Sei sulla pagina 1di 15

Simulado elaborado pelo professor de atualidades da LFG, Alex Mendes

1. A guerra civil na Sria j dura dois anos, matou mais de 700 mil pessoas (segundo a ONU) e deixou milhares de refugiados. Com base em seus conhecimentos e na amplitude do tema, podemos afirmar que esta guerra civil mais uma sequencia da:

a) Primavera rabe b) Expanso do islamismo pela peninsula arbica c) Expanso da rede terrorista Al-Qaeda pelo mundo rabeislamico

d) Penetrao de radicais islmicos alautas na Sria

2. O conflito na Sria tem chamado a ateno de todo o mundo pela crueldade e nmero de mortos. EUA e U.E tentaram em mais de uma oportunidade aprovar no Conselho de Segurana na ONU sanes contra o regime de Bashar Al- Assad, mas dois pases por interesses geopolticos usaram da prerrogativa de veto. So eles: a) Inglaterra e Rssia b) Frana e China c) China e Rssia d) Reino Unido e China

3. Ataques areos israelenses contra bases militares na Sria, nos dias 3 e 5 de maio, aumentaram a tenso no Oriente Mdio. O objetivo de Israel era o de: a) impedir a entrada de Srios refugiados em solo israelense b) impedir que um suposto carregamento de armas chegasse at os militantes do Hizbollah, no Lbano, com que Israel esteve em guerra em 2006.

c) Intervir no conflito srio em cumprimento a resoluo do Conselho de Segurana na ONU d) Rebater o recente ataque srio a bases israelenses na fronteira entre os dois pases.

4. A Frana tornou-se o 14o. pas (o nono europeu) a legalizar o casamento gay, aprovado na Assembleia Nacional em 23 de abril por 331 votos favorveis e 225 contrrios. A nova legislao prev tambm a adoo de crianas por casais gays. Foram cinco meses de discusso entre os apoiadores da proposta do presidente Franois Hollande e crticos de partidos de direita e de religiosos. Na Amrica Latina dois pases gay, so eles:
a) b) c) d)

aprovaram

o chamado casamento

Panam e Mxico Uruguai e Argentina Mxico e Chile Uruguai e Bolvia

5. Trs pessoas morreram, entre elas um menino de 8 anos, e mais de 170 ficaram feridas na exploso de duas bombas na maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo. O ataque foi o mais grave cometido em territrio americano desde os atentados de 11 de setembro de 2001 e envolve questes como o preconceito tnico e religioso, a reforma da imigrao nos Estados Unidos e a relao do pas com o mundo muulmano. Os irmos Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, foram apontados como os responsveis pelas exploses. Os mesmos desejavam protestar contra: a) A ao americana no Iraque que causou mais de 100 mil mortos no pas b) A manuteno de prisioneiros islmicos na base naval de Guantnamo em Cuba c) O recente massacre de populao islmica no Afeganisto, provocadas pelas tropas americanas. d) A situao da populao chechena que luta desde o fim da URSS pela independncia da Rssia.

6. Nos ltimos dias, cerca de 1,3 mil __________________ chegaram cidade de Brasileia, no Acre, vindos da fronteira com o Peru. Eles esto alojados de forma precria em galpes, a espera de vistos que autorizem sua entrada no pas e os permita tirar documentos para serem empregados. O governador do Acre, Tio Viana, decretou estado de emergncia humanitria para conseguir apoio do Governo Federal. Os imigrantes que entraram no Brasil recentemente aps uma catstrofe natural so: a) Haitianos b) Bolivianos c) Hondurenhos d) Venezuelanos

7. Margaret Thatcher, morta em 8 de abril, aos 87 anos, foi a primeira (e nica) mulher a ocupar o cargo de primeiroministro no Reino Unido. Ela cumpriu trs mandatos consecutivos, totalizando um perodo de onze anos (19791990). Conhecida como Dama de Ferro por causa das posies firmes e autoritrias, Thatcher foi uma das lderes mais influentes do sculo 20 Ela foi a principal expoente da doutrina: a) Keynesiana b) Neo-marxista c) Marxista d) Neoliberal 8. Margaret Thatcher morreu em 8 de abril, aos 87 anos, aps sofrer um derrame. Ela foi a primeira e at hoje nica mulher a chefiar o governo no Reino Unido, reeleita primeiraministra em trs mandatos consecutivos. Nesse perodo de onze anos (1979-1990), tornou-se tambm uma das lderes polticas mais influentes do sculo 20, contudo, um dos pontos polmicos de sua presena no poder foi: a) A expanso da atuao do Estado em setores antes ocupados pela iniciativa privada. b) Estatizao de setores considerados estratgicos pelo Estado c) Apoio a ditadura no Chile e ao regime de segregao racial na frica do Sul d) Busca de ampliao do poder britnico tendo iniciado a Guerra das Malvinas

9. O resultado do conclave que apontou o sucessor do papa emrito Bento XVI, no dia 13 de maro, foi uma surpresa para o mundo cristo. Pela primeira vez em quase 1.300 anos, o cargo ser ocupado por um clrigo nascido fora da Europa. Dentre os desafios podemos citar: a) Enfrentar o desafio da Europa, que h anos vive um processo de descristianizao. b) O avano das religies ancestrais africanas em solo europeu dado o processo imigratrio do continente. c) O avano gigantesco do Islamismo pela Amrica Latina, at ento o baluarte do catolicismo mundial d) A expanso do racionalismo cristo pela frica.

10. Eleito o novo diretor-geral da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), o brasileiro Roberto Azevdo ter como principais desafios: a) Ampliar o processo protecionismo devido a crise econmica mundial b) relanar a liberalizao do comrcio mundial e reavivar os pactos multilaterais de comrcio c) Reduzir a participao dos megablocos na estrutura econmica mundial, entendida por muitos, como causa da atual crise. d) Ampliar a participao da OMC nas decises da ONU quanto a assuntos como meio ambiente e suas interaes econmicas.

11. A Coreia do Norte um dos pases mais pobres da sia, com um PIB 36 vezes menor que a rica Coreia do Sul e comparvel ao de naes mais pobres da frica subsaariana. Sobre o pas podemos afirmar: a) faz parte de um grupo reduzido de potncias nucleares que inclui China, Estados Unidos, Frana, Reino Unido e Frana e possui o quarto maior exrcito do planeta. b) A militarizao da Coria do Norte recente sendo consequncia do fim da bipolaridade. c) A insero subalterna da Coria do Norte ao capitalismo mundial esta na gnese de boa parte doa conflitos entre o pas comunista e o ocidente. d) Estima-se que Pyongyang tenha hoje entre um arsenal nuclear comparvel a da ex-URSS 12. H pouco mais de dez anos, em 19 de maro de 2003, Os Estados Unidos invadiram o Iraque e deram incio a uma das guerras mais caras, polmicas e desastrosas de sua histria, que durou quase nove anos. Sobre o conflito podemos afirmar corretamente: a) Fez parte da estratgia de neutralizao de Saddam Husseim que ameaa se unir ao Ir e assim juntos dominar 20% do Petrleo Mundial. b) O presidente americano justificou a invaso com a suposta existncia de armas de destruio em massa pelo regime de Saddam Hussein c) A ao dos EUA foi meramente humanitria de destituir o ditador e estabelecer a democracia no Iraque. d) O ataque deveu-se porque o Iraque sabidamente detentor de armas nucleares. 13. O Iraque nunca conheceu a democracia. Aps quatro sculos de domnio Otomano, o territrio virou colnia do Reino Unido e, aps a Independncia, em 1932, sofreu sucessivos golpes de Estado, at a chegada do partido de Saddam Hussein, o Baath, ao poder em 1968. O partido dominou o pas por 35 anos, at a invaso americana.

Sobre o Iraque e suas relaes com os EUA e ocidente e considerando a abrangncia do tema podemos afirmar: a) Os EUA so inimigos histricos do Iraque e lutam desde o inicio da bipolaridade pela democratizao do pas. b) O Ocidente em diversos momentos financiou o regime de Saddam Husseim, inclusive apoiando a invaso do Kwait na dcada de 1990. c) Na poca da Guerra Fria (1945-1991), o ditador tinha apoio do governo americano por terem, ambos, o Ir como inimigo comum.
d) Ir e Iraque sempre foram inimigos dos EUA e ocidente o que

justifica em parte a invaso americana aps o 11/09/2001

14. O resultado do conclave que apontou o sucessor do papa emrito Bento XVI, no dia 13 de maro, foi uma surpresa para o mundo cristo. Pela primeira vez em quase 1.300 anos, o cargo ser ocupado por um clrigo nascido fora da Europa. Contribuiram para o declnio da Igreja Catlica na Europa os seguintes fatos, Exceto: a) os escndalos de corrupo no Vaticano, b) os casos de pedofilia envolvendo religiosos c) a dificuldade da Igreja em lidar com questes como o aborto, o homossexualismo, o divrcio e as conquistas do feminismo nas ltimas dcadas. d) O crescimento da Igreja Ortodoxa russa em solo europeu.

15. Lder carismtico, poltico controverso e mito da esquerda, Hugo Chvez, ao morrer de cncer na regio plvica aos 58 anos, no dia 5 de maro, encerrou na Venezuela um dos regimes mais personalistas e longevos da Amrica Latina.

Sobre o regime que Chvez buscou implantar na Venezuela podemos afirmar corretamente: a) Chvez iniciou a revoluo bolivariana, programa inspirado no lder revolucionrio Simn Bolvar (1783-1830). b) As mudanas na Constituio durante o governo chavista diminuiram os poderes do presidente e da interveno do Estado na economia. c) Adotou os princpios do Consenso de Washington d) Via no neoliberalismo a nica sada para a crise em seu pas.

16. Sobre o segundo mandato de Chvez pode-se afirmar corretamente, exceto: a) comeou com medidas polmicas, de estatizao da economia e expropriao de terras. b) Em abril de 2002, o presidente viveu o momento mais dramtico de sua vida poltica quando, aps uma sucesso de greves, sofreu um golpe de Estado que o afastou do cargo por quase dois dias. c) Em 2006, Chvez foi reeleito para um terceiro mandato (20062013). d) Em 2009, ele no conseguiu aprovar a emenda constitucional que permitiria a reeleio ilimitada. 17. O anncio de que uma criana havia sido curada do vrus do HIV foi comemorado como um avano no tratamento de recm-nascidos infectados com a doena. Sobre o tema pode-se afirmar corretamente: a) Se os resultados forem confirmados, ser o primeiro caso de cura funcional (quando o paciente apresenta remisso da doena aps a suspenso dos medicamentos).

b) H, segundo especialistas, indcios que apontam a mesma eficcia em adultos. c) A Aids vem retrocendo em todo o mundo, inclusive com a diminuio exponencial de casos na frica Subsaariana d) H outros relatos conhecidos no mundo de cura da doena. 18. At que ponto o Estado pode restringir liberdades individuais, em sociedades democrticas, para garantir a segurana dos cidados? Esta antiga questo poltica voltou a ser debatida na semana passada, quando o governo do Estado de So Pauloiniciou um novo programa de internao involuntria e compulsria de viciados em crack. Considerando a abrangncia do tema, pode-se afirmar corretamente, exceto: a) O crack uma droga mais potente do que a cocana e de alto poder viciante. b) Comercializada na forma de pequenas pedras que so fumadas em cachimbos, a substncia produz um efeito de euforia que dura poucos minutos. c) Alm dos efeitos fsicos da dependncia, h graves consequncias sociais, como dissoluo de lares, prtica de crimes, suicdios e violncia. d) Por ser uma droga natural tem menor impacto sobre o organismo do usurio e dado o seu preo mais consumida. 19. Sobre o Crack e a abrangncia do mundo das drogas em geral, pode-se afirmar, exceto: a) A droga surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980 e se popularizou no Brasil nos anos 1990.

b) Por ser mais barato do que a cocana, dispensar o uso de seringas e ter uma produo domstica, o crack se espalhou rapidamente nas cidades e at na zona rural. c) Uma pesquisa da Unifesp, divulgada em setembro do ano passado, apontou o Brasil como o maior mercado mundial de crack. d) Com o programa Crack, possvel vencer do governo federal a epidemia entrou em remisso no pas

20. Taxa de desemprego na zona do euro chega a nvel recorde Tal fato consequncia da:
a)

Instalao da Zona do Euro que tendeu a aumentar o desemprego dos pases membros da UE. Crise econmica pela qual passam os pases membros do BRICS Crise Economica mundial deflagrada em 2007/2008 Da elevao da migrao de populao africana para o solo europeu

b) c) d)

21. Atualmente o principal parceiro comercial do Brasil : a) EUA b) Unio Europia c) China d) Argentina 22. Em relao ao movimento denominado Primavera rabe, assinale a opo correta:

a) Israel um dos protagonistas das tenses no Oriente Mdio. A deposio do presidente Benjamin Netanyahu, realizada por seus opositores, deu incio a uma guerra civil no pas. b) A Primavera rabe provocou mudanas histricas surpreendentes. Nesse momento histrico, o primeiro ditador deposto foi o presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad. c) Em dezembro de 2010 um jovem tunisiano desempregado, ateou fogo ao prprio corpo como manifestao contra as condies de vida no pas. Ele no sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a prpria morte, seria o pontap inicial do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera. d) Protestos se espalharam pela Tunsia, levando o presidente do pas a acionar a guerra qumica contra os opositores.

23. A respeito de efeito estufa e matriz energtica, assinale a opo correta a) Existe um consenso entre os cientistas e os ambientalistas a respeito da ocorrncia do aquecimento global. b) As principais vantagens da energia elica dizem respeito ao seu baixssimo impacto visual e sonoro, pois a instalao dos parques elicos no ocasiona nenhuma modificao da paisagem ao redor e nem emite rudos. c)Os EUA recentemente EUA ratificariam o Protocolo de Quioto. d)Segundo o IPCC a causa do efeito estufa esta ligado a ao antrpica 24. Acerca da crise econmica mundial, iniciada em 2008, assinale a opo correta. a) A crise econmica iniciou-se no grupo dos PIIGS, em 2008, em razo da especulao imobiliria e do excesso de moeda circulante no mercado. b) A crise comeou com a alta dos preos das aes conhecido como crash da bolsa de NY

c) Em 2008, foi deflagrada a crise das hipotecas imobilirias nos EUA. d) A crise econmica teve seu inicio com a queda da atividade econmica no Japo ainda nos anos 1990. 25. A dor temporria. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabar e alguma outra coisa tomar o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre.

O trecho acima atribudo a um dolo do esporte mundial, acusado de consumir substncias ilcitas pela Agncia Antidoping dos EUA. Este atleta : a) Lance Armstrong, que, entre outras premiaes, conquistou sete ttulos na Volta da Frana. b) Diego Armando Maradona, pego recentemente em um exame antidoping, por uso de cocana. c) Muhammad Ali-Haj, recordista mundial na modalidade de atletismo. d) O dolo a que se refere o texto o atleta paralmpico Denlson Raimundo de Souza 26. Entre os elementos que melhor caracterizam certamente a se

economia

internacional

contempornea,

destacam os que se referem ao quadro geral determinado pela globalizao. A esse respeito, correto afirmar que o atual cenrio mundial assinalado pela: a) bipolaridade b) velha ordem mundial c)unimultipolaridade d) Nova Guerra Fria 27. Sobre a comisso da verdade, podemos afirmar que seu objetivo : a) Apurar o envolvimento de membros do PT com o mensalo

b) Apresentar a ONU os culpados pelo massacre em Eldorado dos Carajs c) Investigar a violao dos direitos humanos durante o regime militar. d) Descortinar os casos de narcotrfico na fronteira BrasilColmbia

28. Em 2012, o Governo Federal reduziu os juros praticados pelos bancos estatais, Caixa Econmica Federal e Banco do Brasil. O Programa do Banco do Brasil denomina-se: a) Bom para Todos b) Melhor Crdito c) Brasil pas sem pobreza d) Por um Brasil melhor

28.

Sobre

regime

chavista

na

Venezuela

podemos

afirmar, exeto: a) Defesa de princpios socialistas, produzindo um confronto direto com as elites tradicionais do pas. b) Supresso das eleies, substitudas por um mandato vitalcio determinado pelo Congresso venezuelano. c) Adoo de medidas de carter nacionalista ancoradas no forte potencial petrolfero existente no pas. d) manuteno do regime centralizador e populista

29. Sobre o programa Brasil sem Misria, podemos afirmar corretamente que seu objetivo :

a) Ampliao da transferncia de renda e fortalecimento da educao. b) Ampliao do cadastro dos impossibilitados de ser

contemplados pelo Bolsa Famlia. c) Substituir progressivamente o bolsa famlia d) Marcar o governo Dilma pelo fim das politicas de assistncia do estado marcadas desde o governo Lula.

30. A queda do desemprego no Brasil tem como causa: a) implementao de polticas monetaristas de conduo da economia b) rebaixamento dos salrios dos trabalhadores, adotado no governo Lula/Dilma c) Pelo desaparecimento do desemprego involuntrio d) pelo avano das polticas redistributivas de renda, alimentando um determinado circuito virtuoso de crescimento.

GABARITO

1. A 2. C 3. B 4. B 5. D 6. A 7. D 8. C

9. A 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. B A B C D A D A D D C C C D D A C A B A

30.

Potrebbero piacerti anche