Sei sulla pagina 1di 2

BPF HIGIENE E SADE PESSOAL

HBITOS HIGINICOS E INTEGRIDADE FSICA Escove sempre os dentes depois de comer; No usar jias ou adornos (anis, colares, pulseiras, relgios, etc.) No tossir, espirrar e falar sobre os alimentos;

As MOS so o principal mecanismo de contaminao dos alimentos e o nosso principal instrumento de trabalho;

SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

2013; RURAL NORTE, Entidade Executora de Servios de Assessoria Tcnica, Social e Ambiental (ATES) para Projetos de Assentamentos do INCRA no sul do Par/SR-27.

Entidade Executora de Servios de Assessoria Tcnica, Social e Ambiental (ATES) para Projetos de Assentamentos do INCRA no sul do Par/SR-27.
Helvcio M. Melo DIRETOR Wadison Maranho COORDENADOR ATES Charles Frede ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

Estruturando a SEGURANA ALIMENTAR e NUTRICIONAL

CONCEIO DO ARAGUAIA - PA Avenida Benedito Rocha, n 1690 So Luiz II Conceio do Araguaia - Par Tele: (94) 3421 2865 / 9181 2530 / 9188 6040 e-mail: ruralnorte.noca@hotmail.com

SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


Consiste na realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base, prticas alimentares promotoras de sade, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econmica e ambientalmente sustentveis.
Art. 3 da Lei n 11.346, de 15 de setembro de 2006.

CONTAMINAO BIOLGICA
Ocorre quando microrganismos indesejveis, como bactrias, fungos, vrus ou parasitas (como vermes), esto presentes no alimento. Os microrganismos, tambm conhecidos como micrbios ou germes, no so visveis a olho nu, so amplamente disseminados na natureza e representam os principais contaminantes biolgicos dos alimentos.

Para controlar estes trs tipos de PERIGOS utilizamos as ...

BOAS PRTICAS DE FABRICAO BPF

Um conceito importante quanto a garantia de um ALIMENTO SAUDVEL o dos PERIGOS, que podem ser de origem BIOLGICA, QUMICA ou FSICA.

CONTAMINAO FSICA
Ocorre quando materiais estranhos como pedaos de metal, madeira, pregos, lminas, vidros, pedras, ossos esto presentes no alimento. Esses materiais podem causar danos fsicos a quem os consumir, como feridas na boca e dentes quebrados.

Muitos podem causar doenas (PATOGNICOS) outros causam srias deterioraes no alimento, deixando-o imprprio para o consumo. Outros so at benficos e necessrios tanto na indstria de alimentos (produo de alimentos e bebidas), como para proteger o intestino ou outras regies do corpo.

SO UM CONJUNTO DE NORMAS QUE DEFINEM OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS, a fim de garantir a qualidade sanitria e a conformidade dos produtos alimentcios (FABRICAO, ARMAZENAGEM E COMERCIALIZAO); incuos e com qualidade.

BPF LIMPEZA, HIGIENIZAO E SANITIZAO Para impedir a contaminao dos alimentos, toda rea de manipulao de alimentos, os equipamentos e utenslios, deve ser limpa, higienizada e sanitizada, de acordo com a freqncia necessria, e sempre que as circunstncias assim o exijam.

Preparo da Soluo Sanitizante

CONTAMINAO QUMICA
Os alimentos podem ser contaminados por produtos qumicos, quando estes so usados indevidamente em alguma das etapas da cadeia produtiva. o caso dos agrotxicos e fertilizantes. Outro tipo de contaminao qumica ocorre pelo uso de medicamentos para tratar ou prevenir doenas em animais que fornecem carne, leite e ovos.

Em 10 litros de gua, adicionar 100 mL de gua sanitria ou em 1 litro de gua, adicionar 1 colher de sopa de gua sanitria (2% de cloro); O cloro geralmente distribudo nos postos de sade na forma de hipoclorito de sdio. Deve ser utilizada uma gota de hipoclorito de sdio para cada litro de gua.

BPF HIGIENE E SADE PESSOAL


HBITOS HIGINICOS E INTEGRIDADE FSICA Tome BANHO diariamente. Com freqncia!!! Lave adequadamente os ouvidos, nariz, olhos, boca e cuide de seus ps. FONTES DE CONTAMINAO Ativa a circulao, elimina clulas mortas, sujidades e microrganismos.

Potrebbero piacerti anche