Sei sulla pagina 1di 4

ELEUSINE INDICA N.V.

: capim da cidade, capim de burro, capim douro, capim de coroa douro, capim de pomar, capim-fub,capim-p-de-galinha, flor de grama, grama de coradouro, grama-sapo, p-de-galinha, p-de-papagaio. Gramnea anual, entouceirada e que se desenvolve espontaneamente em todo o pas ocorrendo com muita frequncia em reas cultivadas, margens de rodovias, pomares e terrenos baldios. Partes da planta so utilizadas na medicina popular para o tratamento de pneumonias. O nome vulgar, grama de coradouro, vem do uso dos tapetes dessa grama para quarar roupas, ou seja, expor ao sol as roupas ensaboadas. Apresenta colmos eretos com at 50 cm de altura ou ento colmos prostrados, ramificados, achatados e de colorao mais clara na base. Folhas com bainha aberta em longa fenda, lgula membrancea e com pice cortado transversalmente ou com reduzidos clios. Lminas das folhas basais de formato lanceolado e a dos colmos com formato linear, ambas com base levemente arredondada, pice agudo, faces glabras e margens serrilhadas. Inflorescncia do tipo verticlio de at 7 espigas, tendo na maioria das vezes uma espiga situada abaixo do verticlio. Espigas lineares contendo nmerosas espiguetas verdes e apiculadas inseridas em apenas um dos lados da raque. A morfologia da inflorescncia singulariza esta espcie. Fruto do tipo cariopse, o qual a unidade de propagao. Seu centro de origem provavelmente a sia e foi distribuda pelas regies tropicais, subtropicais e temperadas do mundo, com maior presena entre os trpicos de cncer e capricrnio Essa espcie possui fotossntese do tipo C4; a elevada luminosidade estimula o crescimento e favorece hbito de crescimento do tipo prostrado, ao passo que o sombreamento origina indivduos com hbito ereto e de baixo porte. Nome Popular: P-de-galinha, capim-p-de-galinha, capim-de-coroa-douro, capim-depomar, capim-douro, pata-de-galinha, capim-da-cidade, capim-de-burro, grama-decoradouro, grama-sapo, p-de-papagaio, capim-fub, flor-de-grama. Desenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, sendo presena marcante em beiras de estradas e terrenos baldios alm de infestar diversas culturas. Relativamente resistente seca e a alta umidade. Dissemina-se principalmente por ao de animais, visto que suas sementes no so digeridas. Hoje est distribuda pelas regies tropicais, subtropicais e temperadas do mundo. No Brasil encontrada em todo o territrio, sendo comum no sul, sudeste, centro-oeste e terras firmes da regio Amaznica. O capim-p-de-galinha tem grande plasticidade, suas sementes germinam em qualquer poca do ano, porm no inverno o crescimento mais lento embora a produo de sementes seja igualmente elevada. Existem casos de resistncia a certos herbicidas no centro-oeste para essa espcie. Caractersticas: Planta herbcea, anual, entouceirada, 30-50cm de altura, ereta, reproduo por sementes.

Importncia econmica: Uso medicinal e propriedades teraputicas. comum em terrenos baldios, jardins, e beiras de estrada e em reas cultivadas. Ciclo de Vida: Anual O p-de-galinha uma planta herbcea, da famlia das gramneas, conhecido principalmente como erva invasora. Ele se desenvolve-se bem em qualquer tipo de solo, sendo presena marcante em beiras de estradas e terrenos baldios alm de infestar diversas culturas. Relativamente resistente seca e a alta umidade. Dissemina-se principalmente por ao de animais, visto que suas sementes no so digeridas. Hoje est distribuda pelas regies tropicais, subtropicais e temperadas do mundo. No Brasil encontrada em todo o territrio, sendo comum no sul, sudeste, centro-oeste e terras firmes da regio Amaznica. O capim-p-de-galinha tem grande plasticidade, suas sementes germinam em qualquer poca do ano, porm no inverno o crescimento mais lento embora a produo de sementes seja igualmente elevada. Existem casos de resistncia a certos herbicidas no centro-oeste para essa espcie. perodo de florao: julho-dezembro Descrio Grosseira, caespitose anual, ramificando na base, 30-60 cm de altura, os colmos ascendentes ou prostrados, liso, comprimido; folha-bainhas lisas, lminas linear, plana ou dobrada, 3-8 mm de largura. Duas a seis pontos, digitadas, ssseis, 4-15 cm de comprimento, com normalmente um menor inserido no colmo, da raque proeminente achatado, com as espiguetas vagamente imbricada e secund. Espiguetas ssseis com trs a 15 flores, 3-4 mm de comprimento. Glumas bastante desiguais, a inferior estreita, oblongos, obtusos, um-nerved, o lanceolate superior ou oval-lanceoladas, trs nerved, mais aguda. Lemas lanceolate, mais agudo, por vezes keeled, 3 mm de comprimento. Pericarpo persistente, muito solto e membranosa, encerrando a semente rugosa (Gardner, 1952). Distinguidos Chloris e Dactyloctenium tendo picos awnless. Ele tem um sistema de razes particularmente difcil e difcil de sair. Subespcie africana tetraplide, maior, com espiguetas maiores e uma lgula que tem uma franja ciliado definido (Chippendall & Crook, 1976). Em densidades baixas, pode compensar produzindo rebentos mais (Jones & Aliyu, 1976).? Faixa de altitude Do nvel do mar a 2 000 m. As exigncias de precipitao Ele cresce geralmente na faixa 500-1 chuvas de 200 mm. Tolerncia seca

Seu sistema radicular extenso permite que ele forragem para bem a umidade durante seu crescimento anual. Vigor das plntulas Mudas tem excepcional vigor e rapidamente se estabelecer. Aptido para feno e silagem Ele pode ser feito em feno grosseiro e silagem. Toxicidade Muitas vezes contm cido ciandrico (glucsido Cyanogenetic), o principal sendo a concentrao nas sementes variando 0,015-0,019 por cento, bem abaixo do nvel de perigo potencial terico (Everist, 1974). Caractersticas gerais: Planta anual ou perene, entouceirada e fortemente enraizada ereta ou ascendente, de 3050cm de altura. Folhas de 7-30cm de comprimento, reproduo por sementes. Famlia poaceae. altamente suscetvel mistura dos herbicidas bromacil+diuron na pr-emergncia, prplantio incorporado, ps-emergncia inicial e ps-emergncia tardia, e tambm suscetvel quando a planta se encontra no estdio adulto. Em condies de solo compactado, com baixa fertilidade e elevada acidez, ELEIN leva vantagem competitiva em relao s demais espcies. A taxa de germinao das sementes inferior a 10% quando colocadas sob temperaturas constantes entre 20 e 35 C, enquanto se eleva para 99% em condies de flutuao trmica. Essa espcie possui fotossntese do tipo C4; a elevada luminosidade estimula o crescimento e favorece hbito de crescimento do tipo prostrado, ao passo que o sombreamento origina indivduos com hbito ereto e de baixo porte (Kissmann & Groth, 1992). As espcies do gnero Eleusine so diplides (x=9), autgamas e produzem elevada quantidade de sementes, que so disseminadas pelo vento (Kissmann & Groth, 1992).

Potrebbero piacerti anche