Sei sulla pagina 1di 14

Escola Municipal Professor Germano Paciornik Arte: Brincando Com o Papel Linguagem Artstica: Artes Visuais Objeto de estudo:

Formas Elementos formais: Linha, Cor, Textura, Volume e Plano Grau de Ensino: pr, 1 e 2 ano do Ciclo de Nove Anos Perodo: Maro, Abril e maio de 2011 Objetivos - Conhecer a arte rupestre. - Perceber as diferenas entre a arte rupestre e as artes dos dias de hoje. - Identificar diferentes instrumentos de produo da arte. - Perceber os efeitos das diferentes tcnicas e o senso esttico nas produes artsticas. - Conhecer atravs da arte a histria do homem primitivo e a histria do papel. - Explorar os elementos formais nas produes artsticas. Problematizao Confeccionar o livro Brincando com o Papel, a partir da histria do homem primitivo, utilizando os elementos formais, com diferentes tcnicas, nas produes artsticas registradas em cada pgina do livro. Encaminhamento Metodolgico A CONSTRUO DA CAVERNA Com o material TNT, construir a caverna do homem primitivo. Colocar nas paredes da caverna gravuras com a arte rupestre. Dentro da caverna contar a histria do homem primitivo, questionando: ser que bem antigamente existia o papel? Como os homens comunicavam suas idias? Contar que o homem primitivo desenhava nas paredes das cavernas. Contar que desenhavam com osso, lana, madeira, sangue de animais... Esses eram os instrumentos bsicos que dispunham para comunicar suas idias e garantir sua sobrevivncia.

Dizer que os homens primitivos tinham a linguagem pouco desenvolvida: sons guturais. Dramatizar. Contar que eles comiam frutos silvestres e comiam os animais que caavam. Lembrar de dizer que eles no conheciam o fogo e que eles se aqueciam com a luz do sol e com peles de animais, pois utilizavam a pele como vestimenta. Explorar a arte rupestre nas gravuras expostas na caverna: Rinocerontes; Cavalos e Mamutes; Animais Diversos. Nas gravuras explorar o que est frente; o que est no fundo; cores utilizadas; formas; linhas. Apresentar as gravuras grandes que ilustram a vida do homem primitivo. Produo artstica: Figura/fundo Recorte, colagem e lpis de cor. Apresentado pelo professor o formato menor da caverna (metade da folha sulfite), cada um construir a sua caverna com pedao de papel bobina. Colar no sulfite e completar com os elementos da paisagem: homem primitivo, animais, rvores... Colorir. SE EU FOSSE UM HOMEM DA CAVERNA... Retomar o assunto da aula anterior, com o auxlio das gravuras. Representar alguns aspectos da vida do homem primitivo. Explorar como seriam as paredes das cavernas: speras? lisas? de pedras pontiagudas? Fazer de conta. Dar um pedao de lixa (meia folha sulfite) para cada criana: ser que as paredes das cavernas eram como estas lixas? Explorar o material.

Produo artstica: Textura (1 pgina do livro) Lixa e giz de cera. Imagine que as lixas so as paredes de uma caverna e que voc um homem primitivo. O que voc desenharia nas paredes com o giz de cera?

OS PRIMEIROS HOMENS NO DESENHAVAM NO PAPEL. ELES RETIRAVAM A TINTA DA NATUREZA E COM OSSOS E PLANTAS DESENHAVAM NAS PAREDES DAS CAVERNAS.

DESENHO EM TABLETES DE BARRO, PAPIROS E TECIDOS Vocs sabiam que os homens desenhavam no barro quando ainda no existia o papel? Mostrar imagens de escritos e esculturas. Contar que hoje tem artista que tambm desenha no barro, mas no por falta de papel. arte! Arte no barro, no tecido... Produo artstica: Textura (2 pgina do livro) Terra, tecido e papel com textura. Colagem. Vamos fazer a pgina do livro que conta sobre o desenho no barro, no papel e no papiro. Cada criana recebe um pedacinho de papel carto com texturas tteis, tecido e terra num copo plstico. As crianas vo organizar esses elementos na folha de diferentes maneiras. Observao: antes o professor apresenta vrias formas de organizao desse elementos e chama as crianas para perceberem as texturas grfica e ttil.
MAIS TARDE, OS PRIMEIROS HOMENS PASSARAM A DESENHAR COM SUPORTES MELHORES, COMO: TABLETES DE BARRO, PAPIROS E TECIDOS.

UM CHINS INVENTA O PAPEL Quem inventou o papel? Foi um japons? Foi um africano? Foi um brasileiro? Apresentar figuras das etnias diversas (japons, africano...). Por fim, dentro de uma caixa surpresa est a figura de um chins. Contar a histria do papel. Explicar a palavra papiro. Mostrar onde fica a China no globo terrestre. Contar que um lugar muito, muito longe de ns e que o pas que tem mais gente no mundo.

Contar que o papiro foi tirado de uma planta egpcia. Mostrar que o Egito no na China e longe do Brasil. Contar que fibras de rvores eram misturadas com trapos, cozidas, socadas e espalhadas sobre uma peneira e depois guardadas ao sol. Representar a histria com gestos. Produo artstica: Textura grfica e Cor Recorte e colagem. Cada criana recebe a figura de um chinezinho colorido. A proposta : onde vamos colocar na folha o nosso chinezinho inventor? Construir o cenrio da histria do papel com retalhos de papis coloridos. Elementos bsicos do cenrio: sol, peneira com trapos, fibras de rvores... Por fim, colocar a figura do chins. Observao: o professor apresenta vrias figuras do sol, de peneiras...
O PAPEL MAIS ANTIGO PARECE SER O PAPIRO TIRADO DE UMA PLANTA EGPCIA E USADO PARA A INSCRIO DE HIERGLIFOS. MAS FOI O CHINS TSI LUN QUEM INVENTOU O PAPEL. FIBRAS DE RVORES ERAM MISTURADAS COM TRAPOS, COZIDAS, SOCADAS E ESPALHADAS SOBRE UMA PENEIRA E DEPOIS GUARDADAS AO SOL.

DESCOBRIRAM O SEGREDO DOS CHINESES: DEU GUERRA! Caixa surpresa: antigamente, bem antigamente, descobriam um segredo dos chineses. Qual era o segredo? Tirar da caixa a palavra papel. Por causa do segredo, aconteceu uma guerra: invadiram uma cidade! Qual cidade? Quem invadiu? Por que invadiu? Dentro da caixa esto as figuras das bandeiras da China e de Bagd. Continuar contando a histria do papel at que o papel se espalhou para o mundo. Produo artstica: Linhas (3 pgina do livro) Barbante, cola, bandeirinhas da China e de Bagd, e o globo. Vamos fazer a pgina do livro que conta a guerra por causa da descoberta do papel. Os alunos recebem as bandeiras da China e de

Bagd, e o globo terrestre. Com barbante vo colocar os elementos dados na folha. Observao: antes, explorar com os alunos as diferentes formas de se fazer uma linha (com curva, sem curva...). Fazer linhas com o dedo no ar, no quadro, com a linha sem ser colada... A linha sai da China, passa por Bagd e chega para o mundo inteiro.
DURANTE 200 ANOS ESSE SEGREDO FICOU GUARDADO NA CHINA, SENDO MUITO USADO PARA ESCRITOS RELIGIOSOS. EM 761 D.C., RABES INVADIRAM A CIDADE CHINESA DE SAMARCANDA, LEVANDO O SEGREDO PARA BAGD E DA PARA O MUNDO.

E, HOJE TEMOS O PAPEL! Contar que hoje em dia tem vrios tipos de papis e vrias texturas de papis. Trazer exemplos. Explorar cores, texturas. Produo artstica: cor e textura (4 pgina do livro) Papis coloridos, recorte e colagem. Quantos papis e texturas diferentes cabero numa folha do livro? Recortar de revistas, jornais e dos retalhos fornecidos pela professora pedacinhos de papis. Observao: no vale repetir texturas. E, HOJE TEMOS O PAPEL!

O QUE PODEMOS FAZER COM O PAPEL? Exploso de idias. Mostrar exemplos. Produo artstica: Textura e Cor (5 pgina do livro) Papis coloridos, gliter e cola Recorte e colagem. Com o papel, brinco de fazer chuvinha...

COM O PAPEL, BRINCO DE FAZER CHUVINHA...

BRINCANDO DE TINTA NO PAPEL! Surpresa: com uma tela pintada coberta - adivinhem o que eu trouxe para vocs? No papel a gente pode fazer maravilhas! Tem um artista bem famoso que pintou um quadro... Quem ele? Ah! O nome dele Portinari. Querem conhec-lo? Ele j morreu... Mostrar a foto de Portinari e sua famlia. Observar que a vestimenta de muito antigamente. Contar um pouco de sua histria. Sabem o que ele pintou no papel? Apresentar a obra Meninos soltando pipa. Deixar que as crianas descrevam a obra. Explorar oralmente cores, linhas, figuras... Com o pincel e tintas podemos tambm fazer muitas obras de arte. Vamos experimentar as tintas? Ns agora somos artistas! Explorar as cores primrias.

Produo artstica: Cores ( 7 pgina do livro) Tinta guache. Com tinta e pincel, pinto um monte de bolinhas coloridas: bolinhas grandes, bolinhas pequenas... PINTO UM MONTE DE BOLINHAS...

BRINCANDO DE DOBRAR O PAPEL Com o papel podemos fazer dobraduras. Algum j fez alguma dobradura? Contar que a dobradura uma arte. A Arte de dobrar o papel. Falar um pouquinho da histria da dobradura. Contar a histria do gato e o rato.

Produo artstica: Linhas, textura (8 folha do livro) Papis coloridos. Confeccionar a dobradura do rato e o gato. BRINCO DE GATO E RATO.

MEU RETRATO NO PAPEL! Com o papel a gente pode fazer um monto de coisas: dobrar, enrolar, pintar, desenhar... Antes de fazermos uma arte no papel, a gente vai ver se a gente se conhece... Dinmica: observar detalhes: cor do cabelo, olhos, ... Produo artstica: Linhas, cor, textura (10 pgina do livro) Lpis de cor e retalhos de papis. Quem o dono deste livro que estamos terminando de confeccionar? Que tal desenhar voc, o seu retrato, na ltima folha do livro?
E FAO AT O MEU RETRATO!

CAPA: BRINCANDO COM O PAPEL Retomar todo o trabalho, recordando-o pgina por pgina. Avaliar: gostaram do assunto (histria do papel)? Como vocs fizeram os trabalhos? Ficaram bons? O que mais gostaram? O que no gostaram? Produo artstica: Textura (capa do livro) Lpis de cor e retalhos de papis coloridos. Decorar a capa do livro com retalhos de papis coloridos, criando diferentes texturas.

Histria do Papel no Brasil e no Mundo HISTRIA DO PAPEL NO MUNDO Antes da criao do papel, o material mais utilizado para escrita, foi o pergaminho, feito com peles de animais. Os antigos egpcios utilizavam, o talo do papiro. Sua fabricao era penosa e rudimentar; a medula do talo era cortada em tiras que eram colocadas transversalmente, umas sobre as outras, formando camadas que eram batidas com pesadas marretas de madeira, resultando numa espessura uniforme e produzindo um suco que impregnava e colava as tiras entre si. O PAPEL Oficialmente, foi fabricado pela primeira vez na China, no ano de 105, por Ts"Ai Lun que fragmentou em uma tina com gua, cascas de amoreira, pedaos de bambu, rami, redes de pescar, roupas usadas e cal para ajudar no desfibramento. Na pasta formada, submergiu uma forma de madeira revestida por um fino tecido de seda - a forma manual - como seria conhecida. Esta forma coberta de pasta era retirada da tina e com a gua escorrendo, deixava sobre a tela uma fina folha que era removida e estendida sobre uma mesa. Esta operao era repetida e as novas folhas eram colocadas sobre as anteriores, separadas por algum material; as folhas ento eram prensadas para perder mais gua e posteriormente colocadas uma a uma, em muros aquecidos para a secagem. A idia de Ts"Ai Lun, "A desintegrao de fibras vegetais por fracionamento, a formao da folha retirando a pasta da tina por meio de forma manual, procedendo-se ao desge e posterior aquecimento para secagem", continua vlida at hoje. SCULO VII A XII - A ENTRADA NA EUROPA A ROTA DO PAPEL: No sculo VIII (ano 751), os chineses foram derrotados pelos rabes. Dentre os prisioneiros que caram nas mos dos rabes, estavam fabricantes de papel, que levados a Samarkanda, a mais velha cidade da sia, transmitiram seus conhecimentos aos rabes. A tcnica de fabricar papel evoluiu em curto espao de tempo com o uso de amido derivado da farinha de trigo, para a colagem das fibras no papel e o uso de sobras de linho, cnhamo e outras fibras encontradas com facilidade, para a preparao da pasta. A entrada na Europa foi feita pelas "caravanas" que transportavam a seda. Melhoramentos surgidos no sculo X:

- uso de moinhos de martelos movidos a fora hidrulica. - emprego de cola animal para colagem. - emprego de filigrana. A Frana estabelece seu primeiro moinho de papel em 1338, na localidade de La Pielle. Assim, da Espanha e Itlia, a fabricao de papel se espalhou por toda a Europa. Antes da inveno da imprensa por Gutemberg, em 1440, os livros que eram escritos mo, tornaram-se acessveis ao grande pblico, exigindo quantidades maiores de papel. Em meados do sculo XVII, os holandeses haviam conseguido na Europa o progresso mais importante na tecnologia da fabricao de papel. Diante da falta de fora hidrulica na Holanda, os moinhos de papel passaram a ser acionados pela fora dos ventos. Desde 1670, no lugar dos Moinhos de Martelos, passaram a ser utilizadas as Mquinas Refinadoras de Cilindros (Holandesa). Lentamente a Holandesa foi se impondo, complementando os Moinhos de Martelo, que preparava a semipasta para obteno da pasta refinada e mais tarde como Pila Holandesa Desfibradora que foi utilizada na Alemanha em 1710/1720. A FABRICAO DO PAPEL - MTODO ANTIGO A pasta de trapo foi o primeiro material usado para a fabricao do papel. Os trapos eram classificados, depurados, e depois cortados em pedaos, mo; mais tarde vieram as mquinas cortadoras simples. Os trapos, exceto os de linho, eram submetidos a um processo de macerao ou de fermentao. O processo durava, de cinco a trinta dias utilizando-se recipientes de pedra, abrandando os trapos, em gua. Para os trapos finos de linho era suficiente deix-los de molho vrias horas em lixvia de potassa empregando-se por cada cem quilos de trapos, uns quatro quilos de potassa bruto. Para a obteno de um bom papel era imprescindvel a fermentao dos trapos. OS MOINHOS DE MARTELO Os trapos fermentados eram tratados para serem desfibrados. Em virtude desse processo ser duro e penoso, a Holandesa comeou a ser usada no incio do sculo XVII, para decompor a fibra dos trapos. Esta "mquina refinadora" fazia em quatro ou cinco horas a mesma quantidade de pasta que um antigo moinho de martelo com cinco pedras gastava vinte e quatro horas. No ano de 1774, o qumico alemo Scheele descobriu o efeito branqueador do cloro, conseguindo com isso, no s aumentar a brancura dos papis como tambm, empregar

como matria-prima, trapos mais grossos e coloridos. OS SCULOS XVII E XIX: Em 1798 teve xito a inveno, segundo a qual foi possvel fabricar papel em mquina de folha contnua. Inventada pelo francs Nicolas Louis Robert que por dificuldades financeiras e tcnicas no conseguiu desenvolv-la, cedeu sua patente, aos irmos Fourdrinier, que a obtiveram juntamente com a Maquinaria Hall, de Dartford (Inglaterra) e posteriormente com o Eng Bryan Donkin. Assim a Mquina de Papel Fourdrinier (Mquinas de Tela Plana) foi a primeira mquina de folha contnua que se tem notcia. Depois da Mquina Fourdrinier se lanaram no mercado outros tipos de mquinas: - a mquina cilndrica. - a mquina de partida automtica. EVOLUES MARCANTES: Em 1806 Moritz Illig substitui a cola animal, pela resina e almem. Quando a fabricao de papel ganhou corpo, o uso de matria-prima comeou a ser um srio problema: os trapos velhos passaram a ser a soluo, mas com a pequena quantidade de roupa usada e com o crescente aumento do consumo de papel, os soberanos proibiram as exportaes. Em face disto, os papeleiros tiveram que dedicar suas atenes aos estudos do naturalista Jakob C. Schaeffer que pretendia fazer papel usando os mais variados materiais, tais como: musgo, urtigas, pinho, tbuas de ripa, etc. Em seis volumes Schaeffer editou "Ensaios e Demonstraes para se fazer papel sem trapos ou uma pequena adio dos mesmos". Infelizmente, os papeleiros da poca rechaaram os Ensaios, ao invs de propag-los. Na busca para substituir os trapos, Mathias Koops edita um livro em 1800, impresso em papel de palha. Em 1884, Friedrich G. Keller fabrica pasta de fibras, utilizando madeira pelo processo de desfibramento, mas ainda junta trapos mistura. Mais tarde percebeu que a pasta assim obtida era formada por fibras de celulose impregnadas por outras substncias da madeira (lignina). Procurando separar as fibras da celulose da lignina, foram sendo descobertos vrios processos:

- Processo de pasta mecnica - Processo com soda - Processo sulfito - Processo sulfato (Kraft) A introduo das novas semipastas deram um importante passo na ecloso de novos processos tecnolgicos na fabricao de papel. Mquinas correndo a velocidade de 1.200m por minuto, o uso da fibra curta (eucalpto) para obteno de celulose, a nova mquina Vertform que substituiu com vantagens a tela plana, so alguns fatos importantes. A FABRICAO DO PAPEL - MTODO ATUAL A fabricao do papel, tal como foi feita inicialmente por Ts"Ai Lun consiste essencialmente de trs etapas principais, partindo-se da matria-prima que pode ser a celulose, pasta mecnica ou reaproveitamento de papis usados. As trs etapas so: - Preparao da Massa - Formao da folha - Secagem Dependendo do uso que ter o papel, h uma srie de tratamentos especiais antes, durante ou depois de sua fabricao. Assim, se o papel se destina escrita ele deve ser um pouco absorvente para que se possa escrever nele com tinta, ou um pouco spero para o uso de lpis, mas ele no pode ser to absorvente como um mata-borro. Para isso, recebe um banho superficial de amido durante a secagem, alm de se adicionar breu durante a preparao de massa. Se o papel deve ser resistente a certos esforos, a celulose dever sofrer um tratamento de moagem chamada "Refinao". A primeira etapa da fabricao de papel consta de: - Desfibramento para soltar as fibras numa soluo de gua - Depurao destinada a manter a pasta livre de impurezas - Refinao que dar as qualidades exigidas ao papel atravs da moagem das fibras

Na preparao da massa outras operaes so levadas a efeito: - Tingimento: so colocados corantes para se obter a cor desejada. - Colagem: a adio do breu ou de colas preparadas - Correo do pH: (acidez ou alcalinidade) normalmente a celulose est em suspenso em gua alcalina, cuja alcalinidade deve ser parcial ou totalmente neutralizada com sulfato de alumnio, que tambm vai ajudar na colagem e tingimento. - Aditivos: colocao de outros ingredientes para melhorar a qualidade do papel A segunda etapa da fabricao do papel a formao da folha, feita atravs da suspenso das fibras de celulose em gua, e que colocada sobre uma tela metlica. A gua escoa atravs da tela e as fibras so retiradas formando uma espcie de tecido, com os fios muito pequenos e tranados entre si. A formao da folha poder ser feita atravs de vrias formas: - Manual: onde a tela simplesmente uma peneira; - Mesas Planas: a tela metlica apia-se sobre roletes e estendida, para formar uma rea plana horizontal. Esta tela corre com velocidade constante e recebe na parte inicial do setor plano, a suspenso das fibras, a gua escoa atravs da tela deixando as fibras; - Cilndrica: a tela metlica recobre um cilindro, que gira a velocidade constante em uma suspenso de fibras, a gua atravessa a tela dentro do tambor e da retirada; as fibras aderem tela, formando uma folha que retirada do tambor por um feltro. A terceira e ltima etapa a secagem que conseguida inicialmente prensando-se a folha, para retirar toda a gua possvel, e depois, passando a folha por cilindros de ferro aquecidos, que provocam a evaporao da gua. Feitas estas operaes, o papel est pronto para uso, podendo ser cortado no formato desejado por quem for us-lo. BIBLIOGRAFIA Livros: El Papel - Karl Keim Handbook of Pulp and Paper Technology - Kenneth W. Britt Pulp and Paper Manufacture - volume III - Mac Graw-Hill Book Company L"Industria della Carta - volume II Investigation y Tecnica del papel - n 32 Fonte: BRACELPA

Associao Brasileira de Celulose e Papel Amigos do Livro do Brasil

Potrebbero piacerti anche