Sei sulla pagina 1di 6

2 CRDITO Conduta a ao ou omisso humana consciente e dirigida a determinada finalidade.

Fato tpico Conduta Nexo causal Ilcito Culpvel

CLASSIFICAO DO DOLO / RELAO VONTADE

DOLO DIRETO DE 1 GRAU-> aquele onde h correlao direta e imediata entre a vontade do agente e o resultado pretendido, assim sendo, podemos afirmar que o agente direcionou sua conduta no sentido direto de atingir o resultado DOLO DIRETO DE 2 GRAU-> Ocorre quando o sujeito mesmo no direcionando a sua conduta de forma direta para obter determinado resultado este resultado ocorrera necessariamente em decorrncia da conduta do agente, ou seja, o resultado inerente a conduta do sujeito . Tem que acontecer!!!! Exemplo: O carro com Falcone e os seguranas. Para matar Falcone os seguranas que estavam juntos morreram. DOLO INDIRETO ALTERNATIVO-> Ocorre quando o agente prev dois ou mais resultados como possveis e aceita qualquer um deles, ou seja, o sujeito pratica a sua conduta de forma h conseguir um ou outro resultado. DOLO INDIRETO EVENTUAL-> Ocorre quando o sujeito prevendo determinado resultado como possvel em decorrncia de sua conduta pratica a sua ao assumindo o risco de produzi-lo, em outras palavras o sujeito assumi o risco da produo do resultado. Ex: Poder acontecer !!! OUTRAS DENOMINAES DO DOLO : DOLO DE DANO-> Ocorre quando a inteno do sujeito praticar uma leso ao bem jurdico (penalmente tutelado). Art. 129 DOLO DE PERIGO-> Ocorre quando a inteno do sujeito praticar uma ameaa de leso ao bem jurdico.

DOLO GENERICO-> Ocorre quando a inteno do sujeito abrange todos os elementos do tipo penal. DOLO EXPECIFICO-> Ocorre quando a inteno do sujeito direcionada a um elemento especfico do tipo penal. OBS: Esta classificao (dolo especfica e genrico) encontra-se em desuso, pois era adotada pelos doutrinadores Neokantistas (neoclssicos). DOLO GERAL-> Ocorre quando o sujeito direciona sua ao para a obteno de determinado resultado e acreditando ter conseguindo o seu intento (inteno) pratica uma nova conduta e somente nesse 2 (segundo) momento atinge o resultado pretendido anteriormente. OBS: s puni quando houver inteno de matar. DOLO CUMULATIVO-> Ocorre quando o sujeito pratica uma conduta com intenes diversas mais ficciona-se que houve inteno nica (dolo nico)-(progresso criminosa) AULA DIA 03.10.2012

CRIME CULPOSO Princpio da excepcionalidade do crime culposo-> De acordo com o Art.18 parg. nico c.p. o crime culposo excepcionaa regra do dolo, devendo desta forma vir expresso em lei. Ningum pode ser punido pelo crime sem haver dolo. CONCEITO DE CRIME CULPOSO(culpa prpria)-> Ocorre crime culposo quando o agente pratica de forma voluntria uma conduta direcionada um resultado no tipificado em lei, entretanto, em decorrncia da conduta ocorre um resultado no desejado expresso em lei como crime culposo. Nesse caso para que esse resultado seja imputado(atribuido) ao sujeito a ao voluntria e consciente deve ser realizada como imprudncia, negligncia ou impercia. Definio de crime culposo: Art. 18, II. Formas de materializao da culpa: 1- Imprudncia-> Ocorre imprudncia quando o sujeito pratica uma ao no adimitida nas circunstncias em que foi realizada, agir imprudente um agir assodado (afoito, com pressa, de qualquer jeito) 2- Negligncia-> Ocorro negligncia quando o sujeito pratica uma conduta omitindo uma ao que nas circunstncias fazia-se necessrio. a culpa in omitendo , a falta de precauo. 3- Impercia(culpa profissional)-> Na impercia o sujeito pratica uma ao com inobservncia de regras tcnicas referentes profisso, arte ou ofcio.

CULPA IMPRPRIA-> estabelecida quando o sujeito pratica determinada conduta de forma dolosa e recebe a punio do crime culposo, quando houver previso legal da modalidade culposa. Art. 20 c.p. Classificao da culpa: quanto a previsibilidade do resultado... 1- Culpa Incosciente-> Nesse caso h previsibilidade objetiva, todavia, o resultado foi imprevisto por parte do sujeito. 2- Culpa Consciente-> Nesse caso h previsibilidade objetiva como tambm subjetiva, todavia, o resultado no desejado nem aceito por parte do sujeito. Fato tpico Crime Preterdoloso ou Pretenricional-> Ocorre quando o sujeito agindo com dolo direcionado a determinado resultado, ocorre quando o sujeito agindo com dolo direcionado a determinado resultado, ocasiona um resultado mais grave que o pretendido, sendo esse resultado mais grave decorrente da conduta do agente. Desta forma podemos afirmar que houve na conduta antecedente e houve culpa no resultado consequente.

O direito penal no admite compensao de culpa. OBS A culpa da vitima no diminui a culpa do autor. No mximo um atenuante genrico como expresso no Art. 65 cp OBS No que se refere a concorrncia de culpas a doutrina diverge no seguinte sentindo: Em relao a participao culposa a doutrina amplamente dominante no sentido de no admitir. J no que se refere a co-autoria em crime culposo a doutrina majoritria aponta no sentido de admitir (posicionamento do professor Norberto: acreditamos no ser possvel co-autoria em crime culposo, pois, quando se fala em coautoria nos referimos ao concurso de pessoas e portanto necessrio que haja liama subjetivo, assim sendo, cada sujeito que contribuir culposamente para a ocorrncia de um resultado culposo ser autor de sua prpria culpa.) OBS Ateno no h culpa presumida no direito penal. AULA DIA 04.10.2012

RESULTADO Teorias aceitas no resultado


1- Teoria Naturalista do Resultado: Esta Teoria informa que resultado a mudana no mundo exterior provocada ou em decorrncia pela conduta do agente, em outras palavras, podemos afimar que o resultado a mudana no mundo natural perceptvel aos sentidos.

2- Teoria jurdico normativa do resultado: Esta Teoria nos ensina que resultado a leso ou ameaa de leso a um bem jurdico penalmente tutelado. Art. 132 c.p.

CLASSIFICAO DOS CRIMES Quanto ao resultado naturalstico... 1- Crimes Materiais: so aqueles em que a consumao s ocorre com a produo do resultado naturalstico previsto no tipo penal. Ex: Art 158 cp 2- Crimes formais ou de consumao antecipada: Essa modalidade de crime embora contenha previso de um resultado naturalstico, este resultado no exigvel parra a consumao do delito. Ex: Art. 159, extorso mediante sequestro. 3- Crimes de mera conduta, delitos de intenso, tipos penais inconcluentes e delitos de simples atividade: So aqueles em que no h previso de um resultado naturalstico. Os crimes de mera conduta podem ser cometidos por ao ou por omisso. Ex: 233 cp AULA DIA 10.10.2012 NEXO DE CAUSALIDADE Nexo de causalidade o elo objetivo que liga ... , atravs do estudo do nexo causal que estabelecemos se o resultado foi decorrente da conduta do agente. Teoria acerca do Nexo Causal 1- Teoria da causalidade adequada: Defendida por Von Kries, Von Bar e Hans Welzes, esta teoria informa que nexo causal atribudo conduta antecedente necessria e adequada a produo do resultado, estabelecendo que ser adequada aquela conduta que em uma relao de regularidade estatstica produza de forma usual. 2 Teoria da relevncia da causa: De acordo com esta teoria entende-se como causa a condio relevante sob a perspectiva jurdica para a ocorrncia do resultado. Estabelecendo-se como critrio para definio da relevncia jurdica, telos finalidade do tipo penal 2- Teoria da equivalncia dos antecedentes causais ou causalidade simples: De acordo com esta Teoria causa qualquer condio sem a qual o resultado o ocorreria. Acrecentando-se que todas as cusas anteriores ao resultado se equivalem. Para se estabelecer se uma conduta anterior causa de

determinado resultado devemos ultilizar um mtodo de eliminao hipottica de Thyrn, estabeleceu o seguinte: para verificarmos se uma condio causa de um resultado devemos retir-la do desdobramento causal natural antecedente ao resultado se aps a retirada da mencionada condio o resultado ainda assim ocorrer porque esta condio no foi causa. Art 13 cp. Para evitar o exagero de antecedentes causais, o codigo penqal limita a imputao no Art.18, parg. nico cp. CLASSIFICAO DAS CAUSAS CONSIDERANDO-SE O CRITRIO TEMPO 1- Causas antecedentes- So aquelas que ocorreram antes da conduta do agente. 2- Causas Concomitantes- So aquelas que ocorreram no exato momento da conduta do agente. 3- Causas supervenientes- So aquelas que ocorreram depois da conduta do agente e antes do resultado . CLASSIFICAO DAS CAUSAS QUANTO A RELAO DE DEPENDNCIA DA CONDUTA DO AGENTE 1- Causas absolutamente independentes- so aquelas que no guardam nenhuma relao de dependncia com a conduta do agente. 2- Causas relativamente independentes- So aquelas que embora guardem relao de dependncia com a conduta do agente no esto inseridas no desdobramento causal natural decorrente da conduta do agente. 3- Causas dependentes- So aquelas que representam o desdobramento causal natural da conduta do agente. OBS As causas antecedentes sempre sero absolutamente independentes. OBS As causas concomitantes de regra sero absolutamente independentes, entretanto at possvel se imaginar a ocorrncia de uma causa concomitante relativamente independente. OBS As causas supervenientes podero ser absolutamente independentes, relativamente independentes ou dependentes. OBS4 A causa superveniente dependente no influncia na imputao do sujeito. OBS5 As causas supervenientes absolutamente independentes rompem o nexo causal se por si s produzir o resultado, assim sendo, o sujeito s ser responsabilizado pelo que ocorrer at o momento da interferncia da causa, da mesma forma ocorre com as causas supervenientes relativamente independentes.

ASSUNTO DA PROVA FATO TIPICIO Conduta, resultado, nexo de causalidade TIPICIDADE ILICITUDE

Potrebbero piacerti anche