Sei sulla pagina 1di 23

DURAO

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - CPS


Nome do Candidato: ____________________________________________________________

Curso de Graduao em Medicina

PROVA 2
1. ABRA ESTE CADERNO SOMENTE QUANDO AUTORIZADO. 2. Marque no carto-resposta a letra correspondente ao seu gabarito colocado na parte inferior desta folha. 3. Assine a capa e a primeira folha deste caderno. 4. Veja se este caderno contm 50 questes; em caso contrrio, solicite outro ao fiscal. 5. Ao receber seu carto-resposta, verifique se o seu nmero de inscrio coincide com o nmero registrado no carto-resposta; em caso contrrio chame um dos fiscais. 6. obrigatria a assinatura do candidato no carto-resposta. 7. Ao receber o carto-resposta, assine-o imediatamente, no deixe para depois. de responsabilidade do candidato esta assinatura. A EMESCAM no se responsabilizar pelos cartes-respostas no assinados. 8. No amasse, no dobre, nem rasure o cartoresposta. 9. Terminada a resoluo da prova, preencha o carto-resposta conforme instrues abaixo. 10. A marcao de mais de uma opo para uma mesma questo implica a perda desta questo.

DA PROVA:

MODELO DE PREENCHIMENTO DO CARTO-RESPOSTA


Nesta rea rea do seu carto carto-resposta Nesta resposta marque a a letra letra do do seu seu gabarito gabarito que que consta consta na na parte parte inferior inferior desta desta folha. folha No rasure nem No rasure ou escreva nesta rea do seu carto-resposta ela de exclusivo do Centro de uso de uso exclusiva do Centro Processamentode de Dados. Dados de Processamento

GABARITO

03 HORAS

No modelo
Questo 01 - C Questo 02 - A Questo 03 - C
O carto-resposta do Processo Seletivo semelhante ao carto da loto e ter leitura ptica. No modelo acima, onde aparecem algumas questes, exemplificamos como marcar as respostas nos quadrculos. A marcao das respostas deve OBRIGATORIAMENTE ser feita, com caneta esferogrfica azul ou preta. O quadrculo correspondente questo escolhida deve ser totalmente preenchido, evitando-se ultrapassar a linha que margeia a letra. A Comisso Coordenadora do Processo Seletivo da EMESCAM no se responsabilizar por problemas na leitura que advierem da marcao inadequada do carto ou da utilizao de material no especificado para tal.

AO ASSINALAR AS RESPOSTAS, PREENCHA TOTALMENTE O QUADRCULO. NO FAA UM X OU QUALQUER OUTRA MARCA.


ESTE CADERNO CONTM A PROVA DE INGLS E ESPANHOL (QUESTES DE 41 A 50). ESCOLHA CONFORME SUA OPO NO ATO DA INSCRIO.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

C ANDID ATO
1) ASSINE O SEU CARTO-RESPOSTA. 2) O candidato s poder levar esta folha no perodo da tarde, destaque-a e entregue-a juntamente com a prova ao fiscal. 3) Voc poder usar todos os espaos vazios deste Caderno de Provas, para rascunho.
RASCUNHO DO CARTO-RESPOSTA (S USE SE JULGAR NECESSRIO)

O CARTO-RESPOSTA s ser distribudo 1h30min aps o incio da prova A responsabilidade sobre o CARTO-RESPOSTA inteiramente sua. NO HAVER, em hiptese alguma, substituio do carto-resposta.

N
1) 2)

S
estaro disponveis na Internet

As provas objetivas, devidamente gabaritadas, (www.emescam.br) hoje a partir das 19h.

Dvidas e/ou reclamaes referentes s questes das provas devero ser submetidas, por escrito, CPS/EMESCAM no dia 26-11-2012, das 8 s 17h, em pedido protocolado na Secretaria da EMESCAM. O resultado desta etapa ser divulgado em 28-11-2012, s 12h, no quadro de avisos na EMESCAM e na Internet (www.emescam.br).

3)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Nome do Candidato: _______________________________________________________________

Qumica
(Questes de 01 a 25) A utilizao de materiais sintticos ou naturais modificados, em substituio ou aumento dos tecidos biolgicos sempre foi uma grande preocupao na rea da Medicina. Para responder a essa necessidade, por meio da atuao multiprofissional, foram desenvolvidos diversos dispositivos de metais, cermicas, polmeros e, mais recentemente, compsitos, que podem atuar como Biomateriais. Biomaterial uma substncia ou uma mistura de substncias, natural ou artificial, que vai atuar em sistemas biolgicos, como tecidos e rgos, destinado a possuir uma interface com os sistemas biolgicos para avaliar, tratar, aumentar ou substituir um tecido, rgo ou funo do corpo. Com a evoluo cientfica e tecnolgica, esses materiais so cada vez mais leves, resistentes, moldveis, adaptveis e compatveis. Esta prova aborda como tema central os conhecimentos de Qumica ligados ao desenvolvimento e funcionamento dos novos materiais aplicados como Biomateriais, assim como as suas principais propriedades e utilizaes.

Questes

Texto para as questes 1 e 2 O polietileno provavelmente o polmero mais utilizado no dia a dia. Este polmero pode ser encontrado em inmeras aplicaes, de embalagens at coletes prova de bala. um material verstil, com uma estrutura muito simples, a mais simples de todos os polmeros. O tipo de polietileno mais utilizado em aplicao biomdica, em artroplastias, o polietileno de alta densidade e elevado peso molecular (Ultra High Molecular Weight Polyethylene - UHMWPE), praticamente no ramificado, com massa mo6 lar mdia de 6 x 10 g/mol. 01 Quanto estrutura do UHMWPE, todas as afirmativas abaixo so corretas, EXCETO: A) B) C) D) E) 1 nica molcula desse polmero tem massa mdia de 1 x 10 g. 5 1 nica molcula desse polmero tem em mdia 4 x 10 tomos de carbono. O UHMWPE pode ser classificado como um hidrocarboneto. A massa de 6 toneladas dessa substncia deve corresponder a uma nica macromolcula. A cadeia carbnica do UHMWPE pode ser classificada como saturada.
-17

02 -

O UHMWPE possui um conjunto de caractersticas que o torna superior aos outros termoplsticos. A opo abaixo, que cita corretamente uma propriedade esperada para esse polmero, correlacionando-a com aspectos de sua estrutura, : A) Devido natureza de suas interaes intermoleculares (foras de disperso de London), o UHMWPE deve apresentar menor ponto de fuso que o da gua (que exibe ligaes de hidrognio). O UHMWPE deve ser mais facilmente hidrolisvel do que as poliamidas de massa molecular mdia equivalente. Devido sua estrutura poli-insaturada, deve-se esperar as reaes tpicas dos alquenos para esse polmero. Baixa reatividade qumica, devido ausncia de centros polares, deve ser uma das caractersticas marcantes desse polmero. Condutividade eltrica acentuada deve ser uma das propriedades desse polmero, devido sua estrutura semelhante da grafita.

B) C) D) E)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Texto para as questes 3, 4 e 5 Certos biomateriais utilizados para colmatar os defeitos do esqueleto favorecem o crescimento de tecido sseo. Estes implantes so cobertos por uma camada de cermica de hidroxiapatita. A composio e a estrutura deste material so to semelhantes do osso que este comea a crescer com ele. A Hidroxiapatita formada por hidroxifosfato de clcio cristalino (Ca10(PO4)x(OH)y), representando 99% do depsito de clcio e 80% do fsforo corporal total. Sendo um material bioativo, consegue integrar-se e suportar o crescimento das estruturas sseas. Este fato deve-se ligao qumica direta com os tecidos duros. Ao revestir prteses metlicas ou polimricas com hidroxiapatita, espera-se que quando inseridos no corpo humano, a interao entre este e o implante conduza formao de um tecido sseo vivo em torno do implante, a osteointegrao. 03 Para tornar definida a frmula da hidroxiapatita indicada no texto acima, observando as cargas corretas dos ons envolvidos, os valores de x e y podem ser, respectivamente: A) B) C) D) E) 2e6 3e1 4e2 6e2 1e3

04 -

O pico da massa ssea no corpo humano atingido, em mdia, aos 30 anos, quando o teor do elemento clcio no organismo de 2%. Assim, admitindo que o clcio esteja predominantemente incorporado aos dentes e ossos, qual seria, nesse caso, a massa em gramas de hidroxiapatita em um indivduo de massa 80kg? A) B) C) D) E) 1,6 x 10 2 4,0 x 10 3 1,0 x 10 3 4,0 x 10 20
3

05 -

Na hidroxiapatita, A) B) C) D) E) Os tomos de fsforo so trivalentes. Os tomos de fsforo apresentam um par de eltrons no ligantes na camada de valncia. 5+ Existem ctions de P . Existem radicais livres hidroxila. Ocorre a formao de rede cristalina inica.

Texto para as questes 6 e 7 Segundo o Professor Jorge Lopes ITEC/UFPA a etimologia da palavra cermica se origina do termo grego keramik, e na Grcia antiga o oleiro era chamado kerameus, e keramos era o nome dado tanto argila, como ao produto manufaturado (...). Embora mantenha o seu significado original, a palavra cermica designa, atualmente, um dos grandes grupos de materiais utilizados em engenharia, englobando as cermicas finas, os cimentos, as cermicas vtreas (porcelanas e refratrios) e os vidros. - Na fabricao dos materiais cermicos ou cermicas, os insumos so submetidos a altas temperaturas, resultando em reaes termoqumicas que produzem as ligaes qumicas no material. Os materiais cermicos so conhecidos por representarem uma classe de materiais com elevada dureza, alta fragilidade e resistncia a temperaturas elevadas, conforme exemplos mostrados na tabela abaixo.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Tabela: Temperaturas de fuso para alguns materiais cermicos


Material Cermico Alumina; Al2O3 Carbeto de silcio; (SiC)n Diamante; Cn Dixido de Titnio; TiO2 xido de Magnsio; MgO Silica; (SiO2)n Zircnia; ZrO2
Fonte: Lopes, 2012 ITEC/UFPA (Adaptado).

Temperatura de fuso / C 2000 2700 3550 1850 2800 1700 2700

Essas caractersticas esto diretamente ligadas natureza das ligaes e arranjos que os tomos dos materiais cermicos exibem. Cermicas so definidas como substncias inorgnicas e no metlicas, e so constitudos por elementos metlicos e no metlicos, unidos por ligaes inicas ou covalentes. A Figura abaixo ilustra a contribuio relativa de diversos tipos de ligaes para as quatro categorias fundamentais de materiais de engenharia.

Figura Tetraedro representativo da contribuio dos diversos tipos de ligaes. Para os materiais de engenharia. Fonte: Lopes, 2012 ITEC/UFPA.

06 -

Devem constituir essencialmente cristais covalentes: A) B) C) D) E) Al2O3. (SiC)n TiO2. ZrO2 MgO

07 -

A participao das ligaes de hidrognio pode ser determinante nas propriedades dos seguintes materiais: A) B) C) D) E) Certos materiais polimricos Certas ligas metlicas Certos materiais cermicos Certos semicondutores Em todos os tipos de materiais citados nas opes acima

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Texto para as questes 8 e 9 A alumina (xido de alumnio) um material cermico resistente ao ambiente altamente dinmico que o corpo humano. Submetida s condies fisiolgicas, praticamente inerte, mantendo-se essencialmente inalterado. A inrcia qumica e a dureza excelente so caractersticas que fazem da alumina um excelente biomaterial. Devido possibilidade de polimento com alto acabamento superficial e sua excelente resistncia de uso, alumina muito utilizada em prteses de substituio de articulaes. Tais aplicaes incluem articulaes do fmur e substituies de ancas e rtulas. Cabeas femorais de alumina so utilizadas em conjunto com uma haste femoral metlica e um copo acetabular feito de polietileno de alto peso molecular (UHMWPE). Alumina porosa tambm pode ser utilizada para repor largas sees de osso que tenham sido removidas devido a doenas, como cancro. Estes podem possuir o formato de anis concntricos em volta de um pino metlico, inseridos acima do centro do osso remanescente.

08 -

A alumina : A) B) C) D) E) Um Um Um Um Um xido neutro. xido anftero. xido salino. xido bsico. xido cido.

09 -

Uma das caractersticas que permite a aplicao da alumina sua baixa solubilidade em gua no pH fisiolgico. Considerando as entalpias de formao padro (298K) das espcies dadas na tabela abaixo, a entalpia de dissoluo da alumina, que gera ons hidratados de alumnio e -1 hidrxido (em kJ.mol ) :
Espcie Qumica 3+ Al (aq) HO (aq) H2O (l) Al2O3 (s) H
0 f (298K)/

kJ.mol - 524,7 - 230,0 - 285,8 - 1675,7

-1

A) B) C) D) E)

+ 461 103,7 + 1206,8 1206,8 + 103,7

Texto para as questes 10 at 18. Tecido epitelial artificial foi inicialmente criado a partir de um material de origem biolgica chamado fibrina-agarose. A fibrina uma protena que constitui uma rede que agrega as plaquetas na regio onde houve rompimento dos vasos sanguneos, formando o cogulo. Os constituintes do sangue ficam presos na rede de fibrina, dessa forma esta impede a hemorragia. A agarose um polmero composto de subunidades de galactose. um componente da parede celular em algas. Quando dissolvida em gua quente e seguidamente arrefecida, a disperso de agarose toma uma consistncia gelatinosa. Os cientistas utilizaram uma tcnica a que chamaram de engenharia de tecidos. Inicialmente, os pesquisadores selecionaram as clulas que seriam empregadas na gerao da pele artificial. A seguir, eles realizaram a cultura in vitro e, por fim, fizeram um controle de qualidade dos tecidos, enxertando-os em ratos sem pelos. Esta tcnica permitiu aos pesquisadores avaliar fatores como a proliferao celular, a presena de marcadores de diferenciao morfolgica e o desenvolvimento da pele artificial no organismo receptor. As clulas de pele humana necessrias para o incio do desenvolvimento foram obtidas a partir de biopsias feitas em pacientes.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Os cientistas usaram a fibrina retirada das clulas saudveis dos tecidos dos doadores. A seguir eles adicionaram cido tranexmico, para evitar a fibrinlise, ou seja, a destruio da fibrina, e cloreto de clcio para precipitar a coagulao da fibrina, e 0,1% de agarose. A descoberta til no desenvolvimento de novas estratgias de tratamento de patologias dermatolgicas, alm da perda da pele por queimaduras. A pele criada em laboratrio apresentou boas taxas de biocompatibilidade com o receptor e nenhum sinal de rejeio, degenerescncia ou infeco. Substitutos artificiais da pele j foram criados com outros biomateriais, como quitosana. A quitosana um heteropolissacardeo preparado a partir da reao de N-desacetilao por hidrlise (geralmente parcial) da quitina, um dos biopolmeros mais abundantes depois da celulose, que extrada principalmente de carapaas e exoesqueletos de crustceos.

A figura abaixo ilustra a diferena estrutural entre quitina e quitosana.


HO O HO R NH O HO R NH HO O O HO R NH HO O O HO R NH HO O O

R = acetil (Quitina) R = H (Quitosana) Pode-se obter propriedades elsticas em quitosanas reticuladas. A reticulao ou cruzamento a interligao de cadeias de quitosana pela ligao de grupos GlcN-NH2 em certos pontos do polmero, conforme a seguinte representao esquemtica:

Legenda: HO O HO NH2 O = GlcN-NH2

Processo de reticulao por interligao de unidades de GlcN-NH2 de diferentes cadeias de Quitosana:

O GlcN-NH2

+
H H

Etapa 1

GlcN-NH OH H H H

GlcN-NH OH H H GlcN-N H

Etapa 2 GlcN-N

H2O

Etapa 3

GlcN-NH2

GlcN-NH HN-NGlc

Fonte: Gonalves e Arajo - Quim. Nova, Vol. 34, No. 7, 1215-1223, 2011 (Adaptado)

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

10 -

A fibrinlise o processo atravs do qual uma rede de proteica de fibrina destruda. A fibrina inicialmente degradada levando formao de fragmentos polipeptdicos circulantes, que so depois hidrolisados em aminocidos livres por outras proteinases. A hidrlise cida de protenas e polipeptdeos origina: A) B) C) D) E) Grupamentos do tipo amida. Grupamentos do tipo lcool e carboxila. Grupamentos do tipo ster. Grupamentos do tipo amino e carboxila. Grupamentos do tipo ter.

11 -

A agarose um polmero de D-galactose, monossacardeo cuja estrutura se apresenta abaixo.

Assim, pode-se afirmar: A) B) C) D) E) Galactose um anmero da glicose. A polimerizao da galactose se d por um mecanismo de adio. As unidades de galactose esto unidas na agarose por ligaes do tipo ter. Galactose uma cetoexose. A hidrlise da agarose origina cido galacturnico, cuja frmula se encontra a seguir:

12 -

O cido tranexmico um medicamento utilizado para neutralizar o sistema de fibrinlise. Seu mecanismo de ao a inibio da atividade de enzimas proteolticas responsveis pela fibrinlise. Sua estrutura apresentada a seguir:

Sobre essa substncia e sua molcula NO se pode afirmar que: A) B) C) D) E) um -aminocido. O anel tem sua conformao espacial mais estvel como cadeira. No ponto isoeltrico esse composto est principalmente como um zwitteron. No apresenta atividade ptica. um composto anftero

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

13 -

A Quitina apresenta em sua estrutura o grupo funcional: A) B) C) D) E) ster Amida Amina Fenol Enol

14 -

Como citado no texto, a N-desacetilao da quitina para obteno de quitosanas uma reao de: A) B) C) D) E) Adio Eliminao Reduo Oxidao Substituio

15 -

A etapa 1 do processo de reticulao da Quitosana envolve a reao do grupo GlcN-NH2 com uma molcula de: A) B) C) D) E) Fenol Metanol cido Frmico Acetona Formol

16 -

A etapa 1 do processo de reticulao da Quitosana envolve uma reao do tipo: A) B) C) D) E) Adio Nucleoflica Substituio eletroflica Adio eletroflica Eliminao Substituio nucleoflica

17 -

A seguir apresenta-se uma sentena: A etapa 2 do processo de reticulao da Quitosana envolve uma reao do tipo _______________. O grupamento GlcN-NH2 na etapa 3 atua como _______________. As lacunas acima so corretamente preenchidas, respectivamente, por: A) B) C) D) E) Substituio Eletroflica / agente redutor. Substituio Nucleoflica / agente oxidante. Eliminao / nuclefilo. Adio Nucleoflica / nuclefilo. Adio Eletroflica / eletrfilo.

18 -

Uma soluo de cloreto de clcio com concentrao igual a 40 mEq-g/L tem concentrao de ons clcio igual a: A) B) C) D) E) 1 mmol/L. 20 mmol/L. 13,3 mmol/L. 40 mmol/L. 80 mmol/L.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Texto para a questo 19 Os Nanotubos de Carbono de Paredes Mltiplas (MWCNT) tm sido utilizados em vrias aplicaes como em eletrnica, clulas eletroqumicas, sensores, dispositivos pticos e biomateriais.

Figura Nanotubos de Carbono de Paredes Mltiplas (MWNCT) Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/qn/v32n7/33f05.gif, acesso em 07/11/2012)

Dentro da classe de nanomateriais, os MWCNT tm grande potencial para aplicaes biomdicas, devido s suas propriedades nicas, tais como, alta condutividade eltrica, alta estabilidade qumica, alta resistncia mecnica (possuem a maior resistncia a ruptura sob trao conhecida, 100 vezes superior ao mais resistente ao com apenas 1/6 de sua densidade). Alm dessas propriedades mecnicas e eltricas, os MWCNT demonstraram em estudos recentes propriedades biocidas. Os MWCNT tm ao bactericida em contato direto com as bactrias e em revestimento de filtros. Essas nanopartculas podem interagir com a clula bacteriana atravs de vrios mecanismos, inibindo o crescimento. A propriedade bactericida um grande atrativo para implantes mdicos, sendo que a questo mais importante relacionada ao implante de dispositivos artificiais infeco por bactrias. A infeco por bactria comea com a adeso da bactria seguida da colonizao. Por isso, importante inibir a adeso de bactrias na superfcie do implante, produzindo implantes com funes antibactericidas com superfcies recobertas por filmes de carbono. 19 Nanotubos de carbono, assim como os fulerenos, podem ser classificados como: A) B) C) D) E) Uma forma alotrpica de carbono. Um istopo de carbono. Um ismero do diamante. Um islogo de grafita. Um grupo funcional orgnico.

Texto para as questes 20, 21, 22 e 23 Medicamentos tradicionais so caracterizados por apresentarem liberao imediata do frmaco. So consagrados na teraputica, sendo disponveis, comercialmente, h vrios anos. Do ponto de vista tecnolgico, so de fcil preparao, uma vez que sua produo bem estabelecida, no requerendo componentes e equipamentos sofisticados. Por definio, Sistema de Liberao de Frmaco (SLF) um sistema de administrao desenvolvido para prolongar o tempo de liberao do frmaco no organismo, sustentar sua concentrao plasmtica e controlar a localizao temporal e espacial das molculas in vivo, por meio da aplicao de princpios biolgicos e qumicos. Desta forma, alteraes cclicas na concentrao so eliminadas e a disponibilidade biolgica do frmaco aumentada. Tambm, pode ser conseguida reduo da toxicidade, supresso de reaes adversas. So trs as formas de conjugaes entre polmero e frmaco: nanoestruturas, micelas e vesculas. As nanoestruturas so obtidas pela polimerizao direta do polmero e o frmaco, que liberado aps quebra hidroltica ou enzimtica do agregado. Existem ainda os polmeros associados a protenas, em

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

que certas terminaes amino, sulfidrila ou carboxila da cadeia polipeptdica podem se associar covalentemente cadeia polimrica por uma reao de condensao. As micelas propriamente ditas so partculas coloidais esfricas de compostos anfiflicos, formadas espontaneamente em soluo. Os sistemas micelares contm fraes dos frmacos covalentemente ligadas ou encapsuladas, cuja principal vantagem a preparao de medicamentos parenterais contendo ativos de baixa hidrossolubilidade. Existem 2 diferentes tipos de sistemas micelares: as micelas propriamente ditas e as vesculas (lipoplexos). Polmeros dendrticos ou dendrmeros so nanoestruturas formadas pela presena de cadeias e mltiplas ramificaes a partir de um ncleo. Possuem arquitetura globular bem definida e massa molar controlada. A figura abaixo ilustra as associaes polmero-frmaco, no necessariamente na ordem descrita acima.

Fonte: Villanova, J. C. O. et al. - Aplicaes farmacuticas de polmeros - Polmeros: Cincia e Tecnologia, vol. 20, n 1, p. 5164, 2010 (Adaptado).

20 -

Qual das figuras acima ilustra uma agregao polmero-frmaco do tipo micela, propriamente dita? A) B) C) D) E) III II I V IV

21 -

Entre os polmeros empregados na obteno de micelas sobre um ncleo contendo um frmaco est a poli-histidina. A estrutura da histidina encontra-se abaixo:

- Pode-se afirmar que a poli-histidina com frmula (histidina)1000 ter massa molecular igual a: A) B) C) D) E) 173.000 u 155.000 u 137.000 u 137.018 u 172.982 u

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

22 -

Poli-histidina : A) B) C) D) E) Um politer Uma poliamida Um polister Um -aminocido Um copolmero.

23 -

Mediu-se a presso osmtica de um sistema micelar aquoso formado por 0,10 mol de poli-2 histidina disperso em uma volume total 5,0 L. A 27C, encontrou-se o valor de 1,0 x 10 atm. -1 -1 Utilizando R = 0,082 atm.L.mol .K , pode-se calcular que o nmero de molculas de polihistidina na micela igual a: A) B) C) D) E) 50 20 10 40 30

Texto para as questes 24 e 25 Uma mquina macroscpica geralmente definida como um sistema ou dispositivo formado por componentes que interagem coletivamente entre si e que, juntamente com sua fonte de energia, realiza um trabalho til. Alguns exemplos de mquinas macroscpicas podem ser encontrados no corpo humano e em seus rgos corao, fgado e rim ou podem ser fabricados manualmente para facilitar a vida dos seres humanos (automveis, computadores). Um dos grandes desafios da Qumica nos ltimos vinte anos tem sido estender o conceito de mquinas macroscpicas para o nvel molecular Qumica Supramolecular. Neste caso, os componentes das mquinas so molculas arranjadas para realizar funes programadas como resultado de um estmulo externo apropriado. O objetivo fabricar nanorrobs para realizar tarefas inteligentes, como liberao controlada de frmacos em rgos especficos do corpo humano, sensores seletivos para uma nica molcula, dispositivos de memria, motores moleculares, etc. No campo Supramolecular, recentemente desenvolveram-se os Msculos Polimricos Ativados Fotoquimicamente (PMAP). So dispositivos formados por molculas que podem ser induzidas a contrairse e expandir-se reversivelmente, quando estimuladas por luz. Em cada unidade supramolecular, uma molcula fotossensvel ligada covalentemente a uma molcula polipeptdica para receber o trabalho fotoqumico que foi convertido em trabalho mecnico por meio de isomerizao. Mecanismo de contrao dos PMAP:

Luz UV N N (365nm) Luz Visvel (420nm) N N

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

O trabalho mecnico realizado durante o processo de fotoisomerizao da molcula foi medido em um ciclo completo de movimento. A cadeia polimrica encontra-se preferencialmente na forma trans. Quando irradiada com luz UV (365 nm) ocorre contrao do polmero, pois a molcula central passa para a forma cis. Irradiando a molcula com luz visvel (420 nm), o polmero retorna forma trans, res-20 taurando a haste para a sua posio inicial. O trabalho mecnico (W) calculado foi de 5 x 10 Joules.
(Fonte: http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/viewFile/28/87, acesso em 07/11/2012)

24 -

Realizando-se a hidrlise cida total da supramolcula mostrada na figura do texto anterior, quantos diferentes -aminocidos resultam? A) B) C) D) E) 5 2 1 4 3

25 -

Quantos mols do composto supramolecular devero compor um msculo capaz de realizar um trabalho de 1 Joule em apenas 1 ciclo de excitao-relaxao por quantidade suficiente de radiao UV-Visvel? A) B) C) D) E) 8,3 x 10 19 2,0 x 10 4 3,0 x 10 43 1,2 x 10 -5 3,3 x 10
-44

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

TABELA DE LOGARITMOS

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Prova de Lngua Portuguesa e Literatura Brasileira


(Questes de 26 a 40) 26 H um distanciamento entre a linguagem coloquial e a norma culta da lngua. Um exemplo a expresso pedir para. Nas opes abaixo, assinale a que respeita a norma culta. A) B) C) D) E) O candidato pediu para os examinadores atenderem suas reivindicaes. O diretor pediu para que todos os examinadores entregassem as provas em envelope lacrado. O candidato pediu para ir ao banheiro e depois biblioteca. O melhor candidato pediu para que todos os presentes fizessem silncio. O coordenador pediu para os candidatos lerem com ateno os avisos.

27 -

No texto: O ex-presidente sugeriu que esquecessem tudo o que ele tinha escrito. Os dois segmentos de frase sublinhados funcionam, respectivamente, como se fossem: A) B) C) D) E) sujeito predicativo objeto direto complemento nominal predicativo objeto indireto objeto direto adjunto adnominal objeto indireto complemento nominal

28 -

Numa das opes abaixo aparecem sublinhados dois segmentos de frases, cujos valores sintticos se equivalem. Isso acontece na opo: A) B) C) D) E) 1. J que no resolvem nossos problemas, vamos ns resolv-los. 2. Caso eles venham para a festa, avise-me. 1. Adormeceu rapidamente, porque estava muito cansado. 2. Mesmo tendo afastado o problema, ainda nos preocupvamos. 1.Quando voc foi embora, fez-se noite em meu viver. (M. Nascimento) 2. medida que o tempo passa, tudo se torna mais claro. 1. Sempre que ele joga, ocorrem brigas. 2. Se bem que ele no queira, sempre ocorrem brigas. 1. Sem ter vontade poltica, o governo no resolver o problema da fome. 2. Analisando com muita ateno este processo, voc perceber a maldade do ru.

29 -

As lacunas dos textos abaixo: 1. Se ns _______________ licena e a obtivssemos, iramos passar uns dias na Europa. 2. O governo ________________na crise, se assim no fosse, perderia o comando da economia. 3. Para que eles se _________________ a par do ocorrido, enviei-lhes um e-mail com todos os detalhes importantes. 4. Se ela no _______________ as jias roubadas, hoje estaria pobre. 5. Ele cometeu o acidente porque no ______________ no momento certo. seriam adequadamente preenchidas, na ordem, pela opo: A) B) C) D) E) requisssemos interveio mantessem reouvesse freiou requisssemos interviu mantivessem reouvesse freou requerssemos interviu mantessem reavesse freou requerssemos interveio mantivessem reouvesse freou requerssemos interveio mantivessem reavesse freiou

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

30 -

As lacunas abaixo so, pela ordem, adequadamente preenchidas pela opo: 1. 2. 3. 4. 5. A) B) C) D) E) A informao _______ se referia o aluno era infelizmente falsa. A descoberta _______ falvamos era, ao contrrio do que se imaginava, muito recente. O irmo da candidata, _______ conhecamos h algum tempo, alegou estresse. A espcie nova ______ mayer descobriu era uma borboleta rarssima. Os quatro filhos de maria, _____ idades variam de cinco a quinze anos, estudam no mesmo colgio. qual sobre a qual que que cujas as a que de que a qual que cujas qual de que qual que cujas a que sobre a qual que a qual que que de que que a qual cujas

31 -

O verbo poder muito utilizado na lngua portuguesa e, de acordo com a estrutura da frase, assume sentidos diversos. Dos pares de frases distribudos nas cinco opes abaixo, apenas um contm frases em que o verbo poder mantm sentidos semelhantes. Isso ocorre em: A) B) C) D) E) O presidente da Repblica pode determinar a poltica que quer adotar para a agricultura brasileira. As crianas no podem assistir a determinadas peas teatrais. O halterofilista pode erguer 200 quilos. O preso pode fugir, se no houver vigilncia. Pelo que vi, posso afirmar que foi um incndio criminoso. Agora ele pode decidir o que fazer. Ele no podia esconder a vergonha que sentia. Quem no cuida da sade pode morrer cedo. Ela no alrgica, pode usar roupas de l. Na festa ele pode conhecer pessoas ilustres.

32 -

Uma das opes abaixo no apresenta de modo adequado a flexo de uma forma verbal : A) B) C) D) E) Diante desta crise econmico-social, ser prevenido aquele que rever seus planos para o ano que vem. Por favor, espera um pouco, no vs ainda, porque preciso de tua ajuda. Mesmo que voc proviesse de classe social mais alta, esses gastos no se justificariam. Se eu reouvesse o dinheiro que perdi, ficaria muito satisfeito. Se obtiveres bons resultados, sers nomeado gerente desta agncia bancria.

33 -

O princpio da concordncia nominal no foi levado em considerao em: A) B) C) D) E) Os governantes, infelizmente, se esquecem de que eles prprios so povo. No se preocupe, Joana mesma far a comunicao oficial. A encomenda, com alguns bilhetes anexos, foi enviada ontem de manh. Fiquem alertas, porque nem sempre as promessas so cumpridas. Cuidado, embora possam parecer, elas no so nenhumas doidas.

34 -

O Realismo e o Naturalismo, estilos de poca que foram contemporneos na literatura brasileira, tm caractersticas que os aproximam e caractersticas que os distinguem. Das opes abaixo, h uma que no verdadeira. Isso ocorre em: A) B) C) D) E) Enquanto o Realismo tende para uma viso biolgica do homem, o Naturalismo tem uma acentuada tendncia e preferncia por temas da patologia social. O Naturalismo considera o homem uma mquina guiada pela ao das leis qumicas e fsicas e pela hereditariedade. Os personagens, tanto das obras realistas, quanto das obras naturalistas, so tipos concretos, vivos, frutos da observao. Os autores realistas e naturalistas preferem retratar, em suas obras, a vida contempornea, a sua poca, a retratar o passado. Os autores realistas e naturalistas privilegiam em suas obras a descrio, em vez da narrao.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

TEXTO: O pas inteiro pedindo democracia, e o governo procedendo como aquele sujeito a quem um menino pobre pediu esmola. - Moo, me d dinheiro pra comprar po! Ao que ele respondeu condescendentemente: - No come po no, menino, que seno voc no janta. (Fernando Sabino)

35 -

Sobre o texto acima correto afirmar: A) B) C) D) E) Estabelece uma comparao coerente entre um pedido e a razo apresentada para no o atender. Expressa, de forma direta, a morosidade do governo no atendimento aos apelos dos cidados, principalmente aqueles relativos liberdade. Reproduz o pensamento consensual de que as coisas devem ser pedidas na hora certa, mesmo que se trate de garantias democrticas. Apresenta analogia bastante didtica em que so ressaltadas as preocupaes do governo com o bem-estar permanente da populao. Apresenta uma situao paralela que, representando uma cena banal, atenua a ideia principal de crtica poltica governamental.

36 -

Da leitura do texto de Fernando Sabino, conclui-se: A) B) C) D) E) As aes do governo tm carter educativo e, portanto, no podem estar comprometidas com solues imediatistas que desprezem a anlise de possveis consequncias. O governo julga mais importante resolver o problema da mendicncia do que atender a reivindicaes de direitos democrticos. O cidado comum no est mais disposto a contribuir para o aumento do nmero de pedintes nas ruas. A lgica utilizada pelo governo para responder aos anseios democrticos da populao despreza dados da realidade concreta e imediata. Tal como a situao que envolve um menino pobre, a questo da luta por liberdade deve ser relativizada, dada a ingenuidade das pessoas nela envolvidas.

37 -

A lngua portuguesa apresenta ao usurio algumas dificuldades grficas. Uma est relacionada ao fato de um mesmo fonema ser gafado de diferentes maneiras. Exemplifica essa afirmao a opo: A) B) C) D) E) exemplo, enxame, txico sala, sonoro, viso exame, juzo, poderoso quero, guerra, poder honra, errado, poroso

38 -

Identifique as figuras de linguagem presentes no texto: Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos. (Machado de Assis) A) B) C) D) E) anfora, anttese e silepse apstrofe, anttese e silepse pleonasmo, comparao e perfrase anfora, anttese e zeugma pleonasmo, hiprbato e elipse

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

39 -

Assinale o item em que a palavra est indevidamente caracterizada quanto ao processo de sua formao: A) B) C) D) E) antiguidade derivada por sufixao desaparecimento derivada por parassntese bem-te-vi composta por justaposio sobressalto derivada por prefixao gagueira derivada por sufixao.

40 -

A opo em que a transformao das frases em uma nica provoca o aparecimento do relativo cujo : A) B) C) D) E) O presidente criticou o primeiro-ministro pela internet. O desempenho do primeiro-ministro, sem dvida, foi abaixo do normal. O mar era vencido pelo poder da imaginao. No mar, existiam monstros. Marconi no usou fios transmissores na sua comunicao. Marconi acreditou poder controlar a radiao das ondas. Chap inventou o telgrafo. Antigamente o homem tinha muita necessidade do telgrafo. O telefone foi patenteado por G. Bell. O telefone contribuiu para superar a barreira da distncia.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Lngua Estrangeira - Opo Ingls


(Questes de 41 a 50) TEXTO:

ACT FAST AT FIRST SIGN OF A MIGRAINE


Janice Lloyd @janicclllloyd USA Today, Oct. 10,2012

BOSTON - Being alert to early signs of a migraine is the key to preventing it from becoming debilitating and long-lasting, a researcher said Tuesday at the American Neurological Association annual conference here. A migraine evolves in most patients and becomes a "moving target," says Rami Burstein of Beth Israel Deaconess Medical Center in Boston. The process begins when neurons begin to respond to pain in the brain. If left unchecked, it moves to neurons in the spine and the central nervous system. The process spirals out of control within 20 minutes to four hours of the onset of symptoms. Best hope? Begin treatment within the first 20 minutes, he urges. "Patients tell us there is not room inside the skull for their brains," he says. In 65%, the pain is unrelenting. "The migraine can get worse. The entire body can get hypersensitive." Nearly 36 million Americans endure migraines, and three times as many women are affected as men, says the Migraine Research Foundation. While there is no cure, Burstein says, treating early can usually prevent the pain from moving to other parts of the body and stop head pain. A family of prescription drugs called triptans are the most commonly prescribed medications for migraines, he says, and they work only on receptors in the brain, where the pain begins. So why do people wait? "People are told to bite their lip and not take medication until they absolutely need it," Burstein says. "By then, it's too late."

De acordo com o texto acima: 41 Para evitar que a enxaqueca se instale ____________. A) B) C) D) E) 42 preciso detectar os primeiros sinais vrios exerccios aliados terapia funcionam bem deve-se tomar a medicao prescrita faz-se necessrio um trabalho de equipe os remdios devem ser usados todos os dias

Na maioria dos pacientes, a enxaqueca ____________. A) B) C) D) E) se desenvolve rapidamente raramente pode ser contida dura at quatro horas o principal alvo dos mdicos pode se estender por dias

43 -

O Dr. Burstein insiste que o melhor a fazer ____________. A) B) C) D) E) s tomar remdio se for absolutamente necessrio aguentar a dor at o limite das foras isolar-se em um ambiente escuro e silencioso pensar em coisas positivas para se sentir melhor comear o tratamento logo aps o incio dos sintomas

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

44 -

O processo da enxaqueca comea quando o/a/os/as ____________. A) B) C) D) E) crebro responde a estmulos externos neurnios reagem dor no crebro sistema nervoso central fica adormecido coluna espinhal tambm est envolvida primeiras horas de dor passam

45 -

Alguns pacientes se queixam de que ____________. A) B) C) D) E) sua viso prejudicada pela hipersensibilidade certos sintomas so realmente insuportveis fica muito difcil ouvir com nitidez perdem at a capacidade de raciocinar seus crebros parecem no caber em suas cabeas

46 -

O nmero de mulheres afetadas nos EUA ____________. A) B) C) D) E) aumentou 20 vezes na ltima dcada quase chega a 36 milhes de pessoas 3 vezes maior do que o de homens ultrapassa 65% da populao ativa ser multiplicado por 4 em breve

47 -

Os mdicos dizem que a enxaqueca ____________. A) B) C) D) E) objeto de inmeras pesquisas deve ser tratada sem remdios est aumentando entre os jovens ainda permanece incurvel pode ser eventualmente controlvel

48 -

O tratamento precoce ____________. A) B) C) D) E) geralmente ineficaz elimina a dor de cabea previne alguns efeitos colaterais impede que o paciente se mova se baseia na histria familiar

49 -

Os medicamentos para enxaqueca mais usados ____________. A) B) C) D) E) atuam no organismo como um todo ainda no foram adequadamente pesquisados fazem efeito somente no crebro possuem um efeito muito retardado entraram h pouco tempo no mercado

50 -

As pessoas em geral iniciam o tratamento ____________. A) B) C) D) E) esperando efeito imediato ao menor sinal de desconforto mordendo os lbios de dor quando j muito tarde porque os terapeutas o indicam

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Lngua Estrangeira - Opo Espanhol


(Questes de 41 a 50) TEXTO:

La Medicina Interna: retos y oportunidades al inicio de un nuevo siglo Pal Snchez [] EL SIGLO XX: DE LA CONSAGRACIN A LA CRISIS DE IDENTIDAD Con toda su juventud, la Medicina Interna (MI) encontr en las primeras dcadas del siglo XX un terreno frtil para avanzar con un desarrollo y prestigio prodigiosos. Se destacaron Landsteiner, Flexner, Weich, Lancefield, entre otros, pero quiz el ms relevante de entonces, y aun de hoy, fue sir William Osler, cuya figura junto a la cabecera del paciente es an un vivo ejemplo para todos los mdicos. Durante la primera mitad de ese siglo, el internista fue reconocido como un especialista y se destac como diagnosticador, como consultante de numerosos mdicos generales y brind una atencin longitudinal a los pacientes con enfermedades complejas, convirtindose en el eje fundamental de los hospitales y los servicios ambulatorios. Alrededor de 1950, sin embargo, aquella slida y fructfera forma de ejercer la medicina habra de sacudirse por la aparicin de las subespecialidades mdicas. Estas, al tiempo que se despojaban de la timidez inicial, se fortalecan e iban desplazando al internista no slo de las actividades asistenciales, sino tambin de las docentes e investigativas, lo que provoc una secuencia de hechos fundamentales: los internistas ya no queran quedarse como tales (la mayora optara por una subespecialidad), disminuyeron las solicitudes para hacer la especialidad y las convocatorias para cargos asistenciales y docentes para internistas, los departamentos de la especialidad sufrieron enormes recortes en cuanto a su capacidad y debieron someterse a cambios que en el pasado fueron insospechados. Todo esto, sumado a la sobrecarga laboral, la excesiva carga tensional y la falta de status profesional y econmico determinaron que aparezca un alto porcentaje de insatisfaccin entre los internistas, toda una crisis dentro de la especialidad. Pero mientras estos cambios hacan tambalear a la especialidad, en la salud mundial se generaban enormes transformaciones, en cuyos componentes la Medicina Interna habra de encontrar las claves de su propia recuperacin. [] LA HISTORIA RECIENTE: NUEVOS RETOS A la fragmentacin de la especialidad se han sumado en dcadas ms recientes dos hechos, que constituyen asimismo amenazas a la Medicina Interna: la Medicina Familiar y los mdicos hospitalistas. La atencin primaria (AP), aquella del primer contacto, continua, integral y coordinada que se ofrece a cualquier persona, sin distincin de edad ni sexo, ha tenido un desarrollo vertiginoso desde su nacimiento en 1978. Desde esa fecha casi todos los pases del mundo han implementado reformas sanitarias que apuntan en esa direccin. Se presume que entre 75% y 85% de la poblacin general, un grupo realmente muy numeroso, requiere nicamente servicios de AP dentro del periodo de un ao, Quin debe atenderla? Parece obvio que los mdicos de atencin primaria, pero aqu hay un problema de concepto: en Europa, el mdico de AP es el General Practitioner, mientras que en Amrica la definicin es ms amplia e incluye a internistas, pediatras, mdicos generales y familiares. Estos ltimos, con una prctica que lamentablemente a los ojos de los administradores es indistinguible de la Medicina Interna, han cultivado una ferviente pugna contra los internistas. Lejos de cualquier polmica, en la AP el adulto debe estar en manos del internista, no del mdico familiar o subespecialista, porque el primero no tiene un entrenamiento tan extenso en el diagnstico y tratamiento de problemas mdicos complejos asociados a la edad y enfermedades crnicas, y el ltimo provee una atencin que es ms costosa y que cuando est fuera de su rea de experiencia es de menor calidad. Tengmoslo claro: es imprescindible que las subespecialidades continen progresando y desarrollndose vigorosamente, pero ello necesariamente debe equilibrarse con un crecimiento paralelo en la Medicina Interna. Una y otras son complementarias, y es posible que, como alguien ha expresado, la mejor atencin sea aquella que combina la amplitud de conocimientos del generalista, con la profundidad del subespecialista. De la misma manera, hay que cultivar el acercamiento a la medicina familiar y reconocer las ventajas que ella ofrece al sistema sanitario; pero sin olvidar que su objetivo es la resolucin y la prevencin de problemas mdicos ms generales y menos complejos dentro de los miembros de la familia.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

Respecto a la atencin del paciente hospitalizado, el sistema ideal es aquel que provee los mejores resultados con la mayor satisfaccin y al menor costo posible. La AP mejor la eficiencia en la consulta ambulatoria y la intencin de hacer lo propio con la atencin intrahospitalaria ha provocado el nacimiento del mdico hospitalista. Por definicin, este profesional es aquel que dedica al menos 25% de su horario a la atencin de pacientes hospitalizados, que han sido enviados por su mdico de consulta ambulatoria y adonde regresarn luego de su alta. El sistema es atractivo, pero hay objeciones e interrogantes sin respuesta: el hospitalista debe ser un generalista o un subespecialista?, debe el hospitalista ser mdico a tiempo completo o a tiempo parcial?, puede simultneamente ejercer actividades en consulta externa?, es un sistema compartido, con generalistas y subespecialistas el mejor? Solo una mayor experiencia y la evaluacin sistemtica determinarn la utilidad de esta modalidad asistencial, que an se encuentra en fases iniciales y quiz experimentales. []
http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0034.9887200300600013&cript=sci_arttext. Acesso em 20.10.2012

Com base no texto acima, responda s seguintes questes: 41 O ttulo do artigo aponta como uma das caractersticas da Medicina Interna: A) B) C) D) E) alteraes. modelos. enigmas. metas. desafios.

42 -

Os mdicos internistas A) B) C) D) E) constituem uma especialidade dentro da Medicina Interna. atuam especificamente como pesquisadores e docentes. executam as suas tarefas em regime de tempo parcial. gozam de status profissional, embora no sejam bem-remunerados. exercem tambm as funes dos mdicos familiares.

Considere o fragmento a seguir para responder s questes 43 e 44: Estas, al tiempo que se despojaban de la timidez inicial, se fortalecan e iban desplazando al internista no solo de las actividades asistenciales, sino tambin de las docentes e investigativas (2 ).

43 -

No fragmento em itlico, as aes se apresentam como A) B) C) D) E) contrastivas. optativas. concomitantes. subsequentes. ratificadoras.

44 -

Entre as actividades asistenciales e as docentes e investigativas h uma relao de A) B) C) D) E) excluso. causalidade. complementaridade. temporalidade. sequenciamento.

Gabarito:

PROCESSO SELETIVO 2013/1 - MEDICINA

45 -

Tenha em conta, no 2 , o fragmento que vai de los internistas ya no queran quedarse como tales , a cambios que en el pasado fueron insospechados. Diminuram, especificamente, os (as) A) B) C) D) E) cargos asistenciales. solicitudes y convocatorias. departamentos de la especialidad. docentes. internistas.

46 -

O fragmento toda una crisis dentro de la especialidad (2 ) A) B) C) D) E) retoma os fatos relatados sintetizando as suas consequncias. aponta uma entre as vrias ocorrncias. questiona o que foi apontado anteriormente. restringe as consequncias a algumas mais relevantes. resume as questes para desenvolv-las no pargrafo seguinte.

47 -

Considerando-se o matiz estabelecido, a relevncia do trabalho de Sir William Osler (1 ) apontada, no texto, como um(a) A) B) C) D) E) considerao questionvel. probabilidade significativa. dado irrelevante. evento indiscutvel. realidade superada.

48 -

Em porque el primero no tiene un entrenamiento tan extenso [...] y el ltimo provee una atencin que es ms costosa y [] es de menor calidad (6 ), as palabras sublinhadas se referem, nessa orden, a A) B) C) D) E) internista, mdico familiar. internista, subespecialista. mdico familiar, internista. mdico familiar, subespecialista. subespecialista, mdico familiar

49 -

Seguindo o mesmo critrio da questo anterior, aponte a relao para as palavras destacadas em Una y otras son complementarias (7 ): A) B) C) D) E) Atencin Primaria e mdicos familiares. generalistas e subespecialistas. subespecialista e generalistas. Medicina Interna e subespecialidades. subespecialistas e Medicina Interna.

50 -

Com base nas informaes contidas no texto, analise as seguintes afirmaes e assinale, a seguir, a alternativa correta: I. II. III. A) B) C) D) E) Problemas de ordem conceitual, relativos atencin primaria dividem a opinio de estudiosos na Europa. O desenvolvimento das subespecialidades deve ser equivalente ao da Medicina Interna. Certamente o sistema mais eficiente aquele que se faz compartilhado com mdicos subespecialistas e mdicos generalistas. II, III III I I, III II

Gabarito:

Potrebbero piacerti anche