Sei sulla pagina 1di 6

Funcionamento do Acordeon

Palhetas ou Vozes O som do acordeo criado quando o ar que est no fole passa por entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distncia entre elas (quando mais distantes, mais grave o som) e seu tamanho (quanto maior, mais grave o som produzido). Quanto mais forte o ar forado para as palhetas, mais alto o som. O ar proveniente do fole, que aberto ou fechado com o auxlio do brao esquerdo. A maioria dos acordees tem quatro vozes, que so diferentes oitavas para uma mesma tecla ou boto. Portanto, num acordeo de quatro vozes com o registro 'master' pressionado, ao tocar um D, na verdade so tocados dois Ds na oitava que pressionou, um D uma oitava acima e um D na oitava abaixo, e isso responsvel pelo som nico do acordeo.

Palhetas ou Vozes do Acordeon

Teclado ou Botes

No que toca ao lado direito do acordeo, um acordeo cromtico pode ter botes ou teclado. O acordeo com teclado ou piano, composto por um teclado de um piano colocado na vertical, com as notas mais graves em cima e as mais agudas em baixo. O acordeo cromtico com botes, apresenta botes cujo nmero pode variar, que so tocados com a mo direita, e cuja disposio dos botes segue a ordem das escalas cromticas. Alm destes tipos, existe actualmente o acordeo de baixo solto que construdo como o campo esquerdo do piano, sendo possvel formar acordes mais sofisticados. Ao pisar uma tecla do teclado ou um boto, uma alavanca sobe, que libera um buraco ligado ao fole que permite o ar passar pelas palhetas e assim criar o som.

Teclado do Acordeon

Baixos Os baixos so botes tocados com a mo esquerda que exercem funo ou de baixo (como a tuba numa banda ou a mo esquerda em uma valsa para piano), tocando notas e acordes, num ritmo determinado pelo estilo de msica (podem tambm ser pisados o baixo e o acorde simultneamente para exercer a funo do teclado em uma banda de rock) ou de baixo-livre (como os pedais em um rgo), mais usado em peas clssicas e dobrados. A principal configurao de baixos o sistema Stradella, na qual as duas primeiras fileiras so notas, sendo a segunda o baixo fundamental, que determina a tonalidade dos acordes abaixo, e a primeira, acima da segunda, o intervalo de tera maior a partir da fundamental. As outras 4 fileiras abaixo so os acordes maiores, menores, de stima dominante e stima diminuto, organizados em colunas a partir da nota de sua fileira, como demonstrado abaixo:

Sistema de Baixos de um Acordeo 80 Baixos com o sistema Stradella

Os baixos fundamentais e contra-baixos so organizados em quintas com a nota seguinte, como de Sib para F, de F para D, de D para Sol, etc. Quanto ao dedilhado dos baixos, a localizao das notas em um acordeo de 120 baixos feita atravs de marcas nos baixos fundamentais de Lb, D e Mi. A maioria dos acordeonistas eruditos utiliza o dedilhado 4-3-2-5, na qual os baixos fundamentais so tocados com o dedo 4, utilizando o dedo 2 para alcanar o boto ao lado(a quinta), quando necessrio; o dedo 3 para os acordes maiores; e o dedo 2 para acordes menores, 7 dominante e 7 diminuto, se utilizando o dedo 3 para pisar o boto ao lado (a quinta), quando necessrio, j que o dedo 2 estaria ocupado tocando o acorde. Em caso de necessidade de pisar o conta-baixo menor, utiliza-se o dedo 5, como com o dedo 4 em D e o 5 em Mib. Obviamente, existem excees, como em casos em que se utiliza o dedo 3 para pisar o baixo de d e o dedo 4 para pisar o acorde de F maior, entre outros casos especiais Popularmente, tambm utilizado o dedilhado 3-2-5, no qual se utiliza o dedo 3 e 2 para baixos e contra-baixos (o 5 em contra-baixos menores) e o 2 em todos os acordes, maiores, menores, 7 dominante e diminutos. Em caso de baixo-livre, o dedilhado deve ser elaborado pelo acordeonista ou fornecido na prpria partitura, acima ou abaixo da nota. A maioria dos acordees com o sistema Stradella so com o seguinte nmero e configurao de baixos:

Registros Registos so teclas que modificam o som, alternando quais oitavas so tocadas. Localizam-se acima das teclas, no caso do teclado ou ento poximos ao fole ou na parte de trs do acordeo, no caso dos baixos. Os registros mais comuns so: Master (obrigatrio, sendo o registo principal, com o som de acordeo), Bassoon, Piccollo, Musette, Clarinete, Bandoneon, rgo, Violino, Flauta, Flautim, Obo, Saxofone entre muitos outros, podendo ter at mais de 30 Teclas (repetindo alguns registros para melhor alcance durante a execuo da msica).

Registros de um Acordeon

Notao Musical A notao musical do acordeo feita em clave de Sol (ou de violino) e de F (ou de baixo), como ilustra o fragmento abaixo:

Fragmento de uma Partitura Escrita para Acordeon A clave de Sol escrita exatamente como em partituras para piano (no caso de acordees diatnicos), obedecendo as mesmas normas de dinmica e escrita, pois o teclado idntico. na clave de F onde est a grande diferena entre a partitura de acordeo e piano. organizada da seguinte maneira: Abaixo da linha central do pentagrama(r), as notas so baixos fundamentais ou contra-baixo. Se for baixo, notada normalmente, como acontece com o F logo no primeiro compasso, se for contra-baixo, recebe um trao logo abaixo da nota, como acontece com o Si no segundo compasso. Acima da linha central do pentagrama, as notas so Acordes, recebendo, acima da nota, M (ou maj) para acorde maior, m (ou min) para acorde menor, 7 (ou S ou 'set') para acorde de stima dominante e d (ou dim) para acordes de stima diminuto.

Tessitura A tessitura do acordeo genrico a seguinte:

Registro

Teclado

Baixos(e Contra-baixos)

Master(1 som agudo, 2 mdios e 1 grave) F 2 ao L 5 Sol -1 ao Mi 2

Piccolo(Som agudo)

F 3 ao L 6 Sol 1 ao Mi 3

Bassoon(Som grave)

F 1 ao l 4 Sol -1 ao Mi 1

Clarinete(Som mdio)

F 2 ao L 5

Sol -1 ao Mi 2

Embora quando se utiliza os registros a tessitura do acordeo alcance as regies subgrave e superaguda, a notao feita como se estivesse utilizando o registro Master ou Clarinete (respeitando a regra de notao para os Baixos), de modo que a notao jamais vai acontecer acima do L 5 na Clave de Sol ou abaixo do R ou D 1 na clave de F. No foi adicionada a tessitura dos acordes nos baixos em virtude da falta de padronizao. Em outras palavras, a tessitura neste aspecto varia muito de acordo com a marca, modelo e origem do instrumento.

Potrebbero piacerti anche