Sei sulla pagina 1di 3

OS DOIS CAMINHOS Mario J. B. Oliveira M.S.T L.T.S.P. A VOZ DO SILENCIO .

Um Estudo do Livro

NO OCEANO SEM LIMITES BRILHA O SOL CENTRAL. (L.2.pg.17).

No oceano sem limites brilha o Sol Central, Espiritual e Invisvel. O universo seu corpo, esprito e alma; e TODAS AS COISAS so criadas de acordo com este modelo ide al. Estas trs emanaes so as trs vidas, os trs degraus do Pleroma gnstico, as trs "Fac Cabalsticas", pois o ANTIGO dos antigos, o santo dos idosos, o grande En-Soph, "t em uma forma e em seguida no tem forma alguma". O Invisvel "assumiu uma forma quan do chamou o universo Vida", diz o Zohar, o Livro do Esplendor. A Primeira Luz a Sua Alma, o Sopro Infinito, Ilimitado e Imortal, sob cujo esforo o universo ergue o seu poderoso seio, para infundir vida Inteligente Criao. A Segunda emanao condens a matria cometria e produz formas no crculo csmico; pe os incontveis mundos flutuando no espao eltrico, e infunde o princpio de vida cego e ininteligente, em cada forma. A Terceira produz todo o universo da matria fsica; e, como se afasta gradualmente da Luz Central Divina, seu fulgor se enfraquece e se transforma nas TREVAS e no MAL - a matria pura, as "grosseiras purgaes do fogo celestial" dos hermetistas. O GRANDE CICLO DA MNADA.(L.2. pg.18).

Quando o Invisvel Central (o Senhor Ferho) viu os esforos para libertar-se da Scin tilla divina [Centelha da Anima Mundi.], que no desejava ser lanada na degradao da m atria, ele lhe permitiu tirar de si prpria uma Mnada, pela qual, ligada a ela pelo fio mais fino, a Scintilla divina (a alma) tinha que velar durante as suas inces santes peregrinaes de uma forma a outra. Assim a Mnada foi lanada na primeira forma da matria e dai encerrada em pedra; depois, no decorrer do tempo, atravs dos esforo s combinados do fogo vivo e da gua viva, ambos os quais brilhavam seu reflexo sob re a pedra, a Mnada escapou priso e surgiu luz do Sol como um lquen. De modificaes e modificaes ela foi mais e mais alto; a Mnada, a cada nova transformao, tomou emprest ado um pouco mais da radiao de sua me. Scintilla, de que se aproximava a cada trans migrao. Pois "a Causa Primria quis que ela procedesse desse modo"; e destinou-a a s ubir e mais e mais at que sua forma fsica se tornasse novamente o Ado de p, formado imagem de Ado-Cadmo. Antes de sofrer a sua ltima transformao terrestre, a cobertura externa da Mnada, a partir do momento de sua concepo como embrio, passa, novamente, pelas fases dos vrios reinos. Em sua priso fludica ela conserva uma vaga semelhana c om os vrios perodos de gestao como planta, rptil, pssaro e animal, at se tornar um emb io humano. No nascimento do futuro homem, a Mnada, radiando com toda a glria de sua me imortal que a vigia da stima esfera, torna-se sem sentido. Ela perde todas as lembranas do passado, e s retorna gradualmente conscincia quando o instinto da infnc ia d lugar razo e inteligncia. E quando a separao entre o princpio de vida (esprit ral) e o corpo tem lugar, a alma liberada - a Mnada - reencontra exultantemente o esprito paterno e materno, o radiante Augoeides, e os dois, fundidos em um, form am para sempre, como uma glria proporcional pureza espiritual da vida terrestre p assada, o Ado que completou o crculo de necessidade, e est livre do ltimo vestgio de seu envoltrio fsico. A partir desse momento, tornando-se mais e mais radiante a ca da passo de seu progresso ascendente, ele sobe pelo caminho brilhante que termin a no ponto do qual ela partira em torno do GRANDE CICLO. O ESTUDO No livro A Voz do Silncio de H. P. B. ed. Pensamento, diz o seguinte em sua 1 nota:

1. Estas instrues so para os que ignoram os perigos de Iddhis inferiores .

E o que IDDHI ? Glossrio Teosfico, de H. P. B. ed. Ground diz o seguinte: IDDHI (Pl.) Sinnimo da palavra Snscrita SIDDHI.

SIDDHIS (Snscrito) Literalmente atributos de perfeio poderes fenomenais que graas s santidade, os Yogis adquirem. [Siddhis: faculdades psquicas, poderes anormais ou extraordinrios do Homem. Um grupo deles compreende as energias psquicas mentais in feriores, grosseiras; o outro exige a mais elevada educao dos poderes espirituais. No Zrmad Bhagavad, Krishna diz: Aquele que vive consagrado prtica do Yoga que subj ugou seus sentidos e concentrou sua mente em MIM (Krishna) um Yogi no qual todos os Siddhis esto prontos para Servir . A palavra snscrita Siddhis sinnimo da palavra pli Iddhi (Voz do Silencio, I, nota 1). Em seu comentrio aos Aforismos de Patajali M. Dvivedi enumera oito Siddhis os mais elevados poderes ocultos que so: Anima (O poder de assimilar-se a um tomo), Mahim (O de dilatar-se no espao), Laghim (O de tornar-se to leve quanto um floco de algodo), Garim (O de tornar-se to pesado como o corpo mais pesado da terra), Prpti (O de chegar a qualquer parte, at Lua), Prkmya (O de ver todos os desejos realizados), Ichatva (A faculdade de criar) e Vazitva (O poder de dominar a tudo). (Op. Cit. 45). Estes poderes extraordinrios acrescenta o mencionado comentarista no so adquiridos n uma s vida e podem ser resultado dos efeitos acumulados durante vrias existncias . Is to explica o exposto no Aforismo 1 do Livro IV: Os poderes anormais so obtidos por nascimento, pela virtude de certas ervas, de encantos, de austeridade ou pelo Sa madhi . Siddhi significa tambm: perfeio, xito, bem-estar, prosperidade, ventura; reali zao de um objeto desejado; efeito. Conseqncia, resultado; concluso, comprimento, exec uo, fim; fruto, produto, recompensa; faculdade psquica; poder extraordinrio, divino ou suprafisico obtido pelo desenvolvimento espiritual ou pela pratica do Yoga.] Encontramos oito elevados poderes que intrinsecamente fazem parte de nossa const ituio oculta. Krishna diz no texto acima: aquele que vive consagrado a prtica do Yoga que subjug a seus sentido e conseqentemente sua mente em Mim (Krishna) um Yogi (*) no qual t odos os Siddhis esto prontos para servir . (* Cabe aqui um esclarecimento sobre a palavra YOGA G. Teosfico ed. Ground: A pala vra YOGA, alm de significar unio , tem vrios outros significados: conexo, harmonia, rel ao; via, mtodo, sendeiro; poder mstico ou misterioso; encanto, feitio, magia; mistrio; devoo, doutrina, ensinamento etc .) [* Palavra usada no sentido de VIA.] E servir uma questo de vontade dirigida, e perguntamos qual a direo? So duas as direes: primeiro o Caminho da Evoluo, o cumprimento do dever e conseqenteme nte a Lei de equilbrio e harmonia, isto renncia recompensa que a personalidade sem pre deseja cobrar; o desligamento do mundo transitrio, porm, vivendo suas experinci as. No livro Luz no Caminho de Mabel Collins. ed. Teosfica, pg. 39: 6. Mata o desejo de

sensao , o que isso significa? Significa a recompensa, pois o objetivo a transformao desse desejo em um aprendizado, e no a compensao transitria e finita. A segunda opo a Iluso aquela que nos conduz a encarnar-se de novo, que nos d nova op ortunidade de aprendizado.

A Raiz do Homem, o Ado Kadmon (Hebreu) [G. Teosfico ed. Ground] O Homem arquetipal; a HUMANIDADE. O Homem celeste que no caiu em pecado. Na Kabalah, Ado Kadmon o LOGOS manifestado, que corresponde ao nosso terceiro Logos. O No-Manifestado o primeiro exemplar de Homem ideal e simboliza o Universo in abscondito ou, no sentido ari stotlico, em sua privao . O primeiro Logos a Luz do Mundo ; o segundo e o terceiro so sombras gradualmente mais densas . Livro A Doutrina Secreta ESTNCIA IV AS HIERARQUIAS SETENRIAS. Sloka 1. Livro A Doutrina Secreta de H. P. Blavatsky , VOLUME I, ed. Pensamento, pg. 140: Sloka 1. ...Escutai Filhos da Terra. Escutai os vossos Instrutores, os Filhos do Fogo (a). Sabei: No h nem primeiro nem ltimo; porque tudo UM NUMERO que procede do No-Nmero (b). Explicaes da Estncia de H.P.B.: de H. P. B., ed. Pensamento:

1. a) As expresses Filhos do Fogo , Filhos da Nvoa de Fogo e outras analogias exigem u esclarecimento. Elas se relacionam com um grande mistrio primitivo e Universal q ue no fcil explicar. H uma passagem do Bhagavad-Gt, em que Krishna, falando simblica esotericamente, diz: Os Dois Caminhos. Eu indicarei os tempos [condies]... em que os devotos, ao partirem [desta vida], o fazem para no voltar jamais a [renascer], ou para voltar a [encarnar-se de novo] . O fogo, a chama, o dia, a lua crescente, [a quinzena feliz], os seis meses do sol stcio do Norte, partindo [morrendo]... neles, os que conhecem a Brahman [os Yogis ] vo a Brahman. O fumo, a noite, a lua minguante [a quinzena nefasta], os seis me ses do solstcio do sul [morrendo]... nestes, o devoto vai esfera lunar [tambm a Lu z Astral], e volta [renasce]. Esses dois caminhos, um iluminado e outro sombrio, consideram-se eternos neste mundo [ou Grande Kalpa idade]. Por um deles [o home m] vai para nunca mais voltar; pelo outro, retorna . Os termos "fogo", "chama", "dia", "lua crescente (quinzena iluminada ou feliz) " , etc.; e "fumo", "noite" e outros, que conduzem to somente senda Lunar, so ininte ligveis sem o conhecimento do Esoterismo. Todos eles so nomes de vrias divindades q ue presidem aos Poderes Cosmopsquicos. Falamos amide da Hierarquia das "Chamas , dos "Filhos do Fogo", etc. Shankaracharya, o mais sbio dos Mestres Esotricos da ndia, diz que o Fogo significa uma divindade que preside ao Tempo (Kla). O ilustre trad utor do Bhagavad Gt, Kashirth Trimbak Telang, M. A., de Bombaim, confessa que "no te m nenhuma idia clara sobre o significado destes versculos" (62). Ao contrrio, para os que conhecem a doutrina oculta, eles so de absoluta clareza.

Potrebbero piacerti anche