Sei sulla pagina 1di 17

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE

CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS


Prof. Fernando Covolan Rosito

Aula 23

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Um tipo de estratgia de controle que utilizado para sistemas de temperatura o controle em cascata. Neste caso se utiliza dois controladores, um denominado principal ou mestre, e o outro secundrio ou escravo. O mtodo bsico de funcionamento o seguinte:
A varivel de processo (PV) do controlador principal comparada com o seu setpoint (valor desejado), e este manipula o setpoint da malha secundria. Cada malha possui um controlador PID. Desta forma a planta mantm o ponto de operao desejado. Porm, para tanto, a malha escrava tem que ser mais rpida (sensores rpidos e confiveis) do que a malha mestra.

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


O controle em cascata utiliza pelo menos duas variveis controladas (um controlador em cada varivel) para atuar sobre uma nica varivel manipulada. O controle em cascata consiste de duas ou mais malhas de controle integradas. A malha interna contm a vlvula e o controlador chamado escravo. A malha externa abrange o outro controlador, denominado controlador mestre, cuja sada fornece o setpoint para o controlador escravo.

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


O controle em cascata eficaz em situaes onde existem perturbaes a serem eliminadas. o caso do controle de temperatura pela injeo de fluxo de vapor: caso fosse utilizado apenas um controlador de temperatura atuando diretamente sobre a vlvula de vapor, no haveria como compensar rapidamente eventuais variaes de presso na linha de vapor. O uso de um controlador de vazo escravo permite atuar de forma diferenciada durante as variaes de presso.

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Exemplo: Na planta abaixo, se deseja controlar a temperatura de sada do forno (TIC) manipulando-se a vazo de gs combustvel. A varivel de processo (PV) do controlador principal de temperatura (TIC) comparada com o seu valor desejado, e ele determina o setpoint de vazo do controlador secundrio de vazo (FIC).

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


As vantagens desta estratgia de controle em cascata so as seguintes:
Qualquer perturbao que afete a varivel de processo da malha escrava rapidamente detectada e corrigida antes de alterar e perturbar a malha mestra (exemplo: variao na vazo de gs combustvel). A malha de controle escrava acelera a resposta do processo.
7

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


As desvantagens desta estratgia de controle em cascata so basicamente os custos relativos aos instrumentos da malha escrava. Porm, o seu valor justificado por ela ser mais rpida que a malha mestra, eliminando rapidamente os efeitos de perturbao. Com essa estratgia se economiza em agilidade e qualidade no processo e no produto.
8

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


As regras de sintonia de controles em cascata so: Sintonizar a malha escrava primeiro, e s depois, com ela em automtico, sintonizar a malha mestra. Sintonizar as malhas escravas com parmetros que as tornem rpidas, mas sempre procurando o menor sobrevalor (overshoot ) possvel.

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Abaixo mostra um controle em cascata, onde o controlador PID escravo controla o processo interno, e o PID mestre controla o processo externo.

10

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


A vantagem da cascata ocorre quando o processo interno relativamente rpido, de forma que o PID escravo elimina os efeitos de uma perturbao no processo interno, evitando que esta perturbao atinja a malha externa, ou seja, que a varivel controlada do PID mestre no seja afetada.

11

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Podemos ver nos grficos os lado os desempenhos de dois processos diferentes em cascata. Um possui um processo interno mais rpido (de 15 segundos) e o outro com o processo interno mais lento (de 50 segundos). Na simulao, ocorre uma mudana de setpoint no tempo de 50 segundos, e uma perturbao em 300 segundos.

12

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Nota-se que o processo mais rpido estabiliza melhor a perturbao ocorrida, ou seja, a varivel controlada sofre menos os efeitos tanto da mudana do setpoint , como a perturbao ocorrida. A vantagem do controle cascata tanto maior quanto mais rpido for o processo interno.

13

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Agora comparamos um processo controlado em cascata (de 15 segundos) e um outro sem ser cascata, ou seja, apenas com o controlador mestre. Na simulao, ocorre uma mudana de setpoint no tempo de 50 segundos, e uma perturbao em 300 segundos.

14

CONTROLE DE TEMPERATURA CONTROLE EM CASCATA


Percebemos, mais uma vez, que o controlador em cascata reagiu melhor e mais rapidamente que o outro processo.

15

CONCLUSO
Controladores de tipo PID so sofisticados e renem as vantagens dos outros elementos de controle. Assim eles podem ser aplicados em qualquer condio do processo. O grande problema do controle estabelecer uma melhor sintonia e ajuste de um controlador para o problema em questo, que algo muito difcil e trabalhoso. A falta de experincia pode levar a realizao de passos desnecessrios. Portanto, para manter um bom desempenho em uma ampla faixa de operao, necessrio que, diante de uma mudana no ponto de operao, o controlador possa corrigi-las, adaptando-se s alteraes que ocorrem no sistema.

CONCLUSO

Potrebbero piacerti anche