Sei sulla pagina 1di 3

Cristologia

Henrique Torres

A antiga investigao liberal tinha apontado para o Jesus histrico, opondo -o ao kerigma; Bultmann tinha invertido esta perspectiva, apontando para o kerigma independente do Jesus Histrico; a nova investigao dos ps-bultmanianos queria recuperar uma ligao entre os dois elementos. O dilema dominante na Teologia est centrado em torno da questo do Jesus Histrico e o Cristo do Kerygma. No pargrafo, de V. Fusco, em anlise pode-se subentender trs fases que acompanharo a investigao histrica moderna sobre Jesus. Numa leitura retrospectiva constatamos que o objectivo fulcral da narrativa da Boa Nova, anunciar que Jesus o Cristo, o Filho de Deus, perdeu a sua fora histrica, a partir do momento em que o discurso da f assume-se quase como nico e exclusivo, a partir do dogma. A investigao histrica moderna sobre Jesus ir debruar-se por comprovar a Cristologia no plano da histria, de torna-la visvel, mediante a aplicao do mtodo do certo e do comprovvel1, uma vez que o homem histrico Jesus o Filho de Deus, e o Filho de Deus o homem Jesus2. Nos evangelhos teremos duas verdades presentes: uma cristologia ascendente que parte do nascimento de Jesus e culmina na morte e ressurreio; e uma descendente donde ressai a exaltao de Jesus como o Filho de Deus, o Cristo glorificado pelo Pai. Esta questo ir suscitar um especial interesse s cincias histricas. J no suficiente afirmar que Jesus o Cristo, pela simples f; necessrio demonstrar-Lo, e tal poder, eventualmente, ser feito a partir das narraes dos evangelhos de que o Jesus o Cristo da f. H.S. Reimarus levanta a problemtica ao fazer uma distino do Jesus de Nazar do Cristo da f, afirmando no ser o mesmo3; um cepticismo dogmtico propondo uma leitura moralizante de Jesus. A reflexo preconizada por Reimarus trar Teologia o desafio da questo da historicidade. No sc. XIX, David Strausss na obra Vida de Jesus far a interpretao mtica da histria de Jesus, porm no nega o fundo histrico da figura de Jesus. Reconhece a autoconscincia messinica de Jesus, a partir dos textos bblicos distingue o Cristo da f e o Jesus da histria. Para Strauss esta distincin equivalia a la que se haca entre el Cristo histrico y la imagen ideal del hombre, es decir, la imagen existente en la
1 2

RATZINGER, Joseph, Introduo ao Cristianismo. So Paulo: Herder, 1970, pag. 156. RATZINGER, Joseph, Introduo ao Cristianismo p.152. 3 FAUS, Jos I. Gonales, La humanidade nueva. 8 ed., Santander: Sal Terrae, 1984, p.19.

1 Universidade Catlica Porto Faculdade de Teologia 11 de Outubro de 2013

Cristologia
Henrique Torres

rzon humana. Pero esto significa transformar la religion de Cristo en la religin de la humanidade4 . No fundo procurou ir ao encontro da tendncia da poca: a modernidade, procura dar cientificidade figura de Jesus, desvalorizando a questo dogmtica que asfixiou, durante muito tempo, a vida de Jesus, elevando a f razo. Perodo da Teologia Liberal. Albert Schweitzer ir criticar a leitura de Strauss, na sua obra Histria da Investigao sobre a vida de Jesus, afirma que se havia feito de Jesus histrico no mais do que uma tentativa de transformar Jesus num reflexo das ideias de cada um dos seus autores que assim se moviam mais por um interesse apologtico5 . Em sntese o que nos dir Schweitzer que Jesus no moderno, mas um homem enigmtico impossvel de se alcanar unicamente por uma leitura histrica. Esta sua apologia ir abalar a Teologia liberal e despoletar uma reaco fidesta. Martin Khler na sua obra O Jesus que chamam histrico e o Cristo da verdadeira histria : o bblico aponta as limitaes do mtodo histrico. Para ele a investigao histrica insipida, pois os factos em si, no passam de factos sem significado, dado que a verdadeira realidade de Jesus no se resume aos factos mas aos seus significados que por sua vez so inacessveis anlise cientfica. O Jesus histrico um Jesus interpretado, assim como o Cristo da f. A f fundamenta-se a si mesma. Eis que surge a teologia dialctica e com ela Karl Barth que procura libertar a cristologia do cientificismo moderno. - Bultmann tinha invertido esta perspectiva, apontando para o kerigma independente do Jesus Histrico. O fidesmo teolgico viria a ser radicalizado no kerygma. Bultmann , dar origem chamada No Quest, abrir caminho para um perodo de cepticismo , ao contrariar a perspectiva moderna que havia assumido um caminho de acesso a Jesus, porm, segundo ele, este est impedido por falta de fontes. Alm disso, teologicamente, no nos possvel aceder totalmente a Jesus. Na perspectiva bultmanniana os evangelhos, criados pelas comunidades primitivas para satisfazer as suas necessidades evangelizadoras e prticas, pouco nos revelam do Jesus histrico, o que se torna impossvel recriar a vida de Jesus. Atendendo incapacidade da crtica histrica reconstruir a figura de Jesus, Bultmann considerar que o importante da sua histria que Jesus nasceu, viveu, foi crucificado, morreu e ressuscitou. Na sua teologia faz uma distino radical ente Jesus, homem histrico, e o Jesus, o Cristo do kerygma.
4 5

KASPER, Walter, Jesus el Cristo. 13ed. , Salamanca: Sgueme, 2012, pag. 60. KASPER, Walter, Jesus el Cristo, p.62

2 Universidade Catlica Porto Faculdade de Teologia 11 de Outubro de 2013

Cristologia
Henrique Torres

A nova investigao dos ps-bultmanianos queria recuperar uma ligao entre os dois elementos, segue-se assim a Second Quest (1953-1980). Procura-se conciliar a histria com a f na figura de Jesus, mas a partir de uma metodologia diferente. Ernest Ksemann dir-nos- que possvel e necessrio o recurso ao mtodo histrico-critico, para uma compreenso teolgica das Escrituras o Jesus histrico s compreendido no Jesus objecto da pregao, do mesmo modo que, reciprocamente, o discurso da teologia sobre Jesus no tem outra origem alm do texto histrico que lhe dado 6, porm esta metodologia s nos vem confirmar que o Novo Testamento uma construo kerigmtica ps-pascal e no uma narrativa histrica positivista. Segundo Ksemann necessrio para a f ir ao encontro do Jesus histrico pois ser a partir da experincia da ressurreio que as comunidades interpretaram a existncia histrica de Jesus, incorporando-a na sua pregao. A histria de Jesus um elemento teolgico que diz respeito f, no uma inveno, mas sim um elemento relevante da Revelao de Deus. Eduard Schweizer, numa linha critica de Bultmann, dir que o Kerygma uma sntese histria-f, produto de um facto singular e a significao de uma histria real. Valora o evento pascal como cerne da interveno de Deus , na qual preconizada a identidade terrestre de Jesus como o Cristo. Bultmann com o seu modelo exegtico-teolgico postular um Cristo idealizado; em contraposio os ps-bultmanianos procuraram a sntese entre o Cristo histrico e o kerygmtico , mantendo assim uma tenso necessria.

MOINGT, Joseph - O homem que vinha de Deus. So Paulo: Loyola, 2008, p.206

3 Universidade Catlica Porto Faculdade de Teologia 11 de Outubro de 2013

Potrebbero piacerti anche