Sei sulla pagina 1di 13

A revoluo tecnolgica ocorrida nos ltimos anos tornou a informtica acessvel praticamente para qualquer pessoa.

Atualmente, est muito fcil aprender sobre computadores, principalmente pelo preo reduzido das mquinas e pela existncia de diversos cursos de informtica muito baratos. Consequentemente, cada vez mais pessoas esto aprendendo a montar e configurar os prprios PCs, deixando de lado o trabalho especializado. Por outro lado, a falta de percia na montagem de uma mquina pode lev-la ao mau funcionamento de seus componentes, ocasionando um grande prejuzo. Por esse motivo, ns desenvolvemos este tutorial, que aponta os principais erros ocorridos durante a montagem de um computador, dessa maneira, prevenindo suas ocorrncias durante o processso.

Ao longo do texto, disponibilizamos links para diversos artigos j escritos pela nossa equipe, os quais permitem que voc possa se aprofundar mais no assunto.

1. Adquirindo os componentes certos


O requisito bsico para montar um computador de maneira correta saber exatamente quais os componentes que sero utilizados e se eles so compatveis entre si. Por exemplo, as placas-me mais novas possuem slots de vdeo PCI-Express, ento placas grficas AGP no so compatveis. O mesmo acontece com as memrias DDR3, que no so compatveis com as placas-me DDR2.

Acima, ns temos um pente de memria SDRAM e abaixo slots DDR. Repare que os encaixes so totalmente diferentes.

Por isso, ao comprar um novo equipamento, sempre pesquise a sua compatibilidade com os demais componentes da mquina. Se voc efetuou uma compra equivocada e o vendedor for com a sua cara, ele poder at efetuar a troca da pea por um modelo mais adequado. Caso contrrio, voc ter que arcar com o prejuzo.

2. Cuidados com a eletricidade esttica


A eletricidade esttica, como seu prprio indica, um tipo de eletricidade que fica armazenada nos corpos em forma natural. Quem no se lembra da experincia de atritar uma caneta no cabelo e atrair pedacinhos de papel? Essa exatamente uma demostrao da atuao da eletricidade esttica. Quando uma pessoa est demasiadamente carregada, a simples ao de tocar uma pea de metal faz com que seus eltrons sobressalentes sejam transferidos. O problema quando a pea em questo um componente do computador (placa-me, placa de vdeo, memria, HD, etc.), pois ele pode ser danificado seriamente por esse tipo de energia. Portanto, antes de manusear as peas de um computador, necessrio descarregar a eletricidade esttica presente em seu corpo. A primeira recomendao que o assoalho do ambiente seja composto por algum material condutor por natureza, como um piso pintado com tinta especial. Carpetes so pssimos, pois no eliminam energia. Para garantir que voc esteja descarregado eletricamente antes de tocar nas peas do PC, possvel usar uma pulseira antiesttica. Um bom aterramento tambm recomendado para evitar problemas dessa natureza.

3. Superaquecimento de componentes
O superaquecimento um problema muito srio, pois leva componentes da mquina a travarem constantemente, danificando-os completamente a mdio prazo. Entre suas principais causas, esto a falta de uso e uso incorreto de coolers, o que faz com que as peas no sejam resfriadas corretamente. Nesse problema, A CPU e o GPU (processador da placa de vdeo) so os mais afetados. Por esse motivo, seus coolers devem estar sempre limpos e fixados com a quantidade certa de pasta trmica, pois uma quantidade elevada tambm prejudicial.

A lotao de componentes em gabinetes de tamanho reduzido tambm contribui para o superaquecimento da mquina, pois nessa situao os coolers no do conta do resfriamento. Por esse motivo, ao menor sinal de travamento de componentes como o processador, recomendado abrir o PC e verificar o modo com que as peas esto organizadas e se as ventoinhas esto limpas. O excesso de coolers tambm pode fazer com que o ar no circule corretamente.

4. Adequao e fixao da placa-me ao gabinete


Ao comprar uma placa-me, necessrio verificar se o gabinete compatvel ou no com o modelo. O motivo bem simples, pois modelos diferentes simplesmente no encaixam, o que far com que voc tenha de abandonar uma das peas. Por isso, interessante efetuar a compra da placa-me e do gabinete ao mesmo tempo, perguntando ao vendedor sobre a sua compatibilidade. A tentativa forada de fixao entre modelos incompatveis ir causar a invalidao de sua placa-me. Por isso, no nem um pouco recomendado efetuar gambiarras, como furar e cortar pedaos da motherboard para que ela se encaixe no gabinete. Alm disso, utilize sempre chaves de boa procedncia.

Outro ponto que merece ser comentado a espuma antiesttica que acompanha a placame. Muitos tcnicos de informtica costumam prend-la entre o gabinete e a placa, o que pode causar a falta de circulao de ar, superaquecendo assim seus componentes.

5. Fonte de Alimentao
Ao comprar a fonte de alimentao, voc deve ter em mente qual ser o uso do PC: internet, escritrio ou jogos. Cada um dos perfis citados exigem uma fonte distinta, principalmente pelos componentes que sero conectados ela. Por exemplo, em um computador destinado para o acesso internet, uma fonte de 400W j suficiente, visto que peas como o processador utilizado nela provavelmente no so de ltima gerao, o que no exige muita energia. J para um perfil de jogos, uma fonte de alta qualidade torna-se indispensvel, visto que CPUs multicore e placas de vdeo top de linha consomem muito. Ao efetuar sua compra, necessrio verificar se a potncia indicada realmente a real, pois muitas fontes so vendidas como se fossem mais fortes do que realmente so.

Fontes de energia geralmente no devem ser abertas, apenas em casos especiais de limpeza. O domiclio onde o computador se faz presente deve ter aterramento, pois uma queda de energia ou a queda de um raio pode comprometer a fonte e seus componentes de forma catastrfica. A escolha da voltagem certa tambm muito importante.

6. Cuidados com o processador e a memria


O passo que exige mais ateno durante a montagem de um computador o encaixe do processador na placa-me, principalmente por vrios perigos estarem envolvidos na tarefa. O primeiro deles, j comentado anteriormente, a ao da eletricidade esttica, a qual pode danificar muitos microtransistores com uma simples descarga de energia. Alm disso, deve-se tomar cuidado com a fixao da CPU propriamente dita, pois os pinos conectores so frgeis, podendo danificar o encaixe caso a tentativa seja forada. Por isso importante verificar se o Socket do processador o mesmo da placa me.

Na foto acima, possvel observar a quantidade de pinos conectores que o Intel Celeron contm. A instalao da memria tambm exige alguns cuidados. O primeiro deles se refere escolha do modelo correto de pente, pois as placa mes que suportam s DDR2 no suportam DDR3. Alm disso, importantssimo o uso de pentes de mesma marca e frequncia, caso contrrio, a memria de um modo geral pode operar de maneira desregulada, sendo limitada pelo desempenho do pente inferior.

7. Discos rgidos e unidades ticas


Os discos rgidos devem ser encaixados de maneira firme no gabinete, preferencialmente parafusados. O seu manuseio tambm deve ser efetuado com cuidado, visto que uma queda normalmente danifica-o por completo. Alm disso, necessrio ter cuidado caso voc for configurar os discos atravs dos jumpers, pois pinos no lugar errado vo fazer com que eles no sejam reconhecidos corretamente. Os cabos de energia e de transferncia de dados devem estar organizados de forma a no se tornarem um emaranhado de fios.

As demais mdias ticas tambm devem ser presas de forma eficiente, para evitar que os drives saiam da posio ao inserir ou retirar CDs/DVDs.

8. Conexo de cabos na placa-me


Atualmente, cada componente na placa-me possui conexes especficas, o que impede que cabos sejam conectados de maneira errnea. Portanto, se algum cabo precisa ser forado para ser encaixado, provavelmente no a sua entrada correspondente. A leitura do manual da placa-me pode ser bem til nesse momento, pois esclarece as principais conexes existentes na mquina.

Alm do cuidado em saber quais as conexes correspondentes, necessrio tambm estar atento para que os cabos sejam conectados de forma organizada. relativamente comum abrir computadores e encontrar um emaranhado de fios enrolados entre si. Isso demonstra uma falta de cuidado da parte de quem montou o PC, podendo causar problemas srios de superaquecimento, e em alguns casos, curto-circuitos.

Conte-nos suas experincias


Voc j passou por alguma situao embaraosa na montagem de um computador? Compartilhe conosco sua experincia, para que outras pessoas no passem pela mesma situao.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/manutencao-de-pcs/2137-manutencao-depcs-erros-tipicos-de-montagem.htm#ixzz2eoQN3qzO

Manuteno no PC: como gastar menos e no ser enganado


Dicas para no cair no conto do PC estragado.

5 48.233 visualizaes
http://nzn.m

Por Oliver Hautsch em 20 de Janeiro de 2009

Usurios que no entendem de hardware costumam ter calafrios quando ouvem a palavra manuteno do PC. A maioria dos mais leigos j foi enganada pelo menos uma vez por tcnicos cheios de m f e assistncias tcnicas aproveitadoras. Isso causou uma repulsa automtica nas pessoas em relao aos profissionais do ramo. Porm, no se pode julgar todos por causa de uma minoria, pois existem pessoas e empresas realmente srias, que prestam servios de qualidade. O Baixaki reuniu algumas dicas para voc que quer ou precisa levar sua mquina para o conserto, mas no tem coragem, justamente pelos motivos mencionados acima. Seguindo nossas dicas, voc ficar mais tranqilo na hora de levar o PC para a assistncia e dificultar a ao dos charlates. Conhece-te a ti mesmo Sabemos que para alguns muito chato, e s vezes at irritante, ficar olhando em notas fiscais ou utilizando programas para ver quais componentes esto instalados no PC. Afinal, muita gente no tem a menor idia do que cada um faz, outros simplesmente no querem saber. Isso um risco, pois no saber o que est dentro do seu gabinete d margem para enganadores tirarem vantagem de voc. O ideal seria que as notas fiscais ficassem sempre mo para consulta, mas elas nem sempre possuem todas as informaes necessrias. Por isso, voc pode lanar mo de softwares que analisam os componentes da mquina e informam o que voc precisa saber. O Baixaki tem vrios programas disponveis para essa tarefa. Um deles o CPUZ, uma ferramenta simples e rpida, que mostra as principais informaes dos componentes bsicos do computador.

Anote as informaes que o programa lhe der e guarde-as em um local seguro. Depois que a assistncia devolver sua mquina, execute o CPU-Z novamente e confira se tudo est idntico. Outros programas da categoria de diagnstico de hardware podem dar informaes mais detalhadas, caso voc queira ser mais especfico. Identifique suas peas com sinais discretos. Alguns tcnicos enganadores podem devolver outro equipamento dizendo que do cliente e afirmando que h um defeito sem possibilidade de conserto. Se voc fizer uma marca que identifique seu hardware de alguma forma, menos provvel que voc seja enganado por assistncias que querem ganhar algum dinheiro s suas custas. Se for possvel, anote os nmeros de srie dos itens de hardware. Eles so nicos e se voltarem diferente, porque algum est tentando enganar o cliente. Reclame!

O mercado de informtica gigantesco, assim como a oferta de assistncias tcnicas e lojas. Para no ter problemas, procure lojas conhecidas e de renome. Quanto mais clientes satisfeitos, maior a possibilidade de que voc tambm ficar. Se voc no se sentiu seguro a respeito de alguma assistncia, procure algum que a conhea e pea indicaes. No recomendvel entrar no primeiro lugar que voc encontrar e j deixar a mquina l.

Nunca autorize qualquer reparo antes de ter em mos um oramento detalhado relatando o problema. Quando for buscar o oramento, leve algum que conhea do assunto para que ele interprete as informaes e os nomes estranhos que estaro escritos no papel. Tenha sempre em mente que em se tratando de computadores, nem sempre um oramento muito barato significa uma vantagem. Componentes de alta tecnologia merecem que voc coloque a mo um pouco mais no fundo do bolso.

Raramente as assistncias tcnicas garantem os dados contidos no seu disco rgido. Na verdade, a maioria faz questo de deixar bem claro que no se responsabiliza e no d a mnima pelos dados contidos no HD. Apesar de isso ser uma afronta aos direitos do consumidor, assim que acontece. Portanto, senhas, favoritos, fotos comprometedoras, dados bancrios ou qualquer tipo de informao que voc no pode perder ou no quer vagando por a deve ser excluda da mquina quando voc for lev-la ao tcnico. Utilize pendrives para dados pessoais e grave CDs e DVDs com os arquivos maiores, como fotos, msicas, etc. Suspeite de tcnicos que pedem manuteno de hardware quando voc mandou o PC para uma limpa no HD. No h razo para trocar um componente fsico quando seu computador foi infectado por vrus, por exemplo. Vrus nada mais so do que programas com ms intenes. O funcionamento deles geralmente provoca danos aos dados da mquina, no s peas dela. Conservao

Quanto menos voc tiver que levar o seu computador ao tcnico, melhor para o seu bolso. Portanto, siga estas orientaes de conservao para prolongar a vida da sua mquina por mais tempo quanto for possvel. No mantenha seu equipamento em locais muito quentes. Componentes eletrnicos adoram o frio, pois temperaturas menores os ajudam a trabalhar melhor. Altas temperaturas causam problemas srios de hardware e podem fazer com que o PC fique instvel ou at pare de funcionar totalmente, necessitando de troca de peas defeituosas. Se o seu computador esquenta demais, voc pode estar exigindo muito dele, estar usando em um local muito quente, ou os dois.

Ambientes empoeirados tambm so grandes viles para qualquer equipamento eletrnicos, mas principalmente computadores. Os tcnicos costumam encontrar tanta poeira dentro do gabinete, que h at a formao de pedras. Deixe seu computador em um ambiente ventilado e, de preferncia, no deixe o gabinete no cho, pois l que a poeira est. O melhor lugar para ele em cima da mesa, em uma posio onde no fique com nenhum de seus lados bloqueados, para que ele respire sem dificuldade.

Todos ns temos amigos que entendem muito de computadores. Em caso de problemas, no custa nada ligar para aquele crnio da informtica e perguntar a opinio dele sobre o que est acontecendo. Esse tipo de amigo s vezes at conhece uma boa assistncia tcnica para indicar. Mas lembre-se o que comentamos no artigo Dicas para ser um micreiro mais educado: no h como seu amigo saber o que est acontecendo se voc disser que o negocinho estava funcionando e de repente parou tudo. Seja mais especfico ao reportar um problema para que ele seja resolvido mais rpido. Se voc j teve algum problema com o PC, tendo que mand-lo para um tcnico resolver, fique vontade para compartilhar conosco e com a comunidade Baixaki. Assim, voc nos ajuda a manter os usurios informados a respeito do assunto.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/placa-mae/1386-manutencao-no-pc-comogastar-menos-e-nao-ser-enganado.htm#ixzz2eoT1nClR

Potrebbero piacerti anche