Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL DISCENTE: FRANCISCO R.

C AIOLFI DOCENTE: MATEUS GAMBA TORRES CCR :SEMINRIO TEMTICO EM HISTRIA I

Ato Institucional Nmero Cinco

Resumo:
O Ato Institucional Nmero Cinco ( AI-5) foi baixo em dezembro de 1968, sobre a vigncia do governo do General Costa e Silva, este ato definido como o maior ato de terror contra qualquer noo de democracia. Durante o perodo da Ditadura Militar no Brasil, este foi o momento de maior dificuldade, onde, suas determinao atingiam toda a esfera civil, eleitoral e judiciria do pas, ou seja, atacava de maneira muito feroz qualquer ideia de direito.

Palavras Chave: Ditadura, Democracia, Tortura, Direitos, Censura, Poltica.

Personagens:
- Arthur Da Costa e Silva Presidente Nascido no interior do Rio Grande Do sul, precisamente em Taquari, no ano de 1918 inicia sua carreira militar entrando para a Escola Militar de Realengo, nos anos seguintes atingiria cargos mais importantes, como o de segundo-tenente. Em 1961 atinge o posto de General do Exercito. Trabalhou como Ministro da Guerra e em represses de manifestaes no Nordeste durante o governo de Joo Goulart, e mais tarde faria parte do corpo ativo da conspirao contra o governo de Goulart. Como candidato nico pela ARENA, em 1966 eleito o presidente da Repblica, eleies realizadas pelo congresso ainda, realizou alguns trabalhos como: a luta contra a inflao, reformas salariais, reas como a do transporte que enfrentavam problemas, tiveram um olha focado. Costa e Silva dizia que o rumo natural de um regime militar seria em um prximo passo, um regime democrtico, no importando as decises a serem tomadas, mas sua farsa vem a cair no dia em que foi decretado o AI-5.

- Pedro Aleixo Porta dos fundos Pedro Aleixo, mineiro, de Belo Horizonte, formado em direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, se tornou presidente da Camara dos Deputados, e como na constituio de 1934 no se tinha a existncia de um vice-presidente, Aleixo ficava como o primeiro substituto de Getlio Vargas, em sua gesto, o ento presidente Getlio Vargas, instaura o Estado Novo no Brasil, atravs de um golpe. Foi fundador da Unio Democrtica Nacional (UDN), e fazia oposio aos governos de JK e Goulart, mentor da Revoluo de 1930, onde colocou Getlio como presidente, mas um grande articulador da derrubada de Goulart da presidncia, por aes como esta ficou conhecido por dizeres populares de que sempre saia pela porta dos fundos. Pedro Aleixo foi contra o ento AI-5, para ele, este ato significava na institucionalizao da ditadura, e que isto seria perigoso para ordem institucional, posio essa que foi reconhecidas por alguns e menosprezada por muitos, Aleixo ainda defendia sua preferncia em um Estado de stio no lugar do ato.

- Augusto Hamann Rademaker Grnewald Carioca, militar brasileiro, foi um dos maiores apoiadores do AI-5, totalmente contrrio a fala de Pedro Aleixo, representava as pontas mais conservadores e autoritrias durante a ditadura. Defendia a primeira verso do ato onde determinava o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Rademaker defendia to cegamente o militarismo, que para ele a ento criao do Ministrio da Defesa seria um enfraquecimento das foras armadas. Em 1923, com 18 anos, inicia sua carreira militar atravs da Escola Naval, em 1930, como primeiro-tenente trabalha no controle do movimento revolucionrio, isso em Florianpolis, mais tarde foi trabalha no patrulhamento do litoral brasileiro. Para fechar com estilo de Rademaker, em seus discurso em relao ao AI-5, para ele era necessrio se adotar mtodos mais eficientes de represso, ou o Brasil entraria em crise. - Aurelio de Lyra Tavares Formado em direito e engenharia, foi aluno da Escola Militar de Realengo e comandou a Escola Superior de Guerra, durante o governo de Costa e Silva foi ministro do Exrcito. Em 1970 se torna membro da Academia Brasileira de Letras e ainda se tornou embaixador do Brasil em Paris. O inicio de sua fala durante a reunio sobre o AI-5 deixava clara suas intenes: Tambm devo declarar de acordo com as palavras do ministro da Marinha, que ouvi com grande e merecido respeito, os conceitos de jurista, com a responsabilidade de vice-presidente, doutor Pedro Aleixo, mas devo declarar que, se ele tivesse, diretamente, a responsabilidade de manter esta nao em ordem, ele no se ateria tanto aos textos respeitabilssimos do direito e das leis Tavares acreditava que na constituio no se tinha os poderes necessrios para salvar a nao, acabou morrendo em 1998 com 93 anos e deixando algumas obras, entre elas: Domnio territorial do Estado, A engenharia militar portuguesa na construo do Brasil, O centenrio de Augusto dos Anjos, Nosso exrcito, essa grande escola, entre outras. No total, Tavares publicou 17 obra, onde e sua maioria trabalhava sua historiografia militar, foi tambm um escritor de poesias onde usava o nome de Adelita, lembras abreviadas que lembravam seu nome.

- Jos de Magalhes Pinto Magalhes iniciou sua vida profissional muito cedo, aos 17 anos era gerente do Banco Hipotecrio e Agrcola de Minas Gerais, em 1944 funou o Banco Nacional De Minas Gerais, foi tambm um fundador da UDN. Durante seu Governo Estadual, que foi de 1961 a 1966, criou o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, que financiava o Ipes ( Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais). Durante a ditadura viu sua fortuna se multiplicar e chegou a incorporar mais seis bancos dura o perodo, mais tarde cria o Banco Nacional, que por sua vez foi patrocinador do Jornal Nacional da Rede Globo e tambm do piloto de corrida Ayrton Senna. Durante o governo de Costa e Silva, Magalhes foi ministro das Relaes Exteriores, onde trabalhava com emprstimos internacionais para o financiamento de obras de infraestrutura. Veio a falecer no ano de 1996 devido a um AVC que lhe obrigou a se distanciar da carreira poltica e empresarial. - Antonio Delfim Netto Natural de So Paulo, formou-se em Economia pela USP, foi assessor da Confederao Nacional da Indstria, e atuou no Conselho Universitrio da USP e Conselho Nacional de Economia. Em 1967 recebe o convite de Costa e Silva para ser Ministro da Fazenda e em 13 de Dezembro de 1968 deu seu voto favorvel ao AI-5. No anos de 1967-1973 com os fluxos financeiros mundiais se intensificando de maneira gritante, Delfim passou acreditar em um sistema de expanso do comrcio brasileiro, onde aumentaria o gasto pblico, uma ideia de consumismo j, e passaria incentivar empresas privadas e multinacionais que viessem a investir na indstria brasileira. Com sua gesto chamada de milagre economico, Delfim proporcionou um crescimento ao PIB de 11% e uma reduo na inflao de 19%, mas a denominao de milagre economico no era s por isso, obteve uma expanso nos negcios financeiro e em construes de grande porte, como: Binacional de Itaipu.

Em 1986 eleito como deputado atravs do PDS, se posicionou a favor questes como: pena de morte, aborto, legalizao do jogo bicho, e foi contra com outras como: o rompimento de relaes diplomticas com pases que teriam doutrinas e polticas de discriminao racial. Hoje Delfim trabalha escrevendo para o Jornal Folha de So Paulo, e para revistas como:

Carta Capital e Valor.

Citei alguns dos que fizeram parte da mesa que baixou o AI-5, no menosprezo a importncias dos demais envolvidos, mas acredito que estes bastam para o leitor se situar melhor no cenrio em que se encontrava o pas. No ano de 1968 no foi apenas o AI-5 que teria causado grande impacto no pas. Em janeiro se teve a luta armada, em maro a morte de Edson Lus, em junho a passeata dos cem mil, em julho grandes movimentos que passaram a realizar greves cada vez maiores e em outubro os chamados atentados de direita. E em 13 de dezembro de 1968 dado o decreto do AI-5, onde viriam grandes mudanas e graves consequncias.

Determinaes do Ato
Dentre todas as determinaes do Ato, as mais marcantes foram: - Proibia manifestaes populares de carter poltico - Conduzia poder ao Presidente da Repblica para intervir nos estados e municpios (sem influncia de instituio alguma) - Conduzia o poder ao presidente da Repblica de suspender todos os direitos polticos de qualquer cidado, pelo perodo de dez anos. E vale lembrar que entre direitos polticos ns temos: o direito de votar, integrar ou participar de partido polticos, entre outros. - Conduzia poder ao Presidente da Repblica para dar recesso a Cmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Cmara de vereadores. Neste perodo de recesso, o poder executivo federal assumiria. - Estabeleceu a censura para os jornais, revistas, produes artsticas, musica e cinema. - Retirava o direito de Habeas Corpus em questes de crimes polticos, econmicos e crimes sobre a segurana nacional. O fim do AI-5 veio no governo Ernesto Geisel, no ano de 1978, o ato foi digamos de passagem que, extinto, os direitos restaurados juntamente com o Habeas Corpus.

Concluso
Este trabalho nos mostra como nossos principais direitos podem ser exurpados, nossa liberdade, nossa vida, direitos que muitas vezes no damos o devido valor, mas que so de necessidade para uma vida em sociedade. Olhar o passado aprender para uma melhor construo do futuro. E se tem um perodo em que o Brasil sofreu e parou no tempo, foram nos longos anos da ditadura militar brasileira. Este pequeno trabalho tinha como objetivo dar uma pequena noo do que foi este ato e este perodo que nossos antepassados viveram, o trabalho de estudar a histria e o seu prprio passado fica a servio de cada um. Tudo resumo a uma pequena frase, Quem no conhece seu passado, esta fardado a repeti-lo.

Referncias Bibliogrficas
- http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/hotsites/ai5/index_ppal.html?var=site - http://www.suapesquisa.com/ditadura/ai-5.htm - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_N%C3%BAmero_Cinco - http://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/ - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=53 - http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/udn/

Potrebbero piacerti anche