Sei sulla pagina 1di 13

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio

ATO REGULAMENTAR GP-XVI N 005/2004


(Com as alteraes dos ARGP ns. 005/2005 e 006/2006). Dispe sobre a Execuo contra a Fazenda Pblica, a Expedio de Precatrios e sobre a Requisio, Tramitao e Pagamento das Obrigaes definidas em lei como de pequeno valor contra a Fazenda Pblica Federal, Estadual e Municipal.

O DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA DCIMA SEXTA REGIO, no uso de suas atribuies que lhe so conferidas pelo artigo 18, XXIV do Regimento Interno, CONSIDERANDO as disposies contidas nas Emendas Constitucionais n 30 e 37, datadas, respectivamente, de 13 de setembro de 2000 e 12 de junho de 2002, concernentes aos precatrios e s obrigaes de pequeno valor; CONSIDERANDO a necessidade de implementar as medidas necessrias ao efetivo cumprimento das referidas Emendas Constitucionais no que se refere regulamentao de procedimentos para a expedio de precatrios e requisitrios referentes s obrigaes de pequeno valor, decorrentes da execuo de sentenas transitadas em julgado contra os entes pblicos federais, estaduais e municipais; CONSIDERANDO o disposto na Instruo Normativa n 11/97 do TST, que regulamenta os procedimentos para pagamento de precatrios; CONSIDERANDO, finalmente, a necessidade de ajustes no Ato Regulamentar n 001/2004 RESOLVE: DA EXECUO CONTRA A FAZENDA PBLICA DOS PRECATRIOS DA EXPEDIO DO OFCIO REQUISITRIO Art. 1 - Nas execues contra a Fazenda Pblica, uma vez transitada em julgado a conta de liquidao, as Varas do Trabalho expediro ofcio precatrio ao Presidente do Tribunal, para requisio de pagamento entidade pblica executada, do valor total da condenao, includas as contribuies previdencirias, ressalvadas as requisies de pequeno valor. (Redao dada pelo Ato Regulamentar GP n 005/2005) Art. 2 - Entende-se por Ofcio Precatrio o que for expedido ao Presidente do Tribunal pelo juzo da execuo nos processos em que figura a Fazenda Pblica Municipal, Estadual ou Federal como demandada.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


Art. 3 - Entende-se por Ofcio Requisitrio o que for expedido pelo Presidente do Tribunal autoridade representativa da Fazenda Pblica Municipal, Estadual ou Federal sujeita execuo pela via do precatrio. Art. 4 - As Secretarias das Varas do Trabalho devero expedir o ofcio precatrio no prazo mximo de cinco dias, contado da data do despacho que ordenou a sua expedio, salvo motivo justificado. Art. 5 - O ofcio precatrio dever conter os seguintes dados, alm de outros que o juiz entender necessrios: I nmero e ano do processo no qual foi expedido o precatrio, com a indicao do juzo de origem; II valor do dbito e data da elaborao da conta; III nome e CIC das pessoas a quem deve ser paga a quantia requisitada; IV relao de todas as cpias juntadas ao ofcio precatrio, com a indicao dos nmeros correspondentes s folhas dos atos principais de onde foram extradas. V data do trnsito em julgado da sentena ou acrdo (fase de execuo). Art. 6 - O ofcio precatrio ser enviado ao Setor de Precatrio e Requisitrio, para protocolo, registro e autuao, obrigatoriamente acompanhado de cpia autenticada das seguintes peas, alm de outras que o juiz entender necessrias ou que as partes venham a indicar: I petio inicial da reclamao trabalhista; II conta de liquidao; III deciso exeqenda, inclusive acrdos, se houver; IV deciso proferida sobre a conta de liquidao, inclusive de impugnao aos clculos, de embargos e acrdos, se houver; V certides de trnsito em julgado das decises referidas nos incisos III e IV; VI citao da entidade devedora; VII tantas procuraes quantos forem os exeqentes, com poderes expressos para receber e dar quitao, no caso de pedido de pagamento a procurador; VIII inteiro teor do despacho que ordenou a formao do precatrio; IX notificao e manifestao da Fazenda Pblica demandada sobre a regularidade na formao do precatrio; X notificao do exeqente para que exera o seu direito de renncia; (Includo pelo Ato Regulamentar n 005/2005). Pargrafo nico. As cpias das peas indicadas nos incisos deste artigo devero ser autenticadas pela Secretaria da Vara do Trabalho.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


DO PROTOCOLO, REGISTRO E AUTUAO Art. 7 - Os ofcios precatrios dirigidos ao Presidente do Tribunal sero protocolizados no Setor de Precatrio e Requisitrio, o qual dispor de uma mquina apropriada para o respectivo registro. Pargrafo nico. Cada precatrio ser autuado e receber nmero prprio, precedido do algarismo 9 e numerao indicadora da ordem cronolgica de recebimento, para efeito de precedncia do cumprimento. Art. 8 - As cpias que acompanharem o ofcio precatrio sero ordenadas na mesma seqncia dos autos principais, de forma a permitir o completo entendimento do encadeamento dos atos processuais a que se referirem. Art. 9 Sempre que se verificarem irregularidades no ofcio precatrio expedido, ausncia ou falta de autenticao de cpias de documentos necessrios sua formao, independentemente de despacho do Presidente. Pargrafo nico. As diligncias referidas no caput devero ser ultimadas no prazo de cinco dias do recebimento pela Secretaria da Vara do Trabalho, salvo motivo devidamente justificado. DA EXPEDIO DO OFCIO REQUISITRIO Art. 10 Estando em ordem os documentos que formaro os autos do precatrio, proceder-se- requisio do valor do dbito, mediante a expedio de ofcio requisitrio entidade pblica executada, o qual dever conter os seguintes dados: I identificao do processo de origem; II valor do dbito constante do ofcio precatrio; III prazos para incluso no oramento e para pagamento; 1 - O ofcio requisitrio ser expedido por via postal, acompanhado, necessariamente, de comprovante de entrega (AR ou SEED). 2 - No sendo devolvido o comprovante de entrega, expedir-se- mandado para entrega do ofcio requisitrio entidade pblica executada. 3 - Quando da expedio do requisitrio, ser solicitado entidade pblica executada que informe, at 31 de dezembro, se fez incluir no oramento do ano seguinte verba para pagamento do precatrio. Art. 11 Sero requisitados at 1 de julho os precatrios regularmente apresentados no Setor de Precatrio e Requisitrio, at 15 (quinze) dias antes da referida data.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


1 - O Setor de Precatrio e Requisitrio, proceder ao levantamento dos ofcios precatrios expedidos pendentes, em diligncia nas Varas do Trabalho e Juzos de Direito investidos da jurisdio trabalhista, solicitando-lhes a devoluo at o dia 15 (quinze) de junho, de forma a dar cumprimento ao que determina o caput. 2 - Da requisio do precatrio ser dada cincia ao juzo da execuo. Art. 12 Ser providenciada, quando da expedio do precatrio, a atualizao monetria dos ofcios precatrios, determinada no 1 do art. 100 da Constituio e das parcelas resultantes da aplicao do art. 78 do ADCT. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005). DA ORDEM CRONOLGICA Art. 13 O Setor de Precatrio e Requisitrio organizar, por ano, tantas relaes de precatrios quantos forem os executados, ordenadas pela data de recebimento do ofcio precatrio, observada a preferncia do idoso, se for o caso, contendo as seguintes informaes, entre outras a critrio do Setor: I nmero de ordem; II nmero de protocolo e data; III nmero do precatrio; IV nmero da reclamao trabalhista e juzo de origem; V nomes das partes; VI valor do precatrio e data da elaborao da conta. Pargrafo nico. Os precatrios que versarem exclusivamente sobre dbitos de natureza no-alimentcia figuraro em relaes distintas, respeitando-se a ordem cronolgica em face dos de igual natureza. Art. 14 Sempre que o juzo da execuo motivadamente solicitar a baixa do precatrio, ser reordenada a correspondente relao, transferindo-o para o elenco de precatrios resolvidos. DA RETIFICAO DOS VALORES CONSTANTES DOS PRECATRIOS Art. 15 Quando houver alterao do valor do precatrio, admitida to-somente em decorrncia de erro material ou de deciso em ao rescisria, o juzo da execuo encaminhar ao Presidente do Tribunal ofcio precatrio retificatrio com o novo valor do dbito. 1 - O ofcio referido no caput consignar, expressamente, a informao de tratar-se de ofcio retificatrio, com indicao do nmero do precatrio originrio, de forma a evitar requisies e incluses em duplicidade.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


2 - Se o novo valor no for superior ao do precatrio originrio, no haver alterao na ordem cronolgica, efetuando-se to-somente as modificaes nos registros para insero do novo valor, de tudo informando a entidade pblica executada. 3 - Se o valor do precatrio retificatrio for maior que o do originrio, dever o juzo da execuo expedir novo ofcio requisitrio de pagamento e solicitar a baixa do anterior, observadas as cautelas referidas nos arts. 16 a 18. DA BAIXA DO PRECATRIO Art. 16 A baixa do precatrio s poder ocorrer por expressa solicitao do juzo da execuo, que dever indicar o motivo da referida baixa, observado o valor atualizado para a sua quitao, vedada a expedio de precatrio complementar. Pargrafo nico. Para efetivao da baixa, os autos do precatrio que estiverem em diligncia no juzo da execuo sero, obrigatoriamente, encaminhados ao Setor de Precatrio e Requisitrio. Art. 17 O Setor de Precatrio e Requisitrio far as anotaes necessrias nos registros prprios, arquivando os documentos comprobatrios da baixa e procedendo sua excluso da relao de precatrios pendentes de pagamento, conforme preceituado no art. 14. Art. 18 Certificada a baixa, sero os autos do precatrio remetidos ao juzo de origem para serem apensados aos autos principais, com as cautelas devidas. DOS PRECATRIOS DA UNIO FEDERAL, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAES FEDERAIS Art. 19 Concluda a formao do instrumento do precatrio em desfavor da Unio Federal, das Autarquias e Fundaes Federais, dever ser intimada, por mandado, a Advocacia-Geral da Unio para manifestao sobre a regularidade na formao do citado instrumento, no prazo mximo de trinta dias, evitando-se, sempre que possvel, a remessa dos autos ao Tribunal em data posterior a 15 (quinze) de junho. Art. 20 O Setor de Precatrio e Requisitrio elaborar e encaminhar, atravs da Diretoria de Oramento e Finanas, ao Servio de Administrao Financeira do Tribunal Superior do Trabalho, a relao dos dbitos constantes dos precatrios em que a Unio, suas Autarquias e Fundaes Pblicas Federais forem executadas, de modo a serem includos na proposta oramentria do exerccio subseqente, devidamente atualizados at 30 de junho, remetendo cpia Diretoria de Oramento e Finanas do Tribunal.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


Art. 21 Na medida em que os recursos financeiros destinados ao pagamento de precatrios da Unio e das entidades extintas das quais a Unio for sucessora forem disponibilizados, a Diretoria de Servio de Oramento e Finanas informar os seus respectivos valores ao Setor de Precatrio e Requisitrio. Art. 22 O Setor de Precatrio e Requisitrio, recebida a informao de que trata o artigo anterior, encaminhar os autos do precatrio: I - ao servio de clculo, para atualizao do valor exeqendo, inclusive da contribuio previdenciria devida pelos empregados e empregadores, e do imposto de renda a ser retido na fonte; II- atualizados os clculos, ser o precatrio remetido ao Servio de Oramento e Finanas para providenciar o repasse dos recursos s contas vinculadas, retendo as contribuies previdencirias, o imposto de renda e as custas devidos. Art. 23 O Presidente do Tribunal ou juzo da execuo, quando por delegao, adotar as medidas necessrias liberao do crdito ao exeqente, devendo constar no alvar, obrigatoriamente, a individualizao dos crditos trabalhistas, previdencirios, do imposto de renda, honorrios e custas, se for o caso. DOS PRECATRIOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS Art. 24 Todos os pagamentos sero efetuados pelo Presidente do Tribunal ou pelo juzo da execuo, quando por delegao expressa daquele, nos autos. 1 - Na hiptese de o pagamento se verificar no juzo da execuo, o Tribunal indicar a ordem cronolgica de recebimento do requisitrio pela Fazenda Pblica executada, de modo que seja rigorosamente observada. 2 - O juzo da execuo dever providenciar os pagamentos, aps prvia reteno dos valores relativos s contribuies previdencirias e fiscal, bem assim s custas processuais, devendo ser juntados nos autos principais os correspondentes comprovantes. 3 - Procedidos os pagamentos, a Secretaria da Vara do juzo da execuo dever remeter ao Tribunal, obrigatoriamente, cpias dos comprovantes do levantamento do crdito lquido, dos recolhimentos fiscais e previdencirios e das custas processuais, que sero juntados aos autos dos respectivos precatrios. Art. 25 Quitada a obrigao pecuniria, os autos do precatrio sero encaminhados ao juzo da execuo, observadas as disposies constantes dos arts. 16 a 18 deste Ato. DO PEDIDO DE SEQESTRO DE VERBAS PARA PAGAMENTO DE PRECATRIOS Art. 26 O pedido de seqestro, formulado nos prprios autos do precatrio, dever ser dirigido ao Presidente do Tribunal.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


Art. 27 O Setor de Precatrio e Requisitrio, em face da apresentao de pedido de seqestro, providenciar a intimao da entidade pblica executada para que se manifeste no prazo de 10 (dez) dias. Art. 28 Transcorrido o prazo do artigo anterior, sero os autos remetidos ao Ministrio Pblico do Trabalho, para emisso de parecer, nos termos do art. 731 do Cdigo de Processo Civil. Pargrafo nico. Ausentes os pressupostos necessrios expedio da ordem de seqestro, independente da emisso do parecer a que alude o caput, poder o Presidente indeferir liminarmente o pedido, intimando-se da deciso o exeqente e a entidade pblica executada. Art. 29 Deferido o pedido e atualizado o valor exeqendo, ser expedido o mandado de seqestro ou carta de ordem a ser cumprida no juzo da execuo. Art. 30 Cumprida a ordem de seqestro, a critrio do Presidente sero os autos encaminhados ao juzo da execuo, que proceder liberao do crdito exeqendo, observadas as formalidades legais, especialmente quanto aos recolhimentos previdencirios, das custas e do imposto de renda, se houver, solicitando, ao final, a respectiva baixa. DAS REQUISIES DE PEQUENO VALOR DA UNIO, AUTARQUIAS E FUNDAES FEDERAIS Art. 31 Transitada em julgado a sentena de liquidao, ordenar o juiz da execuo a atualizao do valor exeqendo, se for o caso, verificando, de acordo com o valor do crdito, se o pagamento dever ser feito com ou sem a expedio de precatrio. Pargrafo nico Para os efeitos deste artigo, reputar-se- de pequeno valor o dbito no superior a sessenta salrios mnimos (art. 17, 1, da Lei 10.259, de 12 de julho de 2001). Art. 32 Qualquer impugnao referente ao valor devido, ser dirigida e encaminhada ao juzo de primeira instncia, para apreciao e julgamento. Art. 33 As requisies de pequeno valor, expedidas pelo juzo da execuo, devero informar o nmero da ao originria, o nome das partes, os CICs das pessoas fsicas beneficirias e os valores individualizados a serem pagos. Art. 34 Tratando-se de obrigao de pequeno valor, como tal definida no Pargrafo nico do art. 31 deste ato, imposta contra a Unio, entidades extintas das quais a Unio for sucessora, Autarquias e Fundaes Pblicas Federais, resultantes de execuo definitiva, o Juiz da Vara do Trabalho ou do Juiz de Direito investido da jurisdio

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


trabalhista, expedir requisio diretamente Presidncia do Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio, em duas vias, indicando os seguintes dados: I nmero da Ao Originria; II- data de Autuao da Ao Originria; III- nome e CIC dos beneficirios, inclusive quando se tratarem de advogados e peritos; IV- nome do ente executado; V- nome dos advogados das partes; VI- data do trnsito em julgado da sentena ou acrdo; VII- valor atualizado, com a respectiva data de atualizao. 1 - Tratando-se de execuo de ao plrima, o Juiz de primeira instncia poder simultaneamente, levando em considerao o valor individual do crdito de cada exeqente, inclusive quando o credor for o INSS, expedir Ofcio Requisitrio de Precatrio e executar o crdito atravs de Requisio de Pequeno Valor (RPV), conforme o caso. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) 2 - Em um mesmo processo, havendo litisconsorte cujo valor seja superior ao estabelecido no pargrafo nico do art. 31 deste Ato, ser facultada a renncia expressa ao crdito excedente, para que possa optar pelo pagamento do crdito na forma prevista no 3 do art. 100 da Constituio Federal. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) 3 - Nos termos do 4 do Artigo 100, da Constituio Federal, no ser permitida, em um mesmo processo, a repartio da execuo, por beneficirio, do crdito principal (valor principal, FGTS, Multa, GPS...), com a finalidade de se estabelecer o pagamento, uma parte pelo rito de pequeno valor e outra pelo rito do precatrio. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) Art. 35 A primeira via da requisio ser encaminhada ao Presidente do Tribunal, que a encaminhar ao Setor de Precatrio para as providncias cabveis, devendo a segunda via ser juntada aos autos do processo originrio a que se refere. Art. 36 Ao ser encaminhada ao Presidente do Tribunal, a requisio dever ser acompanhada das seguintes cpias reprogrficas, ordenadas na mesma seqncia dos autos principais: I- petio inicial; II- contestao; III- procurao(es) outorgada(s) por reclamante/reclamado; IV- sentena e acrdo(s); V- Certido de trnsito em julgado; VI- Certido de no oposio de embargos execuo ou do trnsito em julgado da deciso que os apreciou, ou dos recursos que lhe forem pertinentes; VII- Clculo de liquidao e a ltima atualizao monetria.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


Pargrafo nico A Requisio de Pequeno Valor poder ser acompanhada de cpias de outras peas, ao entendimento do Juiz da Vara do Trabalho ou do Juzo investido na Jurisdio Trabalhista. Art. 37 A Requisio de Pequeno Valor ser encaminhada diretamente ao Setor de Precatrio, que, estando em termos, proceder ao seu registro e autuao independentemente de despacho, fazendo constar a data e hora do recebimento, para fins de quitao, segundo rigorosa observncia da ordem cronolgica de que trata o art. 100, da Constituio Federal, encaminhando-a em seguida Presidncia para despacho. Art. 38 O Setor de Precatrio encaminhar Diretoria de Oramento e Finanas, at o dia 10 de cada ms, as tabelas de solicitao de recursos financeiros para adimplemento das obrigaes de pequeno valor, devidamente preenchidas, as quais sero enviadas ao TST com a solicitao de liberao do financeiro, atualizadas e includa a contribuio previdenciria, quota empregador, e o correspondente ao imposto de renda a ser retido, se devido, tudo previamente apurado pelo Setor de Clculo do Tribunal. Pargrafo nico Aps a liberao do financeiro pelo TST, a Diretoria de Oramento e Finanas promover o lanamento no SIAFI, dos dados previstos no art. 34 deste Ato, fazendo a reteno do imposto de renda e da contribuio previdenciria, se devidos. Art. 39 Cumpridas as formalidades a que se referem o artigo anterior e seu pargrafo, liberado o financeiro pelo TST e formalizado o depsito em conta especfica pelo Servio de Oramento e Finanas, o Setor de Precatrio expedir Alvar de liberao do valor devido, o qual ser submetido apreciao e assinatura do Presidente do Tribunal. Pargrafo nico O alvar, a requerimento do interessado, poder ser remetido ao juzo de origem para o correlativo saque. Art. 40 No alvar constar, obrigatoriamente, a individualizao dos valores devidos a cada um dos exeqentes e os honorrios do advogado ou do perito, se devidos. Pargrafo nico Procedido o levantamento do crdito do exeqente, os autos da Requisio de Pequeno Valor sero encaminhados ao juzo de origem para que sejam juntados aos processos a que se referem, devendo ser certificada a baixa no Setor de Precatrio e procedida a excluso do rol das Requisies de Pequeno Valor pendentes de pagamento. DAS REQUISIES MUNICPIOS DE PEQUENO VALOR DO ESTADO E DOS

Art. 41 Aps o trnsito em julgado da sentena ou do acrdo e tratando-se de obrigao pecuniria definida em lei como de pequeno valor, imposta contra os entes integrantes das Fazendas Pblicas Estadual ou Municipal, o Juiz de Primeiro Grau dever expedir requisio de pagamento, em trs vias, indicando os seguintes dados: I- nmero da ao originria;

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


II- nome das partes e de seus procuradores; III- nmeros de CIC dos beneficirios, inclusive quando se tratarem de advogados e peritos; IV- data do trnsito em julgado da sentena ou acrdo; V- deciso que julgou os embargos liquidao de sentena e/ou execuo; VI- certido do trnsito em julgado das eventuais decises prolatadas na execuo; VII- valor total da requisio e valor individualizado por beneficirio; VIII- data considerada para efeito de atualizao monetria de valores. 1 - Para os efeitos deste artigo, reputar-se- de pequeno valor o dbito no superior a 40 (quarenta) salrios mnimos, por beneficirio, em caso de pagamentos devidos pela Fazenda Pblica do Estado do Maranho e no superior a 30 (trinta) salrios mnimos, em caso de pagamentos devidos pelas Fazendas Pblicas Municipais. 2 - Tratando-se de execuo de ao plrima, o Juiz de primeira instncia poder simultaneamente, levando em considerao o valor individual do crdito de cada exeqente, inclusive quando o credor for o INSS, expedir Ofcio Requisitrio de Precatrio e executar o crdito atravs de Requisio de Pequeno Valor (RPV), conforme o caso. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) 3 - Em um mesmo processo, havendo litisconsorte cujo valor seja superior ao estabelecido no 1 deste artigo, ser facultada a renncia expressa do crdito excedente, para que possa optar pelo pagamento do crdito na forma prevista no 3 do art. 100 da Constituio Federal. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) 4 - Nos termos do 4, do Artigo 100, da CF no ser permitida, em um mesmo processo, a repartio da execuo, por beneficirio, do crdito principal (valor principal, FGTS, Multa, GPS...), com a finalidade de se estabelecer o pagamento, parte pelo rito de pequeno valor e parte pelo rito do precatrio. (Redao dada pelo Ato Regulamentar n 005/2005) Art. 42 A primeira via da requisio ser entregue mediante a expedio de ofcio requisitrio entidade pblica executada, o qual ser expedido por via postal, acompanhado, necessariamente, de comprovante de entrega, contando-se o prazo de 60 (sessenta) dias para a implementao do depsito a que se refere o art. 17 da Lei n 10.259/2001. 1- No sendo devolvido o comprovante de entrega (AR ou SEED), expedir-se- mandado para entrega do ofcio requisitrio entidade pblica executada. 2 - Os eventuais pedidos de seqestro interpostos nos juzos de Primeira Instncia devero: I- ser lanados nos autos da respectiva execuo; II- estar instrudos com evidncia documental de quebra da ordem cronolgica no pagamento da requisio de pequeno valor ou de violao do prazo a que se refere o caput, sob pena de rejeio liminar por defeito de formao.

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


3 - Recebido o pedido de seqestro, dever ser colhida a manifestao obrigatria da Procuradoria Regional do Trabalho, nos termos do art. 731 do CPC, aps o que o incidente processual dever ser decidido pelo Juiz de Primeira Instncia; 4 - A deciso proferida na forma do Inciso II, do 3, deste artigo, poder ser adversada atravs de Reclamao Correicional; 5 - Deferido o pedido de seqestro e inexistindo qualquer incidente processual na instncia superior que recomende a adoo de efeito suspensivo, ser procedida a liberao do crdito exeqendo, observadas as formalidades legais, especialmente quanto aos recolhimentos previdencirios, fiscais e processuais e, finalmente, se proceder a baixa da respectiva requisio de pequeno valor. Art. 43 A segunda via da requisio, na qual se verifique a data do seu recebimento na entidade executada, ser juntada aos autos da ao principal da qual foi emanada. Art. 44- A terceira via da requisio, na qual se verifique a data do seu recebimento na entidade executada, ser encaminhada ao Presidente do Tribunal que a remeter ao Setor de Precatrios e Requisitrios, para efeito estatstico. DAS DISPOSIES TRANSITRIAS Art. 45 - Todos os precatrios recebidos no Servio de Cadastramento Processual do TRT da 16 Regio, at 12 de junho de 2002, sero processados regularmente visando expedio do competente requisitrio, qualquer que seja seu valor, priorizando, contudo, aqueles que tenham idosos como parte e os que, na forma do art. 86 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias ADCT da Constituio Federal de 1988, includo pela Emenda Constitucional n 37/2002, preencham, cumulativamente, as seguintes condies: I terem sido objeto de emisso de precatrios judicirios; II- terem sido definidos como de pequeno valor pela lei de que trata o 3 do art. 100 da Constituio Federal ou pelo art. 87 do ADCT; III- estarem, total ou parcialmente pendentes de pagamento, na data da publicao da supramencionada Emenda Constitucional. 1 - Para efeito da classificao como de pequeno valor, prevista no inciso II deste artigo, os crditos consignados nos precatrios devero ter os seus valores atualizados pelo SCLJ do TRT ou pelos calculistas das Varas do Trabalho de origem, e sero considerados de pequeno valor se: (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) I em 13.07.2001 ao entrar em vigor a Lei n 10.259/2001 tivessem valor igual ou inferior a 60 (sessenta) salrios mnimos, em se tratando de precatrios federais; (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006)

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


II em 13.06.2002 ao ser publicada a Emenda Constitucional n 37/2002 tivessem valor igual ou inferior a 40 (quarenta) e 30 (trinta) salrios mnimos, respectivamente, em se tratando de precatrios estaduais e municipais. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 2 - Dever ser utilizado como base de clculo, para atualizao, o valor contido no ofcio precatrio expedido pelo juzo da execuo. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 3 - Cumpre s Varas do Trabalho informar ao Servio de Precatrios, por meio de ofcio, quais precatrios tiveram os dbitos classificados como de pequeno valor, constando seus valores atualizados, cabendo a este Servio regularizar a ordem cronolgica, elaborando relao em separado dos precatrios que podero ser convertidos em requisio de pequeno valor, de acordo com o ente pblico executado. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 4 - Tambm sero considerados precatrios de pequeno valor aqueles que, aps atualizados, seguindo os parmetros previstos no 1, I e II, deste artigo, forem objeto de renncia do crdito excedente por parte do exeqente, mediante petio ou certido circunstanciada expedida pela Vara de origem e por aquele assinada. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 5 - Sero observados os parmetros fixados pela EC n 37/2002 para definio dos dbitos de pequeno valor, at que se d a publicao oficial das respectivas leis definidoras pelos entes da Federao, conforme previso contida no art. 100, 5 da Constituio Federal. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 6 - Os dbitos a que se refere o caput deste artigo, ou os respectivos saldos, sero pagos na ordem cronolgica de apresentao dos respectivos precatrios com precedncia sobre os de maior valor. ( 1 renumerado pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 7 - Os precatrios recebidos no Servio de Cadastramento Processual do TRT da 16 Regio, cujos valores estejam enquadrados nas hipteses do pargrafo nico do art. 31 e 1 do art. 41 deste Ato, devero ser objeto de relao em separado. ( 2 renumerado pelo Ato Regulamentar n 006/2006) Art. 45-A Identificados os precatrios de pequeno valor, sero notificados os executados Fazenda Pblica Federal, Estadual ou Municipal, bem como suas autarquias e fundaes e demais entes que se submetam ao mesmo regime de execuo e os respectivos exeqentes, a comparecer perante o Juzo Auxiliar de Precatrios, para fins de conciliao e conseqente pagamento, com total preferncia e precedncia aos precatrios de maior valor expedidos contra os mesmos entes pblicos, no

Poder Judicirio Justia do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 16 Regio


importando a quitao em preterio ordem cronolgica de apresentao dos precatrios que no espelhem obrigao de pequeno valor, nos termos do art. 86, 1 do ADCT, introduzido pela EC n 37/2002. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) Art. 45-B No sendo celebrado acordo, os rgos pblicos cujos dbitos tenham sido classificados como de pequena monta, e cujo prazo constitucional para pagamento do precatrio j tenha escoado, sero notificados pelo Juzo da execuo ou pelo Presidente do Tribunal, conforme o caso, por meio de requisio com a determinao de quitao em 60 (sessenta) dias. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 1 - Concomitantemente expedio da Requisio de Pequeno Valor, que dever englobar o valor total da execuo, ser obrigatoriamente solicitado o imediato cancelamento do precatrio anteriormente expedido. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 2 - O pagamento integral do dbito dever ser feito na Secretaria da Vara do Trabalho de origem, em valores atualizados na data do efetivo depsito judicial. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) 3 - Desatendida a requisio judicial, o Juiz da execuo ou o Presidente do Tribunal, determinar o seqestro do numerrio suficiente quitao do dbito exeqendo, nos termos do art. 17, 2 da Lei n 10.259/2001. (Includo pelo Ato Regulamentar n 006/2006) DAS DISPOSIES FINAIS Art. 46 - Aplicam-se s requisies de pequeno valor, no que couberem, as normas relativas a precatrios. Art. 47 Este Ato Regulamentar entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas as disposies em contrrio, especialmente os Atos Regulamentares GPs. ns 006/1993, 011/2003 e 001/2004. D-se cincia a todos os interessados. Publique-se no Dirio de Justia do Estado e no Boletim Interno Eletrnico. So Lus, 26 de maro de 2004. JOS EVANDRO DE SOUZA DES. PRESIDENTE Data da Publicao: TERA-FEIRA, 30 MARO - 2004

Potrebbero piacerti anche