Sei sulla pagina 1di 3

COMO ELABORAR UMA RESOLUO DE ACORDO COM O MANUAL DE COMUNICAO ESCRITA OFICIAL DO ESTADO DO PARAN. 3.5.

38 Resoluo Resoluo, no Poder Executivo, o ato de autoridade competente de um rgo de deliberao coletiva para estabelecer normas regulamentares. A estrutura da resoluo idntica da portaria. Resoluo e Portaria so formas de que se revestem os atos, gerais ou individuais, emanados de autoridades outras que no o Chefe do Executivo. Resoluo deliberao ou determinao. Indica, assim, o ato pelo qual a autoridade pblica ou o poder pblico toma uma deciso, impe uma ordem ou estabelece uma medida. Em regra, as resolues dizem respeito a questes de ordem administrativa ou regulamentar. H uma distino, sob o aspecto formal, entre os atos normativos do Poder Executivo que so de competncia privativa: a) do Governador, o Decreto; b) dos Secretrios de Estado, a Resoluo; c) de rgos colegiados, a Deliberao; d) de outras autoridades, inclusive dirigentes de autarquias, a Portaria. De acordo com essa norma, a diferena entre os vrios tipos de atos est apenas na autoridade de que emanam, podendo uns e outros terem contedo individual (punio, concesso de frias, dispensa) ou geral, neste ltimo caso contendo normas emanadas em matrias de competncia de cada uma das referidas autoridades. Partes: a) numerao (classificao): nmero do ato e data de expedio; b) ttulo: denominao completa (em caracteres maisculos, de preferncia) da autoridade que expede o ato. Ex.: Resoluo n ......, de....... de ...... de ......; c) ementa; d) fundamentao: citao da legislao bsica em que a autoridade apia sua deciso, seguida da palavra resolve. s vezes a citao de dispositivos legais substituda pela expresso no uso de suas atribuies, ou similar. prefervel citar explicitamente a legislao que fundamenta o ato, o que lhe d maior autoridade e facilita a eventual anlise ou constatao da validade e alcance da deciso nele contida. A palavra resolve pode ser colocada logo aps a

fundamentao, ou em linha separada (com entrada de pargrafo e em caracteres maisculos), ou, ainda, imediatamente antes e na mesma linha do texto. Embora as trs formas sejam encontradas e vlidas, a segunda a mais esttica e destaca as partes fundamentais do ato (fundamentao e texto). Em certas portarias aparecem, entre a fundamentao e a palavra resolve, os considerandos, que se destinam a justificar a deciso tomada; e) texto: desenvolvimento do assunto. H portarias mais extensas, cujo texto dividido em vrios artigos ou pargrafos, devidamente numerados e subdivididos, quando necessrio, em itens e alneas; f) assinatura: nome da autoridade que expede o ato. dispensvel a indicao do cargo, pois esse j aparece, em destaque, no ttulo (O SECRETRIO DE ESTADO DA EDUCAO, .......). Porm, em caso de assinatura por substituto, essa situao dever ser indicada.

RESOLUO N ......, DE ...... DE .......... DE ....... Regulamenta os procedimentos de classificao de licitantes nas concorrncias para registro de preos e as negociaes registradas. O SECRETRIO DE ESTADO DA ........................, no uso da delegao de competncia Modelo conferida pela Lei n ......, de ...... de ...... de ....... e considerando o artigo 12 do Decreto n ....... de ...... de ....... de ......; considerando o artigo 48, pargrafo 3 da Lei n .......; considerando a redao da Lei n ...... de ...... de ....... de ......; considerando a necessidade de regulamentar os procedimentos de classificao de licitantes nas concorrncias para registro de preos e as negociaes registradas, RESOLVE: Art. 1 Sero convocados para firmar a Ata de Registro de Preos todos os proponentes que concordarem com o fornecimento do bem ou a prestao de servios ao preo do primeiro colocado, mantidas a ordem de classificao dos preos cotados e as mesmas condies editalcias. Art. 2 O controle dos preos registrado ser exercido com base na dinmica do mercado, podendo caracterizar reduo ou elevao de seus valores. 1 A Administrao poder convocar os licitantes classificados aps a assinatura da Ata de Registro de Preos, para negociar a reduo e manter a cotao em qualidade e especificaes indicadas na proposta, em decorrncia da reduo dos preos de mercado. 2 O licitante poder desonerar-se do compromisso ajustado quando, a critrio da Administrao, comprovar o desequilbrio econmico-financeiro, motivo de fora maior ou caso fortuito, atravs das seguintes exigncias: I - comprovao feita por meio de documentos, como: a) lista de preos do fabricante; b) nota fiscal de aquisio da matria-prima, do transporte da mercadoria referentes poca da elaborao proposta; c) do pedido de desonerao do compromisso. II - reconhecendo o desequilbrio econmico-financeiro, a Administrao formalmente desonerar o licitante em relao ao item; III - a Administrao, simultaneamente ou aps a desonerao, poder: a) requerer aos licitantes que foram classificados na concorrncia para o SRP com o respectivo item, a apresentao de nova proposta julgando-a de acordo com a planilha de custos e pesquisa de mercado; b) promover nova licitao para o item. 3 As alteraes decorrentes sero publicadas na Imprensa Oficial. Art. 3 O preo registrado poder ainda ser cancelado pela Administrao mediante solicitao formal do licitante que comprovar, na forma do artigo anterior, que est impossibilitado de cumprir as exigncias da concorrncia que deu origem ao registro de preos, ressalvadas as aquisies efetivadas at a data da deciso. Pargrafo nico. Ocorrendo a hiptese desse artigo, se a solicitao for efetuada antes da emisso da ordem de compra ou servio e respectiva nota de empenho pela Administrao, ficar o licitante desonerado da aplicao de penalidades. Nome. NOTA: Nome do signatrio com iniciais maisculas, seguido de ponto. Em caso de assinatura por substituto: nome do signatrio com iniciais maisculas, seguido de ponto.

Potrebbero piacerti anche