Sei sulla pagina 1di 29

INTRODUO

So inmeros os conceitos de leitura. Nenhum definitivo pois a sociedade dinmica e as transformaes acontecem a todo o tempo. O paradigma mais recente colocado aos educadores mostra a leitura com um papel sociopoltico onde o leitor capaz de ler criticamente sendo agente de mudanas significativas na sociedade onde vive. O incentivo e o desenvolvimento da leitura constituem um dos principais desafios para os educadores, quando planejam um programa de aprendizado e desenvolvimento. Utilizar adequadamente a leitura garantir relaes ligadas e interligadas, e que, sua atividade constante estabelece comunicao com o mundo. O tema de profunda relevncia pois a lngua escrita fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano, uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar nossas relaes sociais e o exerccio da cidadania. Dado tambm que o ambiente escolar prprio para a prtica de ler e escrever que so habilidades indispensveis na formao do aluno. A leitura e a escrita no tarefa de apenas uma disciplina dentro do processo do aprendizado, mas de todo o ambiente escolar. Nesse sentido, convm recordar que o princpio bsico referente leitura: lendo que se aprende a ler tambm vlido para a escrita: escrevendo que se aprende a escrever. Portanto o aprendizado da ortografia depende, em grande parte, da prtica da escrita e da leitura. A escola oportuniza aos alunos o acesso s literaturas e deve criar estratgias que possam incentivar hbitos de leitura e assim conseguir cumprir seu papel de modo a formar ativos cidados ntegros. Este trabalho de pesquisa foi realizado a partir da necessidade dos professores do sexto ao nono ano da Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues em buscar estratgias que pudessem superar as dificuldades de leitura e interpretao em todas as disciplinas.

A concluso deste trabalho faz parte de um convnio entre a Prefeitura Municipal atravs da Secretaria de Educao (SEMED) com a Universidade Catlica Dom Bosco (UCDB), visando a capacitao e atualizao dos professores da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS. nas reas de Histria, Cincias e Geografia. A Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues com o projeto de leitura em anexo, conseguiu com que os alunos pudessem ler obras literrias do acervo da biblioteca, visando suprir as dificuldades de leitura e interpretao detectadas pelos educadores das diversas disciplinas do 6 ao 9 anos. O propsito da iniciativa estimular o debate e a busca de solues criativas para compreender e envolver mais a escola com toda a sua comunidade no processo ensinoaprendizagem utilizando-se da leitura como ferramenta, bem como, a explorao de todo potencial das bibliotecas como fonte de leitura na rede pblica. Assim, a presente pesquisa foi realizada para demonstrar o interesse e a motivao dos alunos participantes do projeto de acordo com as literaturas oferecidas e a conseqente melhora no aproveitamento escolar. O papel da escola como incentivadora fundamental por ser este espao escolar o nico acesso dos alunos s literaturas, pois a aquisio de livros restrito a uma pequena camada da populao, normalmente ligado ao poder aquisitivo. A investigao foi feita atravs de questionrios com Leitura O captulo I aborda a Interdisciplinaridade e a sua relao direta com a leitura. No captulo II apresenta-se o estudo de caso, como mtodo de investigao bem como uma abordagem da importncia do professor ser um pesquisador O captulo III aborda a importncia da leitura para os alunos em uma dez alunos que

participaram do projeto e dez famlias, com enfoque sobre o projeto Despertando o Prazer pela

sociedade globalizada afim de desenvolver leitores socialmente ativos e crticos. A pesquisa e a anlise dos dados obtidos so apresentadas no captulo IV.

11

As consideraes finais e sugestes deste trabalho de pesquisa, finalizam o estudo.

1. INTERDISCIPLINARIDADE UM DESAFIO CONTEMPORNEO.1

Com os constantes avanos tecnolgicos e transformaes pela qual nossa sociedade globalizada esta passando, somados aos efeitos das mudanas filosficas da ps modernidade, a escola passou a ser questionada. Um questionamento apresentado por Gallo numa citao no artigo Transversalidade e educao: pensando uma educao no-disciplinar, publicado no livro : ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs.) O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Diz o autor:
Os enigmas no so poucos; a crise na educao multifacetada. Um dos seus aspectos diz respeito ao prprio conceito de educao e como a escola se organiza para materializ-lo: a funo da escola em nossos dias instruir, ou seja, transmitir conhecimentos? Ou educar, isto , formar integralmente uma pessoa?. (ALVES, 2000: p. 02)

Quanto a efetivao de sua participao significativa no que diz respeito s necessidades sociais e da realidade contempornea, a escola passa por uma reconstruo tica e histrica. Nesta reformulao onde atuam quebras de paradigmas, a interdisciplinaridade se confirma no como alternativa mas como caminho a ser trilhado inevitavelmente conforme argumenta o texto do instituto Paulo Freire/programa de educao continuada
A ao pedaggica atravs da interdisciplinaridade aponta para a construo de uma escola participativa e decisiva na formao do sujeito social. O seu objetivo tornou-se a experimentao da vivncia de uma realidade global, que se insere nas experincias cotidianas do aluno, do professor e do povo e que, na teoria positivista era compartimentada e fragmentada. Articular saber, conhecimento, vivncia, escola, comunidade, meio-ambiente etc. tornou-se, nos ltimos anos, o objetivo da interdisciplinaridade que se traduz,
1

1 Captulo elaborado em parceria com a acadmica Maria Pires de Oliveira Vieira.

12

na prtica, por um trabalho coletivo e solidrio na organizao da escola. Um projeto interdisciplinar de educao dever ser marcado por uma viso geral da educao, num sentido progressista e libertador.(Gallo,2000, p .01.)

Este novo paradigma da cincia voltado conexo e dilogo entre diferentes reas do conhecimento atravs da interdisciplinaridade prope uma busca de solues dentro do contexto e da realidade da origem do problema.
Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade no tem a pretenso de criar novas disciplinas ou saberes, mas de utilizar os conhecimentos de vrias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um fenmeno sob diferentes pontos de vista. Em suma, a interdisciplinaridade tem uma funo instrumental. Trata-se de recorrer a um saber til e utilizvel para responder s questes e aos problemas sociais contemporneos (BRASIL, 2002, p. 34).

Desta forma, esse conhecimento nasce de um modelo interdisciplinar suscetvel de elucidar uma situao precisa que colabora de forma significativa onde todos que tm oportunidade de estar aberto a critica e a autocrtica, com instituies comprometidas com a constante aprendizagem, buscando uma compreenso que se renova em cada experincia, valorizando atividades nas relaes cotidianas. Para tanto o professor em sua prtica possui a responsabilidade de tornar o conhecimento significativo, seja este relacionado com o tradicional ou cientifico. Estas diferentes formas de saberes precisam estar em sincronia para que acontea a construo do verdadeiro conhecimento, ou seja, aquele que construdo pelo aluno em suas mais variadas interpretaes de realidade rompendo as barreiras da diviso em segmentos.

1.1

INTERDISCIPLINARIDADE E A PESQUISA
Em conseqncia dos postulados do conhecimento que construmos grande promoo sobre a

alicerado no paradigma mecanicista, newtoniano-cartesiano - foi redigido de forma predominantemente disciplinar (BRGGER, 2006) aconteceu valorizao do mtodo cientifico e do conhecimento produzido por este. Com o avano o

13

conceito cincia, d um novo paradigma, se estabeleceu colocando em posies opostas os conhecimentos cientficos e tcitos. O conhecimento tradicional se achava arraigado no obscurantismo como

afirmavam os cientistas. Da mesma forma o mito era desprezvel. Tudo que no pudesse ser escrito, comprovado ou publicado, foi desprezado. O conhecimento popular no desapareceu, ficou enraizado em ensinamentos perpetuados em sucessivas geraes abrigado nas tradies culturais. Ele subsistiu por que no somos cientficos cem por cento do tempo. As tradies populares revelam uma estrutura de conhecimento que vivenciado e incorporado, porm no demonstrado - tcito. Alm do mais a cincia hoje j no tem mais valor absoluto incontestvel. A cincia atual demonstra uma constante investigao da verdade: contnua e dinmica na construo e reconstruo dos processos investigativos. Esse avano proporcionou uma viso mais critica, pois demonstrou ser uma busca contnua de investigao, e o pesquisador encarou com a realidade de sua pesquisa ser uma aproximao temporria da verdade. O conhecimento popular precede, como parte de uma rede interligada com o conhecimento filosfico, provocando o conhecimento cientifico. Este serve ainda de instrumento e apoio para a prtica pedaggica onde a cooperao dos saberes gera um atmosfera favorvel participao de todos no ambiente escolar. Certau (1996 p. 136) faz uma reflexo sobre essa relao:
[...]. Mas por um discurso que ele ordena um saber-fazer. Portanto a fronteira no separa mais dois saberes hierarquizados, um especulativo, o outro ligado s particularidades, um ocupado em ler a ordem csmica e o outro s voltas com os pormenores das coisas no quadro que lhe fixado pelo primeiro, mas ela ope as prticas articuladas pelo discurso s que (ainda) no o so. (Certau 1996 p. 136).

Nesse sentido vale referenciar que a pesquisa acontece em decorrncia de uma problemtica que precisa de solues, onde no se sabe as respostas. Esta pesquisa diferente daquela que acontece como um mecanismo isolado e solto de circunstncias reais que cercam a comunidade.

14

No sentido de ampliar para a compreenso sobre a vida em sociedade, necessrio interagir conhecimentos respeitando a complexidade individual que cada pessoa e /ou lugar em si apresenta, para ento proporcionar a construo de um conhecimento globalizante (Fazenda, 1979). Desta forma, considera-se o interesse, a atitude de busca, envolvimento, compromisso, reciprocidade diante do conhecimento e imaginao que rompem com as fronteiras das disciplinas. O conhecimento tcito no s precede, como forma uma rede interligada com o conhecimento filosfico provocando o conhecimento cientifico, servindo de instrumento e apoio para a prtica pedaggica onde a cooperao dos saberes gera uma atmosfera favorvel participao de todos no ambiente escolar. A pesquisa cientfica nesse aspecto se torna imprescindivel e quando a interdisciplinaridade tem a oportunidade de se tornar unificadora. Para Japiassu, a forma legitima da interdisciplinaridade conforme lembra Carlos como muitos conhecimentos foram produzidos atravs da pesquisa interdisciplinar.
[...] no sculo XX, muito do desenvolvimento cientfico e tecnolgico proveio de pesquisas de carter interdisciplinar feitas inicialmente com interesses meramente militares. o caso do computador, da Internet, da bomba atmica, s para citar alguns casos. ( Carlos, 2007, p. 06)

Segundo Alves (2005), relaciona-se nesta rede de saberes, proporcionalmente a alegria do professor com sua capacidade de incentivar ou proporcionar a pesquisa. Nesse sentido vale referenciar que a pesquisa cientifica acontece em decorrncia de uma problemtica que precisa de solues. Esta pesquisa diferente daquela que acontece como um mecanismo isolado e solto de circunstncias reais que cercam os alunos, onde as respostas s so vlidas se forem convenientes com o mapa pr estabelecido do professor. Neste contexto vale discorrermos um pouco tambm sobre a comunicao e a interdisciplinaridade para que tenhamos no trabalhos pedaggicos isolados das diversas disciplinas que so constitudos nosso currculo escolar.

15

1.2 A COMUNICAO E A INTERDISCIPLINARIDADE


Nos dias presentes a grande aldeia global se depara sobrepujada pelo uso intensivo das novas tecnologias, da informao e da comunicao, que exige a valorizao dos saberes na busca de solues eficazes para suprir as necessidades da sociedade. Exigida agora por cirscustancias sociais, comea por fazer um diagnstico crtico da situao do ensino fundamental, recomendado a necessidade de amplas mudanas, sobretudo no tocante ao problema da evaso e da repetncia, que ocorrem em nveis bastante elevados, passamos agora por uma reconstruo histrica. Chega o tempo em que as pessoas, mais do que nunca, precisam dialogar. Para a superao de problemas prope-se um processo em que, desaparecendo as fronteiras entre disciplinas, surge um conhecimento que se constri num processo de cooperao entre conhecimentos. Quem sabe usar as diversas fontes de informaes e conhecimento tem uma vantagem no seu agir. Em relao a isto referenda os PCN:
A interdisciplinaridade supe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigao, um plano de interveno. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a ateno de mais de um olhar, talvez vrios (BRASIL, 2002: 88-89).

De acordo com Brasil um olhar interdisciplinar est alm do contedo que temos nas disciplinas e a pesquisa nesse contexto tem a capacidade de fazer com que alunos e professores possam obter conhecimentos que esto alm do primeiro olhar.

16

1.3 INTERDISCIPLINARIDADE E A LEITURA


Neste sentido a interdisciplinaridade se torna indispensvel pois a leitura e a escrita so tarefas da escola e no s do professor de lngua portuguesa. Ler e escrever so tarefas da escola, pois so habilidades indispensveis para formao do cidado. Pois se tarefa da escola portanto tarefa interdisciplinar. O aprendizado de qualquer lngua s acontece de fato com o exerccio. Com a lngua portuguesa o caso o mesmo. A leitura como prtica escolar em sala de aula, na biblioteca, nas aulas de cincias ou de histria a prtica necessria para o exerccio da leitura, a afirmativa vem em concordncia com a tese de Silva (1998,123): todo professor, independente da disciplina que ensina , um professor de leitura. de suma importncia ressaltar os pressupostos tericos scio-interacionistas que apontam o professor mediador em sua prtica pedaggica. Desta forma a leitura o que leva o leitor ao encontro da informao congelada no tempo, exposta e sujeita a crticas e anlise, se dando a oportunidade de reflexo, fato que quase no ocorre com outras vias de informao como a televiso por exemplo. No sentido mais evidente ler e escrever so processos naturais em qualquer cincia, alis a cincia s existe porque houve a possibilidade de comunicao em registros escritos sobre o conhecimento que se aprendeu, compreendeu e construiu. E conforme cita Gallo,(2000): A instruo o ato se instrumentar o aluno, fornecendo a ele aparatos bsicos para que possa se relacionar satisfatoriamente com a sociedade e com o mundo Desta forma a leitura um instrumento e um meio de mudana na escola. preciso usar a leitura para se entender e ser compreendido, para enriquecer o ambiente escolar e no s sustent-lo. Se ler atitude natural na escola no sentido mais especifico, tambm no ensino e prtica natural nas disciplinas e entre elas. Atravs da leitura poderemos alcanar objetivos comuns e contribuir de forma significativa para a construo de uma nova sociedade de leitores. Para Vygotski (1991,96), o pensamento e a palavra no so ligados por um elo primrio, mas ao longo da evoluo do pensamento e da fala, tem incio uma conexo entre ambos, que se modifica e se desenvolve , assim sendo, devemos investigar a relao com a lngua para facilitar a compreenso e expresso dos alunos, em situao de comunicao, tanto

17

escrita como oral. Sempre observando que a oralidade, a leitura e a escrita so prticas que se complementam e permitem o aluno construir seus conhecimentos.

1.4 INTERDISCIPLINARIDADE E A TICA.


Os esforos para possibilitar mudanas de praticas e tendncias pedaggicas para tornar o conhecimento socialmente significativo, permeiam sem dvida uma superao do ideal iluminista seja este relacionado com o tcito, filosfico ou cientifico. Estas diferentes formas de saberes precisam estar em sincronia para que acontea a construo do verdadeiro conhecimento, ou seja aquele que construdo pelo respeito ao aluno em suas mais variadas interpretaes de realidade.A citao de Brgger (1995) demostra bem esta preocupao:
Por isso preciso que a investigao interdisciplinar no se reduza ao resgate de uns poucos aspectos que o pensamento cientificista deixou de lado. No basta buscar uma viso mais sinttica, menos mecanicista do conhecimento. Afinal, se a tradio cientfica hegemnica mostra srios limites no plano tico, preciso incorporar justamente essas subjetividades, ou seja, as dimenses tica, poltica, esttica, assim como diversas outras dimenses da realidade que foram preteridas pela sua incomensurabilidade. (BRGGER,79:p. 03)

Contrariando o que se imaginava, sabe-se que hoje os conflitos educacionais no esto diretamente relacionados superao da capacidade de armazenar informaes .Estes grandes impasses da educao perpassam por conflitos ligados intolerncia das diferenas e do reconhecimento de conceitos e valores fundamentais democracia e cidadania. H muito tempo a escola deixou de ser um espao alheio aos problemas sociais que a envolve, e o aluno no pode mais ser encarado como o mero depositrio de informaes. Neste novo paradigma que se constri, a escola passa a ser um espao social importante, atuante e modificador de fatos sociais. Nesta perspectiva a transversalidade no se limita a obrigatoriedade dos PCNs, vai muito alm de organizao de currculo em torno de temas como o meio- ambiente, sade,

18

pluralidade cultural, e orientao sexual. Nesse sentido a escola deve ter liberdade de desenvolver os temas locais, de interesse da comunidade local. A proposta do PCN na verdade uma resposta governamental s interrogaes da sociedade a respeito da abrangncia da atuao da escola. Assim apresenta o PCN:
Cabe ao Ministrio da Educao e do Desporto coordenar um amplo debate nacional a respeito dos PCN, que necessariamente devero incluir contedos essenciais a serem trabalhados por todas as escolas do territrio nacional, bem como apresentar diretrizes de ao que possam ser entendidas e colocadas em prtica de modo a garantir que se generalizem no pas as orientaes mais atualizadas e condizentes com o avano dos conhecimentos no mundo contemporneo e afinadas com o cultivo dos valores culturais que nos so prprios. (BRASIL MEC- SEF, 1995, 04)

Desta forma, no negamos a existncia das dificuldades que entravam a prtica interdisciplinar, muita relacionadas a prpria estrutura poltica escolar, outras relacionadas s mudanas de comportamento e de viso de perspectivas. Porm sabemos que estamos hoje mais prximos de um ensino onde os relacionamentos entre pessoas e saberes sejam mais valorizados, do que quando os primeiros pensadores sugeriram a prtica de transversalidade e interdisciplinaridade. Aps esse estudo sobre sero abordados vrios aspectos da INTERDISCIPLINARIDADE, Municipal

algumas hipteses do ESTUDO DE CASO que ser aplicado em nossa

pesquisa trabalhando a leitura nos sextos anos do Ensino Fundamental da Escola Professora Maria Tereza Rodrigues.

1.5

A LEITURA UMA PR CONDIO PARA

ESTABELECER O DILOGO ENTRE AS REAS


A inveno da escrita se funde com a histria das primeiras civilizaes, e de toda nossa cultura. A mesma escrita que possibilitou que informaes importantes viajassem pelo tempo, agora cobrada como indispensvel nesta sociedade que precisa cruzar dados, obter
19

informaes e pedir parecer a outras cincias j que no se pode pesquisar tudo sozinho e nem perder tempo. Se faz imprescindvel indicar que leitura e a escrita so tarefas de toda uma sociedade. Sabe-se que o aprendizado de qualquer lngua s acontece de fato com o exerccio. Com a lngua portuguesa o caso o mesmo. A leitura como prtica escolar em sala de aula, na biblioteca, nas aulas de cincias ou de histria so a pratica necessria para o exerccio da leitura. A afirmativa vem em concordncia com a tese de Silva (1998,123): todo professor independente da disciplina que ensina, um professor de leitura . Desta forma a leitura quem leva o leitor ao encontro da informao congelada no tempo, exposta e sujeita a criticas e anlise, se dando a oportunidade de reflexo, fato que quase no ocorre com outras vias de informao modernas,como por exemplo, a televiso). Assim sendo a leitura que possibilita enormes descobertas, que oportuniza a reflexo sobre todas as formas de conhecimento ou saberes. Donde se conclui que provoca impactos positivos atingindo os objetivos mais especficos da escola como o incentivo e busca do conhecimento. Acrescenta-se ao que j foi esclarecido que a tarefa de formar o cidado, crtico autnomo que tanto almeja a escola, s ser possvel quando comearmos verdadeiramente a formar leitores. No sentido mais evidente, ler e escrever so processos naturais em qualquer cincia, alis a cincia s existe porque houve a possibilidade de comunicao em registros escritos sobre o conhecimento que se aprendeu, compreendeu e construiu. Desta forma a leitura no s um instrumento e um meio de mudana na

escola mas de toda uma sociedade . preciso usar a leitura para se entender e ser compreendido, para enriquecer o ambiente escolar e no s sustent-lo.

20

2. ESTUDO DE CASO
Toda pesquisa cientfica necessita definir seu objeto de estudo e, a partir da, construir um processo de investigao, delimitando o universo que ser estudado. Descrever e caracterizar estudos de caso no uma tarefa fcil, pois eles so usados de modos diferentes, com abordagens quantitativas e qualitativas, no s na prtica educacional, mas tambm como modalidade de pesquisa, com aplicao em muitos campos do conhecimento, principalmente na Medicina, Psicologia e em outras reas da sade, e tambm nas reas tecnolgicas, humanas e sociais, entre outras. A escolha deste mtodo de observao para nossa pesquisa se tornou adequado, e para isso foram selecionados por amostragem 10 alunos do oitavo ano turma C, do ensino fundamental , por ser o estudo de caso um dos tipos de observao e exame qualitativo que na rea da educao vem recebendo acedncia atualmente. Hofmann (2002) considera, o estudo de caso uma categoria de pesquisa cujo objeto uma unidade que se analisa profundamente. Pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituio, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social, entre outras categorias. Visa conhecer o seu como e os seus porqus, evidenciando a sua unidade e identidade prprias. Desta maneira as metodologias qualitativas tm despertado grande mrito dos pesquisadores em educao. O estudo de caso um tipo de pesquisa que tem sempre uma forte evidencia descritiva. Nesta pratica o pesquisador no almeja intervir sobre a situao, mas d-la a conhecer tal como ela lhe apresenta. Assim sendo, pode aproveitar-se de uma grande variedade de instrumentos e estratgias. No entanto, um estudo de caso no tem que ser meramente descritivo. Pode ter um profundo alcance analtico, pode interrogar a situao. Pode confrontar a situao com outras j conhecidas e com as teorias existentes. Pode ajudar a gerar novas teorias e novas questes para uma futura investigao. De acordo com Hofmann (2002) os estudos de caso podem ser essencialmente exploratrios, servindo para obter informao preliminar a cerca do respectivo objeto de interesse. Podem ser fundamentalmente descritivos, tendo como propsito essencial

21

descrever como o caso estudado. E, podem ser analticos, procurando problematizar o seu objeto, construir ou desenvolver nova teoria ou confronta-la com a teoria j existente. Um trabalho exploratrio pode ser necessrio como um estudo piloto de uma investigao em larga escala. Um estudo descritivo pode ser necessrio para preparar um programa de interveno. Mas so os estudos de cunho mais analtico que podem proporcionar avano mais significativo do conhecimento. O estudo de caso como estratgia de pesquisa o estudo de caso de um simples e especfico ou complexo e abstrato e deve ser sempre bem delimitado. Pode ser semelhante a outros, mas tambm distinto, pois tem um interesse prprio, nico, particular e representa um potencial na educao. Destacam em seus realidade de modo complexo e contextualizado. Os estudos de caso podem e devem ter uma orientao terica que sirva de suporte formulao das respectivas questes e instrumentos de recolhimento de dados e guia de anlise dos resultados. A teoria necessria para orientar a investigao. Ajuda a responder questo como: que coisas observar? Que dados colher? Que perguntas fazer? Que tipos de categorias construir? Referenciando ainda a proposta positiva da utilizao do estudo de caso como mtodo de pesquisa vale ressaltar que validade tem a ver com a preciso dos resultados. Esses resultados exigem a fundamentao dos conceitos essenciais, definio dos dados a recolher, processos e instrumentos utilizados para o recolhimento desses dados, organizao, anlise e interpretao dos dados. A confiabilidade refere-se questo de saber se as operaes do estudo (recolhimento e anlise de dados) poderiam ser repetidas, com resultados semelhantes. Ento esses resultados esto fundamentalmente relacionados aos instrumentos usados e forma como so analisados. No Captulo III abordamos a importncia da leitura na formao do cidado globalizado. Mas antes, necessrio responder a seguinte pergunta: quem o principal responsvel por est prtica de leitura dentro da escola; a resposta nada mais, nada menos que estudos as caractersticas de casos naturalsticos, ricos em dados descritivos, com um plano aberto e flexvel que focaliza a

22

o professor, pois ele quem est diretamente com os alunos e isto faz-se necessrio realizar algumas colocaes a seu respeito.

2.1 PROFESSOR PESQUISADOR


Para a educao que procura melhorar, deparar e edificar a pesquisa tem esta faceta da produo de conhecimento. Neste sentido, a pesquisa princpio pedaggico da aprendizagem eficaz. neste sentido que deve ser vista como expediente indispensvel da formao, tanto do professor como do aluno. Pesquisar no implica apenas domnio do mtodo, implica, acima de tudo, oportunidade mais elevada de formao. neste sentido que deve ser vista como expediente indispensvel da formao do aluno (Galiazzi, 2003). A busca de solues para desafios atuais nos arrastam ao paradigma do professor reflexivo, aquele que reflete sobre a sua prtica, que prepara, organiza, que pensa em cima de sua prtica. Por vezes um exemplo um tanto repetitivo, quase um jargo, porm impossvel algum conceber uma profisso docente dinmico em que essas prticas reflexivas no existam tentar identific-las e construir as condies para que elas possam se desenvolver. Como discorre Demo(2004):
A pesquisa no relevante apenas porque exercita os instrumentos de construo do conhecimento, mas principalmente porque oportunidade primorosa de educao, formao. Deixa-se de lado o argumento de autoridade, em favor da autoridade do argumento. Esta permite formular consensos democrticos e bem elaborados.

A reflexo acontece naturalmente experincias, atravs da partilha e da

atravs da prtica ou da

troca de

leitura . O experimento muito importante, mas a

experincia de cada um s se transforma em conhecimento atravs desta anlise sistemtica. Uma crtica que anlise individual, como tambm coletiva, ou seja, uma busca de saberes entre professores e alunos, o que nos remete ao professor pesquisador. A realidade que o professor pesquisador aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prtica e que assume a sua prpria

23

realidade escolar como um objeto de pesquisa, como elemento de concentrao, como pea de anlise. Neste sentido a leitura se torna uma ferramenta de pesquisa pois a o que leitura? A leitura um meio de que dispomos para adquirir informaes e desenvolver reflexes crticas sobre a realidade. Assim o professor em sua prtica de pesquisa reconhece a vinculao e importncia da leitura no s para si como tambm para seus alunos.

3. A LEITURA NA SOCIEDADE GLOBALIZADA.


Nos dias presentes a grande aldeia global se depara sobrepujada pelo uso intensivo das novas tecnologias, da informao e da comunicao, o que exige a modernizao ininterrupta na busca de solues eficazes para suprir as necessidades da populao. Chega o tempo em que as pessoas, mais do que nunca, precisam saber onde e como localizar informaes seguras. Quem sabe usar as diversas fontes de informaes, administrando-as e qualificando-as o verdadeiro conquistador deste sculo. Defende-se ainda que, leitura e escrita so tarefas da escola, acrescentando que so habilidades indispensveis para a formao do estudante; este possibilita o direcionamento reflexivo sobre o papel do professor em torno da aprendizagem da leitura possvel atravs da mediao do professor com matrias diversificadas que sirvam de estmulos para o desenvolvimento das prticas sociais na rea da leitura e da escrita, capazes de ultrapassar a codificao e a decodificao do sistema alfabtico-ortogrfico, ou seja, uso exclusivo para a aquisio da alfabetizao. Com isto, ler no significa, unicamente, interpretar oralmente ou mentalmente os cdigos lingusticos apresentados em forma de palavras e frases, vai muito alm, pois necessita da compreenso da mensagem, seja ela apresentada atravs de smbolos, pinturas, gestos ou expresses, pois preciso saber selecionar informaes em fontes diversas, dar respostas oportunas e desenvolver habilidades para apreciar os vrios estilos da literatura.

24

O professor precisa ter em sua formao a convico, que o ensino da leitura deve ter sua sistematizao fundamentada nos pressupostos tericos, baseados nas estratgias que do significados ao modo de ler, para que o aluno tenha um referencial, no como condio para atitudes superficiais e de formao de alunos copistas, mas entender a proposta de leitura a ser trabalhada. necessrio, certa familiaridade com os textos para que o professor no utilize,deste momento, s para formar leitores escolares, mas para favorecer aos alunos a construo das capacidades de refletirem e imaginarem de forma mais ampla e expansiva. Se ler atitude natural na escola no sentido mais especifico, tambm no ensino e prtica natural nas disciplinas e entre elas. Atravs da leitura poderemos alcanar objetivos comuns a todos que desejam contribuir de forma significativa para a construo de uma escola que valoriza o individuo em suas necessidades e o capacita para enfrentar e vencer os desafios nesta nova sociedade globalizada.

4. PESQUISA E ANLISE DE DADOS


A pesquisa de campo foi feita com dez alunos do 8 ano turma C que participaram do projeto Despertando o Prazer pela Leitura, e dez famlias dos mesmos, a escolha dos alunos foi feita pela professora de portugus destacando 10 alunos mais participativos nas atividades de leitura. Foram elaboradas dez questes para serem respondidas pelos alunos e pelas famlias. Os alunos que no aderiram ao projeto por falta de interesse, ou motivo desconhecido, entregaram os questionrios sem responder alegando que no podiam faz-lo por no estarem participando do projeto. Estes alunos coincidiram com alguns alunos que foram retidos no 8 ano por dificuldade de aprendizagem e outros passaram com dificuldade. As famlias que responderam ao questionrio foram entrevistadas em horrio pr-estabelecido em termo de consentimento (anexo III). Os mesmos foram informados sobre o projeto e a importncia do mesmo. Foram analisados os dados referentes aos 10 alunos participantes do projeto e s 10 famlias. Podemos observar que dos alunos que participaram do projeto, apenas trs optaram participar pelo gosto pela leitura e trs pelo incentivo atravs dos professores e o

25

restante foi pelo incentivo de nota, fator este que foi determinante na participao de todos. Atravs do projeto os alunos puderam fazer leituras diversas na biblioteca da escola. A biblioteca da Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, conta com uma variedade de livros tanto para pesquisa quanto para leitura de lazer, alm de ser bem organizada e com espao fsico atraente para os alunos. As Bibliotecrias que tambm estiveram envolvidas no projeto so professoras de Lngua Portuguesa readaptada para esta funo e realizavam o trabalho de incentivar os alunos e disponibilizar os livros de acordo com a preferncia dos mesmos. Quando foi perguntado o investimento que se faz em literatura pelas famlias durante o perodo de um ano, as 10 famlias responderam que fazem esse tipo de investimento, mas reconhecem ser pouco e justificam pelas dificuldades financeiras. Esta uma realidade brasileira por no se ter o hbito de leitura, no se investe e ainda muitas famlias brasileiras no tm o poder aquisitivo que permita este investimento. Segue abaixo os resultados obtidos e a anlise dos resultados em relao a cada pergunta: As questes 1 8 referem-se ao questionrio aplicado aos alunos, as questes 6,7,9 e 10 no geraram grficos por se tratarem de questes abertas, porm foram comentadas anteriormente. Questo 1. Voc participa do projeto de leitura? Nesta questo obtivemos 100% de participantes com resposta sim, uma vez que os alunos no participantes do projeto que foram convidados a participar da pesquisa no devolveram seus termos de consentimento. Dos 10 alunos que participaram da pesquisa, 100% deles participam do projeto de leitura, mas mesmo sem os dados dos que no participaram, percebemos que o envolvimento com a leitura muito significativa na escola, tendo uma adeso muito grande por parte dos alunos, verificando com isso que o gosto pela leitura crescente em sala de aula.

26

Questo 2. Por qual motivo o decidiu a participar?

Grfico 1 Elaborao Prpria.

No grfico 1 com relao ao motivo em participar do projeto de leitura respondido pelos alunos, obtivemos 30% com interesse em participar pela nota. Destaca-se tambm o incentivo feito pelo professor 10% e o gosto pela leitura 30%. O dado referente ao gosto pela leitura foi relevante e significa um avano quando se busca a prtica pela leitura, pois partimos de um incentivo capaz de gerar nimo e interesse.

27

Questo 3. Qual tipo de leitura voc prefere?

Grfico 2 Elaborao Prpria.

Foi possvel identificar pelo nmero de livros lidos pelos alunos o interesse por diversas literaturas. De acordo com o grfico 2 os alunos apresentaram igualmente preferncia por gibis e livros e outras literaturas (30% cada), sendo que em outras esta implcito os livretos existentes na biblioteca.

28

Questo 4. Dos gneros abaixo qual voc prefere?

Grfico 3 Elaborao Prpria.

Em relao a questo acima, tivemos o seguinte resultado: o gnero preferido entre os alunos de 20% para livros de aventura; 30% por livros de romance; 20% por fico; 10% por poesias e 10% por outros gneros no citados. Podemos observar que, h uma grande variao dos gneros literrios que os alunos apreciam, tornando necessrio a escola fazer investimentos dentro das preferncias que os alunos apontaram, para que estes continuem tendo a prtica de leitura cada vez mais constantes.

29

Questo 5. Em sua famlia algum mais tem o habito de ler?

Grfico 4 Elaborao Prpria.

Na questo solicitada s famlias e aos alunos se algum mais tem o hbito da leitura, os resultados se apresentaram iguais com (30%) para no e (70%) para sim. Aqui fica evidente o papel da escola em proporcionar aos alunos o incentivo leitura e prtica da mesma. Este desafio da escola e educadores necessita de um esforo de conhecer os alunos e buscar estratgias que favoream o envolvimento de um nmero maior de alunos na busca de leitores ativos.

30

Questo 8. Qual tipo de literatura existe em sua casa?

No que diz respeito questo 8, que questiona sobre o tipo de literatura existente na casa dos alunos, obtivemos os seguintes resultados: jornal 20%; gibi 10%; revista 20%; livro 40% e outros 20%. mostrando que, a maioria dos alunos tambm tem a prtica de leitura em casa, no apenas eles mas seus pais tambm, porque se possuem esse tipo de leitura em casa porque os pais tambm a fazem, e isto muito importante, pois faz com que a famlia participe dessa atividade. Vale observar que sobre os livros, muitos so de fundo religioso, e que o trabalho dos pais influencia tambm pois alguns citaram verbalmente que trazem algumas revistas e jornais do trabalho.

31

As questes a seguir de 1 a 6 referem-se ao questionrio aplicado aos familiares, sendo que as questes 7,8, 9 e 10 no geraram grficos por se tratarem de questes abertas, porm foram comentadas anteriormente, na questo 4 o resultado foi idntico ao da questo 5 dos alunos.

Questo 1. Voc tem o hbito de algum tipo de leitura?

Grfico 6 Elaborao Prpria.

Nesta questo perguntamos se as famlias se tinham algum tipo de leitura, tivemos um timo resultado, j que 70% dos entrevistados realizam algum tipo de leitura e apenas 30% no realizam. um resultado significativo, pois mostra que aos poucos os alunos esto comeando a se envolver com o mundo da leitura, sendo que este muito importante para seu desenvolvimento acadmico e social.

32

Questo 2. Qual tipo de leitura voc prefere?

Grfico 07 Elaborao Prpria.

Nesta questo observamos o tipo de leitura que as famlias preferem, suas respostas foram as seguintes: religiosa 30%; jornal 20%; livros 20%; revistas 20%; gibi 0% e outros 10%; demonstrando uma variedade de leitura, isto bom no sentido das famlias terem vrias vivncias diferentes em relao a leitura.

33

Questo 3. Dos gneros abaixo qual voc prefere?

Grfico 8 Elaborao Prpria.

A preferncia dos pais parece no coincidir com a dos filhos, o que pode se justificar pela diferena de faixa etria. E como afirmou Martins, (1982): a leitura um processo individual. Quando marcaram a opo outros se observou ao lado da opo, noticias.

34

Questo 5. Voc incentiva sua famlia a ler?

Grfico 09 Elaborao Prpria.

As famlias foram tambm questionadas, com relao ao incentivo fornecido aos seus filhos para a leitura. Como resultado (40%) das famlias afirmaram que no possuam essa prtica. preocupante pois sabemos que o papel de construir alunos leitores, no funo exclusiva da escola e sim uma ao que deveria ocorrer sempre com o apoio familiar. Fica clara a necessidade de se ampliar aes nas escolas pblicas para que os alunos realmente tenham prazer em ler e a interao do autor leitor seja capaz de construir leitores crticos capazes de transformar a sociedade.

35

Questo 6. Qual tipo de literatura existe em sua casa?

Grfico 10 Elaborao Prpria.

A maioria absoluta refere-se a presena da bblia, ressaltando a importncia religiosa na pratica da leitura para as famlias entrevistadas.

36

CONSIDERAE FINAIS

A anlise de dados dos alunos dos sextos aos nonos anos que participaram do Projeto Despertando o prazer pela Leitura pode revelar o interesse destes alunos pela leitura e suas preferncias. Estes dados sugerem a aquisio pela Escola Municipal Rodrigues de novos livros que possam atender essas necessidades. De acordo com Silva (l998) todo professor independente da disciplina que ensina, um professor de leitura. A leitura portanto muito importante para todas as reas. Sendo interdisciplinar, as dificuldades de leitura e interpretao dos alunos notada pelos professores pode levar continuidade do projeto de leitura em anos posteriores com a participao de todos os professores das diversas reas de ensino. O Projeto Despertando o Prazer pela Leitura trabalhou com alunos dos sextos aos nonos anos e ficou claro que com o trabalho de leitura houve uma melhora significativa em seu desenvolvimento na parte da escrita e leitura, sendo vivel dar continuidade neste projeto que vemos o quanto foi decisivo para a aprendizagem dos alunos em sala de aula, mesmo tendo alguns que participaram pela obteno de nota ao final do bimestre, mas mesmo com este fator podemos observar aproveitamento. Nos dados analisados das famlias foi observado que a famlia conforme suas condies financeiras e at culturais incentivam a leitura, mesmo no tendo esse hbito e no ser significativo para eles o hbito de ler, com exceo das famlias que tem o hbito da leitura religiosa. Observamos que faz-se necessrio um trabalho que possa sensibilizar as famlias sobre a importncia da leitura atravs de palestras e at um projeto que traga as famlias at a escola para lerem livros da biblioteca. Esta prtica pode servir de incentivo aos alunos e uma forma de incluso social, j que muitas famlias sequer possuem condies materiais para aquisio de livros, e, outro fator importante na realizao dessa ao ser o envolvimento da famlia na aprendizagem de seu filho na escola. Maria Tereza

37

No podemos nos esquecer que a leitura deve ser um eixo norteador de uma prtica pedaggica Interdisciplinar, pois a mesma perpassa todas as formas de aprendizagem. O hbito de leitura uma prtica que se constri pelo incentivo e estratgias oferecidas pelos professores e ESCOLA aos alunos. Esta prtica essencial para aprendizagem. E, a partir do momento que os alunos tiverem essa prtica em seu dia-a-dia, ele ter condies de fazer outras leituras de mundo, olhar as situaes cotidiana de um modo diferente, ou seja, um olhar crtico para mudanas positivas dentro de nossa sociedade. A implementao de aes voltadas para a leitura um instrumento para que o hbito de leitura possa favorecer o aluno no processo da plena cidadania pela interpretao crtica da realidade e tomada de conscincia das suas necessidades..

38

Potrebbero piacerti anche