DO MUNDO

Os sentidos ligam a conscincia ao mundo exterior. Eles asseguram o contato com o mundo que nos rodeia e portanto so necessrios para a sobrevivncia na matria. Mas geralmente eles somente so utilizados para tornar a vida o mais agradvel possvel e para que possamos goz-la ao mximo.

Tambm dito que os sentidos so os


instrumentos do desejo. O desejo, a vontade, mantm o homem em movimento e agita seu corao pois, para serem satisfeitos, seus desejos o pressionam continuamente para a ao. O homem atual est inundado de informaes principalmente sob a forma de publicidade que estimulam seus desejos e o impulsionam a atividades sempre novas. Todos estes aguilhes fazem nascer dentro dele uma fome insacivel de posse e uma sede inextinguvel de prazer, que lhe sugerem quase sempre a possibilidade de uma felicidade perfeita e de um mximo de liberdade. Ora, desde que um destes desejos seja satisfeito, logo ele ir perseguir outro. Nem bem um desejo cumprido, outro o assalta. Assim, os homens so conduzidos por seus desejos de posse e se perdem cada vez mais em sua liberdade, e seu prazer vai-se tornando cada vez mais fugidio e vazio. Ele chega ao ponto que Goethe cita em Fausto: Mas no tens sempre que engolir o que te agrada? O ouro vermelho, que rola como o mercrio e escorrega entre teus dedos, sem descanso; um jogo em que ningum jamais 16

vencer; uma mulher que ainda est em teus braos, mas j est lanando olhares para teu vizinho; a venerao, que desperta at a sede dos deuses e se esvai como um meteoro? Quanto mais tentamos conservar e aproveitar nossos bens materiais ou espirituais conquistados com tanta dificuldade, mais percebemos que tudo pode ser retirado de ns. Fausto, o prottipo do buscador da verdade, resume desta forma esta vivncia: No se trata de alegria. Eu me entrego ao prazer inebriante, ao prazer doloroso... A busca exagerada do prazer gera sofrimento e tristeza. A maioria dos homens vai percebendo isto, no decorrer de suas vidas, e quem chegou a seu limite tenta sair deste dilema. Mas, se ele cai no excesso inverso e desliga-se do mundo que o rodeia, certamente haver de perceber, depois de um certo tempo, que esta tambm no a melhor soluo, pois a ascese ou a mortificao, apesar de sugerir o desligamento do mundo, no libertam do aprisionamento da matria. Por mais que a ascese ou a mortificao sejam dois extremos opostos ao prazer, ainda esto ligadas aos sentidos.

RENUNCIAR

AOS DESEJOS

A necessidade de um certo desligamento da conscincia em relao aos estmulos da matria surge claramente ao homem atormentado de nosso tempo. Mas como chegar a isto? E como aproveitar a vida sem deixar que o sofri-

mento venha interferir? Este um problema que todos os homens enfrentam, seja rico ou seja pobre, doente ou saudvel, feliz ou infeliz. Qualquer um que seja capaz de renunciar a tudo o que suprfluo, a tudo de que ele realmente no tem necessidade, vai sentir que no lugar de tudo isto surgir um desejo de natureza superior. Uma nova alegria comea a nascer em seu corao: um prazer interior que nada tem a ver com o prazer exterior. Scrates fala da felicidade interior que ele sentia quando ia ao mercado e alegrava-se em perceber que no tinha necessidade daquilo que se vendia por l. Ele sentia-se livre de todas estas coisas, pois elas j no podiam prend-lo, pois elas j no sensibilizavam sua conscincia. Ficava alegre, sentindo esta liberdade interior que ningum poderia roubar dele. J no sentia necessidade de coisas materiais, j no sentia nenhum desejo em relao a elas. Quando percebemos que tudo o que pudermos juntar e possuir no mundo no passa de um simulacro, de uma imitao, ento possvel virar as costas, sem esforo, e tomar nova direo, rumo aquisio de um bem imperecvel, como se buscssemos uma herana que espera por ns. Este bem j no tem nada a ver com o prazer. Na verdade, j no se trata de um bem, mas de um estado de ser interior, que traz consigo uma alegria silenciosa que somente aparece quando o buscador da verdade j renunciou a tudo o que ele ainda achava que era importante: ento, ele j no vive somente para sua prpria satisfao, mas para servir a seu prximo.

DESPERTAR DE NOVOS SENTIDOS

Esta alegria silenciosa a dimenso religiosa do prazer. Para quem j no est submetido aos desejos das coisas exteriores, elas vo-se tornando transparentes. O que est por detrs delas, assim como tudo o que ainda est oculto, vai-se tornando pouco a pouco claro e evidente. Ele j no corre atrs das coisas, mas as v desfilando diante dele, sem que elas o sensibilizem. Um prazer deste tipo provm do desejo profundo da alma de unir-se a 17

Corte de crebro humano. No centro encontra-se a pineal, que segundo Descartes deve ser considerada como a sede da alma (Biblioteca de Genebra, Sua).

POR

ACASO SOU O

GUARDIO DE MEU IRMO?

seu Criador. A alma aspira verdadeira posse: seu lugar legtimo no mundo divino, do qual ela est apartada por seus desejos terrestres. Este desejo profundo de alcanar seu verdadeiro ser e a verdadeira vida, finalmente preenchido em um sentido superior. O que o homem pleno de aspirao ainda conservava transforma-se em liberdade: sua renncia torna-se sua posse, seu mais profundo desejo torna-se a suprema realizao. Mestre Eckhart diz que ningum mais dono do mundo do que aquele que dele se desligou. Aquele que aprende o desligamento consciente, a fim de dar lugar ao novo, que conhece a felicidade desta nova liberdade, percebe que nele vo-se desenvolvendo novas atividades sensoriais que re-ligam sua vida interior vida original da humanidade, a vida do Reino de Deus. Estes novos sentidos no so destinados aos prazeres da vida terrestre, mas ao servio no mundo divino.

Disse o Senhor a Caim: Onde est Abel, teu irmo? Ele repondeu: No sei. Acaso sou o guardio de meu irmo? (Gnese. 4:9). Esta resposta de Caim a Deus to clebre que para muitos ela tornou-se um lugar comum. Ora, mesmo que esta pergunta no tivesse sido feita, h milhares de anos, ela seria um dado fundamental e bem conhecido do comportamento dos seres humanos em relao aos outros. No so apenas as instituies religiosas, humanitrias, sociais e polticas que estudaram esta resposta de Caim, mas ela se coloca a cada ser humano, individualmente: Onde est o teu prximo? Ora, este um problema do qual todos fogem, espontaneamente. Gostaramos realmente de ser guardies de nossos irmos? E do ponto de vista pedaggico, um tipo de proteo como esta seria razovel? No seria errado, psicologicamente, ajudar os outros? Afinal, isto poderia levar a distrbios de comportamento daqueles de quem somos os guardies.

GUARDIES

DA ALMA

A pergunta de Caim que consta na passagem bblica , na realidade, uma resposta pergunta de Deus: uma resposta que expressa sua recusa de ser responsvel por seu irmo. Um guardio algum que protege e vela por algum, mas quem este algum? Em primeiro lugar, a alma divina. Caim deve, portanto, ser consciente da atividade de seu irmo, que a alma. Se ele chega a isto, ele tambm pode encontrar uma resposta indagao 18

sobre o que bom ou mal para a alma. Assim, ele o guardio de seu prximo, o guardio da alma original que Deus colocou perto dele. Este guardio tem o poder de levar seu irmo a seu ponto de partida atravs de todas as agitaes e sofrimentos da vida terrestre.

um irmo agia contra um dos mandamentos de Deus e que seu pecado um dia seria julgado no tribunal divino. Assim, ele havia gritado: No de ningum! para que o o ladro no fosse mais um ladro, mas somente um pobre homem que juntava lenha para se aquecer.

GUARDIO DE SEU PRXIMO

PARA At que ponto um ser humano pode ser, na terra, o guardio e o protetor de seus irmos e irms? At que ponto somos igualmente responsveis pela salvao da alma de nossos semelhantes? O escritor alemo Max Brod, em seu livro Die unheimliche Stadt narra o seguinte: Um rabino est sentado em seu escritrio, mergulhado em um livro sagrado. Seu filho de onze anos, seguindo seu exemplo, estuda o Talmud na escola. Fazendo sua lio de casa, ele chega a um ponto que no compreende e decide pedir uma explicao a seu pai. Mas, abrindo prudentemente a porta de seu escritrio, ele grita. Seu pai est perto da janela, cadavrico, tremendo de excitao. O menino corre janela para ver o que se passa. L fora, na luz plida do comeo da manh, h um homem pobremente vestido perto da lenha empilhada ao longo do muro do jardim, que pega um graveto e o esconde debaixo de seu casaco comprido. Ento o rabino se inclina para fora e grita: No de ningum! Depois, ele se acalma e sua fisionomia irradia felicidade. Como se nada tivesse acontecido, ele volta a sua mesa e mergulha novamente em seu livro. Neste momento o menino compreende por que seu pai estava to excitado. Ele no estava com raiva pelo roubo cometido, mas via que

QUEM REPOUSA EM

DEUS, NO

EXISTE NEM EU, NEM OS OUTROS

No bastava que o pai perdoasse o ladro gritando: No de ningum? Realmente este um grande e nobre testemunho de sua bondade e de seu amor ao prximo. Seria o resultado do triunfo de sua inteligncia sobre a falta de seu prximo, do outro? No, mas sua alma estava to completamente entregue a Deus que ele j no via a diferena entre ele e seu prximo e j no reagia da maneira mais comum. No se trata da virtude que consiste em ser bom e agir bem, pois a alma no conhece este tipo de consideraes. Ela mostra a todos os que lutam um outro caminho de compreenso. Podemos admitir que neste momento o rabino chegou bem perto do amor divino. O Tao no divisvel. Dividir o Tao quebrar a unidade, diz Tchuang Ts. Lao-Ts diz, sobre isto: O sbio sempre se excede auxiliando os homens, e no rejeita nenhum. Quem capaz de estabelecer em si esta realidade vivente poder ser, no verdadeiro sentido do termo, o guardio de seu irmo.

19

20

LEI DO DESTINO

Em uma loja de souvenirs havia uma estatueta de uma mulher com os olhos vendados. Em sua mo esquerda ela segurava uma balana; com sua mo direita, uma espada. Somente um turista estava consciente do significado desta representao. no antigo Egito representavam o corao de um morto sendo pesado em uma balana em contrapartida com uma pluma o hierglifo maat que estava colocado sobre o outro prato da balana. O Antigo Testamento conta que, sobre a parede do palcio de Baltazar, uma mo traou as seguintes palavras: Men, Men, Tekel, Upharsin, que significa Deus contou teu reino e nele ps um fim. Foste pesado na balana e foste encontrado leve demais. A est uma imagem, um smbolo, uma verdade oculta que, se for desvelada, pode ser de tal importncia que pode mudar totalmente a vida de um ser humano. A deusa de olhos vendados que empunha a espada chama-se Nmesis. Ela o smbolo da justia que regulamenta e coloca tudo em equilbrio com sua balana. Esta lei exercida sem dar preferncia a ningum, sem preconceito, sem dio e sem alegria, o que explica a banda sobre seus olhos. A lei de Nmesis faz de tal modo que todos os atos, pensamentos e sentimentos humanos individuais e coletivos sejam seguidos de uma reao destinada a restabelecer o equilbrio. Por esta razo apresenta-se com a espada de duas lminas: ela recompensa ou retifica. Cientificamente falando, dizemos que toda a ao acarreta uma reao. 21

Men, men, tekel, upharsin! A mo escreve um julgamento em letras de fogo na parede. O festim de Baltazar. Rembrandt, por volta de 1600, National Gallery, Londres.

Na Bblia, dito (Epstola de Paulo aos Glatas, 6:7): Aquilo que o homem semear, isto tambm ceifar. E, no Livro dos Provrbios de Salomo (22:8): O que semeia a injustia segar males. Na natureza divina original, esta lei corretiva no age, pois no existe nenhuma polaridade. Por outro lado, a natureza decada polarizada e tudo aqui se manifesta continuamente entre dois extremos. Entre estes dois plos intervm a lei corretiva de Nmesis. Em um mundo onde o bem no uma caracterstica particular, mas a expresso da totalidade, onde a Luz uma fora que tudo penetra, que tudo engloba, a treva no tem espao e portanto no h nenhuma necessidade de retificao ou de recompensa. Apesar de o homem curvar-se sob o jugo da lei corretiva tambm chamada de lei do karma esta lei tambm permite que ele encontre ou retome o caminho da libertao interior. No movimento de vai e vem entre felicidade e infelicidade, pobreza e riqueza, fracasso e sucesso, amor e dio, despeito e satisfao, simpatia e antipatia movimento que pode envolver inmeras vidas a voz daquilo que chamamos de reminiscncia faz-se ouvir de tempos em tempos. s vezes ela muito fraca, quase inaudvel. Desde o momento em que esta voz ressoa em meio a preocupaes pessoais e impulsiona a pessoa a retirar-se deste movimento alternado, nasce um buscador: ele parte em busca da origem deste chamado, desta voz interior. assim que ele vagueia de uma baliza a outra, muitas vezes quase inundado pela multiplicidade de idias que faz nascer correntes ocultistas, msticas e religiosas no oceano de sua vida pes22

soal. Este vaguear, esta busca, pode ocupar muitos anos, e at mesmo muitas encarnaes do microcosmo. Mas ele continua a buscar, at que descobre que a verdade no est dissimulada em livros grossos ou pergaminhos amarelados, nem em casas de orao, nem est com os gurus e mestres sublimes, mas que ela se esconde, desde tempos imemoriais em seu prprio corao.

Leonard Euler (1707-1783), matemtico ecltico de Basilia, ilustrou a interdependncia e a mtua influncia dos campos magnticos dos sistemas solares e dos corpos celestes (Extrado da Theoria motuum planetarum et cometarum, Berlim, 1744).

QUEM

BUSCA ESTE CAMINHO DENTRO DE

SEU PRPRIO CORAO?

Apesar de ser um animal, segundo sua manifestao material e mortal, o ser humano deve fazer crescer sua imagem original em seu microcosmo, pois ele chamado a tornar-se semelhante a Deus. O enigma da Esfinge o coloca diante do trplice mistrio de sua vida: De onde venho? Qual minha ori-

gem? Quem sou, no mais profundo de mim mesmo? Para onde vou? Qual meu destino na criao? As respostas a estas indagaes somente chegam at ns na luz que recebemos no caminho da libertao interior. Enquanto a reminiscncia sobre a qual j falamos ainda no tenha falado dentro de ns, no poderemos resolver convenientemente este trplice enigma. 23

Teseu no Labirinto. O fio dado por Ariadne deve auxili-lo a encontrar a sada (Estudo por E. Burne Jones, 1862).

O impulso vital e o instinto de conservao nos mantm sempre prisioneiros da natureza decada por milhares de seus laos. As potestades e as foras que tentam manter o homem decado no o deixam em paz um s segundo. Elas o agrilhoam e o perseguem no crculo de sua existncia terrestre... at o esgotamento de suas foras vitais e at que a roda que faz girar sua vida pare. Esta vida no limitada? Sim! Ela realmente no tem nenhum sentido! Ento segue um novo priplo atravs da matria grosseira, na esperana de que o acmulo de experincias geralmente amargas finalmente faa com que o ouvido interior fique receptivo voz interior. Ento, quais so as razes de minha existncia, aqui embaixo, na terra? Ser que nasci por acaso, como um simples fenmeno da natureza? Ser que fui formado pelo destino? Ser que fui colocado no mundo para atuar tanto mal quanto bem, subindo e descendo, 24

sentindo regozijo e sofrimento, sem ter escolhido isto? Por que o destino me fez nascer nesta raa, neste povo, nesta famlia? Qual a lei que determina a religio na qual devo viver? Que destino determina minha vida, minha sade boa ou m? O que que decreta quanto tempo ainda devo continuar neste caminho sem sada? E o que vai acontecer quando minha viagem chegar ao fim e quando eu abandonar meu corpo como uma roupa velha e gasta? Onde irei ento? Por que o destino diferente para cada pessoa?

SOU

UM BRINQUEDO NAS MOS DO ACASO?

No h acaso nem no visvel nem no invisvel. No h uma evoluo cega e mecnica por um processo qualquer. Estrelas e planetas seguem uma rbita determinada, as coisas vo e vm, de

acordo com leis absolutas. A menor partcula que a cincia descobriu faz parte da grande organizao universal e testemunha de um nico e grandioso plano de desenvolvimento. Hermes Trismegisto expressa esta coeso geral pelas palavras: O que est embaixo como o que est em cima; o exterior como o que est no interior. E o escritor Mikhail Naimy, no Livro de Mirdad diz: O acaso o brinquedo dos sbios; os loucos so o brinquedo do acaso.*

RESPONSABILIDADE DE SEUS ATOS

A lei de Karma-Nmesis surge quando a edificao do poder mental dos humanos j progrediu a ponto de ser possvel torn-los responsveis por seus feitos e gestos. Se uma criana comete faltas em sua inocncia e inconscincia, ela no pode ser tida como responsvel. A humanidade encontrava-se na mesma situao quando ainda era guiada do exterior. Ela ainda tinha muito pouca conscincia para ter de pagar por seus erros eventuais. Mas, desde que o quarto veculo, o poder mental, desenvolveu-se, ela foi submetida a leis que diziam respeito moral e razo. Conseqentemente, claro, ela deve obedecer a estas leis e fazer com que sua conduta esteja de acordo com elas. Este processo de desenvolvimento deveria ter terminado no final do perodo cristo. O Novo Testamento o confirma: No penseis que vim revogar a lei ou os profetas: no vim para revogar, vim para cumprir (Mateus, 5:17), e Joo testemunha (1:17): Porque a lei foi dada por intermdio de Moiss; a graa e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Na Primeira Epstola aos Romanos 10:4, Paulo diz a este respeito: Porque o fim da lei Cristo para a justia de todo aquele que cr. Enquanto no compreendermos as exigncias do cristianismo para no dizer enquanto no cumpri-las a lei do karma conti-

nua a operar, a lei de causa e efeito: alegria e sofrimento, assim como toda a gama cheia de nuanas das foras contrrias acompanharo inevitavelmente a humanidade sem rumo. Muitos sbios esclareceram estas leis. No para conduzir os homens decados no sentido de fazer o bem por medo do mal, ou para agrilho-los com a esperana de uma recompensa, tanto aqui embaixo como no alm, mas para mostrar-lhes que um dia eles deveriam desligar-se conscientemente da dualidade da vida terrestre. uma senda que colocar o buscador srio da verdade face a face com o processo que resumido por estas palavras: Jesus, a cruz e a ressurreio. O filsofo holands Baruch Spinoza (1632-1677) que foi expulso da sinagoga por causa da liberdade de suas idias, escreveu em sua tica (1677): Aquele que dirigido pelo medo e que faz o bem para evitar o mal, no guiado pela Razo. Agora que a humanidade entrou na era de Aqurio e que ela deve deixar a fase de desenvolvimento anterior e da tirar suas concluses, o mundo inteiro testemunha que est submetido s tumultuadas retificaes de Nmesis, na seqncia de inmeros sculos em que a humanidade deixou de ouvir completamente s exigncias do plano divino. A conta dos atos errneos ou no cumpridos nos foi apresentada. Os sinais que prenunciam a nova era j traam suas linhas de fora no ter do mundo, agora que muitos, em sua cegueira, continuam voltados para o passado, sem querer nem poder voltar-se para contemplar a aurora nascente. Mas tambm so inmeros aqueles que so sensveis a ela e j reagem aos acontecimentos que a anunciam. Entretanto, por falta de conhecimento ou de orientao, eles rapidamente perdem o rumo e ainda tm de dividir a sorte com aqueles que continuam ficando para trs. Nestes momentos, parece que a maior parte da humanidade j se desviou demais da fonte original e que muitos esto curvados sob o peso de 25

um fardo insuportvel que os impede de voltar. por isso que a Escola Espiritual da Rosacruz urea esfora-se por estender o fio de Ariadne a todos os que um dia podero descobrir sua Ptria original a fim de conseguir sair do labirinto das idias religiosas, se realmente eles o quiserem, de verdade! Afinal, no se trata de uma nova filosofia, nem da ensima verso de um pensamento espiritual, nem do restabelecimento de velhos valores, de mtodos ocultos, ou de tcnicas de meditao, mas do caminho libertador, da fora regeneradora que abre o caminho de transfigurao quele que busca.

DEIXAR TUDO

NA FRONTEIRA

As escolas espirituais autnticas edificam e mantm um corpo ou campo gnstico, com a nica finalidade de introduzir no processo de transformao fundamental aqueles que se encontram nesta no mans land (terra de ningum) que a regio fronteiria. A Escola Espiritual atual chama a este estado como a conscincia de Efsio estado no qual o homem comea a perceber as aparncias e a relatividade da existncia da vida terrestre. Quem chegou a esta fronteira, sem dvida est pronto para rejeitar seus supostos tesouros para seguir, em perfeita confiana e entrega, e com uma f slida, seu ardente anseio por regenerao, seu desejo de unificao com seu Criador. Para estes buscadores, certo que a atual Escola Espiritual Internacional da Rosacruz urea, o Lectorium Rosicrucianum, tem algo a dizer. O nmero daqueles que no se contentam mais com as autoridades estabelecidas e para quem as velhas instituies religiosas esvaziaram-se de sua substncia cresce rapidamente. Em quase todos os pases, aumenta o interesse por tudo o que a Rosacruz urea transmite ao verdadeiro buscador da verdade. Em todas as 26

partes do mundo elevam-se as vozes daqueles cuja f, aspirao e experincia esto baseadas no mais puro cristianismo interior. Eles comeam por deixar de lado as regras e os dogmas e querem seguir seu prprio caminho. Assim, livres, eles buscam um grupo ou uma comunidade que corresponde a suas aspiraes e onde podem encontrar a compreenso e a fora necessrias para seguir adiante no caminho de suas vidas. No se trata de fugir do destino, mas de despedir-se interiormente desta vida de prisioneiro que eles antigamente se impunham. Impulsionados por um profundo desejo de liberdade, eles aspiram reconciliao com a lei divina que protege o homem e o leva de volta para sua verdadeira Ptria. Se a alma renasce um dia e consegue crescer, se ela encontra um dia o ureo caminho do meio, ento as retificaes vo sendo cada vez menos necessrias e o destino finalmente dar lugar lei da nova vida, da nova alma, a lei do Amor divino que, assim como o sol que irradia para todos, bons ou maus, transmite-se sem distino a toda a criao.

* Mikhail Naimy, O Livro de Mirdad, Lectorium Rosicruciaum, 1987, terceira edio.

PODER DA PALAVRA

A palavra distingue o homem das formas de vida pretensamente inferiores. A linguagem pode influenciar os pensamentos e os sentimentos de um modo quase sempre bem mais cheia de nuanas do que os outros sentidos. A pessoa se mostra tal como ela por meio de sua linguagem. s vezes, as palavras fazem sofrer mais que a violncia fsica, mas elas tambm tm a capacidade de romper correntes e indicar a senda de libertao.

bom que nos indaguemos como os


seres humanos nutrem mutuamente seus pensamentos e sentimentos, pronunciando ou escutando palavras, e sobre o efeito que as palavras tm sobre a vida dos outros. Vivemos em uma poca em que estamos mergulhados em palavras. Todo o tipo de mtodo oratrio permite a um homem de negcios, por exemplo, ou a um poltico, ficarem acima de seus semelhantes. A discusso quase sempre leva ao ostracismo e agressividade. Emprega-se o poder de sugesto da linguagem publicitria para implantar nos coraes objetivos e desejos, a fim de levar as pessoas ao direta. Assim, palavras perderam seu significado original e esto carregadas de foras egocntricas. Palavras vazias do testemunho de uma civilizao vazia, em que todos os homens e as mltiplas foras de vida sobre a terra so levados destruio.

AS

PALAVRAS CRIADORAS

At que ponto uma palavra criadora? E de que tipo de criao estamos falando? Quem, depois de um longo dia de trabalho, reflete sobre o que este dia lhe trouxe, percebe que muitas palavras foram pronunciadas de um modo totalmente automtico, enquanto que outras eram vazias ou incompletas e que algumas, talvez, alcanaram o caminho do corao de algum que estava sofrendo. Nos antigos mistrios, a palavra servia para designar um campo de vida totalmente diferente deste campo de morte. Esta palavra era qualificada de criadora, pois ela era capaz de evocar novas foras e novos poderes nos que a ouviam. por isso que o Salvador tambm foi chamado de a encarnao da Palavra. Nos mitos, nas lendas e tradies, as palavras quase sempre tm uma outra significao, diferente das que possuem na vida cotidiana. Assim, a palavra Deus evoca, para alguns, um habitante do cu com aparncia humana, mas poderoso, justo e perfeito, enquanto que, para aqueles que vem nesta palavra uma fora criadora, ela evoca uma fora impessoal e impenetrvel, de um poder infinito: o amor ou a causa primeira, que tudo penetra. A palavra morte significa para a maioria o fim da existncia corporal. Mas, para aquele que compreende a palavra criadora, esta palavra evoca o enfraquecimento da antiga personalidade inferior na alma superior imortal e divina. Morro a cada dia, diz Paulo. No se trata de uma morte cheia de sofrimento e de tristeza, mas de uma elevao cotidiana rumo ao divino, de tal modo que a vida inferior continua, por si mesma, ficando para trs. Jacob Boehme diz: Aprende a morrer antes de morrer: assim, sers capaz de morrer na hora de morrer (Epitfio escrito na igreja de 27

So Joo, em Gouda, na Holanda). A palavra vida geralmente faz aluso ao lapso de tempo entre o nascimento e a morte. Mas, para alguns, a vida significa o estado de ser do homem desperto, do homem divino. Comparado com este estado, a vida terrestre sinnimo de morte.

UMA

NOVA COMPREENSO DA PALAVRA

e de inventar palavras novas, pois, quando seus atos seguem esta direo original, que nova para eles, suas palavras agem de forma diferente, sendo capazes de libertar em outras pessoas a divina fonte interior. Graas Palavra, a vida de um ser humano se distingue da vida inferior, pois esta Palavra tem a capacidade de romper as correntes e de indicar o caminho de libertao.

Mulher da tribo Massa (Werner Peiner, Dsseldorf, 1897)

Quem estuda as tradies sagradas com relao aos diversos significados da palavra, descobre por si mesmo e por outros uma nova dimenso: a Palavra da alma imortal. O intelecto capaz de captar a significao profunda e implcita de uma palavra. Para isto, preciso, principalmente, ter conscincia de que cada palavra est carregada por uma certa fora, e que esta fora determina o efeito desta palavra: ser que ela criadora, no sentido gnstico, ou destrutiva, no sentido terrestre? Esta conscincia indispensvel se desenvolve quando o ncleo divino do corao da forma humana est em relao com a palavra criadora: a Palavra, o Verbo. Ento, j no somente o significado da Palavra que iremos captar claramente, nem a fora da Palavra que iremos vivenciar, mas poderemos discernir tambm nitidamente a diferena que existe entre ela e a palavra comum. Pela Palavra criadora original o Criador fala a sua criatura, cujo corao deve tornar-se silencioso, a fim de poder ouvi-la. por isso que Lao-Ts diz: Se pudssemos exprimir o Tao, j no seria o Tao eterno; se pudssemos pronunciar a palavra, j no seria a palavra eterna.* O conceito chins que traduz a palavra Tao comparvel Palavra criadora da Gnese. Os que conseguiram compreender esta causa primeira e que aprenderam a ser e a agir em conformidade com ela transformam-se a si prprios e transformam a face do mundo. Eles no tm necessidade de buscar 28

* Tao Teh King, captulo l

AO

MAL, OFERECE O AMOR (Preceito maniqueu)

Amai os vossos inimigos, diz Jesus no Sermo da Montanha: tarefa aparentemente irrealizvel. Amai os vossos inimigos... mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe tambm a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a tnica, deixa-lhe tambm a capa (Mateus, 5:44. 39. 40). O que resta destas palavras alm de um frio dia de inverno? Mas... um certo Martinho, dando a metade de seu casaco a um pobre mendigo no as explicou da forma mais santificada? Por que ento dar mais? stas palavras de Cristo foram e sempre tm sido interpretadas e esclarecidas de modo diligente, e muitos tentam cumprir esta tarefa ao p da letra. Rapidamente, entretanto, estas pessoas comeam a descobrir que mais vale deixar de interpret-las literalmente como uma exigncia to excessiva: melhor ainda, prefervel renunciar a ela, pois quem age de acordo com estas palavras de Cristo acaba minando a prpria base de sua vida. Qual a posio de outros movimentos religiosos quanto a este assunto? Ser que o budismo, por exemplo, coloca uma exigncia to extrema a seus adeptos? Isto no est escrito em nenhum lugar, mas diz-se que Gautama, ou Buda, tirava do caminho at mesmo os besouros que encontrava, de medo de os esmagar. No eram seus inimigos, mas no possvel imaginar que algum que prova ter uma atitude como esta no esteja cheio de amor por seus inimigos ou que v a seu encontro sem clemncia. 30

Quem v Cristo ou Buda como homens com uma moral particularmente elevada, rapidamente se engana. A frase dos maniqueus: Ao mal, oferece o amor certamente conduz aquele que busca para um pouco mais perto de seu objetivo. Realmente, no se trata de ningum em particular, mas do mal enquanto fenmeno. Entretanto, tambm possvel haver um mal entendimento, pois qual seria precisamente o mal a que esta frase se refere?

VIVER

FORA DE

DEUS

OU VIVER

CONSCIENTEMENTE EM

DEUS

Os maniqueus, os bogomilos, os ctaros e os movimentos gnsticos da Idade Mdia aderiam doutrina das duas ordens de natureza. No sculo XX geralmente falamos a respeito destas religies como dualistas mas realmente no se trata da mesma coisa. De acordo com a doutrina puramente gnstica, o conceito de mal se relaciona a tudo o que pertence natureza dialtica, e tambm vida material perceptvel, como as formas de vida menos densas, situadas no alm. Neste sentido, o mal no o mal que se ope ao bem deste mundo, mas a vida separada de Deus. Que se ope vida consciente em Deus. O bem e o mal terrestres so, portanto, relativos e dependem de circunstncias que vo mudando a cada dia. Eles so opostos um ao outro como os dois plos de um s e mesmo campo de fora e, como tais, mantm o movimento deste campo. Quando os maniqueus diziam: Ao mal, oferece o amor eles estavam querendo dizer que preciso aniquilar e desintegrar o mal absoluto e substitu-lo

pelo amor absoluto. evidente que chamar isto de amor significa algo completamente diferente de ter como objetivo um bom comportamento baseado sobre uma moral, pois ser que, depois de um certo tempo, o estado dialtico da vida pode realmente ser aniquilado por este procedimento? A idia dos maniqueus era, portanto, a seguinte: transformar a irradiao de natureza divina em uma fora que envolve o mundo e a humanidade para impulsion-los para seu verdadeiro destino. Para conseguir isto, necessrio realizar uma revoluo interior, uma completa reviravolta do ser interno, que comea quando este ser volta-se conscientemente para a fonte de toda a vida. Triunfando sobre o ser terrestre, ele d lugar ao plano de desenvolvimento divino original. Este convite dirigido a todos os que seguem Cristo at o p da montanha, onde ele pronunciou o Sermo da Montanha: Vendo Jesus as multides, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os seus discpulos dele (Mateus, 5:1).

de vazio interior a cada criatura que o abandona, para que cada uma delas possa tornar-se consciente de estar apartada de Deus. As reaes so as mais diversas, variando da recusa total do amor divino at a uma imitao que se d para tentar, deste modo, corrigir a disperso do mundo e torn-lo aceitvel por Deus. Oscilando entre o bem e o mal terrestres, sempre cada vez mais almas mortas vo despertando e compreendendo, ento, que no se trata de corrigir o mundo, mas de vencer as foras que impedem que a alma possa retornar para o reino que no deste mundo. Ento, elas doam seu amor ao mal, para libertar os humanos de sua priso.

FORA CRSTICA IMPESSOAL

Todos estes buscadores da Verdade suprema desempenham o papel de transformadores da fora crstica csmica em uma irradiao que tem o poder de agir sobre a terra, mesmo sem pertencer ao campo de vida mortal. Esta fora impessoal e irradia sobre tudo e sobre todos. Ela plena de amor pelo mundo e pela humanidade, mas no do modo que os homens gostariam. O amor divino nada pede para si, mas penetra a criao inteira e mostra o estado 31

AGITAO

OU EQUILBRIO INTERIOR

Sois vs mesmos quem criais o tempo; os sentidos so o relgio. Se parardes o movimento do pndulo, ento o tempo deixa de existir (Angelus Silesius).

Um relgio comporta um mostrador, diversas rodas que se engrenam umas s outras e a ncora que transmite ao pndulo a fora da engrenagem. O pndulo uma pea que vai e vem, oscilando, com um movimento uniforme que regula o tempo. Tambm podemos consider-lo como o corao do relgio. Quando seu movimento cessa, o relgio pra e j no possvel determinar a marcha do tempo. O funcionamento de um relgio mecnico e os conceitos que se relacionam com ele apresentam uma analogia surpreendente com a frase de Angelus Silesius. Todos os homens sabem o que movimento. Quem por acaso algum dia teve tempo de fazer tudo o que devia? O tempo parece estar indo cada vez mais depressa, e ns, os homens, ficamos sem flego para segui-lo. Muitas vezes gostaramos de par-lo, achando que teramos mais tempo para fazer, com toda a tranqilidade, o que ainda falta para ser feito. Esta idia parece falsa, pois Angelus Silesius diz justamente que o movimento a causa do tempo e no sua conseqncia. Olhando assim, de mais perto, o movimento e o tempo parecem idnticos. Ns somos escravos do tempo. Ser que existem duas espcies de movimento? Um exterior e outro interior? Angelus Silesius diz que so os sentidos que formam o relgio: que portanto os sentidos so o movimento pelo qual os homens criam seu mundo. Os sentidos so os instrumentos da cobia, 32

do desejo de possuir as coisas do mundo. O desejo mantm o homem em constante movimento; os novos desejos criam novas agitaes, que os sentidos devem finalmente fazer cessar. O desejo liga o homem ao reino do tempo-espao. Ele acorrentado a um corpo mortal e impulsionado pela agitao criada por seus desejos a ir e vir como o pndulo de um relgio entre os plos opostos do reino onde o tempo e o espao fazem a lei. Assim o homem torna-se escravo de sua existncia terrestre. Somente depois de inmeras experincias, atravs de muitas encarnaes no microcosmo, que a conscincia descobre que a marcha do tempo no lhe traz nenhum descanso duradouro, mas sim a prende continuamente armadilha de iluses, sem dvida, sempre novas para ela.

UM

CORAO CALMO

Quem percebe o tempo como uma iluso, encontra um lugar onde reina uma verdadeira tranqilidade. Talvez ele tente encontrar caminhos que ainda sero exteriores por muito tempo, e ir forar-se a ficar calmo, constrangendo-se pela disciplina, mas tambm deste modo chega o momento em que ele vai perceber que este tambm no o descanso de que fala a Bblia: Nosso corao agita-se at encontrar o descanso em ti, Deus. Se tiver coragem o bastante, ele haver de se esforar para estudar como fazer, de tal modo que seu corao possa encontrar a paz em Deus. Na Bblia, e em outros escritos sagrados, o leitor muitas vezes aconselhado a renunciar a seus desejos e cobias a fim de adquirir o descanso do

corao. Quem segue verdadeiramente estas indicaes acumula muitas novas experincias. Ele consegue discernir cada vez melhor as influncias exteriores ou interiores que causam a agitao, e pode ento afast-las, renunciando ao mundo exterior. Sua mudana interior j no ser condicionada por fatores de tempo e ele conquistar a paz interior. Esta paz instaura-se depois do processo em que a alma prepara-se para receber o Esprito. Neste equilbrio, ela j no se encontra sob a influncia de todos os aguilhes temporais dos sentidos. Quando este equilbrio vivo emana de algum, que tambm trabalha para ordenar o mundo a sua volta, a agitao diminui, os conflitos vo-se resolvendo e as indagaes geralmente vo encontrando suas prprias respostas. Inmeros buscadores vivenciam, assim, o descanso em Deus como um momento bem mais sadio, sem agitao, muito mais do que um simples contrapeso s duras exigncias da vida cotidiana, mui-

to mais do que uma simples base para viver sadiamente. So as foras que a alma recebe do campo de vida original divino que acarretam e mantm este repouso regulador. por meio dele, exclusivamente por meio dele, que ela pode viver! o campo de vida no qual ela pode novamente participar, depois de um longo processo de libertao interior.

Equilbrio (Baixo relevo em uma tumba em Sakkara, no Egito).

33

ASSUMIR

OU NO ASSUMIR SUAS

RESPONSABILIDADES

O conceito de responsabilidade est cada vez mais sendo empregado na vida cotidiana, a torto e a direito. Geralmente, entendemos por responsabilidade o fato de que, qualquer que seja a situao, devamos assumir as conseqncias de nossos atos. Em razo da lei de causa e efeito, o passado manifestase no presente e o presente determina o futuro.

Como cada um de ns carrega o peso


do passado e responsvel por tudo o que vai acontecer, de que modo iremos viver se quisermos fugir dela ou mesmo rejeitar esta responsabilidade? Ser que este dilema tem sada? A busca da resposta correta nos dirige para todo o tipo de orientao filosfica, religiosa e artstica. Mas as consideraes e expresses mais elevadas tambm so determinadas pela lei de causa e efeito. Quem realmente est buscando o significado de sua vida ir certamente encontrar a nica resposta possvel para esta indagao e compreender que responsvel por sua prpria vida. O sbio e filsofo judeu Martin Buber (1878-1965) estudou este problema em uma narrativa to surpreendente que dela resolvemos fazer um resumo.

ONDE

ESTAIS NO MUNDO?

Quando Deus, o Onisciente, interpelou Ado, dizendo: Ado, onde ests? o que isto significa? O rabino lhe respondeu fazendo uma outra pergunta: Acreditas que a Escritura eterna e engloba todos os tempos, todas as geraes e todos os homens? Ele respondeu: Sim, creio. Ento o rabino continuou: `Ento, Deus pergunta a cada um, todo o tempo: Onde ests neste mundo? Tantos anos e dias se passaram e onde chegaste durante este tempo todo? Para vs a pergunta seria: J viveste sessenta e quatro anos... onde ests agora? Quando o oficial da guarda ouviu o rabino dizer sua idade, ps-se em p, colocou a mo no ombro do outro e gritou: Muito bem! Mas seu corao batia violentamente! O que se passa nesta narrativa? O oficial pede uma explicao do texto bblico da queda (Gnese, 3). De acordo com a resposta do rabino, este parece considerar o oficial como se fosse o prprio Ado, chamado por Deus. E mais: ele tambm explica o sentido do texto, mas afirma que este pode ser aplicado a todos os homens, onde quer que se encontrem. Quando Deus faz esta pergunta, ele no quer que as pessoas lhe respondam aquilo que ele j sabe: ele quer despertar e estimular a conscincia do erro, do pecado. Ado, o ser humano, esconde-se para no ter de prestar contas. o que todos os homens fazem. Escondem-se como Ado e esforam-se por jogar a culpa em seu prximo.

Quando o rabino van Reussen estava preso em St. Petersburg, o oficial da guarda veio at sua cela e comeou a lhe falar a respeito de indagaes que o preocupavam quando ele lia as Escrituras. Para terminar, ele lhe perguntou: 34

ASPIRAR

SEGURANA E CERTEZA

A existncia terrestre torna-se, para

ele, uma espcie de abrigo onde ele quer sentir-se em segurana. Mas, quanto mais ele se esconde diante da face de Deus, mais ele se atrapalha consigo mesmo. Em outras palavras: quem se afasta do olhar de Deus, esconde-se de seus prprios olhos. Desvia-se daquilo que, dentro dele, busca a Deus, e cada vez mais sente-se mal ao receber a resposta boa e correta. Esta pergunta que Deus faz a Ado refere-se, certamente, a esta situao. O criador quer estimular os homens, destruir seu abrigo e devolver-lhes a liberdade. Ele quer fazer com que vejam onde podero chegar se continuarem escondendo-se mais profundamente, mas tambm quer mostrar-lhes qual sua Ptria. Seu chamado desperta o desejo de sair desta situao difcil. Ser que o homem vai escutar este chamado, ser que ouvir esta pergunta e ousar darlhe uma resposta dentro de si mesmo?

queda. Ele reconhece isto e diz estou escondido. Neste momento, comea seu caminho terrestre, cheio de sofrimento. A partir da, ele responsvel por si mesmo. Mas, este mesmo momento pode representar para alguns o fim do sofrimento. Refletir sobre sua prpria condio pode dar uma compreenso clara e mostrar a porta que d para um caminho totalmente novo.

AUMENTAR
O CRCULO

O PODER OU QUEBRAR

O oficial sentiu seu corao bater violentamente quando esta pergunta lhe foi feita pessoalmente. Ser que o mesmo acontecer para ns? bem possvel que no ouamos o chamado de Deus, ou que o rejeitemos. Tanto isto acontece, que ainda no descobrimos a vida original. Quem consegue muito sucesso e aproveita os prazeres da vida terrestre; quem amplia seus poderes e abraa negcios importantes, este haver de continuar andando em crculos... a menos que perceba e compreenda esta pergunta divina: Onde ests? Ado compreendeu que sofreu uma

35

QUE

A ALMA ABRA SUAS ASAS!

Ddalo, que construiu o labirinto de Knossos, confeccionou para si mesmo e para seu filho caro asas de plumas e de cera a fim de escapar ao veredicto do rei Minos. Ora, apesar da advertncia de seu pai, caro voou para muito perto do sol, a cera derreteu-se e ele foi precipitado no mar.

N o se sabe por que caro no escutou


seu pai. Por temeridade, talvez? Ser que ele no percebia o perigo? Em muitos quadros caro representado como um jovem aparelhado de asas e subindo ao cu para atingir o sol. Ser que ele queria unir sua alma luz irradiante do sol flamejante? A pessoa que, em xtase mstico, tenta deste modo ultrapassar os limites inerentes a sua natureza, vai perceber que no tem meios para isto. O calor do sol faz com que a cera se derreta, suas asas comeam a pegar fogo e ele cai novamente, de volta terra. o que acontecia com caro. Entretanto, seu corpo no se despedaou nos rochedos, mas desapareceu no mar Egeu. Assim, sugerido que ele no se perdeu no abismo de trevas do Hades, mas que foi recolhido pela gua da vida, purificadora, salutar, segura, e assim foi guiado rumo ao Reino das Almas Imortais. De um modo bastante diferente, aparece uma outra personagem dos mitos gregos. Prometeu, filho de um tit e de Tmis, deusa da justia e filha de Urano, desempenha o papel de um jovem, mas de um jovem amadurecido. Querendo mostrar a Zeus, o pai dos deuses, uma nova raa humana, ele criou um homem capaz de determinar sua pr36

pria vida livre e independente dos deuses. Para tanto, foi-lhe dado o fogo do Olimpo, que conserva a vida. Zeus castigou Prometeu e o prendeu com correntes matria, a um rochedo, no Cucaso. Todos os dias, um abutre vinha e devorava seu fgado, que era refeito a cada noite. Hrcules, filho de Zeus, no podendo suportar mais a viso desta tortura, libertou Prometeu, abatendo o abutre com uma flecha. Em todos os tempos os artistas tentaram representar o destino de caro e de Prometeu, tanto em literatura como em escultura, pintura ou no teatro. E a razo disto no certamente a vida dramtica destes heris: por um lado, caro representa o desejo que prprio do homem de elevar-se das trevas da terra rumo ao infinito luminoso do espao infinito; e, por outro lado, Prometeu traduz esta idia em suas palavras: Criemos um mundo a nossa imagem, que obedea somente a ns mesmos! E ento, o homem no realmente chamado para a liberdade? E por que, ento, ele punido to cruelmente quando ele tenta conseguir esta liberdade?

ERRO DE

PROMETEU

A terra linda, com suas estaes que vo mudando a cada ano, seus riachos encantadores, suas flores selvagens e seus imensos oceanos. L no alto, erguem-se os picos das montanhas, cobertas de neve, projetando-se sobre os vales verdes; mais acima, a cpula do cu vai-se arredondando, repousando sobre os poderosos ombros de Atlas, o irmo de Prometeu, e da vm correndo nuvens, como riachos

em ondas frteis para logo mais, noite, recobrir a humanidade adormecida com um manto de milhares de estrelas, e entre elas os planetas descrevem suas rbitas. Quem poderia dizer que a terra no bela? Ela o mundo para o qual o filho dos deuses, Prometeu, moldou o homem da argila mida da terra. Ele deu a cada animal uma propriedade para oferec-la a este homem a quem apenas faltava a vida. Segundo a lenda, Prometeu acendeu uma tocha no carro do sol, a fim de que este fogo celeste desse vida a sua criatura. Assim a terra povoou-se, para grande satisfao dos deuses que desceram dos cus para concluir um pacto com os homens: eles desejavam proteg-los e, em contrapartida, queriam ser adorados e receber sacrifcios. Oferecer sacrifcios aos deuses? Por qu? Prometeu, que podia prever tudo, teria criado esta raa humana para isto? Seria para isto que ele teria trazido o fogo at eles, e ensinado a arte de fazer potes e outras artes: seria para isto que ele lhes havia ensinado suas capacidades espirituais, e a desenvolver uma civilizao? Prometeu havia criado um novo mundo! Sem tomar exemplo de nada, ele havia feito surgir a beleza com uma riqueza infinita de formas, sempre novas. Suas mos formavam o que seu prprio esprito criador idealizava. Poderia imaginar uma vida sem beleza? Sem beleza, ser que a vida pode realmente continuar? Quem gostaria de viver sem ela? Entretanto, a terra no conhece somente a beleza: ela conhece tambm a doena, a fome, a guerra, as preocupaes e as desgraas. Tudo porque Zeus fez descer sobre a terra a encan-

tadora Pandora, que havia reunido todo o mal e o sofrimento imaginveis em um vaso de argila, que ela derramou sobre o mundo. E assim o pai dos deuses puniu a desobedincia dos homens. Mas, tocado de piedade, e para no faz-los sucumbir completamente sob o peso do sofrimento, ele lhes deixou a esperana dentro do corao. O homem terrestre est ligado s foras contrrias da natureza dialtica. Seus desejos de liberdade fazem nascer, ao mesmo tempo, a opresso. Por detrs da beleza, sempre se perfila a sombra da queda. Nada pode escapar dependncia entre os dois plos. Este foi o erro, o pecado de Prometeu. Enquanto Prometeu e suas criaturas quiserem transformar o mundo das foras contrrias em um paraso, o erro de Prometeu ganhar terreno e far valer seus direitos, pois a morte e a decadncia esto neste paraso! Ora, eles determinam no somente o curso da vida da personalidade, mas tambm o curso das civilizaes e das idias onde elas esto baseadas. Entretanto, o mrito de todas estas personalidades rebeldes, no decorrer da histria, o de terem tentado despertar a humanidade, sacudindo-a de sua preguia estpida e egosta, atravs de impulsos sempre renovados. Pode ser que seus fracassos acabem abrindo os olhos de todos aqueles que antigamente os aplaudiam. O mito de Prometeu fala-nos de um irmo dele que chamava-se Epimeteu: o homem que ainda tem a compreenso. Sem ele, a humanidade no teria experimentado a nova conscincia e o indivduo no perceberia conscientemente seus atos. A humanidade jamais teria percebido que estava acorrentada matria, como criao de Prometeu. Graas a 37

Epimeteu, a imagem da vida imperecvel, que cada homem carrega em si, apesar de profundamente oculta, no foi apagada pela iluso, pela mentira, pela impostura, pelo egocentrismo e pela especulao.

QUAL

A MENSAGEM QUE ESTES

MITOS TRANSMITEM?

Tendo rompido a harmonia entre ele e o cosmos, Tntalo criou seu prprio inferno (Biblioteca Nacional, Paris).

Os mitos relatam geralmente experincias de um passado muito longnquo. Eles sempre esto relacionados com indagaes do tipo: Onde estou? De onde venho? Por que o homem conduzido pelo destino, e quem determina este destino? As respostas a estas perguntas so simbolizadas por acontecimentos e provas que dizem respeito a deuses ou a foras da natureza personificadas, em relao com os deuses superiores. As aes hericas assim descritas e a interveno dos deuses podem receber explicaes que geralmente so diferentes, mas que 38

sempre esto de acordo com as peripcias que os personagens principais atravessam. Vistos superficialmente, estas narrativas parecem estar sempre se contradizendo, mas, olhando de mais perto, aparecem sempre dois motivos bsicos, semelhantes aos de caro e de Prometeu. A palavra mito no deve evocar somente um passado muito longnquo. No tempo em que eles surgiram, eram muito atuais. Em cada poca (e a devemos compreender tambm nosso sculo XX, to esclarecido), sempre houve mitos que glorificam os heris do campo de batalha, da poltica, da arte, da cincia e da religio. Eles sempre foram rodeados por uma aurola de sublimidade sobrenatural, e ainda o so. Atualmente o cu est povoado de dolos do show-business, da poltica, do cinema e do esporte. Eles se sucedem e se intercambiam e so substitudos de acordo com o contexto. Assim, neste momento, paga-se tributo ao deus do consumo e ao monstro da tecnologia. Mas h sempre indagaes que so to velhas quanto o mundo, exatamente como o primeiro homem do incio da evoluo terrestre da humanidade: Quem sou? De onde venho? O que determina meu destino?. E estas perguntas so sempre respondidas, como no passado. So todos os esforos feitos com o objetivo de uma certa realizao do mundo dialtico (sob a direo dos deuses que este mundo criou para si mesmo) que determinam seu destino. Mas os mistrios iniciticos imperecveis da Gnosis universal sempre revelaram a origem da humanidade queles que esto dispostos a entregar-se a ela. Basta apenas adaptar poca a linguagem e a simbologia que permitem transmitir as lies da vida.

COMO

EXPLICAR A CONDIO HUMANA?

As foras das duas naturezas opostas agem em cada ser humano. Graas

centelha divina da alma-esprito original, presente dentro dele, ele comea a pr em dvida se existe ou no algo como imortalidade. Ele aspira a esta liberdade e busca incansavelmente na terra toda o que esta terra no lhe pode oferecer. De fato, o homem feito de matria e portanto somente pode manifestar-se no campo da matria. Ele est inexoravelmente submetido lei da vida animal, o que lhe inspira um grande cansao e o encoraja a ultrapassar os limites desta vida. Mas ele se debate continuamente contra as paredes de seu prprio ser e sente-se rejeitado. Apesar disso, todas estas tentativas finalmente desatam um pouco os laos que o mantm preso e fazem com que ele possa entrever a libertao. Mas isto apenas uma aparncia: logo ele cai novamente e deve aceitar seu aprisionamento, ou empreender um novo esforo melhor preparado. Ou ento... ele fica de tal forma apaixonado por suas prprias criaes, que se considera o nico senhor e mestre de si mesmo, recusando-se a reconhecer seu criador! Neste caso, ele faz tudo para tornar sua vida terrestre o mais agradvel possvel e para se proteger de eventuais catstrofes. O que esta tentativa lhe traz de bom? Ser que ele quer realmente escapar da vida da morte? Um simples verso potico pode tirar-lhe a tranqilidade e reanimar seu desejo de liberdade: Quando eles chegam, e te atacam, sobre ti se precipitam: luta e clera, dio e calnia... Portanto, jamais te esqueas de que possuis duas asas! (Cesar Flaischlen)

e sua conscincia. Mas ser que ele voar rumo ao paraso que criou para si mesmo? Ser que ele sentir este vo inebriante? Ser que vai sonhar novamente, enganando-se a si mesmo, achando que suas asas ocultas ou msticas o levaro rumo a novas alturas espetaculares? Ser que vai criar a beleza para substituir seu deus desconhecido? Ser que vai agarrar-se assim a sua prpria pessoa, a sua prpria escravido? Ou ser que vai manter-se preso, nervosamente, roda que o eleva da terra at o mundo obscuro da morte e que o faz descer em seguida matria grosseira, para uma nova volta na roda, e assim por diante? E, quando finalmente, em sua aflio, ressoar dentro dele a voz original, e quando ele comear a compreender esta voz, que ele sempre abafou, fechando-a na fortaleza de seu eu, seu desejo haver de libertar-se e ele vai querer abrir suas asas, as asas capazes de torn-lo forte o bastante para elevar sua alma, renascida graas ao amor desinteressado, sobre todos os obstculos, at o Reino de Luz da Gnosis. E assim, as leis do espao e do tempo, do ser e do no ser vo perdendo seu poder. Ento, ele tem de escolher: ser livre em Deus, ou continuar preso a uma imitao de Deus.

ALMA PODE TER ASAS

Sim, qualquer homem pode adquirir asas de acordo com suas possibilidades 39

Potrebbero piacerti anche