Sei sulla pagina 1di 25

PLANOS DE AULA DO ALUNO DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO II (COLETIVO) CURSO: DIREITO CURRICULO: 108 PERODO: 5 CARGA HORRIA: TERICA:

PRTICA:

SUMRIO SEMANA 1 Frias: conceito, natureza jurdica, perodo aquisitivo e concessivo, remunerao, abono, frias coletivas e efeitos na cessao do contrato de trabalho. SEMANA 2 Aviso Prvio. Conceito, natureza jurdica, finalidade, cabimento, durao e efeitos. SEMANA 3 Terminao do contrato de trabalho - causas de extino do contrato de trabalho e os direitos decorrentes: terminao normal do contrato de trabalho e terminao anormal do contrato de trabalho: resilio, resoluo, resciso, terminao do contrato de trabalho por fato ou ato no dependente da vontade das partes (factum principis e fora maior), terminao do contrato de trabalho por motivo de morte, aposentadoria. SEMANA 4 Justa causa, resciso indireta e culpa recproca: requisitos e hipteses. SEMANA 5 Homologao da terminao do contrato de trabalho: termo de quitao, prazo e efeitos. SEMANA 6 Prescrio e decadncia: conceito, distines, prazos, prescrio total e parcial. SEMANA 7 Prescrio e decadncia (continuao): regras especiais anotao da carteira de trabalho, menor, FGTS e frias. SEMANA 8 Indenizao por tempo de servio: conceito, fundamentos jurdicos e evoluo histrica. O sistema do FGTS: evoluo histrica, opo com carter retroativo e hipteses de movimentao. SEMANA 9 Estabilidade e garantia de emprego: Princpio constitucional de proteo contra despedida arbitrria, conceito de estabilidade, classificao, hipteses de estabilidade: gestante e acidentado. SEMANA 10 Estabilidade e garantia de emprego (continuao): estabilidade do dirigente sindical e representante dos empregados na CIPA, outras hipteses de estabilidade, reintegrao e readmisso.

SEMANA 11 Normas de proteo do trabalho da mulher e do menor: fundamentos e finalidade, proteo maternidade, normas de proteo do menor (Estatuto da Criana e do Adolescente), contrato de aprendizagem. SEMANA 12 Segurana e medicina do trabalho: evoluo e objetivos da segurana e medicina do trabalho, insalubridade e periculosidade, preveno de acidentes e comisses internas nas empresas (CIPAs). SEMANA 13 - O Direito Coletivo do Trabalho: as relaes individuais e coletivas do trabalho, movimento associativista, a organizao sindical o sindicato, as entidades sindicais, unidade, unicidade e pluralismo sindical, enquadramento e contribuies sindicais. SEMANA 14 Os conflitos coletivos de trabalho: formas de soluo dos conflitos coletivos de trabalho, negociao coletiva convenes e acordos coletivos de trabalho. SEMANA 15 - Greve: conceito, natureza jurdica, evoluo histrica, tipos e finalidade da greve, lockout.

SEMANA 1

Frias: conceito, natureza jurdica, perodo aquisitivo e concessivo, remunerao, abono, frias coletivas e efeitos na cessao do contrato de trabalho. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve compreender a necessidade da concesso de um descanso anual, os requisitos necessrios para a aquisio do direito s frias, as regras para sua concesso e os seus efeitos jurdicos, inclusive na cessao do contrato de trabalho. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura:

CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 22 Frias; artigos da CLT, Smulas do Tribunal Superior do Trabalho e a Conveno Internacional
n 132 da Organizao Internacional do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV -Captulo XXII Frias.

CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO) Frederico foi admitido pela empresa Berta Ltda. no dia 20/09/2007 na funo de auxiliar de servios gerais. No dia 15/04/2008 pediu demisso, em virtude de ter arrumado novo emprego. Diante dos fatos relatados, responda justificadamente: Frederico tem direito s frias proporcionais? Justifique, indicando a posio do TST sobre a matria bem como a Conveno Internacional n 132 da Organizao Internacional do Trabalho. QUESTO OBJETIVA (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO) Rodrigo Lemos, durante o perodo aquisitivo de frias, faltou 08 (oito) dias, sendo que desses dias o empregador no descontou o salrio referente a 05 (cinco) dias; faltou, ainda, 02 (dois) dias em razo do falecimento de uma prima de sua esposa que vivia sob sua dependncia econmica, conforme atestado em sua CTPS; faltou, tambm, 02 (dois) dias, um em cada semestre, para doar sangue e, finalmente, faltou no dia da deciso final da Copa Mundial de Futebol. No perodo concessivo, Rodrigo ter direi to a frias, na seguinte proporo: a) 24 dias; b) 18 dias; c) 25 dias, porque teve 5 faltas injustificadas; d) 30 dias;

e) 22 dias, porque teve 08 faltas injustificadas .

SEMANA 2

Aviso Prvio. Conceito, natureza jurdica, finalidade, cabimento, durao e efeitos. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender a finalidade da concesso do aviso prvio, as regras para a sua concesso, as hipteses de cabimento, os tipos de aviso prvio e os efeitos jurdicos na extino do contrato de trabalho. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 31 Aviso Prvio; ou


NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito do Trabalho. 31 Ed. So Paulo: LTr, 2005 - Oitava parte: captulo VII (aviso prvio); artigos da CLT, Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV -Captulo XXVI Aviso prvio.

CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO) A empresa Sol e Mar Ltda. firmou um contrato de experincia com Alessandra, por um perodo de 90 dias. O aludido contrato foi pactuado na forma do art. 481 da CLT, ou seja, continha uma clusula assecuratria do direito recproco de resciso antecipada. Ocorre que, antes de se completarem os 90 dias, a referida empresa demitiu Alessandra, imotivadamente, rompendo assim o contrato de experincia. A dispensa sem justa causa ocorreu no dia 10/06/2008, sendo este o ltimo dia da prestao de servios. Diante dessa situao, responda aos seguintes questionamentos: a) Alessandra ter direito de receber o aviso prvio? Justifique. b) Qual a data (dia, ms e ano) da extino do contrato de trabalho? Justifique indicando os entendimentos do TST sobre o tema.

QUESTO OBJETIVA (OAB CESPE 2007.1) No que diz respeito ao instituto do aviso prvio, julgue os itens a seguir. I - O aviso prvio trabalhado ou indenizado computa-se, para todos os efeitos, como integrao ao tempo de servio. II - O carter indenizatrio que se d ao pagamento do aviso prvio no trabalhado lhe retira o carter alimentar. III - A cessao da atividade da empresa, com pagamento da indenizao, exclui o direito do empregado ao aviso prvio.

Assinale a opo correta. a) Apenas o item I est certo. b) Apenas o item II est certo. c) Apenas os itens I e III esto certos. d) Todos os itens esto certos.

SEMANA 3

Terminao do contrato de trabalho - causas de extino do contrato de trabalho e os direitos decorrentes: terminao normal do contrato de trabalho e terminao anormal do contrato de trabalho: resilio, resoluo, resciso, terminao do contrato de trabalho por fato ou ato no dependente da vontade das partes (factum principis e fora maior), terminao do contrato de trabalho por motivo de morte, aposentadoria. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve compreender as diversas formas de rompimento do contrato de trabalho de modo que possa identificar quais as verbas rescisrias devidas em cada uma dessas modalidades de ruptura contratual. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 32 Ttulo IV Obrigaes


decorrentes da extino do contrato de trabalho;
Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV - Captulo XXV Trmino do Contrato de Trabalho.

CASO CONCRETO (Selecionado pela Prof. Carla Veloso - OAB/CESPE/PR 2007.1 Pedro Silva trabalhou na empresa Gigabyte Ltda., mediante contrato a ttulo de experincia, nele fixadas as seguintes condies: prazo de 90 dias; salrio de R$ 660,00 por ms; carga semanal de 44 horas; jornada de trabalho de 7h20min por dia, de segunda-feira a sbado, com 1 hora de intervalo alimentar; descanso semanal aos domingos; e, ainda, clusula assecuratria do direito recproco de resciso antecipada. Pedro cumpriu o contrato at o 30 dia, inclusive dentro das condies contratadas, quando foi dispensado sem justa causa. Destaque-se que a sua empregadora, na constncia contratual, nada lhe pagou. Indique os direitos devidos ao ex-empregado Pedro, inclusive eventuais proporcionalidades, se for o caso, sem a necessidade de quantific-los. Responda, tendo em vista que a exempregadora far o pagamento no prazo legal definido. QUESTO OBJETIVA (ELABORADA PELA PROF MARIA INS GERARDO) Assinale a opo correta: a) Resilio a expresso utilizada para a extino do contrato de trabalho por dispensa por justa causa; b) Na extino do contrato por fora maior, a indenizao compensatria do tempo de servio devida aos empregados admitidos aps a CRFB/88 corresponde a 20% do FGTS; c) Resoluo a expresso utilizada para a extino do contrato por iniciativa de qualquer das partes, sem justa causa; d) A morte do empregado equivale ao pedido de demisso, sendo cabvel, inclusive, o aviso prvio.

SEMANA 4

Justa causa, resciso indireta e culpa recproca: requisitos e hipteses. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve saber e compreender os requisitos necessrios para a resoluo contratual, bem como identificar no caso concreto as hipteses que autorizam a ruptura do contrato de trabalho por inexecuo faltosa praticada por qualquer das partes ou de ambas as partes. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura:

CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 32 Resoluo do Contrato de Trabalho; ou NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito
do Trabalho. 31 Ed. So Paulo: LTr, 2005. Oitava parte: captulos IV (dispensa arbitrria ou sem justa causa) e V (outros modos de extino do contrato de trabalho); artigos da CLT, Smulas do Tribunal Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Ttulo IV - Captulo XXV Trmino do Contrato de Trabalho. CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Fernando Arajo, admitido na funo de vendedor pela empresa ALFA - Distribuidora de Papis Ltda. em 20/07/2006, est h 4 meses sem receber salrios e outros ttulos trabalhistas decorrentes de seu contrato de trabalho. A empresa tambm no est efetuando os depsitos do FGTS. Insatisfeito com a situao, Fernando no deseja mais continuar com seu pacto laboral. Diante dos fatos relatados, responda fundamentadamente: a) Qual a melhor alternativa para Fernando extinguir o seu contrato de trabalho? b) Quais as verbas trabalhistas devidas a Fernando nesta modalidade de terminao do contrato de trabalho?

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/CESPE 2007.2) Tito, empregado da empresa Pgasus Ltda., fumava no interior do escritrio da empresa, desrespeitando ordem geral emanada da direo que proibia os empregados de fumarem nesse espao. Diante dessa situao hipottica, assinale a opo correta.

a) A atitude praticada por Tito constitui motivo para a despedida por justa causa, consistente em ato de indisciplina, j que descumpria ordens gerais do empregador dirigidas impessoalmente ao quadro de empregados. b) Apesar de descumprir a ordem da direo de no fumar no interior do escritrio, no cabe a aplicao da justa causa a Tito, j que a atitude praticada por ele constitui um estado de necessidade inerente ao vcio de fumar, e no um ato de indisciplina. c) A empresa jamais poderia emitir norma de proibio de fumar no interior do escritrio, pois estaria utilizando do seu poder econmico para tolher a liberdade individual dos seus empregados. d) A atitude praticada por Tito constitui motivo para a despedida por justa causa, consistente na desdia, ou seja, a falta culposa, j que agia com negligncia em relao proibio emanada da direo da empresa.

SEMANA 5

Homologao da terminao do contrato de trabalho: termo de quitao, prazo e efeitos. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve saber que as verbas devidas ao empregado em virtude do trmino do contrato de trabalho devem ser pagas dentro de certo prazo e apresentam requisitos de validade quanto forma e o contedo do termo de quitao. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 30 Resilio do Contrato de


Trabalho; Legislao: artigos da CLT; Jurisprudncia: Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal
Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV - Captulo XXXIII Assistncia na Resciso do Contrato de Trabalho.

CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Em 11 de setembro de 2005, Antnio foi contratado para trabalhar na churrascaria Cruzeiro do Sul Ltda., no cargo de garom. Foi dispensado sem justa causa em 12 de maio de 2008, tendo o empregador determinado que Antnio cumprisse o aviso prvio em casa.

Diante do caso apresentado, responda:

a) Qual o prazo mximo (dia, ms e ano) para pagamento das verbas resilitrias? Justifique indicando o entendimento do TST sobre a matria. b) Qual a conseqncia do pagamento no ser realizado no prazo legal? Fundamente sua resposta.

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/RJ 21 EXAME) INCORRETO afirmar que: a) A contagem do prazo para pagamento das verbas rescisrias se d excluindo o dia do incio, incluindo o dia final do referido prazo contnuo; b) A multa estipulada em clusula penal, ainda que diria, no poder ser superior ao principal corrigido, conforme entendimento jurisprudencial predominante;

c) O pagamento das parcelas constantes do instrumento de resciso ou recibo de quitao deve ser efetuado at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato; ou at o dcimo dia, contado da data da notificao da demisso, quando da ausncia do aviso prvio, indenizao do mesmo ou dispensa de seu cumprimento; d) A inobservncia do prazo para pagamento das verbas rescisrias, em qualquer hiptese, resulta exclusivamente no pagamento de multa administrativa em favor do Ministrio do Trabalho e Emprego, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa mora.

SEMANA 6

Prescrio e decadncia: conceito, distines, prazos, prescrio total e parcial. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de identificar a distino entre os institutos da prescrio e decadncia e saber aplicar os prazos prescricionais previstos em lei para a exigibilidade dos crditos do trabalhador. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Artigo 7, XXIX da CRFB/88, Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Ttulo IV - Captulo XXXII A Decadncia e a Prescrio. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/RJ 26 EXAME) Joo foi admitido em 20/05/1995 na empresa XY Ltda. e imotivadamente dispensado em 20/01/2003, tendo sido o aviso prvio indenizado pelo empregador. Considerando-se que Joo era credor de duas horas extras dirias, que no foram adimplidas pelo empregador, ajuizou ao trabalhista em 27/01/2005 postulando tais parcelas. A empresa XY Ltda., em defesa, argi a prescrio total e parcial. Responda, de forma fundamentada, se no caso concreto ocorreu a prescrio total e a parcial. Aponte os dispositivos legais pertinentes. QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB - CESPE/ES 2004) Acerca das regras de prescrio e decadncia no direito do trabalho, assinale a opo incorreta. a) Para os trabalhadores urbanos, o prazo para o ajuizamento da ao de dois anos a contar da extino do contrato de trabalho, sob pena de prescrio da pretenso correlata; b) Embora no esteja previsto em lei, o prazo fixado pelo empregador para que seus empregados adiram a plano de desligamento incentivado de natureza decadencial; c) Durante a vigncia do contrato de trabalho, o trabalhador rural dispe de cinco anos para ajuizar reclamao trabalhista, sob pena de prescrio da pretenso correlata; d) Para dispensar dirigente sindical que cometa falta grave, dispe o empregador do prazo prescricional de 30 dias, a contar da suspenso aplicada.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 35 Prescrio de Decadncia.

SEMANA 7

Prescrio e decadncia (continuao): regras especiais anotao da carteira de trabalho, menor, FGTS e frias. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender e identificar as regras especiais de prescrio de direitos decorrentes do contrato de trabalho e saber aplic-los aos casos concretos. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Artigo 7, XXIX da CRFB/88, artigos da CLT sobre prescrio do menor. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Ttulo IV - Captulo XXXII A Decadncia e a Prescrio. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/RJ 28 EXAME) Paulo da Silva Netto sempre esteve envolvido em "confuses" e "brigas". Contudo, quando Paulo completou 16 anos, arrumou um emprego na Metalrgica Cruzeiro do Sul Ltda., e resolveu estudar noite. Aps 6 meses de trabalho, Paulo foi dispensado sem justa causa e nada recebeu. Dona Maria (me de Paulo), faltando 30 dias para Paulo completar 20 anos, comprou um txi para seu filho trabalhar. Paulo soube pelo Sr. Marcos (gari), que deveria ter recebido horas extras. Paulo quer propor ao na Justia do Trabalho, porm, Joo (mdico), lhe disse que seus direitos j estavam prescritos. Diante do caso apresentado, responda: Operou-se a prescrio total/parcial para Paulo pleitear seus direitos? Justifique, ressaltando os aspectos fticos e jurdicos envolvidos na questo. QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB - CESPE/ES 2004) Acerca das regras de prescrio e decadncia no direito do trabalho, assinale a opo incorreta. a) Para os trabalhadores urbanos, o prazo para o ajuizamento da ao de dois anos a contar da extino do contrato de trabalho, sob pena de prescrio da pretenso correlata; b) Embora no esteja previsto em lei, o prazo fixado pelo empregador para que seus empregados adiram a plano de desligamento incentivado de natureza decadencial; c) Durante a vigncia do contrato de trabalho, o trabalhador rural dispe de cinco anos para ajuizar reclamao trabalhista, sob pena de prescrio da pretenso correlata; d) Para dispensar dirigente sindical que cometa falta grave, dispe o empregador do prazo prescricional de 30 dias, a contar da suspenso aplicada.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 35 Prescrio de Decadncia.

SEMANA 8

Indenizao por tempo de servio: conceito, fundamentos jurdicos e evoluo histrica. O sistema do FGTS: evoluo histrica, opo com carter retroativo e hipteses de movimentao. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve conhecer a evoluo histria da indenizao por tempo de servio prevista na CLT e aquela decorrente do FGTS, bem como identificar a modalidade de indenizao devida aos trabalhadores admitidos antes e depois da CRFB/88. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim.

Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 34 FGTS Fundo de Garantia
do Tempo de Servio e Indenizao por Tempo de Servio; NASCIMENTO, Amauri Mascaro.
Iniciao ao Direito do Trabalho. 31 Ed. So Paulo: LTr, 2005. Oitava parte: captulo VI (indenizao de dispensa do empregado e outras). Artigo 7 da CRFB/88 e Lei n 8.036/90 (FGTS). Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV - Captulo XXVIII Fundo de Garantia por Tempo de Servio e Captulo XXIX - Indenizao. CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Cntia foi contratada em 06/05/1983 pela Papelaria Bom Preo Ltda., para exercer a funo de balconista. No ato da admisso, Cntia no optou pelo sistema do FGTS e nem durante o curso do contrato de trabalho. Em 20 de julho de 2008, o empregador resolveu dispensar Cntia imotivadamente. Diante do caso acima apresentado, explique como ser calculada a indenizao do tempo de servio. Justifique sua resposta.
QUESTO OBJETIVA (ELABORADA PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Assinale quais so as hipteses que autorizam a movimentao da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Servio: a) despedida sem justa causa, culpa recproca, fora maior, extino normal de contrato a termo e suspenso total do trabalho do avulso por perodo igual ou superior a 90 dias; b) despedida sem justa causa, fora maior, extino normal de contrato a termo, aposentadoria e gozo de auxlio-doena;

c) despedida sem justa causa, culpa recproca, despedida com justa causa, aposentadoria e fora maior, d) despedida sem justa causa, despedida indireta, fora maior, culpa recproca e pedido de demisso.

SEMANA 9

Estabilidade e garantia de emprego: Princpio constitucional de proteo contra despedida arbitrria, conceito de estabilidade, classificao, hipteses de estabilidade: gestante e acidentado. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender que a estabilidade e/ou garantia de emprego constituem mecanismos de proteo do emprego. Deve saber identificar o prazo e as condies para a garantia de emprego da empregada gestante e do empregado que sofre acidente de trabalho. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 33 Estabilidade; Smulas do Tribunal Superior do Trabalho; Artigos da Constituio da Repblica. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV - Captulo XXVII Garantia e Estabilidade de Emprego. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO - OAB CESPE/2006) Em 10 de agosto de 2003, Ana foi contratada para trabalhar para empresa Beta Ltda., no cargo de analista de sistema, por prazo indeterminado. Em 12 de dezembro de 2005, Ana foi demitida sem justa causa, recebendo todas as suas verbas rescisrias e teve seu contrato de trabalho devidamente homologado pelo sindicato representativo. No dia 3 de janeiro de 2006, foi emitido atestado mdico informando que Ana estava aproximadamente com seis semanas de gravidez. Considerando o caso apresentado, responda s seguintes perguntas, com base na legislao aplicvel e no entendimento do Tribunal Superior do Trabalho: a) Ana teria direito estabilidade, se o contrato de trabalho fosse de experincia? b) O fato de o empregador desconhecer o estado gravdico de Ana, afasta o direito da gestante ao recebimento da indenizao em virtude da estabilidade provisria? c) Durante que perodo devido o direito reintegrao ao emprego?

QUESTO OBJETIVA (ELABORADA PELA PROF MARIA INS GERARDO) Matias sofreu acidente de trabalho em 14/02/2007, ao cair de um caminho da empresa em que trabalhava, fraturando a rtula do joelho direito. Ficou afastado do trabalho em gozo de

licena mdica decorrente deste acidente, obtendo alta mdica em 19/02/2007, retornando ao trabalho em 20/02/2007. Diante dos fatos relatados, marque a alternativa CORRETA: a) embora o empregado tenha ficado afastado do trabalho por apenas seis dias em decorrncia de fratura da qual prontamente se restabeleceu, cabvel a estabilidade por um ano, j que no limitando a lei o perodo de afastamento, no poder o empregador faz -lo; b) o segurado que sofreu acidente de trabalho s tem garantido a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, quando tiver seqela, hiptese em que receber auxlio acidente; c) incabvel a estabilidade por um ano, por ter o empregado se afastado por apenas seis dias, no alcanando o afastamento mnimo necessrio que ensejaria o direito; d) o empregado recebeu auxlio-doena decorrente de acidente de trabalho, j que o benefcio previdencirio concedido aps o primeiro dia de afastamento, cabendo ao empregador adiantar os primeiros quinze dias, possuindo a garantia de emprego por 12 meses a contar do acidente.

SEMANA 10

Estabilidade e garantia de emprego (continuao): estabilidade do dirigente sindical e representante dos empregados na CIPA, outras hipteses de estabilidade, reintegrao e readmisso. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de identificar o prazo e as condies para a garantia de emprego do dirigente sindical e representantes dos empregados na CIPA alm de outras hipteses de estabilidade e ainda a diferena entre reintegrao e readmisso. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 33 Estabilidade; Smulas do Tribunal Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Livro IV - Captulo XXVII Garantia e Estabilidade de Emprego. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/CESPE 2008.1) Pedro estava cumprindo o perodo referente ao aviso prvio quando registrou sua candidatura a cargo de dirigente sindical. Nessa situao especfica, deveria ser aplicada a Pedro a regra da estabilidade prevista no art. 543, 3., da CLT? Fundamente sua resposta.

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/SP 133 EXAME) A estabilidade dos membros da CIPA atinge: a) A todos os membros, tanto os representantes dos empregados quanto os dos empregadores; b) Apenas membros titulares e suplentes que tenham sido eleitos pelos empregados, sendo que no podero sofrer despedida arbitrria, entendendo-se como tal a que no se fundar em motivo disciplinar, tcnico, econmico ou financeiro; c) Apenas o Presidente e o Vice-Presidente da CIPA; d) Apenas membros titulares, pouco importando sejam representantes do empregador ou eleitos pelos empregados.

SEMANA 11

Normas de proteo do trabalho da mulher e do menor: fundamentos e finalidade, proteo maternidade, normas de proteo do menor (Estatuto da Criana e do Adolescente), contrato de aprendizagem. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender os fundamentos e a finalidade da proteo do trabalho da mulher e do menor identificando as regras de proteo para aplic-los ao caso concreto. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CARRION, Valentim.

Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho. 33 Ed. So Paulo: Saraiva, 2008 Normas Especiais de Tutela do Trabalho; Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri:
Impetus, 2008 Captulo 17 Requisitos ou Elementos do Contrato de Trabalho.
Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV - Captulo XXXVI Trabalho da Mulher e XXXVII Trabalho da Criana e do Adolescente. CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO) Helosa Helena obteve a guarda judicial para fins de adoo de Juliana, com 2 (dois) anos de idade. Solicitou ao seu empregador a concesso da licena maternidade de 60 (sessenta dias). O empregador negou o pedido sob o argumento de que tal direito restrito me gestante e mencionou o art. 7, XVIII da Constituio da Repblica. Pergunta-se: O pedido de Helosa Helena tem amparo legal? Explique.

QUESTO OBJETIVA (QUESTO SELECIONADA POR CONTRIBUIO DE OUTROS ESTADOS: OAB/PR 2007.2)

Sobre o contrato de aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA: a) no necessita ser escrito, podendo ser tcito. b) O prazo ser de, no mximo, 2 (dois) anos. c) garantido o salrio mnimo hora, salvo condio mais favorvel. d) o aprendiz dever ter idade mnima de 14 (quatorze) e mxima de 24 (vinte quatro) anos, exceto no caso de aprendizes portadores de deficincia, com qualquer idade.

SEMANA 12

Segurana e medicina do trabalho: evoluo e objetivos da segurana e medicina do trabalho, insalubridade e periculosidade, preveno de acidentes e comisses internas nas empresas (CIPAs). OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender que as normas de Medicina e Segurana do Trabalho visam proteger o trabalhador quando este tem que trabalhar em local prejudicial sua sade ou que lhe exponha a risco de vida e ser capaz de identificar no caso concreto os direitos assegurados aos empregados que trabalham nessas condies. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 23 Salrio Adicionais. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte IV -Captulo XVI A Onerosidade no Contrato de Trabalho. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/RJ 30 EXAME)

Se um empregado de um condomnio residencial, utilizando luvas, coloca diariamente o saco de lixo, j lacrado, na calada, no horrio predeterminado para coleta, passa a ter direito ao adicional de insalubridade? Justifique a resposta.

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADA PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/CESPE 2008.1) Francisco trabalhava na Empresa ABC Ltda., a qual, encerradas suas atividades, dispensou todos os seus empregados sem justa causa. Francisco resolveu, ento, ingressar com reclamao trabalhista para obter o pagamento do adicional de insalubridade. Com base na situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. a) Uma vez que trabalhou em condies insalubres durante todo o vnculo com a empresa, vindo a pleitear o pagamento do adicional somente aps a ruptura do contrato de trabalho, caracteriza-se a renncia tcita por parte de Francisco ao adicional; b) No possvel estabelecer condenao por adicional de insalubridade, visto que, com o encerramento das atividades da empresa, a realizao da percia torna-se invivel; c) Quando no for possvel a realizao da percia, por motivo de encerramento das atividades da empresa, o juiz pode utilizar-se de outros meios de prova para julgar o pedido de pagamento de adicional de insalubridade; d) Ocorrendo o encerramento das atividades da empresa, fica prejudicado o pedido de pagamento do adicional de insalubridade, pois fica descaracterizada a atividade em condies insalubres.

SEMANA 13

O Direito Coletivo do Trabalho: as relaes individuais e coletivas do trabalho, movimento associativista, a organizao sindical o sindicato, as entidades sindicais, unidade, unicidade e pluralismo sindical, enquadramento e contribuies sindicais. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve conhecer a estrutura do direito sindical especialmente aps as mudanas promovidas pela Constituio da Repblica de 1988 e compreender a sua importncia para a coletividade de trabalhadores e empregadores. Alm disso, preciso compreender a estrutura da organizao sindical e as fontes de receitas para o custeio e manuteno do sistema sindical. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 36 Direito Coletivo; Orientaes Jurisprudenciais do TST; Artigo 8 da CRFB/88 e artigos da CLT. Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte VII Direito Coletivo do Trabalho Captulo V As Entidades Sindicais. CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO)

O Sindicato dos garons formalizou Conveno Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos restaurantes, bares e similares fixando a contribuio assistencial no percent ual de 2% a ser descontado dos salrios dos empregados no ms seguinte ao reajuste. Jos Maria garom no Restaurante do Rio, no sindicalizado, e teve descontado do seu salrio a referida contribuio assistencial. Alm desse desconto, no ms de maro, seu empregador tambm efetuou desconto a ttulo de contribuio sindical. Diante do caso apresentado, responda as questes propostas, justificando suas respostas com os dispositivos legais pertinentes e o entendimento do TST sobre a matria.

a) Jos Maria poder exigir a devoluo dos valores descontos em seu salrio a ttulo de contribuio assistencial? b) A resposta seria a mesma se fosse a ttulo de contribuio sindical?

QUESTO OBJETIVA (ELABORADA PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Assinale a opo incorreta a respeito da estrutura sindical brasileira: a) Segundo jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, incumbe ao Ministrio do Trabalho e Emprego proceder ao registro das entidades sindicais. b) As confederaes sindicais detm legitimidade para propor ao direta de inconstitucionalidade. c) possvel a criao de mais de um sindicato representativo de uma mesma categoria, em idntica base territorial. d) Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas.

SEMANA 14

Os conflitos coletivos de trabalho: formas de soluo dos conflitos coletivos de trabalho, negociao coletiva convenes e acordos coletivos de trabalho. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender as diversas formas de pacificao do conflito coletivo e a sua importncia para as categorias profissionais e econmicas. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 36 Direito Coletivo; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito do Trabalho. 31 Ed. So Paulo: LTr, 2005. Nona parte: captulo XII (instrumentos normativos negociados). Orientaes Jurisprudenciais do TST. Artigos da CLT. CASO CONCRETO (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/DF I /2005) A empresa Vende Tudo S/A lhe consulta sobre a possibilidade de celebrao de acordo coletivo de trabalho com o sindicato representante da categoria profissional de seus empregados, para fins de concesso de PLR (Programa de Participao nos Lucros ou Resultados). Quer saber se poder celebrar acordo coletivo de trabalho por prazo indeterminado (vigncia indeterminada) j que de seu interesse e do interesse de seus empregados a instituio de Programa de Participao nos Lucros ou Resultados, de carter permanente e no provisrio.

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADO POR PROFESSORES DE OUTROS ESTADOS OAB/PR 2006.3) Sobre a Conveno Coletiva de Trabalho e o acordo Coletivo de Trabalho, assinale a alternativa CORRETA: a) diferem quanto ao contedo que podem abranger; b) diferem quanto s partes que os celebram; c) diferem quanto forma particular ou pblica do instrumento, d) diferem quanto homologao pela justia do Trabalho.

SEMANA 15

Greve: conceito, natureza jurdica, evoluo histrica, tipos e finalidade da greve, lockout. OBJETIVOS ESPECFICOS: O aluno deve ser capaz de compreender a finalidade da greve e conhecer os requisitos legais para a validade do movimento paredista como forma de presso para o atendimento das reivindicaes da categoria profissional. BIBLIOGRAFIA / JURISPRUDNCIA: Para a resoluo do caso concreto desta aula recomenda-se a leitura: CASSAR, Vlia Bomfim. Direito do Trabalho. 2 Ed. Niteri: Impetus, 2008 Captulo 37 Greve; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito do Trabalho. 31 Ed. So Paulo: LTr, 2005. Nona parte: captulos XIII e XIV (greve no direito do trabalho e greve no direito brasileiro). Artigo 9 da CRFB/88 e Lei n 7.783/89 (Lei de greve). Leia tambm: CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa, JORGE NETO, Francisco Ferreira. Direito do Trabalho. 4 Ed. Rio de Janeiro. Lumes Juris, 2008 Parte VII Direito Coletivo do Trabalho Captulo IX Greve e Lockout. CASO CONCRETO (ELABORADO PELA PROF MARIA INS GERARDO)

Os bancrios se reuniram em assemblia e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado, objetivando o atendimento de suas reivindicaes, dentre as quais a concesso de reajuste salarial de 20% sobre os salrios do referido ms. Como o sindicato dos bancos no aceitou as reivindicaes, props dissdio coletivo de greve que culminou na declarao da ilegalidade da greve pela Justia do Trabalho. A greve durou exatamente 90 (noventa) dias. Diante dos fatos relatados, responda as questes abaixo: a) Os bancrios que paralisaram suas atividades em razo da greve tm garantido o pagamento dos salrios desses 90 (noventa) dias? Justifique informando se a greve acarreta na suspenso ou interrupo do contrato de trabalho. b) Os bancos poderiam romper o contrato de trabalho dos empregados bancrios durante o movimento grevista? c) O empregador poderia ter contratado trabalhadores substitutos durante a greve?

QUESTO OBJETIVA (SELECIONADO PELA PROF MARIA INS GERARDO OAB/SP 128 EXAME)

O lockout, segundo a legislao brasileira, :

a) permitido. b) permitido, salvo nos casos expressamente previstos em lei. c) vedado, salvo em situao de urgncia ou de necessidade imperiosa. d) vedado.

Potrebbero piacerti anche