Sei sulla pagina 1di 5

PROJETO PATRIMNIO PARA TODOS PLANO DE AULA DETALHADO PARA A REALIZAO DAS OFICINAS 1 DIA DE OFICINA: Objetivos: Integrao

do grupo, apresentao do projeto e da metodologia do Patrimnio para Todos, apresentao do material didtico, sensibilizao dos participantes para as noes de cultura, diversidade cultural e multiculturalismo. Metodologia: 08h ou 13:30h- Dinmica de integrao do grupo (CRIAO LIVRE) . Por ex: Cara Metade: o mote ser frases relacionadas ao patrimnio cultural cearense ou ditos populares. OU Expectativas (Repolho): cada participante escreve suas expectativas em folhas de papel e amassam as folhas todas juntas at formar uma grande bola de papel. No final da oficina desmanchar a bola e discutir se as expectativas foram superadas ou no. 08:30h ou 14h Apresentao do Vdeo do Projeto, da metodologia e do material didtico do Patrimnio para Todos. Falar da construo da caixa da memria e sua finalidade. Solicitar que diariamente ela seja acrescida de algum objeto. Entregar e justificar suas escolhas no ltimo dia de oficina. Entrega dos kits. Colocar vdeo da O fabuloso destino de Emelie Polain e debater sobre a importncia da memria e dos objetos. 09:10h ou 14:40h Roda de conversa sobre o que os participantes da oficina entendem por cultura. Os facilitadores devem estimular a mxima participao e anotar no quadro uma breve sntese dos conceitos surgidos. 10:00h ou 15:30h Intervalo 10:15h ou 15:45h Leitura coletiva e debate do mdulo I: O conceito de cultura. 10:4h5 ou 16:15h Ver vdeo e imagens de diversas manifestaes culturais. A idia perceber a diversidade cultural presente na sociedade, ampliando as ideias originais dos participantes (CRIAO LIVRE). 11:15h ou 16:45h Leitura coletiva dos exerccios e solicitar sua elaborao.

11:30h ou 17h - Finalizao dos trabalhos.

2 DIA DE OFICINA: Objetivos: Refletir sobre os conceitos relacionados discusso sobre patrimnio cultural tais como: bens culturais, patrimnio cultural, tombamento, manifestaes culturais, saberes e modos de fazer, lugares de memria e etc; Metodologias: 13:30h Iniciar com a dinmica Escravos de J e Torm, ou dinmicas para quebrar o gelo (CRIAO LIVRE). 13:50h Apresentao e comentrios dos exerccios do mdulo anterior 14: 00h - Perguntar e listar o que os participantes consideram patrimnio do bairro. Neste exerccio iremos perceber a noo de patrimnio do grupo. Geralmente apareceram apenas bens edificados. Problematizar essa questo e incentivar que eles pensem em outros tipos de bens culturais presentes na comunidade, acrescentando-os lista. 15h - Leitura coletiva e debate do mdulo II: O que patrimnio Cultural? (se tiver internet mostrar sites dos rgos de preservao do patrimnio: IPHAN, SECULT, SECULTFOR). Cada facilitador dever consultar previamente os sites e averiguar que sees so importantes para trabalhar em sala de aula. 15: 30- Intervalo. 15: 45 Apresentao da diviso das categorias de patrimnio que sero utilizadas durante a pesquisa: lugares de memria, saberes e modos de fazer, manifestaes culturais, guardies da memria, rituais e festas religiosas, histrias e lendas . (procurar associar essas categorias a bens culturais do prprio bairro). 16: 15 - Ver e comentar vdeo e imagens de diversos bens patrimoniais no Cear. A idia perceber a diversidade do patrimnio cultural no estado. Associar cada foto ou vdeo uma categoria apresentada acima (CRIAO LIVRE). 16:50h Retomar a listagem feita no momento inicial da aula e acrescentar outros bens que eles diro aps a ampliao da ideia de patrimnio. 17h Solicitar o exerccio do mdulo II. Encerramento das atividades. Solicitar aos participantes fotos antigas do bairro ou da comunidade para o prximo dia.

3 DIA DE OFICINA: Objetivos: Aprofundar as discusses sobre patrimnio cultural a partir dos bens patrimoniais da comunidade. Diviso dos grupos de pesquisa e identificao do patrimnio cultural presente na comunidade investigada. Metodologias: 13:30h Iniciar com as impresses das atividades e associar s discusses realizadas nos momentos anteriores. Fotografar as fotos que eles trouxerem. 13: 45 - Leitura coletiva e debate do mdulo III: A cidade e suas histrias. 14:00h Exibio de trecho do filme Os Narradores de Jav. O objetivo perceber as diversas formas de se contar a histria de um lugar e o papel da histria oral nestas narrativas. 14:30h Leitura coletiva e debate do mdulo IV: Caderno temtico - Cultura das guas: memria do patrimnio cultural do Cear. 15:30h- Intervalo 15:45 Dividir os participantes em 4 grupo de pesquisa de por afinidade de trabalhos j que todos iro pesquisar ao mesmo tempo todas as categorias de patrimnio. Ento seria: TECNICA fichas e anotaes; ARTE desenhos, poesias, musicas, textos, etc.; COMUNICAO entrevistas, anotaes; MIDIA fotografia e filmagem. Deixando claro que os participantes podem transitar entre os grupos, mas que a diviso necessria para otimizar os trabalhos. 16: 35h Combinar a aula de campo do dia posterior realizando as rotas de visita. Pedir aos participantes para que entrem em contato com as pessoas que sero visitadas e avis-las antecipadamente, para que se preparem. 17h Encerramento das atividades.

4 DIA DE OFICINA: Objetivos: Apresentao do material de registro, das fichas e inicio das pesquisas Metodologia: 08h ou 13:30h Apresentao do material de registro e das possibilidades de usos . Estabelecer metas de registro. (proposta: pelo menos 3 registros de cada linguagem. udio, Vdeo, Fotografias, Desenhos, textos escritos). A turma que j foi dividido em 4 grupos de trabalho (TCNICA: ficaro com as fichas de informao; COMUNICAO: entrevistas, anotaes, textos; MDIA: fotografias, vdeos, gravao de udio; ARTE: desenhos, poesias, msicas, etc) Atribuies: MONITOR: grupo Tcnica; FACILITADOR: grupo Arte e Comunicao; TCNICO: grupo de Mdia. 08:30h ou 14: 00h - Trabalho de campo. (Registro do patrimnio cultural local) 11:30h ou 17h Encerramento das Atividades. Recursos: - Mquinas fotogrficas - Fichas de registro - Bloco de notas - Lpis para desenhos. 5 DIA DE OFICINA: Objetivos: Continuao dos registros do patrimnio local Metodologia: 08h ou 13:30h Avaliao do dia anterior apontando as dificuldades e pensando solues que possam ser colocadas em prtica no 5 dia. 08:30h ou 14h Trabalho de campo. (Registro do patrimnio cultural local) 11:30h ou 17h Encerramento das atividades Recursos: - Mquinas fotogrficas - Fichas de registro - Bloco de notas - Lpis para desenhos.

6 DIA DE OFICINA: Objetivos: Apresentao das caixas de memria e encerramento das atividades. Metodologia: 08h- Avaliao das aulas de campo. Recebimento do material produzido pelo grupo. 08:30h Apresentao dos resultados da pesquisa e das caixas da memria para os colegas em sala de aula. 10:30h Intervalo 10:45h Aplicar o questionrio de opinio sobre o projeto com os participantes. 11h Avaliao das oficinas no aprendizado dos participantes. Dinmica das Expectativas: desmanchar a bola de expectativas e refletir com os participantes sobre a superao das mesmas. 11:30h Encerramento das atividades. Aulas tericas SEGUNDA Apresentao Mdulo I: Conceito de Cultura TERA Mdulo II: Patrimnio Cultural QUARTA Mdulo III e IV: Cidade e suas histrias e Caderno temtico Aulas prticas QUINTA SEXTA Finalizao SBADO

Aula de Campo

Aula de Campo

Caixas de Memrias e Encerramento

Potrebbero piacerti anche